22 de fevereiro de 2013

Nilmar e Caio no Ecoestádio

Foto do último dia 16, enviada pelo Nilmar Piacentini, mostra o engenheiro mourãoense e o amigo Caio nas arquibancadas do Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, onde foram assistir a partida entre o Atlético Parananense, time do Nilmar, e o J. Malucelli, time de alguns poucos e que se chamava Corinthians Paranaense até recentemente.

Nilmar conta que arrastou o Coxa-branca Caio para assistir a peleja, isso depois de uma peladinha e de belo almoço. Clique na imagem para ampliar.

Caio e Nilmar - Ecoestádio - fev/2013
 

Elis Regina e Milton Nascimento - "Caxangá"


Grávida de Maria Rita, Elis Regina participa do especial de Milton Nascimento na TV Bandeirantes. 1977

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana






Não basta ser pai...




"Sanduícharte", criação do designer, ilustrador e pai David Laferriere. Desde 2008, ele cria e fotografa um desenho diferente no saco que embala o lanche que seus filhos levam à escola. "Cada desenho leva de 5 a 7 minutos, menos tempo que para fazer o lanche", disse ele ao site Gizmodo. As fotos dos desenhos estão no Flickr do artista.



Publicado no UOL Notícias. Dica do André Peterson Fell

Receita de repelente caseiro

Enviada pelo Juma Durski, receita serve inclusive contra o mosquito da dengue:

Ingredientes:
500 ml de álcool;
10 g de cravo da índia;
100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
 
Modo de preparo:
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal e agitando ligeiramente.
 
Modo de uso:
Passe 2 gotas nos braços e nas pernas diariamente e reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se.

21 de fevereiro de 2013

São Paulo tem o Ganso, os Trinta Urubu

Enviada pelo Nilmar Piacentini, foto mostra toda elasticidade do Edson, conhecido nos meios futebolísticos como Urubu. 

Edson é amigão desde os tempos do Colégio Estadual, lá nos anos 1970. Depois de anos morando na vizinha Umuarama, ele voltou para Campo Mourão e para o nosso convívio no Clube dos Trinta.

Bom de bola, mas ruim de preparo físico, assim como todos lá no Clube, dia desses ele foi fazer uma jogada de efeito, se enrolou todo e não escapou da gozação do Lambari: "Você é Urubu e não o Ganso, não inventa". Clique na imagem para ampliar.

Edson Leite Medeiros, o Urubu - Clube dos Trinta - C. Mourão/2013



Bobby Womack e Lana Del Rey - "Dayglo Reflection"


Robert Dwayne "Bobby" Womack (04/03/1944) é ​​um cantor e compositor americano, ativo desde os anos 1960. Em 2009, Womack foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame.

Elizabeth Woolridge Grant (Nova Iorque, 21/06/1986), mais conhecida pelo nome artístico Lana Del Rey, é uma cantora, compositora e modelo norte-americana.

O sábio falou:


'só farta dizê que é feique'!!!


Café da manhä no Mosteiro de São Bento, em São Paulo


Antonio Carlos Custódio, velho amigo e parceiro dos primeiros anos do handebol em Campo Mourão, enviou essa matéria, que infelizmente não consegui identicar o autor, que fala de um passeio agradável e delicioso que podemos fazer visitando o Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Confiram:

Se você mora em São Paulo ou pretende ir lá por algum motivo, vai aí uma excelente opção para um ótimo brunch no Mosteiro de São Bento e, ainda, por cima, ouvindo um canto gregoriano.



Comandado pelo Buffet Lia Tulmann, o brunch oferece um cardápio tão bom, mas tão bom, que só não dá para chamar de pecado porque um dos monges já se encarrega de fazer uma oração antes de começar a comilança - no mínimo porque ele já sabe que o que virá, a seguir, será pura tentação. 




a mesa de doces é composta de: compoteiras com baba rum e sagu de vinho e seus acompanhamentos (calda de maracujá e um impressionante zabaione); merengata de morangos; mousse de coco e baba de moça; torta Leia de framboesas e chocolate; mini docinhos; mini pudim de Ovomaltine; frutas frescas da estação; suco de laranja, chá, café e as maiores delícias feitas na padaria dos monges - os bolos Dom Bernardo, Laetare e Santa Escolástica (olha eles lá embaixo).

