26 de abril de 2013

Escritório Ipê Handebol - Campo Mourão/1979

Arnaldo Bronzel (in memorian)
Mais uma do álbum do Getulinho. Recorte da Folha de Londrina, de 1979, mostra o time do Escritório Ipê que conquistou o título do Campeonato Mourãoense de Handebol.

Bons tempos aqueles em que se realizavam campeonatos da modalidade na cidade, com a participação de seis ou mais equipes, tanto no masculino como no feminino. De quando a Folha de Londrina mantinha uma equipe jornalística na sucursal mourãoense e abria espaço para o handebol e outras modalidades, que não o futebol. Comunescam era o nome da atual Fundação de Esportes (Fecam).

O Escritório Ipê pertencia ao falecido pioneiro Arnaldo Bronzel, pai do César e da atual prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay. Seu Arnaldo foi um grande incentivador do esporte mourãoense. Infelizmente não identifiquei alguns dos personagens (Amarildo Fuzeto ajudou a identificá-los...). Clique na imagem para ampliar. 

em pé (da esq. para a direita): Francis, Claudio Kravchychyn, Cesar Bronzel, Jorginho Fernandes de Moraes e Amarildo Fuzeto
agachados: Walmir F. Lima, Waldemor Vigilato Jr., Luís Carlos E. Prates, Getulinho Ferrari, Edgar "Gato" e Ricardo "Bruca" Alípio Costa

Erasmo Carlos e Marisa Monte - "Mais um na multidão"

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana









Música: 10 álbuns mais vendidos de todos os tempos

10º: Saturday Night Fever (Bee Gees) – 40 milhões de vendas

9º: Millennium (Backstreet Boys) – 40 milhões de vendas

8º: Dirty Dancing (trilha sonora de filme) – 42 milhões de vendas

7º: Their Greatest Hits (Eagles) – 42 milhões de vendas

6º: Bat Out of Hell (Meat Loaf) – 43 milhões de vendas

5º: The Bodyguard (Whitney Houston) – 44 milhões de vendas

4º: Bad (Michael Jackson) – 45 milhões de vendas

3º: Back in Black (AC/DC) – 50 milhões de vendas
2º: The Dark Side of the Moon (Pink Floyd) – 55 milhões de vendas

1º: Thriller (Michael Jackson) – 65 milhões de vendas

No jornal: dono de restaurante versus músico

Anúncio de dono de restaurante no jornal:
***
Somos um restaurante pequeno e casual no centro da cidade e estamos à procura de músicos para tocarem de graça no nosso restaurante, podendo assim promover a sua música e vender os seus CDs. Este não é um emprego diário, e sim para eventos especiais que eventualmente se tornarão eventos diários uma vez que a resposta do público seja positiva. Preferimos que toquem Jazz, Rock, e outros ritmos mais leves, de todo o mundo e de várias culturas. Estás interessado em promover o teu trabalho? Então comunique-se conosco o mais rápido possível.
***
 

Resposta de um Músico:
***
Feliz Ano Novo! Eu sou um músico, com uma casa grande, à procura de um dono de restaurante que venha a minha casa promover o seu restaurante ao fazer comida de graça para mim e meus amigos. Isto não aconteceria diariamente, mas a princípio em eventos especiais, os quais poderão eventualmente crescer e se tornar algo grande e diário, se a resposta for positiva. Preferimos carne de primeira e refeições exóticas e culturais. Você está interessado em promover o seu restaurante? Então comunique-se conosco urgentemente.

25 de abril de 2013

Handebol mourãoense: amistoso em Guarapuava 1980

em pé (da esq. para a direita): Luizinho F. Lima, Sônia E. Prates, Lenamar Fiorese, Nair Mayume Tanaka, Silvana Casali, Ana E. Prates e Marcia Tomadon
agachadas: Aida Sartor, Sandra Montemezzo, Marilei 'Nonô' Zanini, Sueli, Rosemi Tomadon, Neiva E. Prates, Rosângela e Silvia Cavalcante
Getulinho Ferrari abriu seu baú e me enviou álbum com fotos de amistoso que o handebol mourãoense realizou em Guarapuava, em 1980.

em pé (da esq. para a direita): Luizinho F. Lima, Neucir José da Silva (in memorian), Walmir F. Lima, Ricardo Kosuzi, Ubirajara Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Luiz Carlos E. Prates e Walcir Ferreira Lima
agachados: Antonio Carlos Custódio, Nelson Miake, Getulio Ferrari Júnior, Adilson Pagan, Wander Ferreira Lima e Roberto Tonet 

Ex-atleta da modalidade, eu virei treinador das seleções masculina e feminina de Campo Mourão mesmo não tendo o menor preparo e vocação para o cargo. Como era cercado de amigos, pelos quais tenho carinho até hoje, guardo ótima lembranças dessa época. Não a toa, o handebol é modalidade esportiva que mais gosto, mais aindo do que o futebol e futsal que tanto pratiquei.

