15 de março de 2013

Com Padre Léo na Comunidade Bethânia - 2004

Assistindo reportagens sobre o novo Papa, Francisco I, me bateu uma saudade do Padre Léo, que conheci em 2004 durante um encontro de casais. Por isso, repito postagem de 2009 que conta como conheci pessoalmente um sábio brasileiro, infelizmente falecido em 2007.
 
Tive a honra de participar, junto com outros casais mourãoenses, de um encontro com o Padre Léo, na Comunidade Bethânia, que fica em São João Batista, em Santa Catarina.
 
Três dias junto com o religioso foram o suficiente para aumentar minha admiração pelo homem Léo.
 
Na mesma semana que tinha perdido o pai, morto repentinamente por um ataque cardíaco, ele fez com que os três dias que passamos com ele fossem didáticos, divertidos e tão valiosos que tenho a certeza que aprendi mais nesse curto período do que todos os anos em que frequentei (muito pouco, diga-se) a Igreja.
 
Na foto, Padre Léo aparece entre o Walcir "Dula" e a Silvia, meu irmão e minha cunhada, e a 'minha' Elvira e Eu, logo após o encerramento do encontro.

Walcir 'Dula" F. Lima, Silvia Bandeira Lima, Padre Léo, Elvira Schen Lima e Luizinho Ferreira Lima - São João Batista (SC) - 2004


Léo Tarcísio Gonçalves Pereira
Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, mais conhecido como Padre Léo, (Delfim Moreira, 9 de outubro de 1961 — São Paulo, 4 de janeiro de 2007) foi um sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, (dehoniano).
 

Era cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor.
 

Em 12 de outubro de 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que, hoje, conta com mais de 30 membros e 5 casas espalhadas pelo Brasil, que têm como objetivos acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados.
 

Em abril de 2006, padre Léo começou um tratamento contra o câncer que teve e, mesmo debilitado, esteve presente no evento "Hosana Brasil 2006", da Comunidade Canção Nova, em dezembro, muito abatido pelo tratamento.
 

Têm 23 livros publicados, a maioria editados pela Editora Canção Nova e pela Loyola. O último intitula-se “Buscai as Coisas do Alto”, escrito durante o tratamento contra o câncer. Outros títulos: "Viver com HIV", "A Cura do Ressentimento", "Rezando a Vida", "Famílias Restauradas", etc.
 

Morreu no Hospital das Clínicas em São Paulo de infecção generalizada em conseqüência de um câncer incurado. (Fonte: Wikipedia)

Azam Ali - Abode


Azam Ali é uma cantora iraniana canadense.

Casablanca Videolocadora: Filmes de Tribunal baseados em fatos reais

1. O Vento Será Tua Herança (baseado num julgamento de 1925, quando um professor de biologia violou uma lei estadual ao ensinar a teoria da evolução de Darwin para alunos do ensino médio. o caso causou tanta repercussão que um ex-candidato à presidência dos EUA, um criacionista, foi o promotor de acusação contra um também notório advogado de defesa. no caso real, foi um treinador de futebol que substituiu o professor e deu essa aula. ao contrário do filme, ele teria sido preso de forma voluntária e organizada para chamar a atenção e protestar contra a lei. e outra fato: o promotor não teve um infarto minutos após lida a sentença, morreu em casa seis dias depois)
 

2.  Julgamento em Nuremberg (o filme se baseia no famoso "julgamento dos juízes" ocorrido em 1947 na Alemanha, onde 16 juízes e advogados ligados ao partido nazista são julgados e 10 são condenados a penas variadas - o filme se resume aos 4 juízes condenados à prisão perpétua - numa corte presidida por três juízes americanos - no filme é só o Spencer Tracy. um detalhe: quando o filme foi lançado em 1961 todos os condenados já estavam livres)

 
3.  Um Grito no Escuro (em 1980, numa viagem pelo deserto australiano, um bebê de 10 semanas, filho de um casal religioso desaparece e a mãe alega que viu um dingo - cão selvagem australiano - levá-lo em sua boca. a mãe - no filme a incrível Meryl Streep - é tida como suspeita e só libertada depois de 3 anos e meio quando - no filme - são encontradas roupas do bebê com sangue próximo à toca de dingos. na realidade roupas foram encontradas uma semana depois do ocorrido, mas um casaco de fato foi encontrado mais tarde, além de uma melhor análise da "evidência" do suposto "sangue fetal" encontrado no carro do casal, que não passava de tinta)


4.  Acusados (uma jovem operária solteira sai para beber num bar e acaba sendo estuprada por seis homens, que alegam que ela estava bêbada e provocando. os homens acabam condenados a penas leves após um acordo com a promotora, que no entanto consegue condenar três espectadores do julgamento por incitação. na vida real, a moça, descendente de portugueses, era casada e mãe de duas crianças e todos os indiciados eram imigrantes portugueses. nenhum espectador foi condenado, apesar das reclamações da vítima. quatro dos seis réus foram condenados e libertados um ano depois em condicional. a vítima morreu num acidente de carro seis meses após o julgamento)


