7 de junho de 2013

Banda Municipal de Campo Mourão - A primeira formação (1959)

Foto de 1959 mostra a primeira formação da Banda Municipal de Campo Mourão. Com a ajuda do Jayminho Bernardelli e do Antonio Biagio, via Facebook, identificamos alguns personagens. Clique nela para ampliar.

1- Leone de Biagio, 2- Santo de Biagio, 3- Dito, 4- Juarez, 5- Carllito Zaramella, 6- Neco, 7- Antonio Teodoro de Oliveira, 8- Alberto Nogarolli, 9- Joãozinho, 10- Pinduca, 11- Ze Antunes e 12- Zé Brito 

Boz Scags - "Loan Me a Dime"


William Royce "Boz" Scaggs (nascido em 08/06/1944) é ​​um cantor, compositor e guitarrista. Ele ganhou fama na década de 1960 como guitarrista e, por vezes, o vocalista com a Steve Miller Band.

"Loan Me a Dime" tem um dos melhores solos de guitarra que conheço.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana e os mais locados de maio/2013











OS BÓRGIAS - 1ª E 2ª TEMPORADAS


OS MAIS LOCADOS DE MAIO/2013
1 – As Aventuras de Pi ... aventura
2 – Jack Reacher – O Último Tiro ... ação
3 – O Hobbit ... aventura/ficção
4 – Lincoln ... drama
5 - Argo ... drama
6 - 007 – Operação Skyfall ... ação
7 – Intocáveis ... drama
8 – A Negociação ... suspense
9 – O Resgate ... ação
10 – De Pernas pro Ar 2 ... comédia
11 – A Hora Mais Escura ... drama de guerra
12 – Looper Assassinos do Futuro ... ação/ficção
13 – Amanhecer – Parte 2 ... aventura/romance
14 – Para Maiores ... comédia
15 – Django Livre ... ação/aventura
16 – Detona Ralph ... animação
17 – A Origem dos Guardiões ... animação
18 – Busca Implacável 2 ... ação
19 – Ted ... comédia

20 – Uma Família em Apuros ... comédia


Telas hiperrealistas de inglês impressionam


A matéria prima de Nathan Walsh (foto acima) é a paisagem urbana. O artista nascido em York (Inglaterra) gosta de retratar em suas telas cenários de grandes cidades, como Nova York, Chicago e Londres. 


O trabalho hiperrealista de Walsh tem tantos detalhes que não é difícil confundir os quadros com fotografias.
 


O artista de 40 anos contou à agência Barcroft Media que cada trabalho leva de três a cinco meses para ser concluído.
 

"Eu tento apresentar um mundo no qual a pessoa que o vê possa entrar e se movimentar nele", disse o britânico, que está realizando exposição em Nova York, uma de suas "musas".


Novo golpe: sacola sugadora

Para aqueles que viajam bastante, assistam a simulação e fiquem atentos a um novo golpe nos aeroportos.



(dica da 'minha' Elvira Schen)

6 de junho de 2013

Bruno Fidélis em destaque

Dia desses um conhecido, daqueles que nunca praticou um exercício quanto menos esportes de alto nível, veio com gozação barata para meu lado, ironizando o fato de destacarmos, no site CRN1, uma OITAVA COLOCAÇÃO conquistada por um atleta mourãoense numa prova de atletismo.


Bruno Fidélis
Quase perdi a linha, mas me comportei e perguntei a ele: alguma vez você já tentou pelo menos andar 10 Km? Claro que ele ficou sem ação e eu perdi a oportunidade de questionar ainda se ele acha que alguém que participa de uma prova Pan Americana, que fica entre os melhores e que representa o nosso País na competição não merece destaque.

Claro que o destaque foi dado ao Bruno Fidélis, integrante da equipe de atletismo de Campo Mourão, que no final de maio participou na Guatemala da Copa Pan Americana de Marcha Atlética, onde ele completou a prova dos 10.000 metros para Juvenis com o tempo de 41'18". Bruno, revelação, grande esperança e já uma realidade de nosso atletismo, é mais um dos atletas descobertos e lapidados pelo competente professor Paulo César da Costa, o Paulinho.

O técnico Paulinho - foto: Gazeta do Povo
Ao escrever, me lembrei de reportagem com Usain Bolt contando que em sua primeira participação em Olimpíada ficou entre os últimos colocados da prova classificatória.


Recentemente, o jornal Gazeta do Povo destacou o ótimo momento do atletismo mourão. CLIQUE AQUI para ver a matéria.

