14 de junho de 2013

Saudades

Elvira Schen e Luizinho Ferreira Lima - Campo Mourão/1976
Recebi o texto abaixo, por e-mail, como sendo de autoria de Annerita, mas como na net aparece como sendo de outra autora, publico-a, então, sem definir a autora.

“Ando com saudade de café com pão, de namorados dando beijinhos no portão, de pedir a bênção a pai e mãe, (Deus te abençoe), do sinal da cruz que fazia quando  passava na frente da igreja, de ver um varal cheio de roupa com cheiro apenas de sabão, de ver alguém sorrindo enquanto lavava a louça com bucha vegetal, de sentir respeito pela policia, de cantar o Hino Nacional com mão no peito e lágrimas nos olhos, de acreditar que o Brasil ganhou a Copa do Mundo porque jogou direito, de saber que o Zezinho filho do porteiro não vai morrer de dengue e que Maria feirante poderá ter um filho médico. Saudade de homens que usavam apenas o assobio como galanteio. Fiu-fiu!

Carnaval no Clube 10 - C. Mourão/1979
Morro de saudade do tempo em que um presidente de uma nação era o mais respeitado cidadão do país. Que cadeia era lugar só de ladrão. Acho que andaram invertendo a situação.

Ando com saudade de galinha de galinheiro, de macarrão feito em casa com tempero sem agrotóxico, de só poder tomar guaraná em dia de festa, de homens de gravatas, de novela com final feliz, de pipoca doce de pipoqueiro, de dar bom dia à vizinha, de ouvir alguém dizer obrigado ao motorista e ele frear devagarzinho preocupado com o passageiro. Saudade de gritar que a porta está aberta para os que chegam. Um saco destrancar tanto cadeado.
Saudade do tempo em que educação não era confundida com autenticidade. Hoje se fala o que quer, em nome de uma "tal" verdade e pedir perdão virou raridade.

Ando com saudade de ver no céu pipas não atingidas pelo efeito estufa. 

Caramuru Futsal - Campo Mourão/1974
em pé (da esq. para a direita): Louri da Silva, Davi Cardoso, Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli, Marcelo Silveira, Ney Piacentini e Ricardo Grabowski
agachados: Romeu da Silva (Casablanca Videolocadora), Dealmir Salvadori, Ratinho e Renatinho da Silva (e os gêmeos Marlus e Marcelo Fanklin)

Saudade das chuvas sem acidez,  que não causavam aridez.  Saudade de poder  viajar sem medo de homem bomba, de ser recebido com pompa em outra nação.

Atualmente reina a desconfiança no coração.

Sinto muita saudade do rubor das faces de minha mãe, (ah... que saudade da minha mãe!!!) quando se falava de sexo  totalmente sem nexo. Hoje ele é tão banal que até eu banalizei.  

Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos do Paraná - Arapongas/1977
em pé: Jair Grasso, Nelsinho Rodrigues, Marcos Alcântara de Lima, Betinho Nogaroli, Negão, Dagoberto Lüdek, Idevalci Maia e Zé Rosa (in memorian)
agachados: João Barbosa, João Silvio Persegona, Teddy Pacífico, Neyzinho Kloster, Walmir Ferreira Lima e Luizinho Ferreira Lima

Acho que a maior saudade que tenho é a saudade de tudo que acreditei.

Para minha filha não poderei deixar sequer a esperança. Hoje já não se nasce mais criança!”.

“Ás  vezes, todas as folhas precisam cair para vermos a plenitude do Céu"  
 (Frei Clemente Kesselmeier)

(Publicado no semanário Entre Rios, em maio de 2006)

Eric Clapton - "Old Love"

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana







RECOMENDADO DA SEMANA

Círculo de Fogo (Enemy at the Gates - EUA/2001)
Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.