5.  O Processo de Joana d'Arc (no ótimo filme de 1962, o diretor francês Robert Bresson reconstitui literalmente o julgamento por heresia da jovem donzela de Orleans em 1491, baseado nas transcrições da época. descreve sua prisão, o interrogatório, o julgamento e a execução. um filme seco, sem espaço para interpretações grandiosas. literal, sem retoques)


6.  As Bruxas de Salém (um ótimo filme, adaptado de uma peça de Arthur Miller, por sua vez baseado em fatos reais, conta a história do julgamento de um grupo de mulheres acusadas de praticar magia negra numa pequena cidade do Massachussetts em 1692. as alterações na história foram com intuito de viabilizar a peça. os diversos juízes envolvidos foram reduzidos a dois, a quantidade de garotas acusadas também diminuiu. o que aumentou foi a idade da menina, de 12 para 17 anos, para ter um caso com um homem adulto, relação que não conta com evidências históricas)

 

7.  Em Nome do Pai (em 1974 uma bomba do IRA mata cinco pessoas num pub inglês e quatro jovens irlandeses são presos e condenados. ao tentar defender o filho, o pai de um deles acaba preso. a imprensa apontou diversas incorreções no filme, como pai e filho dividindo a cela, quando eles nunca estiveram na mesma prisão; dois dos acusados sendo julgados juntos, quando tiveram julgamentos separados; o policial inglês sádico é a combinação de vários torturadores e o pior, uma testemunha-chave que confessou ser o autor do atentado não existiu, trata-se de um elemento ficcional)


8.  Conspiração Americana (logo após o assassinato do presidente Abraham Lincoln em 1865, seis homens são acusados de conspiração e com eles uma viúva, Mary Surrat, dona de uma pensão onde se reuniram e mãe de um dos suspeitos. ela é levada a um tribunal militar empenhado em condená-la, independente da ausência de provas. houve um grande esforço do diretor Robert Redford em manter-se fiel aos fatos, mas com algumas liberdades maniqueístas, limpando a imagem dos Surrats - não têm um escravo no filme, embora fossem sulistas e escravagistas - e enfeiando a imagem dos militares, agindo nos bastidores)

9.  Amistad (em 1939, prisioneiros de um navio negreiro espanhol se amotinam e dizimam a tripulação. ao chegarem na costa americana são levados a um tribunal, onde pleteiam a liberdade para voltar à África, enquanto os espanhóis exigem reaver sua mercadoria, os negros. o julgamento transforma-se numa luta entre abolicionistas e escravagistas. deixando de lado os diversos anacronismos do roteiro, o maior problema do filme é sua visão romântica, o que estava em jogo na ocasião era o transporte de escravos noAtlântico, mas não a escravidão em si, que era consagrada e aceita)

10.  Erin Brockovich (uma mãe solteira de três consegue um trabalho como assistente em uma pequena firma de advocacia descobre inconsistências e coincidências num pequeno caso 'pro-bono' e decide investigar, descobrindo evidências de contaminação química causada por uma indústria de gás e energia, o que a leva a abrir um caso de indenização milionária. apesar de algumas alterações de nomes e valores, o filme parece bastante fiel aos fatos. detalhe, na vida real, o namorado de Erin foi preso por tentar extorqui-la após o sucesso do filme) (via: Lista de 10)

Vídeo chocante: Pescador é eletrocutado dentro de rio. Será um peixe-elétrico?


O peixe-elétrico é um animal tão curioso que parece ser personagem da ficção. Mas não, ele existe de verdade. No Brasil, há o poraquê, típico dos rios da Amazônia e do Mato Grosso. Estas espécies de peixe são muito temidas por serem capazes de gerar eletricidade, dando choque em quem encostar nelas. Um vídeo publicado nesta quarta-feira (13) no YouTube mostra um pescador sendo eletrocutado, aparentemente por um peixe-elétrico. Não conseguimos ver o animal nas imagens, mas é o que diz a descrição do vídeo. Também não temos mais informações sobre o estado de saúde da vítima. E atenção, as imagens são fortes! (via: Bombou na Web)


Turismo: A rota do chocolate no Brasil

 

Fantásticas fábricas de chocolates se espalham pelo país. Tem em Gramado (RS) - muitas, por sinal! - em Campos do Jordão (SP), em Friburgo (RJ), onde funciona também uma maravilhosa queijaria... Já as fazendas de cacau, que também produzem suas delícias, reúnem-se em Ilhéus (BA), que até ganhou um roteiro exclusivo para apresentar as propriedades. Siga as patinhas do nosso coelho. Garantimos que sua cestinha vai voltar cheia de ovos!