The Beatles - "Don't Let Me Down"

Bebê vira hit na web ao cantar “Don’t let me down”, dos Beatles, como ninguém


Vídeo com um menininho brasileiro de 1 ano e 11 meses que canta o refrão de “Don’t let me down”, dos Beatles, bomba na internet. No vídeo, o pai toca violão e canta boa parte da música, enquanto o filho o “acompanha” com um cavaquinho e com os coros. Na hora do clássico refrão, porém, é o pequeno quem arrasa. A revelação já foi vista 1 milhão de vezes no YouTube em seis dias. Olha só: 


(via: Bombou na Web)

Instantâneos








Marmanjo com medo da injeção

Deve ser falso, não é possível que ele tenha tanto medo assim. Ficou engraçado...!!!

5 de junho de 2013

Os Ferreira Lima comemorando o primeiro aniversário da Maria Antonia

Semana passada foi comemorado o primeiro aninho da Maria Antônia, filha da minha prima Benisis Fabri e, claro, neta do Toninho Fabri e da Maria Luiza. Na foto lá de baixo, vocês conferem porque a Maria Antônia é a futura Miss Universo de 2031, sucedendo minhas netas Ana Letícia e Fernanda. Tô pra ver uma casa de mulheres bonitas como essa dos Ferreira Lima, Fabri, Borges, Gracioli, Fontoura!!!!

Para alegria de todos, a festinha reuniu os irmãos Ferreira Lima. Lá estavam meu pai, Irineu, seus irmãos Maria Luiza, Cleuza, Lica e Zézinho, as cunhadas Maria de Lourdes e Maria e os cunhados Rodolfo e o anfitrião Toninho. 

As fotos são do álbum do Facebook da Benisis. Clique nas imagens para ampliar.

(da esq. para a direita) Antonio Fabri, Maria Luiza Lima Fabri, Rodolfo Fontoura da Silva, Cleuza Maria Ferreira Fontoura, José Ferreira Lima, Maria de Lourdes "Nega" Ferreira Lima, Maria Borges de Lima (viúva do tio Sebastião), Leonor "Lica" Gracioli, Sallime "Salma" João Abrahão de Lima e Irineu Ferreira Lima - Campo Mourão/2013

Maria Antônia e Benisis - Campo Mourão/2013

DAB - "Brazilian Dream"


Brazilian Dream é faixa do disco Cafe Del Mar by DAB - The Best a.

Sai de Baixo: Caco Antíbes e os pobres


Sai de Baixo está de volta
Prepare a risada. O humorístico Sai de Baixo, exibido anteriormente pela Globo e reprisado no canal Viva, está de volta. Pelo menos por quatro episódios.


Nesta semana, Miguel Falabella, Marisa Orth, Márcia Cabrita, Luis Gustavo e Aracy Balabanian retornam ao palco do teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, para gravar um série de especiais comemorativos da atração. Os episódios inéditos serão exibidos nos dias 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho.

Turismo: Ilhabela (SP)

Marina Marília Schen Lima - Travessia da balsa São Sebastião - Ilhabela - 1994

Considero o litoral norte paulista o mais bonito de todos que conheci. Passamos algumas férias de fim ano por lá, quando meu tio Tufic tinha uma casa em Caraguatatuba. Visitamos Ilhabela e não tem como não se apaixonar. É tudo muito lindo, com o único senão dos ataques dos pernilongos no final da tarde. Parece que li uma matéria dizendo que isso foi resolvido. Sei não! Pelas fotos e pelo texto abaixo, do site MSN/Estilo, vejo que não conheci nem metade das belezas de Ilhabela. Vou ter que voltar lá...

Ilhabela/SP

Ilhabela é a maior ilha oceânica do Brasil, mais conhecida pelos ventos constantes e por sediar, no inverno, a Semana Internacional de Vela, nas praias da Armação e do Engenho D'Água. Há praias para todos os gostos e o centrinho, conhecido como Vila e cheio de restaurantes, lojas e cafés, é o ponto de encontro de todas as tribos. 

Praia Curral - Ilhabela/SP
Curral e Perequê são duas praias badaladas e cheias. Para quem gosta de esportes de aventura como trekking, há diversas trilhas nos trechos de mata atlântica que podem levar à Baía de Castelhanos ou à praia do Bonete, dois lugares paradisíacos de areia clara. Há ainda 300 cachoeiras na região. Já os amantes de esportes radicais como kitesurfe e do windsurfe elegeram a praia do Pinto e a Ponta das Canas como ponto preferido. 