(da esq. para a direita) Adilson Pagan, Walmir F. Lima, Ricardo Kosuzi, Luiz Carlos Eufrásio Prates, Ubirajara Rodrigues, Neucir José da Silva (in memorian), Wander F. Lima, Walcir 'Dula' Ferreira Lima (no meio), Márcio Miake, Antonio Carlos Custódio, Ubiraci Rodrigues, Jonas Rodrigues e Roberto Tonet
Segundo o Getulinho, atual Secretário de Esportes da cidade, esses jogos foram realizados combinado com o nosso ex-goleiro João Barbosa, que tinha se mudado para lá e defendia as cores guarapuavana. Clique nas imagens para ampliar.

João Barbosa

Trombony Shorty and Orleans Avenue - "Neph"

Igualzinho lá em casa...


Única diferença é que não me chama de amor.

Homem com fronha na cabeça assalta loja


 Um homem que escondia o rosto com uma fronha foi flagrado por câmera de segurança assaltando uma loja em Belfast (Irlanda do Norte).

Ameçando funcionários com um bastão de beisebol, o assaltante levou 165 libras (510 reais), três garrafas de vodca e cervejas. Ele fugiu de bicicleta, noticiou o "Telegraph".

Fantásticas imagens da vida marinha


Aumente o som, acomode-se na cadeira e viaje num mundo quase extraterreste com essas incríveis imagens do mergulhador Khaled Sultani. São polvos, lulas, lesmas do mar, camarões, caranguejos, cavalos marinhos e várias outras espécies de animais marinhos com cores fantásticas. A música é The Awakening of a Woman – The Cinematic Orchestra. (via: Sedentário e Hiperativo)


Got Muck? from Khaled Sultani on Vimeo.

24 de abril de 2013

Os quase Tchê, na TV Carajás

Todas as manhãs dou expediente na TV Carajás, onde sempre fui muito bem recebido e me divirto muito com as ótimas companhias de trabalho.

Nessa foto, tirada na manhã desta quarta-feira (24), estão três dos mais animados e dispostos colegas:  os repórteres Gilmar Luiz e Carlos Alencar e repórter cinematográfico Hudson de Almeida.

A pose toda elaborada é porque eles estão se preparando para montar um novo grupo musical, OS QUASE TCHÊ, e já pensam na imagem para a capa do disco 'só de sucessos'. 

Tirada com meu celular, a foto saiu meio desfocada, mas dá para ver a cara dos 'palhaços', digo artistas. Clique nela para ampliar.

(da esq. para a direita): Carlos Alencar, Gilmar Luiz e Hudson Almeida


Eric Clapton - "Cocaine"

Os times de futebol mais valiosos do mundo


Leis e costumes internacionais que todo turista deve conhecer

Se você está planejando uma viagem internacional, além de cuidar de detalhes como passaporte, seguro-saúde e cartões válidos no exterior, precisa também ficar atento às leis do local que pretende visitar. Lembre-se que as regras mudam de país para país, e se você não estiver bem informado pode entrar numa saia-justa daquelas. Confira abaixo leis que os turistas devem conhecer para não passar por maus bocados em alguns dos principais pontos turísticos do mundo:

Japão
Na terra do sol nascente, produtos que contenham pseudoefedrina, como os inalantes nasais Vick são estritamente proibidos e não devem ser levados para dentro do país. Remédios que tenham codeína também não podem ser usados.

Itália
Dar uma paradinha para comer um sanduíche em Florença pode acabar rendendo uma multa se o lugar escolhido para sentar for os degraus de uma igreja. Procure um banquinho de praça, e evite perder euros a mais.

Ilhas Fiji
Fiji é um paraíso tropical que convida à liberdade, mas, assim como no Brasil, banhistas que quiserem aproveitar o sol para bronzear seus corpos, devem ficar com ambas as partes do biquíni. Nudez pública e topless são ilegais e podem fazer com que um dia de praia termine atrás das grades.

Estados Unidos
Pombos não são bem-vindos na cidade de San Francisco, nem aqueles que os alimentam. A cidade californiana pune com multas aqueles que forem pegos em suas ruas alimentando pombos.

