11 de maio de 2012

DER FR - Campo Mourão 1966

Foto de 1966 mostra a equipe de futebol do DER Futebol e Regatas de Campo Mourão.

Engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Aramis Meyer Costa era também um grande incentivador do esporte. 

O dentista Artur Kuniyoshi cuidava da saúde dentária dos funcionários do DER e desfilava o seu futebol junto a outros colegas de trabalho. Ele foi o melhor médio-volante que vi jogando por aqui. 

Nelci Fabiano, um ótimo zagueiro, foi meu companheiro de peladas de futebol suíço. 

Lembro bem do Roque, com quem jogamos algumas vezes no campo de suíço do DER na Usina Mourão, e do Ney, um centroavante muito bom de bola e uma pessoa muito divertida. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): Nei Chapinski, Pistiliquinha, Nelci Fabiano, Chagas, Gaspar, Pompéia e Aramis Meyer Costa.
Agachados: Roque, Osvaldo, Artur Kuniyoshi, Ney, Chiquinho e João Preto.

Band of Horses - "The Funeral"



Band of Horses é uma banda de indie/alternative rock fundada em Seattle, nos Estados Unidos. Obtiveram um certo sucesso com seus trabalhos. A canção "The Funeral", do álbum Everything All the Time, figurou na trilha sonora do jogo eletrônico Skate..

A música também faz parte da trilha sonora dos filmes O Padrasto e 127 Horas.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana












Dica do Baú 

Sleepers - Vingança Adormecida ... Drama/Suspense (EUA/1996) 
Com: Robert De Niro, Dustin Hoffman, Brad Pitt, Kevin Bacon, Minnie Driver




Chinês 'dirige' uma poltrona

O que pode ser mais confortável do que ficar sentado em sua poltrona favorita? Esse chinês do vídeo abaixo tem uma resposta: continuar sentado na poltrona enquanto dirige pelas ruas. Cheio de estilo, usando óculos escuros e com o cabelo ao vento, o homem surpreende os motoristas com sua poltrona móvel, que parece atingir uma boa velocidade. A gravação me lembrou uma cena clássica da série Mr. Bean, em que o protagonista instala uma cadeira estofada no alto de seu carro e sai por aí, dirigindo com bastante dificuldade. A alternativa do chinês parece mais prática – e mais segura.


(via: Bombou na Web)

O "U" na mão

Perdão, o palavrão foi inevitável. Recebi por e-mail e só consegui identificar o autor como Duke.


9 de maio de 2012

Fernanda e Ana Letícia - 2011

Hoje é dia se sessão coruja no Blog. 

'Avó é mãe com açúcar'. Sempre que leio essa frase penso no outro lado: "neto é filho com açúcar, bastante açúcar!"

Sempre entendi que minhas filhas, Sarah, Larissa e Marina, eram os maiores tesouros que poderia ter recebido. Nunca imaginei que seria presenteado com algo maior e tão doce como minhas netas Ana Letícia, um 'produção' Larissa e João Luiz Conrado Júnior (in memorian), e Fernanda, filha da Sarah e Alex Chornobai.

Ia escrever que morro por elas, mas na verdade vivo por e para elas.

Fernandinha vive gozando que a prima saiu fazendo bico nessa foto parecendo um periquitinho. Flagrante mostra as duas futuras Miss Mundo durante o natal de luzes da Coamo, em 2011. Clique na imagem para ampliar.

Fernanda Lima Chornobai e Ana Letícia Lima Conrado - Dezembro2011

Stevie Wonder - "The First Garden"



Stevie Wonder (nome artístico de Stevland Hardaway Morris) (Saginaw, 13/05/1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais norte-americano, cego devido a complicações decorrentes de um tratamento médico-hospitalar (oxigenoterapia) realizado logo após ao seu nascimento prematuro.

'The First Garden' é música da álbum "Journey Through the Secret Life of Plants", lançado em 1979, presente no filme do mesmo nome. Na maior parte instrumental, o álbum foi muito criticado na época, mas vem sendo considerado por alguns críticos como um clássico incomum.

Acredito, eu posso voar!

Fiquei com a impressão que o gordito também acreditou que ia conseguir... Lei de Newton falou mais alto!

A beleza da polinização



(enviado pelo Jayminho Bernardelli)

Comprou e se arrependeu? Sites ajudam a recuperar dinheiro gasto com um produto ou serviço

Comprou uma roupa e não usa? Ou ingressos para um show que não quer ou não pode ir mais? Para esses e outros casos, confira sugestões do Olhar Digital



      Links da Matéria
Comprei e não vouTroca JogoNão usei, tô vendendoComprei e não uso

8 de maio de 2012

Maestro Lincoln - 1931 * 2012

Luiz Vieira de Moura (Maestro Lincoln)
Morreu na noite desta segunda-feira (7), aos 81 anos, Luiz Vieira de Moura, o Maestro Lincoln da Banda Municipal de Campo Mourão. 

