7 de dezembro de 2012

Telê, Nelsinho, Itamar e Ismar no JK

Do álbum do Telê no Facebook, foto mostra grandes desportistas mourãoenses: o próprio Telê, Nelsinho Martins, Itamar Tagliari e Ismar Kath.

Nelsinho, Ismar e Telê são ex-atletas do nosso basquete e atuais dirigentes da vencedora modalidade mourãoense. Itamar Tagliari... é o Itamar Tagliari (todos o conhecemos e se for citar só algumas de suas participações na vida esportiva da cidade, o espaço será pequeno). Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita: Agamenon Telêmaco "Telê" Soares, Nelson Pedro Martins, Itamar Tagliari e Ismar Kath

Aerosmith - "We All Fall Down"


"We All Fall Down" é faixa do novo disco do Aerosmith, Music for Another Dimension, lançado nesse novembro/2012.

Casablanca Videolocadora: Os lançamentos da semana e os mais locados de novembro/2012














OS FILMES MAIS LOCADOS DE NOVEMBRO/2012

1 - O Espetacular Homem Aranha (Aventura/Ação)

2 - Madagascar 3 (Animação)
3 - Branca de Neve e o Caçador - (Ação/Aventura)

4 - Sombras da Noite (Comédia)
5 - Battleship - A Batalha dos Mares (Ação/Ficção)
6 - A Era do Gelo 4 (Animação)

7 - Prometheus (Ficção)
8 - Valente (Animação)
9 - MIB Homens de Preto 3 - (Ação/Comédia)

10 - Chance de Recomeçar (Drama/Gospel)



Impressionante!

Algumas pessoas, assim como eu, não cultivam grandes habilidades com ambas as mãos. Quem é destro, por exemplo, normalmente evita usar a mão esquerda para tarefas mais complexas. O cara do vídeo a seguir dá um show de habilidade usando as duas e um equipamento bem legal chamado Launchpads. Basicamente, ele cria uma música apenas apertando botões que reproduzem sons diferentes. (via: Buteco da Net)

A vaca da direita se ferrou...


6 de dezembro de 2012

Festinhas anos 1990

Foto do começo dos anos 1990 mostra minhas filhas Sarah e Larissa e amigas reunidas em festinha de aniversário. Pelos comentários no Facebook parece ser festinha do Felipinho Tezelli. Clique na imagem para ampliar.

1- Milena Kloster Salonski, 2- Glenda Perdoncini, 3- Larissa Haide Schen Lima, 4- Thaisa Kloster Salonski, 5- Luciana Couraça Tezelli, 6- Priscila Couraça, 7- Edi Guadagnin Barco, 8- Dyane Iba, 9- Jordana Iba, 10- Sarah Carolina Schen Lima e 11- Juliana Bonetti

Emílio Santiago - "Manhã de Carnaval"

Para entender perspectiva



(via: Largado em Guarapari)

16 fotos coloridas de uma era perdida

As fotos desse artigo são do livro “The Wonderful World of Albert Kahn” (em português, “O Mundo Maravilhoso de Albert Kahn”), com uma coleção de cerca de 400 fotografias a cores, muitas datadas de antes de 1920.

A história de Albert Kahn é surpreendente. De acordo com a sinopse do livro, “Kahn usou sua vasta fortuna para enviar um grupo de fotógrafos intrépidos para mais de 50 países ao redor do mundo, muitas vezes em momentos cruciais da história, quando as antigas culturas estavam à beira de serem mudadas para sempre pela guerra e pela marcha da globalização do século XX”.

A coleção de Kahn, com mais de 72.000 autocromos, só ficou conhecida recentemente. Agora, graças aos compiladores da BBC, finalmente podemos apreciar e dar um pouco de cor ao que tendemos a imaginar como uma era passada em preto e branco. Confira:

1 – Caçador mongol (Mongólia, 20 de julho de 1913)

Quando a dinastia chinesa Qing entrou em colapso em 1911, seus antigos súditos na Mongólia rapidamente declararam independência, que foi contestada pela recém-nascida República da China, cujas forças finalmente conseguiram reconquistar o país, enquanto outra potência regional, a Rússia, estava distraída com a sua revolução. A posse da China foi breve, no entanto: um renegado exército anticomunista da Rússia logo tomou o controle do país.

