18 de maio de 2012

João Silvio Persegona, o "João Potranca"

Ontem, quinta-feira, encontrei com meu querido João Silvio Persegona lá no Clube dos Trinta. Ali, na estrada velha Campo Mourão - Farol, é caminho para ele ir para o sítio da família Persegona. Às vezes percebo ele passando pela estrada e ontem ele parou para matar a saudade e tomar uma cerveja com os amigos. Relembrei dessa nossa passagem, que quase termina mal, e aproveito para repostá-la. 

João Potranca era o apelido do João Silvio Persegona, porque sempre teve uma saúde de ferro e uma energia contagiante.
 
João Silvio Persegona
Durante anos defendemos a seleção mourãoense de handebol. Nossos primeiros treinamentos foram feitos na quadra de asfalto bruto do Colégio Estadual. Nosso treinador, Idevalci “Idê” Maia, sabia explorar o máximo de cada um de seus atletas e com o Potranca ele sempre foi um pouco além do que me parecia normal: exigia sempre que ele, João Silvio, em todo os treinos, executasse por várias vezes uma entrada pela ala direita, que nós chamávamos de queda porque terminava sempre com o João caído após arremessar a gol. Quanto mais o Idê exigia, mais o João correspondia. A ponto de nunca ter visto ninguém executar aquele movimento com tamanha perfeição.
 
Em 1977, durante a fase final do Campeonato Paranaense juvenil, em Campo Mourão, fazíamos um jogo muito equilibrado contra Maringá, quando o João levou uma joelhada na barriga e caiu sem condições de voltar para o jogo – achei que ele fazia cena e gritei várias vezes para ele levantar. Para o jogo ele não voltou, mas saiu do ginásio andando e se dizendo pronto para o jogo da manhã seguinte que decidiria a competição. Nosso goleiro, João Barbosa, foi dormir na casa dele, já que os familiares do João Silvio estavam no sítio da família.
 
Ele passou a noite inteira com muita dor e, sem poder levantar, chamava pelo Barbosa, que não acordava de jeito algum. Pela manhã, Helena, a irmã do Silvio, foi acordá-los e o encontrou agonizando e o Barbosa dormindo como nunca. Levado ao hospital, foi operado e extirparam-lhe o baço, que havia rompido com a pancada do adversário. Correu sério risco de morte!
 
Sorte é que sempre teve uma saúde de ferro, por que se dependesse do sono do João Barbosa ou do meu entendimento sobre o que é encenação ou não ele estaria perdido.
 
Levanta João! Vamos pro pau, vamos ganhar desses caras...!!!

(Publicada originalmente no semanário "Entre Rios")

Campo Mourão Handebol - 1977 (Tenho a impressão que essa foto é exatamente do dia do acidente do João Potranca)
em pé (da esquerda para a direita): Jair Grasso, Walmir Ferreira Lima, Luís Roberto Uhdre, Teddy Pacífico, João Silvio Persegona, Luizinho Ferreira Lima, Beto William e Professor Idê
agachados: Amarildo Fuzeto, Ney Kloster Filho, ...., Adailton "Tuco", ...., Nelson e João Barbosa

George Harrison - "All Things Must Pass"



George Harrison, MBE (Liverpool, 25/02/1943 — Los Angeles, 29/11/2001) foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Guitarrista, cantor, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone. 

"All Things Must Pas" é também o título do mais aclamado álbum da carreira solo de Harrison, lançado em 1970.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos e recomendado













Casablanca Videolocadora recomenda: 

CORPOS ARDENTES ... Suspense
Em uma pequena cidade da Flórida, durante um tórrido verão, Ned Racine (William Hurt), um advogado sem talento, se envolve com Matty Walker (Kathleen Turner), uma bela e sensual socialite casada, que é dotada de vários atributos físicos mas desprovida de qualquer escrúpulo. Ned é tomado por uma paixão avassaladora e Matty o convence a assassinar Edmund (Richard Crenna), seu marido. Assim Ned se vê dentro de uma intrincada trama recheada de ameaças e incertezas, onde os dois planejam matar o marido dela para ficar com sua fortuna.



Da série "Mais"

Me divirto muito com essas frases de efeito e humor. Coisa de brasileiro isso! As duas preferidas são: "Mais feio que paraguaio baleado" e "Mais grosso que parafuso de patrola". Essas, abaixo, são novas e foram enviadas pelo meu genro André Peterson Garcia Fell.  

"Mais atrasado que saco de porco"

"Mais branco que perna de freira"

"Mais feio que indigestão de torresmo"

"Mais quente que frigideira sem cabo"

"Mais tradicional que embalagem de maizena"

Artista constrói paredes com 60 mil dominós – mas as derruba em seguida

65 horas de trabalho para destruí-lo inteiro em 12 segundos. É, tem gente que curte. Mas a verdade é que o vídeo que resultou de toda esta ação é impressionante. O usuário do YouTube FlippyCat, do Canadá, construiu 60 incríveis paredes com 990 dominós cada, apenas para derrubá-las depois, formando uma explosão de cores e sons. Repare que o artista muda a cor da camiseta conforme a cor dos blocos que monta. 

