3 de maio de 2013

O Gordo e o Magro: dançando no velho oeste

Já postei esse vídeo, mas hoje me bateu uma saudade das comédias de O Gordo e o Magro, do Charles Chaplin... então lá vai de novo:



A cena é parte do filme Way Out West (1937 - “Dois Caipiras Ladinos”). No You Tube tem vários vídeos editados, com a mesma dança, mas ao som de músicas atuais (ver abaixo).

Los Hermanos - "Morena"

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana e mais locados de abril/2013









OS DEZ MAIS LOCADOS DE ABRIL/2013

1º- 007 - Operação Skyfall ... ação
2º- Argo ... drama
3º- Ted ... comédia
4º- Amanhecer Parte 2 ... romance/ação
5º- O Segredo da Cabana ... suspense
6º- Abraham Lincoln- Caçador de Vampiros ... terror/ação
7º- Busca Implacável 2 ... ação
8º- A Última Casa da Rua ... terror/suspense
9º- Selvagens ... drama/suspense
10º- Looper - Assassinos do Futuro ... ficção/ação


Motorista sem braços é multado por não usar cinto ao volante


Um homem que dirige carro mesmo sem ter os braços foi multado em cerca de R$ 350 durante uma blitz em Saskatoon (Canadá) por estar sem o cinto de segurança.

Steven Simonar, de 55 anos, explicou aos policiais que não tem como pôr o cinto de segurança quando está dirigindo sozinho, mas não conseguiu evitar a multa, de acordo com o "Leader Post".

O canadense perdeu os braços em um acidente 28 anos atrás quando rebocava um barco. Anos depois, foi desenvolvido um carro para que ele pudesse guiar. O volante e o acelerador são controlados pelos pés.

Steven disse que não pagará a multa, mesmo que vá para a cadeia. (via: Page Not Found)

Outdoor móvel choca e comove ao expor o tráfico de mulheres


O tráfico de mulheres ganhou destaque no Brasil com a novela da Gloria Perez, mas antes disso muita gente nem sabia que existia.

A ação foi promovida em Atlanta, nos EUA, para a ong End It, e levou para bem perto das pessoas uma realidade tão assustadora quanto chocante: Mulheres sendo transportadas em condições sub-humanas como se fossem animais, dentro de um caminhão com paredes de vidro.

A campanha ainda chama atenção para outro detalhe: Os traficantes de mulheres costumam buscar lucro em grandes eventos esportivos, já que nesses eventos a uma grande concentração de turistas masculinos, que depois procuram dar uma esticadinha em casas de prostituições.


"Todo ano mulheres são traficadas para grandes eventos esportivos para serem vendidas como escravas sexuais"
(via: Sedentário e Hiperativo)

2 de maio de 2013

Carla e Celso Hruschka, Otília e Renatinho Domanski - anos 1970

De meados dos anos 1970, foto do álbum do Celso Hruschka mostra ele ao lado da mana mais nova, Carla, e dos amigos Otília e Renatinho Domanski e de uma outra amiga de apelido Chapecó, que não me recordo quem é.

A foto deve ter sido tirada na chácara da família Hruschka, entre Campo Mourão e Araruna, onde o Celso sempre curtia seus belos cavalos. Ele não não era muito ligado em esporte e eu não gostava muito de andar a cavalo. Então, quase não frequentava o local. O que tinhamos em comum era o amor pela bela Sandra Pelisser, minha primeira namorada. Por anos, disputamos, de maneira civilizada para dois adolescentes cheios de energia e testosterona, para ver quem namorava a mana do Jânio.

Vizinhos, Celso e eu crescemos e estudamos juntos por alguns anos. Naquela época, início dos anos 1970, frequentamos muitas festinhas (de uma época em que festinha era reunir amigos na casa de um de nós, ouvir rock'n roll e dançar umas baladas com as namoradinhas. Tudo com horário para começar e terminar. Não lembro de ver bebida alcoólica nelas, pelo menos não como hoje em que qualquer criança é vista com uma latinha de cerveja na mão).

Tenho visto o Celso lidando com a conclusão de reforma e embelezamento da casa da dona Amélinha, na esquina da Santa Catarina com a Manoel Mendes Camargo, onde eles já moravam quando minha família mudou para aquela parte da cidade em 1966. Tô curioso para saber o que ele está inventando por ali. Vou parar e perguntar.

Otília também era nossa vizinha -- ela morava ali onde funciona atualmente a Vidroscape, na esquina da Capitão Índio Bandeira com a Rua São José. Ela e o mano Renatinho residem em Campo Mourão atualmente, mas ela quase não está por aqui, pois continua na ativa como funcionária do Unibanco/Itaú, responsável pela abertura de novas agências pelo país.

Assim como a mana Greice Mara, a psicóloga Carla sempre foi uma das mulheres mais bonitas e simpáticas da cidade. Volta e meia passo por ela nesse trânsito louco de Campo Mourão, no qual mal da tempo de cumprimentarmos os amigos. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Chapecó, Celso Hruschka, Otília Domanski, Renato Domanski e Carla Hruschka

B. B. King - "To Know Is To Love You"


Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (16/09/1925, Itta Bena, Mississippi) é um guitarrista de Blues, compositor e cantor americano. O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio WDIA. Foi considerado o terceiro melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Cinegrafista amador filma queda de avião no Afeganistão

Imagens mostram o momento em que um Boing 747 cai em Cabul, no Afeganistão, logo após decolar, matando sete soldados americanos.

Coruja produz incrível camuflagem em pântano nos EUA


Mestre do disfarce. Uma coruja com talento camaleônico produziu uma incrível camuflagem para se proteger e, ao mesmo tempo, poder observar de uma melhor forma as suas potenciais presas. O lugar escolhido foi um buraco no tronco de uma árvore no pântano de Okefenokee Swamp (Geórgia, EUA).

 

"Elas são mestres do disfarce. Encontrei essa coruja vivendo em um buraco que picapaus costumam fazer nas árvores", contou Graham McGeorge, autor das fotos.