Esta fotografia foi tirada dois anos após a independência da Mongólia, e seis anos antes das invasões chinesas e russas. Só podemos imaginar o que aconteceu com esse caçador de lobo e raposa, que parece ter vivido em algum lugar perto da fronteira com a Rússia.

2 – Meninas curdas transportando jarros de água (Zakho, Iraque, 11 de maio de 1917)
Os curdos são um povo com uma história complicada. Sobrepondo-se as fronteiras dos atuais países Irã, Síria, Turquia e Iraque, eles ainda não têm um país próprio – apesar de frequentes conflitos com os governos que governam sobre eles.
Em 1920, os vencedores aliados da Primeira Guerra Mundial prometeram aos curdos uma pátria independente, o que não aconteceu. Mais recentemente, alguns curdos, talvez descendentes dessas meninas na fotografia, sofreram genocídio nas mãos do ditador iraquiano Saddam Hussein. Se a Guerra do Iraque pudesse ser justificada, seria porque, desde a chegada de tropas americanas e aliadas, esse genocídio diminuiu.

3 – Vítima de limpeza étnica (Monte Athos, Grécia, 10 de setembro de 1913)
Esta fotografia foi tirada logo após a Segunda Guerra Balcânica, uma guerra entre búlgaros e seus antigos aliados da Primeira Guerra Balcânica, Grécia e Sérvia. O homem bem vestido na foto – provavelmente um búlgaro – foi preso por soldados gregos perto de um mosteiro em Monte Athos. Seu destino permanece desconhecido.
A limpeza étnica era difundida na época, mas não parece ser o caso desse jovem, que poderia muito bem ter sido um saqueador que vagava e roubava entre estas colinas.
A Península dos Bálcãs, na borda leste da Europa civilizada, continua sendo uma das partes mais voláteis do mundo, tendo visto vários genocídios nos últimos vinte anos. Um bom livro para ler sobre a região é o diário de viagem “Black Lamb and Grey Falcon”, de Rebecca West.

4 – Família argelina preparando cuscuz (Biskra, Argélia, 1909-1911)
Esta família está preparando cuscuz, um alimento básico para o povo do norte da África, incluindo Argélia, Líbia, Tunísia e Marrocos. O menino de gorro vermelho teria cerca de 110 anos de idade, se ainda estivesse vivo hoje.

5 – Meninas comendo nozes de areca (Vietnã, c. 1921)

A partilha de noz de areca é uma importante tradição em muitos países asiáticos, incluindo o Vietnã. Ela supostamente tem uma gama de benefícios à saúde, como a prevenção da cárie dentária, apesar de uma pesquisa recente sugerir uma correlação entre o câncer oral e o consumo dessa noz.
Nada disso muda o valor humano desta foto, no entanto, que, ao contrário de muitas outras fotos da época, capta um momento informal, tranquilo e bastante bonito, vivido por essas duas moças de uma calma aldeia tantos anos atrás.


6 – Almoço durante a guerra (Reims, França, 1 de abril de 1917)
Três anos dentro da Primeira Guerra Mundial, o exército aliado ainda contava com mensageiros em bicicletas para passar informações para tropas. Eles também tinham telégrafo e linhas telefônicas, mas estes eram vulneráveis a sabotagem. Esse mensageiro, durante um momento de descanso, desfruta de um pedaço de pão e um pote de chá.

7 – Crianças brincando (Reims, França, 1917)
Estas crianças estão brincando entre as ruínas de Reims, 129 km a nordeste de Paris. A cidade foi severamente atingida pelo bombardeio alemão e fogos subsequentes durante a Primeira Guerra Mundial.

8 – Rabindranath Tagore (Boulogne-Billancourt, França, junho de 1921)
Rabindranath Tagore é um indiano visto na imagem cercado pelas rosas do jardim de Albert Kahn. Tagore, nativo de Calcutá, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1913, principalmente por suas contribuições para a poesia.
Ele também se imaginava como um filósofo místico, mas nem todos concordavam com essa posição. O estimado filósofo ocidental Bertrand Russell foi a uma palestra de Tagore, e disse que “foi absoluto lixo”.

