18 de outubro de 2013

Os caciques do Clube dos Trinta

Olha só que turma da pesada se reuniu para comemorar os 35 anos do Clube dos Trinta: os sócios fundadores Teodoro Paitach, Versi Sequinel, Guido Push, Tomadon, Adio e o craque Luiz Carlos Adamo, que atualmente mora fora de Campo Mourão, mas não perde uma oportunidade de rever os amigos.

Adio é o primeiro e único presidente da história do Clube. Tauillo Tezelli brinca que lá o espaço para a galeria com fotos dos presidentes, como é de praxe em outras associações,  é o mínimo possível. Se conheço bem os frequentadores dali, todos desejam que isso dure por muitos e muitos anos. Adio cuida de tudo, da organização de nossas peladas, dos campeonatos, do bar, da manutenção geral e muito mais, pelo simples prazer de ver os amigos reunidos. Ele não joga mais futebol e nem mesmo nas nossas animadas partidas de truco em seis ele participa. 

Luiz Carlos Adamo, o Corró, gerencia uma agência do HSBC numa cidade próxima de Cascavel. Nunca lembro se é Cafelândia ou Corbélia (ou outra?). Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita) Teodoro Paitch, Ângelo Versi Sequinel, Guido Push, José Tomadon, Adionir Ramos e Luiz Carlos Adamo
Clube dos Trinta - Campo Mourão/PR - 2013


Maria Alcina - "Fio Maravilha"



Maria Alcina (Cataguases (MG), 22/04/1949) é uma cantora brasileira.

Maria Alcina
Entre seus maiores sucessos estão Fio Maravilha (Jorge Ben) — vencedora da fase nacional do Festival Internacional da Canção de 1972 — e Kid Cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc). Com Fio Maravilha, fez o Maracanãzinho vibrar e conquistou o estrelato.

Fio na capa da Revista Placar - Anos 1970
"Fio Maravilha" (também conhecida por "Filho Maravilha") é uma canção do compositor brasileiro Jorge Ben, lançada no álbum Ben, de 1972. Seu título é uma homenagem ao atacante do Flamengo João Batista de Sales, que era conhecido pelo apelido.

Tornou-se um grande sucesso no Brasil, e chegou a ser cantada pela torcida do Flamengo em partidas no estádio do Maracanã.

Anos mais tarde o compositor teve de mudar a letra para "Filho Maravilha", depois de uma série de questões jurídicas sobre os seus direitos autorais. Em 2007, em uma entrevista à Rede Globo, Fio Maravilha, então ex-jogador de futebol, autorizou Jorge Ben a usar novamente o famoso pseudônimo "Fio Maravilha", nome original.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana







Quentin Tarantino divulga sua lista dos 10 melhores filmes de 2013

Faltando quase três meses para o final do ano e muitas das produções cotadas para o Oscar ainda não chegaram aos cinemas, mas Quentin Tarantino já preparou sua lista dos 10 melhores filmes de 2013. 

O cultuado diretor divulgou uma lista repleta de surpresas, incluindo várias produções independentes e um grande fracasso. 

Confira a seleção de Tarantino (clique no título para ver o trailer):

7. Gravidade 
10. É o Fim 

No meu tempo era assim: relacionamento professor x aluno

Dubai põe à venda o vinho tinto mais caro do mundo: R$ 430 mil

Uma edição limitada Balthazar (garrafa de 12,3 litros) de Château Margaux 2009 foi posta à venda em uma loja de bebidas no aeroporto internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos) pela bagatela de R$ 430 mil, o que faz dele o vinho tinto mais caro à venda no mundo.


Apenas seis garrafas Balthazar desse vinho foram produzidas nos vinhedos de Médoc (França), ao norte de Bordeaux. (Fonte: Page Not Found)


"Ouvi o Pelé, motorista do Grupo Minuano, dizendo que encomendou três delas para tomarmos na segunda-feira que vem lá no Clube dos Trinta depois de nossa pelada de futebol suíço".

17 de outubro de 2013

Pioneiros: Hamiltinho e o seu Harrison José Borges

Hamilton Tavela Borges 
Sempre que vejo o nome do pioneiro Harrison José Borges, nome de uma das principais ruas de nossa cidade, lembro do meu amigo Hamiltinho (Hamilton Tavela Borges) que, assim como o pai, faleceu num acidente automobilístico e também dá nome a uma via pública mourãoense.