Praia Perequê - Ilhabela/SP
Depois da semana de vela, no mês de julho, é a vez do Festival do Camarão, evento gastronômico e cultural que acontece regularmente em agosto.

Divirta-se
Para quem quiser ir (bem) além da beira, Ilhabela tem bons pontos para mergulho. Na Ilha das Cabras, a 150 metros da costa, há tartarugas, arraias e uma grande variedade de peixes. Um pouco mais distantes, as ilhas de Búzios e de Sumitica também têm uma vida marinha exuberante. O passeio de barco para lá sai às 10h e volta às 18h30 e inclui dois mergulhos e refeição. Outro ponto alto são os naufrágios: seis embarcações podem ser visitadas, mesmo por mergulhadores de nível básico. O período ideal para mergulho em Ilhabela vai de dezembro até março, quando a calmaria das correntes marinhas e dos ventos fazem a visibilidade chegar a até 20 metros. Colonial Diver. tel. 12 - 3894 9459, av. Brasil, 1751. www.colonialdiver.com.br 

Do final de dezembro até meados de fevereiro acontece todo ano o Ilhabela Summer Stage, um festival eclético com samba-rock, hip hop e muita música eletrônica. Ilhabela Summer Stage. tel. 12 - 3554-5030. Av. Força Expedicionária Brasileira, 151. www.summerstage.com.br 

Bandas de rock se revezam no palco do Tamandaré Club, na Vila. Tamandaré Club. tel. 12 - 3896 1112, Praça Coronel Julião, 19. www.tamandareclub.com.br 

O Captain´s Club tem um lounge animado, além de um café e uma livraria. Captain´s Club. tel. 12 - 3896 1645. Av. Princesa Isabel, 245. www.captains.com.br

Arredores
Praia Bonete - Ilhabela/SP
Ao sul da ilha fica o Bonete, uma das regiões mais isoladas de Ilhabela, acessível por barco ou por uma trilha de aproximadamente 12 km (4h30 a pé). A praia do lugar, além de ponto de peregrinação de surfistas, abriga uma das mais tradicionais comunidades caiçaras da região, com cerca de 400 habitantes. Os aventureiros podem explorar outras praias da vizinhança, trilhas dentro da mata e cachoeiras com água cristalina potável. Dia 9 de julho comemora-se o dia da padroeira do Bonete, Santa Verônica, com direito festa, queima de fogos e cerimônia em sua homenagem, organizada pela comunidade local.

Praia Castelhanos - Ilhabela/SP
Outro lugar paradisíaco e isolado de Ilhabela é a praia de Castelhanos, a leste da ilha, com cerca de 2 quilômetros de extensão. O acesso geralmente é feito via Jipe por uma péssima estrada de terra de 26 km (que deve ser evitada na época de chuvas). Entre as várias atrações do lugar, está a cachoeira do Gato: uma queda d´água de quase 80m que forma uma piscina perfeita para banho. 

Praia Jabaquara - Ilhabela/SP
O Jabaquara, no extremo norte, é também um lugar mais intocado de Ilhabela, apesar de seu fácil acesso, feito por uma estrada de terra com cerca de 8 km. Na praia chegam dois riachos, o que dá ao banhista o privilégio de escolher entre água doce ou salgada para o mergulho.
A dica básica para quem quiser se aventurar em todos esses pontos de Ilhabela - além da garrafinha d´água e do protetor solar - é o repelente. Muito repelente. Os borrachudos podem estragar a viagem dos despreparados.

Informações Úteis

Como chegar
Balsa com hora marcada tel. 0800 55 510
Travessia Balsa tel. 12 - 3895 8286
Informações Turísticas tel. 12 – 3896-2440
BL3 - cursos de vela e windsurfe. tel. 12 - 3896-3439 www.bl3.com.br

Pilates corrige desvios e fortalece a coluna


Especialista ensina exercícios para prevenir lesões e desvios posturais
Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. “O exercício pode ser praticado tanto por quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em pacientes e aumentar a performance de esportistas”, explica Sandro Veríssimo, educador físico e especialista do ITC Vertebral Curitiba.

A técnica do Pilates ajuda a evitar lesões na coluna e prevenir doenças. “No Pilates conseguimos um treinamento muscular mais específico em aulas personalizadas. Trabalhamos com a estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta”, explica. O professor garante que os exercícios evitam problemas como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).

Veríssimo explica que todos os exercícios de fortalecimento devem ser realizados em três séries de 15 repetições, com intervalo entre elas de um minuto. Já os alongamentos, em três séries de 30 segundos cada, com intervalo de um minuto entre cada uma. Além disso, é importante que as atividades sejam realizadas três vezes por semana, em dias alternados.

