14 de dezembro de 2012

Elvira Schen na TV Carajás

Claro que não podia deixar de mostrar ótima reportagem que a TV Carajás fez sobre a 'minha Elvira'. Na verdade, essa é a primeira reportagem da emissora para mostrar as três mulheres que foram eleitas vereadoras em Campo Mourão. Eu e Fernandinha temos uma participação na matéria.

ZZ Top - Gimme All Your Lovin



ZZ Top é uma banda de blues-rock norte-americana, formada em 1969 em Houston, Texas. Os membros da banda são: Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). ZZ Top é classificada como a 44a no VH1's 100 Greatest Artists of Hard Rock. Junto com AC/DC, é uma das bandas preferidas dos motociclistas.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana



A Terra do Nunca - A Origem





RECOMENDADO DA SEMANA
Fervura Máxima ... ação 
Em Hong Kong, Yuen (Chow Yun-Fat), um inspetor de polícia que normalmente conhecido como Tequila, fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsters em uma casa de chá. Tequila então se une a Alan, um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente.

Carro capota durante ultrapassagem


Não é só na Rússia que acidentes chocantes são registrados por câmeras instaladas nos carros. As imagens abaixo foram gravadas em uma estrada na China e são tão impressionantes quanto outros acidentes que apareceram no Bombou. Os passageiros do carro com a câmera estão dirigindo calmamente e curtindo uma música quando outro veículo surge pela esquerda e capota durante uma ultrapassagem. Vários pedaços do carro ficam espalhados pela rodovia, mas o motorista sai andando, aparentemente sem ferimentos. Ainda mais chocante que o acidente é ver que os passageiros do carro que registrou tudo não pararam para ajudar e continuaram a viagem como se nada tivesse acontecido.


Reserva de ouro do Reino Unido é vista em raro vídeo: R$ 600 bilhões



Nos subterrâneos de Londres o Bank of England mantém uma reserva de 4.600 toneladas de ouro!

Avaliadas em cerca de 600 bilhões de reais, as barras de ouro raramente são vistas em vídeo.

Mas o professor de química da Universidade de Nottingham, Martyn Poliakoff, obteve autorização especial para registrar imagens das barras douradas, em uma série sobre os elementos da tabela periódica.

O professor só teve direito a tocar em duas barras, originária da Austrália e da Suíça, durante a incomum visita. Cada uma vale mais de 1,3 milhão de reais.

Entre tanto ouro, Poliakoff se mostrou desapontado:

"Ouro é um elemento instigante, tem uma química interessante e está repousando aqui para nada. É impressionante, mas também é triste".


(via: Page Not Found)

13 de dezembro de 2012

Formandos do Colégio Afirmativo - 1980

Do álbum do Luiz Pequito, foto de dezembro de 1980 mostra ele e colegas do então Colégio Afirmativo (atual Integrado) na Catedral de São José, durante missa celebrada para comemorar formatura. Clique na imagem para ampliar.

(na frente, da esq. para a direita): Professora Elizabete, Farinha, Allan Kaul, Roberto Ikeda e Geremias Cilião de Araujo Filho
(atrás): Victor dos Santos, Luiz Roberto, Luiz Pequito e Everton Vassoler


Phillip Phillips - "Home"


Phillip LaDon Phillips, Jr. (Leesburg, 20/09/1990) é um cantor e compositor norte-americano. Ele ficou conhecido por ter vencido a décima primeira temporada do reality show American Idol.

Aplicativo transforma iPad em crupiê virtual e iPhone em cartas de baralho


Já há uma maneira de eliminar as cartas de plástico e a toalha de feltro verde dos jogos presenciais de pôquer.

O aplicativo Bold Poker age como um crupiê virtual: embaralha, distribui as cartas do jogo e mostra as cartas da mesa na tela.

Cada jogador da mesa deve estar munido de um iPhone (ou um iPod touch), onde as cartas de cada um são exibidas. Para existir a sincronização entre os aparelhos, é necessário conexão à internet, de preferência por wi-fi.