 

E já que o que é bom não deve mesmo se tornar corriqueiro, o programa acontece apenas no último domingo de cada mês e os convites custam 99 dinheiros o que com certeza já não torna o passeio corriqueiro mesmo. 

Os lugares são limitados e concorridos,  e por isso devem ser reservados com antecedência no próprio Mosteiro ou através do telefone  (11) 2440-7837  (11) 2440-7837, com a Silvia.

Ao final do programa, não deixe de passar na lojinha da padaria dos monges para levar pra casa as delícias feitas por lá. Na foto, os minibolos mais cobiçados como: Santa Escolástica com maçã e nozes; Dom Bernardo com chocolate e café; e Laetare de amêndoas. 


Brunch é uma refeição de origem Britânica que combina o café da manhã (pequeno-almoço) (breakfast em inglês) com o almoço (lunch em inglês).

20 de fevereiro de 2013

Camisa 10 Futsal - anos 1980

Do álbum do Zinha, no Facebook, foto tirada no ginasinho "JK" mostra equipe do Camisa 10 que disputou campeonato mourãoense de futsal, nos anos 1980.

Camisa 10 era marca registrada do Pedro Cordeiro, que, fosse futsal ou futebol de campo, era com esse nome que ele registrava sua equipe nas competições. Na foto, inclusive, Pedro aparece ao lado dos manos Dirceu e Dorival e do sobrinho Zinha

Moacir, Luizinho e Paulinho eram fiés 'escudeiros' do Camisa 10, jogavam muito no campo e 'mandavam bem' no futsal. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Dirceu Cordeiro, Helmer "Mineirinho" José Gonçalves, Luiz Alberto "Zinha" Cordeiro e Dorival Cordeiro
agachados: Luiz Carlos "Luizinho" Gonçalves da Silva, Moacir Moisés Uliane, Paulinho e Pedro Cordeiro
 

Madeleine Peyroux - "Dance me to the end of love"


Madeleine Peyroux (Athens, 1974) é uma cantora de jazz americana, que escreve e interpreta suas proprias composições e letras. É especialmente lembrada por seu estilo vocal, que em muito lembra o estilo da cantora Billie Holiday.

Motivo para não viajar ao lado de um caminhão. Assista



Enviado pelo advogado Sidnei Jardim, vídeo aponta motivo mais do que justificado para nunca ficar ao lado de um caminhão na estrada.

Fatos pouco conhecidos sobre fuso horário

As linhas invisíveis de longitude, o mundo seria um lugar muito diferente. O fuso horário dita para cada pessoa em cada país, entre outras coisas, quando acordamos, quando vamos para a cama, quando comemos e assistimos nosso programa de TV favorito. Mas fusos horários também contêm muitas inconsistências – que você está prestes a descobrir.

GMT x UTC
GMT significa Greenwich Mean Time, ou “Tempo Médio de Greenwich”, e é o ponto de partida padronizado para cada fuso horário no mundo. Ele é medido a partir da linha do Meridiano de Greenwich no Observatório Real em Greenwich, na Inglaterra, e mantém uma posição de Longitude 0,0,0 e Latitude 51, 28, 38N (Norte do Equador). O GMT corre do meio-dia ao meio-dia do dia seguinte.
Desde 1925, o nome GMT foi substituído por UTC (Coordinated Universal Time, ou “Tempo Universal Coordenado”) e o dia agora vai de meia-noite a meia-noite do dia seguinte. O UTC é baseado no tempo atômico e é muito mais preciso do que o GMT, que depende do tempo solar a partir de um determinado ponto na superfície da Terra. A crosta da Terra está se movendo e há variações nos polos, o que significa que o tempo precisa ser “ajustado”, por assim dizer, para manter-se correto. Segundos são adicionados ao UTC para mantê-lo dentro do tempo astronômico. Em casos mais raros, segundos podem ser removidos. O UTC tornou-se o padrão oficial para o tempo do mundo em 1 de janeiro de 1972, mas GMT é o termo mais comum ainda em uso.