Eu nunca tinha visto uma imagem do seu Harrison, que tinha o apelido de Pitico, e agora graças a uma postagem do Juma Durski no Facebook encontrei essa abaixo, em que ele aparece ao lado do coletor (agente de rendas) Antonio Franco. 

Hamiltinho faleceu num acidente de moto em abril de 1992, aos 34 anos de idade, na saída para Maringá, quando um automóvel avançou na rodovia e causou a morte do jovem arquiteto mourãoense. Ele foi inspetor do CREA/PR (1989 a 90) e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (1988 a 92). Durante um bom tempo éramos inseparáveis, eu, ele, o Marcelo e o Arnaud Silveira, sendo a casa dos pais dos dois últimos a nossa base para as bagunças. Sempre com a benção da dona Neile.

Antonio Franco e Harrison José Borges - Campo Mourão/PR - anos 1950
Harrison José Borges, paulista de Tibagi, era casado com Julia Tavela Borges (in memorian) e chegou em Campo Mourão em 1945 para assumir o primeiro Tabelionato de Notas (atual Cartório do Waldemar), permanecendo no cargo até setembro de 1959, data de seu falecimento em acidente automobilístico, quando era candidato a prefeito da cidade e ia até Maringá para recepcionar o então governador paranaense Moysés Lupion. O mesmo acidente que tirou a vida do então prefeito Roberto Brzezinski.

Elba Ramalho e Zé Ramalho - A Terceira Lâmina"




Elba e Zé Ramalho são primos, ambos paraibanos.


A Terceira Lâmina
Zé Ramalho

É aquela que fere
Que virá mais tranquila
Com a fome do povo
Com pedaços da vida
Como a dura semente
Que se prende no fogo
De toda multidão
Acho bem mais
Do que pedras na mão...

Dos que vivem calados
Pendurados no tempo
Esquecendo os momentos
Na fundura do poço
Na garganta do fosso
Na voz de um cantador...

E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem
Afastado da terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar...

Acho que os anos
Irão se passar
Com aquela certeza
Que teremos no olho
Novamente a ideia
De sairmos do poço
Da garganta do fosso
Na voz de um cantador...

E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem
Afastado da terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar...

Acho que os anos
Irão se passar
Com aquela certeza
Que teremos no olho
Novamente a ideia
De sairmos do poço
Da garganta do fosso
Na voz de um cantador...

Heiá! Oh! Oh!
Heiá! Oooooooh!
Oh! Oh! Oh! Oh!

Jô Soares apresenta o homem perfeito

Humor nas redes sociais





Corintiano diz ter fundado 1ª torcida gay do mundo

Gaivotas Fiéis teve origem há dois anos e deve entrar em ação rapidamente nos estádios


O Corinthians ficou conhecido nos últimos anos por ser um time de vanguarda no futebol brasileiro em relação a projetos de marketing. Entre as ações, trouxe Ronaldo Fenômeno para o elenco, investiu na produção de camisetas personalizadas e na internacionalização de sua marca — até mesmo contratando um jogador chinês para promover o nome do clube no País.

O pioneirismo, desta vez, vem da torcida. O R7 conversou com o ex-dublador do programa Qual é a Música? Felipeh Campos, torcedor fanático do clube, frequentador de estádio  e homossexual assumido,  que está criando uma torcida organizada do Timão para gays.

A ideia de construir a Gaivotas Fiéis, segundo Campos a primeira torcida homossexual do mundo, nasceu há dois anos e foi fruto de reuniões para assistir às partidas do time frequentadas por pessoas que compartilham da mesma opção sexual que ele.

— Há dois anos eu sou frequentador de estádio, entendo mais de futebol do que homem. Os próprios gays me pediram. Quando tem jogo do Corinthians, a gente se reúne em casa para ver, e em um desses encontros a ideia surgiu.

Para viabilizar o projeto, ele conversou com o departamento de marketing do Corinthians e com a maior torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel. Com o primeiro foi agendada um reunião para o próximo sábado(19). Em relação à uniformizada, Campos entrou em contato para evitar confusão e, embora o nome seja uma homenagem à Gaviões, a nova torcida não tem ligação alguma com ela.

