10 de agosto de 2012

Família Kravchychyn - Campo Mourão/PR

Foto do início dos anos 1970 mostra a família Kravchychyn posando em frente de sua casa na esquina da Rua Mato Grosso com a Irmãos Pereira, onde por anos funcionou a Fertimourão e agora é o Restaurante Sendai.

em pé (da esq. para a direita): Dirceu "Ariba", Seu Daniel Kravchychyn, Dona Rose (in memorian) e Carlos Daniel
à frente: Danilo, Denise e Claudio

Luis Melodia -"Magrelinha"


Luiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951), mais conhecido como Luiz Melodia, é um cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.

Luiz Melodia foi muito influenciado pela Jovem Guarda, sobretudo Roberto Carlos.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana









Gêmeas siamesas serão estrelas de reality show

O dia a dia de Abigail e Brittany Hensel vai ser levado à telinha. As gêmeas siamesas, ligadas pelo tronco, vão contar como é a vida delas em um reality show que vai ao ar pela TLC. 



Abigail e Brittany, de 22 anos, surpreenderam os médicos ao conseguir chegar à idade adulta. Elas são uma forma rara de gêmeas siamesas que resultaram de um único óvulo fertilizado. Os embriões não se separaram no útero da mãe, Patty (primeira foto abaixo). Apenas 1% dos gêmeos nessas condições passam do primeiro ano de vida, de acordo com médicos.

As irmãs, que moram em Minnesota (EUA), têm vários órgãos próprios, mas, da cintura para baixo, dividem intestino, bexiga e órgãos reprodutores.


Elas adoram boliche, vôlei, andar de bicicleta, softball e nadar. Abigail e Brittany Hensel se relacionam bem com os colegas de universidade, tocam piano sem desafinar e têm até carteira de motorista.

"Eu não sei o que aconteceria se elas fossem flagradas acima da velocidade permitida. As duas receberiam multa ou só a Abby porque seria o pé dela no acelerador?", comentou a mãe.


O maior tabu para elas é falar em namorados. (via: Page Not Found)

Candidatos bizarros tem em todo lugar









(Via: Não Salvo)

9 de agosto de 2012

Márcia e Adriane Cilião de Araujo - Campo Mourão/PR

Tá certo! elas nasceram bem depois dos anos sessenta, mas quero ver quem não tem um álbum de fotos como essa, que sempre reunia as belezuras de mamãe e papai. Eu tenho e acho tão sensacional que tenho vontade de levar as netas para fazer igual.

As manas Márcia e Adriane Cilião de Araujo são minhas amigas desde os tempos em que representávamos nossa Campo Mourão em competições esportivas, elas no basquete, eu no futsal.

Adriane é funcionária da prefeitura mourãoense e vivo encontrando ela pela cidade. Márcia mora em Maringá e faz muito tempo que não a encontro pessoalmente, mas pelas redes sociais mantemos contato e mato a saudade. Clique na imagem para ampliar.
 
Márcia e Adriane Cilião Araujo

Tom Jobim e Andy Williams - "Garota de Ipanema"



Howard Andrew Williams, conhecido como Andy Willians (Iowa, 3/12/1927), é um cantor estadunidense famoso por sucessos como a música-tema do filme Bonequinha de Luxo, Moon River. Ganhou dezoito discos de ouro e três de platina, atrás apenas de Frank Sinatra, Elvis Presley e Johnny Mathis.

Teve seu próprio show de televisão, o The Andy Williams Show, o mais popular da época e que venceu três prêmios Emmy, entre 1962 e 1971, tendo cantado ao lado Dorival Caymmi (de quem gravou Roses, Roses, Roses) e Tom Jobim, que o considerava o melhor cantor americano de bossa nova. 

Tom Jobim todos sabemos muito bem quem é!