 Ilhas Maldivas
Nas Maldivas, qualquer outra manifestação religiosa que não for muçulmana, religião do país, é proibida. É ofensivo entrar no país com Bíblias, portanto, é melhor deixar a sua em casa.

Cazaquistão
É melhor evitar tirar uma última foto de lembrança ao ir embora do Cazaquistão. Fotografias em aeroportos são ilegais e podem causar uma grande dor de cabeça.

Jamaica
Os turistas podem ficar surpresos ao saber que na Jamaica, terra de Bob Marley e dos Rastafáris, a maconha é proibida. Desde 1913, o país proíbe o cultivo, uso ou posse de maconha, e pessoas presas com pequenas quantidades da erva correm o risco de acabar na cadeia.

França
Em terras francesas, motoristas são obrigados por lei a sempre ter um bafômetro dentro do carro. Quem não tiver o aparelho ao dirigir deve pagar uma multa, também válida para os turistas.

Emirados Árabes
Mostras públicas de afeto não são apreciadas durante uma viagem para os Emirados Árabes Unidos. Por simples beijos, turistas já foram parar em delegacias em destinos como Dubai ou Abu Dhabi.

 Cingapura
Acender um cigarro em lugares públicos pode render uma multa pesada em Cingapura. Isto vale também para quem masca chiclete, estritamente proibido em transportes públicos.

Grécia
Não se deixe levar pelo ambiente liberal das ilhas gregas. Fora de praias nudistas, qualquer nudez é punida com multas ou dias na cadeia.

Espanha
Biquínis, maiôs, shorts de banho e sungas em Barcelona devem limitar-se às areias da praia. É proibido por lei usá-los em ruas e lojas, sob pena de levar uma multa.

Canadá
Nem pense em gastar todas as suas moedas de uma vez antes de ir embora do Canadá. Protegidos pela lei, vendedores podem recusar certas quantidades de moedas simultâneas em apenas uma compra.


(via: Gastando Pouco)

As cervejas mais caras e incomuns do mundo

Esqueça essas cervejas vendidas nos mercados, o site americano Luxurylaunches listou as edições limitadas, luxuosas* e incomuns da bebida, que todo apreciador gostaria de experimentar. Confira.


10- Pabst Blue Ribbon 1844: a cerveja é feita de malte alemão e envelhecida em barris de uísque. Cada Pgarrafa custa US$ 44 (R$ 89,76).

9-  Jacobsen Vintage n°1: a cerveja possui 10,5% de cevada de vinho e é envelhecida por seis meses em barris de carvalho. Apenas 600 garrafas de 375 ml foram produzidas e cada uma custa US$ 350 (R$ 714).
8- Crown Ambassador Reserve: conhecida como a cerveja mais luxuosa da Austrália, a CrownAmbassador Reserve é envelhecida por três meses em barris de carvalho francês. Sua edição possui 7 mil garrafas de 750 ml, numeradas individualmente, e que custam US$ 94,99 (R$ 193,77) cada.

7- Sink the Bismarck: coroada como uma das cervejas mais fortes do mundo, a Sink theBismarck contém teor alcoólico de 41% e custa US$ 85 (R$ 173,40) cada garrafa.

6- Schorschbock 57: com teor alcoólico de 57,5%, a cerveja de sabor defumado e picante teve 36 garrafas produzidas. Cada uma custa US$ 275 (R$ 561).

5- Antartic Nail Ale: a cerveja foi produzida em uma micro cervejaria na Antártida e é considerada a cerveja mais pura do mundo, pois é fabricada somente com água do continente gelado. Apenas 30 garrafas foram fabricadas e cada uma foi vendida por quase US$ 800 (R$ 1.632).

4- Utopias: esta é a cerveja mais cara da América e contém teor de álcool de 27%. A cerveja feita com xarope de bordo e lúpulo é envelhecida por até 19 anos em barris de vinho, conhaque e uísque. Cada garrafa custa US$ 150 (R$ 306).

3- Tutankhamun Ale: a cerveja foi desenvolvida utilizando métodos comprovados de como os egípcios produziam a bebida. A receita de mais de 3 mil anos de idade foi responsável pela produção de 1.000 garrafas de Tutankhamun Ale, que são extremamente raras hoje. Enquanto a primeira garrafa foi vendida por US$ 7.686 (R$ 15.679,44), os preços caíram para US$ 75 (R$ 148,16) por garrafa.