Gramado (RS)

 
Nas fábricas da cidade serrana, a entrada é gratuita! Na Chocolates Planalto, uma minifábrica funciona dentro da loja do Centro, apresentando o processo de produção de bombons, tabletes, pastilhas... Já na Florybal, a cascata de chocolate de 200 quilos na entrada da fábrica leva ao corredor por onde os visitantes observam, atrás dos vidros, a produção de delícias como as trufas - são mais de 30 sabores! Na Prawer, a visita é bem rapidinha, cerca de dez minutos, mas mesmo assim, todos precisam colocar touca nos cabelos - a produção é vista de pertinho! Dá para acompanhar o trabalho dos artesãos (sim, tudo é feito à mão), que agora decoram as iguarias com desenhos para a Páscoa. Ao final, há degustação de chocolatinhos!

Em tempo: de 14 a 31/03 acontece a Chocofest, com desfiles, paradas, exposições e shows artísticos tendo a delícia como tema! Os eventos acontecem na Rua Coberta e na Avenida das Hortênsias. E na vizinha Canela também tem atrações e guloseimas de Páscoa!

Nova Friburgo (RJ)
 
A produção na Queijaria Suíça é toda artesanal e tem somente uma máquina, que tempera o chocolate. O restante fica por conta de três funcionários, treinados pela Nestlé. O processo pode ser acompanhado de perto, através dos vidros: o chocolate é derretido em banho-maria e colocado no mármore para a temperagem, que é o segredo para que fique macio e brilhoso. Depois é batido - tudo na mão! Entre as especialidades estão as trufas de vários sabores. As delícias são vendidas na loja ao lado da fábrica e, como o local, originalmente, é uma queijaria, ainda dá para encher o carrinho com queijos deliciosos!

Campos do Jordão (SP)
 
Na Chocolate Araucária, a produção é acompanhada de dentro da loja, que é toda envidraçada. Também na loja funciona um pequeno espaço cultural, onde a história do chocolate enche os olhos através de um vídeo. A visita, gratuita e simples, não tem acompanhamento de guias. Ao fim do passeio, é hora de encher a cestinha com línguas de gato, trufas, bombons, cremes de avelã...

Vila Velha (ES)
 
Na Fábrica da Garoto, o Chocotour dura uma hora e meia por entre os - chocodutos -, que se estendem por seis quilômetros dentro da fábrica. Enquanto as informações sobre a fabricação dos bombons são apresentadas, há paradas para degustação! O processo é bem tecnológico: é possível ver máquinas que embalam até 1.250 unidades por minuto. Para fazer o trajeto na área industrial é preciso estar de calça comprida, blusa de manga e tênis. E fazer reserva!

Caçapava (SP)
 
Na Fábrica da Nestlé, o tour Chocolover começa em uma plantação de cacau virtual e segue por outras dez etapas - entre elas, moldagem e recheio - com painéis interativos, sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de pequenos vídeos que contam um pouco da história dos principais chocolates da empresa. Filmes de campanhas memoráveis também estão em cartaz. O passeio, de uma hora e meia, é feito através de uma passarela em aço e vidro que percorre todo o interior da fábrica - dá para ver como são feitos o Alpino, o Prestígio, o Chokito, o Charge e o Suflair! O passeio termina na lojinha, com todas as doçuras produzidas no Brasil! É preciso agendar a visita no site da Nestlé.

Ilhéus (BA)
 
A primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste - Chocolate Caseiro - está a apenas oito quilômetros do centro da cidade. Por lá, dá para acompanhar um pouco do processo de produção das delícias, vendidas na lojinha ao lado. Aproveite para visitar as fazendas produtoras de cacau, responsáveis por guloseimas tão divinas! Na Fazenda Primavera, parte das sementes é aproveitada para a confecção de chocolate caseiro, servido aos visitantes depois do tour pelas plantações de cacau. Já na Fazenda Vitória, os turistas acompanham as técnicas de produção desde a secagem das amêndoas de cacau até o produto final, com direto, claro, à degustação de chocolates finos! (via: Férias Brasil)

14 de março de 2013

Gerson Maciel, o Bombachinha

Ele era ainda um aluno do Colégio Unidade Polo quando o professor Idê nos apresentou e pediu uma chance para que o Gerson Maciel tentasse realizar o seu grande sonho, o de ser locutor de rádio. Passados quase trinta anos, tenho muito orgulho de vê-lo recebendo prêmios como o melhor locutor da cidade. Esse não é o primeiro prêmio que ele recebe, mas vibro sempre e da mesma forma e, claro, relembro quando o recebi nas acanhadas instalações da Rádio Colméia AM, em cima do Cine Plaza (atual igreja do Edir Macedo). A Colméia é a primeira e a única empresa onde o Maciel trabalhou.

Conhecido também como Bombachinha por gostar muito da cultura gaúcha, Gerson é gente boa demais, muito bem casado e pai de uma lindo casal. Único senão é torcer pelo Mengão (gaúcho flamenguista!!!???). Clique na imagem para ampliar.

Gerson Maciel com a filha - Campo Mourão/2013
   

Craig David and Sting - "Rise and Fall"

Perdida por uma careta


(via: Os Primitivos )

Instantâneos








Sujou, moderninho...!!!