Aves da Amazônia

Sanhaço da Amazônia

Tucano Grande de Papo Branco

Iratauá-Pequeno

Andorinha do Rio

Canário da Amazônia

Cardeal

(Via: Universo dos Viajantes)

Mamadaços

Vídeo reune várias bobagens cometidas graças ao excesso de álcool.

No novo parque aquático do curintia... :)

Até cachoeira tem... As imagens, na verdade, são da Rússia, mas o brasileiro não perde a oportunidade de mexer com os corintianos. Ainda mais agora que acabou a sina da Libertadores.


(enviado pelo santista Antonio Kiwel)

8 de agosto de 2012

Cine Plaza - Campo Mourão/PR

No Facebook vi essa foto que remeteu a ótimas lembranças, dos tempos em que ir ao matinée das tardes de domingo era nosso principal programa. Quantos filmes do Mazzaropi, do Teixeirinha, desenhos de Walt Disney, faroestes e filmes de capa e espada assisti no Cine Plaza! No começo os filmes me atraiam, dai começaram os namoricos e o escurinho da enorme sala (mais de 1000 lugares) era ótimo para sentar ao lado de alguma pequena. Isso mesmo, sentar ao lado já era um grande avanço. Pegar na mão era motivo para contar para o bairro todo. Se bem que não era nem preciso contar, bastava ver o sorriso na cara para saber que tinha tirado a sorte grande.

Depois, quando comecei a praticar esportes, assistir os vídeos do Canal 100 eram tão atraente quantos os filmes. Abaixo, um vídeo com a música tema e imagens do Canal 100.

Grandes eventos foram realizados no Cine Plaza, shows com grandes cantores da Jovem Guarda no final dos anos sessenta, Raul Seixas lá se apresentou em 1973/74. As formaturas escolares eram ali realizadas. Formandos realizavam cessões de cinema para arrecadar 'grana' para as formaturas.

Carequinha
Ia contar de um show do palhaço Carequinha, uma espécie de Xuxa dos anos sessenta, que lá assisti, mas minha família não gosta que eu toque nesse assunto (dei um vexame, vomitei no local depois de me obrigarem a comer um prato enorme para poder ir ver meu ídolo de infância, que conhecia apenas pelos discos --LPs-- que ganhava de meu pai). Pronto, contei!.

Hoje, como na maioria das cidades do país, ali funciona um templo de Igreja. A foto mostra a grandiosidade da sala construída pela família Ferrari. Clique na imagem para ampliar.

Cine Plaza - Campo Mourão/PR

Celso Blues Boy e BB King - "Mississipi"



Celso Blues Boy (nascido Celso Ricardo Furtado de Carvalho, Rio de Janeiro, 5 /01/1956 — Joinville, 6/08/2012) foi um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

Começou a tocar profissionalmente na década de 1970, acompanhando Raul Seixas e Sá & Guarabyra. Montou a banda Legião Estrangeira em 1976, com a qual se apresentava em bares e casas de show. Passou a ser mais conhecido a partir de 1980, quando mandou uma fita para a Rádio Fluminense, no Rio, voltada para o repertório roqueiro. Gravou o primeiro disco em 1984, "Som na Guitarra", que incluía seu maior sucesso: "Aumenta que Isso Aí É Rock'n Roll". Um dos primeiros a cantar blues em português, escolheu o nome artístico em homenagem ao ídolo B.B. King, um dos pais do gênero, com quem também tocou na década de 1980. No fim da sua vida morava em Joinville, Santa Catarina.

Foi um ilustre torcedor do Vasco da Gama, tendo participado do Megashow comemorativo dos 113 anos do clube, onde tocou em sua guitarra o Hino do Club de Regatas Vasco da Gama.

Faleceu em 6 de agosto de 2012 na cidade de Joinville em decorrência de um câncer na garganta

Dez melhores jogos para tablet de 2012

Um dos principais responsáveis pela popularização dos jogos atuais são os tablets. Mas o que seria da plataforma se não fossem os games cada vez melhores e mais complexos?

