27 de setembro de 2013

Pedro Cordeiro e o cala boca no vice-prefeito

Pedro Cordeiro
Nossa cidade conta com muitos apaixonados por esporte, principalmente o futebol. Entre eles, posso citar alguns que sempre, desde pequeno, vejo militando com a bola: Itamar Tagliari, Luiz Carlos Khel, João Emílio, Edvaldo “Futrika” Lopes e Pedro Cordeiro. Este último me vem sempre à memória quando o assunto é futebol amador, onde ele comandava a equipe do Camisa 10. 

Seleção de Campo Mourão - Campeã dos Jogos Abertos do Paraná/1976

Lembro, principalmente, que sob o comando dele Campo Mourão conquistou um inédito título do futebol dos Jogos Abertos do Paraná, contando apenas com atletas amadores e mourãoenses (foto acima, já publicada no Baú).

Como sempre fui atleta do handebol e do futsal só tive oportunidade de jogar sob o comando dele nos campeonatos de veteranos de futebol suíço, e ali, pude observar a seriedade com que dirige suas equipes, sempre montadas para vencer seja qual for o evento, amistoso ou de campeonato.

Em 2003 disputamos os Jogos Abertos do Paraná, na modalidade de futebol suíço para veteranos, em Pato Branco. Criado numa iniciativa do Getulinho Ferrari, os Jogos, para nossa diversão, reunia veteranos de várias modalidades, principalmente do futsal. 

Por motivos diversos muitos dos nossos convocados, no último momento, não puderam ir e ficamos com um grupo pequeno de jogadores. Num evento para veteranos e bons de festas, é muito importante ter jogadores para revezar. Pedro Cordeiro não se cansava de nos alertar sobre isso o tempo todo.

Getulinho Ferrari
Conquistamos o terceiro lugar entre quatro participantes. No terceiro jogo, machucado, fiquei no banco de reservas ao lado do Osvaldo Broza (que foi como motorista da Van e acabou jogando alguns minutos). E, de lá, presenciei o quanto o Pedro se entrega ao jogo: um árbitro muito tendencioso apitava o jogo e nos irritava de maneira insuportável, quando o Getulinho não se conteve e o desacatou, merecidamente. Cordeiro como técnico dedicado, e ciente de que os reservas não podiam atuar, proporcionou então uma das cenas mais cômicas que já vi num jogo: entrou em campo, agarrou o Getulinho, que além de atleta era nosso Vice-Prefeito e Secretário de Esportes, e tapando a boca dele com a mão, pedia para que parasse de ofender o juiz para que não fosse expulso. Só que o efeito foi outro, o árbitro entendeu que até nosso treinador achou que o Getulio exagerou e acabou expulsando-o.

Hoje, damos muita risada, mas naquele dia ele não aceitava nenhuma brincadeira sobre o “tapa-boca” na autoridade. Grande Cordeiro! 

(Publicada no semanário "Entre Rios, em maio de 2006")

Tim Maia - "Mal de Amor"



Tim Maia (nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia; Rio de Janeiro, 28/09/1942 — Niterói, 15/03/1998), foi um cantor, compositor, produtor, maestro, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, onde cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana







Escolinha do Golias



José Ronald Golias (São Carlos, 4/05/1929 — São Paulo, 27/09/2005) foi um humorista brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país.

Escolinha do Golias foi um programa humorístico brasileiro, apresentado e produzido pelo SBT entre 1990 e 1997. Voltou a ser exibido pelo SBT no início de 2007. Tinha em seu elenco Ronald Golias, Carlos Alberto de Nóbrega, Nair Belo e Consuelo Leandro, entre outros.

Fazendo arte em buracos de rua

Do Obvious


Diariamente deparamo-nos com situações que nos irritam. Para todos os que conduzem, os buracos na estrada são sem dúvida uma delas. Contudo, a maioria de nós limita-se a desviar-se já quase sem pensar ou, quem sabe, a soltar alguma imprecação dentro do carro. Felizmente, existem pessoas mais criativas que encontram formas positivas e muito mais interessantes de lidar com estes contratempos, desenvolvendo um autêntico movimento artístico à volta dos buracos na estrada.