Viajantes elegem os hotéis mais românticos do mundo

O TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, anunciou os vencedores do prêmio Travelers’ Choice de 2013 na categoria Hotéis Mais Românticos no Brasil, na América do Sul e no mundo. Diferentemente de outras premiações a hotéis, os vencedores do Travelers’ Choice do TripAdvisor, são eleitos com base em milhões de avaliações e opiniões de viajantes por todo o mundo. Os hotéis brasileiros estão muito bem representados, com cinco deles presentes na lista de vencedores da América do Sul.
O hotel Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos (SC), foi eleito pelos turistas como o mais romântico do Brasil

"Se você precisa de inspiração para uma fuga romântica ou para aproveitar o Dia dos Namorados que está chegando, perto de casa ou em algum lugar mais exótico, não perca seu tempo pesquisando em outro lugar que não seja o Travelers’ Choice do TripAdvisor", disse Blanca Zayas, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. "Os prêmios são baseados no feedback dos casais que se hospedaram nestes hotéis e que deram ao hotel o mais alto selo de aprovação romântico". Confira abaixo Top 10 dos premiados no Brasil e no mundo:
O hotel mais romântico do mundo é o Anastasis Apartments, que fica em Imerovigli, na inspiradora Grécia

Top 10 Hotéis Românticos no Brasil:
1. Ponta dos Ganchos, Governador Celso Ramos, Santa Catarina
2. Casa na Praia, Jericoacoara, Ceara
3. Barra do Piuva Porto Hotel, Ilhabela, São Paulo
4. Villa D’Este, Búzios, Rio de Janeiro
5. Sítio São Francisco, Arraial d’Ajuda, Bahia
6. Maitei Hotel, Arraial d’Ajuda, Bahia
7. Kuriuwa Hotel, Monte Verde, Minas Gerais
8. Pousada Marambaia do Porto, Ipojuca, Pernambuco
9. Azeda Boutique Hotel, Búzios, Rio de Janeiro
10. Insolito Boutique Hotel, Búzios, Rio de Janeiro

Top 10 Hotéis Românticos na América do Sul:
1. Ponta dos Ganchos, Governador Celso Ramos, Brasil
2. Posada Don Elicio, La Colonia Tovar, Venezuela
3. Casa na Praia, Jericoacoara, Brasil
4. Villa Toscana Boutique Hotel, Punta Ballena, Uruguai
5. Castillo de Mandl, La Cumbre, Argentina
6. Barra do Piuva Porto Hotel, Ilhabela, Brasil
7. Villa D’Este, Búzios, Brasil
8. Sítio São Francisco, Arraial d’Ajuda, Brasil
9. Legado Mitico, Buenos Aires, Argentina
10. Casa Boutique Veranera, Cartagena, Colômbia

Top 10 Hotéis Românticos no Mundo:

1. Anastasis Apartments, Imerovigli, Grécia
2. La Minerva, Capri, Itália
3. Cranleigh Boutique, Bowness-on-Windermere, Inglaterra
4. Cedar Manor Hotel and Restaurant, Windermere, Inglaterra
5. Baros Maldives, Atol de Malé do Norte, Maldivas
6. Casa del Mar, Langkawi, Malásia
7. Bardessono, Califórnia, Estados Unidos
8. Al Maha Desert Resort, Dubai, Emirados Árabes
9. Layana Resort and Spa, Ko Lanta, Tailândia
10. Veligandu Island Resort, North Ari Atoll, Maldivas

Para ver a lista completa de vencedores do prêmio Travelers’ Choice de 2013 na categoria Hotéis Mais Românticos, mais avaliações e fotos reais de viajantes, acesse o site www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Romance.

(via: Bonde)

Alguém sabe dizer quem ganhou essa luta?


(enviada pelo Cézão Bronzel)

12 de junho de 2013

Flávia de Lima, campeã brasileira dos 800 e dos 1500m rasos

Vibro com as conquistas de nosso esportes como se minhas fossem. E são! Agora, quem nos encheu de orgulho foi mais uma estrela do atletismo mourãoense: Flávia de Lima, que conquistou duas medalhas de ouro nas provas dos 800 e dos 1500 metros rasos, no Troféu Brasil de Atletismo 2013.  