O educador físico esclarece que não há como mensurar a quantidade de sessões em que os desvios poderão ser corrigidos. “Temos que analisar a gravidade do desvio, o tempo que está instalado no corpo, a quantidade de sessões realizadas por semana e como o corpo reage ao tratamento, entre outras questões. É necessário praticar uma atividade física sempre, e no caso do Pilates, não há dúvida, pois o treinamento é personalizado e individualizado”, ressalta.

O profissional ensina algumas técnicas do Pilates para cada desvio na coluna, reforçando que, além dos exercícios, a manutenção da postura correta e a prática constante de atividade física são grandes aliadas na recuperação de problemas posturais. Veja quais são as posições e técnicas:

Para Cifose
Fortalecer costas: sentado em uma cadeira com pesos nas mãos (pode ser garrafas de água, com água ou areia dentro), encostar o  tronco nas coxas e realizar movimentos com os braços semiestendidos em direção ao teto.
Alongar peitoral: sentado em uma cadeira, abrir os braços entendidos na altura do ombro e forçá-los para trás, tentando aproximar as mãos atrás das costas.

Para Lordose
Fortalecer abdômen: deitado em um colchonete, apoiar as mãos em baixo das costas, na região lombar e, com os joelhos unidos e flexionados realizar movimentos de abdominal, aproximando os joelhos do peito.
Alongar dorsais: deitado em um colchonete abraçar os joelhos em direção ao peito.

Para Escoliose
Como esse desvio pode ocorrer tanto na coluna lombar quanto na torácica é necessário saber exatamente onde está o desvio para realizar os exercícios:

Lombar
Fortalecer abdômen: Deitado sobre um colchonete, apoiar as mãos embaixo das costas, na região lombar, e com os joelhos unidos e flexionados realizar movimentos de abdominal, aproximando os joelhos do peito.
Alongar cadeia lateral: sentado em uma cadeira elevar o braço direito entendido na direção do teto e inclinar o tronco para o lado esquerdo, depois repetir para o outro lado.
Torácica
Fortalecer costas: sentado em uma cadeira com pesos nas mãos (pode ser garrafas de água, com água ou areia dentro), encostar o tronco nas coxas e realizar movimentos com os braços semiestendidos em direção ao teto.
Alongar cadeia lateral: sentado em uma cadeira elevar o braço direito estendido na direção do teto e inclinar o tronco para o lado esquerdo, depois repetir para o outro lado.

(via; Bem Paraná - Imagens ilustrativas)

3 de junho de 2013

Itamar Tagliari na Itribuna, por Dilmércio Daleffe

Tomo a liberdade de compartilhar ótima e correta matéria do jornalista mourãoense Dilmércio Daleffe, publicada neste domingo (2) no jornal Tribuna do Interior, que conta a dedicação e o amor que o Itamar Tagliari sempre teve e terá para com o futsal.  

Itamar trocou a vida pelo futsal
Cinquenta anos é muito tempo. É um casamento, pode ser uma idade, uma vida. Mas durante 50 anos um homem viveu um sonho em Campo Mourão. Dedicou cinco décadas ao futsal. Formou atletas, disciplinou meninos e levou o nome da cidade aos mais longínquos cantos do país. Itamar Agustinho Tagliari treinou mais de mil crianças. Ao lado delas, foi campeão por diversas vezes. Com o tempo as viu crescer e, elas, o viram envelhecer. Hoje, aos 65 anos, Itamar olha o passado e reflete toda uma vida. Colaborou com cidade e jamais ganhou dinheiro com o futsal. Pelo contrário. Junto a escolinha criada com o pai e a família, a Associação Tagliari não existiu para florear grana. Era apenas uma ideologia. Um simples sonho entre pai e filho. A ideia deu certo e os resultados logo apareceram.
Itamar Tagliari treinou mais de mil crianças
Mas o homem que viveu para o futsal parece não ter recebido as homenagens devidas. As glórias de Itamar foram esquecidas. Tudo o que fez pelo futebol de Campo Mourão parece estar sendo deixado de lado, assim como os troféus da extinta Escolinha Tagliari. Lá, numa sala empoeirada e com as tábuas do teto despregando, os “canecos” descansam por anos e anos. Foram títulos sonhados e conquistados por Itamar. Todo um trabalho ali guardado refletido pelo suor. E foi ali, naquele local onde a conversa sobre sua vida começou.