O vídeo já foi visto mais de meio milhão de vezes em menos de uma semana. 


(via: Bombou na Web)

17 de maio de 2012

João Mari (Ellite Cabeleireiros) - Campo Mourão/PR

Há tempos que o João Mari, do Ellite Cabeleireiros, queria me passar essa foto do Grêmio Maringá, de 1977 ano da última vez que os maringaenses conquistaram um título estadual de futebol da primeira divisão. Estive com ele nessa quarta-feira e aproveitei para saber um pouco da sua história.

Grêmio Maringá - Campeão Paranaense 1977
Paranaense de Colorado, João cresceu na vizinha Engenheiro Beltrão e viu o amor pela profissão de cabeleireiro aflorar quando serviu o exército e cortava o cabelo dos presos do quartel onde servia a pátria. Ele conta que serviu na Polícia do Exército (PE), em Brasília, em 1974, época da ditadura militar e sem nunca ter cortado o cabelo de ninguém acabou convocado para cortar o cabelo dos muitos presos políticos daquele quartel.

João Mari - Brasília/1974
Desde 1979 em Campo Mourão, quando veio para trabalhar no recem inaugurado Salão do Nelsinho, isso depois de ter se especializado na então única escola de cabeleireiros do Brasil, que funcionava na capital paulista, ele aqui formou e criou sua família. Os três filhos, todos mourãoenses, residem atualmente em Florianópolis.

Gislaine, Mariza e Elvis Mari
Palmeirense doente, João era presença constante nos ginásios de esportes na época em que eu jogava futsal. Bom de papo, ele pode ser encontrado diariamente em seu salão na rua Mato Grosso, pouco acima da Casablanca Videolocadora. Clique nas imagens para ampliar.

João Mari - Campo Mourão/2012

Simon & Garfunkel - "The Sound of Silence"



Simon and Garfunkel foi uma conhecida dupla norte-americana de folk rock dos anos de 1960, formada por Paul Simon e Arthur Art Garfunkel. Os dois se conheceram ainda no colégio, em 1953, quando interpretaram em uma encenação de Alice no País das Maravilhas, em que Simon interpretava o Coelho Branco e Garfunkel como o Gato de Cheshire. 

Filhos da comunidade judaica do Brooklin, em Nova York, em 1957, formaram a dupla adolescente Tom and Jerry, e conseguiram um relativo sucesso com o hit "Hey Schoolgirl". No início dos anos de 1960, a parceria momentaneamente se desfez, quando Paul Simon foi cursar a Faculdade de Letras, mas em 1963 voltaram a trabalhar juntos.

A relação de Simon e Garfunkel começou a desgastar-se. Seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, de 1970, foi marcado por desavenças devido a diferenças artísticas entre ambos. A canção título foi um sucesso espetacular e a separação logo em seguida lamentada pelos fãs. Contudo, em meados dos anos de 1970, reataram a amizade e chegaram a colaborar mutuamente em músicas solo de cada um. Em 1981 reencontraram-se para um mega-concerto no Central Park de Nova York que foi assistido por cerca de 500.000 pessoas, rendendo um álbum duplo ao vivo.

As comidas mais saborosas do mundo


O CNNgo fez uma lista com os 50 alimentos mais saborosos do mundo. Por se tratar de paladar, ainda mais analisado numa esfera global, a lista pode ser bem contraditória, mas vale a pena ter uma base para provar novas experiências gastronômicas ao redor do mundo. Confira as dez mais (via: Lista10.org):




Lista completa neste link

O que não te mata, te faz mais forte…



Enfermeiros e crianças com leucemia do Hospital Infantil de Seattle, nos Estados Unidos, gravam um lindo lipdub com a música “Stronger” de Kelly Clarkson e enviam sua mensagem de esperança e luta para todos que sofrem com o mesmo mal pelo mundo. (via: Sedentário e Hiperativo)

Sacanagem das boas


16 de maio de 2012

Professora Ivone Brascka

Via Facebook acabei localizando um dos grandes ídolos de minha vida escolar: a professora Ivone Brascka, que, com muita disciplina e compreensão, me fez despertar para os estudos (não despertei tanto assim, mas abri os olhos pelo menos!).

Lembro do grupo de estudos (GEMA) que criou apenas para os alunos que tiravam dez na matéria dela. Isso, no começo dos anos 1970, no Colégio Estadual de Campo Mourão. Creiam, lá estava eu ao lado dos gênios Eucledson Salvador (por onde andará?), Luiz Ben Hur Loures, Irineu Ambrósio e muitos outros. A diferença minha para eles era que eles tiravam nota 10 em todas as matérias...

