28 de junho de 2012

Mourãoense Noélia Rodrigues conquista três medalhas no Pan Americano Escolares

Noélia Cristina Rodrigues - Jogos Pan Americanos Escolares 2012
 Noélia Cristina Rodrigues, atleta que defende as cores da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), faturou três medalhas nos 2º Jogos Pan Americanos Escolares, que aconteceu na Guatemala, na última segunda (25) e terça-feira (26). A mourãoense conquistou duas medalhas de bronze (arremesso de peso e disco) e uma de prata (lançamento de dardo). Recentemente ela havia conquistado uma de prata na prova do lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro. 

Noélia comemora no pódio - Guatemala 2012
Esta foi a melhor participação de um atleta mourãoense em competição internacional.

Paulinho e Noélia
Noélia e seu técnico Paulo Cezar da Costa foram convocados para participar na equipe brasileira do Pan Americano sendo que Costa foi o técnico da equipe masculina do Brasil que estava na competição. Noélia é Talento Olímpico Paranaense 2016, recebendo apoio do governo estadual para treinar. Ela faz parte do projeto Atletismo Esperança do Município de Campo Mourão, que tem o apoio também da Caixa Econômica Federal, Unimed, Núcleo Regional de Educação, Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e Lei de Incentivo ao Esporte.

As músicas mais tocadas no século XXI



O Ecad também acaba de fechar o ranking de músicas mais tocadas nas rádios durante o século XXI. Velha Infância do Tribalistas (acima) ficou em primeiro lugar, seguido de Quem de Nós Dois de Ana Carolina e Amor Perfeito de Michal Sullivan, regravada por várias bandas. Abaixo o resto do Top 10 dos hits: (clique nos títulos para ouvir/assistir as músicas)

- Esperando na Janela/ Gilberto Gil

- Vamos Fugir/Skank  

- Amor Maior/Jota Quest


(Fonte: Radar on-line)

Tem gente que é melhor não ajudar...



(Cena do filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa)

7 jogos que você nunca ouviu falar, mas que mudaram tudo

Existem jogos clássicos que todos nós conhecemos ou já ouvimos falar, por conta de seu impacto sobre tudo o que se seguiu depois. Por exemplo, Tetris lançou um jogo – ou mania – de quebra-cabeça que nunca perdeu a graça. Super Mario 64 estabeleceu as regras básicas para os jogos 3D de ação.

Mas há jogos que tiveram a mesma influência significativa, mas que não são tão lembrados, talvez porque não foram bem sucedidos comercialmente fora de uma determinada região, ou porque não pegaram na época.

O que todos esses jogos têm em comum, no entanto, é que se pode desenhar uma linha que conecta o jogo original relativamente desconhecido a jogos de sucesso ou gêneros que inspirou. Confira:

1 – Tênis de mesa (Magnavox Odyssey)
Muitos de vocês (os mais velhos, provavelmente) devem se lembrar do incrivelmente bem sucedido Pong, da Atari, como o progenitor dos jogos de fliperama. O que poucos sabem é que o fundador da Atari, Nolan Bushnell, teve a ideia para o jogo após ver uma produção um pouco mais complicada chamada Computer Space, numa máquina de jogo (da foto acima à direita) em um show comercial. A violação foi comprovada em tribunal, quando mostrou que Bushnell tinha assinado o livro de visitas de seu show. O registro histórico já foi em grande parte corrigido, creditando o inventor Ralph Baer com o conceito original para o jogo de tênis que fez de “videogames” uma palavra familiar.

2 – Yie Ar Kung Fu (Fliperama)
Enquanto Karate Champ geralmente ganha o crédito por ser o primeiro jogo de artes marciais, foi um outro jogo de luta e estilo que definiu o gênero até hoje. O jogo Yie Ar Kung Fu de1985 tem mais direito a ser chamado de pai do jogo de luta contemporâneo, uma vez que continha uma dose substancial de fantasia com uma grande variedade de personagens animados selvagens. Embora em grande parte desconhecido no resto do mundo, era bastante popular em seu local de nascimento, o Japão, e logo inspirou jogos semelhantes, como o Street Fighter de 1987.