Itamar nasceu em Arapongas, ainda em 48. Anos depois veio a Campo Mourão de mudança com os pais. Aqui a família ganhava a vida comprando e vendendo porcos. Mas a herança genética da família falou mais alto. O problema é que Itachir era craque. E, assim como ele, Itamar e os demais irmãos nasceram com fome de bola. Ainda na adolescência cada um jogava num time da cidade. Na hora do almoço a briga era inevitável. Cada um defendia sua equipe. Mas cansada das discussões, a mãe implorou por um único presente: ela queria que seus filhos jogassem juntos, no mesmo time. E assim aconteceu. Os conflitos terminaram e os meninos iniciaram uma história sem precedentes.

Com a equipe formada, a Associação Tagliari iniciou em torneios adultos. Tantas foram as vitórias que passaram a defender Campo Mourão na região, no Paraná e depois no Brasil. Os meninos de pernas tortas ganharam fama, ficando conhecidos no futebol de salão. O desejo pelo futsal era tanto que a família construiu uma das primeiras quadras da cidade, ainda em 73. Numa matéria escrita na época pelo jornalista Antônio de Matos, o local foi definido como o mais moderno da região. “É que tínhamos arquibancada de madeira, lanchonete, alambrado. Isso era moderno para aquele ano”, diz Itamar. O time adulto existiu somente entre os anos de 68 a 81.
Uma das equipes treinadas por Itamar
Em 1980, numa conversa com o pai, Itamar decidiu montar uma escola de futsal. Era um projeto modesto, sem grandes objetivos, mas que buscava a formação de atletas. No início eram apenas 12 meninos. Mas com o tempo, chegaram a 300 de uma só vez. Divididos em categorias, eles somaram mais de mil ao longo da “escolinha”. Itamar acompanhava todos os passos da Associação Tagliari. Era o treinador, o chefe e o marqueteiro. Acima de tudo, era um disciplinador. Almejou a disciplina e todos os dias, antes dos treinos, falava sobre os males do cigarro, da bebida, drogas. Não esquecia de mencionar a educação. Os meninos tinham que estudar e respeitar seus pais.

Respeitado e, com os garotos na mão, os títulos foram aparecendo. Foi campeão paranaense por inúmeras vezes em todas as categorias. Chegou a defender o Paraná em torneios brasileiros. Com o conhecimento adquirido, trouxe a Campo Mourão equipes como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Vasco da Gama. Itamar deixou um rastro de paixão e história no futebol. Mas ao contrário de ganhar dinheiro, era levado pela emoção. “Eu tinha um açougue na época. Tirava dinheiro de lá para injetar na escola. Nunca quis envolver o futebol com dinheiro”, disse. Além disso, Itamar lembra que tinha uma parceria muito boa com os empresários. Recebia patrocínio para as camisas e ônibus para viajar. Mas ele também revela um sonho jamais realizado. Queria ter um ginásio, com condições ideais aos atletas. Bons vestiários, estrutura adequada e um ônibus para o transporte. “Infelizmente nunca consegui isso. Se fosse para ter hoje, só ganhando na mega-sena mesmo”, brinca.

Em tempo. Itamar ainda foi vereador por duas gestões e secretário de Esportes na gestão Tureck. Pelo reconhecimento foi técnico do time profissional de futsal de Campo Mourão por mais de oito anos.

Um homem em busca do passado

A verdade é que Itamar, ou o Tio Itamar, jamais entrou em quadra para perder. Inteligente, ele sempre dobrou os meninos para aprenderem a jogar. Já está no sangue da família. Certa vez, na Taça Independência em Londrina, início dos anos 80, a equipe “Fraldinha” de Campo Mourão seria campeã do torneio caso ganhasse a última partida contra o Corinthians. No entanto, se a Tagliari perdesse, a equipe campeã seria a dona da casa, Londrina. Antevendo a reação da torcida, Itamar reuniu os meninos no vestiário e usou a psicologia invertida. Disse que os torcedores iriam gritar a favor de Campo Mourão. Que todos queriam ver a Tagliari vencer. Então, que sorrissem e fizessem gestos positivos à arquibancada. Assim que a molecada entrou em quadra a plateia começou a gritar. Mas não eram incentivos. Eram vaias mesmo. Pensando o contrário, os meninos nem sentiram a pressão e venceram a partida. De lambuja ainda ficaram com o título. Coisas de Itamar.