Dona Ivone reside atualmente em Curitiba. Clique na imagem para ampliar.

Ivone Brascka

Crowded House - "Four Seasons in One Day"



Crowded House é um grupo de rock formado na Austrália em 1984, liderado atualmente por Neil Finn (vocal e guitarra), Nick Seymour (guitarra), Mark Hart (guitarra e piano,) Matt Sherrod (bateria).

O grupo foi fundado pelo músico neozelandês Neil Finn em 1984 e permaneceu ativo até 1996. Em janeiro de 2007 Neil reuniu a banda, que está até hoje em atividade.

Peraí, por que Superman...?

Sete horas da manhã, o marido entra em casa. A mulher espera de pé, perto da porta.

- Chegando a esta hora, Superman?

- Desculpe, eu estava com clientes.

- E vocês discutiram a noite toda até às sete da manhã, Superman?

- Tá certo. Nós fomos a um bar, até às três horas, para bebericar.

- Até às três, Superman? E o que aconteceu que você só chegou agora, às sete, Superman?

- Eu… Bem…, é que depois nós fomos a um bar de strip-tease; mas eu só fiquei olhando! Eu não percebi o tempo passar.

- Tá bem, Superman . Você só olhou. No que mais você quer que eu acredite, Superman?

- Nada, eu… Espera aí… Por que é que você está me chamando o tempo todo de Superman?

- Porque só o Superman usa a cueca por cima da calça, seu filho da puta!

Mourãoenses fazem 'melhor/pior'...

Sensacional o flagrante, mas não ficarei mais surpreso se ver algum mourãoense fazendo o mesmo, com suas 'potentes Honda/Biz', em plena via pública...


Como navegar na web sem deixar rastros

A internet não combina com privacidade, 
                              mas há maneiras de navegar de maneira mais anônima


A atriz Carolina Dieckmann foi a última de muitas que ainda estão por vir: pessoas que vão se deparar com seus vídeos ou fotos íntimas circulando pelos monitores alheios. A lista dos que “caem na net” só aumenta. Um caso recente e simbólico no Brasil foi a úl­­tima edição do Big Brother Brasil. Dias após o início do programa, circulavam pela web vídeos comprometedores de dois dos participantes. Há quem veja nesse comportamento apenas o “novo normal”: mais uma maneira como a tecnologia está impactando e moldando nossas vidas.

Sempre há uma maneira simples e eficaz de evitar o incoveniente: não tirar fotos que você não gostaria que chegassem às mãos de sua família ou de seus colegas de trabalho. Mas essa é uma opção que ignora o comportamento humano. Seja qual for o motivo – exibicionismo, narcisismo ou pura bebedeira –, muita gente ainda ficará pelado na internet. E as fotos nus são apenas um extremo de como a internet está invadindo a privacidade dos usuá­­rios. Na web, praticamente tudo o que fazemos é rastreável. Todas as buscas, o conteúdo dos emails, o número do cartão de crédito – alguém, em algum lugar, pode ter acesso a eles.

Da mesma maneira que cria problemas, a internet também os resolve. Nos últimos anos, apareceram dezenas de softwares preocupados em manter o anonimato dos usuários e permitir que eles naveguem sem deixar rastros. Nesta matéria, vamos mostras algumas opções. O grau de anonimidade varia de acordo com a intenção do usuário, e de quanto ele está sujeito a mudar seu estilo de navegação.

Um bom começo é a utilização de clientes de email que prometem não xeretar o conteúdo das mensagens. Como se sabe, o Gmail, o serviço mais popular de e-mails, utiliza o conteúdo, por leitura de robôs, para refinar os anúncios que serão exibidos aos usuários. Há serviços que prometem total inviolabilidade do conteúdo, como o S-Mail (http://s-mail.com/), Hushmail (http://www.hushmail.com/) e Stealthmessage (http://www.stealthmessage.com/). Este último tem uma opção para a “autodestruição” de qualquer e-mail enviado. Emails descartáveis também são boas opções para cadastros em sites poucos confiáveis. O 10MinuteMail (http://10minutemail.com), como diz o próprio nome, tem vida útil de apenas 10 minutos.

Ainda que o e-mail esteja protegido, todo o computador possui uma identificação, o IP, que pode ser rastreado pelos servidores. Para fugir desse controle, a melhor opção é utilizar serviços que alteram o IP da máquina, como o BeHidden (http://behidden.com), ou usar as chamadas redes privadas virtuais (VPN´s, na sigla em inglês), que tornam a sua localização confidencial. Há várias opções, como Vyprvpn e o PrivateVPN – alguns são pagos.