Claudia Ficca e Davide Luciano, Steve Wheen e Juliana Santacruz Herrera, cada um num canto distinto do mundo, fartos do encontro diário com enormes buracos na rua, tiveram a mesma ideia, com formas de concretização realmente distintas e originais: criar arte dentro dos buracos da estrada... Para cada uma criam um imaginário em volta da cratera escolhida, montando um cenário que ganha vida com a interpretação de modelos. Uma vez no local, montam o cenário, dirigem os modelos e fazem turnos atrás da câmara para captar o melhor ângulo e a melhor imagem possível pois, segundo dizem, não editam as fotografias posteriormente. Todo o processo demora entre 5 a 10 minutos e implica uma vigilância atenta ao tráfego, dado que as sessões fotográficas são feitas sem interromper o trânsito.

Para saber mais sobre este projeto consulte o site mypotholes.com




26 de setembro de 2013

42 anos da maior catástrofe em Campo Mourão

Madeireira Staniszewski sendo reparada dos estragos da chuva de pedra
Campo Mourão/PR - 1971
Lembro da minha mãe me acordando e levando para debaixo de uma mesa para nos proteger, junto com os quatro irmãos, dos enormes granizos que caiam naquela madrugada de um 26 de setembro de 1971. Nossa casa era de madeira e o granizo não só quebrava as telhas como também vazava pelo forro abaixo! 

Lembro de nos abrigarmos, por alguns dias, na casa de material de um tio, de nos unirmos para repor a telha na nossa casa, que ficava ali mesmo na Avenida Manoel Mendes de Camargo, entre as ruas São José e Interventor Manoel Ribas, dos dias sem aulas, do meu primo Zé Gordo que quase caiu de cima do prédio da nossa oficina ao levar uma 'telhada' na boca [alguém arremessava de baixa e ele ia juntando lá em cima. Deve ter se distraído]. Nessa época a oficina (Auto Eletro Paulista) funcionava em prédio alugado do seu Mário Kwistchal, onde atualmente é a Nipomaq, em frente da Riva. 

Procurei por fotos dos estragos, mas só encontrei essa ao lado, da Madeireira dos Staniszewski. Vou procurar na casa dos meus pais. Lá deve ter.

Eu e Nilmar Piacentini conversávamos sobre como isso acontece sempre em setembro. No domingo último, dia 22, o primeiro da Primavera 2013, um vento causou estragos na cidade e assustou a muitos. 

Na semana passada o jornalista Ely Rodrigues publicou o seguinte em sua Coluna:

A maior catástrofe em C. Mourão

Quinta-feira, dia 26, a maior catástrofe em Campo Mourão, completa 42 anos.

Por volta das 5h30 da manhã de domingo, uma chuva de granizo seguida de vento arrasou Campo Mourão. Foram 5 minutos, e os telhados de todas as casas, empresas, escolas, prédios públicos e religiosos estavam destruidos.

A maior parte da população perdeu todos os móveis. Choveu o dia todo e as residências ficaram inundadas. As pedras, maiores que ovos de galinha, também quebraram vidraças e danificaram veículos. A força das pedras foi tão grande que além de quebrar as telhas, furavam os forros de madeira. As pessoas se protegeram embaixo de mesas e dentro de guarda roupas. 

O Prefeito Horácio Amaral declarou “estado de calamidade pública”. As aulas ficaram suspensas por vários dias. Os hospitais foram atingidos. Não houve registro de mortes. 

Tom Petty - Love Is a Long Road"


Thomas Earl Petty (Gainesville, 20/10/1950) é um músico, compositor e cantor de rock estadunidense. Ele é o fundador, líder e vocalista da banda Tom Petty and the Heartbreakers. Também foi integrante do supergrupo Travelling Willburys, na década de 80. Sua antiga banda se chamava Mudcrutch (1969-1975, 2008-atualmente), e hoje é um de seus projetos paralelos.

Oito motivos para não criar um perfil no Facebook para uma criança

Com a diversidade de meios de acesso à Internet, é comum ver crianças navegando pela web com total autonomia e acessando redes sociais como o Facebook, por exemplo. No entanto, permitir a entrada “precoce” dos pequenos no mundo online, pode não ser uma boa ideia. O TechTudo reuniu motivos pelos quais a rede pode apresentar riscos para crianças.