2- Space Barley: chamada de cerveja espacial, a Space Barley é a primeira do mundo produzida a partir de cevada cultivada em ambiente de micro gravidade.  Esta já é a quarta geração de sementes que passaram cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Um pacote com seis unidades custa US$ 110 (R$ 224,40).

1- End of History: no topo da lista das cervejas incomuns, a End of History é a mais bizarra de todas. A cerveja belga vem em frascos acondicionados dentro de animais empalhados.
Uma garrafa de 330ml custa US$ 765 (R$ 1.560) e somente 12 unidades foram produzidas, sendo que entre os animais estão sete doninhas, quatro esquilos e uma lebre.
(via: Humor wx)

23 de abril de 2013

Getulinho, Ticão e o caixa eletrônico

Getulinho Ferrari
Os Jogos Abertos de Paranaguá, em 1986, foi aquele em que nosso time de futsal, numa fase muito ruim, conseguiu quebrar o banco de reservas apenas com o peso de nossos atletas. Outros fatos ocorridos na viagem de volta, hoje são motivos de diversão para todos nós.
 
Nelson Bueno do Prado (Ticão)
Voltando para casa, em dois carros próprios, combinamos de nos encontrarmos no Shopping Muller, em Curitiba. Lá, precisando de dinheiro para o lanche, o Getulinho Ferrari junto com o Ticão, da Tapeçaria União, foi até um caixa eletrônico para efetuar um saque. Numa cabine enorme (que você entrava dentro, muito diferente dos pequenos caixas de hoje), ele não se lembrava da senha para concluir a transação e após três tentativas erradas o caixa avisou que reteria o seu cartão, para desespero do Ticão que agarrou numa ponta do cartão, mas não impediu que a máquina ficasse com ele. Getulinho jura que o Ticão afirmou que se tivesse umas ferramentas recuperaria o cartão.
 
Como estávamos numa fase muito melhor de garfo e copo do que de bola, combinamos que a próxima parada seria num restaurante à beira da rodovia em Palmeira, distante 70 km da capital.
 
Luizinho Ferreira Lima e Marcelo Silveira
Há poucos quilômetros do restaurante, quebra a embreagem do carro em que estávamos. Poucos minutos de espera e o segundo carro, dirigido pelo Marcelo Silveira, passa por nós sem parar, mesmo nós acenando de todas as maneiras possíveis. Depois de uma longa espera, eles retornam e saem em busca de socorro, já que o problema era sério.  Retornam com um mecânico que dirigia um carro muito velho e cheio de ferrugem e que dizia que o melhor era nos rebocar até a sua oficina em Palmeira.
 
Foi a única vez na vida que dirigi um carro sendo rebocado por uma lata velha que insistia em andar a mais de cem por hora, à noite e no meio de caminhões que congestionavam a estrada. Os amigos até hoje dizem que eu pisei no freio durante todo o trajeto.
 
Antonio Miguel (in memorian) e Itamar Tagliari
Dormimos em Palmeira e pedimos carona para o Antonio “Formigão” Miguel e o Acir Gonçalves da Rádio Colméia, que no dia seguinte voltavam para Campo Mourão.
 
Na velha VW/Brasília azul da Colméia, com malas por todos os lados e com o Formigão dirigindo muito devagar, traumatizado por um recente acidente que quase lhe tirou a vida, fizemos a viagem de pouco mais de 300 km em longuíssimas seis horas.

(Publicada no semanário Entre Rios, em outubro de 2005)

Richie Havens - "Wonder Child"


Richie Havens morre aos 72 anos
Segundo família, ele sofreu um ataque do coração nesta segunda (22). Músico se apresentou no festival Woodstock em 1969.

O músico Richie Havens, que cantou para um enorme público no festival Woodstock, morreu aos 72 anos nesta segunda-feira (22). A família divulgou um comunicado confirmando a morte de Havens, que foi causada por um ataque do coração.

Richie Havens, cantor e guitarrista de folk, se apresentou no ano de 1969 no Woodstock. Ele voltou ao mesmo local em 2009 durante o aniversário de 40 anos do evento.

Nascido no Brooklyn, ele era conhecido pela maneira na qual tocava violão e por sua interpretação de canções alheias. Em 2009, Havens disse em uma entrevista a agência de notícia Associated Press, sobre o Woodstock: "Tudo na minha vida, e na de muitos outros, está ligada ao festival".

Em sua trajetória, Havens lançou vários discos, como "Mixed bag" (1967), "Something else again" (1968), "Richard P. Havens, 1983" (1969)  e "Stonehenge" (1970). Seu último trabalho é "Nobody left to crown", de 2008.