Lugares para curtir o frio sem sair do Paraná

Quem curte viajar nos meses mais frios do ano não precisa fazer longas viagens para aproveitar o clima aconchegante normalmente encontrado em cidades nas montanhas, como Campos do Jordão (SP) ou Monte Verde (MG). Aqui mesmo, no Paraná, é possível visitar lugares acolhedores e muito bonitos, com natureza deslumbrante e boa estrutura de hotéis e pousadas. Selecionamos cinco destinos paranaenses para você aproveitar o friozinho ao lado das pessoas que você gosta, e o melhor, sem sair do Paraná. Confira reportagem do BONDE e boa viagem!

Sengés
Os amantes do turismo de aventura já devem conhecer, mas quem está à procura de um refúgio rústico e tranquilo para fugir das loucuras da cidade grande, não pode deixar de ir a pequena Sengés, no Nordeste do Paraná. Ao lado de Jaguariaíva, também no Paraná, Itararé e Bom Sucesso do Itararé, já no estado de São Paulo, a cidade forma o deslumbrante Vale do Itararé.

O cenário é ideal para quem quer tirar apenas alguns dias de descanso e não pretende viajar muito para poder relaxar. Sengés fica a menos de três horas de Londrina.

Contemplada por riquezas naturais belíssimas, Sengés é muito conhecida como polo da indústria madeireira, mas tem forte potencial turístico, ainda pouco explorado. Na região, o turista encontra águas límpidas em abundância como rios, riachos, corredeiras, cascatas e belas quedas d'águas, que formam lagos e represas. Cannyons, vales, grutas e florestas completam a paisagem.
 
Onde ficar

Hotel Sengés
Av Paraná, 368
(43) 3567-1333
www.hotelsenges.com.br

Em Itararé (a 16 km de Sengés)

Fazenda Jatibuca (rural)
Rodovia SP 258 - Km 326 - Bairro do Rio Verde
(15) 3532-2588/ 3431-8262

Pousada das Andorinhas
R. São Pedro nº 2541
(15) 3532-1109

Pousada Topitó (urbana)
Rua Santa Cruz, 59
(15) 3531-1915
pousadatopito@hotmail.com
www.itararepousada.com.br

Faxinal 
A natureza foi generosa com o município de Faxinal (a 100 km de Londrina). De relevo acidentado e recursos hídricos abundantes, a cidade concentra dezenas de cachoeiras que a tornam ideal para o turismo de aventura ou a simples contemplação das exuberantes paisagens formadas por rios, quedas d'água e mata nativa deixam o clima sempre ameno e agradável.

A região tem 68 cachoeiras catalogadas. As quedas mais abruptas - que ultrapassam os cem metros de altura - favorecem a prática de esportes radicais como o rapel, oferecido por guias especializados do próprio município. Nessa modalidade, os praticantes descem por encostas de montanhas ou paredões de rochas através de amarrações. A surpresa maior da aventura é o forte ''spray'' de água que emana das cachoeiras, banhando o esportista durante a descida.

A estrutura de Faxinal para a recepção de turistas ainda é modesta, porém, suficiente para garantir bons momentos junto à natureza. Além de cinco hotéis e restaurantes na área urbana, a cidade conta com dois hotéis-fazenda e um camping. Em todos eles, é possível pernoitar ou apenas pagar uma taxa para passar o dia.

O mais antigo e estruturado hotel fazenda é o Luar de Agosto. A área de 50 alqueires é cercada por montanhas e banhada pelo rio São Pedro, que também batiza o salto de 125 metros onde é possível praticar rapel ou simplesmente contemplar a impressionante cachoeira que, com ajuda do vento, molha até mesmo quem está a vários metros de distância. O hotel oferece também o arvorismo, que permite aos praticantes caminharem por uma trilha acrobática entre as copas das árvores, boia-cross, rapel e piscina com capacidade para 400 mil litros de água corrente. Os hóspedes do chalé podem utilizar também a piscina aquecida.

Outras informações pelo telefone (43) 3461-1421 ou pelo site www.luardeagosto.com.br.

Onde ficar

Hotel Fazenda Luar de Agosto
Estrada do Barreirinho, 442, Vale do Ivaí
(43) 3461-1421
www.luardeagosto.com.br

Hotel Maísa
Rua Eugênio Bastiani, 785
(43) 3461-1568

Hotel e Restaurante Anthony
Avenida Brasil, 1783
(43) 3461-1833

Hotel Itaipu
Rua Ismael Pinto Siqueira
(43) 3461-1534

Rota do Café 
A Rota do Café é um passeio que foi cuidadosamente elaborado por uma iniciativa do Sebrae Paraná e parceiros, com objetivo de fomentar o turismo no norte do estado. A ideia nasceu com a proposta da regionalização das rotas turísticas do Paraná.

Propriedades cafeeiras, cooperativas, empresas do ramo, centros de pesquisas, museus, pousadas e restaurantes rurais são alguns dos empreendimentos envolvidos no tour. Nesses lugares, o turista irá conhecer belas paisagens, o processo produtivo dos grãos, as antigas máquinas, casas e construções da época dos barões de café, participar de rodadas de degustação, além de se deliciar com os cafés coloniais.

Ao todo 25 municípios fazem parte da Rota. Em Londrina, outras cidades da região como Arapongas, Cambé, Rolândia e Assaí também estão inclusas na Rota. Em Ribeirão Claro tem uma fazenda antiga, que há cerca de 150 anos produz café. Ela conserva toda a história, do terreirão à tulha. A visita é encerrada com um café colonial, com doces, bolos, pães e produtos feitos com o grão.

Para informações sobre os atrativos da Rota e onde ficar clique aqui.

Tibagi 
O Paraná é um Estado rico em belezas naturais que vão muito além da região serrana e do litoral. Bom exemplo é a região dos Campos Gerais, repleta de áreas verdes, rios límpidos e monumentos rochosos.
 