Ao todo, já são 15 mil pedidos de adesão ao novo grupo, que tem parceria com a associação GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros), com cerca de 8 milhões de inscritos. A renda que essas pessoas vão gerar será revertida em projetos sociais, nos quais adolescentes — corintianos ou não —receberão abrigo e alfabetização.

Na arquibancada, a intenção é fazer o mesmo que as organizadas já apresentam, com direito a bateria e drag queen animando os torcedores.

Campos, hoje jornalista, conta que já esteve muitas vezes em grupo no Pacaembu e nunca sofreu retaliações, mas que, assim que o projeto foi divulgado na mídia, as ofensas e ameaças começaram.

— Começaram as ameaças. Mas eu não tenho medo, se tiver retaliação, vai para a polícia, para o Ministério Público. Gay é da paz. Em balada gay, não tem morte, ninguém arruma confusão.

As ameaças surgem porque o tema não é novidade para os corintianos em 2013. Em agosto deste ano, em episódio envolvendo o atacante Emerson Sheik, que postou foto em que dá um selinho em um amigo, a torcida alvinegra exigiu que o jogador se desculpasse, o que acabou acontecendo depois.

Sobre a polêmica, Campos tem opinião forte. Para ele, o futebol é um lugar propício para a homossexualidade, pois nele os homens convivem muito tempo uns com os outros.

— Eu sempre acreditei que o futebol é homossexual, a maior representação. Vinte e dois homens atrás da bola, outros tantos se abraçando na arquibancada! (via: R7)

16 de outubro de 2013

Ilivaldo e Acir em Araruna com a Rádio Colméia AM

Foto do início dos anos 1980 mostra Ilivaldo Duarte ao lado do Acir Gonçalves, em Araruna quando lá estiveram narrando partida do Campeonato Amador de Futebol pelo microfone da Rádio Colméia AM de Campo Mourão. 

Por coincidência, e muito orgulho de minha parte, sou padrinho de casamento de ambos. 

Sobre o Acir sempre conto que o conheci quando fomos jogar pela Associação Tagliari em Janiópolis (aniversário das cidades da região sempre tinha jogo comemorativo com a Tagliari!!!) e enquanto jogávamos numa quadra ao ar livre, o Acir narrava a partida e o som saía direto num carro de som, desses com corneta no teto. Eu não sabia se prestava a atenção no jogo ou no locutor, que imitava o craque Osmar Santos, aquele do ripa na chulipa! Logo depois, eu gerenciava a Rádio Colméia e ele foi contratado para trabalhar conosco.   

Atualmente, o fanático palmeirense Ilivaldo é chefe da assessoria de imprensa da Coamo e o sãopaulino Acir, que narrava como poucos, curte merecida aposentadoria. Clique na imagem para ampliar.

Ilivaldo Duarte e Acir Gonçalves - Rádio Colméia AM (anos 1980)



My Morning Jacket - "Touch Me I'm Going To Scream, Part 2"


My Morning Jacket é uma banda americana de rock, formada em 1998, que se destaca pela mistura eclética de country rock, indie rock, funk e psychedelic rock, pelo seu som cheio de reverberações e pelas suas energéticas e entusiasmantes performances ao vivo. My Morning Jacket é uma banda muito apreciada pela crítica. Esta banda é mencionada na série "American Dad". O nome da banda vem de um casaco abandonado no lixo no qual Jim James viu inscritas as letra “MMJ".

15 dicas para reduzir a barriga

foto: ilutração
(Brunão, o profeta)
Não que eu esteja precisando, mas vi a matéria, copiei e resolvi compartilhar. Com diz o Paulinho Mixaria, o meu abdome está definido: é isso aqui e não adianta lutar... 

Confira 15 dicas para reduzir a barriga e ficar em forma em poucos dias.