9 – A Praça dos Mortos (Marraquexe, Marrocos, 18 de junho de 1926)
Jemaa el-Fnaa, como é chamada em árabe, é ainda hoje a principal praça de Marrakesh – uma cidade famosa por suas mesquitas de influência espanhola, seus edifícios de arenito vermelho e sua aparência exótica. A coisa mais impressionante sobre esta fotografia, entretanto, é o efeito causado pela sua exposição: muitas das pessoas – como o amontoado de devotos religiosos, o camelo camuflado, e o vendedor solitário – estão em foco perfeito, enquanto outros – as figuras desfocadas – sugerem movimento, o que faz parecer que a foto poderia ter sido tirada ontem. Só que meus avós eram bebês no momento dessa imagem.

10 – Soldados feridos (Moreuil, França, 30 de julho de 1916)
Esta é uma das melhores fotos da Primeira Guerra Mundial. Apesar de antiga e distante, ela capturou um momento em que podemos facilmente imaginar estar naquela sala também, imaginar os soldados feridos falando com a enfermeira, imaginar o que se passava na cabeça deles. Uma bela imagem.

11 – Infância (Verona, Itália, 16 de maio de 1918)
Aparentemente, esta fotografia, feita na abóbada de uma igreja em Verona, exigiu um tempo de exposição de mais de um minuto. A imagem contempla o destino da menina, perdida em reflexão, visualizando pensamentos que, nesse dia, pertenciam somente a ela.

12 – Cadáver de um jovem soldado (Aisne, França, pós-guerra)
Não há o que dizer sobre essa fotografia, exceto que, em alguns momentos, é difícil para a humanidade ter que encarar seus próprios feitos.

13 – Soldado comprando carne (Reims, França, 6 março de 1917)
Charcutaria é um açougue francês, que, antes da idade de refrigeração, se especializava em oferecer carnes frias bem preservadas. Esta loja em particular, em Reims, estava surpreendentemente bem abastecida: mesmo em tempos de guerra, funcionava. Ainda que bombardeada pela Alemanha, o comércio da vila não parou. Observe a tentativa frágil de fazer uma barricada na janela do lado esquerdo. É notável ver como a vida cotidiana seguiu em frente mesmo em tempos de guerra.

14 – Uma jovem e sua boneca (Reims, França, 1917)
Enquanto a menina brinca com sua boneca, rifles se apoiam contra a parede, bem ao lado dela, conforme a Grande Guerra continua. Uma justaposição poderosa, especialmente em uma época que era fácil se esquecer pelo que estava lutando.

15 – Sadhus na Índia britânica (Bombaim, Índia, 17 dezembro de 1913)
Esta imagem, mais do que qualquer outra na lista, mostra atemporalidade. Se você procurar hoje por imagens de Sadhus indianos, ou homens santos, vai encontrar roupas, costumes e rostos semelhantes aos dos homens nesta foto de 99 anos de idade. Esses sadhus eram provavelmente visitantes da cidade movimentada colonial de Bombaim, que agora é a cidade mais populosa da Índia, e se chama Mumbai – um destino incrível para viajar até hoje, com uma rica história, cultura, comida, entretenimento e diversidade.

16 – Prisioneiro nômade (Ourga, Mongólia, 25 de julho de 1913)
Os nômades da Mongólia desenvolveram um sistema de justiça para se adequar ao seu estilo de vida móvel. Na imagem, um criminoso está preso a uma corrente tão pesada que o impede de fugir correndo. Ao mesmo tempo, ele seria capaz de uma marcha forçada (provavelmente excruciante) de pasto para pasto, conforme fosse ordenado. (Via: Revoada/Natasha Romanzoti)

Melhores universidades do mundo oferecem cursos gratuitos pela internet



O professor Walter Sinnott-Armstrong, da Universidade Duke (EUA), fez uma aposta: se um terço dos alunos que começaram a assistir a suas aulas na semana passada chegar ao fim do curso, ele vai raspar e doar o cabelo a uma instituição que faz perucas para pessoas com câncer.

