15 de fevereiro de 2013

Fertimourão Futsal - 1985

Do álbum do Douglas, filho do Flavinho Marques, foto mostra formação da Fertimourão Futsal que disputou campeonato mourãoense, láááá nos anos 1980.

Numa época em que eram realizados diversos campeonatos por anos, sempre com a participação de dezesseis equipes -- metade delas com chances de conquistar o título --, destaque para a ótima presença de público que sempre prestigiava os disputadíssimos eventos promovidos pela secretaria de esportes mourãoense.   

Flavinho Marques agora é craque da Tranca, um delicioso jogo de baralhos. Apaixonado por futebol e pelo trabalho físico, ele se viu obrigado a abandonar os exercícios por causa de séria contusão na bacia -- a mesma que obrigou Guga Kurten a largar o tênis. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Marcelo Silveira, Renan Salvadori, Luizinho Ferreira Lima, Sebastião Mauro e David Miguel Cardoso
agachados: Antonio "Santo Antonio" Ferreira, Silvio Carvalho Cintra, Antonio Luiz "Tuim" Marcelino, Getulinho Ferrari, Flavinho Marques e o meninão Regys Panceri Cardoso (filho do David)
  

George Harrison - "Blow Away"


George Harrison, MBE (Liverpool, 25/02/1943— Los Angeles, 29/11/2001) foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Guitarrista, cantor, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

Casablanca Videolocadora: lançamentos e recomendado da semana









RECOMENDADO DA SEMANA

CÃES DE ALUGUEL... Policial
Como todos os filmes de Quentin Tarantino, Cães de Aluguel carrega na violência, no diálogo difícil e memorável, e nas referências à cultura popular. É a história de sete estranhos conhecidos uns dos outros apenas pela sua cor (ex., Mr. Orange, Mr. Blond e  Mr. Pink). Eles se juntam para dar um golpe envolvendo joias, mas quando as coisas não saem como o planejado, os personagens se voltam uns contra os outros e a violência começa. Este é o filme sobre crimes para machões, completo com palavrões, exibicionismo e desprezo total pela vida humana.


Vídeo chocante: Mulher e criança sobrevivem a atropelamento no Reino Unido

No Reino Unido, câmeras de segurança flagraram um acidente assustador que, felizmente, acabou bem. Uma mulher e sua sobrinha de 3 anos foram atropeladas por um carro enquanto atravessam uma rua. O motorista não parou para ajudá-las. Apesar das imagens chocantes, o site de notícias peruano Panamericana diz que as duas estão bem e sofreram apenas ferimentos leves.



(via: Bombou na Web)

Queda de meteorito deixa 400 feridos na Rússia; assista



Cerca de 400 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.


O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.

Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.

"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.

Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.

Não há informações sobre a relação da queda do meteorito com a passagem, nesta sexta, de um asteroide de 50 metros de comprimento a 27.700 km acima da superfície da Terra. A distância é menor do que a órbita dos satélites de comunicação.

Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma chuva de meteoritos teria caído sobre os Urais.

"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as janelas de "algumas casas na região".

A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região. (com You Tube e G1)

14 de fevereiro de 2013

Viva minha mãe! Viva dona Salma!!!

Filha de imigrantes sírios, dona Sallime João Abrahão comemora hoje seus 83 anos. Casada com Irineu Ferreira Lima, eles formaram grande família constituída até agora de cinco filhos, nove netos e três bisnetas. O que era no começo a casa dos homens, agora é da mulherada (noras, netas e bisnetas) ... hehehe

Fotos mostram dona Salma, como é mais conhecida, quando começava a vida aqui em Campo Mourão e nos dias atuais, durante alguma comemoração. Clique nelas para ampliar.

Meus pais, Irineu e Sallime, com um dos filhos (deve ser eu, tá muito bonito) - Campo Mourão/1963

Flavinha (neta), dona Salma e seu Irineu - Campo Mourão/2012

Marcelo Jeneci - Dar-te-ei

Dragão paranaense!!!???

No Facebook circula essa imagem, como se esse animalzinho tivesse sido encontrado às margens de um rio paranaense. Eu acho que é fake, o agrônomo Juma Durski acredita que seja um morcego. E você?


Esperteza do velhinho

Um casal de velhinhos fazia 65 anos de casados e foi a um restaurante festejar.
Diz o velhote:
- Minha rainha, onde queres que nos sentemos?
- Aqui, diz a velhinha. – Princesa, queres um aperitivo?
- Sim, obrigada.
- Meu anjo, o que te apetece comer?
Ela pede o menu e faz o seu pedido.
- Meu doce, que vinho preferes?
O garçom mal podia acreditar no que ouvia. A senhora vai ao banheiro e ele aproveita para falar com o velhinho:
- Que coisa linda! Como o senhor ainda consegue tratar a sua esposa com essas palavras tão carinhosas ao fim de tantos anos? Rainha, princesa, anjo, doce… Estou admirado!
O velhote olha o garçom nos olhos e responde:
- Sabe o que é, eu não consigo me lembrar do nome dessa véia há mais de 15 anos…

Ilhas Diomedes: Onde EUA e Rússia se encontram, e o Leste se torna Oeste

Há um lugar no mundo em que os territórios dos Estados Unidos e da Rússia estão a menos de 4 km de distância, mas qualquer percurso entre eles terá uma diferença de 24 horas...

Localização das ilhas Diomedes, perdidas entre 2 continentes

Estamos a falar das desconhecidas e isoladas Ilhas Diomedes, no Estreito de Bering, a inóspita porção marítima que separa o Alasca do extremo leste da Ásia, por onde provavelmente os primeiros habitantes da América atravessaram para estas terras.