1.   Coma alimentos crus e ricos em fibras, para melhorar o funcionamento do intestino e a digestão;

2.   Evite bebidas com gases, elas  em geral são muito açucaradas e aumentam o volume abdominal;

3.   Não coma alimentos fritos sob nenhuma circunstância. Além possuírem muitas calorias dispensáveis pode se ingerir os mesmos alimentos com outro tipo de preparação;

4.   Evite consumir temperos prontos ou comidas congeladas industrializadas, pois possuem mais sal e promovem retenção hídrica, aumentando a sensação de inchaço;

5.   Inicie as refeições sempre com um prato raso de salada. Isso serve para "forrar" o estômago e controlar a sensação de fome. Comer uma pera 20 minutos antes do almoço e jantar também é um bom truque para diminuir o apetite.

6.   Faça alguma atividade física de forma regular. Além de ajudar a emagrecer a barriga, também melhora a circulação, o bem estar e a autoconfiança;

7.   Aumente o metabolismo, com o consumo de pimenta vermelha, chá verde, gengibre e água gelada. Esses alimentos são termogênicos e ajudam o corpo a perder calorias, mesmo parado. Cinco copos de água por dia são 200 calorias a menos;

8.   Mantenha uma boa postura, pois ela ajuda a diminuir a forma arredondada da barriga;

9.   Faça 6 refeições por dia e mastigue bastante. Assim, dá tempo do cérebro entender que já tem comida no estômago;

10. Beba bastante água de preferência longe do horário das refeições. Além de limpar o corpo, também hidrata o intestino, regularizando a função intestinal;

11. Evite os doces como sobremesas, dê preferência às frutas cítricas ou mesmo à gelatina, que também ajuda a combater a flacidez;

12. Elimine todas as fontes de gorduras de adição, como a margarina, as peles das aves ou a gordura das carnes;

13. Não coma mais de um alimento fonte de carboidrato por refeição. Por exemplo se comer batata, não precisa comer arroz ou se comer macarrão não precisa comer pão na mesma refeição.

14. Leia os rótulos das embalagens antes de comprar e tenha atenção se a informação se refere ao pacote todo ou à apenas uma porção. 

15. Siga essas dicas por, pelo menos, 10 dias e deixe o seu corpo se acostumar com essas mudanças. Os resultados aparecerão em pouco tempo.

É importante adotar um bom estilo de vida e não ficar ansioso por emagrecer, que é uma consequência natural dos bons hábitos alimentares.

Subir todos os dias na balança é desaconselhado, por isso, recomenda-se acompanhar a perda de peso sentindo a evolução na roupa e fazendo a medição da linha da cintura com uma fita métrica e se pesar, somente, a cada 10 dias por exemplo e sempre à mesma hora e na mesma balança. (fonte: Vida de Diva)

Beatbox nível 5

O artista se chama Gene Shinozaki e dá um show no beatbox. Ele começa do que seria o nível 1, o mais fácil, até chegar no mais difícil. 

(O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa literalmente caixa de batida) refere-se a percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros).

Corintianos zoando do Rogério Ceni

Sem ofender ninguém e brincando até mesmo com jogadores do próprio time, corintianos zoaram com pênalti perdido pelo Rogério Ceni no último domingo (a fase tá tão difícil que quando acho que o meu São Paulo vai ganhar um clássico paulista, Ceni, um dos melhores cobradores de pênaltis do país, desperdiça e deixa uma gosto amargo no empate.  Tô prevendo o Tricolor e o Coxa na segundona 2014.). Mas, mesmo assim, não perco a oportunidade de me divertir.


No Facebook, o palmeirense Miécio Tezelli (ou seria flamenguista, ou atleticano. Ele ainda não decidiu!) escreveu: "Os policiais que entraram em confronto com a torcida sãopaulina serão todos enquadrados na Lei Maria da Penha". hehehehe

15 de outubro de 2013

Darcy Deitos - 1944 * 2013

Na semana passada faleceu em Campo Mourão o pioneiro Darcy Deitos, depois de uma longa 'batalha' contra o câncer. Darcy era grande amigo de meu pai, Irineu Ferreira Lima, e parceirão do meu falecido sogro, Alcyr Costa Schen. Parceiros de verdade, tanto que quando o governador José Richa o convidou para ser diretor administrativo e financeiro do DER (de 1983 a 1985), Deitos levou seu Schen junto para cuidar da dura missão.

Nascido em 1944, Darcy era economista, empresário, técnico em contabilidade e consultor Contábil. Sempre filiado ao MDB (atual PMDB), ele foi fundador do partido em Campo Mourão e exerceu os mandatos de deputado estadual (1979 a 83) e federal (1987 a 1991 - Constituinte).

