28 de setembro de 2012

Campo Mourão campeão Jogos Abertos do Paraná 1988

Em Maringá, nessa semana, acontece a fase final dos Jogos Abertos do Paraná. Acompanhando o desempenho de nossas equipes coletivas -- infelizmente apenas o organizadíssimo basquete masculino está entre os semifinalistas -- bateu saudade dos meus tempos de jogos e recordei da última conquista da qual participei na principal competição poliesportiva paranaense.

Para matar a saudade e prestar homenagem aos campeões, posto novamente a foto da equipe mourãoense e o texto que conta um pouco da conquista. O texto foi publicado em 2005, depois disso Campo Mourão conquistou outro título dos Jogos Abertos do Paraná. Clique na imagem para ampliar.
  
em pé (da esq. para a direita): Xaxo, Getulinho Ferrari, Renan Salvadori, Marcelo Silveira, Dealmir Salvadori, Luizinho Ferreira Lima e Sebastião Mauro.
agachados: Luiz Carlos "Batata" Mendes, Antonio Admir "Beline Fuzeto, Silvio Carvalho Cintra, Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Antonio Luiz "Tuim" Marcelino e David Miguel Cardoso

Jogos Abertos do Paraná - Guarapuava 1988
Campo Mourão tem quatro títulos estaduais de futsal da primeira divisão. Por coincidência, conquistados em duas cidades: Paranavaí e Guarapuava. Em cada uma delas conquistamos um Jogos Abertos (Jap´s -1973 e 1988) e uma Taça Paraná (1979 e 1980).
 
Orgulho-me de ter participado de três destas conquistas. Em 1988, em Guarapuava, tínhamos tudo para voltar para casa mais cedo. Treinamos pouco (o nosso treinador, Itamar Tagliari, passava por momentos difíceis com a doença de sua primeira esposa, Maria José, que acabaria falecendo ainda naquele ano e o Getulinho Ferrari, na véspera dos Jogos, perdeu o querido sogro, Genaro Riva, num absurdo acidente de avião).
 
No ano anterior, em Campo Mourão, perdemos a final dos Jap´s, para Palotina por um a zero (a mais triste derrota que tive no esporte).
 
A forte preparação física que fizemos em 1987 ajudou, e muito, nossa conquista em Guarapuava.

Começamos a competição de maneira arrasadora (três jogos, três vitórias por sete a um). Tuim e Batata jogavam tanto que, ao saírem para passear, sempre tinha alguém querendo pagar uma bebida para eles (refri, é claro).
 
Na segunda fase arrasamos Palotina por seis a um, mostrando que a derrota na final do ano anterior fora zebra sem tamanho e, já classificados para a semifinal, nos demos ao luxo de descansar alguns atletas contra Maringá (empate, em quatro a quatro).
 
Jogo relativamente fácil contra o time da casa na semifinal – vencíamos por dois a zero – até que o Xaxo, nosso goleiro, leva um gol porque estava discutindo com um torcedor. No final empate por dois a dois e acabamos vencendo nos pênaltis (Xaxo defendeu as três cobranças guarapuavanas e o Getulinho, que chegara para jogar os dois últimos jogos nem precisou cobrar nossa última penalidade).
Londrina, nosso adversário na final, parecia imbatível. Assim como nós, fizeram uma campanha excepcional e na semifinal venceram facilmente Maringá.
 
Ginásio lotado para uma final emocionante com os dois times exibindo muita disposição e técnica. Nosso time sempre na frente do placar. Vencíamos por 4 a 2, e numa seqüência incrível de defesas de tiros livres, Xaxo desmoralizava os londrinenses. Mas faltando doze segundos para terminar o jogo, três a dois no placar, o árbitro apita mais uma falta contra nós (seu Isidoro Fuzeto achando que acabara o jogo entra em quadra para abraçar o Beline e acabou acompanhando o filho, eliminado por cinco faltas individuais, na saída da quadra). O cobrador londrinense “erra” o chute e engana o Xaxo. Vamos para a prorrogação.
 
Mal começa a prorrogação e o Getulinho faz um zero (na comemoração do gol me deu uma cotovelada que esfolou minha testa). Em seguida o Tião Mauro fez dois a zero. Administramos bem a partida e vencemos, sem maiores sustos.
 