Para comprovar a qualidade dos dispositivos, o TechTudo organizou uma lista com os dez melhores jogos disponíveis para os aparelhos. A lista não possui uma ordem, por se tratar de games com gêneros diferentes, mas reflete o quão abrangente é esta área e como os jogadores estão servidos de ótimas opções de entretenimento.

Temple Run Brave 
Inspirado no filme “Valente”, da Disney, o novo Temple Run Brave leva a protagonista para o universo do consagrado jogo para dispositivos móveis. Custando apenas R$2,00 para Android e U$0,99 no iOS, o jogador pode viver a aventura fugindo pelas montanhas enquanto um urso faminto persegue Merida.
A filha do rei Fergus, além de utilizar os mesmos mecanismos de defesa de Guy Dangerous, protagonista do jogo anterior, utiliza o arco e flecha para atingir elementos que surgem na tela e servem para aumentar a pontuação. Com gráficos melhores e jogabilidade mais fluída, Brave é mais que uma continuação, é um ótimo jogo que utiliza uma fórmula de sucesso já aprovada pelo público.
Draw Something Free
Uma das mais inovadoras experiências sociais, Draw Something Free leva amigos e desconhecidos ao trabalho em grupo, unidos para revelar o símbolo desenhado. Com mais de 500 palavras para desenhar e cinco bombas grátis para auxiliar na solução, o Draw Something se tornou um dos principais jogos para tablet em 2012.
Além de proporcionar a diversão nos dispositivos, o jogo também oferece um suporte integrado ao Facebook e ao Twitter, proporcionando um melhor relacionamento entre os jogadores e facilitando a comunicação. Com pacote de cores diferenciado e uma edição em português, o game tem mais de 50 milhões de downloads desde o lançamento e já registrou cerca de 14 milhões de usuários únicos em um único dia.
Song Pop
Jogos de adivinhação que confrontam amigos geralmente alcançam um resultado positivo. Song Pop pegou uma receita de sucesso e adicionou dois dos maiores entretenimentos da população mundial: jogos e música. Com um sistema que lembra um pouco o extinto programa de TV “Qual é a música?”, o jogo disponibiliza canções para os usuários acertarem no menor tempo possível.
Com torneios semanais e etapas que incluem rodadas com cinco canções, o jogo transcorre de maneira rápida e prende a atenção dos jogadores. Os interessados podem iniciar uma partida aleatória ou encontrar amigos para duelar através do Facebook. Recentemente o game também foi disponibilizado pela rede social e pode ser acessado através do navegador. O jogo é grátis para Android e dispositivos iOS.
The Walking Dead – Episode 1: A new Day

