4 de maio de 2012

Campo Mourão na Copa Tibagi de Futsal

O único título que o futsal mourãoense não possui é o de campeão da Copa Tibagi, que era realizada pela Televisão Tibagi, de Apucarana. Durante anos, foi o principal evento do futsal estadual, junto com o Paranaense Adulto, que tinha como principal atrativo, além de excelente premiações, o televisionamento direto das principais partidas de cada rodada.
 
Disputei a Copa Tibagi por três equipes, Associação Tagliari, Fertimourão e Arcam. Vivenciei ali as maiores rivalidades do futsal do estado. Qualquer jogo entre as equipes de Campo Mourão, Maringá, Londrina, Apucarana e Paranavaí era garantia de ótima presença de público e de fortes emoções. Algumas rivalidades eram exageradas. Num jogo em Rolândia, todos os jogadores da Galeria dos Esportes (Maringá) e da TV Tibagi (Apucarana) foram expulsos depois de uma briga generalizada que só terminou quando os atletas perceberam o Serraria, atleta maringaense, tendo convulsões em quadra.
 
Em duas oportunidades chegamos bem perto do título. Uma com a Associação Tagliari e outra com a Fertimourão. Em ambas as oportunidades perdemos a chance da conquista por trapalhadas extra-campos.
 
Meados dos anos oitenta, a Associação Tagliari já era bicampeã paranaense (1979 e 1980, em Paranavaí e Guarapuava respectivamente) e chegamos, então, em Mandaguari, para as disputas do quadrangular final. 

Perdemos o primeiro jogo para o time de Apucarana, dos irmãos Clóvis e Clodoaldo, e neste jogo, o Batata (Luiz Carlos Mendes) foi escolhido como o melhor em campo e ganhou uma calça jeans do patrocinador oficial da Copa. Ainda tínhamos chance de conquistar o título se não fosse uma brincadeira que dividiu a equipe: alguém deu um nó na calça que o Batata ganhou e, ele, quase entrou nos tapas com quem ele imaginava ser o autor do feito. O episódio foi superado com amizade e disciplina (marca maior do Tagliari), terminamos em terceiro lugar e o Batata teve que fazer da calça uma bermuda, pois foi impossível desatar o nó.

Numa próxima postagem contarei da semifinal da Fertimourão, lá em Paranavaí, em que esquecemos de levar os goleiros, o Renan Salvadori foi sem tênis e o Getulinho Ferrari jogou no gol. Só não sei se terei coragem de contar que fomos para lá numa terça-feira, quando o jogo era na quinta. 

Equipe da AABB/Campo Mourão que participou da Copa Tibagi no começo dos anos 1980
em pé (da esq. para a direita): Ione Sartor, Ivanor 'Sodinha' Sartor, Baianinho, Custódio, ..., João Paranavai, João Miguel Baitala (in memorian)
agachados: Silvio, Ivando "Rancho" Capato, Alvaro Careca, Moacir, e Laércio Brunello (in memorian)
 (publicada no Semanário Entre Rios, em 20/08/2005)

16 Horsepower - "American Wheeze"



16 Horsepower foi uma banda estadunidense que tinha um estilo musical tradicional e alternativo.

A banda foi criada em Denver, no Colorado, e a sua música era habitualmente séria e possuía letras de pendor distintamente religioso e cristão, abordando o conflito e o perdão.

Na maior parte do tempo em que existiram, a banda foi composta por David Eugene Edwards, Jean-Yves Tola e Pascal Humbert, sendo que os dois últimos faziam anteriormente parte da banda Passion Fodder.

Depois de editarem quatro álbuns de estúdio e terem feito várias turnês, a banda terminou em 2005, segundo os próprios integrantes foi graças a diferenças políticas e espirituais dos seus membros. Todos os membros se mantém ativos nos grupos Woven Hand e Lilium.

Casablanca Videolocadora: os mais locados de Abril

(cique nos títulos para assistir o trailer)











 

Gentileza no trânsito


E você reclamando do seu emprego...

Zhang Bangsheng, de 50 anos, tem uma atividade para lá de bizarra. O trabalho do tratador no zoo de Wuhan (China) é lamber o bumbum de um macaco até que ele possa defecar. O trabalho dura cerca de uma hora!

O macaco langur é muito pequeno e frágil para o uso de medicamento a fim de aliviar o intestino. A única forma de fazê-lo defecar é o que Zhang faz, segundo reportagem do site "China Smack".