13 de março de 2013

Do álbum da Elsa Quandt

Do álbum da Elsa Luiza Quandt, fotos mostram ela em Assuncion, no Paraguay, durante lua de mel no final dos anos 1970, outra do começo dos anos 1980 ao lado do saudoso Eli, falecido em 2000, e das filhas Fernanda, Gabriela e Carolina. A terceira mostra Elsa ao lado de amigas mourãoenses em recente visita que fez a Campo Mourão.

Atualmente ela se divide entre Curitiba, onde reside, e os Estados Unidos, onde mora a filha Carolina. Clique nas imagens para ampliar.

Elsa - Assuncion/Paraguay


Fernanda, Eli (in memorian), Gabriela, Elsa e Carolina - Irati/PR - anos 1980


Semeire Vecchi, Elsa Luiza Quandt e Lenice Fortini Spoladore - C. Mourão/PR - 2013

Genesis - "Mama"


Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Nocaute duplo empata combate de MMA de 14s na Califórnia; assista


Brandon Alexander e Aaron Britt se enfrentavam pelo Galaxy Fight Night IV, na California, quando ambos os lutadores acertaram duro e duplo golpe e caíram em um KO incrível. A luta inusitada acabou em apenas 14s. (via: Espn Brasil e You Tube)

Separados no Nascimento: Jackson and Dogson


Mágico transforma café em moedas

Este jovem mágico russo fez um desabrigado acreditar em milagres com seu truque transformando café em moedas, ele até explicou que era mágico mas o desabrigado ainda continuou extasiado sem entender direito o que tinha acontecido. (via: Sedentário)


12 de março de 2013

Dois momentos do Jayminho Bernardelli

Cícero Jayme Bernardelli - Campo Mourão/1970
Amigo meu afirmou que não lembrava do Jayminho. "Esse de quem você vive 'filando' fotos para o seu Baú", disse ele. Posto, então, duas fotos para mostrá-lo e avivar a lembrança do meu amigo (Pior. Esqueci quem esqueceu ou não lembra do Jayminho... hehe).

Jayminho vive em Rondonópolis (MT), mas não perde o contato com nossa cidade. Ele é casado com a bela Lenise Pretel, filha da querida professora Ruth. 

Para nossa sorte, ele é apaixonado por fotografias e não perde a oportunidade de registrar encontros com amigos. Seu álbum no Facebook é um tesouro. Clique nas imagens para ampliar.

Jayminho e a esposa Lenise Pretel - 2012


Earth, Wind and Fire - "Boogie Wonderland"


O Earth, Wind and Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como Funk, RB, Disco Music e Soul. 

Boogie Wonderland é parte da trilha sonora do filme Intocáveis (ver postagem abaixo).

Intocáveis, o filme francês que educa, emociona e diverte!

Já assistiu o filme Intocáveis? Não aquele com o Kevin Costner, mas um francês de 2011 que conta a relação entre um tetraplégico milionário e um negro bad boy, que acaba contratado para cuidar do cadeirante... Assista, vale a pena!

Baseado numa história real, é o filme francês mais assistido no exterior em toda a história. Ele vai te emocionar e divertir. Sem falar do show de atuação dos atores principais: François Cruzet e Omar Sy. Separei dois clips que gosto muito. Assistam!




Bateria do celular: dicas e tabus sobre este polêmico componente


A bateria do celular pode viciar se ela ficar conectada muito tempo? Fazer uma carga completa aumenta o rendimento dela? O TechTudo fez uma lista com as principais dicas e tabus sobre a bateria dos celulares e smartphone. Saiba como preservar a bateria do seu telefone e o que não se deve fazer com ela neste especial. Confira reportagem do Tech Tudo!


Bateria da Samsung: uma das mais criticadas no mercado (Foto: Allan Melo / TechTudo)

- Cargas completas aumentam a durabilidade da bateria
Esta é uma dica com fundamento, sem nenhum tabu. Se você puder usar o celular até a bateria descarregar e der uma carga completa em seguida, o componente pode durar mais. Sabemos que nem sempre é possível fazer isso, mas no caso dos smartphones com tela touch, que consomem muita bateria, é recomendado dar uma carga completa pelo menos uma vez por mês.

A bateria dura mais porque ela pode ser feita de materiais como Lítio-Polímero, Íon-Lítio, Níquel-Híbrido e Níquel-Cádmio. Pequenas cargas enfraquecem a capacidade do componente. Já as grandes cargas mantêm o nível de funcionamento.