Flávia de Lima
A atleta mourãoense Flavia Maria de Lima, 19 anos, da equipe de atletismo da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), foi uma das grandes atrações do Troféu Brasil de Atletismo 2013, realizado no último final de semana no Estádio Ícaro de Castro Melo (Ibirapuera), em São Paulo. Foram duas medalhas de ouro, uma nos 800 metros rasos e outra nos 1.500. Nesta última prova, ela também bateu o recorde paranaense adulto e sub-23.

Paranaense de Campo do Tenente, Flavia já há algum tempo treina na equipe mourãoense. Ela foi campeão juvenil da Copa Brasil de Cross Country em 2012, e representou o Brasil no Mundial de Juvenis em Barcelona, em 2012, ano em que terminou na liderança do ranking brasileiro juvenil dos 800 metros. (via: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Mourão)

Diana Ross e Marvin Gaye - "You Are Everything"

No Dia dos Namorados, posto a música mais romântica que conheço.


Você É Tudo
Oh querido
Eu quero ser tudo pra você

Hoje eu vi alguém
Que parecia com você
Andou como você
Eu pensei que era você
E quando ele virou a esquina
Eu chamei seu nome
Eu me senti assim envergonhada
Quando eu vi que não era você
Ele não era você

Você é tudo
E tudo é você
Oh, você é tudo
E tudo é você
Porque você é tudo
E tudo é você

Como posso me esquecer
De quando cada rosto que eu vejo
Traz as minhas memórias
De estar com você
Eu apenas não posso continuar
Sobrevivendo enquanto
Comparo cada menino com você
Sabendo que eles não são
Eles não são você

Porque você é tudo
E tudo é você
Oh, você é tudo
E tudo é você
Você é tudo
E tudo é você

Se emocione com discurso de pai ao entregar a mão da filha no altar

Enviado pelo Jairinho Batista de Melo, de Maringá, vídeo emociona com belo e bem humorado discurso de pai ao entregar a mão da filha para o noivo no altar (legendas com português de Portugal).

A incrível Orquídea Cara de Macaco

 

Fotos mostram um tipo de orquídea que se parece com a cara de um macaco.
 

Essa orquídea possui o nome científico de Dracula simia por se parecer com um macaco e por causa das suas duas pétalas longas (que lembram os caninos do personagem Drácula). Ela foi batizada em 1978, pelo botânico americano Carlyle August Luer.
 

Desde julho de 2012, várias fotos circulam pela web mostrando o que parece ser uma flor rara cujas pétalas se assemelham a fisionomia de um macaquinho. De acordo com o Instituto Hypnus, essas belíssimas flores vêm do sudeste do Equador e do Peru, de regiões com altitudes entre 1000 e 2000 metros e, por essa razão, são encontradas geralmente por exploradores. (dica da 'minha' Elvira Schen)

Para conhecer a Orquídea Pato Voador, CLIQUE AQUI

Carros. Quando Detroit era uma festa...!!!

 

Enviado pelo César Bronzel, Slide mostra belos automóveis antigos dos anos 1950/60, quando Detroit, nos Estados Unidos, era a capital mundial do automobilismo. O autor se identificou apenas como Hugo.


11 de junho de 2013

Colégio Afirmativo Voleibol - Jogos Oeste Pernambucanas/1983

Do álbum do amigo José Luiz Moreira, foto tirada no Ginásio Belin Carolo mostra equipe de voleibol do então Colégio Afirmativo de Campo Mourão, que participou dos Jogos Oeste Pernambucanas, realizados em 1983. 

Moreira é professor de educação física, assim como a esposa Márcia Tomadon. Eles moram em Paranaguá com as belas filhas Natália e Fernanda. Clique na imagem para ampliar.