Sorte que o macaquinho, que está sob ameaça de extinção, só come um caroço de amendoim por vez. (via: Page Not Found)

3 de maio de 2012

Campo Mourão: locais, momentos, história...

Do Blog do Wille Bathke Jr , filei' essas fotos que mostram diferentes 'momentos' de nossa Campo Mourão. Clique nelas para ampliar.

Campo Mourão - o centro da cidade em quatro épocas diferentes






Vista aérea - Centro Campo Mourão

Campo Mourão - Década de 1960

Tribalistas - "Lá de Longe"

De pé, cão toma conta da bicicleta do dono e, no final, ainda sobe na garupa

Pra quê correntes e cadeados, se existem cachorros? Vídeo publicado nesta segunda-feira (30) mostra um Golden Retriever chamado Li Li guardando com todo carinho a bicicleta de seu dono. A cena foi vista na cidade de Nanning, na China, na semana passada, segundo o usuário que divulgou as imagens no YouTube. O animal, de pé, coloca as duas patinhas em cima do veículo enquanto o dono está fora. Quando ele volta, o cachorro sobe sozinho na garupa e ainda dá um latido pra confirmar ao homem que está pronto pra seguir viagem.

O vídeo é demais, do início ao fim. Confira:


Mágica: como ele faz isso???



(enviado pelo amigo Rubens Sartori)

Coisas de que não preciso para ser feliz

Confesso que nunca fui com a cara e as ideias do autor, mas esse texto enviado pelo amigo Ivan Bonfim, lá de Curitiba, fez minha antipatia por ele diminuir um pouco. 

Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.
 
Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: 'Qual dos dois modelos produz felicidade?
 
Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não, tenho aula à tarde'. Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'. 'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...' 'Que tanta coisa?', perguntei. 'Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina', e começou a elencar seu programa de garota robotizada. Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho aula de meditação! Estamos construindo super-homens e super  mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente  infantilizados.
 
Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto?'. 'Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite!'
 
Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa? Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual. Somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais.
 
E somos também eticamente virtuais... A palavra hoje é 'entretenimento'; domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se  apresenta no palco, imbecil quem perde a tarde diante da tela. Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: 'Se tomar este refrigerante, vestir este  tênis,  usar esta camisa, comprar este carro,você chega lá!' O problema é  que, em geral, não se chega! Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba  precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose.  O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental  três requisitos são indispensáveis: amizades,  autoestima, ausência de estresse.
 
Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping-center. É curioso: a maioria dos shoppings-centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de  missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas... Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas.
 
Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Deve-se passar cheque pré-datado, pagar a crédito,  entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo  hambúrguer do Mc Donald...Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:... "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser Feliz"!! (Frei Beto)

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, (Belo Horizonte, 25/08/1944) é um escritor e religioso dominicano brasileiro, filho do jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira" (Garamond).
 
Frei Betto
Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
 
Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão está relatada nos livros "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco).

2 de maio de 2012

Jayminho Bernardelli - Skate Discoteque - Campo Mourão anos 1970

Lenise e Jayminho - Paraty (RJ) - 2012
Vivo postando fotos do álbum do Jayminho Bernardelli e agora mostra o próprio numa foto do final dos anos 1970, quando ele, o Billy Basso, o Jânio Peliser, o Serginho Kozan e outros, atuavam como DJs na Skate Discoteque e agitavam as noites dos mourãoenses.


Casado com a Lenise Pretel, palmeirense doente e sofredor (redundância!), Jayminho reside em Rondonópolis (MT). Clique nas imagens para ampliar

Cícero Jayme Bernardelli - Skate Discoteque - Campo Mourão PR

Susan Tedeschi - "Rock Me Right"



Susan Tedeschi (09/11/1970, Boston, Massachusetts, Estados Unidos) é uma guitarrista e cantora de blues, que recebeu várias indicações ao Grammy Award. Ela é casada com o guitarrista Derek Trucks. 

Ela também é conhecida por suas performances como parte do "Revival Stew Soul", um conglomerado de sua banda, The Derek Trucks Band, e diversos outros grupos.

É melhor ficar calado em certos assuntos...

O casal de velhinhos está sentado no banco da pracinha quando do nada a velhinha dá um baita tapão na cara do velhinho:
 
- Que é isso véia, enlouqueceu?!
 
- Isso foi por todos os anos de sexo ruim que você me proporcionou…
 
O velhinho fica pensativo por um instante, mas de repente ele vira uma bordoada na cara da velhinha que ela quase cai do banco, e grita:
 
- E isso aí é por você saber a diferença!