Hoje, olhando seu passado, Itamar fez muito pelo futebol. Deixou um legado monstruoso de títulos e amigos. Aqueles atletas cresceram e se transformaram em homens. São médicos, juízes, promotores, empresários, advogados, dentistas, pessoas comuns e de bem. Todas com a disciplina imposta pela Associação Tagliari. Mas o que adianta tudo o que fez se os poderes Legislativo e Municipal jamais se atreveram a eternizar a memória daquela “escolinha”? Nem título Itamar recebeu. A CBF tem sua sala de troféus, um museu cuja memória está preservada. Os times brasileiros possuem seus museus. Campo Mourão também possui, mas está as migalhas. Alguém se habilita?

Histórias de uma extinta e memorável escolinha
Certa vez, a equipe do Corinthians veio até Campo Mourão para um amistoso contra a Tagliari. Sem muita tradição no campo, os meninos foram escalados para desafiar o “Timão” no Estádio Municipal. Era um domingo de manhã. Durante a semana a rádio anunciava o jogo. Mas naquele dia, o sol não apareceu e uma leve garoa predominou ainda cedo. Pra piorar, um friozinho deu o ar de sua graça. O resultado não podia ser outro: mesmo com os portões abertos, ninguém apareceu para torcer pelos mourãoenses. O jogo então teve início. Numa dureza, o Tagliari fez um a zero. Enquanto isso duas rádios da cidade transmitiam o duelo. O primeiro tempo terminou com vantagem para Campo Mourão. 

Várias conquistas foram colecionadas pela Tagliari
Enquanto os meninos desceram para o vestiário, o público encheu o estádio, mesmo sob a chuva. Os torcedores vieram, finalmente, torcer para os moleques do Itamar. Foi então que, ao subirem de volta ao campo, a equipe não acreditou no que via. Mesmo entusiasmados, o jogo terminou 7 a 1. Mas para o Corinthians. Os caras viraram o jogo.

Palmital
Nos anos 80 Itamar selecionou três categorias e viajou até Palmital – 150 Km de Campo Mourão. Lá, foram três jogos contra atletas locais. As partidas aconteceram em meio a praça. Não era quadra coberta e os torcedores ficavam quase dentro das quatro linhas. A delegação foi recebida com hostilidade. Para a cidade, parecia se tratar de um clássico, como Brasil e Argentina. Já no primeiro amistoso um fato inusitado aconteceu. Ao cobrar o lateral – antes era com as mãos – o menino do Tagliari foi surpreendido por um péssimo torcedor adversário. Enquanto segurava a bola ao alto, o rapaz sem noção desceu seu calção. O atleta mourãoense ficou apenas de cuecas perante todo o público e, ainda com a bola na mão.

Na segunda partida outro fato tirou ainda mais a concentração dos meninos. É que um outro torcedor apanhou um pássaro morto e ficava atirando aquele corpo inerte dentro da quadra. O juiz – que era da cidade – nada fazia. Segundo Itamar, foi de assustar. 

Gal Costa - "Desalento"


Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, (Salvador, 26/09/1945) é uma das maiores cantoras brasileiras.

Desalento é uma composição de Chico Buarque e Vinícius de Morais

7 utilitários poderosos para turbinar seu notebook

Nenhum portátil está completo sem estas ferramentas para conseguir mais espaço na tela, compartilhar conexões, aumentar o desempenho, analisar a bateria e mais.

Seu novo notebook chegou, mas há algo errado e o desempenho ou usabilidade não são como esperado. Você se acostumou com todos os recursos e desempenho de seu desktop no dia-a-dia, e agora seu novo (e muito mais portátil) PC não se compara: a tela parece pequena, os jogos rodam mais devagar do que deveriam, e a autonomia de bateria não é nem de longe o que foi prometido.

Não se preocupe: O PCWorld mostra a seguir alguns utilitários que podem ajudá-lo a “dar um gás” em seu notebook, e devolver um sorriso ao seu rosto.

Consiga mais espaço na tela

A não ser que você possa investir em um dos poucos modelos com uma tela 1080p integrada, são grandes as chances de que seu notebook não tenha lá muito espaço para o desktop. E quanto mais portátil a máquina, pior o problema fica. Mas não é necessário amarar o notebook a um monitor usando um cabo HDMI para resolver o problema: o MaxiVista (US$ 40, há uma versão de demonstração gratuita) permite usar o monitor de qualquer computador conectado à sua rede doméstica como um monitor extra ou “espelho” da tela de seu portátil.
 
MaxiVista permite usar PCs remotos como monitores extras
Você também pode inverter o jogo e usar a tela do notebook como um “monitor secundário” do desktop, ou usar o MaxiVista como um “KVM virtual”, permitindo que até quatro computadores sejam controlados com a mesma tela, teclado e mouse.