Colégio Afirmativo Voleibol - Jogos Oeste Pernambucanas/1983
em pé (da esq. para a direita): José Luiz Moreira, Edson Intronvini, Geremias Cilião Araujo Jr., Adalberto Bathke Veiga, Jocelito Furlan, Roberto Ikeda e Emerson Intronvini
agachados: Francisco Moreira, Douglas, ....., Ismar Kath, Fabio dos Santos (Armarinhos Continental) e Marcelo Pizzato
Ginásio Belin Carolo - Campo Mourão/PR

Neil Young - Hey Hey, My My (Into The Black)


Neil Percival Young (Toronto, 12/11/1945) é um músico e compositor de origem canadense, que fez sua carreira nos Estados Unidos. Conhecido por sua voz suave e suas letras pungentes, Young é uma lenda do rock americano, mas seu estilo musical também inclui o folk e o country rock, alternando com álbuns mais "pesados" em que algumas músicas se aproximam do hard rock, com guitarras "sujas" e longos solos improvisados com muita distorção. Seus shows são verdadeiras celebrações de rock usualmente acompanhado da banda Crazy Horse, que o acompanha desde o início da carreira. Foi considerado o 17º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

ACMF lança projeto "Escolinhas de Futsal nos Bairros"

Neste final de semana foi lançado em Campo Mourão o projeto "Escolinhas de Futsal no Bairros, uma iniciativa da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), com apoio de empresas mourãoenses através da Lei de Incentivo ao Esporte e da Fundação de Esportes (Fecam). Objetivo principal é contribuir para a educação dos jovens mourãoenses e, quem sabe, revelar novos talentos para o tradicional e vencedor futsal de Campo Mourão. 

Destaque para a os diretores da ACMF que não perderam a oportunidade de homenagear dois grandes batalhadores da modalidade em nossa cidade: Itamar Tagliari e Mário Paulista. Abaixo, publico parte do release distribuído pela assessoria de imprensa da ACMF:

ACMF lança projeto "Escolinhas de Futsal nos Bairros" - C. Mourão/2013
Foi lançado na manhã deste domingo, dia 9, no Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná), o Projeto Campo Mourão Futsal. Por intermédio da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), o projeto, que trabalhará com o programa “Escolinhas de Futsal nos Bairros”, tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e a Fundação de Esportes de Campo Mourão e vai ser desenvolvido de forma descentralizada nos bairros da cidade, com atividades duas vezes por semana, supervisionadas por monitores/estagiários, instrutores de futsal, que serão coordenados pelo professor Eberton “Beto” de Souza, responsável pela elaboração do projeto. Deverão ser atendidas em torno de 1.000 crianças, com idade entre 6 e 15 anos, em vários locais da cidade.
 
Itamar Tagliari recebe homenagem das mãos da prefeita Regina Dubay
Entre os objetivos deste projeto estão promover reuniões periódicas entre a coordenação e os instrutores e demais membros para padronização da metodologia aplicada as faixas-etárias. Realizar reuniões com os pais para conscientização da importância no acompanhamento durante o envolvimento do filho nas atividades, bem como, à vida cotidiana da criança assistida no sentindo de valorizar a parte educacional do aluno. Além de incentivar a preparação de equipes de alto nível de rendimento nas categorias sub-15 (infantil), sub-17 (Infanto) e sub-20 (Juvenil), para futura participação na equipe adulta (Lojas LM/Casali/Campo Mourão/Fecam), que representa o município em competições regionais, estaduais e nacionais.

Como participar
Para fazer partes das escolinhas a criança deve estar matriculada e frequentando a escola regularmente. As atividades acontecerão em 14 locais da cidade, sendo Centro da Juventude Itachir Tagliari, Colégio Estadual Darcy José Costa (Conjunto Parigot de Souza), Escola Municipal Castro Alves (Vila Guarujá), Escola Municipal Cidade Nova, Escola Municipal Domingos José de Souza (Jardim Tropical), Escola Municipal Florestan Fernandes (Caic), Escola Municipal Monteiro Lobato (Lar Paraná), Escola Municipal Nicon Kopko (Jardim Modelo), Escola Municipal Parigot de Souza (Jardim Gutierrez), Escola Municipal Professora Eroni Maciel Ribas (Conjunto Habitacional Dr. Milton Luiz Pereira – Cohapar), Ginásio de Esportes do Sesi, Ginásio de Esportes João Maria Ferreira (Jardim Santa Cruz), Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná) e Ginásio de Esportes Haroldo Gonçalves Neto (Vila Urupês).
 