Baixa autoestima? Não. Apenas realismo: o curso do professor tem 166.872 estudantes. As aulas são dadas no site Coursera, que reúne 207 disciplinas de 33 universidades dos EUA, da Europa, da Ásia e do Oriente Médio --tudo de graça. 

Onde quer que esteja, o aluno precisa só de um computador e de conexão banda larga. Depois de se cadastrar, assiste às aulas em vídeo, lê textos e resolve provas. No fim, recebe um certificado.

O Coursera é a maior, mas não a única iniciativa do tipo. Das dez melhores universidades do mundo segundo o ranking Times Higher Education, todas têm conteúdo gratuito on-line. Delas, seis têm disciplinas inteiras.

O site edX.org reúne a Universidade Harvard, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade da Califórnia em Berkeley e a Universidade do Texas com esse mesmo propósito.

A ideia de boa educação superior ao alcance de todos ganhou corpo em 2012 com o conceito de Mooc, sigla que em inglês significa "cursos abertos on-line em massa".

Também entra nesse grupo o iTunes U, iniciativa da Apple que permite baixar, no iTunes, palestras e seminários universitários, de graça.

INDEPENDÊNCIA
"A principal diferença entre os meus alunos da universidade e os on-line é a independência", diz Sinnott-Armstrong à Folha, por telefone. "Como minha disciplina na web possui um fórum, sinto que posso sentar e apenas vê-los se ajudarem."

Estudioso da epistemologia, ramo da filosofia que investiga a origem e a natureza do conhecimento, ele oferece a disciplina Pense Novamente: Como Raciocinar e Argumentar, a maior em número de alunos no Coursera, lançado em abril.

As universidades americanas não foram as únicas a abrir seus cursos na internet. Escolher aulas oferecidas por instituições de outras partes do mundo é, também, uma forma de ter contato com as respectivas culturas.

A Escola Federal Politécnica de Lausanne (Suíça), presente no Coursera, oferece uma disciplina completa em francês.

Outro exemplo é a disciplina Uma Nova História para uma Nova China, oferecida em inglês pela Universidade de Hong Kong.

No iTunes U, cinco instituições lusas, incluindo a renomada Universidade de Coimbra, têm vídeos de palestras e seminários em português.

EXATAS X HUMANAS
Nas maiores plataformas de Mooc que existem atualmente, há prevalência de cursos das carreiras de exatas. Vários fatores podem explicar esse fenômeno.

"Estudantes de exatas têm naturalmente mais contato com línguas estrangeiras", diz Pollyana Mustaro, doutora em educação pela USP. Com aulas em inglês, estar acostumado ao idioma é essencial, argumenta.

Já Sinnott-Armstrong especula três motivos para haver mais cursos de exatas.

Primeiro, alunos de áreas como ciência da computação estão mais acostumados ao uso de tecnologia. Segundo, é mais fácil aplicar provas on-line com respostas mensuráveis que pedir textos ao aluno, situação comum em humanas. Terceiro, vários cursos de humanas se baseiam em debates em sala de aula. 


5 de dezembro de 2012

Doutor Aracildo e dona Amelinha - anos 1970

Foto do início dos anos 1970, que filei do Blog do Wille Bathke Jr, mostra o falecido pioneiro médico mourãoense Aracildo Marques autografando um livro de sua autoria para a dona Amelinha Hruschka. Clique na imagem para ampliar.


Doutor Aracildo publicou os seguintes livros:
As Flores Florescem em Maio (1972)
O Sino de Cobre (1976)
Tempo Cavalo Doido (1982)
Extermínio (1986)
Templo de Solidão (1987)
Demônios do Planalto (1995)

The Beatles - "Michele"

Jorjão quer. Eu também!

Jorjão, da Rádio T FM, disse que aceita um desses de presente de natal. Bobinho ele!

Esse é motorista!!!


Ídolos: Manolito


4 de dezembro de 2012

Peteleco que se cuide: Silvio vem aí!!!