Produzido inicialmente para consoles e PC, o grande sucesso do mundo das HQs chegou recentemente ao iPad através do jogo The Walking Dead – Episode 1: A new day. Com gráficos e estilos de iluminação característicos dos quadrinhos, a franquia, que será contada por episódios, agradou os exigentes fãs da série, os leitores e a crítica especializada em jogos.
A jogabilidade funciona como na edição disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs. Conforme o personagem Lee Everett avança na história, opções de texto são lançadas na tela para auxiliar na experiência de interação. Utilizando o sistema de Quick Time Events, o jogador deverá explorar os cenários e lidar com a alta carga emocional passada pelo jogo.
The Dark Knight Rises
Embarcando no sucesso do filme The Dark Knight Rises, que teve estreia mundial recentemente nos cinemas, o jogo de mesmo título traz o homem-morcego em uma aventura dedicada para dispositivos móveis. O game pode ser adquirido através da Apple Store e da Google Play, por R$14,19 e U$6,99 respectivamente.
Todos os elementos do filme estão no jogo. Os fãs da série irão confrontar a Mulher Gato, o Bane, e reconhecerão amigos como Lucius Fox e Comissário Gordon. Passada em Gothan City, a aventura conta com dezenas de missões e eventos que desafiarão toda a habilidade do Batman de caminhar na escuridão e combater os inimigos.
The Amazing Spider-Man
Também inspirado no universo de um herói dos quadrinhos que recentemente visitou os cinemas, The Amazing Spider-Man é um jogo bastante complexo para os dispositivos móveis. Com mundo aberto, além da jogabilidade semelhante à apresentada na versão para consoles, o jogo conta bons gráficos para a plataforma.
O jogo oficial do filme oferece mais de 25 missões inspiradas na história retratada nos cinemas. Os jogadores poderão utilizar o herói para explorar Nova Iorque do alto, além de combater os inimigos com combos e golpes característicos do aracnídeo. Os movimentos e as habilidades de ataque podem receber upgrade de acordo com o andamento da campanha. O jogo custa U$6,99 para dispositivos iOS e R$14,19 no Google Play para Android.
Lair Defense: Dungeon
Cada vez mais surgem jogos de estilo tower defense, Lair Defense: Dungeon não é só mais um do gênero. Com mais de 2 milhões de jogadores pelo mundo, o game leva humanos e dragões para conviver em um mesmo ambiente, onde um representa um risco para a sobrevivência do outro.
Disponível para iOS e Android, o jogo gratuito coloca os jogadores na pele de dragões que devem proteger os próprios ovos dos humanos. Com tipos de dragões diferentes para combater o avanço inimigo, além dos poderes característicos de cada espécie, os personagens irão enfrentar desde frágeis camponeses a soldados armados.
Angry Birds Space
Se o jogo Angry Birds Space precisasse de uma carta de apresentação certamente a frase de abertura de documento seria: 10 milhões de downloads em três dias. Disponível para tablets com iOS e Android, além da versão para PC, o jogo é resultado de uma parceria entre a produtora Rovio, o grupo National Geographic e a Nasa.
Os pássaros com suas características que já conquistaram o público do mundo todo seguem na franquia. Com cenários mais complexos e etapas mais desafiadoras, o jogo evoluiu em todos os sentidos. O grande diferencial da versão esta na utilização da gravidade espacial como mecanismo auxiliador, ou não, na conquista dos objetivos.
Ski Safari
Uma avalanche monstruosa atrás do pequenino herói que foge loucamente. Ski Safari tem uma história simples, jogabilidade intuitiva e é bastante divertido. Disponível para tablets e telefones com Android e para iPad, iPhone e iPod, o jogo custa U$0,99 no itunes e R$2,11 na loja Google Play.
Alguns acessórios ajudam o desesperado Sven ganhar velocidade e tomar certa distância da montanha de neve que se aproxima. Utilize os pinguins que aparecem no cenário para deslizar mais rápido sobre a estrutura de gelo e, agarre os personagens congelados para descer com ainda mais velocidade. O jogo ainda oferece um ótimo modo de customização que merece horas de dedicação.
Mass Effect Infiltrator
Uma das maiores franquias de sucesso no mundo dos consoles também ganhou uma versão para tablets. Mass Effect Infiltrator é um grande jogo literalmente. Com mais de 450MB, tamanho incomum para games da plataforma, o game utiliza de forma satisfatória os recursos oferecidos pelo dispositivo.
Na pele do agente Randall Ezno, um veterano combatente da Cerberus, o jogador deverá ir contra as ordens dos comandantes que solicitam a captura ilegal de alienígenas para experimentos. Disponível para Android e dispositivos com sistema operacional iOS, o jogo custa R$13,67 na loja do Google e U$4,99 no itunes.

E essa? Explique se puder...

Fobos: se a lua de Marte pairasse sobre nós

(Revoada/Natasha Romanzoti)

Fobos é uma das duas luas de Marte – a maior e mais próxima. Descoberta em 18 de agosto de 1877, Fobos é, em todo o sistema solar, o satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de seis mil quilômetros acima da superfície marciana.