Márcio Rinaldo, Getulinho Ferrari, Mário Paulista e Regina Dubay
Homenagens
Durante o evento, foram homenageadas duas pessoas que tem uma rica história no futsal mourãoense. Tanto Itamar Tagliari, que por muitos anos foi atleta, técnico e principal dirigente das equipes adulta e de base do município, como Mario Paulista, que já há muitos anos presta serviços ao município comandando atividades em escolinhas de futsal pelos bairros mourãoenses, receberam placas de homenagem pela dedicação e pelo trabalho que realizam na modalidade.

10 incríveis teatros antigos que você ainda pode visitar

Na antiga Atenas, o teatro era considerado a forma mais significativa de arte. As histórias que eram encarnadas nos grandes estabelecimentos incorporavam elementos da poesia, dança, música e atuação. Muitos estão familiarizados com os teatros de hoje, como Broadway, em Nova York (EUA), Teatro Bolshoi, em Moscou (Rússia), La Scala, em Milão (Itália), e Sydney Opera House (Austrália), mas o que aconteceu com os teatros do passado e toda a sua glória? Confira uma lista com dez dos teatros antigos mais bem preservados, principalmente das culturas grega e romana.
 
10. Teatro de Side 
As ruínas romanas de Side, que ainda estão em bom estado, incluem um templo, a porta da cidade e um grande teatro que podia acomodar cerca de 15 mil pessoas. Side é uma cidade popular na costa mediterrânea da Turquia. Foi fundada por colonos gregos no século VII aC, e foi um dos mais importantes centros de comércio da região. Em 25 aC, Side tornou-se parte da província romana da Galácia, e prosperou através do seu comércio de azeite e escravos. O teatro foi o principal ponto cultural da cidade por muitos anos, e atraiu pessoas notáveis de toda a região do Mediterrâneo. Os restos da obra mais tarde foram usados para lutas de gladiadores, e até mesmo como uma igreja durante a explosão do cristianismo.
 
9. Teatro romano de Bosra 
Bosra é uma cidade antiga localizada na Síria moderna, ao sul de Damasco. É uma das cidades mais antigas da Terra, mencionada no século XIV aC por hieróglifos egípcios. A cidade foi conquistada pelos romanos em 106 dC, e o Teatro de Bosra foi construído logo depois, com capacidade para 15.000 pessoas. Como uma fortaleza foi construída em torno do teatro pela dinastia aiúbida, ele é agora um dos melhores teatros romanos preservados do mundo. Tem uma acústica incrível, um proscênio de três andares, e trinta e cinco fileiras de assentos.
 
8. Teatro de Delfos 
Delfos, como muitas pessoas já sabem, foi um dos locais mais importantes da antiga religião grega, que abriga o santuário e oráculo de Apolo. O teatro de Delfos foi construído sobre uma colina, dando aos espectadores uma visão de todo o santuário e a paisagem espetacular que o rodeia. Foi originalmente construído no século IV aC, e pode acomodar cinco mil espectadores. Embora escavado e restaurado, o teatro está em mau estado. Os blocos de pedra calcária têm rachaduras e muitas de suas características arquitetônicas estão espalhadas por toda a área.
 
7. Teatro romano de Amã 
O monumento mais impressionante do Jordão é, provavelmente, o teatro que foi construído durante o reinado de Antonino Pio, para seis mil pessoas. O teatro era localizado entre um fórum com colunas, das quais apenas uma pequena parte permanece até hoje. Originalmente, estava ao lado de um córrego e uma estrada principal, Decumanus Maximus. Um portão de arco triplo que ficava ao norte do fórum também desapareceu – era a entrada para a cidadela, e foi mencionado por viajantes tão tarde quanto 1900. Em 1948, o teatro proporcionou um refúgio temporário para milhares de palestinos que escaparam do que se tornou Israel. Dentro de duas semanas, a população de Amã quase dobrou.
 