Horário de verão
O horário de verão é o processo pelo qual um relógio é adiantado em uma hora para aproveitar ao máximo a mudança das estações e a quantidade de luz solar disponível. No entanto, existem exceções a esta regra. Lord Howe Island, na Austrália, só adianta seus relógios em 30 minutos, em vez da hora completa, tornando-os GMT / UTC +11 no verão e GMT / UTC +10:30 durante o inverno. Onde há menos variação na quantidade de luz do dia, não há necessidade percebida de seguir o horário de verão. Algumas cidades no Brasil às vezes resolvem ficar de fora (no último verão, Salvador não adotou o horário de verão, por exemplo). Havaí e muitas partes da África também não adiantam seus relógios. Em alguns lugares, como o estado americano de Arizona, mesmo que esteja no horário de verão, povos dentro da fronteira, como a Nação Navajo, não o adotam.

Linhas tortas
Em vez de linhas retas e padronizadas de longitude correndo ao redor do mundo, existem muitas irregularidades, com uma variedade de razões para tais desvios. Um exemplo é quando um fuso horário segue a fronteira de um país. Isso ocorre em torno das fronteiras da China e da Índia, sendo que ambos os países têm um único fuso horário para toda a nação (apesar de serem países grandes e isso fazer com que uns amanheçam muito mais cedo que outros, por exemplo).

Fusos horizontais
Fusos horários são baseados no eixo vertical de longitude, porque o nosso movimento em torno do sol significa que ele aparece de leste a oeste, e não de norte a sul. Nem todo mundo segue esse fenômeno natural, no entanto. A grande cidade australiana de Adelaide deveria estar uma hora atrás da capital Sydney, pelo fuso horário vertical estabelecido. Mas, por razões puramente comerciais, a cidade adotou uma diferença de apenas 30 minutos para Sydney, para se manter competitiva. Com isto, algumas áreas da Austrália não reconhecem as medidas de verão do país, dando origem a zonas de tempo vertical e horizontal dentro de sua fronteira.

Mundo sem fuso
Antes da padronização do GMT, o tempo era mantido, não surpreendentemente, pela observação do céu ou sombras no chão. Técnicas para estabelecer o tempo variavam muito. Onde relógios estavam disponíveis, o tempo era definido de acordo com o anoitecer e o amanhecer na região. Este não era um grande problema, porque as limitações de viagens entre grandes distâncias significavam que as diferenças de tempo tinham pouco significado entre os lugares. O advento de melhores comunicações e transportes trouxe também a necessidade para a normalização do tempo.

Sol está em seu ponto mais alto ao meio-dia
Essa afirmação é correta em quase todos os lugares, exceto na China. Há cerca de 240 quilômetros entre o leste da China e a fronteira oeste, mas eles adotaram apenas um fuso horário em todo o país. Em última análise, significa que o sol estará em seu ponto mais alto às 15h00 no extremo oeste do país, e às 11h00 no outro extremo.
Quem quis que fosse assim foi o Partido Comunista da China, que assumiu o poder após o fim da guerra civil chinesa, em 1949. Antes disso, o país tinha cinco fusos horários de fronteira a fronteira: Kunlun, Sinkiang-Tibet, Kansu-Szechuan, Chungyuan e Changpai. O fuso horário comum a todos foi visto como uma maneira de unificar o país e seu povo. Na prática, isso atrapalha as vidas diárias de alguns. Como forma de salvar seu dia, o povo de Xingjiang segue outro fuso horário e começa a trabalhar quatro horas mais tarde do que todos os outros. Afinal, por seguir o fuso horário único, alguns lugares só veem a cara do sol depois das 10h00.