Logo após o jogo, cumprindo promessa do Beline, rezamos agradecendo pela conquista, pedindo pela saúde da Maria José e pelo falecido Seu Genaro Riva. À noite desfilamos no caminhão do Corpo de Bombeiros. Este foi o último titulo estadual que Campo Mourão conquistou.
 
Para os meus amigos de sempre e companheiros desta conquista: Luis Geraldo “Xaxo” de Souza, David Miguel Cardoso, Silvio Carvalho Cintra, Nelson “Ticão” Prado, Dealmir Salvadori, Renan Salvadori, Sebastião Mauro, Getulinho Ferrari, Antonio Luiz “Tuim” Marcelino, Luís Carlos “Batata”, Admir “Beline” Fuzeto, Itamar Tagliari e Gilmar Fuzeto. (Publicado no semanário "Entre Rios, em 2005)

Kate Miller-Keidke - "Sarah"


Kate Miller-Heidke (16/11/1981) é uma cantora e compositora de Brisbane, na Austrália. Embora de formação clássica, ela seguiu uma carreira na música pop alternativa. 

"Sarah" é faixa do terceiro disco de Kate, Nightflight.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana







Entenda a redução da tarifa de energia elétrica

De uma forma objetiva e sarcástica, alguém fez um vídeo que explica o que realmente gerou a redução das tarifas de energia elétrica no Brasil. Assista e entenda...


Filho tenta tirar pai do mundo das drogas (imagem chocante)













(enviada pelo Jairinho Batista de Melo - Maringá)

26 de setembro de 2012

O chequinho do Cremauri

Como o campo está ficando cada vem maior e a bola mais pesada, no Clube dos Trinta estamos, cada vez mais, preferindo o Truco do que o Futebol.

Jogamos em seis, três contra três, valendo sempre uma latinha de cerveja por cabeça. Cristo, o Luiz Carlos de Cristo, policial militar, amigo de longa data, afirma sempre que ganhar no Truco é muito bom, mas ganhar do Cremauri (AT Informática) é muito melhor, já que este não gosta de perder nem no par ou ímpar para ver quem começa dando as cartas. 

Na foto, ele aparece mostrando/comemorando um chequinho (vale-cerveja) que acabara de ganhar do Crema. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): João Berbel, Paulão, Luiz Carlos de Cristo e Anderson "Lambari" Pedroso
 

Jake Shimabukuro - "While My Guitar Gently Weeps"


Jake Shimabukuro (03/11/1976, Honolulu, Havaí) é um instrumentista, conhecido por sua habilidade no Ukulele, uma guitarra havaiana. Sua música combina elementos de jazz e rock.

Deprê, by Chapolin




Motivos para começar a fazer exercícios físicos

A vontade de perder alguns quilinhos nem sempre é suficiente para manter uma pessoa habitualmente sedentária em uma academia. Mas vários estudos recentes têm mostrado que praticar um exercício físico não é importante apenas para colocar a silhueta no lugar.

Alguns aspectos da vida, como o aprendizado, o humor e até o desempenho no trabalho, podem ser aprimorados com malhação – seja na academia, na quadra, piscina ou na pista de corrida. A seguir, você confere algumas pesquisas que indicam bons motivos para deixar a preguiça de lado, tirar a roupa de ginástica do fundo da gaveta e começar a se exercitar.



1) Quem se exercita ganha mais dinheiro
Pode parecer estranho, mas essa foi a conclusão de uma pesquisa recente feita pelo economista Vasilios Kosteas, da Cleveland State University. De acordo com ela, pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos três vezes por semana ganham 9% mais do que sedentários. Quem malha de uma a três vezes na semana, ganha 5% a mais.

O motivo não está na ideia de que pessoas que malham são mais bonitas ou magras. Na verdade, essa diferença se dá porque, segundo o pesquisador, a ginástica ajuda no foco e na atividade cerebral, liberando endorfinas e melhorando a saúde e as habilidades físicas e emocionais das pessoas. Tudo isso, claro, resulta em um profissional mais produtivo, capacitado e qualificado.

2) Exercícios são bons para o desempenho sexual
O cansaço resultante das atividades físicas não atrapalha em nada a vida sexual das pessoas. Pelo contrário, os treinos podem ser benéficos para prevenir e tratar a disfunção, e, ainda, aumentar o desejo sexual. Pesquisadores da Unicamp conseguiram provar, em 2008, que praticar atividades aeróbicas cinco vezes por semana, por pelo menos meia hora, é um bom tratamento para problemas de ereção.