6. Teatro romano de Taormina
Taormina foi uma colônia grega na costa leste da ilha da Sicília. O teatro foi construído pelos gregos no século II aC, e tem uma vista fantástica de todos os belos lugares da vizinhança: Etna, a baía de Naxos, Taormina e a água cristalina do Mediterrâneo. O teatro foi renovado e ampliado pelos romanos, e hoje é um dos maiores teatros antigos da Sicília, perdendo apenas para o de Syracuse. Este monumento maravilhoso é sede do Festival Internacional de Arte, Cinema, Teatro e Dança de Taormina.
 
5. Teatro de Mérida 
Mérida tem diversos edifícios notáveis, mas o teatro patrocinado por Marco Agripa é sem dúvida o mais importante da cidade, e talvez de toda a Península Ibérica. É um bom exemplo de design clássico de teatro romano. Possui três seções de assentos horizontais, que correspondiam à classe social dos espectadores. Estima-se que a capacidade do teatro é de cerca de cinco mil e quinhentos espectadores. Nos séculos seguintes à sua construção, o teatro passou por várias restaurações, que introduziu novos elementos arquitetônicos e decorações. A estrutura foi restaurada novamente em 1970, e permaneceu em seu estado atual desde então. Ela ainda serve como lugar de performance, graças à celebração de um festival anual de teatro clássico.
 
4. Teatro de Dionísio 
O Teatro de Dionísio, que fica praticamente na sombra da Acrópole, é provavelmente o teatro mais antigo do mundo. Durante a era clássica, a performance de drama ateniense era comum. Acredita-se que o teatro foi construído por descendentes do tirano Peisistratos, e teve muitas alterações e ampliações posteriores, o que significa que sua evolução arquitetônica continua a ser um mistério. Restos hoje derivam do período romano tardio do teatro, com apenas algumas fileiras de bancos que datam do período grego clássico. Um esforço está em andamento para restaurar o antigo teatro usando fragmentos da pedra original, que estão espalhados por todo o local.
 
3. Teatro romano de Orange 
Originalmente construído a mando do imperador Augusto no século I dC, o teatro romano de Orange foi fechado por decreto oficial em 391 dC, devido à oposição da Igreja cristã ao que eram considerados “espetáculos incivilizados”. O antigo teatro foi restaurado no século XIX, e hoje é a casa do Chorégies d’Orange, um festival de ópera no verão. O guia em áudio proporciona aos visitantes do teatro informações interessantes sobre os shows e vida social na cidade provençal durante a época romana.
 
2. Teatro de Epidauro 
O teatro de Epidauro é sem dúvida o mais famoso e mais bem preservado teatro antigo do mundo. Funcionou como o centro político e religioso de Epidauro, uma cidade-estado de pequena importância que viveu sob a sombra de centros mais poderosos, como Corinto, Esparta e Atenas. As escavações, que começaram em 1880 e foram concluídas com restaurações no século XX, revelaram a amostra mais perfeita do antigo teatro grego. O sítio tem cinquenta e cinco fileiras de assentos, divididas em doze níveis no menor patamar e vinte e dois no superior, dando ao teatro uma capacidade de mais de vinte mil espectadores. A acústica do lendário teatro tem sido fonte de especulação acadêmica; algumas teorias sugerem que os ventos predominantes carregavam os sons ou máscaras amplificavam vozes, enquanto outros dizem que o segredo está no design dos assentos. Nenhuma teoria foi totalmente comprovada, mesmo após décadas de pesquisa.
 
1. Odeão de Herodes Ático
Se essa lista fosse baseada apenas no impacto cultural e histórico, Epidauro ficaria com o primeiro lugar. Mas já que estamos também levando em conta uma história única e boa localização, o Odeão de Herodes Ático recebe o pódio. Na encosta sul da Acrópole de Atenas, o Odeão foi construído em 161 dC por Herodes Ático em memória da sua esposa, por isso também é um memorial que passou a funcionar como teatro. É muito possível que Herodes fosse o mais rico ateniense da época. Embora fosse grego de sangue, era um honrado e privilegiado cidadão romano. Por conta de sua vasta riqueza e educação (ele era filósofo, sofista e retórico), Herodes ficou muito popular, mesmo entre as famílias romanas reais. Diz-se que ele também foi professor de dois imperadores romanos: Lúcio Vero e Marco Aurélio. O pensador viveu uma vida distintamente romana, e se casou com uma jovem e bela mulher romana chamada Rigillia, que infelizmente morreu ainda muito jovem. O luto de Herodes foi tão insuportável que ele pintou todas as paredes e cortinas de sua casa de preto, e recusou-se a sair por um ano inteiro. Quando ele finalmente conseguiu superar sua depressão, fez várias dedicatórias à memória de sua esposa. Uma delas foi o monumento à direita do Parthenon, que primeiro chamou de “Odeão de Rigilla”, mas que, em seguida, egoisticamente renomeou para “Odeão de Herodes Ático”. (via: Revoada)