Mais leste, mais tarde
Geralmente, quanto mais para leste você anda, mais para frente ajusta seu relógio. Cada fuso horário geralmente aumenta o seu relógio em uma hora para o próximo. Mas existem exceções. Por exemplo, o Japão está duas horas atrás de Vladivostock, que é para o oeste do Japão. Então, se você viajar da China para Vladivostok sentido leste, você colocará seu relógio para a frente, como o esperado. Se você viajar para o leste novamente a partir Vladisvostok para o Japão, você teria que voltar seu relógio. Qualquer outro caminho a leste significa que o relógio vai para a frente novamente.

Estação Espacial Internacional
Estamos em uma nave em órbita baixa na Terra a uma altitude aproximada de 350 km. Que fuso horário usamos ao pairar sobre o planeta? Infelizmente, nada emocionante, nada “Star Date” (sistema para medir o tempo fictício usado na série Star Trek). A Estação Espacial Internacional utiliza o UTC/GMT.

Conferência Internacional do Meridiano
Esta conferência realizada em Washington (EUA) em 1884 decidiu, através de 25 países votantes, que o GMT seria adotado como tempo padrão no mundo. A votação acabou sendo 22 a favor, 1 contra e 2 abstenções. A República Dominicana (então conhecida como San Domingo) votou contra. Os franceses e os brasileiros tinham preocupações e decidiram abster-se. A França adotou o meridiano de Paris e continuou a usá-lo até 1911 para cronometragem, e até 1914 para navegação. O Brasil argumentou que um meridiano neutro, que não cruzasse os EUA nem a Grã-Bretanha, era preferível – seus representantes acabaram sendo criticados e ouviram uma chuva de “Sempre tem um”.

Fuso horário mundial 
Não seria mais fácil ter apenas um fuso horário no mundo todo? Não seria melhor que o mundo moderno tornasse as coisas mais simples: uma moeda única, uma linguagem universal, um tempo só?
Racionalmente, é mais simples ter vários fusos horários. A Terra gira 15 graus a cada hora e, por essa razão, o mundo é dividido em 24 x 15 zonas compondo um globo de 360°. Cada zona define os seus relógios uma hora mais do que a zona anterior (há exceções). Isso equivale ao sol estar em seu ponto mais alto no céu, em quase todos os países, ao meio-dia. Sabemos que 9h00, em qualquer país, é susceptível de estar claro, e às 22h00, em qualquer país, é susceptível de estar escuro. Daria para ajustar seus relógios por isso. Notáveis exceções a esta regra são países escandinavos mais o norte, os quais possuem 6 meses de dia e 6 meses de noite. (via: Revoada/Natasha Romanzoti)

Fanho no motel

Cliente liga para a recepção do motel:

- Aqui é o Fouza, fecha a conta por favor.
A recepcionista pergunta:
– Qual foi o consumo?
– Dois amendoins, um whisky e uma foda…
– Este último item o senhor tem de acertar com a sua acompanhante!
– Foda limonada, fua idiota!

18 de fevereiro de 2013

Cida, Nelson e a 'bizotada'

Olha só que linda foto da família da Cida e do Nelson Bizoto!!! Vi no Facebook, filei e aproveitei para registrar aqui no Baú. Clique na imagem para ampliar.

Marlon com a filhinha Helô, Milena, Cida, Nelson e Mayara Bizoto

Pink Floyd - "Free Four"


"Free Four" é uma canção escrita e cantada por Roger Waters, do álbum Obscured by Clouds
"Free Four" foi lançado como single em 1972 e conseguiu entrar na lista de top 50 mundial.

As musas dos Beatles

Já faz mais de 50 anos que foi lançado o single Love Me Do, do quarteto de Liverpool que ganhou o mundo e se tornou um dos maiores fenômenos da cultura pop do século 20. Já até falamos bastante disso aqui no blog… Mas será que você conhece as musas inspiradoras dos caras? Saiba que muitas das músicas escritas por eles foram feitas para elas. Então, veja quem são:

Maureen Cox 
A inglesa foi a primeira esposa do baterista Ringo Starr. Eles se casaram em 1965 e tiveram três filhos: Zack, Jason e Lee. Dizem as más línguas que ela teve um caso também com George Harrison…

Barbara Bach 
Além de ter sido bond-girl do filme 007 O espião que me amava, ela é a segunda mulher de Ringo. Os dois se casaram em 1981 e permanecem juntos até hoje.