3 – Puzz Loop
A empresa PopCap Games (criadora do tão amado e popular Bejeweled) já vendeu mais de 20 milhões de cópias de seus jogos de quebra-cabeça como o Zuma. A versão livre do Facebook tem mais de 2 milhões de jogadores ativos. A maioria desses milhões pode se surpreender ao descobrir que a combinação popular de encaixar cores e atirar que tantos amam foi “roubada” de um jogo de fliperama japonês de 1998, chamado Puzz Loop. O Magnetica da Nintendo era uma versão oficial do jogo, mas todos os outros são cópias – do Zuma ao Luxor. O criador Mitchell não ficou nada feliz com os clones: “Roubar a ideia de outra pessoa é ruim; eles não pertencem ao negócio de jogos”, disse o presidente da empresa em 2006. E o sucesso selvagem dos clones continua: a Nokia foi hilariamente premiada por outro clone descarado de Puzz Loop em 2011.

4 – Body Harvest (Nintendo 64)
DMA Design, hoje conhecida como Rockstar North, tinha um grande sucesso em suas mãos em 1997 com o “original” Grand Theft Auto. Mas o jogo criado simultaneamente ao primeiro GTA deve ser considerado tão importante quanto para o desenvolvimento do gênero “sandbox”. Body Harvest usou o então poderoso Nintendo 64 para criar um jogo em que o jogador poderia correr em qualquer lugar, pular em um número de diferentes veículos e atropelar pedestres. Soa familiar? Críticos da época elogiaram esses aspectos únicos, mas a pequena base de usuários do Nintendo 64 raramente se aventurou além da zona de conforto de Mario e Goldeneye.

5 – Guitar Freaks (Fliperama)
Guitar Hero e Rock Band se tornaram grandes sucessos a partir de 2005. O que poucos sabem era que a ideia de deixar os jogadores fingirem ser deuses do rock foi diretamente inspirada de Guitar Freaks, um jogo de fliperama de 1998 do fabricante Konami. Os fundamentos eram idênticos: jogadores controlavam uma “guitarra”, apertando botões coloridos e dedilhando uma série de notas. Konami nunca levou o jogo para fora do Japão, perdendo a oportunidade de conquistar a América – oportunidade essa que outros ficaram felizes em aproveitar.

6 – Kill.Switch (PlayStation 2, Xbox, PC)
Jogos com atiradores, que vão caminhando a coberturas diferentes com cautela, evitando o fogo inimigo – os eliminando de preferência – se tornaram bastante populares. Quem criou o estilo específico de mecanismo de cobertura usado em muitos jogos foi Kill.Switch, jogo de 2003 publicado pela Namco. Os demais jogos não são cópias descaradas do Kill.Switch, mas se você gosta deste estilo de jogo de tiro, você já sabe de onde ele se originou.

7 – Castle Clout (Browser)
Talvez você já tenha ouvido dizer que os “passarinhos nervosos” do jogo incrivelmente popular Angry Birds deve muito ao jogo de browser de 2009 Crush the Castle. O que você talvez não saiba é que o conceito de “jogar rochas em estruturas vacilantes” na verdade começou com um jogo de browser de 2008 chamado Castle Clout. A diferença é que o desenvolvedor de Crush the Castle pediu permissão ao desenvolvedor de Castle Clout antes de criar sua própria iteração – uma salva de palmas para quem livremente reconhece sua inspiração! [Revoada/Wired]

Medindo as riquezas do ser humano

Texto escrito por Catón, jornalista mexicano, que foi enviado pela 'minha' Elvira.

Armando Fuentes Aguirre (Catón)
“Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga.  Mas eu não sou mencionado na revista.

E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não, vou mostrar a vocês: Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo não sei como.

Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; meus filhos maravilhosos dos quais só recebi felicidades, netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.

Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.

Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.

Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo.

Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).

Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs que iriam reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.

Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.

Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.

Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.

E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.

Podem haver riquezas maiores do que a minha?

Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta? "

E você, como se considera? Rico ou pobre?

Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.

27 de junho de 2012

Catedral de São José - Campo Mourão/PR

Gosto muito da arquitetura de nossa catedral (gostava mais quando era toda de tijolinho à vista!). Reuni várias fotos da internet e um relato do Pedro da Veiga para contar um pouco da história da Catedral de São José, que em 2009 foi eleita como símbolo da cidade de Campo Mourão. 


Ao mesmo, Catedral e Hotel Santa Maria (ao fundo) são construídos

Começando a passar a massa corrida - meados dos anos 1970

Começo dos anos 1960

Ainda de tijolo à vista, com a torre em construção - final dos anos 1960

Premiadíssima foto do Nelson Cerqueira


"Em 1942, a 8 de dezembro, graças ao trabalho desenvolvido pelo Mons. Manoel Köenner, segundo Prelaz, da Prelazia de Foz do Iguaçu, a cuja jurisdição eclesiástica pertencia Campo Mourão, foi criada a paróquia de São José, cuja instalação se deu a 19 de março de 1943, com a nomeação do Pe. Aloysio Jacobi como primeiro Vigário e, em 5 de março desse ano, foi organizada uma comissão para edificação da primeira matriz. No dia 19 de março de 1944, data consagrada a São José, foi celebrada a primeira missa na igreja, levantada na beira da raia dos porungos, ela era toda de madeira, inclusive a cobertura, construída pelo próprio pároco Pe. Aloysio.
 