Parece desnecessário? O site oficial do programa dá algumas justificativas: desfrutar da velocidade e do conforto de um crupiê profissional e apreciar a beleza do desenho das cartas, desenhadas especialmente para a tela Retina.

Acrescento uma vantagem à lista: evita que jogadores pilantras marquem ou mesmo surrupiem as cartas.

Mas tem uma coisa que o app não faz: substituir as fichas de aposta. Mais estranho do que usar iPads e iPhones como substitutos de cartas é continuar usando fichinhas reais enquanto joga-se com cartas virtuais.

O programa custa US$ 1.99, pode ser baixado na App Store e só está disponível para aparelhos com iOS. Veja abaixo o funcionamento de Bold Poker:


(Via: Folha de São Paulo - Blog de Tec)

Paulão quer um desse no Clube dos Trinta

Tipos de Sogras

SOGRA TRANQUILA
Nome Cientifico: Sogronis nadelas

Uma espécie bem resolvida. Deixa o filhote livre para namorar sem fazer perguntas. E ainda serve chá com biscoitos quando a(o) conhece. Migra varias vezes por ano, deixando a casa liberada.

SOGRA JARARACA
Nome Cientifico: Sogronis peçonhentus

Essa é um perigo. Sua língua venenosa acaba com as tentativas de namoro do filhote; esse é o tipo mais comum.

SOGRA QUERIDA
Nome Cientifico: Sogronis simpaticcius

Espécie amorosa, que adota as namoradas(os), escuta seus problemas e torce pelo namoro. Rara e em extinçao, quem captura não solta.


SOGRA INTROMETIDA
Nome Cientifico: Sogronis enxeridis

Se mete quando você menos espera e adora elogiar a ex-namorada(o) dele(a). Vence sua presa no cansaço. Costuma ir morar com o filhote quando ele(a) se casa.

SOGRA DUPLA FACE
Nome Cientifico: Sogronis falsidius

Faz a linha fina, mas na real quer puxar seu tapete. Nunca faz nada contra você perto do filhão (ona) para que ele(a) não acredite nas suas reclamações. Dê presentes ou arrume um macho para ela voltar a reproduzir.

SOGRA FASHION
Nome Cientifico: Sogronis modernetis

Ela não quer saber quem é você, mas o que você veste. Se você for básica(o), já era. Para ela, nora ideal usa scarpin com meia, customiza o uniforme e faz artesanato com o copo de requeijão.

SOGRA TRABALHADORA
Nome Cientifico: Sogronis workaholicius

Ela tem três empregos, faz hidroginastica, adora levar trabalho pra casa e quando você aparece te põe para trabalhar. Para ela, nora ideal tem que fazer tudo o que ela faz e ainda estar sempre sexy e bem-humorada. Para o filhote dela isso é o mínimo.

SOGRA IDEAL
Nome Cientifico: Sogronis defuntis

Está enterrada a 7 palmos do chão.

12 de dezembro de 2012

Luto: o craque Aurino morreu

Aurino (in memorian)
Na semana passada, faleceu o mourãoense Aurino. Como homenagem, mostro novamente a equipe juvenil da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) de 1966, que disputava o campeonato da Liga Amadora de Campo Mourão juntamente com outras dois equipes da cidade, DER e Estrela.

Versi Sequinel diz, e eu também entendo assim, que o Aurino só não foi profissional por que não quis. A última vez que o vi, ele era motorista da Viação Garcia e foi assistir um jogo da Fertimourão Futsal, quando jogamos em Porecatu. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): Toninho Vassoura, Aurino (in memorian), Adionir Ramos, José Tomadon, Antonio Admir “Beline” Fuzeto e AdãoAgachados: Eufrásio Silva, Luiz Carlos, Edson, Quelé e Nil Ramos.


Estopa - "Bossanova"


Estopa é uma popular dupla de rock / rumba espanhola de Cornella, Espanha. A banda é composta pelos irmãos José e David Muñoz, que canta uma mistura única de sons que refletem vários gêneros, incluindo rock, rumba, flamenco e um "som de rua".