Pattie Boyd 
Em 1964, ela foi convidada para ser figurante do filme A Hard Day’s Night e acabou figurando também no coração de George Harisson. Eles se casaram dois anos mais tarde e ela foi a inspiração para a música Something. Mas, mesmo com tanto amor, a união acabou em oito anos por causa do ciúme de George e ela foi parar nos braços de Eric Clapton.

Olivia Arias 
Segundo amor de George, ela teve um filho com ele chamado Dhani e esteve ao lado do Beatle até sua morte em 2001.

Cynthia Lennon 
A primeira mulher de John Lennon o conheceu quando ele ainda não era famoso. Juntos tiveram um filho chamado Julian, mas tiveram seu romance interrompido por causa de Yoko.

Yoko Ono
 
Tida pelos amigos de John como uma manipuladora e interesseira, ela começou seu romance com o Beatle enquanto ele ainda era casado com Cynthia. Eles se casaram em 1969 e tiveram um filho chamado Sean.

May Pang
 
Uma americana descendente de chineses que teve um romance com John, de quem era assistente, quando ele estava separado de Yoko, mais ou menos entre o verão de 1973 ao início de 1975. Nada muito sério…

Jane Asher 
Modelo e atriz britânica com quem Paul McCartney teve um relacionamento de cinco anos, entre 1963 e 1968. O Beatle inclusive chegou a pedir a mão da moça em casamento, em 1966, mas, quando ela o encontrou na cama de um hotel com outra, decidiu romper o noivado.

Linda Eastman 
Como essa não flagrou Paul com ninguém, casou-se com ele em 1969 e teve três filhos: Mary, Stella e James. Juntos, eles montaram o conjunto Wings nos anos 70 e ficaram casados até 1998, quando ela faleceu de câncer.

Heather Mills
 
Ela se casou com Paul em 2002, mas as coisas não deram muito certo e a ex-modelo acabou levando US$ 40 milhões do Beatle com o divórcio.

Nancy Shevell 
Se Paul McCartney fosse brasileiro, diríamos que é por isso que ele não desiste nunca e ele se casou recentemente com essa empresária e já milionária. (via: chivalry)

Fazer exercícios físicos intensos não compensa o prejuízo de ficar muitas horas sentado

Estudo mostrou que é melhor para a saúde praticar exercícios físicos moderados, como ficar em pé e caminhar, por um tempo prolongado

Para especialista, aumentar o gasto calórico e reduzir o tempo de inatividade são dois fatores independentes para a manutenção da saúde (Thinkstock)

Não adianta praticar atividade física intensa se a maior parte do dia você é sedentário. Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, publicado nessa quarta-feira no periódico Plos One, é mais benéfico para a saúde fazer exercícios físicos moderados, como ficar em pé e caminhar, por um tempo prolongado, do que praticar uma atividade intensa por pouco tempo, desde que a quantidade de calorias gastas em ambas as atividades seja semelhante.

Participaram do estudo 18 jovens de 19 a 24 anos, de peso considerado normal, que seguiram três rotinas distintas, cada uma durante quatro dias. Na primeira, os participantes deviam ficar sentados por 14 horas diárias e não praticar nenhum tipo de atividade física. A segunda exigia que eles ficassem sentados por 13 horas e realizassem uma hora de exercícios intensos. Na terceira, por fim, eles deveriam substituir 6 horas sentados por quatro horas caminhando e duas horas em pé. Ao término do período de cada rotina, os pesquisadores mediam a sensibilidade à insulina e níveis de lipídios no sangue de cada participante. Esses dois fatores estão relacionados a síndromes metabólicas, como diabetes e obesidade.

Quando seguiram a rotina mais sedentária, os participantes gastaram cerca de 500 calorias (kcal) por dia a menos do que com as outras duas rotinas, que proporcionaram um gasto calórico semelhante entre si.