1. O Facebook é proibido para menores de 13 anos
De acordo com as regras de uso do próprio Facebook, apenas adolescentes a partir de 13 anos podem criar uma conta na rede social. Apesar de não existir um consenso sobre a idade ideal, o objetivo é permitir apenas a entrada de pessoas que, mesmo ainda muito jovens, já sejam capazes de separar o certo do errado e fazer escolhas baseadas nos seus valores.

Conheça os motivos para não criar um Facebook para uma criança (Foto: Reprodução/NyDailyNews.com)
De acordo com a coordenadora do Childhood Brasil, Erika Kobayashi, que trabalha em programas sobre proteção infantil como o “Navegar com Segurança”, os responsáveis precisam ficar atentos. “É importante que os pais monitorem seus filhos, e que eles sigam as regras básicas estipuladas pelas redes. É muito importante ter a consciência de que as crianças interagem de muitas formas diferentes e que isso representa perigos”, afirma.

2. Privacidade de fotos e posts expostos
Outro motivo para manter as crianças menores de 13 anos fora do Facebook diz respeito à privacidade de posts e fotos nas redes sociais. É que, mesmo que a nova geração já tenha nascido no mundo online, informações importantes como a configuração de privacidade, podem passar despercebidas se um adulto não 'blindar' o perfil do menor como privado.
“Crianças sozinhas em fotos de perfil ou nos álbuns jamais, isso é uma regra básica. Também vale não disponibilizar publicamente as imagens delas em alta resolução. Cibercriminosos podem usar as fotos de boa qualidade para montagens, ou disponibilizá-las em sites de conteúdo abusivo e pornográfico”, disse Kobayashi. Além disso, manter públicas fotografias de crianças pode ajudar outras crianças que praticam bullying a usá-las de forma inadequada.

3. Rastreamento e localização fácil
As conversas em chats, em geral, oferecem a localização dos usuários na hora de enviar uma mensagem via dispositivos móveis (smartphones e tablets) e alguns computadores. Sem o bloqueio dessas funções, as crianças também podem se tornar alvo fácil de localização.
Além disso, a publicação imediata de fotos – ou os marcadores de fotos – com locais indicados no Facebook, também contribui para localizar esses usuários facilmente.

4. Contato facilitado com estranhos
Uma das funções básicas do Facebook é aproximar pessoas conhecidas e permitir que o usuário conheça outras novas por meio da plataforma. Por isso, qualquer pessoa pode ter acesso ao perfil de uma criança, inclusive desconhecidos, se tiver conta na rede social.
“Os pais precisam ficar atentos aos contatos na rede social. É necessário orientar a criança a não abrir a webcam para qualquer um, assim como não contar detalhes da vida pessoal. Mas o principal, é o que vale na rua também: não conversar com estranhos", orienta Kobayashi.

5. Bullying, assédios e abusos
Nas redes sociais, atitudes como o ciberbullying, o bullying virtual, se tornaram muito mais corriqueiras, assim como assédios e abusos. Por isso, a orientação para ter cuidado com o que é publicado, curtido, compartilhado e comentado na rede social é extremamente válido.
O Facebook mantém campanhas que orientam os usuários a não praticar bullying e avisar ao site sobre atitudes ofensivas. É possível denunciar posts, fotos, vídeos e perfils na rede social.
Assim, as configurações de controle de fotos, a privacidade do perfil e a divulgação da localização da criança se tornam fatores cruciais para a preservação da mesma online.

6. Spam, pornografia, violência
O Facebook não possui ferramentas de controle dos pais na rede. Dessa forma, a criança fica “livre” para ter o acesso à quaisquer conteúdos abusivos disponíveis publicados por outros usuários. E, engana-se quem pensa que isso significa apenas pornografia. Fotos, textos, grupos de discussão e vídeos violentos também circulam pela rede social, e aos montes.
Há também políticas internas para denunciar esse tipo de conteúdo inadequado na rede social. Porém, a ferramenta de alerta não garante que o site fique livre de imagens e textos abusivos que se reproduzem e se renovam todos os dias pelas mãos dos próprios usuários.

7. Links maliciosos, plugins e golpes
O número de golpes, links e plugins maliciosos no Facebook também é grande. Em geral, eles vêm acompanhados de imagens atrativas ou promoções que prometem viagens, smartphones e uma infinidade de outros prêmios. Tudo isso chama a atenção de usuários das mais variadas idades, incluindo crianças que buscam por jogos e outras brincadeiras.
Ao acessarem tais links e serem vítimas de golpes, os pequenos podem acabar divulgando dados pessoais ou adquirindo algum vírus para o dispositivo que usam para acessar a web.