A Bartels Media, desenvolvedora do MaxiVista, recentemente adicionou ao programa o suporte a iPads, mas os proprietários de notebooks e tablets da Apple devem dar uma olhada em um programa similar chamado Air Display, da Avatron, que foi feito sob medida para o Mac OS X e iOS, mas também tem suporte ao Windows.

O MaxiVista vem em versões de 32 e 64-Bit. O AirDisplay tem versões para Windows, iOS, Android ou Mac OS X, com preços variados: os drivers são gratuitos, mas o aplicativo em si é pago. No momento nem o MaxiVista, nem o AirDisplay funcionam no Windows 8.

Se o uso de um segundo monitor é impossível, você pode experimentar o Dexpot. Ele é um gerenciador de desktops virtuais, que permite que você crie múltiplas áreas de trabalho no Windows e alterne entre elas usando botões na tela ou atalhos de teclado. Você pode configurar cada área de trabalho de acordo com uma necessidade (uma para os programas de trabalho, outra para os pessoais), otimizando o uso da tela. Alternar entre os desktops é quase instantâneo, e há vários métodos de “preview” para que você possa ver o que está acontecendo em uma outra área sem ter de alternar para ela. O programa é gratuito para uso pessoal, mas uma licença para uso corporativo custa US$ 25.
 
Dexpot cria múltiplas áreas de trabalho em um monitor

Você pode combinar o Dexpot com o MaxiVista para criar múltiplas áreas de trabalho em múltiplos monitores, dando espaço suficiente mesmo para o mais exigente dos usuários.

Descubra a verdade sobre a autonomia de bateria
As alegações mais extravagantes sobre o desempenho de notebooks envolvem a autonomia de bateria: não é incomum ela ser medida pelos fabricantes sob condições “ideais” (e irreais), e em muitos casos os números são total ficção em comparação ao uso no mundo real.

Mas parte do problema vem dos medidores de bateria usados na maioria dos notebooks. Eles raramente são precisos, e são poucos os que tem mais do que apenas os recursos básicos. Sem informações confiáveis sobre o uso da bateria, seu desgaste, temperatura e estado da carga é quase impossível determinar o uso mais eficiente das reservas de energia quando sua máquina está fora da tomada.
 
BatteryCare dá informações detalhadas sobre sua bateria
O BatteryCare (que é gratuito) fornece estas informações, incluindo uma estimativa altamente detalhada do tempo de operação restante, e tem modos especiais de uso que permitem encerrar automaticamente serviços de sistema que consomem muita energia sempre que a máquina estiver desplugada.

Os valores máximos de carga também mostram o desgaste de sua bateria em termos diretos: o valor vai diminuir gradativamente de acordo com o tempo e uso, lhe dando uma boa idéia de quando você precisará trocar a bateria de seu notebook. Além de ser um software útil, o site do BatteryCare tem um FAQ com informações e dicas sobre como conservar a bateria de seu notebook e aumentar sua vida útil.

Um hotspot sempre à mão

Seu smartphone não é o único aparelho capaz de compartilhar uma conexão à internet com outros dispositivos. O Windows tem este recurso há anos, o problema é fazer isso de forma rápida, fácil e sem fios, especialmente em um notebook durante uma viagem.

O Connectify Hotspot tem todas as ferramentas necessárias, agindo como um “roteador” em software entre sua conexão à internet e os outros aparelhos conectados ao seu notebook. A versão gratuita, chamada Connectify Hotspot Lite, é robusta o suficiente para uso pessoal e inclui também um firewall simples. A versão Pro permite usar seu notebook como um repetidor (para aumentar o alcance de uma conexão Wi-Fi) e também compartilha conexões 3G e 4G, além de Wi-Fi. Mas esta versão não é barata, as licenças custam a partir de US$ 30.

Rápido e gratuito
Em termos de desempenho a maioria dos notebooks não se compara a um desktop, e pra piorar eles são frequentemente atrapalhados por software incluso pelos fabricantes (como painéis de controle, gerenciadores de conexão Wi-Fi inúteis e versões de demonstração de programas que você nunca vai usar) que “pesa” no sistema, disparando serviços e tarefas extras que rodam sempre em segundo plano. Embora seja possível passar um pente-fino no sistema modificando as opções de inicialização e o registro, há utilitários automatizados que resolvem o problema e se livram do peso extra sem desabilitar permanentemente ferramentas e serviços que podem acabar sendo úteis em algum momento.