O Maestro ao lado da esposa, Ana, e da neta Ana Luísa
Nascido no dia 2 de abril de 1931 em Iepê, interior de São Paulo, Luiz Vieira de Moura assumiu o comando da Banda em 1979, a convite do então prefeito Augustinho Vecchi. A Banda passou por várias dificuldades e ele foi um dos que mais lutaram para preservá-la.

Maestro Lincoln, começou a tocar ainda aos 10 anos quando estudava o primário, e, atuou como músico por mais de 70 anos. Quando jovem também exerceu a função de protético e dentista prático até 1958 em Itaguagé no Paraná onde foi eleito vereador para o mandato de 1954 a 1959.
Com a Banda Municipal, na Praça Getulio Vargas, em Campo Mourão

Seu primeiro trabalho como maestro foi em Cascavel, regendo a Banda da Policia Militar, de onde sai para assumir a Banda Municipal de Campo Mourão. 

No começo de julho do ano passado o maestro sofreu derrame. Poucos dias antes, 22 de junho, Luiz Vieira de Moura havia perdido a esposa Ana Galvão Vieira, que faleceu aos 74 anos de idade. (com informações do Ely Rodrigues e Fotos do Ilivaldo Duarte)

The Beatles - "I Saw Her Standing There"



"I Saw Her Standing There" é uma canção escrita por Lennon/McCartney e abre o primeiro álbum dos Beatles chamado Please Please Me, lançado no Reino Unido pela Parlophone em 22 de março de 1963.

Na noite de 9 de fevereiro de 1964, o The Ed Sullivan Show chegou ao auge da popularidade, com a apresentação do grupo britânico The Beatles, com uma audiência estimada em 70 milhões de norte-americanos. Até à chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, esta fora até então a maior audiência da televisão americana.

Nada mais do que a obrigação...

Quando vejo uma faixa ou outdoor agradecendo alguma conquista que teria sido realizada graças algum político, sempre penso: foi ele mesmo que mandou fazer o agradecimento! 

Em Santo André (SP) alguém foi além e rebateu, muito bem rebatido, a auto-promoção...


Fazendeiro chinês cria carro que funciona com vento

Tang Zhenping, um fazendeiro chinês de 55 anos, criou um carro elétrico simples que pode usar a força do vento para recarregar suas baterias. Segundo o inventor, o veículo, que foi construído com apenas US$ 1.600 (cerca de R$ 3 mil), tem um alcance de até 138 km e pode atingir uma velocidade máxima de 140 km/h.
O ventilador alimenta as baterias que levam o carro a até 140 km/h (Foto: Reprodução)
O carro aproveita o deslocamento de ar que passa pelo grande ventilador, situado na parte dianteira do veículo. A cada giro, energia elétrica é gerada em um dínamo comum e utilizada para alimentar a bateria. Com isso, quanto mais resistência do ar o carro enfrentar, mais o ventilador tende a girar e mais energia é gerada.
O problema, no entanto, é que quanto mais resistência do ar o carro precisar vencer, mais energia será necessária ao motor. Essa equação é difícil de equilibrar e explica por que um carro pequeno e leve tem um alcance de apenas 138 km, mesmo sendo capaz de atingir velocidades de até 140 km/h.
O fazendeiro chinês levou três meses para concluir o protótipo. O veículo não é o primeiro carro a usar a força do vento como princípio para o movimento. (via: Tech Tudo)

Ele capacita os escolhidos!

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
 
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. 

A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
 
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
 
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
 
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
 
- Eu sei como ele conseguiu.
 
Todos perguntaram:
 
- Pode nos dizer como?
 
- É simples - respondeu o velho.
 
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

7 de maio de 2012

Na chácara dos Kravchychyn (Usina Mourão)

A Chácara do seu Daniel Kravchychyn, na Usina Mourão, era palco de ótimas festas nos anos 1970/80.

Nessa foto, dos final dos anos 1970, estão reunidas grandes amigas: Lorenilda Carvalho, Marta Schwarz, Márcia Pontes Soares, Ely Salvadori, Maristela Ferrari e Denise Kravchychyn. Clique na imagem para ampliar.

1- Lorenilda Carvalho, 2- Marta Schwarz, 3- Márcia Pontes Soares, 4- Ely Salvadori, 5- Maristela Ferrari, 6- Denise Kravchychyn e 7- ....