Na Pequena Diomedes, seus habitantes espremem-se na íngreme encosta do  território norte-americano

As duas Ilhas, conhecidas como Grande Diomedes e Pequena Diomedes são separadas por uma faixa de água de apenas 4 km, que fica congelada durante boa parte do ano, permitindo a passagem a pé entre elas. O curioso é saber que Grande Diomedes é o ponto mais a leste na Rússia, e Pequena Diomedes é o ponto mais a oeste dos Estados Unidos.
 
Guerra Fria, um período para ser esquecido
Durante o período da Guerra Fria, os nativos que habitavam as ilhas antes da colonização russa ou americana não podiam circular entre as ilhas, nem trocar qualquer tipo de informação, na área que ficou conhecida como "Cortina de Gelo".
 O povoado de Pequena Diomedes, com apenas 170 habitantes

Após o final da 2a Guerra, todos os nativos da ilha russa de Grande Diomedes foram transferidos para o continente, e o arquipélago manteve um pequeno povoado apenas na ilha norte americana de Pequena Diomedes, que até hoje possui cerca de 170 habitantes, num dos locais mais isolados do planeta.
Detalhe de Pequena Diomedes. Não parece nada agradável
O que torna o lugar ainda mais curioso é que exatamente entre as duas ilhas passa a "Linha Internacional de Data", criando um fuso horário de nada menos que 24 horas numa distância que de tão pequena chega a ser visual.
 
A Linha Internacional de Data passa exatamente entre as ilhas

Em 1987, um evento emblemático levou as pequenas ilhas às manchetes do mundo inteiro. A nadadora americana Lynne Cox atravessou os pouco mais de 3.700 metros que separam as ilhas irmãs, num gesto de aproximação entre as super potências que se esforçavam para estreitar os laços a tanto tempo separados.

Hoje, em tempos de paz, há vários projetos para criar monumentos que simbolizariam a paz entre os dois países. Num recente concurso , um projeto chamado de "Ponte da Memória", ligando as duas ilhas,  ficou entre os campeões, no que seria a primeira ligação entre América e Ásia depois de dezenas de milhares de anos.
 
Projeto para Ponte entre as ilhas, conhecida como "Ponte da Memória"
  
Detalhe do Projeto. Uma fantástica obra de engenharia para poucos conhecerem

Humberto Eco, em seu romance "A Ilha do dia anterior" explora muito bem as idiossincrasias de viver em Diomede...

Humberto Eco escreveu sobre o tempo 

"Meia-noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?"

(enviada pelo Césão Bronzel)

13 de fevereiro de 2013

Chantal chegou para alegrar o carnaval, os Ferreira Lima, os Miranda, Moura...

Chantal - fev/2013
Tô rindo a toa. Nesta segunda-feira de carnaval, dia 11, nasceu em Maringá minha primeira sobrinha-neta: Chantal.

Leonardo e Iasmin
Segundo meu irmão Walmir, ela veio ao mundo muito cabeluda, com os lindos olhos muito abertos, olhando para tudo e todos. Curiosidade herdada da mamãe Iasmin, que sempre curtiu novidades e junto com o papai Leonardo escolheram o belo nome francês.

Se eu tô rindo a toa, imaginem os avós Sandra e Walmir, os 'bisôs' Lourdes, Sallime e Irineu?. Viva!!! Parabéns 'pranóis'!!! Viva!!!

(Fui pesquisar e descobri que Chantal significa, ou como dizia a minha neta Ana Letícia, 'siniguifica' ou corresponde a: Pessoa charmosa, amável e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa).

Spoon - "Rhythm and Soul"


Spoon é uma banda de rock americana formada em Austin, Texas. A banda é composta por Britt Daniel (vocal, guitarra), Jim Eno (bateria); Papa Rob (baixo, guitarra, teclados, vocais) e Harvey Eric (teclado, guitarra, percussão, backing vocals).

Explica isso: gasolina a menos de dez centavos!

Gemerson Dala Rosa
O mourãoense Gemerson Dala Rosa, sobrinho do meu amigo Futrika, após concluir faculdade, está começando vida nova no norte do Brasil. Dia desses ele foi passear na Venezuela e aproveitou para abastecer o carro com a puríssima gasolina da terra do Hugo Chavez. 

Foto mostra que ele pagou pouco mais de R$ 3,00 (três reais, isso mesmo!) por 33,57 litros de gasolina. 


Abaixo, uma reportagem publicada no G1:

Gasolina é mais barata que água na Venezuela
Litro do combustível custa 9 centavos de real; 1,5 litro de água mineral sai por 2 reais.
 
Se os brasileiros já são apaixonados por carros mesmo pagando R$ 2,50 pelo litro da gasolina, imagine se o preço fosse de apenas 9 centavos? Pois essa é a realidade dos vizinhos da Venezuela, que pagam bem menos pelo combustível do que por uma garrafa de água potável.

Acredite: encher com gasolina o tanque de um carro de família (com capacidade para 50 litros) num posto de Caracas custa R$ 5. Já uma garrafa de água de 1,5 litro no bar mais próximo não sai por menos de R$ 2.

Orquídea Pato-Voador

Olha que sensacional essa foto enviada pelo agrônomo Juma Durski. Segundo ele, trata-de de uma orquídea Flying Duck Orchid (Orquídea pato-voador), da espécie 'Caleana major'.


A Charge de Néo Correia: agora é a sua vez!


(enviada pelo doutor Rubens Sartori)