- Desligue o telefone se não tiver sinal
Este também não é um tabu, mas sim uma dica preciosa. No Brasil é comum as operadoras não funcionarem direito em determinados pontos da cidade. Quando o smartphone perde o sinal, ele gasta mais bateria tentando procurar a rede
Na prática, o que o telefone faz é aumentar o ganho de sinal internamente, tentando à todo custo obter o mínimo de potência necessária para reestabelecer essa conexão. Com o aumento do ganho, aumenta o consumo da bateria e a temperatura interna do aparelho.
Uma maneira sábia de evitar esse gasto de energia desnecessária é simplesmente desligar o celular. O mesmo procedimento vale se você quer apenas acessar a internet e o 3G não está funcionando, ou não há sinal Wi-Fi disponível. Se o celular estiver procurando uma conexão sem fio e não puder conectar, ele vai gastar mais bateria procurando sinais mais distantes.
No caso do 3G ele poderá até permanecer conectado, mas se o sinal estiver ruim a qualidade da conexão estará comprometida. Não vale a pena o gasto e o desgaste que isso pode causar à bateria. Deixar a conexão Bluetooth ligada também é outro erro. Se não estiver usando, desligue-a.

- Cuidado com a temperatura da bateria
Colocar a bateria em locais quentes é um tabu e não é discutido corretamente. Normalmente as pessoas acreditam que o material pode explodir se colocado em uma temperatura mais alta.


Bateria da Nokia: famosa por durar bastante tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Isso não é totalmente mentira, mas muitas baterias de Lítio-Polímero foram construídas para não estourarem de maneira nenhuma. Mas mesmo com esse material peculiar, acidentes podem acontecer.

Outra dica válida no caso de aquecimento de celulares é que nem sempre a bateria aquece quando apenas exposta ao sol. Um local que desgasta o componente é o bolso de sua roupa. Como ele está em contato com seu corpo, a tendência é que o local tenha uma temperatura razoavelmente elevada, suficiente para causar danos ao componente.

- Evite utilizar as funções de câmera e vídeo do celular
Esta é outra dica, e não um tabu sem fundamento. Você pode desconfiar dessa verdade olhando as especificações de energia de cada um dos aparelhos. Um meio rápido de aquecer o aparelho e a bateria, desgastando-os, é ativar constantemente a câmera de fotografia ou ver muitos vídeos do YouTube. As imagens em movimento reduzem o rendimento da bateria para cerca de um terço.

Um desgaste de energia nesse nível compromete a vida-útil da sua bateria. Portanto, só veja vídeos se for realmente necessário. Se você ficar, por exemplo, tentando acessar o YouTube com uma conexão ruim, só vai gastar energia.

A culpa disso, obviamente, é o excesso de consumo de energia interno: a tela precisará ter potência para trocar todos os píxels rapidamente; o processador para entregar os dados; o modem para receber o sinal; e o canal de áudio para entregar tudo com qualidade. Ou seja: você estará utilizando quase todos os recursos do telefone ao mesmo tempo.

- Vale a pena substituir a bateria?
Este é um tabu que não é tanto discutido. Muitos generalizariam a resposta dizendo que “vale a pena” ou que “não vale de forma alguma”. A real dica nesses casos é verificar o quanto será gasto para fazer a manutenção do smartphone. Aparelhos Android são mais fáceis de serem desmontados e seus componentes podem ser comprados separadamente. Aparelhos da Apple são mais difíceis de serem desmontados e é sempre bom consultar uma revendedora para se informar melhor.

Se o aquecimento da bateria comprometeu outros componentes, como a placa-mãe do aparelho, talvez seja o caso de você trocar de celular. Nesses casos, não se trata apenas de um problema de energia, mas sim da inutilização do gadget. Por outro lado, um baixo desempenho de bateria pode ser facilmente resolvido com a troca dela, sem precisar gastar mais comprando um telefone novo.

Boas notícias sobre chocolate. Aproveite

Thinkstock


Uma boa notícia para aqueles que desejam aproveitar as delícias da Páscoa: chocolate faz bem à saúde. Quando consumido com moderação e dentro de um plano alimentar equilibrado, o chocolate meio amargo, por ter grande concentração de cacau e maior quantidade de flavonoides, oferece benefícios à saúde.

 Confira nove benefícios do chocolate amargo:

1 – Valor nutricional.  O grão do cacau além de oferecer energia, fornece os minerais: magnésio, cálcio, ferro, cobre, zinco, potássio e as vitaminas: B1, B2, B3, C , proteínas, gorduras, cafeína e flavonoides.

2 – Alto poder antioxidante. É uma excelente fonte dos flavonoides catequinas, epicatequinas e do antioxidante teobromina. Os flavonoides têm ação antioxidante, inativando radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Um estudo publicado em 2006  por Ding E.L e colaboradores, na revista Nutrition & Metabolism, mostrou que o chocolate amargo tem maior ação antioxidante comparado com outros alimentos, como o chocolate ao leite, vinho e chá preto.

3 – Melhora a memória e função cognitiva cerebral. É fonte de cafeína, elevando a disposição mental e melhorando a função cognitiva cerebral. Um estudo interessante publicado no ano passado, estabeleceu uma relação entre países que consomem mais chocolate com o maior número de vencedores do prêmio Nobel. Essa pesquisa foi divulgada em 2012 no periódico The New England Journal of Medicine. O autor do estudo,  Dr Franz Messerli encontrou uma relação significativa entre o consumo de chocolate per capita e o número de prêmios Nobel em cada dez milhões de pessoas em 23 países avaliados.  Vale ressaltar que a alimentação dos  ganhadores dos prêmios não foram avaliadas individualmente.