Em 1954, o então Vigário Pe. João Assmann, iniciou a construção da nova igreja, com arquitetura arrojada, cópia da igreja de São Bento do Sul-SC, e em 1960, apenas metada construída e ainda sem revestimento interno, passou a constituir-se na Catedral de São José, com a instalação da Diocese a 23 de abril de 1960, com a posse de seu primeiro Bispo: Dom Eliseu Simões Mendes - de saudosa memória. " (Pedro da Veiga)

Steve Howe - Bachianas Brasileiras Nº 5



Stephen James Willian John Howe (8/04/1947 em Londres) é um músico inglês de rock progressivo, internacionalmente conhecido por seu trabalho como guitarrista da banda Yes. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. Ele também já participou das bandas The Syndicats, Bodast, Tomorrow, Asia e GTR, além de já ter lançado 14 álbuns solo.

Bachianas brasileiras é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos como Stravinski. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.

São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento das n° 2; a Ária (Cantilena), que abre as de n° 5; o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), ambos nas n° 4.

Acendeu isqueiro em posto de gasolina e...



Um motorista teve a "brilhante" ideia de acender um isqueiro em um posto de gasolina em subúrbio de Melbourne (Austrália). Obviamente, acabou mal. Por sorte não foi pior... O responsável pelas chamas saltou sobre o carro e acabou socorrido por um outro motorista que estava abastecendo no local.



"Eu pensei que todos soubessem que não é para acender isqueiro perto de uma bomba de gasolina. Ele não colocou apenas sua vida em perigo, mas a de todos nós", disse a frentista Suzy Eid ao canal Seven News. (via: Page Not Found)

Sem aviso, Facebook muda e-mail padrão de usuários; saiba como alterá-lo


Na sexta-feira, o Facebook promoveu – sem pedir licença – uma mudança discreta na seção de informações pessoais dos usuários da rede. O endereço de e-mail padrão dos cadastrados foi alterado para o domínio oferecido pelo próprio Facebook. Ou seja, por padrão, todos agora exibem como contato principal na rede algum endereço seguido de @facebook.com. O serviço de e-mail da rede já era oferecido há quase dois anos, mas só agora o Facebook mostra o quanto ele é importante para a empresa.

Criado em novembro de 2010 com o objetivo de facilitar a comunicação entre amigos no site, o endereço de e-mail da rede social é criado automaticamente quando o usuário cadastra uma URL válida do seu perfil (por exemplo, http://facebook.com/veja).

Assim, os e-mails enviados para o endereço “@facebook.com” são direcionados para a caixa de mensagens do usuário no site, mesmo espaço onde estão armazenadas as conversas de bate-papo. Na época, a proposta foi duramente criticada por criar um canal pelo qual mais dados pessoais cairiam no controle do Facebook. Quem quiser evitar a situação, pode alterar sua conta.


Para alterar o endereço de e-mail padrão, o usuário deve visitar a página principal que apresenta o perfil – conhecida como Timeline -, e clicar no menu “Sobre”, na parte lateral esquerda do monitor. Automaticamente, o cadastrado será direcionado para uma seção que reúne dados pessoais. Ali, busque o campo “Informações de Contato” (imagem acima) e clique no botão “Editar”, campo que vai indicar quais informações podem ser públicas (imagem abaixo) e destacáveis na linha do tempo. Ao acessá-lo, o usuário vai encontrar campos de preenchimento de e-mails e telefones: ao lado do e-mail “@facebook.com”, opte pela escolha “ocultado da linha do tempo”. Assim, é possível indicar qual seu e-mail principal para contato.


(via: VEJA)

Tem louco pra tudo

O duro deve ser transportar o brinquedo até a praia...


26 de junho de 2012

Arraiá da dona Salma e do seu Irineu

Sábado, dia 23, teve festa junina na casa dos meus pais comemorando o dia de São João e os 53 anos de casados da dona Sallime -- esse é o nome sírio de minha mãe, mas todos só a chamam de Salma-- e do seu Irineu.

Festa reuniu todos os filhos e quase todos os netos do casal. Flavinha, filha do Dula e da Silvia, estava trabalhando e o Wandinho, filho da Silvia e do Wander, que mora em Florianópolis, não puderam comparecer.