Porosa, Fobos orbita Marte tão perto que nasce e se põe no horizonte duas vezes por dia. Provavelmente também contém uma enorme quantidade de gelo no interior dos seus poros, e foi formada a partir de pedaços de muitos materiais ejetados para o espaço por impactos na superfície de Marte.

Por conta da característica de sua órbita, ela desce a um ritmo de 1,8 metros por século. Assim, dentro de 50 milhões de anos, pode ocorrer uma de duas coisas: Fobos despencará sobre Marte ou, o que é mais provável, as forças gravitacionais destruirão o satélite criando um anel à volta de Marte.

Quando olhamos fotos espaciais de objetos estelares como Fobos, nós não conseguimos imaginar exatamente como eles são, já que a comparação é muito difícil. Ou era, até agora.

A foto abaixo é uma comparação em escala de Fobos com uma cidade europeia de tamanho médio, Grenoble, na França. A manipulação foi feita pelo artista francês Ludovic Celle.


O que você achou? Que a lua parece inesperadamente pequena para uma lua de Marte, ou, como seu nome sugere (significa “medo”), ela é terrivelmente grande e arrogante?

Como você percebeu, Fobos tem uma forma altamente irregular: cerca de 26,8 por 18,4 quilômetros, em formato de “batata”, mas ainda é 7,2 vezes mais massiva que Deimos, a outra lua de Marte.


A cidade de Grenoble não parece exatamente menor que Fobos na foto, mas ela cabe inteiramente somente dentro da maior cratera de Fobos, a cratera Stickney, um testemunho de impactos horripilantes que o satélite sofreu no passado.

Se a imagem impressionante de Fobos “pairando” sobre Grenoble fez você imaginar o que aconteceria se a lua caísse sobre a Terra, saiba que destruiria completamente qualquer sinal de vida aqui (incluindo todos os organismos multicelulares em existência, não apenas a nossa civilização).

6 de agosto de 2012

Arthur Zanetti é ouro nas argolas


Assistindo as competições dos Jogos Olímpicos, via Sportv, ví o apresentador afirmar que o Brasil teria grandes chances de conquistar medalha na prova das argolas da ginástica artística com Arthur Zanetti. Com todo meu conhecimento do esporte -- algo entre zero e menos zero--, ralhei com o comentário que criava uma expectativa que podia frustrar o torcedor brasileiro.  Sem ver a prova, conversava com o amigo na frente de casa, soube do ouro conquistado através da "minha" Elvira, que saiu com lágrimas nos olhos para me contar da conquista. 


Claro que havia preparado outra foto para postar hoje, mas a inédita medalha justifica a mudança. Ouro para o Brasil! Viva Arthur Zanetti.

Saiba mais sobre o brasileiro, visitando o site oficial de Arthur Zanetti

Mirna Daher - "Shatabna"

Minha sobrinha Iasmin Daher Miranda Lima postou esse vídeo no Facebook, por que gosta da música árabe e por que a cantora tem o mesmo sobrenome que a minha avó materna, de origem síria. -- meus avós vieram de lá, do país que está em plena guerra civil--. Como gosto demais da música árabe, aproveito para compartilhar o vídeo.



Alguma coisa está errada no Brasiiiiiiiiiiiil



(via: Largado em Guarapari)

Os símbolos religiosos e seus significados

Boa parte das religiões possuem símbolos que se tornam tradicionais entre seus fiéis. Conheça um pouco sobre as origens de alguns símbolos das Religiões pelo mundo: 

CRUZ (Cristianismo)
O principal símbolo da religião cristã . Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4.

ESTRELA DE DAVI (Judaísmo)
Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. Quando este símbolo foi gerado, não sabemos ao certo, no entanto sabemos que este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180o. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
HEXAGRAMA (Ocultismo)
É formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. Esse símbolo é uma imitação da Estrela de Davi, o símbolo nacional de Israel. A diferença é que esse selo ocultista é formado por dois triângulos entrelaçados, enquanto que, na Estrela de Davi, um triângulo sobrepõe o outro.
É o mais maligno e um dos mais poderosos de todos os símbolos na feitiçaria. É usado para conjurar demônios a esta dimensão, para comunicação com os mortos, para descrever o ato sexual e para representar deuses falsos e pagãos, como Brahma, Vishnu e Shiva.