O cantor Richie Havens toca em cerimônia do Festival de Cannes, na França, em 2008 (Foto: AP/Jeff Christensen)

Confira dicas importantes para economizar na reforma da casa.

por Gastando Pouco   

Não é só a compra de materiais de construção que impacta no orçamento das empresas e da maioria das famílias brasileiras que estão reformando ou construindo. Os gastos com uma obra vão desde o projeto e planejamento, até a organização e limpeza no pós-obra. ”Geralmente o desperdício e outros gastos acontecem pelos maus hábitos da própria mão de obra”, explica a gerente de operações do Instituto da Construção, Luciana Lombardi. ”Para se ter uma ideia do tamanho do problema, a cada três casas construídas, o volume de entulho produzido seria o suficiente para construir mais um imóvel”, revela.

Pensando nisso, Luciana listou quatro dicas que podem ajudar na economia, agilidade e eficiência do projeto de uma obra. Confira:

Planejar o orçamento

Muitas pessoas possuem um valor pré-determinado para os gastos na obra, mas a recomendação é que se guarde uma quantia extra para o caso de imprevistos. Outra dica é calcular a quantidade exata de materiais que serão utilizados para que se evite desperdícios, para isso vale consultar um profissional. Uma vez feita a organização, o proprietário deve consultar o maior número de lojas possíveis para obter o orçamento mais barato, lembrando que se todo o material for comprado em uma loja só, ele provavelmente sairá mais em conta. Vale lembrar também que a pesquisa deve ser feita baseada em marcas de qualidade, pois dependendo do produto ele pode ser menos resistente e em pouco tempo irá demandar uma nova reforma.

Organizando a reforma

Para que o proprietário não se atrapalhe, é importante seguir um roteiro ou cronograma que indique prazos e organize da melhor forma a quantidade de material para cada tarefa. O ideal é realizar o procedimento junto com o profissional que fará a obra, isso pode ser facilmente organizado com uma planilha, que irá determinar a ordem dos serviços, custo e duração de cada etapa.
Reformar-casas-gastando-pouco-dicas

 
Contratar mão de obra especializada permite obter uma economia de até 30%.
Mão de obra qualificada

Segundo o Instituto da Construção, ao contratar mão de obra especializada, é possível obter uma economia de até 30%, principalmente por conta de uma significativa redução de gastos com materiais de construção, como areia, argamassa, cimento e tijolo. Afora isso, o contratante deve se identificar com o profissional. Um deve entender as ideias e procedimentos do outro para que se atinja o resultado esperado, unindo as preferências do proprietário aos critérios técnicos do profissional.

Desperdício de material

Uma dica é ir comprando o material de acordo com a conclusão de cada fase da reforma. Por exemplo, compre primeiramente os materiais para realizar o forro do chão e, assim que concluir essa fase, adquira o material de acabamento do piso. Isso evita o risco de acúmulo de material desnecessário ou até que passem do prazo de validade por ficarem muito tempo em desuso.

É importante também seguir as orientações do profissional que está comandando a reforma, ele deve contar com experiência suficiente para calcular possíveis desperdícios e encaixá-los dentro do orçamento com melhor relação entre qualidade e preço.

Atenção também para o lugar que os materiais ficam armazenados. Deve ser um ambiente ventilado e protegido de umidade para que nenhuma peça estrague e haja mais gastos com reposição.

É fundamental que o proprietário acompanhe de perto todo o andamento da obra para garantir que não ocorram imprevistos desagradáveis. Afinal, quem irá desfrutar de todo o projeto é o contratante, portanto a opinião do mesmo é sempre essencial no decorrer da reforma. [Bonde]

Sites para você aprender o que quiser

Opções vão desde programação, passando pela fotografia até o yoga; e você também pode ser professor


Links da Matéria 

CourseraSkillshareUdemy

10 casos misteriosos e bizarros de desaparecimentos múltiplos

Desaparecimentos fazem parte dos mistérios não resolvidos mais fascinantes do mundo, já que é sempre frustrante quando as pessoas desaparecem e nenhum vestígio delas é encontrado. No entanto, é ainda mais desconcertante quando várias pessoas desaparecem ao mesmo tempo.
Nestes casos, surgem as mais diversas teorias, como abdução, já que sequestrar com sucesso mais de uma pessoa seria uma tarefa incrivelmente difícil. Confira 10 misteriosos casos do tipo:

10. As três de Fort Worth 
Em 23 de dezembro de 1974, 3 garotas, Mary Rachel Trlica, 17 anos, Lisa Renee Wilson, 14 anos e Julie Ann Moseley, 9 anos, ficaram conhecidas como “The Fort Worth Three”, ou “As Três de Fort Worth”. Elas saíram para fazer compras de Natal em um shopping center em Fort Worth, Texas (EUA), e nunca voltaram para casa. O carro que elas usavam foi descoberto no estacionamento do shopping às 18h00 naquela noite. Havia presentes de Natal dentro, indicando que as meninas tinham feito suas compras e voltado para o veículo em algum momento. No dia seguinte, a família de Rachel recebeu uma carta que supostamente foi escrita por ela, alegando que as três haviam ido para Houston por uma semana, mas voltariam. No entanto, nenhuma das meninas voltou e há dúvidas sobre se Rachel realmente escreveu a carta. Ao longo dos anos, testemunhas se apresentaram com vários relatos do que aconteceu naquele dia. Uma afirmou ter visto as meninas sendo forçadas para dentro de um veículo por homens não identificados, e outra supostamente as viu sentadas no carro de um segurança do shopping às 23h30 naquela noite, mas nenhuma das histórias foi confirmada e o desaparecimento continua um mistério.
9. Irmãs Lyon
Em 25 de março de 1975, as irmãs Lyon, Sheila, 12 anos e, Katherine, 10 anos, foram a um shopping em Wheaton, Maryland (EUA). Quando as meninas não voltaram para casa naquela noite, seus pais ligaram para a polícia. Mais de uma semana e meia depois, a família Lyon recebeu um telefonema de um indivíduo exigindo US$ 10.000 (cerca de R$ 20 mil) pelo retorno de suas filhas. O resgate foi deixado em um tribunal, mas ninguém nunca apareceu para pegá-lo. O principal suspeito no desaparecimento das irmãs é um misterioso homem carregando um microfone e um gravador, que foi visto conversando com as meninas no shopping nesse dia. Duas semanas depois, uma testemunha se apresentou para dizer que viu Sheila e Katherine amarradas e amordaçadas na parte traseira de uma caminhonete sendo conduzida por alguém que se parecia com o homem do shopping. No entanto, até hoje a identidade deste homem e o destino final das irmãs Lyon é desconhecido.
8. As três de Springfield 
“Springfield Three” são Sherrill Levitt, 47 anos, sua filha de 19 anos Suzanne Streeter, e a amiga dela, Stacy McCall, 18 anos. Todas desapareceram misteriosamente no meio da noite da casa de Sherrill em Springfield, Missouri (EUA), em 7 de junho de 1992. Seus veículos e pertences pessoais ainda estavam lá, a televisão foi deixada ligada, e o único sinal de qualquer problema foi uma luz quebrada na varanda. Algumas pistas foram seguidas. Uma testemunha afirma que uma mulher aterrorizada cuja aparência correspondia à descrição de Sherrill estava dirigindo uma van mais tarde naquele dia, e ouviu um homem lhe dizer: “Não faça nada estúpido”. Um ladrão condenado chamado Robert Craig Cox deu indícios de que foi responsável pelo rapto e que os corpos das vítimas nunca seriam encontrados (havia rumores de que estavam enterrados debaixo de uma garagem), bem como um assassino condenado chamado Gerald Carnahan também tem foi investigado como possível suspeito no caso. No entanto, nenhuma evidência conclusiva foi ligada a um desses homens, e nenhum vestígio das Três de Springfield jamais foi encontrado.
7. As três do Indiana Dunes National Lakeshore 
Três jovens amigas, Ann Miller, 21, Patricia Blough, 19, e Renee Bruhl, 19, foram a uma excursão ao Parque Estadual “Indiana Dunes National Lakeshore”, em Indiana (EUA), em 2 de julho de 1966. Elas desapareceram misteriosamente, deixando seus pertences para trás em uma praia. Um casal afirmou ter visto as três mulheres entrando no lago e falando com um homem não identificado em um barco branco antes de subir a bordo. Investigadores verificaram o histórico das mulheres e descobriram que Ann estava grávida de três meses no momento em que desapareceu. Também é possível que Blough estivesse grávida, e uma teoria é que o homem no barco era Ralph Largo Jr., cuja família era conhecida por realizar abortos ilegais. As três mulheres também mantinham cavalos em estábulos dirigidos pelo irmão de uma figura notória do crime organizado, Silas Jayne. É possível que isso tenha desempenhado um papel em seu desaparecimento, mas nenhuma dessas pistas levou a um desfecho – o caso permanece sem solução.