Silvio Vilczak - Campo Mourão/2011

Intrigado fiquei o ano inteiro, sem entender como ele aguentava aquela barba no calor absurdo que fez e faz esse ano em Campo Mourão. Agora, com a chegada do Natal, passou a intriga e chegou a conclusão: Silvio se preparava para um novo trabalho, o de Papai Noel.


Peteleco, o Papai Noel oficial da cidade, está literalmente com a barba de molho.

Silvio Vilczak - Lapônia/2012

 

Iron Buterfly - "In A Gadda Da Vida"


Iron Butterfly é uma banda estadunidense de hard rock e rock psicodélico, conhecida pelo seu sucesso em 1968, com a música "In-A-Gadda-Da-Vida".

O Iron Butterfly surgiu no cenário musical do final da década de 1960, chamado Hard Rock ou Acid Rock e ficou caracterizada pelos solos de guitarra, baixo marcante, bateria pesada e teclados que mesclava rock com música sacra.

Pesquisa nas ruas dos Trapalhões

10 direitos que os consumidores não conhecem



1. NOME DEVE SER LIMPO ATÉ 5 DIAS APÓS PAGAMENTO DA DÍVIDA
Segundo decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, que quando o consumidor realiza o pagamento de uma dívida atrasada, o nome deve ser retirado em no máximo cinco dias dos órgãos de proteção ao crédito. O prazo começa a ser contado da data de pagamento

2. CONSTRUTORA DEVE PAGAR INDENIZAÇÃO POR ATRASO EM OBRA
Quando ocorre o atraso na entrega do imóvel a construtora deve indenizar o consumidor. O Ministério Público de São Paulo e o Secovi assinaram um acordo que prevê até mesmo a forma como a indenização deve ser realizada: em atrasos superior a 180 dias, a construtora deve pagar uma multa equivalente a 2% do valor desembolsado pelo consumidor, mais 0,5% ao mês

3. BANCOS DEVEM OFERECER SERVIÇOS GRATUITOS
Não é obrigado aos consumidores contratar um determinado pacote de serviços no banco. Pois os bancos são obrigados a oferecer gratuitamente uma quantidade mínima de serviços, como por exemplo: fornecer o cartão de débito, a realização sem custo de quatro saques e duas transferências por mês e também até dois extratos e dez folhas de cheque por mês.

4. NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO PARA COMPRA COM CARTÃO
Nenhuma loja pode exigir um valor mínimo para se pagar a compra com cartão. Conforme o Idec e o Procon, se a loja tem a opção de pagamento com o cartão, ela está obrigada a aceitá-lo para compras de qualquer valor, desde que À VISTA. Fique atento: pagamento com cartão de CRÉDITO, apenas quando não for parcelada, considera-se pagamento À VISTA

5. VOCÊ PODE DESISTIR DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET
O consumidor que faz compras pela internet e pelo telefone tem a opção de desistir da compra, indiferente do motivo, sem custo adicional, desde que seja feito em sete dias corridos. “A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto”, segundo o Procon de São Paulo. Conforme está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

6. VOCÊ PODE SUSPENDER SERVIÇOS SEM CUSTO
É direito do consumidor suspender, uma vez por ano, serviços de telefone fixo e celular, de TV a cabo, água e luz sem custo adicional. No caso da TV e telefone, o prazo máximo de suspensão é de até 120 dias; já tratando-se da água e da luz, não existe um prazo máximo, mas para a religação o consumidor precisará pagar, diz Maria Inês Dolci, da Proteste

7. COBRANÇA INDEVIDA DEVE SER DEVOLVIDA EM DOBRO
Qualquer pessoa que for vítima de alguma cobrança indevida pode exigir que o valor pago devolvido em dobro e corrigido. Conforme consta do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. Se a conta de telefone foi de R$ 150, por exemplo, mas o cliente percebeu que o correto seriam R$ 100, ele tem direito de receber de volta não só os R$ 50 pagos a mais, e sim R$ 100 (o dobro) corrigidos.