8. Conteúdo pago com dados do cartão dos pais
Os jogos são um dos maiores atrativos para crianças no Facebook. No entanto, alguns conteúdos deles podem ser pagos na rede social. Fazendo uso do cartão dos pais, mesmo quando autorizado, a criança pode disponibilizar dados indevidos, ser vítima de novos golpes bancários e vírus, ou mesmo fazer "compras" acima do limite dado pelo pai ou pela mãe.
É preciso estabelecer limites
Ainda de acordo com Erika Kobayashi, nem sempre as redes sociais são vilãs. Segundo a especialista, há muita coisa boa que a criança pode aprender usando a web e as redes sociais. Mas, para isso, é importante ter uma fiscalização dos pais, que precisam navegar junto com essas crianças e criar limites para o espaço que a Internet ocupa na vida delas.
“É importante que os pais também definam um tempo de navegação. O uso excessivo da web, em geral, pode acarretar outros problemas, como distúrbios do sono, por exemplo”.

Constatação de bêbado é f...!

Mulher: Você bebe?
Homem: Sim
Mulher: Quanto por dia?
Homem: 3 uísques
Mulher: Quanto paga p/ uísque?
Homem: Cerca de R$ 10,00
Mulher: Há quanto tempo você bebe?
Homem: 20 anos
Mulher: Um uísque custa R$ 10,00 e você bebe 3 por dia, R$ 900,00 por mês e R$ 10.800,00 por ano, certo?
Homem: Correto
Mulher: Se em um ano você gasta R$ 10.800,00 sem contar a inflação em 20 anos você gastou R$ 216.000,00, correto?
Homem: Correto
Mulher: Você sabia que esse dinheiro aplicado e corrigido com juros compostos durante 20 anos você poderia comprar uma Ferrari?
Homem: Você bebe?
Mulher: Não
Homem: Então, cadê a porra da sua Ferrari?

Charge: Pancho, na Gazeta do Povo


25 de setembro de 2013

Truco nos Trinta, com Tarciso Sartor

Enviada pelo Nilmar Piacentini, foto mostra flagrante da 'surra' que Eu, Jajá Sequinel e o Tarciso Sartor dávamos no Mané Gameiro, Tião Mauro e no Ângelo Sequinel em facílima partida de Truco disputada no último domingo, dia 22. Como podem observar a peleja tinha um mediador, meio mediador na verdade, o amigo Martins.

Posto para mostrar o belo físico do Ângelo, que não perde uma oportunidade para ficar sem camisa lá no Clube dos Trinta [deve ser por isso que as mulheres não frequentam o local], e principalmente pela presença do Tarciso Sartor, sócio fundador dos Trinta, pioneiro mourãoense, que por lá já mostrou toda sua categoria como artilheiro no futebol suíço e agora se diverte nas partidas de truco, revendo amigos e acompanhando os genros Carlinhos Kloster e João Carlos Fiorese. Clique na imagem para ampliar. 

1- Manuel Gameiro, 2- Tarciso Sartor, 3- Ângelo Versi Sequinel Filho, 4- Paulo Sérgio Martins, 5- Luizinho Ferreira Lima, 6- Sebastião Mauro, 7- Antonio Jair "Jajá" Sequinel e 8- Adionir Ramos - CLUBE DOS TRINTA/2013
   

Delta Rae - "Bottom of the River"


Delta Rae é uma banda de folk rock americana formada em Durham, Carolina do Norte. A banda é composta por três irmãos Ian Hölljes (vocal e guitarra), Eric Hölljes (vocais, guitarra, piano e teclas) e Brittany Hölljes (vocal), bem como Elizabeth Hopkins (vocal), Mike McKee (percussão) e Grant Emerson (guitarra baixo).

O seu álbum de estreia Carry the Fire foi lançado em 19 de junho de 2012.

Acidente com um Porsche na Holanda impressiona


O acidente ocorreu durante uma prova de rally. Piloto e co-piloto nada sofreram. O carro é um Porsche 964 RSR e estava sendo pilotado pelo holandês Harry Kleinjan Hellendoorn.