Quer um exemplo? Que tal programar uma pequena viagem e dar um pulo até Tibagi, que já foi eleita a "melhor cidadezinha do Brasil"? O destino fica 'logo ali', a 210 km de Londrina.

Um dos 42 municípios que integram a bacia do rio do mesmo nome, situada na "Rota dos Tropeiros" (centro leste do Paraná), Tibagi é considerado um dos mais belos municípios brasileiros.

Destacam-se como atrativos naturais o Parque Estadual do Guartelá, com seus fantásticos "canyons", como o do Rio Iapó, mais conhecido como Canyon Guartelá (6º maior do mundo), suas cachoeiras e insinuantes formações rochosas. Percorrendo suas várias trilhas, pode-se descobrir inúmeras belezas, como a Cachoeira da Ponte de Pedra, com queda de quase 200 metros.

Alguns outros, como o Salto Santa Rosa, com uma queda de 60 metros que forma uma piscina natural, ou o Salto Puxa Nervos, o Arroio da Ingrata (ou recanto do Marins), estão localizados em áreas particulares, havendo a necessidade de contato antecipado para visitação.

Para que gosta de esportes de aventura, alguns exemplos são: o Morro da Comuna, eleito pelos adeptos de parapente como um dos melhores sítios de vôo-livre do Estado do Paraná. O Morro já sediou festivais e campeonatos estaduais do segmento, desenvolvendo uma nova modalidade esportiva no município.

Pousadas e fazendas em Tibagi

Enquanto o Parque Guartelá é procurado pelo turismo contemplativo de apenas um dia, pousadas e fazendas adjacentes investem em roteiros alternativos, opções de aventura e infraestrutura para que o visitante fique mais tempo na região.

Um exemplo é a Reserva Ecológica Itaytyba, propriedade particular localizada no outro lado do cânion, em uma área de 1090 hectares ao longo da margem direita do Iapó. O complexo ecoturístico rural conta com uma infraestrutura para grandes grupos e eventos, além de diversas opções de lazer, gastronomia, atividades culturais e programas ambientais. Dentro da reserva, chama atenção o Recanto Paleontológico Prof. Olavo Soares que reúne um acervo com preciosas informações sobre os dinossauros, fósseis, cristais, minerais e rochas, oriundos de diferentes regiões.

Outra estância interessante da região é a Fazenda São Damásio, com acesso pelo Km 38 da Rodovia Tibagi – Castro (PR-340). Antiga propriedade escravocrata, a fazenda guarda paredões abruptos do Cânion Guartelá, além de vários arenitos que despontam pelos campos ao redor. A paisagem deslumbrante e primitiva do local já foi cenário para diversos documentários, entre eles o filme "Preço da Paz", de Paulo Morelli, que conta a história da Revolução Federalista brasileira. Para chegar até aos mirantes naturais, o visitante tem que atravessar quase uma dezena de porteiras entre capões de mata nativa, lavouras e pastagens. Frederico Zens, proprietário da fazenda, só faz uma exigência para quem quer conhecer o local. "Não esqueçam de fechar as porteiras, senão o gado vai pro brejo".

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Tibagi.

Onde ficar:

Urbanas

Pousada das Alamandas
Praça Leopoldo Mercer, 146
Centro
(42) 3275-3015

Pousada do Engenho
Rua Ana Beje, 741
Centro
(42) 3275-1103
marcelogeus@hotmail.com / patriciadegeus@hotmail.com

Rurais
Aldeia dos Pioneiros (Itáytyba Ecoturismo)
BR 153 - (Transbrasiliana) km 184,4
(42) 3275-2137
itaytyba@itaytyba.com.br
www.itaytyba.com.br

Pousada Fazenda Guartelá
PR 340 (Rodovia Guataçara Borba Carneiro) - km 49
Guartelá
(42) 3275-1127
tatitbg@hotmail.com
www.pousadafazendaguartela.com.br

Pousada Rural Longe Vista
BR 153 (Rodovia Transbrasiliana) - km 206,5
São Domingos
(42) 3275-1104
joanadegeus@hotmail.com
www.pousadalongevista.com.br

Ribas Hotel (Safaris Farm)
BR 376 (Rodovia do Café) - km 454
(42) 3227-3797
safarisfarmtur@hotmail.com
www.safarisfarm.com.br

Pousada do Salto Santa Rosa
Estrada para localidade de Barreiro
(42) 8812-3827
santarosa@tibagiturismo.com.br
www.tibagiturismo.com.br/santarosa

Pousada Vale dos Pássaros (Puxa-Nervos)
17 km da cidade (sentido Santa Rosa)
Barreiro
(42) 8813-4669
puxanervos@tibagiturismo.com.br
www.tibagiturismo.com.br/puxanervos

Sítio Aguaraguazu
PR 340 - Acesso próximo a entrada do Parque Estadual do Guartelá
Guartelá
(41) 8403-8068 (Ivone) / (41) 8403-8056 (Enzo)
enzo@cormorano.com.br / pousadamaremato@gmail.com
www.aguaraguazu.com.br

Prudentópolis 
A cidade de Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí, a partir do encontro do rio dos Patos com o rio São João. O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do Estado.

A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, o que possibilita contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda infraestrutura para receber os visitantes.

Entre os atrativos, destaque para o Salto São Francisco, o mais alto do Sul do país com 196 metros de queda livre. Outra atração da cidade são as atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com danças de grupos folclóricos e gastronomia típica. A cidade também apresenta lindas igrejas consideradas patrimônio cultural e artístico e museu com acervos da história de Prudentópolis. Para os que quiserem se aventurar, o município oferece a prática de rapel, canyoning, rafting e tirolesa.

Localizada ao lado da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava (com acesso também pela BR-277 ao sul do município), Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região.