4 – Proteção cardiovascular. Pesquisas mostram que o chocolate amargo pode ser um aliado na proteção da saúde do coração. Um estudo de 136 publicações, divulgado na revista Nutrition & Metabolism por Ding, E.L e colaboradores concluiu que os flavonoides presentes no cacau e no chocolate, oferecem proteção contra doenças cardiovasculares. Segundo os estudos, os efeitos benéficos no risco dessas doenças é por meio da diminuição da pressão sanguínea e a diminuição do LDL colesterol (ruim).  Na revista Archives Internal Medicine, em 2007, TAUBERT, D e colaboradores, publicaram uma  análise de cinco estudos, mostrando que o consumo de cacau reduziu a pressão sistólica e diastólica. Nesses estudos 173 indivíduos foram analisados.  Uma pesquisa acompanhou durante 15 anos, 470 pacientes pré-hipertensos ou no estágio inicial da doença. A amostra que consumiu chocolate escuro (amargo) teve prevalência de hipertensão reduzida, o interessante é que não houve alteração do peso corporal, nem dos padrões de glicemia e lípides séricos nos indivíduos avaliados. O chocolate amargo pode também ajudar a reduzir o risco de AVC e ataque cardíaco em indivíduos com predisposição à doenças cardiovasculares, é o que os pesquisadores, ZOMER, E. e colaboradores  da Universidade de Melbourne concluíram e publicaram em 2012 na revista British Medical Journal.

5 – Ação anti-inflamatória. Em 2005, RAMIRO, E. e colaboradores, pesquisaram na Universidade de Barcelona os efeitos do extrato de cacau, e concluíram que o alimento inibe a secreção de citocinas pró-inflamatórias, como o fator de necrose tumoral (TNF)-alfa, interleucina (IL)-1 e do RNAm da IL-6, evidenciando que os flavonoides presentes no cacau podem modular processos inflamatórios.

6 – Reduz glicemia (açúcar no sangue). Na revista Nutrition, em 2007, um estudo mostrou a redução dos níveis sanguíneos de glicose em ratos que receberam a suplementação com licor de cacau por 3 semanas. A sensibilidade ao hormônio insulina também foi aumentada após 15 dias do consumo de chocolate amargo rico em flavonoides, é o que concluíram pesquisadores que publicaram o estudo na revista Journal of Nutrition, em 2008.

7 – Combate a ansiedade.  Um estudo publicado na revista Journal of Proteome Research em 2009 pelos pesquisadores MARTIN, F. P.J e colaboradores, mostrou que o consumo de 40 gr de chocolate com alto teor de cacau (75%) durante 14 dias foi capaz de reduzir a excreção do hormônio cortisol e catecolaminas em indivíduos ansiosos.

8 – Melhora o humor. É o alimento que exerce maior impacto positivo no humor, isso porque estimula a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem estar e prazer.

9 – Redução do IMC (índice de massa corporal). Isso você não imaginava, mas é verdade. Parece paradoxal, já que o chocolate está associado ao aumento de peso. Entretanto, no ano passado, pesquisadores da Universidade da Califórnia estudaram 1081 homens e mulheres e concluíram na revista Archives of Internal Medicine que o consumo regular (duas vezes por semana) moderado de chocolate amargo não resulta em ganho de peso, pelo contrário na amostra dos indivíduos estudados apresentaram inclusive redução do IMC.  Os autores não souberam relatar ao certo o mecanismo que resultou nessa redução do IMC.  No entanto, considerando os benefícios mostrados pelos outros estudos apresentados, vale a pena considerar a opção do chocolate amargo para de vez em quando adoçar a boca após as refeições.

Orientações práticas:

- Salpique cacau em pó nas frutas e sobremesas.

- Enriqueça vitaminas de frutas, Shakes ou Smoothies com um pouco de cacau em pó, preferencialmente orgânico.

- Opte pelo cacau ou chocolate meio amargo, pois a quantidade de substâncias benéficas é muito superior ao chocolate ao leite.

- Consuma vagarosamente, saboreando cada pedaço, o que ajudará a não exagerar a quantidade.

- Congele quadradinhos de chocolate meio amargo e consuma aos poucos, o que ajudará a não consumir a barra inteira, e prolongará  o tempo de saborear.

- Para colher o benefício, a quantidade mínima/dia deverá ser  25 gr e a máxima de 40 gr – e o chocolate deverá ser amargo ou meio amargo. Melhor ainda a versão sem açúcar, principalmente para diabéticos ou pessoas que estão num programa de redução de peso.

- Opte por versões com castanhas, avelãs ou amêndoas, que elevam ainda mais o valor nutricional do alimento.

- Derreta o chocolate amargo e derrame em frutas picadas, como banana, morango, melão, abacaxi e manga. Funciona como incentivo ao consumo de frutas, para crianças e adultos que não têm por hábito o consumo de frutas.