Sem comentários...!!!


Era para ser sem comentários, mas percebi que posso me vangloriar que estamos melhores que os indonésios.

10 filmes que todo empreendedor deve assistir

Uma boa história serve de modelo e inspiração para qualquer espectador. Por isso a revista Pequenas Empresas Grande Negócios fez uma lista com dez filmes a que todos os empreendedores deveriam assistir. Com mensagens diretas e indiretas, atitudes lícitas (e às vezes nem tanto), eles mostram a atuação no mundo dos negócios. Segue o Top 10:

    1º- O homem que mudou o jogo (2011)

    2º- A rede social (2010)

    3º- Quem quer ser um milionário (2008)

    4º- À procura da felicidade (2006)

    5º- Piratas da informática (1999)

    6º- Jerry Maguire – A grande virada (1996)

    7º- Tucker – Um homem e um sonho (1988)

    8º- O segredo do meu sucesso (1987)

    9º- Wall Street – Poder e cobiça (1987)

    10º- O Poderoso Chefão (1972)

(via: Lista 10)

As melhores fotos esportivas de 2012




















11 de dezembro de 2012

Tânia Kiedzerski e o ator Marcos Paulo - Campo Mourão/1975

Recém falecido, o ator Marcos Paulo era o principal galã da Rede Globo de Televisão em 1975 e por isso foi convidado para ser o mestre de cerimônias do Baile de Debutantes do Clube 10 de Outubro de Campo Mourão.

Para decepção das debutantes, o galã teve sua mala extraviada durante a viagem e não fez esforço algum para se apresentar vestido à altura das jovens mourãoenses. 

Na foto, que filei do álbum da Tania Kiedzerki no Facebook, ela aparece linda como sempre ao lado do ator global, que compareceu ao baile vestido como se tivesse ido à padaria da esquina. 

Lembro muito bem do baile -- 'minha Elvira' também debutou nesse ano -- e da decepção de todos com o contratado da noite. Clique na imagem para ampliar.

Marcos Paulo e Tânia Kiedzerki
Baile de Debutantes - Clube 10 de Outubro
Campo Mourão - 1975
O baile de debutantes é/era um rito de passagem ao qual as jovens eram submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Joss Stone - "(For God's Sake) Give More Power to the People"



"(For God's Sake) Give More Power to the People" é faixa do último disco de Joss Stone, The Soul Sessions Vol. 2.


O menino e o cão. Amizade verdadeira

Watson, o cachorro, aguarda pacientemente enquanto seu amigão trata de assunto importantíssimo. Assista: 

Alimentos saudáveis que saciam a fome

Existem muitas novidades para aplacar a fome, como a semente de chia ou cranberry, mas nada como soluções simples para acalmar o estômago no meio da manhã ou da tarde. De acordo com André Veinert, nutrólogo da Clínica Health Me, “é possível comprar o que existe de melhor em uma feira livre ou nas lojas especializadas em produtos naturais. Hoje é muito fácil seguir uma dieta equilibrada, basta ter força de vontade”. A seguir, o especialista indica os cinco alimentos mais importantes para quem busca saciedade:
Maçã
Uma maçã média, no meio da manhã ou da tarde, é o que você precisa para não exagerar na hora do almoço ou jantar. “Ela é leve, doce e rica em pectina, um tipo de fibra que faz com que o estômago demore mais para ser esvaziado, o que aumenta a sensação de bem estar e saciedade. Isso faz com que a próxima refeição demore mais para acontecer”.