Onde ficar


Ózera Hotel Pousada
Rodovia BR-373 - kmM 260, s/n - Rio dos Patos
42 3446-5316
E-mail: ozera@ozera.com.br
Site: www.ozera.com.br

Elite Palace Hotel
Rua Marechal Deodoro, 1530 - Centro
(42) 3446-4838
elitehotel@elitehotel.com.br
www.elitehotel.com.br

Mayná Palace Hotel
Rua Osório Guimarães, 935 - Centro
(42) 3446-2091
www.hotelmayna.com.br/site/

Villa Lopes Hotel
Av São João, 2595 - Centro
42 3446-1476
E-mail: falecom@villalopeshotel.com.br

Hotel Baruck
Av São João, 2897 - Centro
(42) 3446-4029
contato@hotelburack.com.br
www.hotelburack.com.br

Tomazina 
Tomazina é sem dúvida um lugar de total tranquilidade. Uma caminhada pela ruas é um bom começo para desfrutar de toda paz e sossego que a cidade oferece. Mas se a sua 'praia' é adrenalina, não tem problema, o lugar também é perfeito para a prática do turismo de aventura.

Cortada pelos Rio das Cinzas, Tomazina abriga, bem próximo ao centro da cidade, belas cachoeiras e corredeiras, além do Salto Cavalcanti, um dos mais bonitos do Brasil, com 15 metros de altura e 150 metros de extensão. A cidade ainda tem vocação para o turismo rural, com ótimos hotéis fazenda, passeios a cavalo, charretes pelas ruas da cidade, além do ar puro e natureza exuberante.

Salto do Cavalcanti

Agraciada pelas corredeiras do Rio das Cinzas, a cidade desenvolveu uma vocação natural para os esportes aquáticos. A canoagem foi a primeira modalidade a despontar na região. Hoje, Tomazina faz parte do Circuito Nacional de Canoagem, realizando anualmente (sempre em novembro) o Festival de Canoagem, que durante três dias recebe atletas e visitantes de todo o País.

Parque das Corredeiras

A região atambém é propícia para a realização de trilhas, subidas às cavernas nos morros que rodeiam a cidade, rafting, motocross e muito mais. Na cidade não deixe de visitar locais como o Horto Florestal Municipal, a Reserva Ecológica Bordignon, a Reserva Ecológica da Tribo Indígena Pinhalzinho, o Ninhal das Garças, as Grutas do Grotão e as Ruínas da Ponte de Ferro.

Atraídos pela diversidade natural no entorno do Rio das Cinzas, na região é comum encontrar animais como gato-do-mato, jaguatirica, anta, veado, macaco-prego, tatu-galinha, tatu, capivara, paca, paca-cateto, irara, ouriço, gambá, morcego, queixada, lontra, preá, quati, lebre, serelepe, lagarto, jacutinga, jacutinga-saracuri.

Com tantas atrações, essa cidadezinha de aproximadamente 9 mil habitantes, atrai muita gente no verão, quando chega a acolher cerca de 25 mil habitantes, entre moradores locais e população flutuante. Só falta mesmo você! Tomazina fica entre duas e três horas de Londrina (cerca de 200 km), o que significa que é possível visitá-la em um fim de semana, que pode ser prá lá de divertido!

30 de abril de 2013

Campo Mourão nos Jogos Abertos de 1970, em Ponta Grossa

Do álbum do Beline Fuzeto, foto mostra parte da delegação mourãoense que participou dos XIV Jogos Abertos do Paraná, realizado em Ponta Grossa em 1970, o primeiro em que a lenda de nosso futsal, o 'rei da Raça', o irmão mais velho dos filhos do seu Isidoro, participou.

O flagrante mostra visita à Lagoa Dourada, uma das principais atrações turísticas dos Campos Gerais. Segundo o Adionir Ramos, Campo Mourão participou dos jogos apenas nas modalidades de futsal,bolão e vôlei feminino. 

Infelizmente, nem o Adio e nem o Beline conseguiram identificar todos os personagens. Clique na foto para ampliar.


Abaixo, a foto original do album do Beline.



Geroge Harrison - "Give Me Love"


George Harrison, (Liverpool, 25/02/1943— Los Angeles, 29/11/2001) foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Guitarrista, cantor, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

O Barbeiro, por Jessier Quirino


(enviado pelo Lincoln Rodrigues - Balneario Camboriu/SC)

Goleiro sueco humilha atacante com drible à la Neymar


Christoffer Källqvist, goleiro sueco, faz uma jogada de matar o torcedor do coração e de causar inveja em muitos atacantes. Pior, o jogo estava zero a zero. Legal é ver o driblado o cumprimentando!

Como pais devem lidar com os medos que afligem as crianças


Quem nunca teve medo do escuro, que atire a primeira pedra! O problema é que muitos pais simplesmente esquecem suas fobias passadas, e não sabem muito bem como reagir quando seus filhos apresentam esse tipo de medo, o que acaba influenciando na superação do problema. "A criança é dependente dos adultos que a cercam. Se o responsável começa a dar atenção desnecessária ao problema, isso aumenta o medo e tende a perpetuá-lo", explica Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria.

Porém, muitas vezes o mau encaminhamento desse medo ocorre até por insegurança dos pais, que temem que a fobia nunca passará completamente. Se por um lado alguns podem encarar o tema com seriedade excessiva, outros podem relaxar demais e até fazer piadas com o terror do filho, o que também não é nada saudável para a criança.

Em geral, a fase dos medos é normal e passageira. Do contrário, é importante para os pais observarem as reais causas por trás dos medos dos pequenos e até buscar ajuda profissional se a fobia persistir. Vale perceber se houve regressão em relação a um medo que estava quase superado, se a criança teve mudanças na rotina, ouvir os professores na escola para saber se a criança está indo bem em sala de aula e se relacionando bem com os colegas e, por fim, é importante os pais observarem a sua própria conduta em casa com a criança. "Existem ocasiões em que o temores dos pais, por exemplo, se refletem nas crianças, como inseguranças no trabalho, que os pais acabam transmitindo aos filhos e eles manifestam de outras formas", explica a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos. Na maior parte das situações, a medida certa para gerenciar a fobia dos pequenos depende do contexto, por isso os especialistas ensinam como lidar com cada tipo de medo.
 