6. Família Jamison
Bobby Jamison, sua esposa Sherilynn, e sua filha de 6 anos de idade Madyson desapareceram de uma estrada de terra em uma área rural de Oklahoma (EUA) em 8 de outubro de 2009. Os Jamisons supostamente havia ido lá para olhar um pedaço de terra. Sua caminhonete foi encontrada abandonada com seus pertences ainda dentro, juntamente com o seu cão, que estava quase morto de fome. Mesmo com o frio, toda a família deixou seus casacos para trás. Para tornar as coisas ainda mais misteriosas, um envelope contendo 32 mil dólares (cerca de 64 mil reais) foi encontrado no carro. Eles supostamente enfrentavam problemas financeiros e apresentavam comportamento estranho durante as semanas antes seu desaparecimento, já que Bobby e Sherilynn afirmavam que haviam fantasmas em sua casa. Não havia sinais de qualquer crime na cena do desaparecimento, e a especulação era de que a família Jamison poderia ter desaparecido por vontade própria ou cometido assassinato seguido de suicídio em algum lugar. No entanto, não há forte evidência para apoiar qualquer teoria.
5. Família McStay 
Joseph e Summer McStay, bem como seus dois filhos, Gianni de 4 anos e Joseph Jr de 3, estrelaram uma das histórias de desaparecimento mais estranhas da memória recente, em 4 de fevereiro de 2010. Uma câmera de segurança pegou o veículo da família saindo de sua casa em Fallbrook, Califórnia (EUA). Mais tarde, no dia 8, o carro foi encontrado abandonado em um shopping center a poucos quarteirões de distância da fronteira mexicana. Autoridades eventualmente verificaram imagens de vigilância e viram uma família que pode ter sido os McStays atravessando a fronteira, mas a qualidade da imagem era muito pobre. Três anos mais tarde, as autoridades inclinaram-se para a possibilidade de que os McStays encenaram o seu próprio desaparecimento. No entanto, eles tinham mais de 100.000 dólares em sua conta bancária (cerca de R$ 200 mil) que nunca foi tocada. Se eram eles nas imagens de vigilância, para onde foram? Se atravessaram a fronteira para o México, o que aconteceu com eles depois? Várias teorias foram apresentadas sobre este caso, mas nada parece fazer qualquer sentido.
4. O mistério do “Sarah Joe” 
Em 19 de fevereiro de 1979, cinco homens da ilha havaiana de Maui – Benjamin Kalama, Ralph Malaiakini, Scott Moorman, Patrick Woesner e Peter Hanchett – saíram em uma viagem de pesca em um navio chamado “Sarah Joe”. O barco e sua tripulação desapareceram depois de uma terrível tempestade que atingiu a região. Parecia óbvio que os cinco homens provavelmente se perderam no mar e se afogaram, mas as coisas ficaram realmente estranhas em 1988, quando pedaços do “Sarah Joe” foram encontrados em uma ilha a 3.220 quilômetros de distância. Uma cova rasa sem identificação também foi encontrada por lá, onde os restos de Scott Moorman estavam enterrados sob uma pilha de pedras. No entanto, nenhum traço dos outros quatro homens foi encontrado – o que aconteceu com eles? Para tornar as coisas ainda mais estranhas, tal ilha aparentemente já tinha sido vasculhada alguns anos antes e ninguém havia encontrado restos do Sarah Joe ou a sepultura naquele momento. O destino dos outros quatro homens desaparecidos e o mistério de como Scott Moorman foi sepultado permanecem sem solução.
3. Lauria e Ashley
Na área rural de Oklahoma (EUA) na noite de 30 de dezembro de 1999, Lauria Bible, 16, decidiu passar a noite com sua melhor amiga, Ashley Freeman. Durante a noite, o trailer da família Freeman foi incendiado. A mãe de Ashley, Kathy, foi encontrada morta a tiros, mas as duas meninas e o pai de Ashley, Danny, estavam desaparecidos. Quando a família de Lauria voltou à cena do crime para investigá-lo, no dia seguinte, encontrou os restos mortais de Danny. Ele também tinha sido morto a tiros, mas de alguma forma as autoridades não tinham encontrado seu corpo antes. Há numerosos rumores sobre quem cometeu os assassinatos. Inicialmente, suspeitava-se que as duas meninas poderiam ter os cometido e fugido. Também que Danny Freeman havia sido alvejado por causa de uma dívida de drogas. Os serial killers condenados Tommy Lee Sells e Jeremy Jones ambos alegaram ter sequestrado e assassinado as garotas. Jones ainda disse às autoridades que tinha eliminado seus corpos em uma mina, mas uma busca não descobriu nada. Apesar de todas estas teorias, o destino final de Lauria e Ashley ainda permanece um mistério.