Quando criança, tudo era motivo para uma festa junina. Tinha na escola, no bairro, no clube, mas essa era a principal e sempre na minha casa. Meus pais compravam bombinhas (buscapé, traques, rojões...) para todo mundo, tinha muita comida e, claro, uma enorme fogueira. A festa reunia toda a vizinhança e parentes. Ótima lembrança! Por coincidência, Elvira e eu começamos a namorar numa festa de São João que foi realizada no Colégio Estadual, em 1976.

Muito organizado, consegui levar minha câmera com bateria sem carga alguma, por isso as fotos com qualidade 'meia-boca' já que as tirei com meu celular. Clique na imagem para ampliar

Vó Salma e Vô Irineu ladeados pelos netos e bisnetos e pelo filho Wander

(da esq. para a direita): Sandra Miranda, Silvia Franzoi, Larissa, Sarah e Marina Lima e as crianças Maria Antonia "Tomtom", Fernanda Lima Chornobai e Ana Letícia Lima Conrado

Anna Silvia Franzoi Lima, Leonardo, Cecília Oliveira, Walmir e Sandra F. Lima

Marcelo e Maurício Fabri e a Anna Silvia fazendo careta

A linda Cecília Oliveira é prima querida que nos visitava. Ao fundo, a Paulinha Vanalli

Cecília, Marcela, Maurício e Maria Luiza Fabri (não, não era a Dilma nos visitando!)

Paulinha Vanalli e a minha prima querida Neusa Maria do Nascimento, a Pinha

Georgia Felippe e Paulinha Vanalli
Irineu, Sallime e Cecília

Para Nossa Alegria! Até paçoquinha Amor tinha na festa...

Kansas - "Dust In The Wind"



Kansas é uma banda de rock norte-americana dos anos 1970 especializada no estilo progressivo. Dave Hope (baixo), Phil Ehart (bateria), Robby Steinhardt (violino), Steve Walsh (teclado e vocal) e Rich Williams (guitarra) formaram a banda White Clover em sua cidade natal de Topeka, Kansas. Depois da entrada de Kerry Livgren (teclado e guitarra) o nome da banda foi mudado para Kansas.

Vídeo: Acidente fatal em estrada russa termina em explosão

As estradas podem se tornar lugares terríveis. Imagens de uma trágica colisão, ocorrida na cidade de Chelyabinsk, na Rússia, foram parar no YouTube e vistas por milhares de internautas. De acordo com a descrição do vídeo, um caminhão Volvo perdeu o controle devido a uma falha no sistema de freios. Primeiro bateu em outro e, a partir daí, desencadeou uma sucessão de colisões e explosões. Frutas e cargas rolaram pela estrada. O vídeo foi publicado há menos de 24 horas e já tem 118 mil visualizações.


Ainda de acordo com a descrição, a tragédia ocorreu em 20 de junho, matou 2 pessoas e deixou 9 feridas. (via: Bombou na Web)

Festa Junina no Palácio: convite


O Palácio do Planalto está enviando convites para a Festa Junina na Granja do Torto.
 
Se você ainda não recebeu é porque 

NÃO FAZ PARTE DA "MEGA QUADRILHA"

(enviada pelo Ivan Sergio Bonfim - Curitiba/PR)

Psicologia animal

Um rapaz da cidade dirigia seu carro numa zona rural quando caiu numa vala. Por sorte, um fazendeiro viu o acidente e foi ajudar com seu animal, um cavalo chamado Buddy. Ele amarrou o cavalo no carro e gritou:
 
- Puxa, Nellie, puxa! – Buddy nem se moveu.
 
Uma vez mais o fazendeiro gritou:
 
- Puxa, Buster, puxa! – Buddy não respondia.
 
Uma vez mais o fazendeiro ordenou:
 
- Puxa, Coco, puxa! – nada.
 
Então o fazendeiro calmamente disse:
 
- Puxa, Buddy, puxa! – e o cavalo arrastou o carro da vala com facilidade.
 
O motorista ficou muito agradecido, mas curioso. Então ele perguntou ao fazendeiro por que ele chamou o cavalo 3 vezes pelo nome errado. O fazendeiro respondeu:
 
- Ah, é que Buddy é cego, e se ele soubesse que estava puxando o carro sozinho, ele nem iria tentar!

25 de junho de 2012

A Bunda do Pelizer

Agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade.
 
Lá, vivenciei ótimos momentos (aliás, o esporte só me deu alegrias).
 
Com quinze ou dezesseis anos começamos a participar dos principais eventos esportivos paranaense, primeiramente jogando handebol e, a partir dos dezenove anos, defendendo nosso futsal (naquela época, futebol de salão).
 