Medo de escuro
Uma das fobias mais comuns na infância, principalmente na faixa dos 2 a 3 anos, o medo do escuro pode ser resolvido simplesmente com a colocação de um ponto de luz fraca no quarto, item comum e fácil de ser comprado. Forçar a criança a ficar no quarto sem iluminação nenhuma pode agravar o problema. E não é preciso temer que seu filho será sempre dependente dessa luz. "O momento certo de tirar a luz é individual, mas a convivência social colabora, o jovem larga ao ver que os amigos não precisam desse recurso, às vezes na marra, mas largam", garante o pediatra Sylvio Renan de Barros.
 
Medo de dormir sozinho
Nesse caso, não querer ficar só no quarto pode ser um medo ou mesmo um tipo de manha. Mas se por qualquer motivo a criança pede para dormir com os pais, simplesmente permitir não é a solução adequada. O ideal são os pais irem até o quarto com os filhos, e ficarem lá com ele até que ele pegue no sono, saindo depois. Porém, se você prometeu à criança que iria ficar até o fim da noite, nada de voltar atrás. "Se o pai mente, a criança perde a confiança e sente mais insegurança ainda", explica a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos. Vale também contar uma história, que não seja aterrorizante nem o excite muito. Mas só fique quando o pequeno pedir! Aos poucos, ele vai entendendo que não há problemas em ficar sozinho durante a noite.
 
Medo de monstros e seres fantásticos
Assim como os povos mais antigos criavam mitos para explicar a chuva e as estações do ano, as crianças inventam monstros e outros seres para dar sentido ao que elas não entendem, principalmente por volta dos 6 a 9 anos de idade. Elas podem pegar isso emprestado de desenhos, por exemplo. No lugar de brigar e insistir que tudo isso é parte da imaginação, o pediatra Sylvio Renan de Barros tem outra solução: "Dê conhecimento. Se ela tem medo de algo, mostre a ela o lado não místico do objeto ou situação, expondo como aquilo é e funciona". Muitas vezes também as fantasias podem ser uma forma metafórica de explicar pavores reais, como a apreensão com uma professora que a colocou de castigo, e que pode se tornar uma bruxa na mente dela.
 

Medo de médicos
Mesmo alguns adultos têm esse medo, principalmente quando falamos em dentistas, mas no caso das crianças ele é comum dos 7 meses até os 3 anos de idade. Isso ocorre por estar em um lugar estranho e afastada da mãe. Mas com o tempo, ele percebe que o especialista não é seu inimigo, e aos poucos parará de chorar e fazer birra no consultório. A psicóloga Lizandra Arita evidencia também como a insegurança da mãe pode influenciar a criança, pois ela mesma pode estar preocupada que o filho sinta dor. Uma dica é explicar como vai ser o procedimento, contar que pode doer um pouco e aos poucos ir alinhando as expectativas da criança. "Às vezes, o pai não pensa em explicar antes da consulta o que vai acontecer na consulta, ainda mais em casos de vacinas e o clima de suspense pode ser ainda mais prejudicial", acredita a especialista.
 

Medo de perder a atenção dos pais
Essa fobia é mais comum em situações específicas: durante um divórcio dos pais ou o nascimento de um irmãozinho. No primeiro caso, é importante que os pais tomem cuidado para não brigar na frente da criança ou falar mal do ex-cônjuge para ela. Depois de estabelecido quem terá a guarda, é importante que o filho tenha seu próprio quarto em ambas as casas e os pais demonstrem que ele é querido por ambos.
No caso de um irmãozinho a caminho, é importante explicar tudo para a criança e tirar suas dúvidas. "Contar que o bebê vai nascer pequeno e precisar de uma atenção especial da mãe", esclarece o pediatra Sylvio Renan de Barros. Como a mãe acaba ficando mais focada no novo filho, cabe ao pai estreitar a relação com o mais velho também.
 
Medo de ser abandonado
A criança sempre sente medo de ser abandonada, isso começa na infância, quando ela se acostuma com a presença da mãe em tempo integral, e ela precisa se ausentar por alguns instantes, que parecem uma eternidade para o bebê. Isso só piora quando os pais, para não lidarem com o choro dos filhos, mentem. "Dizer que já volto quando sai para trabalhar só atrapalha, a criança perde a confiança e acha que a mãe pode sumir a qualquer momento", ensina Lizandra Arita, psicóloga. O ideal é explicar para a criança que você precisa sair, mas sempre vai voltar para ela, e até mesmo oferecer um horário de retorno, como depois de um determinado desenho animado, caso a criança não saiba ainda ler as horas.

Medo da morte
A criança começa a ter noção do que é a morte entre os 6 e 7 anos. Quando ela vivencia a perda, pode ser um luto que dê medo, até por remeter a um abandono. É importante que o pai sempre explique a criança que as pessoas vivem um determinado tempo e depois precisam ir embora. Mas, de acordo com o pediatra Sylvio Renan de Barros, é preciso ter cuidado para responder de um jeito que não dê margem a novas perguntas da criança. Se atenha apenas a dúvida da criança, sem acrescentar mais informação, pois ela nem sempre pode estar pronta para recebê-la. Outra boa atitude é levar a criança que está lidando com a morte pela primeira vez para a psicoterapia, para que ela consiga expressar de forma lúdica também o que ela está sentindo e entender o que é essa perda.

29 de abril de 2013

Tino e Mineirinho em Wencesleu Braz

O mourãoense Silvestre 'Tino' Staniszewski, presidente da Companhia do Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), enviou foto registrando encontro com o Helmer José Gonçalves, o Mineirinho, em Wenceslau Braz/PR (415 km de Campo Mourão) onde este último ganha a vida como gerente do Banco do Brasil.

Bons de bola, Tino e Mineiro jogaram muito futebol em Campo Mourão e já marcaram uma pelada para breve, aguardando apenas a recuperação da cirurgia no joelho do recém vovô Mineirinho. Clique na imagem para ampliar.