2. Scott e Amy Fandel
Em 4 de setembro de 1978, Margaret Fandel saiu para jantar em Sterling, Alaska (EUA), com seus dois filhos, Scott, 13, e Amy, 8. Depois, ela os deixou em sua casa, uma cabana rural na mata, e saiu novamente. Margaret não retornou até 2h00 ou 3h00 da madrugada, quando descobriu comida no balcão e uma panela de água fervendo no fogão. Supondo que seus filhos estavam passando a noite nos vizinhos, ela foi para a cama e só notou que Scott e Amy estavam desaparecidos no dia seguinte. Primeiro, o pai de Amy, Roger Fandel, foi investigado pelo desaparecimento. Sua namorada supostamente pediu US$ 5.000 (cerca de R$ 10 mil) para revelar o que tinha acontecido. Conforme o tempo passava, no entanto, as autoridades passaram a acreditar que ele não estava envolvido, e ninguém tinha ideia de quem poderia estar. As crianças podem ter sido sequestradas por um predador desconhecido no meio da noite, mas não há provas concretas para apoiar qualquer teoria. Quase 35 anos depois, nenhum traço de Scott ou Amy Fandel jamais foi encontrado.
1. Família Sodder 
É horrível o suficiente que um filho seu desapareça, imagine cinco. Foi isso que aconteceu com George e Jenny Sodder, na véspera de Natal em 1945. A família tinha dez filhos, mas após sua casa em Fayetteville, West Virginia (EUA), queimar até o chão, cinco deles (Betty, Jennie, Louis, Martha e Maurice) nunca mais foram vistos. A explicação óbvia devia ser que eles morreram no incêndio, mas nenhum resto mortal das crianças foi encontrado, e é extremamente improvável que o fogo poderia ter os incinerado completamente. Enquanto a família encontrou alguns restos mortais em meio aos destroços, eles não apresentavam sinais claros de danos feitos por fogo e podem ter sido roubados de um cemitério e plantados lá. Teoriza-se que o fogo foi iniciado como uma distração para raptar as crianças, já que a linha telefônica da casa havia sido cortada e a escada da família foi encontrada em um barranco a metros de distância. Houve numerosos avistamentos de testemunhas oculares das crianças ao longo dos anos, e em 1968, a família recebeu uma fotografia misteriosa de um homem que pode ter sido Louis Sodder já crescido. Infelizmente, George e Jenny morreram sem nunca descobrir a verdade sobre o que aconteceu.
Bônus: O desaparecimento misterioso do escoteiro 
Segundo o Movimento Mães da Sé, cerca de 200.000 pessoas desaparecem por ano no Brasil, sendo 40.000 crianças e adolescentes. Um dos casos brasileiros mais famosos ocorreu no dia 08/06/1985, quando um grupo de 5 pessoas, sendo 4 garotos do grupamento de Escoteiros Olivetanos, cujo número de designação era “240″, mais o seu instrutor e líder, subiram rumo ao Pico dos Marins próximo à cidade de Piquete no estado de São Paulo. Somente 4 dos participantes dessa trilha retornaram. Um deles, o escoteiro Marco Aurélio Simon, desapareceu de uma forma misteriosa e “sobrenatural”, sem deixar qualquer tipo de pista ou rastro.
O menino tinha 15 anos quando desapareceu. Um dos escoteiros se machucou durante a excursão – sofreu uma luxação no joelho, e não podia continuar andando – e Marco Aurélio, como monitor da equipe, se ofereceu para ir na frente do grupo, abrindo caminho em busca de socorro. O escoteiro partiu para sua missão e desapareceu por completo, sem deixar qualquer vestígio. Durante 28 dias, policiais civis e militares vasculharam o pico a pé e com helicópteros, além de mais de 300 voluntários que ajudaram na missão. Nenhum corpo, nenhum pedaço de roupa ou rastro do garoto foram achados. Foi como se Marco Aurélio tivesse “evaporado”. A polícia procurou tão bem e de forma tão minuciosa, que um soldado perdeu uma faca no meio do mata e, na busca do dia seguinte, ela foi encontrada. Depois de várias teorias terem sido descartadas, muitos acreditam que Marco Aurélio foi raptado por alienígenas. O caso continua sem desfecho
(via: revoada/Natasha Romanzoti)