Cenoura
Rica em fibras e vitaminas importantes, na versão crua ela é ainda melhor no quesito saciedade. “A cenoura garante a sensação de estômago cheio mais rapidamente quando comparamos com a ingestão de outros alimentos e é fácil de mastigar”, diz André. Neste processo, a mastigação tem um papel fundamental: "O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada porção, dependendo da textura e resistência do alimento. A correta mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos sobre a assimilação do que foi ingerido até o momento em que envia o comando de saciedade", explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler. O que significa dizer que quanto mais mastigar, menos você vai comer.
Biscoito integral
Hoje é possível comprar biscoitos que já vem na quantidade exata para matar a fome. “Antes de comprar veja se o produto contém chocolate, mel ou outro componente que o torne muito açucarado. Ser integral não significa que ele tenha menos calorias, mas que a casca em volta do grão foi preservada, o que aumenta a quantidade de fibras”, diz o nutrólogo. Você ainda tem dúvidas sobre o papel das fibras no processo de saciedade? André explica sua importância: “As fibras são a última substância que o estômago digere. Ela forma uma gelatina junto com a água, que provoca a sensação de estômago cheio, e ainda ajuda a diminuir a absorção de glicose”.

Soja tostada
Excelente fonte de proteínas de origem vegetal, a soja pode ser consumida com petisco que sacia a fome e mantém suas propriedades. “A soja contém isoflavona, que é indicada para mulheres que fazem reposição hormonal, também é rica em zinco, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras solúveis. Ela tem alto valor nutricional e também provoca a sensação de saciedade mais rapidamente quando comparada a outros alimentos”, diz André. Para aproveitar o que a soja tem de melhor, o nutrólogo recomenda consumir duas colheres de sopa no lanche da manhã ou da tarde, já que ela possui valor calórico considerável.
Abacaxi
Rico em água e fibras, André recomenda consumi-lo após o almoço ou o jantar: “O abacaxi é refrescante, ajuda no processo de absorção de ferro no organismo e ainda ajuda a digerir lentamente outros alimentos. Para aumentar a saciedade, recomendo comer o miolo das rodelas da fruta, que costuma ser descartado, já que ele possui alta concentração de fibras”.

10 maravilhas antigas como você nunca viu

Todo mundo se lembra das sete maravilhas do mundo antigo, certo? Agora, só resta uma – a Pirâmide de Gizé. Felizmente, existem algumas réplicas muito boas ao redor do mundo, além de outros objetos com base nos originais, para que possamos ter uma ideia de como a maioria delas parecia em sua época.

Ao olhar para estas imagens, torna-se claro por que elas foram consideradas as grandes maravilhas do mundo. Só existem sete maravilhas na lista original, mas encontrar outras três não é tão difícil. Por isso, esta lista contém uma de Roma, uma que estava originalmente na lista e foi removida, e uma da Etiópia (que ainda está de pé).
 
1 – Grande Pirâmide de Gizé (2584 a 2561 aC – Presente)
Esta é a única das sete maravilhas originais ainda de pé. Mas, mesmo que você possa visitá-la hoje, não pode vê-la como era quando foi originalmente construída. Toda a pirâmide tinha em seu exterior telhas de pedra calcária branca. O local brilhava sob o forte sol egípcio. Infelizmente, em 1300, um tremor soltou a maioria dos ladrilhos, e eles foram levados para construir mesquitas.
 2 – Porta de Ishtar (575 aC – Presente)
Como parte das paredes da Babilônia, a Porta de Ishtar (oitavo portão para a Babilônia) estava na lista original de maravilhas. Partes das paredes permanecem, e algumas foram reconstruídas. Peças originais da Porta de Ishtar foram usadas para criar uma réplica na década de 1930 em Berlim, na Alemanha, como você pode ver na foto acima. É bastante impressionante e, caso fosse restaurada ao seu lugar original, seria sem dúvida uma nova maravilha moderna.

3 – Templo de Ártemis em Éfeso (550 aC – 262 dC)
Retratado acima está um modelo reconstruído em escala do Templo de Artemis, um templo dedicado à filha de Zeus (o equivalente a Diana de Roma). O templo foi reconstruído três vezes em sua vida, mas, eventualmente, foi destruído em ataques feitos por godos, que o saquearam e colocaram fogo nos seus restos. Infelizmente, tudo o que há hoje é uma única coluna feita a partir de suas ruínas.
4 – Estátua de Zeus em Olímpia (435 aC – Século V ou VI dC)
Esta estátua enorme estava situada no complexo de templos dedicado a Zeus – o deus supremo dos gregos antigos. Era tão grande que derrubaria o telhado do templo se estivesse em pé. A estátua foi feita inteiramente de marfim e banhada a ouro e bronze; dá para imaginar seu monstruoso custo. Como foi perdida ou destruída não é totalmente claro, mas é mais provável que tenha se destruído no fogo que acabou com o próprio templo si.