Camionetas antigas (originais, recuperadas e tunadas)


Apresentação, de autor desconhecido, mostra lindas camionetas antigas. Aperte o play e divirta-se com 51 lindas imagens.


Câmera colocada nas costas de uma águia permite que você se sinta como um pássaro

Quem nunca olhou para cima, contemplou o céu e uma ave, e ficou imaginando como seria poder voar, aquela sensação de liberdade aliada a uma vista magnífica de uma altura inacreditável?

Se você sempre quis saber como era voar como um pássaro, uma boa oportunidade é esse vídeo, feito na França, que mostra a visão que uma águia tem voando perto de Chamonix, nos Alpes franceses.

É provavelmente o mais próximo que a maioria de nós, criaturas terrestres, chegaremos de saber como uma ave como se sente ao passear livremente pelo céu. Não é perfeito, mas já dá para ter uma boa ideia de como elas se comportam, de quão precisas são (note como passam muito perto de pessoas e árvores, mas não precisam se desviar) e, é claro, de quão sortudas são.




(via: Revoada/Natasha Romanzoti)

24 de setembro de 2013

Carlinhos Teodoro e a Onça Pintada

Carlinhos Teodoro e a Onça Pintada - Campo Mourão/PR - 1955
José Afonso, Carlinhos e Vanessa
Dia desses, no aniversário da minha filha Larissa, encontrei com o Carlinhos Teodoro de Oliveira e ele me falou dessa foto, em que o seu falecido pai, Joaquim, matou uma onça pintada e pôs o ainda bebê Carlinhos para posar com o animal. Claro que naquela época, meados dos anos 1950, ninguém tinha a consciência ecológica que temos atualmente e a Onça era realmente um perigo para a população. Muito tempo depois, nos anos 1970, eu e amigos íamos caçar passarinhos, usando estilingues e espingarda de pressão. Graças a Deus não me lembro de ter acertado pelotaço em nenhum bichinho! Mas não ousem perguntar daquelas janelas e placas publicitárias que apareciam quebradas misteriosamente... 

José Carlos Teodoro de Oliveira, 59 anos, é geólogo, casado com a Vanessa Pereira e pai do José Afonso. Clique nas imagens para ampliar.   

Dillon - "Thirteenn Thirtyfive" [Brasileira é a nova sensação indie na Europa]



Uma das novas aposta da música indie na Europa é uma brasileira. Dominique Dillon de Byington, de 23 anos, conhecida como Dillon, nasceu em São Paulo e mudou-se para a Alemanha em 1994. This Silence Kills (2011), seu álbum de estreia, funde composições instintivas com uma elaborada produção eletrônica, que bebe na tradição de cantoras como Björk, Bat For Lashes ou Lykke Li.

Você não vai acreditar quem fez essa obra de arte...!!!


Quero saber onde foi que ele aprendeu a fazer isso...??? Faculdade de Arquitetura ou Belas Artes no fundo do mar. Será?


Enviado pela minha filha Sarah Carolina

Fita cassete completa 50 anos; veja o que mudou em cinco décadas

Do TechTudo 

Quem foi ao Rock in Rio de 1985 com certeza passou pelo momento de esperar a música da banda favorita tocar na rádio para gravar em uma fita cassete e aprender a letra. Na semana de abertura da edição de 2013 do evento, a mídia que fez parte da juventude de tantas pessoas completa 50 anos. Dentro destas cinco décadas, as maneiras de armazenar e ouvir canções mudaram muito.

Fita cassete completa 50 anos (Foto: Divulgação/Philips)
As fitas cassete (ou K7) surgiram em 1963 como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia em um corpo plástico desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil. Ela permitia, em média, 30 minutos de música de cada lado, mas a qualidade do som armazenado não era dos melhores e, caso o usuário quisesse ouvir novamente, deveria rebobiná-la.

O mecanismo, no entanto, facilitou o processo de gravar músicas de rádios, mas também permitiu que bandas de garagem pudessem gravar canções próprias. A tecnologia tornou-se popular nos Estados Unidos apenas na década de 80, com a criação do Walkman, e virou febre no Brasil nos anos 90.