Kimbra - "Settle Down"

Com apenas cinco anos, minha neta Fernanda adora as músicas da Kimbra e vive pedindo para ver os vídeos dela no You Tube. 



Kimbra Johnson (27/03/1990), conhecido como Kimbra, é uma cantora e compositora da Nova Zelândia.

Kimbra é se destacou ao dividir o vocal com Gotye na música mais tocada atualmente nas rádio do mundo todo: "Somebody That I Used to Know"

Cobra Papa-Ovo versus Babuíno

Vídeo mostra hilária peça que a natureza, com sua sabedoria, prega no mundo animal. Parte do documentário "Os Animais também são seres humanos, da Warner Bros, mostra como a inofensiva Cobra Papa-Ovo blefa para se livrar de animais maiores do que ela. Assista e se divirta com o babuíno assustado pela 'violência' da cobra...



Ja mostrei parte desse documentário com os animais (macacos, elefantes, girafas...)  bêbados depois de consumirem o fruto da Amarula. Clique aqui para rever!

10 raças de cães subestimadas

Todo mundo conhece as raças de cães consideradas perigosas, como rottweilers e pit bulls – “cães de combate” cuja origem remete a um animal que foi especialmente criado para brigar – que são sempre tema de proibições, banimentos, sacrifícios.

No Brasil, muitas leis estaduais estudam e discriminam raças consideradas perigosas (no mundo inteiro, as duas infames raças acima são as mais alvejadas), inclusive, há pouco tempo, a “lei da focinheira” para cães agressivos deu o que falar.

O governo português também possui leis que visam limitar a importação, reprodução e mesmo a criação de cães de raças consideradas perigosas, dentre elas, o dogue argentino, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier, o tosa inu e o fila brasileiro, que nem sequer aparecem frequentemente nas listas de cães mais perigosos do mundo – que geralmente contam com huskys, dogues canários, dobermanns.

O que muitos não sabem, entretanto, é que todas essas raças nem sempre são as mais agressivas.

Cães de grande porte muitas vezes ganham uma fama injusta. Muitos cães pequenos mordem muito mais do que os grandes, só que suas mordidas não são tão graves e raramente requerem atenção médica, o que certamente distorce as estatísticas. Mas nós pretendemos igualar o jogo. Então conheça 10 raças de cães que, mesmo que não sejam consideradas perigosas, podem exigir mais cuidado do que um boxer ou um pastor alemão.