Já um estudo da University of California mostrou que corridas de 15 a 20 minutos de duração, todos os dias, são suficientes para aumentar a libido de mulheres e homens com problemas de desejo.

3) Malhar ajuda nos estudos
Para adultos que trabalham e estudam, encaixar um exercício físico na rotina pode ser uma ideia fora da realidade, mas investigações recentes feitas em diversos países revelam que pode valer a pena. Os resultados mostram que a atividade cerebral, a memória e o aprendizado sofrem considerável melhora com o exercício, em comparação com pessoas sedentárias.

Uma pesquisa da University of Illinois, nos Estados Unidos, por exemplo, indicou que os treinos estimulam a produção de neurônios ligados às funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdos.

4) Treinos são tratamento para depressão
Os tradicionais remédios contra a depressão nem sempre fazem o efeito desejado e, no lugar deles, os exercícios físicos podem conseguir reverter o quadro. Uma pesquisa de 2011, feita pelo UT Southwestern Medical Center, provou esse fato. Os cientistas analisaram um grupo de pessoas de 18 a 70 anos com quadro de depressão e que não haviam respondido bem ao medicamento dado no início do tratamento.

Depois de fazerem exercícios por 12 semanas – escolhidos de acordo com o perfil de cada um, 30% se recuperaram completamente e 20% tiveram melhora considerável. Resultado que não havia sido alcançado pelas pílulas.

5) Falta de exercícios pode matar tanto quanto o tabaco
Se você não fuma, mas não pratica exercícios físicos, o risco de morrer prematuramente é quase tão grande quanto se fosse viciado em tabaco. Um estudo publicado em julho deste ano indicou que a causa da morte precoce de uma em cada dez pessoas está ligada à falta de ginástica.

A pesquisa afirma que, todo ano, 5,3 milhões de pessoas perdem a vida por doenças cardíacas, diabetes, câncer de mama e cólon, além de outros problemas ligados ao sedentarismo.

6) Exercícios ajudam a tratar diabetes e doenças do coração
Além de prevenir doenças, as atividades físicas podem contribuir para a recuperação, de acordo com vários estudos. Um deles, realizado na Universidade de São Paulo – USP, indica que as atividades regulares ajudam no tratamento de diabetes mellitus tipo 1. Além disso, eles são benéficos para melhorar a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que também indica a sua contribuição no tratamento de doenças coronarianas. (via: Dicas do Professor)

Os smartphones mais baratos com Android

Os smartphones Android são alguns dos aparelhos mais populares e desejados do mundo, mas diante do preço elevado de alguns aparelhos, muita gente ainda não conseguiu trocar seu telefone comum por um celular inteligente com a plataforma do Google. Para mostrar que existem opções para todos os bolsos, então, o TechTudo fez uma seleção com alguns dos modelos de smartphones mais baratos e com sistema Android. 

LG Optimus Me

Este aparelho é bem simples, mas ideal para quem só busca ter um celular com capacidade de acessar a Internet e com aplicativos interessantes. Com sistema Android 2.2, o modelo custa em torno de R$ 347 no Brasil. O smartphone tem tela de 2,8 polegadas sensível ao toque e resolução de 240 x 320 pixels. Ele ainda possui uma câmera de 3 megapixels que tira fotos razoáveis.

Samsung Galaxy Pocket
O aparelho da Samsung já tem especificações mais interessantes que o modelo da LG, contando com o Android na versão 2.3 Gingerbread e tela touch de 2,8 polegadas com 320 x 240 pixels de resolução. No entanto, ele possui uma câmera de menor qualidade, com 2 megapixels. Seu preço é um pouco maior que os demais celulares mais básicos, e custa cerca de R$ 429 no mercado nacional.
LG Optimus L3
Este aparelho tem características bem semelhantes ao Galaxy Pocket: Android 2.3, Wi-Fi, 3G, GPS e preço de R$ 429. Sua tela touch, porém, é um pouco maior, com 3,2 polegadas, e a mesma resolução de 320 x 240 pixels. Sua câmera é bem superior, com 3,15 megapixels.
Samsung Galaxy Y
Este é um dos modelos de Android mais populares. Apesar de também ser um aparelho simples, ele já tem um desempenho um pouco superior que os concorrentes. O smartphone possui sistema Android na versão 2.3 Gingerbread, e custa R$ 499. Sua tela tem um tamanho razoável, com 3 polegadas e resolução de 320 x 240 pixels, mas sua câmera é bem básica, com somente 2 megapixels.