Os níveis de colesterol e lipídios no sangue apresentaram uma pequena melhora quando os participantes praticaram exercícios intensos durante uma hora por dia, mas a melhora significativa ocorreu quando eles se mantiveram ativos por períodos maiores, em atividades de baixa intensidade. Os melhores níveis de insulina também foram encontrados no período em que os participantes seguiam a rotina de exercícios de baixa intensidade.

Os autores concluem que uma hora diária de atividade física, ainda que intensa, não é capaz de reverter os efeitos prejudiciais à saúde provocados por passar muito tempo sentado, ou inativo.

 "Não é preciso sair andando por 6 horas todo dia"
Hans Savelberg
Professor da Universidade de Maastricht


Qual o impacto desse estudo na vida das pessoas?
Nosso estudo buscou evidências de que apenas o fato de ficar sentado [inativo], independentemente do gasto calorico reduzido que é consequência disso, provoca efeitos negativos para a saúde. Nós conseguimos provar que gastar uma quantidade suficiente de calorias e reduzir o tempo que se passa sentado são duas coisas independents para a manutenção da saúde. Isso significa que uma hora de exercícios intensos não compensa os efeitos negativos de ficar sentado durante o resto do dia.

Para atingir esses beneficios, seria preciso fazer atividades leves por cinco a seis horas diárias, como no estudo?
Nesse estudo nós mostramos que ficar sentado por menos tempo e passar esse tempo fazendo atividades de baixa intensidade é mais benéfico para alguns fatores de risco à saúde do que fazer uma hora de exercício e passar o resto do dia sentado. O conhecimento existente sobre a quantidade minima de tempo 'não sentado' ainda é escasso. Alguns estudos sugerem um intervalo de 2 a 5 minutos a cada meia hora sentado, mas isso ainda não foi demonstrado em estudos controlados. Mesmo assim, isso sugere que não é preciso sair andando por seis horas diárias. Algumas opções podem ser: ir trabalhar de bicicleta, usar escadas em vez do elevador, levantar da cadeira toda vez que fizer uma ligação...

Conheça a pesquisa

TÍTULO ORIGINAL: Minimal Intensity Physical Activity (Standing and Walking) of Longer Duration Improves Insulin Action and Plasma Lipids More than Shorter Periods of Moderate to
Vigorous Exercise (Cycling) in Sedentary Subjects When Energy Expenditure Is Comparable

ONDE FOI DIVULGADA: periódico Plos One
(via: Veja)
QUEM FEZ: Bernard M. F. M. Duvivier, Nicolaas C. Schaper, Michelle A. Bremers, Glenn van Crombrugge, Paul P. C. A. Menheere, Marleen Kars e Hans H. C. M. Savelberg

INSTITUIÇÃO: Universidade de Maastricht, na Holanda

RESULTADO: Os níveis de colesterol e lipídios no sangue apresentaram uma pequena melhora quando os participantes praticaram exercícios intensos durante uma hora por dia, mas a melhora significativa ocorreu quando eles se mantiveram ativos por períodos maiores, em atividades de baixa intensidade. Os melhores níveis de insulina também foram encontrados no período em que os participantes seguiam a rotina de exercícios de baixa intensidade.

O milagre da pinga



O cara estava bebendo num bar. Como era o último cliente, o funcionário informou-o que que ele tinha que sair, pois iam fechar.

O cara levantou-se e caiu no chão . . .Novamente, tentou levantar-se e caiu outra vez. Optou por arrastar-se até a porta do bar.

Tentou levantar-se e voltou a cair. Já na rua, tentou levantar-se e caiu novamente. Foi assim para casa . . . tentando levantar-se e caindo.

No dia seguinte, já em casa e pela manhã, a esposa comentou:

- Puta porre ontem a noite, hein?!

- O que???!!! . . . como é que você sabe que eu cheguei bêbado?

- Telefonaram do bar . . . você deixou sua cadeira de rodas lá....

(enviada pelo Antonio Admir Fuzeto, o Beline)