10 – Dachshund
Ah, o ridicularizado “cão salsichinha”. Meu bem, de Salsicha esse cão não tem nada. O oposto da covardia, o “cão texugo” (significado do seu nome em alemão) foi criado para lidar com um dos animais mais ferozes do planeta, o texugo. E, para tanto, teria que ser feroz também. Intencional e mordaz, esse cão é mais propenso a violência contra pessoas e animais do que muitos rottweilers e pit bulls, sendo um dos cães mais agressivos existentes.
9 – Chow Chow
Pesando até 30 quilos, o Chow foi criado para proteger e caçar na sua nativa China, tendo, portanto, uma natureza agressiva e imprevisível. O fato de eles serem muitas vezes comidos lá também pode ser responsável pelo comportamento.
Sua anatomia (seus olhos profundos com visão limitada) também ajudam no que diz respeito ao cão se assustar e reagir a qualquer coisa. É um animal muito leal ao seu dono e desconfiado para com estranhos – bom cão de guarda. E não se deixe enganar pela sua aparência fofa, mas sim leve mais a sério sua semelhança com um leão ou urso.
8 – Jack Russell Terrier
“Terrier” já diz tudo, já que é um grupo de cães produzidos inicialmente para caça e matança. Mesmo pequenos, estes cães são corajosos e resistentes. Jack Russell fofinho? Não. Mais para cão robusto criado para caçar raposas e perseguir vermes subterrâneos. Sua socialização em grande número é recente, por isso os Russells são um pouco antissociais e podem ser muito perigosos. Com um temperamento tenaz e maxilares pequenos, mas poderosos, eles nunca recuam de uma luta, independentemente do adversário.
7 – Dálmata
O filme infantil “101 dálmatas” contribuiu muito para a popularização dessa raça, mas ela com certeza não é a melhor escolha de animal para se ter numa casa com crianças. Cão que pode chegar a 30 quilos, o dálmata da Iugoslávia foi criado para acompanhar e vigiar carruagens. Muitas vezes escoltavam bombeiros, e possui afinidade com cavalos. É um cão de proteção com resposta intuitiva que, se não for exercitado eficientemente, pode se tornar destrutivo.
6 – Cocker Spaniels
Ah, não! Até o cão fofo da Disney? Sim. É difícil imaginar um cão menos intimidador que um Cocker Spaniel, mas, infelizmente, quem tem um sabe que essa é uma raça extremamente sensível, totalmente neurótica. Eles até são sociais, mas nenhum dono ou treinamento pode livrá-los da síndrome genética da raiva pela qual são conhecidos. Spaniels com síndrome de raiva atacam ferozmente, sem qualquer provocação. Momentos depois, eles voltam ao normal, parecendo não ter nenhuma lembrança do ataque. Não há “cura” para a síndrome da raiva, embora medicamentos antiepilépticos possam ser eficazes.
5 – Bull Terrier
Essa foto faz as pessoas quererem chorar de tão incrivelmente fofíssimo que o cachorro é. Mas um cão com “touro” (bull, no termo em inglês) e terrier no nome não pode ser coisa boa, né? Na realidade, esse coitado tem a mesma história triste do pit bull, pois foi um cão criado para combate e lutas sangrentas. Eles eram particularmente usados em jogos nos quais eram lançados em um buraco cheio de roedores.
Hoje, é um cão muito mais gentil, mas mantém alguns de seus genes gladiadores. Se não for devidamente treinado por um proprietário dominante, o Bull Terrier pode tornar-se mandão e agressivo contra outros cães. Eles também são propensos a certas condições, incluindo surdez e transtorno obsessivo-compulsivo.
4 – Shar Pei
Goze o quanto quiser da aparência de toalha enrugada do Shar Pei, mas ela é na verdade sua arma mais secreta. Sua pele permite que ele se torça e morda outro cão numa briga, mesmo que esteja sendo agarrado (faz sentido, não?).
Esse chinês de 2 mil anos pode possuir um ancestral em comum com o Chow Chow, pois ambos possuem a distintiva língua roxa, e são antiquados e desconfiados. Sua popularidade como cão de combate diminuiu conforme a raça ficou mais rara e raças Bull se espalharam, mas ele mantém um mau temperamento e instinto de guarda.
3 – Pequinês
É o fim do mundo! Sim, o ridículo pequinês, com pedigree real, é uma criatura extremamente antissocial e desconfiada. Raça muito antiga antes exclusiva de imperiais chineses, eles não foram levados para fora do seu país natal até 1860, quando tropas britânicas e francesas invadiram a China durante a Segunda Guerra do Ópio e levaram alguns para casa.
São pequenos, de fato, mas leve mais a sério a sua semelhança com os gremlins. Com temperamento mimado, eles não gostam de estranhos ou crianças, e apesar de ser relativamente indefesos, são perfeitamente capazes de entrar numa briga.
2 – Beagle
Até tu, Snoopy? Esse cão de pequeno e médio porte é desobediente. Como muitos dos outros cães nesta lista, sua criação pode o tornar muitas vezes incontrolável. Este temperamento excitável e impetuoso torna o beagle muito difícil treinar e ele pode agir muitas vezes de forma inadequada, incluindo morder. Se um cheiro o atrai, o beagle torna-se completamente indiferente ao seu mestre. Com uma criação adequada, eles são conhecidos por serem animais de estimação maravilhosos, mas sofrem muito com qualquer indulgência.
1 – Chihuahuas
O número um da nossa lista tem toda a razão de ser. Você pode argumentar: como um dos menores cães do mundo é o mais agressivo? Meu bem, quem conhece ou tem um Chihuahua sabe que eles têm uma necessidade constante de compensar pelo seu tamanho, e adoram morder.
Essas pequenas bolas são especialmente inadequadas para casas com crianças. Eles se apegam demais aos seus donos, ao ponto da obsessão, atacando violentamente qualquer outra pessoa que se aproxima, incluindo cães maiores.
Mais do que isso: Chihuahuas são vítimas de seus donos, que permitem e até incentivam comportamentos que nunca seriam tolerados em um cão maior. Chamado de “síndrome do cão pequeno”, a atitude só pode ser superada se o proprietário estiver disposto a exigir respeito.
Chihuahuas sofrem de uma série de problemas de saúde, provavelmente devido a uma certa quantidade de endogamia no início de sua história, necessária para atingir seu tamanho minúsculo


(Por Natasha Romanzoti/Revoada)

Na barragem da Usina Mourão - 1990

Relíquia. O mourãoense Irineu Ricardo recuperou imagens de 1990, do programa Visão Geral que era apresentado pelo Evandro Machado (in memorian), que mostram a barragem da Usina Mourão. 

O local era um dos principais pontos de diversão para o mourãoense. Atualmente, por iniciativa da Copel, a barragem não verte mais água e o acesso está fechado para a entrada de veículos.