Merecidamente, há poucos dias, ele foi contemplado pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão com o título de Cidadão Honorário da cidade.

Na foto abaixo, do Facebook do Juma Durski, Deitos aparece ao lado do governador José Richa e do meu sogro Alcyr Costa Schen. Clique nela para ampliar.

José Richa, Darcy Deitos e Alcyr Costa Schen - 1984

Andressa Zamboni e Rose - "Mulher"

Que o Rose canta muito, eu sabia. Que a família do Ié (Grupo Minuano) é toda musical, também sabia. Agora descobri que a filha mais nova da Miria e do Ié, a Andressa Zamboni, que trabalha conosco na TV Carajás, canta demais e fico achando que ela deve investir na carreira.

Nem me dei ao trabalho de pesquisar sobre a música. Sei apenas que a parceria, dela com o vocalista do Minuano, deu muito certo e resultado final foi maravilhoso.

Qual é a hora certa de apresentar crianças à tecnologia?

O assunto é delicado, mas ao que tudo indica, se a tecnologia simplesmente fizer parte da vida da criança e não dominá-la, é algo que só traz benefícios. O detalhe importante é que não cabe aos pequenos decidir o que é bom ou ruim, mas aos pais, que precisam entender que o mundo mudou e que a tecnologia é cada vez mais presente nas nossas vidas. 



(via: Olhar Digital)

Casa com bebês pode ter animais. Saiba como escolher o pet ideal para o seu filho

Ter um animal de estimação no primeiro ano de vida equilibra o sistema imunológico da criança, diz estudo. A seguir, uma pediatra fala sobre os cuidados necessários para aproximação entre o bebê e seu bichinho, o Dr. Pet ensina "regras" de convivência e uma psicóloga fala da responsabilidade dos pais. Confira!



Ao contrário do que se imagina, bebês e animais podem, sim, ser amigos inseparáveis. Mesmo no que diz respeito à saúde. E quanto mais cedo o primeiro contato acontecer, melhor. De acordo com um estudo encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) ao Grupo de Pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), bebês menores de um ano que convivem com um cão estão menos vulneráveis a desenvolver alergias e dermatites. Em tese, as proteínas que ajudam a regular o sistema imunológico aumentam significativamente nessas crianças. Nos mais velhos, de quatro anos, a presença do animal pode ajudar a reduzir rinites alérgicas e, aos seis e sete anos, reduz a imunoglobulina E, um anticorpo que pode desencadear um processo alérgico.

Enquanto brinca com o seu bicho de estimação, o bebê desenvolve a coordenação motora, descobre o que é ser responsável, aprende a conviver socialmente e a tratar um outro ser vivo com respeito e dedicação. A companhia de um animal desperta sensação de bem-estar físico e mental. O afeto entre o pet e seu dono pode, inclusive, ajudar no tratamento de depressão, autismo e até câncer infantil, já que o animal fortalece a autoestima dos pequenos e os ajuda a ficar mais alegres para combater os problemas de saúde. 

Mas, obviamente, só pode fazer bem um animal que está saudável. Por isso, recomenda-se que ele visite o veterinário regularmente. “Se o bicho estiver saudável, independentemente da espécie, o contato com a criança não oferece risco, desde que ela não tenha uma alergia, por exemplo”, afirma Alice Deutsch, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein. Crianças que têm rinite alérgica, adenoide ou outros problemas respiratórios podem conviver com cães que oferecem menos risco de provocar alergia. Em alguns casos, a convivência ‘elimina’ a alergia, mas é muito importante conversar com um médico nessas circunstâncias. E mesmo que todos os cuidados tenham sido providenciados, a supervisão de um adulto é obrigatória. “É melhor que o bebê não tenha contato com a comida, com os objetos e, é claro, com a urina ou fezes do animal”, avalia Alice. E é por isso que a relação exige limites: o “cantinho” do pet é só dele. Um gato, por exemplo, não deixa de ser gato só porque vive dentro de casa. Sendo assim, uma “caminha” limpa e objetos higienizados não o impedem de contrair bactérias que podem prejudicar a saúde do bebê. E a mesma regra é válida para cães, roedores e cágados.