5 – Mausoléu de Halicarnasso (351 aC – 1494 dC)
Na foto acima, vemos a Casa do Templo, em Washington (EUA). É a casa do Scottish Rite of Freemasonry (em português, Rito Escocês da Maçonaria), projetada para ser uma réplica exata do Mausoléu de Halicarnasso. O Mausoléu original foi construído para Mausolo, um governador persa. Sua beleza era tão grande que é a fonte de inspiração do termo “mausoléu”, que significa “local de enterro acima do solo”. Terremotos eventualmente levaram à sua queda e, no final, Cavaleiros Hospitalários invasores usaram suas pedras para reforçar seu castelo, que ficava nas proximidades.

6 – Colosso de Rodes (292/280 aC – 226 aC)
Você deve estar se perguntando por que você vê uma foto da estátua da liberdade acima. Porque ela foi projetada e construída com a escala e design do Colosso de Rodes original (pelo menos como se acreditava que era no momento em que a estátua foi construída). Sendo assim, nos dá uma ideia de quão grande o Colosso teria sido e porque, nos tempos antigos, teria sido uma maravilha de se ver. Em 226 aC, o terremoto de Rodes (ilha grega) derrubou a estátua fincada no chão por quase 900 anos. Eventualmente, seus restos foram vendidos por um conquistador muçulmano a um comerciante judeu – e virou sucata.
7 – Farol de Alexandria (1303 dC – 1480 dC)
Na foto, você vê uma réplica em tamanho real do Farol de Alexandria, que pode ser encontrada na China. O original estava na ilha de Pharos, e foi projetado para guiar os marinheiros ao porto de Alexandria. Como tantas outras maravilhas da lista, o farol foi destruído por um terremoto. No final, uma fortaleza medieval foi construída no mesmo local das ruínas.

8 – Obelisco de Axum (Século IV dC – Presente)
O Obelisco de Axum está nesta lista porque era pra ser uma maravilha antiga, mas nunca chegou à lista, talvez porque a Etiópia estava muito longe para a maioria das pessoas viajarem até lá, e as Sete Maravilhas era uma espécie de livro-guia para turistas. O obelisco foi concebido como um marcador para um local de enterro. Em 1937, os fascistas que conquistaram a Etiópia o desmontaram e o levaram para Roma. Quando as relações entre as modernas Etiópia e Itália melhoraram, o monumento foi repatriado, em 2005.
9 – Coliseu (70 a 80 dC – Presente)
Essa imagem mostra como o Coliseu, em Roma, teria parecido antes de ter sido danificado em 1349 por um grande terremoto. Foi uma arena em seus tempos áureos, mas também foi usado depois para ordens religiosas, habitação de famílias e até mesmo como um cemitério. As suas pedras foram saqueadas ao longo dos séculos e utilizadas em outros edifícios.

10 – Banhos Romanos (836 aC – Presente)
Os famosos banhos romanos em Somerset são uma reconstrução dos banheiros destruídos anteriormente. Ao contrário do resto das maravilhas nesta lista, ainda é um edifício histórico em funcionamento. O local foi destruído no século 6, e a reabilitação de suas partes ocorreu ao longo do tempo, até o final de 1800. Os banhos foram, na verdade, originalmente construídos pelo rei britânico Bladud e só no século I que os romanos puderam participar do projeto e usufruir dele.

10 de dezembro de 2012

Mike Mattos, um mourãoense na terra da garoa

Mike Mattos - São Paulo/2012
O mourãoense Mike Mattos mora e ganha a vida atualmente em São Paulo, onde atua como radialista, humorista e cartunista.