Sony Ericsson Xperia Mini

A linha Xperia da Sony é conhecida pela sua qualidade em imagem e desempenho. Este modelo, o Mini, é o mais básico da familia, e também não decepciona. Ele conta com uma tela de 3 polegadas com 480 x 320 de resolução, e custa em torno de R$ 549. O grande destaque do modelo é a sua câmera, que possui 5 megapixels - bem alto para um smartphone de baixo custo.
Motorola MotoSmart
Este modelo da Motorola tem como destaque a tela maior que a dos concorrentes, com 3,5 polegadas e resolução de 480 x 320 pixels, e a função dual-chip, que permite a entrada de dois cartões SIM simultâneos. O aparelho conta com uma câmera de 3 megapixels, Android 2.3 Gingerbread, Wi-Fi, 3G e GPS, e custa em torno de R$ 599.

(via: techtudo)

24 de setembro de 2012

Costelão de São José

Neste domingo, dia 23, aconteceu em Campo Mourão o tradicional Costelão de São José, uma realização da diocese local (até o ano passado era realizado em março, próximo ao dia do padroeiro mourãoense, mas como era sempre período de quaresma, inteligentemente, mudaram para essa data).

Vi essa foto no álbum do Irineu Ricardo e no CRN1 e, arrependido por não ter ido na festa, resolvi mostrá-la aqui também. Bom apetite e viva São José!

Herp Albert - "Fandango"



Herbert "Herb" Alpert (Los Angeles, 31/03/1935) é um músico estadunidense, conhecido por compor o grupo Herb Alpert e Tijuana Brass. Foi fundador e executivo da indústria fonográfica, mais especificamente da A&Records - uma empresa de gravação fonográfica, fundada com Jerry Moss.

Durante a carreira, lançou cinco singles, vinte e oito álbuns na Billboard, ganhou oito Grammy Awards, quatorze álbuns de platina e quinze álbuns de ouro. Em 1996, Alpert vendeu 72 milhões de álbuns em todo o mundo.

No Brasil, os arranjos que ele fez para as gravações de Chris Montez teriam influenciado Wilson Simonal e "A Turma da Pilantragem", os principais artistas do movimento musical brasileiro da década de 1960 que ficou conhecido como "Pilantragem".

Tornado de fogo na Austrália

Tornados já são assustadores normalmente, agora imagine um de 30 metros de altura feito de fogo próximo a você? O cineasta Chris Tangey não precisou nem idealizar uma cena dessas, já que ele não somente vivenciou isso como capturou imagens desse incrível fenômeno na Austrália.

O supreendente tornado de fogo foi gravado no dia 11 de setembro e, segundo especialistas, é um fenômeno meteorológico extremamente raro, que ocorre apenas quando uma coluna de ar quente entra em contato com o fogo – especialmente em pontos quentes de incêndios pré-existentes.

Os tornados de fogo costumam ter uma duração pequena, de poucos minutos. No entanto, neste caso, o cineasta Tangey afirmou que o tornado registrado demorou mais de meia hora para desaparecer. Confira no vídeo as imagens desse incrível fenômeno da natureza.

Fotos da Web

Belas fotos. Clique no player para vê-las.

Substitua os analgésicos no combate à dor crônica


Uma fisgada nas costas ou uma dor mais forte nas pernas, de vez em quando, não é motivo de grande preocupação - a não ser que o incômodo persista ou tenha intensidade crescente. Nessas condições, dois cuidados são fundamentais: buscar um especialista para entender a origem do problema e controlar o consumo de analgésicos, evitando a dependência deste tipo de medicamento. "O tratamento especializado para dor crônica e a mudança de hábitos ajudam a amenizá-la", afirma a anestesista Fabíola Peixoto Minson, diretora da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). As dores mais comuns, segundo ela, afetam a coluna e a cabeça (enxaqueca). Contra elas, veja dicas simples e saudáveis.
2109_substitua_os_analgesicos_no_combate_a_dor_cronica.jpg

(via: Minha Vida)