PENTAGRAMA (Wicca)
O Pentagrama é um dos símbolos mais importantes símbolos da religião neo-pagã Wicca. Esse símbolo está bastante presente em rituais e cerimônias da religião. É o símbolo do feminino, pois os antigos astrônomos ptolomáicos acreditavam que o planeta Vênus (deusa da beleza na mitologia romana) fazia uma órbita em forma de estrela no céu numa visão geocêntrica. Logo, o pentagrama foi adotado como símbolo d'A Deusa, uma das principais divindades do Wicca.

BAPHOMET (Templários/Maçonaria)
Baphomet ou Bafomé é uma síntese de vários conceitos mágico-místicos, mais conhecida por sua relação com os Templários e a Maçonaria.  Baphomet é uma das imagens de mais forte presença no universo ocultista de nossa época. Teorizou-se símbolo que o Baphomet é fálico, haja vista que em uma de suas míticas representações há a presença literal do falo devidamente inserido em um vaso (símbolo claro da vulva). Algumas pessoas simplesmente o interpretam como um demõnio, ou o próprio Lúcifer. O Baphomet de Eliphas Levi possui mamas de mulher e o pênis é metaforicamente representado por um Caduceu. Este tipo de simbologia sexual aparece com freqüência na alquimia (o coito do rei e da rainha), com a qual o ocultismo tem relação. A figura do Baphomet também é relacionada as virgens que apresentavam anomalias em seus bustos. As virgens de 3 mamilos e as virgens de apenas 1 seio era tatuadas com a cabeça do Baphomet para que nenhum homem pudesse tocá-las. Diziam que as mulheres com tais anomalias genéticas eram amaldiçoadas.

FARAVAHAR (Zorastrismo)
O Faravahar ou Ferohar é um dos símbolos mais importantes do Zoroastrismo, religião monoteísta fundada na Pérsia pelo profeta Zaratustra (ou Zoroastres). Ele é formado por uma espécie de asa com um círculo no centro. Surgindo do círculo, está uma figura humana. O Ferohar representa a alma dos seres humanos antes de nascerem e depois de morrerem, ou seja, a alma humana das pessoas enquanto estas não estão vivas. Outro símbolo importantíssimo do Zoroastrismo é o elemento do fogo

TORII (Xintoísmo)
O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi), geralmente mais larga que a distância entre as duas barras. Sob o kasagi está o nuki, outra trave horizontal que liga os postes. Sua presença anuncia que há um santuário xintoísta nas proximidades. Atualmente, o Torii é considerado um dos mais importantes símbolos da tradição japonesa e simboliza a separação entre o mundo dos homens e o dos kami.


ENKAN (Seicho-no-ie)
O Enkan é o símbolo da religião/filosofia monoteísta Seicho-no-ie. Este simbolo representa as integração das religiões mais expressivas da humanidade. Ele é mostrado como uma estrela de oito pontas, que representa o budismo. Ao fundo vemos um circulo branco, representando o cristianismo. O símbolo é complementado por uma estrela que representa o xintoísmo, esta estrela está ligada às outras imagens representativas do símbolo, demonstrando a integração e coexsitência entre todas as religiões.