Filho de Janda e Carlos Mattos (in memorian), Mike trabalhou nas Rádios Humaitá AM, Rural e Musical FM em Campo Mourão antes de fazer sucesso na terra da garoa.

Fotos, que filei do Facebook dele, mostra ele se divertindo no carnaval de 1990 no Country Clube de Campo Mourão e outra, dos dias de hoje, fazendo cara de mau no trânsito paulistano. Clique nelas para ampliar.

Mike Mattos e Elza Frozza - Country Clube de Campo Mourão/1990

KT Tunstall - "Lost"


Kate Tunstall, mais conhecida como KT Tunstall (nascida Kate Victoria Tunstall, St Andrews, 23/06/1975) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista escocesa, de ascendência chinesa e irlandesa.

Sites para viajar pelo espaço


O Olhar Digital selecionou páginas e criações tecnológicas que permitem fazer um passeio virtual pelo espaço



Links da Matéria
Work Shop Chrome ExperimentsGoogle Street ViewNasaWorld Wonders Project

Movimentos elegantes com a prática de Pilates


Inspire e expire profundamente, sentindo seu abdômen encolher (como se o umbigo fosse colar nas costas) e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Preserve esse momento mágico para sempre ao praticar o Pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20, seja com aparelhos criados por Joseph Pilates (estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro) como nos movimentos feitos no chão (Mat Pilates), os músculos trabalham duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. “Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis”. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes.


O Mat Pilates utiliza o peso do seu próprio corpo para esculpir as curvas, coxas, bumbum, barriga, corrigir e melhorar a postura.

Exercícios de preparação: Movimentos que desenvolvem a consciência corporal, o equilíbrio e o posicionamento da coluna vertebral.

Exercícios de ação: Focam principalmente os músculos das pernas, glúteos e abdômen, mas também ajudam a aprimorar o equilíbrio e a consciência corporal.


Em dez seções sente se a diferença na flexibilidade. Em três meses, os músculos estão mais definidos e o condicionamento físico tem uma melhora significativa. “O aluno passa a conhecer seu corpo. Percebe seus limites, mas consegue vencê-los, desenvolvendo o autocontrole”.

O Pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade. “Os aparelhos servem para posicionar aos alunos iniciantes e, ao mesmo tempo, para desafiar os experientes”. No solo, os exercícios exigem mais do praticante, que tem de controlar sozinho o seu corpo.  “O trabalho pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos”.

Com ênfase na correção postural e no bom alinhamento das articulações, o método é indicado no tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras.

Abdômen forte comanda o corpo: Centro de Força (Power House)
A base do método é o Centro de Força (Power House), composto pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. O Centro de Força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços. “Controla se o Centro de Força durante toda a aula, pois é ele que mantém estável a coluna vertebral, evitando lesões”.


“Ao realizar os movimentos, o aluno deve estar atento, concentrado. Por isso, diz se que a mente também está presente na ginástica, com o treinamento, o cérebro registra as informações e a postura exigida para os exercícios é assimilada automaticamente no dia-a-dia. A barriga fica lisinha e a cintura afinada para o resto da vida”, lembrando também que o posicionamento correto da coluna protege de lesões e dores. “Mulheres que já malham estão procurando o método para trabalhar o abdômen, ficando impressionadas, ao perceber o quanto sua cintura afinou”

Prática mexe com as emoções
Joseph Pilates estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força (Power House) controla não só os movimentos do corpo como as emoções. “O adepto fica mais centrado, tanto no sentido físico como o mental”.

Outro fator que interfere no bem-estar é o controle da Respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. “A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação”.

Marque uma aula experimental e transforme sua vida!

Aulas Condicionamento Físico: Até 05 alunos.
Aulas Correção Postural e Patologias: 01 Aluno Personal.


WALMIR FERREIRA LIMA
Licenciado Internacional em Pilates pelo Phiycal Mynds Institute, DeMarcondes. Especialista em Treinamento Físico. 
walmirferreiralima11@hotmail.com -  fones (44) 9969 9450 – 3523 1744