Ainda na década de 90, no entanto, o dispositivo que facilitou a vida dos amantes de música e que fez com o que aparelhos de Walkman virassem sonho de consumo foi caindo em desuso, com a chegada dos discos compactos. Inventados em 1979, os CDs permitiam armazenar 700 MB de dados, tinham qualidade de áudio muito superior, permitiam mudar as faixas rapidamente e possuíam maior vida útil, já que as fitas magnéticas eram facilmente corrompidas pelo calor.

CDs e DVDs (Foto: Reprodução/Photl)
Com a popularização dos computadores e da Internet, o MP3, formato de áudio digital, ganhou força. Com o surgimento do Napster, em 1999, a troca de arquivos e o download de músicas virou mania entre os jovens. O processo ainda era lento, mas muito usado. Ainda sem os MP3 players, os CD-R viraram um sucesso. Os discos graváveis, com capacidade de, no mínimo, 650 MB, permitiam a novidade de fazer um álbum com as faixas prediletas. 
Popularização do formato MP3

Mania dos iPods (Foto: Reprodução/Cnet)
Em 2001, a Apple anunciou o iPod, iniciando o processo de decadência dos CDs. O formato MP3 tornou-se ainda mais popular graças à mobilidade dada com o tocador da empresa da maçã. Havia modelos de tocadores de outras marcas e mais baratos que aumentaram fluxo de downloads de arquivos de áudio, dando início à uma preocupação da indústria musical com a queda de vendas de discos.

Uma série de leis foram criadas a fim de proteger os direitos das gravadoras e artistas, tornando a atividade de download de músicas uma ilegal. Novas formas de se adquirir canções, no entanto, foram criadas. É possível comprar discos inteiros ou apenas faixas em MP3 direto da iTunes Store, dos sites das gravadoras ou dos próprios artistas. Outros, disponibilizam as músicas gratuitamente para os fãs e permitem que eles contribuam com quanto acharem “justo”. Há ainda, cada vez mais, sites de streaming, que permitem ouvir músicas sem sequer ter que fazer o download do arquivo para o computador.

iTunes Store e Google Play Music (Foto: Reprodução)
Os players de MP3 ainda são muito usados, mas, com a popularização dos smartphones, muitas pessoas preferem ouvir seus cantores favoritos no próprio celular. O armazenamento dos arquivos é feito na própria memória do aparelho e nos cartões microSD, que em apenas 3 cm de comprimento são capazes de armazenar até 64 GB de dados.

A melhor explicação para "Embargos infringentes"

- Pai, o que são Embargos Infringentes?

- Filho, é o seguinte: imagine que nossa casa seja um Tribunal e que quando alguém erra, é julgado e todos podem votar!

Um dia, por exemplo, o papai comete um deslize: É pego traindo sua mãe com 3 prostitutas. Eu irei a julgamento. Sua mãe, a mãe dela, o pai dela, sua irmã mais velha, você e seu irmão mais velho, votam pela minha condenação.

Meu pai, minha mãe, o Totó e a Mimi, nossa gatinha, votam pela minha absolvição.

- Tá pai, mas aí você foi condenado, não?

- Sim, fui, e aí é que entram os tais dos "Embargos Infringentes", meu filho. Como eu ganhei quatro votos a favor da minha absolvição, tenho direito a um novo julgamento.

- Mas pai, no novo julgamento todos vão votar do mesmo jeito.

- Não se eu tiver trocado a sua mãe, o pai dela e a mãe dela pelas três prostitutas...

(enviada pelos advogados Ivan Sérgio Bonfim e Jairinho Batista de Melo, de Curitiba e Maringá respectivamente)

23 de setembro de 2013

O tigre da Sibelle

Volta e meia a 'minha' Elvira fala que o animal mais bonito é o Tigre e eu concordo. Sempre ouvi falar do Tigre da Sibéria, mas dia desses, no Facebook, vi o Tigre da Sibelle Menin. Admiro a coragem da colunista social mourãoense, porque nem com o animal totalmente anestesiado eu entraria naquele local.

Por e-mail, Sibelle contou que o flagra é no Zoológico de Lujan, há cerca de 75 km de Buenos Aires, onde tigres e leões são criados com muitos cachorros. Segundo a esposa do Darlan Esteves, ficam todos juntos, uns 8 dos grandes felinos e outro desse tanto de cães. Clique na imagem para ampliar.