- Observação: o chocolate branco não tem benefícios, considerando que é a  presença do cacau que confere a qualidade ao alimento. (via: Veja/Viver Bem)

11 de março de 2013

Fiéis escudeiros, cães protegem criança perdida em noite fria

O programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão, mostra uma verdadeira história de amizade entre o ser humano e os cães. Por volta das 18h30, o pequeno Vítor saiu de casa para brincar e resolveu visitar a tia. Mas no meio do caminho ele se perdeu. A noite caiu, Vítor não apareceu e a família dele ficou desesperada. Praticamente toda cidade de Pinheiro Preto (SC) foi mobilizada para encontrá-lo. Bombeiros só acharam o menino na manhã seguinte em uma lavoura de soja. Apesar de ter sofrido com o frio, ele não teve medo, já que esteve o tempo todo protegido pelos seus melhores amigos, os vira-latas Lili e Fred. Veja!

Guitar Quartet - "Tico Tico no Fubá"

De afta a micose: veja como evitar e tratar cinco problemas comuns

A maioria dos problemas pode ser tratada em casa!

Toda vez que surge uma afta ou terçol você fica na dúvida sobre como eles foram parar ali e qual a melhor forma de tratar estes problemas? A seguir, confira dicas do clínico geral Luiz Roberto Fernandes, do Hospital São Francisco, para evitar e tratar aquelas situações do dia a dia que podem acabar com o seu humor.

    Aftas
    Não existe uma causa definida para a afta, mas deficiência de vitamina B12, estresse emocional, doenças do sistema digestivo, acidentes durante a escovação dos dentes e reações alérgicas às bactérias da cavidade oral podem estar associadas ao seu surgimento. O problema é mais comum em mulheres, mas 20% da população irá apresentar o problema em algum momento da vida. Vale ressaltar que os machucados característicos das aftas podem causar dor, ardência e dificuldade para engolir, nas não são contagiosos.
    Como evitar: não existe uma forma de prevenir o problema, mas se as aftas costumam surgir com certa frequência, evite alimentos ácidos e faça uma boa escovação dos dentes.
    Tratamento: em geral, inclui aplicação de antissépticos orais, anestésicos e pomadas de uso local com analgésicos, além de medicações para diminuir a acidez do estômago. No entanto, se o problema persistir, é preciso consultar um dentista, já que casos de câncer de boca podem ter início em lesões esbranquiçadas semelhantes às aftas.  
   
    Queda de cabelo
    
     É comum perder até 100 fios ao dia. Quando a queda ultrapassa essa média, é possível perceber o acúmulo de cabelo nas roupas, pentes e escovas. As principais causas da queda de cabelo são estresse emocional, anemia, dermatite seborreica e alterações hormonais, como hipotireoidismo, além de doenças imunológicas, que incluem o lúpus eritematoso sistêmico.
    Como evitar: a melhor forma de evitar a queda de cabelo é descobrir sua causa. Cuidar do couro cabeludo, evitando caspa, descamações, feridas e coceiras também é uma boa forma de evitar o problema, caso ele não esteja relacionado a alguma doença.
    Tratamento: depende da causa do problema. Em mulheres anêmicas por deficiência de ferro, a reposição do mineral é fundamental para o tratamento. Nos casos de hipotireoidismo é necessário fazer reposição de hormônio da tireoide. Nos homens, Minoxidil e Finasterida já são largamente utilizados em pacientes com queda precoce de cabelo.
   
    Terçol
    Terçol é a infecção de uma pequena glândula localizada na extremidade da pálpebra, no mesmo local onde estão os cílios (terçol externo) ou de uma glândula que está dentro da pálpebra (terçol interno). Em geral, é causada por uma bactéria, deixando a pálpebra inchada, vermelha e dolorosa. No local se forma uma massa redonda e endurecida, que pode se romper e liberar pus, aliviando os sintomas desagradáveis.
     Como evitar: estresse e má alimentação podem facilitar o surgimento do terçol, assim como o uso de maquiagem nos olhos por tempo prolongado ou a falta de uma correta limpeza do local. Produtos fora do prazo de validade também podem irritar a região e provocar o surgimento do terçol.
    Tratamento: na maioria dos casos, o terçol desaparece sozinho entre três e cinco dias após seu surgimento. O tratamento é feito através de compressas com água morna, anti-inflamatórios, e pomadas com antibióticos locais. Se o problema não responder ao tratamento após duas semanas pode ser necessário fazer sua remoção através de uma drenagem cirúrgica, portanto, procure um médico caso o problema seja persistente.
   
    Caspa
    A caspa pode surgir em locais onde as glândulas produzem mais suor, como couro cabeludo, axilas e virilha. O problema pode estar relacionado ao surgimento de fungos, mas não é contagioso. As lesões costumam causar coceira e descamação da região.
    Como evitar: alterações hormonais, higiene inadequada, estresse, transpiração e oleosidade em excesso estão entre as possíveis causas para o problema, mas não existe uma forma eficaz de prevenção para o problema.
    Tratamento: inclui o uso de xampus e produtos capilares à base de antifúngicos (cetoconazol) e piritionato de zinco, que podem eliminar os fungos e diminuir a descamação.
   