8. VOCÊ NÃO PRECISA CONTRATAR SEGURO DE CARTÃO DE CRÉDITO
As administradoras de cartão de crédito sempre oferecem aos cientes um seguro que protege o consumidor contra perda e roubo. Órgãos de defesa do consumidor entendem que caso o cartão seja furtado e o cliente realizar o bloqueio, toda compra feita a partir deste momento será de responsabilidade da administradora, independente que ele tenha ou não o seguro

9. QUEM COMPRA IMÓVEL NÃO PRECISA CONTRATAR ASSESSORIA
Quando se adquiri um imóvel ainda na planta, o comprador tende ser cobrado pelo Sati (Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária), que se trata de uma assistência por advogados indicados pela imobiliária. Mas esta cobrança não é obrigatória. O contrato pode ser fechado sem a contratação da assessoria

10. PASSAGENS DE ÔNIBUS TÊM VALIDADE DE UM ANO
As passagens de ônibus com data e horário marcados, têm validade de um ano, conforme a Lei nº 11.975, de 7/6/2009. Se o consumidor não consegue fazer a viagem na data da passagem, deve comunicar a empresa com antecedência de até três horas. Depois, com isso o consumidor pode usar o bilhete para outra viagem, sem nenhum custo adicional (mesmo ocorrendo aumento de tarifa). (via: Dois Neurônios)

O coral de crianças que deixou seu público atônito


Essas crianças se apresentaram na cidade alemã de Wuppertal, em uma ação da ONG International Children’s Fund (Fundo Internacional da Criança) pelo Dia Universal da Criança.

Durante a apresentação, enquanto cantavam “Mad World, do Tears For Fears, uma a uma as crianças deixavam o palco, até por fim restar uma única responsável por passar o recado final para um público boquiaberto e reflexivo: “A cada 3 segundos o mundo perde uma criança por motivos que poderiam ter sido evitados”. (via: Sedentário e Hiperativo)

3 de dezembro de 2012

Retifica Mourão/Seriart campeã da Copa TV Carajás Futebol Suíço

A Retifica Mourão/Seriart conquistou o título de campeão da Copa TV Carajás/Consórcio Ademilar de Futebol Suíço. Vitória de 3 a 1 sobre a Aertmcam/Aeroporto/Móveis São Carlos/Faustão Pneus garantiu o trofeú para a equipe do Ângelo Sequinel Filho, um dos grandes incentivadores do esporte de Campo Mourão atualmente.

Fotos da Radar Esportes mostram alguns momentos da decisão. Clique nelas para ampliar.

Retifica Mourão/Seriart - campeã Copa TV Carajás Futebol Suíço 2012 

Aertmcam/Aeroporto/Móveis São Carlos/Faustão Pneus - vice campeã

Comemoração com malabarismo

Campeões posam com troféu

James Vincent McMorrow - "This Old Dark Machine"


James Vincent McMorrow (nascido em 1983) é um cantor e compositor irlandês. Seu álbum de estréia 'Early in the Morning' foi lançado em fevereiro de 2010.

Escolinha do Professor Raimundo: João Canabrava

Abdominais: veja guia de exercícios para a barriga dos sonhos


aula trabalha até os músculos mais profundos

Seu sonho é ter uma barriga chapada, digna de capa de revista? Além de investir em exercícios aeróbicos e equilibrar a alimentação, é preciso firmar os músculos do abdômen. “Durante a execução dos movimentos é importante prestar atenção na respiração. Expire durante a contração dos músculos e inspire o ar ao retornar para a posição inicial. Desta forma você melhora o desempenho e evita elevação brusca da pressão arterial”, explica Ricardo Wesley, professor da academia Cia Athletica. O personal trainer preparou uma aula completa, que trabalha até a musculatura mais profunda e inclui exercícios para proteger e fortalecer a coluna. Clique abaixo e dê início ao treino:

<a href="http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Abdominais--veja-guia-de-exercicios-para-a-barriga-dos-sonhos.shtml">Abdominais: veja guia de exercícios para a barriga dos sonhos</a>

(via: Saúde GNT)

Os cinco golpes virtuais mais comuns do Natal

Reportagem da Veja.com mostra que na temporada de Festas, multiplicam-se golpes disfarçados de promoção e mensagens natalinas. Saiba quais as ações mais comuns e como escapar delas (clique na imagem para ampliar)