LUZ DE VIDA E POMBA DE OXALÁ (Umbanda)
Simbolo criado pela AUC para ser usado na bandeira nacional da Umbanda É formado por um sol que representa a Luz de vida e uma pomba simbolo de Oxalá, principal Orixa na tradição Umbandista . A Umbanda é uma religião genuinamente Brasileira que foi fundada por Zélio Fernandino de Morais (10 de abril de 1891 - 3 de outubro de 1975) através do seu guia espiritual, o Caboclo das Sete Encruzilhadas no ano de 1908 no bairro de Neves distrito de São Gonçalo no Rio de Janeiro.
LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo)
Este símbolo admite várias interpretações: para uns, é o casamento da lua com a Estrela D’Alva, fenômeno que ocorre em outubro com a “aproximação” aparente dos dois astros. A lua crescente com uma estrela também é o símbolo do Islã. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, nesse país cerca de 99% da população pertence ao islamismo. Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica
OM (Hinduísmo)
É o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto É a forma escrita, em sânscrito, do principal mantra hindu. Os mantras são palavras, poemas ou textos entoados durante a meditação para auxiliar na concentração e invocar divindades. Vários textos dos Vedas - as escrituras sagradas hinduístas - começam com Om - pronuncia-se Aum - e significa "aquilo que protege"
SUÁSTICA (Jainismo)
Apesar de sua imagem estar diretamente vinculada ao Regime Nazista de Adolf Hitler, a suástica esteve presente em muitas culturas milenares e é representada por meio de diversas formas gráficas. Este símbolo - que também aparece no hinduísmo e no budismo - seria um desenho com quatro letras gregas gama (G), representando os quatro ventos, os quatro pontos cardeais, as quatro estações e outros conceitos da natureza relacionados ao número quatro.
A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”. A sua raiz, “Svas”, quer dizer bondade..Mais tarde, o nazismo inclinou o símbolo e popularizou a suástica com um significado negativo
DHARMACAKRA (Budismo)
Conhecido como Roda do Dharma, o Dharmacakra é o símbolo do Budismo. Embora muitos não considerem o budismo como religião, a filosofia também carrega sua marca. O círculo de onde partem oito raios é conhecido como Roda do Dharma. Por sua vez, dharma são os ensinamentos de Buda para que se alcance a iluminação, entre eles o Nobre Caminho Óctuplo, com oito vias que levam ao fim do sofrimento
YIN-YANG (Taoísmo)
De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino. Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino. De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre yin e yang. Estudando as sombras projetadas pelo movimento do Sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro - bolinha preta na parte branca, e vice-versa
KHANDA (Sikhismo)
A bandeira sagrada do Sikhismo, conhecida como Nishan Sahib, erguida em todos os templos sikhs (gurdwaras), inclui o Khanda. Ele é resultado da junção de quatro armas: A espada de dois gumes no centro do círculo simboliza o Deus único, cuja infinitude e perfeição é representada pelo círculo. A espada da esquerda se refere ao poder espiritual cruzando o poder político, simbolizado pela espada à direita. O significado político, raro na simbologia religiosa, é resultado das perseguições sofridas pelos sikhs ao longo da história
ESTRELA DE NOVE PONTAS (Fé Bahá'í)
A estrela de 9 pontas não possui apenas um significado simbólico. Essa religião persa, fundada em 1844, prega que as lideranças religiosas ao longo dos séculos, como Maomé e Jesus, são enviados de um mesmo Deus. A doutrina elenca nove religiões - representadas pelas pontas - que preenchem essa definição: sabeísmo, hinduísmo, budismo, judaísmo,cristianismo,islamismo, zoroastrismo, fé babí e fé bahá'í
FLOR DE LÓTUS (Ayyavazhi)
A Flor-de-Lótus é o principal símbolo da religião indiana Ayyavazhi, fundada no século XIX. A Flor-de-Lótus está presente no Sahasrara (também chamado de chacra da coroa), o 7º e mais importante dos chacras que situa-se no alto da cabeça da pessoa e se relaciona com o padrão de energia global dessa pessoa. Esse chacra é originado na tradição hindu mas, como vários outros elemento do hinduísmo, foi adotado por outras religiões. Situado no alto da flor está o Namam (ou Thirunamam), também presente no Sahasrara.