Silvestre "Tino" Staniszewski e Helmer "Mineirinho" José Gonçalves - Wenceslau Braz/2013

Bushy One String - "Chicken in the Cron"

O jamaicano é conhecido como o “Bushy One String” e toca utilizando seu violão como uma mistura de instrumento de corda e instrumento de percussão. A música é “Chicken in the corn”.


(via: Sedentário)

Alimentos que ajudam a baixar a pressão alta

A relação entre sódio e pressão alta não é novidade. Quem sofre da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério  da Saúde, sabe que tirar o sal da mesa é um dos primeiros passos para controlar a hipertensão. O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. "A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Uma dieta rica em potássio, portanto, leva a uma maior eliminação de sódio, o que pode ajudar a combater a pressão alta. Interessou? Então veja quais alimentos são boas fontes desse mineral:

Salmão grelhado
"Tanto o salmão quanto alguns mariscos são ótimas fontes de potássio", afirma a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Um pedaço de 100 g do peixe grelhado oferece 628 mg de potássio. A profissional recomenda consumi-lo grelhado ou no forno para não elevar demais seu valor calórico. Ela destaca ainda que o alimento é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando também doenças cardiovasculares.

Abacate
Apesar de ser extremamente calórico, oferecendo 160 calorias a cada 100 g, o abacate é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. "Além disso, a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue", afirma a nutricionista Roseli. Quando o assunto é potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100 g da fruta contém 485 mg do mineral. O alimento pode ser consumido puro, em saladas ou em uma elaborada guacamole.

Espinafre cozido
Para obter potássio sem se preocupar com as calorias, o jeito é optar por folhas verdes. Dentre elas, a que ganha maior destaque pela abundância do mineral é o espinafre. Em uma porção de 100 g, você consome 466 mg de potássio. O alimento ainda é rico em ferro, mas lembre-se de que para conseguir absorver esse nutriente é necessário ingeri-lo com alguma fonte de vitamina C, como a laranja. "Consumir espinafre também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e doenças oculares, graças ao carotenoide luteína nele presente", complementa a nutricionista Roseli.

Batata assada
Apenas 100 g de batata oferece 391 mg de potássio, fazendo com que este alimento seja um bom aliado de quem sofre de hipertensão. A batata também ganha destaque por ser uma ótima fonte de carboidratos e não conter muita gordura. O alimento ainda contém vitaminas do complexo B e vitamina C.

Banana
Embora não seja a principal fonte de potássio, a banana é o alimento mais lembrado quando se fala no nutriente. Em 100 g da fruta, é possível obter 358 mg de potássio. Já a ideia de que a fruta previne cãibras não passa de mito. Beber água e repor o sódio perdido durante a prática de atividade física é o que é, de fato, eficaz para evitar o incômodo. Por fim, a banana ainda funciona como um calmante, relaxando músculos estressados e promovendo a liberação de hormônios que geram a sensação de bem-estar, aponta a nutricionista Roseli.

Feijão preto cozido
Se você precisa consumir mais potássio, talvez seja uma boa ideia optar pelo feijão preto. Uma porção de 100 g da semente oferece 355 mg de potássio. Seu consumo também fornece boas quantidades de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Combinado com o arroz, então, o prato aumenta ainda mais seu valor nutritivo. Os aminoácidos - compostos que formam as proteínas - que faltam em um podem ser encontrados no outro.

Molho de tomate
O molho de tomate não só vai bem em massas como também é uma boa fonte de potássio. Uma latinha com 100 g oferece 331 mg do mineral. "Se possível, prepare você mesmo o molho, pois os industrializados são riquíssimos em açúcar, sódio conservantes e aromatizantes", recomenda a nutricionista Maria Fernanda. O molho de tomate também oferece boa quantidade de um fitoquímico chamado licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, graças ao seu poder antioxidante.

Mamão papaia
"O mamão também pode ser uma opção para o consumo de potássio", aponta a nutricionista Maria Fernanda. Um pedaço de 100 g oferece 257 mg do nutriente. A melhor forma de consumi-lo é cru no café da manhã e, se possível, acompanhado de aveia ou sementes de linhaça e chia. O mamão é rico em licopeno, vitamina C e possui uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão. (Fonte: Minha Vida)

10 processos judiciais engraçados ou ridículos


Hoje em dia, as pessoas esticam e distorcem as circunstâncias o máximo que conseguem para tirar proveito do sistema legal, muitas vezes por somas hilariamente impróprias de dinheiro. Quem nunca ouviu a frase “Vou te processar” (ou mesmo a pronunciou) que atire a primeira pedra. Confira dez ações ridículas listadas pelo Revoada que nunca deveria ter visto o interior de um tribunal:

10. Batman x Batman
Você pode não saber disso, mas há uma cidade na Turquia chamada Batman, localizada ao lado do rio Batman na província Batman. O que você deve saber é que Batman é um super-herói de quadrinhos e protagonista da trilogia do Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan. Em 2008, a cidade de Batman processou Christopher Nolan bem como a Warner Bros, o estúdio de produção por trás dos filmes, por usar o nome de sua cidade sem obter permissão. O prefeito de Batman, Huseyin Kalkan, que deve ter o melhor senso de humor do mundo (ou uma completa falta de senso), disse que “há apenas um Batman no mundo” em sua defesa da ação. Ele afirma que não só a cidade deve receber royalties pelo uso do nome “Batman”, bem como devem ser compensados pelo “impacto psicológico” sobre os residentes (há uma taxa de suicídio inexplicavelmente alta entre as mulheres de Batman, aparentemente causada pelos filmes, é claro).