Novos programas
Uma das mais empolgantes promessas da área de privacidade é o Privly, um serviço que recebeu fundos do Kickstarter e agora se prepara para ser lançado ao público. O desenvolvedor por trás do projeto, Sean McGregor, explica o conceito num vídeo postado no site. “Empresas como Twitter, Google e Facebook nos forçam a optar entre a tecnologia moderna e a privacidade. Mas os desenvolvedores do Privly sabem que essa é uma falsa escolha”, afirma. “Você pode se comunicar pelo site que bem entender sem dar acesso aos prestadores de serviços ao seu conteúdo”, garante. O Privly é uma extensão para ser instalada em qualquer navegador. Ao mandar uma mensagem pelo Facebook ou pelo Twitter, o programa encripta o texto e o transforma em um link, que passa a ser a única parte visível na rede social. Ao clicar no link, o navegador então finalmente revela o texto, desde que a pessoa que está tentando ler a mensagem também tenha o Privly instalado.

Uma coleção grande de programas para garantir a privacidade está listada no site da EPIC, a Electronic Privacy Information Center, organização americana voltada para a privacidade na web. A lista pode ser acessada no link http://epic.org/privacy/tools.html. (as informações são da coluna Tecnologia, do Jornal Gazeta do Povo)

15 de maio de 2012

As mulheres do Tio "Zé Gordinho"

Do Facebook filei a foto abaixo que mostra as mulheres do Tio Zézinho, José Ferreira Lima, irmão de meu pai. Nela, minha tia Maria de Lourdes, que carinhosamente chamamos de Tia Nega, aparece ao lado das quatro filhas do casal -- Washington, primo querido, filho do casal, infelizmente morreu muito novo e faz muita falta--.

Tia Nega, por anos professora no Colégio Estadual Marechal Rondon, hoje só faz curtir filhas e netos, além de cuidar muito bem do corintiano (coitado!) Tio Zézinho.

Meire e Rosirene não moram em Campo Mourão. Rosana, senhora Ademar Issi, e Rosijane, senhora Luciano Rosa, moram por aqui, mas infelizmente, muito por culpa minha que saio muito pouco de perto das minhas netas, acabamos nos 'encontrando' mais pelo computador do que pessoalmente. Mas todos eles, tios e primas, também sabem que os amo muito e só quero o melhor para todos. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Rosana, Rosirene, Maria de Lourdes "Tia Nêga", Meire e Jane

Amanda Jenssen - "Happyland"



Jenny Amanda Katarina Jenssen (12/09/1988 em Lund) é uma cantora sueca. Após terminal o Idol local como vice campeã, seu álbum de estreia, lançado em 2008, se tornou um dos mais vendidos do ano na Suécia.

Sorry Biel, Binho, Fefê, Nilmar...!!!


(Thiago Recchia - Gazeta do Povo)

Nunca, nunca provoque um Gambá

Orégano vs.câncer de próstata e Diabetes

Pesquisadores da Universidade de Long Island, nos EUA, descobriram que essa erva usada como tempero na cozinha pode ser utilizada para ajudar no tratamento do câncer de próstata.
 
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% dos casos totais de cânceres. Só neste ano, estima-se que sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. E vale ressaltar que sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos que nos países em desenvolvimento.
 
O câncer de próstata é incomum em homens entre 40 e 50 anos. Porém depois dessa idade torna-se mais comum a cada década que passa. Por isso, fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante. Quanto mais precocemente se diagnosticar um tumor, maior são as chances de cura.
 
As opções de tratamento, merecem destaque as cirurgias, quimioterapias, terapias hormonais e terapias imunes. Mas, infelizmente, todos esses tratamentos estão associados a complicações ou a efeitos colaterais graves.
 
A coordenadora da pesquisa, a médica Supriya Bavadekar testou um dos componentes do orégano, a substância carvacrol, em células cancerosas de próstata. O resultado foi: o carvacrol induziu apoptose (termo científico para morte celular programada, que é um tipo de autodestruição celular ordenada) nas células doentes.
 
Agora, Bavadekar tentará entender como a substância faz isso. “Sabíamos que o orégano possuía propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas seus efeitos sobre células cancerosas eleva seu status”, conta a médica.
 
Portanto, aos homens que forem comer a próxima pizza, não esqueça de sugerir com muito orégano. Também pode ser usado em outros pratos. (Fonte: hypescience.com)

Diabetes
Pesquisadores descobriram os benefícios do orégano para o tratamento contra diabetes tipo 2, a partir de um extrato feito à base da especiaria.
 
Em um estudo realizado pela Universidade de Franca, no interior de São Paulo, o orégano manteve o equilíbrio do nível de açúcar no sangue, mas evitando que baixe excessivamente - como provocam alguns medicamentos existentes no mercado.
 
O responsável por esse efeito benéfico é uma substância chamada ácido rosmarínico, que aparece em grande quantidade no tempero. (Fonte: veja.abril.com.br)