Sibelle Menin

Tom Jobim e Danilo Caymmi - "Samba do Avião"



Antônio "Tom" Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25/01/1927 — Nova Iorque, 8/12/1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. 


É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone1 , e um dos criadores do movimento da bossa nova.

Piada de Fanho no Programa do Jô


Norival Rizzo (São Paulo/SP, 1952) é ator, diretor e produtor.

Baixou Bob Marley em candidato do The Voice Holanda

Na edição holandesa do programa The Voice, um candidato, Mitchell Brunings, surpreende os jurados com uma voz muito, muito parecida com a do Rei do Reggae, Bob Marley. Assistam.

Quando o sexo fica perigoso

Engravidar é apenas um dos riscos que você corre transando sem camisinha (e escondendo o fato do seu médico!). Conheça os sinais de que há algo errado, os exames que esclarecem dúvidas, os tratamentos disponíveis e o que fazer para escapar das DSTs


Engana-se (muito!!!) quem acha que doenças contraídas por via sexual fazem parte do passado: uma em cada dez garotas entre 15 e 24 anos atendidas nos serviços públicos de saúde apresenta alguma DST (doença sexualmente transmissível), concluiu um estudo do Ministério da Saúde divulgado em setembro de 2012. A clamídia foi encontrada em 9,8% das pacientes. "Embora na maioria das vezes não provoque sintomas, essa doença pode conduzir para inflamação pélvica e infertilidade", alerta o ginecologista e especialista em medicina reprodutiva Márcio Coslovsky, do Rio de Janeiro. A gonorreia também está ativa: 4% das participantes tiveram resultado positivo para essa infecção, que produz corrimento purulento amarelo-esverdeado e pode se alastrar para trompas e ovários. "O medo da aids nos anos 1980 levou ao aumento no uso de preservativos nas relações sexuais e consequente queda na incidência das DSTs. Mas com a chegada dos coquetéis antivirais, que mantêm o vírus HIV sob controle, a partir de 1995, houve relaxamento na prevenção e as doenças adquiridas pelo sexo voltaram com tudo", diz o ginecologista. Até a sífilis tem avançado. A liberação dos costumes, a multiplicidade de parceiros e a resistência ao uso de camisinha, segundo os especialistas, têm mantido essas enfermidades em alta. Além de causarem feridas, dores e às vezes dificuldade para engravidar, danos ao feto e até paralisia e morte (no caso da sífilis não tratada), elas favorecem a transmissão do vírus da aids. "Quem possui lesões nos genitais por infecções adquiridas sexualmente tem até 20 vezes mais risco de contrair o HIV", conta o médico Ivo Castelo Branco Coelho, coordenador do Departamento de DST da Sociedade Brasileira de Infectologia. Mas não é o caso de entrar em pânico: tem como você se prevenir.

Ameaça desvendada
Antigamente chamadas de doenças venéreas, em alusão à Vênus, deusa romana do amor e do sexo, as DSTs têm a via sexual como principal forma de transmissão. É o caso da aids, causada pelo vírus HIV, que tem o poder de enganar o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a moléstias oportunistas. Entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Mas outro vírus se espalha numa velocidade ainda mais espantosa: estima-se que até 75% da população sexualmente ativa pode travar contato com o HPV (papilomavírus humano) em algum momento da vida. Se no passado ele era associado apenas às verrugas genitais (no formato de couve-flor), agora preocupa por sua relação com o câncer de colo uterino: em 97% dos casos quem desencadeia a transformação maligna é o HPV. Também de origem viral, o herpes genital provoca bolhas dolorosas e feridas nas partes íntimas, enquanto na hepatite (sobretudo B), o vírus entra por meio de pequenas lesões na mucosa recorrentes do atrito na atividade sexual e ataca o fígado, que fica sujeito a inflamações graves. Relações sexuais também podem transmitir bactérias, como as da clamídia (Chlamydia trachomatis), gonorreia (Neisseria gonorrhoeae) e sífilis (Treponema pallidum), bem como o protozoário da tricomoníase (Trichomonas vaginalis), que ocasiona corrimento esverdeado e espumoso, além de dor ao uninar.