9. Deficientes x Disney
Há alguns anos, a Disney proibiu o uso de Segways, espécies de patinetes motorizados, em seus parques, por razões de segurança. Desde então, já enfrentou uma enxurrada de críticas da comunidade de pessoas com deficiência, culminando em um processo movido por um casal de Illinois e uma mulher que vive em Iowa, que alegou que não permitir que seus visitantes usem Segways era uma violação da lei americana. No entanto, não há nenhuma proibição contra cadeiras motorizadas ou cadeiras de rodas, e a Disney começou a fornecer sua própria versão de veículo motorizado em que a pessoa pode ficar de pé, um que é mais lento e mais fácil de manobrar, o que reduz a chance de acidentalmente atropelar crianças. Eles cobram uma taxa para se usar tais veículos, mas também deixam de cobrá-la se o visitante traz seu próprio Segway. Então, com tudo isso em mente, os únicos motivos para processar o parque seria ganhar dinheiro fácil ou reclamar que é inconveniente para alguém aprender a operar um veículo que não está acostumado. A ação foi julgada improcedente quase imediatamente, mas os três demandantes tentaram novamente, e conseguiram ganhar US$ 4.000 cada um (com a Disney pagando os gastos no tribunal de US$ 185.000). No final de tudo isso, Segways ainda são proibidos, e os autores do processo provavelmente usaram seu dinheiro para curtir uma semana na Disney.

8. Andrew Burnett x Dona do Cão
No ano de 2000, Andrew Burnett entrou em uma briga de trânsito por conta de um pequeno acidente em uma estrada em San Jose, Califórnia. A situação esquentou, palavras feias foram trocadas, e Andrew Burnett pegou o cachorro da senhora com quem discutia e jogou-o no meio do trânsito. O cão foi morto, e Burnett foi para a prisão por três anos. Em 2003, Burnett entrou com uma ação de um milhão de dólares contra a dona do cachorro, alegando que ela tinha desfigurado sua imagem e lhe causado angústia mental, juntamente com salários perdidos durante o tempo que ele passou na prisão. Felizmente, o juiz decidiu não compensar o assassino de cães.

7. Wanita Young x Vizinhas Legais
Chocolate tem o poder de deixar o dia melhor. Pelo menos, é o que duas adolescentes pensaram quando resolveram surpreender seus vizinhos com um prato de biscoitos caseiros. Lindsey Zellitti e Taylor Ostergaard queriam fazer algo de bom para as pessoas de seu bairro, por isso saíram batendo nas portas e deixando um pequeno pacote de biscoitos na frente de cada uma. Quando chegaram à casa de Wanita Young, 49 anos, o som das meninas batendo na porta (aparentemente) levou-a a ter um ataque de ansiedade. A mulher acabou chamando a polícia, que a levou para o hospital. Depois que as meninas se desculparam, e mesmo depois de se oferecerem para pagar as contas do hospital, Young ainda decidiu processá-las por US$ 900 – e ganhou o caso.

6. Bernard Bey (mendigo) x Seus Pais
Em fevereiro de 2013, um mendigo chamado Bernard Bey entrou com um processo contra seus pais, alegando que sua atual situação de falta de moradia foi causada por negligência emocional. Bernard fugiu de casa com doze anos, e afirma que foi abusado pelo pai quando criança. Desde então, tem vivido na pobreza, indo e vindo da prisão por quase vinte anos. Ele está pedindo US$ 200.000 por danos emocionais, afirmando que se sente “não amado e abandonado”. E essa é a parte “normal” do processo. Além do dinheiro, Bernard pede a seus pais para hipotecar sua casa e comprar duas franquias do restaurante Domino’s Pizza, através do qual eles poderiam, então, empregar toda a família. Ou seja, Bernard está processando-os para lhe dar uma carreira. E com um toque final comovente, Bernard disse que está disposto a retirar o processo se sua família se sentar e conversar com ele durante o jantar.

5. William Baxter x Dona do Gato
Em 2011, William Baxter estava cuidando do gato de uma amiga quando o animal “violentamente” o atacou e mordeu seu dedo. Então Baxter escolheu a única opção razoável: processou a proprietária do gato por US$ 100.000. Ele exigiu US$ 50.000 por arranhões em seu braço, e mais US$ 50.000 por uma mordida no dedo. O dedo em questão era o seu dedo anelar, uma sutil ironia, porque a dona do gato, Christine Bobak, poderia ser sua futura esposa, já que os dois estavam listados como “casados” no Facebook. De qualquer maneira, o processo alega que não só Baxter está sofrendo agora, como vai “continuar a sofrer no futuro” (provavelmente uma referência ao processo de arrancar o band-aid do machucado).

4. John Coomer x The Kansas City Royals
Em 2009, John Coomer estava assistindo a um jogo de beisebol quando um cachorro-quente pousou em seu olho. O culpado: Sluggerrr, o mascote do time Kansas City Royals, que estava jogando cachorros-quentes no meio da multidão. Cego pela fúria e mostarda, Coomer entrou com uma ação contra a equipe. Ele alegou que o cachorro-quente causou um descolamento de retina no seu olho esquerdo que resultou em cirurgia, e que o ato de atirar cachorros-quentes era um perigo para a multidão. Depois de alguma deliberação, o júri decidiu que o incidente foi culpa de Coomer, e que alimentos lançados no ar são riscos inerentes envolvidos em assistir a um jogo de beisebol. Eles também concordaram que, uma vez que Coomer tinha ido a 175 jogos do mesmo time e havia testemunhado tal lançamento de cachorro-quente dezenas de vezes, ele estava definitivamente consciente do “perigo” em forma de salsicha. Mas Coomer e seu advogado apelaram para um tribunal superior, que reverteu o veredicto. O juiz determinou que, e citamos, “…o risco de ser atingido no rosto por um cachorro-quente não é um risco incidental bem conhecido de assistir a um jogo de beisebol”.