Com a energia característica daquela idade aprontávamos bastante. Mas, para minha felicidade, sempre com muita responsabilidade, principalmente por contar com ótimos amigos, que fazem parte de meu laço de amizade até os dias de hoje.
 
Sempre que puder, utilizarei este espaço para contar alguns fatos, divertidos ou, até mesmo, tristes, que juntos vivenciamos no esporte.
 
Nesta edição recordo momento hilariante que presenciei durante uma viagem de Goioerê para Campo Mourão proporcionado pelo Marquinhos Peliser (ele aparece na foto da seção Baú, desta edição, um “pouquinho mais magro” e muito mais cabelo).    
 
Estrada sem asfalto com a coincidência de quase sempre chover na época dos Jogos faziam com que nossas viagens para Goioerê muitas vezes se transformassem em aventura. Quantas e quantas vezes tínhamos de descer do ônibus para ajudar a desatolá-lo.
 
Numa dessas vezes, voltávamos para casa e, ao passar por Moreira Sales, o Marquinho Pelizer abaixou a calça e colou a bunda na janela do ônibus. Morríamos de rir ao ver a cara das pessoas que, quase sempre, precisavam dar uma segunda olhada para entender o que acontecia e acho que muitos até hoje ainda contam daquela “cara” feia que viram no ônibus mourãoense.   (Publicada no Semanário "Entre Rios", em 2005).

Guga e Marquinhos Pelisser. (não identifiquei a linda menina com eles)
Volta e meia alguem pede para que eu conte essa história. Por isso, mostro ela novamente, mas principalmente por que vejo muito pouco o casal Guga e Marquinhos, que parece estarem de malas prontas para se mudarem definitivamente para o Pará. 

Zizi Possi - "Beatriz"


Zizi Possi

Maria Izildinha Possi (São Paulo, 28/03/1956), mais conhecida como Zizi Possi, é uma cantora de música popular brasileira.

"Beatriz" é uma composição de Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda.

A verdade sobre a Batalha das Toninhas

Professor de história, que parece ser de Sorocaba/SP, brinca sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Muito criativo, ele 'zoa' de ataque que submarino tupiniquim teria feito contra focas (Toninhas). O professor é sensacional, mas o carinha que legendou o vídeo...



A Batalha das Toninhas foi um evento ocorrido com a Marinha do Brasil ao largo de Gibraltar, em Novembro de 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial. 
Os navios da Divisão Naval em Operações de Guerra receberam ordens do Almirantado inglês para seguirem para Gibraltar. O Almirante Pedro Max Fernando Frontin fora alertado para tomar cuidado, pois o encouraçado HMS Britannia, designado para acompanhar a flotilha brasileira havia sido afundado por um submarino alemão, e havia um alerta da presença de mais submarinos na área. 
Nesse contexto, o Cruzador Bahia confundiu um bando de toninhas com o rastro do periscópio de um submarino alemão, resultando no ataque ao cardume. 
A carnificina resultou em um massacre do cardume. Finalmente, o ataque alemão não aconteceu. 
Na imaginação popular foram criados relatos de um comandante alemão que, vendo o que teria acontecido, disse:[carece de fontes] Se eles fizeram isso com um grupo de golfinhos, imagina o que farão conosco! (fonte: Wikipedia)

The best robot dancer

Conselho aos velhos e aos envelhecidos

Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente.

Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer antes.

Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios.

Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.

Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito.

Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude,assim como uma boa educação.

Portanto, a responsabilidade agora é deles.

Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.

Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada,alimente-se bem, mas sem exagero.

Tenha a sua própria condução, até quando não houver perigo.

Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

Namore sempre, independente da idade, com sua "velha" companheira de caminhada.

O amor verdadeiro rejuvenesce. As "Maria-gasolina" estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.

Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicure, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica?

Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado.

Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.

Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos.

Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.

Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.

Não use jamais a expressão "no meu tempo", pois o seu tempo é hoje.

Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda.

Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for.

Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.

Você está no período do ronco e da flatulência.

Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido,e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.

Cultive um "hobby", seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro,cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo.

Faça o que gosta e os seus recursos permitam.

Viaje sempre que possível, de preferência, vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas.

Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia,o importante é sair de casa.

Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo.

Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.

Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é.

As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e dos seus médicos.

Não fique se apegando em religião, depois de velho, rezando e implorando o tempo todo como um fanático.

O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.

Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa,e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.

Se alguém disser que você nunca fez nada de importante, não ligue.

O mais importante já foi feito: Você!

(enviado pela Hosana Ávila Tezelli)