O poder da bebida em tornar atrativo aquilo que nem o é...

Ivan Sergio Bonfim, de Curitiba, enviou vídeo que mostra o poder que a cerveja e outras bebidas têm de tornar atrativo até mesmo aquilo que não tão belo é. Claro que isso vale para homens e mulheres. Aqui, a imagem vai embelezando conforme o copo vai esvaziando. Clique no player para assistir. 

10 de junho de 2013

Dona Íris, Sônia e Lisliane Tagliari

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra três gerações da família Tagliari: a matriarca dona Íris, a filha Sônia Marisa e a neta Lisliane Marisa.

Meiga e dedicada à família exemplarmente, dona Íris me serve de exemplo e inspiração até hoje. Lembro sempre dos lanches [o frapê de maçã é inesquecível!] que ela me servia antes de sairmos para algum jogo da Associação Tagliari. Mesmo que fosse um amistoso em Peabiru, lá estava a mesa arrumada e eu mesmo já tendo lanchado em casa não resistia a oferta de dona Íris. Lembro também dela pedindo para termos cuidado na estrada, respeito para com todos e, quando comecei a jogar no time da família, pedindo para o Carlão e o Itamar cuidarem de mim. Fique tranquila Dona Íris, eles cuidaram tão bem que me servem como exemplo até hoje.

Sônia também está na minha lista de uma das mais belas mourãoenses. De vez em quando vejo na cidade. Lisliaine, filha da Maria José Fuzeto (in memorian) e do Itamar, linda como a tia e a mãe, é médica em Curitiba. Clique na imagem para ampliar.

Sônia, Dona Íris e Lisliaine Tagliari

Marisa Monte - "Gotas de Luar"


Gotas de Luar é uma composição de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Agenda positiva, por Tutty Vasques no Estadão

 Se você também não consegue falar mais que dois minutos ao celular sem que a ligação caia no meio da conversa, pense nas vantagens que a falha técnica recorrente pode lhe proporcionar:

Nenhum chato hoje em dia desconfia que tenham lhe batido o telefone na cara quando alguém bate o telefone na cara dele.

Cinco dicas para uma alimentação mais saudável


Não é novidade que comer frutas e legumes é bom para a saúde. O difícil é colocar isso em prática no dia a dia.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400g de frutas e legumes por dia, correspondente a cinco porções diárias, para prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Mas como podemos suprir essa necessidade na prática ?

Aqui estão cinco maneiras de incluir as cinco porções por dia no seu menu diário sem fazer muito esforço.

Adicionar frutas ao café da manhãO café da manhã não tem que ser chato, especialmente se você adicionar frutas.

"Corte uma maçã ou uma pêra, junte com blueberries (Mirtilo), e coloque no cereal ou na farinha de aveia para obter um reforço de vitamina C e betacaroteno", aconselha a nutricionista Helen Ford.

Se você não tem tempo de tomar café da manhã, uma solução é um shake de frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa, que são ricas em antioxidantes que estimulam o sistema imunológico.

"O mais importante são as polpas das frutas, pois mastigá-las aumenta a produção dos sucos gástricos, o que auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes", diz Ford.

Adicionar a casca é ainda melhor, porque, de acordo com a especialista, ajuda a reduzir o colesterol.

Para aqueles que argumentam que comer frutas os deixam inchados, a nutricionista tem um remédio.