O espaço exclusivo do pet também é uma alternativa para proteger os pequenos de ferimentos. “O ideal é que o animal possa ficar sozinho, sem ser incomodado, quando sentir que deve”, sugere o zootecnista e adestrador Alexandre Rossi, o Dr. Pet. Até oito anos, aproximadamente, a criança não tem noção de que puxar o pelo ou a orelha, passar a mão com força ou somente brincar com o animal em um momento em que ele não está a fim pode resultar em um arranhão ou mordida. “Se o bichinho estiver com dor ou se sentir ameaçado por algum movimento, vai se defender. É o instinto natural. Portanto, nesses momentos, é melhor que ele fique no seu cantinho. De qualquer forma, a criança precisa saber se comportar na presença de seu pet”, afirma.

Elvira Schen com as netas Fernanda e Ana Letícia e 'filha' Jade
- julho 2013
 
Para mantê-la fora de perigo, observe duas regrinhas básicas: “ensine seu filho a chamar o animal quando quiser fazer carinho nele e não ir em sua direção. Também é importante dizer que não se deve gritar ou fazer movimentos bruscos”, aconselha o adestrador. E até quem não tem um pet precisa aprender a se comportar. “Outro dia estava na rua com a minha cadelinha, a Estopinha, e uma menina se aproximou dela e começou a gritar. Com isso, ela poderia ter provocado um ataque”, conta o Dr. Pet. A dica, portanto, é educar a criança para o convívio com animais mesmo que ela não tenha um. E quando estiver na casa de alguém que tenha um pet, supervisione o contato e certifique-se da saúde do animal.

Até o bebê completar dois ou três anos, um peixinho pode ser o animal de estimação mais indicado. “O Betta é ótimo, pois se adapta bem em um aquário simples, sem bomba de oxigenação”, sugere o adestrador. Mas, também nesse caso, a supervisão é indispensável. “Os pais têm que tomar cuidado porque a criança pode querer tirá-lo do aquário ou dar comida demais”, alerta. E se a família já tem um bichinho, quando o bebê nascer é preciso ensinar os dois a conviver. “Os pais podem aproximar o bichinho do bebê sob supervisão. Pegar a criança no colo e deixar o cachorro se aproximar, por exemplo. Também é importante levar o bicho ao quarto para conhecer e sentir o cheiro do ambiente”, diz Alice Deutsch, pediatra.

Antes de pensar na espécie do pet, avalie com calma a decisão de ter um. Afinal, a responsabilidade pelo bem-estar do animal é dos pais. Sem contar o gasto com ração e veterinário, que pode ser alto e precisa estar previsto no orçamento. “A responsabilidade pelo cuidado com o bichinho pode ser compartilhada. Mas a criança só pode assumir o que tem capacidade de cumprir e, mesmo assim, vai ser supervisionada na execução da função. Por exemplo, se vai dar comida para o peixinho, os pais precisam olhar para ver se ela não exagera”, aconselha Clarissa Temer, psicóloga. Ter responsabilidade sobre o animal ajuda a criança a amadurecer, mas a maneira como os pais conduzem a relação determina o quanto ela pode aprender. “Há quem ameace o filho: ‘se você não cuidar, vamos dar o bichinho’. Dessa forma, a criança vai achar que o animal pode ser tratado como um brinquedo”, diz Clarissa. O pet pode alegrar a família inteira. E, se a essa alegria se somar aprendizado, ainda melhor. (via: Caras Online)

clique para ampliar

Conheça a Flor Geada


Ela é tão bonita quanto rara. Uma flor geada é criada no outono ou no início da manhã de inverno, quando o gelo, em camadas extremamente finas, é empurrado para fora do caule de plantas ou, ocasionalmente, da madeira. Esta extrusão cria padrões maravilhosos que enrola e dobra em pecíolos congelados lindos dando a este fenômeno tanto o seu nome, como a sua aparência.


A flor de gelo tem uma série de outros nomes: você pode conhecê-los como "castelos geada", "castelos de gelo", "flores de gelo", ou mesmo o científico "Crystallo-folia". No entanto, o nome tem um certo equívoco: a geada é criada por vapor de água. Gelo flor, por outro lado, são formadas (os) a partir de água líquida.




(enviado pelo Ricardo Widerski)