Flagrante precoce
Nem todas as DSTs produzem aquelas feridas horrorosas que ilustram os livros de medicina. Muitas atacam à surdina. Mesmo não havendo sinal da presença do HPV, o vírus pode se instalar nas lesões cervicais microscópicas flagradas durante o exame ginecológico. A sífilis costuma provocar uma lesão inicial, que some espontaneamente, depois fica latente. Após a primeira crise, que dura em torno de 15 dias, as feridas do herpes genital somem, mas o víruspermanece no corpo. A clamídia pode passar anos sem se manifestar e só ser descoberta quando já acarreta dor, inflamação e aderência das trompas. Daí a importância de ir todo ano ao ginecologista e fazer exames para detectar esses inimigos silenciosos antes dos estragos. De acordo com o patologista Hélio Magarinos Torres Filho, presidente da regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, há testes capazes de identificar a clamídia e a gonorreia na secreção colhida para o papanicolau (para análise de células cervicais ao microscópio). Uma técnica genética denominada PCR procura o DNA dessas bactérias e também pode localizar o vírus HPV e informar se é dos tipos 16 e 18, que oferecem maior risco de câncer. Há também testes sanguíneos para detecção desífilis e HIV. "Além do papanicolau anual, seria importante pedir de vez em quando testes específicos, sobretudo para clamídia, às mulheres sem parceiro fixo que têm entre 17 e 28 anos de idade", recomenda Márcio Coslovsky. Portanto, vá ao ginecologista uma vez por ano e sempre que surgirem sintomas como coceira, corrimento, ardência, feridas ou dor nos genitais.

Tratamento correto
Quanto antes uma DST for diagnosticada e tratada, maiores as chances de evitar complicações. Sífilis, gonorreia, clamídia e tricomoníase podem ser curadas com a administração de antibióticos apropriados. Existe tratamento para hepatite; o HIV e a herpes genital podem ser mantidos sob controle; há meios de combater as lesões por HPV na fase pré-cancerosa. "Mas nada de usar remédio por conta própria", adverte Ivo Castelo Branco. Durante muito tempo, por medo ou vergonha, ao desconfiar de DST, era comum as pessoas pedirem indicação ao balconista da farmácia. Como o acesso aos antibióticos ficou mais difícil com a exigência de retenção de receita médica desde outubro de 2010, a tendência da doença ser maltratada é ainda maior. O risco não vale a pena. Aliás, o tratamento deve se estender ao parceiro (ou parceiros) para afastar a possibilidade de a mulher voltar a se infectar numa transa futura. Mas é difícil saber quem pegou de quem: o homem pode ter se contaminado antes de ter conhecido a atual parceira ou ela ter contraído a doença em um contato sexual anterior. Algumas DSTs podem ficar anos em estado latente e se manifestar em períodos de stress e queda na resistência.

Sexo seguro
A maneira mais eficaz de você se proteger (e de quebra evitar uma gravidez indesejada) é usando camisinha nas relações sexuais. Só existe vacina contra hepatite B, fornecida gratuitamente nos postos de saúde até os 29 anos de idade, e HPV, disponível apenas nas clínicas particulares, em três doses, cada uma custando entre 300 e 400 reais (a indicação é entre 9 e 26 anos; se passou dessa idade, discuta com seu ginecologista se vale a pena). O uso da camisinha é incentivado mesmo não oferecendo 100% de proteção, pois não impede o contato com verrugas e feridas em áreas não cobertas como a virilha e a bolsa escrotal. "Se todo mundo usasse o preservativo do jeito certo - antes de qualquer contato e não só na penetração - a maior parte do perigo seria afastada", esclarece Márcio Coslovsky. Ele sugere evitar a multiplicidade de parceiros e o consumo excessivo de álcool (que leva ao descuido da proteção). E se houver apenas um parceiro? Quatro em cada dez jovens disseram que a camisinha é dispensável em relacionamento estável, conforme pesquisa recente que ouviu 1208 brasileiros entre 18 e 29 anos de 15 estados, feita com o acompanhamento do Ministério de Saúde. Mas, antes de parar de usar, o infectologista Ivo Castelo Branco lembra: "O tempo mínimo de incubação de um vírus como HIV ou HPV contraído anteriormente é de seis meses". Passado esse período, a sugestão dele para aumentar a segurança de ambos os parceiros, é os dois se submeterem a uma bateria de exames (o antigo pré-nupcial) que exclua a possibilidade de uma DST.