"É melhor comer a fruta por volta de uma hora antes da refeição, ela contém açúcares simples, que não exigem muita digestão", diz Ford.

"Outros alimentos, como os ricos em gordura, proteína e amido, permanecem por mais tempo no estômago, e tem uma digestão mais lenta."

"Por isso, se você comer frutas após a refeição, a frutose vai ficar por muito tempo no estômago, vai fermentar e causar distensão abdominal e flatulência."
 
Legumes para o lancheFord explica que figos secos e nozes são boas escolhas para comer entre as refeições.

O chef Javed Anand sugere usar suco de frutas ou de legumes para fazer um pão achatado, como pita ou o tradicional pão indiano Paratha. "Em vez de adicionar água à massa, adicione o suco", diz Anand.

"Você pode adicionar manteiga, queijo ou pickles. Esta é uma ótima maneira de incluir legumes na massa".
 
Sopa para substituir o sanduiche
A nutricionista Helen Ford sugere adicionar carnes ou legumes as sopas.
Sopa de agrião é uma escolha ideal para o almoço, explica Ford, pois é rica em ferro e magnésio.

No entanto, a nutricionista explica que, se você preferir um sanduíche, basta adicionar uma porção de folhas verdes escuras, como espinafre e agrião.

Se o problema da sopa é que dá a impressão de que não enche o estômago, você pode adicionar carne ou legumes a uma base vegetal.

O chef Mathew Pennington é um especialista em sopas à base de legumes, porque são fáceis de adaptar, desde que você mantenha as mesmas proporções.

"Para uma sopa para quatro ou seis pessoas, a base é sempre 500g de cebola, 250g de cenoura e 250g de aipo. Descasque e corte os legumes em cubos e misture em uma frigideira grande, em seguida cubra-os com água."

"Deixe ferver e cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere com sal e vinagre, e misture até ficar homogêneo. Você pode peneirar se quiser não quiser a sopa com pedaços", diz Pennington.
 
Compota de frutas 
Compotas de frutas são uma ótima opção para uma sobremesa gostosa e saudável
Cozinhar a fruta lentamente usando especiarias ao em vez de açúcar também é uma boa maneira de melhorar o sabor do doce ou da compota.

"Eu amo peras e pêssegos cozidos em um pouco de água com anis estrelado e canela", diz Anand.

"Depois de cozido, retiro as frutas e adiciono um pouco de iogurte grego e açafrão".

Anand diz que o anis estrelado é uma espécie muito versátil e vai bem com todos os tipos de frutas. Uma outra dica é usar menta, que adiciona frescor a uma salada de frutas ou compota.

"Açafrão funciona bem com manga e laranja." conta Anand.

Além disso, diversos estudos sugerem que o ruibarbo contém níveis elevados de polifenóis, que protegem as células do organismo contra danos por radicais livres.

Pesquisadores da Sheffield Hallam University, na Inglaterra, descobriram que o ruibarbo cozido de forma lenta tem um maior teor de polifenóis do que em seu estado natural.

Assim, para uma sobremesa nutritiva ou um lanche com um alto teor de vitamina C, você pode fazer uma compota de ruibarbo com gengibre e suco de laranja.

"Maçãs e amoras cozidas vão muito bem com uma boa pitada de canela", diz Helen Ford. "É uma deliciosa sobremesa saudável e cheia de vitaminas".
 
Varie as frutas e legumesUma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo as cinco porções por dia é comer de acordo com as cores do arco-íris, ou seja, diferentes frutas e legumes.

"É muito importante ter uma dieta variada e experimentar pratos diferentes", diz Anand.

"Eu acho melhor comer uma variedade de frutas e legumes preparados de forma menos saudável, do que comer o mesmo legume favorito o tempo todo."

Javed Anand diz que o coco, que muitos acham pouco saudável, é muito bom para a pele e o cabelo."A chef recomenda cozinhar carne com leite de coco.

E complementa: "Para mim, quanto mais variada a dieta, mais saudável você está."
(via: BBC Brasil)

TPM pouca é bobagem


(via: Pretinho Básico)