3. Karl Kemp x Mendigos de Nova York
Karl Kemp Antiques é um antiquário localizado em Madison Avenue, Nova York (EUA), de propriedade de Karl Kemp. Depois de “ter que aguentar” moradores de rua vivendo na frente de sua loja por mais de dois anos, ele decidiu agir: entrou com uma ação contra quatro deles por um milhão de dólares, e pediu uma ordem judicial para mantê-los metros de distância da porta da loja. Ignorando o fato óbvio de que, se algum deles tivesse um milhão de dólares provavelmente não iria escolher dormir em sua calçada, a ação de Kemp foi considerada “mesquinha” pelo diretor americano de políticas da Coalizão para os Desabrigados, e até o advogado de Kemp admitiu que os moradores de rua não estavam infringindo nenhuma lei, e que eles só colocaram um milhão de dólares no processo porque “tinham que escolher uma quantia”.

2. Sentry Insurance x Anne Keipper
Em 4 de fevereiro de 2004, a trabalhadora de uma empresa de entrega escorregou e caiu em um pedaço de gelo enquanto caminhava em frente à entrada da casa de Anne Keipper, uma mulher com então com 78 anos de idade que vivia em Milwaukee (EUA). Uma ambulância chegou, a funcionária foi levada para o hospital, e nada mais se ouviu sobre o incidente – até 2007, três anos após a queda, quando a empresa de seguros Sentry Insurance contatou Anne Keipper para informá-la de que eles a estavam processando para pagar as despesas médicas da trabalhadora que caiu na frente de sua garagem. A trabalhadora, Dolores Tanel, foi nomeada autora involuntária da ação, que é alguém que se recusa a participar de um caso como requerente. Isso significa que a Sentry Insurance, uma empresa com cerca de US$ 2,3 bilhões em receita, estava processando Keipper, uma mulher de 81 anos de idade, simplesmente por ter uma garagem no lugar errado na hora errada, para cobrir um pedido de indenização que pagou ao seu próprio cliente, que é a razão pela qual a empresa está nesse negócio em primeiro lugar. Ai ai ai…

1. Roy L. Pearson x Custom Cleaners, Os Perdedores De Calças
Em 2005, o juiz Roy L. Pearson levou um par de calças para uma empresa de limpeza a seco, a lavanderia Custom Cleaners, na cidade de Washington (EUA). Os limpadores “perderam” as calças do juiz, que obviamente os processou. Três meses e dois novos recursos depois, a ação judicial finalmente foi encerrada a favor da lavanderia. Pearson originalmente pediu US$ 67 milhões. Mais tarde, diminuiu a reivindicação para mais razoáveis US$ 54 milhões (US$ 1.000 pelas calças, e o resto para os custos judiciais e por sua angústia mental). E, aparentemente, esse foi mesmo um fato muito angustiante para o juiz: no primeiro dia de tribunal, Pearson caiu em lágrimas ao descrever o quão frustrado ele estava no dia em que sua calça desapareceu. O tribunal decidiu em favor da empresa de limpeza a seco, mas Pearson voltou apenas algumas semanas depois, pedindo ao tribunal para reexaminar o caso. Eles se recusaram, e o tribunal adequadamente envergonhado também decidiu rescindir o contrato de Pearson com eles (lembre-se, ele era um juiz federal). Então Pearson fez a única coisa que fazia sentido para ele: processou a cidade. E a pior parte de tudo isso? A lavanderia, aparentemente, encontrou as calças do juiz dois dias depois que as perdeu, mas Pearson recusou-se a pegá-las de volta, porque estava “em uma missão pelo povo”.

Juninho e o capacete ideal para o Getulinho, Fusca e o Marcelo Silveira

O Juninho, Junio Felipe Debizot Pádua, colega nosso do Clube dos Trinta, me enviou essa foto que mostra como seria o capacete ideal para os 'cabeções' Marcelo Silveira, Getulinho Ferrari e Erivelton "Fusca". Acabei lembrando do texto abaixo, que publiquei no semanário Entre Rios e postei mais de uma vez aqui no Baú.

Adicionar legenda

Os cabeções: Getulinho, Marcelo Silveira e Erivelton "Fusca"
 
Fusca - 1988
Getulinho Ferrari, Marcelo Silveira e Erivelton “Fusca” têm em comum a enorme dimensão de suas cabeças e as constantes felicidades que a vida lhes proporciona.
 
O Fusca foi abençoado há pouco tempo com filhos trigêmeos perfeitos e lindos.

O doutor Marcelo (que tem o “privilégio” de contar com a maior cabeça dos três - para vocês terem uma idéia, os bonés do Getulinho ficam apertadíssimos nele) é dono da maior presença de espírito que já vi e também tem uma família maravilhosa (Benção, Dona Neile) e foi o melhor atleta que nossa cidade possuiu. Fosse qual fosse o esporte, lá estava o Marcelo se destacando. No futsal, foi o parceiro mais inteligente com quem joguei!
 
Toda essa introdução foi para poder falar do Getulinho, outro polivalente que se destacou em vários esportes. Entre nós seu apelido sempre foi Nenê, para muitos é o Cabeção. Ele faz jus ao apelido, a cabeça realmente é enorme e, para nossa sorte, cheia de sabedoria e inteligência.
Marcelo - 1985
Ele descobriu, não sei com qual serventia, que misturando as letras de argentinos forma-se a palavra ignorantes.

Depois de perdemos um jogo numa fase da Taça Paraná de Futsal, achávamos que não tínhamos chance de classificação restando apenas uma partida para jogar, numa etapa que classificava apenas duas equipes. Pois o Getulinho fuçou o regulamento e encontrou uma falha que, no entender dele, se ganhássemos por um a zero, e apenas por um a zero, embolaríamos a chave de uma forma que obrigaria a Federação a classificar as três equipes empatadas.
Getulinho - 1985
Abrir o placar não foi tão difícil quanto manter o resultado! Para irritação e surpresa dos adversários, que não entendiam nossa comemoração no final, mantivemos o resultado e acabamos classificados para a fase seguinte.

Esta foi uma de muitas vezes que a inteligência do Getulinho nos ajudou.

A única coisa que ninguém entende é como foi que ele caiu nessa de que é um bom negócio plantar soja no arenito. (Publicada no Semanário Entre Rios, em 05/11/2005)