O CCleaner, da Piriform, é um utilitário gratuito que recomendamos com frequência. Ele se livra de arquivos deixados para trás por instaladores, fragmentos de cache, chaves de registro que não levam a nada e outros tipos de “lixo”, sem tomar a tarde toda nem danificar os programas já instalados. Em alguns casos a economia de espaço em disco pode ser significativa, especialmente se seu notebook usa um SSD com pouco espaço. O CCleaner também realiza algumas funções relacionadas à segurança, com opções para eliminar informações como dados de cartão de crédito, senhas e nomes de usuário, além de outras informações pessoais, armazenadas por seu navegador durante o uso diário.
 
Razer Gamebooster otimiza seu PC para seus jogos favoritos com um clique

E se o peso do sistema está atrapalhando seus jogos, experimente o Razer Game Booster, da IObit. Ele examina seu sistema e seletivamente desliga programas e serviços que não estejam diretamente relacionados ao jogo que você quer jogar. O resultado é um aumento notável na resposta e na taxa de quadros, especialmente em notebooks, onde cada ciclo de processamento conta.

Graças a perfis para os jogos mais populares, prontos para usar, o GameBooster simplifica o processo que muitos gamers já fazem para obter os melhores resultados em seus jogos favoritos, reduzindo algumas horas de trabalho ao apertar de um único botão. Alguns outros recursos interessantes incluem a capacidade de capturar screenshot e captura de vídeos. Apesar de rumores de que ele se tornaria um serviço pago, o Razer Game Booster continua sendo gratuito.

Prossiga com cautela
Todos estes programas são legais, mas antes de instalá-los pense no que realmente precisa. Os notebooks não foram feitos para “entulhar” com todos os programas e arquivos de que você pode precisar. Em vez disso a idéia é buscar um equilíbrio, usando software poderoso, porém mais leve. Muitas vezes a melhor forma de melhorar o desempenho de seu notebook é removendo coisas: desinstale os programas que você não usa e apague arquivos de que não precisa. A diferença pode ser notável. (via: PCWorld)

Estresse pode fazer bem à saúde, diz estudo

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
A vida corrida pode ser um fator positivo para a saúde? Segundo pesquisas recentes, a rotina moderna pode impulsionar a manutenção de bons hábitos. De acordo com cinco estudos, publicados no Journal of Personality e Social Psychology, o estresse pode levar a uma consciência de que é necessário reeducar a alimentação ou aumentar a frequência na prática de exercícios físicos.

Sob pressão, estudantes mantiveram hábitos saudáveis

Para chegar a estes resultados, os cientistas acompanharam um grupo de estudantes. O estudo revelou que, durante o período de provas, quando os voluntários estavam estressados e privados de sono, eram mais propensos a manter velhos hábitos. Aqueles estudantes que já mantinham uma rotina alimentar desequilibrada, pulando refeições e exagerando nas calorias, comeram ainda mais junk food no período de provas. Por outro lado, os que costumavam consumir um café da manhã saudável, seguiram uma rotina alimentar equilibrada na primeira refeição do dia, inclusive quando se encontravam sob a pressão das provas.

Os estudos ainda mostraram que estes comportamentos regulares não acontecem apenas com a alimentação. Voluntários que possuíam o hábito de ler o jornal inteiro, todos os dias, mantiveram este hábito na semana das provas. Aqueles que faziam exercícios regularmente também se mostraram mais propensos a frequentar a academia neste período.  

Manter rotina equilibrada ajuda a conter excessos quando o estresse aparece

De acordo com os cientistas, quando estão sob pressão, as pessoas tendem a confiar em hábitos já estabelecidos, em vez optar, automaticamente, por um comportamento destrutivo. Para os especialistas, manter hábitos saudáveis em momentos tranquilos ajuda a evitar que haja uma compensação quando o estresse surgir, exagerando no fumo, bebida, comida ou compras.

Segundo as pesquisas, entre pessoas com pouca força de vontade, manter bons hábitos é ainda mais importante. Uma rotina equilibrada tende a persistir mesmo quando as pessoas estão muito cansadas e não têm energia para exercer o autocontrole. 

Espionando na hora e local errado...

Pai e mãe estão na cama na maior intimidade. A mãe diz, aos gemidos:
 
- Vai amor, vai… Mais rápido… Mais rápido que eu já vou… Já tô indo… Já tô indo… Aaahnnn…
 
E o pai:
 
- Vai… Vai… Vai… Que eu também já tô indo… Aahhn…
 
E o garotinho, que já estava a algum tempo escutando atrás da porta:
 
— Pai, mãe, e eu, vou ficar com quem?