    Micoses
    As micoses são infecções de pele contagiosas causadas por fungos em áreas superficiais da pele. São chamadas de “tineas” ou “tinhas” as infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.
    Como evitar: a melhor forma é manter bons hábitos de higiene. Evite permanecer com roupas de banho molhadas por muito tempo, seque bem todas as dobras após o banho (axilas, virilha e entre os dedos dos pés), evite usar objetos pessoais de outras pessoas (roupas, calçados, pentes, chapéus e bonés). O uso de roupas sintéticas e muito justas também pode favorecer o surgimento do problema, assim como o uso de sapatos fechados por longos períodos.
    Tratamento: depende muito do tipo de micose. Em geral, o tratamento local é feito com o uso de cremes dermatológicos específicos. Para resolver o problema é preciso seguir o tratamento por 30 a 60 dias, mas as micoses das unhas são persistentes e podem necessitar de até 12 meses para desaparecer. Nunca interrompa o tratamento quando os sintomas cessarem, já que o fungo pode estar instalado nas camadas mais profundas da pele.  (via: Saúde GNT)

Um em cada dez apps na Google Play Store é malware, alerta pesquisa

Em uma pesquisa da Trend Micro, empresa voltada à proteção contra códigos maliciosos em sistema operacionais e servidores, descobriu-se que dos 2 milhões de aplicativos disponíveis para Android, quase 25% é um malware, sendo que dentre os 700 mil apps oferecidos pela Google Play Store 10% um aplicativo malicioso.

Veja dicas de segurança para proteger seus dados e fotos do celular

Malware é um termo nascido do inglês “malicious software” que caracteriza apps criados para se infiltrar em nas plataformas alheias de forma ilícita, e com o objetivo de danificar ou roubar informações. Desta forma, cavalos de troia  vírus, worms, spywares e até softwares com falha de programação são alguns dos tipos de malware que podem ser encontrados.
 

Dentre os aplicativos disponibilizados na loja oficial da Google, 10% é um malware (Foto: Reprodução/ Google Blog)

Dentre todos os aplicativos existentes para Android desde outubro de 2012, 293.091 foram classificados como maliciosos e 150.203 de alto risco. Destes, 68.740 estão disponíveis na loja oficial da Google, enquanto os outros são oferecidos por lojas de terceiros, principalmente da Rússia e da China.

O sistema Android é vítima de tão grande quantidade de malware principalmente por dois motivos: é uma plataforma aberta que permite instalar aplicativos a partir de qualquer lugar e, segundo relatórios da empresa de pesquisas tecnológicas Gartner, no final de 2012, 70% do mercado de smartphones utilizava o sistema operacional da Google.

De acordo a publicação do direitor de pesquisas de segurança da Trend Micro, Rik Ferguson, a Microsoft demorou 14 anos para atrair um volume de código malicioso que o sistema Android adquiriu em menos de cinco. “Há certo ceticismo junto de uma forte convicção de que a indústria de segurança pode estar vendendo soluções para um problema que não existe”, afirma Rik, “ou se essa segurança só existe em países distantes e com lojas que oferecem poucos aplicativos”.

No entanto, segundo uma declaração do conselheiro de segurança da F-Secure Labs, Sean Sullivan, para o site Stock House, a nova versão do sistema operacional da Google, o Android 4.2 (Jellybean), é mais seguro e impede ação de muitos malwares.

Dessa forma, apesar de não possuir a segurança da plataforma da Apple ou do Windows Phone, as previsões são de que até o final de 2013 as altas porcentagens de aplicativos maliciosos no sistema Android diminuam. (via: Tech Tudo)

Mineirinho e o 50 tão de cinzz

    Quatro cumpanheiros mineirinhos costumavam ir pescar há vários anos juntos.

    Só que este ano, a muié do Tião bateu o pé e disse que ele não ia, e pronto.

    Ele ficou muito brabo, e ligou para os cumpanheiros dizendo que não poderia ir na pesca este ano.

    Dois dias depois, os cumpanheiros chegaram na beira do rio.  E quem lá estava, já com a pescaria toda arrumada?

    Tião, em pessoa!

    Os cumpanheiros de pesca logo perguntaram: Uai Tião, cê disse qui num vinha, qui a patroa num tinha dexado...Qui conticeu?

    Ele disse, é simplisss:

    Onti, ela acabô di lê um tar di livro  "50 tão de cinzz" i aí me levô pru quarto.

    Lá, tinha umas argema e umas corda em cima da cama.  Aí ela mandô eu argemá e marrá ela.

    Aí ela falô dess jeito: agora faiz o cocê quisé...

    Num pensei duas veiz.

    Peguei as traia e vazei.

   (enviada pelo Ivan Sergio Bonfim - Curitiba/PR)