Conheça o carro voador

O PAL-V é um esportivo que tem hélices e voa a até 180 km/h



Íntegra da Matéria:
Durante muito tempo, principalmente nos anos 80, carros voadores foram sinônimo de "futuro"! Quem não se lembra do DeLorean voador de "De Volta para o Futuro", ou do táxi pilotado por Bruce Willis em "O Quinto Elemento"? E os "Jetsons"? Inesquecíveis...
 
Saindo das telas, recentemente uma empresa holandesa realizou o primeiro teste do seu carro voador. Pelo menos no vídeo, foi um verdadeiro sucesso. No asfalto, o PAL-V funciona como um carro esportivo, ainda que o design não seja lá essas coisas. Segundo o fabricante, ele atinge os 180 quilômetros por hora, combinando a comodidade de um carro com a agilidade de uma motocicleta e motor a gasolina.

Mas, esse é um carro realmente especial. Em questão de minutos, como um verdadeiro "Transformer", o PAL-V vira um girocóptero e está pronto para decolar. O vôo é possível graças ao movimento gerado por lâminas situadas na parte superior do automóvel e ao empurrão de uma hélice dobrável. No ar, a velocidade máxima também é de 180 quilômetros por hora e a autonomia de voo é de 350 a 500 quilômetros.

A empresa agora busca investidores para somar cerca de 15 milhões de euros, que faltam para lançar a versão comercial do carro voador. Não é pouco dinheiro, são quase R$42 milhões. No entanto as expectativas são boas. Os holandeses dizem que a primeira versão comercial do PAL-V deve chegar às lojas já em 2014.

Além de imaginar a loucura que seria o trânsito de carros voadores, quem se interessar pelo modelo terá que botar a mão fundo no bolso. Estima-se que o veículo voador custará entre R$700 mil e R$1,5 milhão. Interessante, mas meio carinho, né? (via: Olhar Digital)

Curitibano é assim...


(Benett. Na Gazeta do Povo - 02/05/2012)

30 de abril de 2012

Ely de Souza Cordeiro - 1953 * 2012

Neste sábado (28), dia em que comemoraria 59 anos, faleceu o amigo Ely de Souza Cordeiro

Coxa-Branca da melhor estirpe (redundância!), Ely descobriu no começo desse ano que estava com câncer e a doença o derrotou rapidamente, mas ele em momento algum deixou transparecer que estava doente. Estive com ele recentemente e discutimos os melhores planos para ver o Coritiba FC tricampeão estadual, campeão da Copa do Brasil e tantos outros títulos que nem lembro quais.

Ely, assim como o mano dele, também falecido Adinor "Jibóia" Cordeiro, foi radialista em Campo Mourão. Por anos ele comandou um programa de músicas românticas na Rádio Humaitá. Ele atuou também nas Rádios Colméia AM e Musical FM.  Com foto da itribuna.

Ely de Souza Cordeiro - 1953 - 2012

Sarah Vaughan e Marcos Valle - "Something"



Sarah Lois Vaughan (Newark, 27 de março de 1924 — Los Angeles, 3 de abril de 1990) foi uma cantora estadunidense de jazz. Junto com Billie Holiday e Ella Fitzgerald é considerada por muitos como uma das mais importantes e influentes vozes femininas do jazz.
A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop.

Marcos Kostenbader Valle (Rio de Janeiro, 14/09/1943) é um compositor, cantor, instrumentista e arranjador brasileiro.

Marcos começou tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi. Em 1964, sua canção Samba de Verão atingiu o segundo lugar nas paradas de sucesso estadunidenses, e teve pelo menos 80 versões gravadas nos EUA.

30 de abril é do Dia Internacional do Jazz.

"Something" é uma canção dos Beatles composta por George Harrison e que foi lançada no álbum Abbey Road de 1969

Trem estilo Ferrari é lançado na Itália

O Italo é um trem de alta velocidade que entrou em atividade a partir do dia 28 de abril para ligar as cidades italianas de Milão, Roma e Nápoles. O comboio de luxo, que é operado pela Nuovo Transporto Viaggiatori (NTV) e está ganhando a fama de a "Ferrari dos trens", embora alcance uma velocidade de até 300 km/h, não é o mais rápido do mundo.




O trem tem capacidade para 460 pessoas e conta com 11 vagões. Entre os serviços oferecidos pela empresa, estão Wi-Fi grátis, bancos de couro e tevês no teto. O bilhete mais barato, de Milão para Roma, custa cerca de R$ 160.

Segundo a empresa, a qualidade dos serviços será a melhor de toda Itália e competirá à altura com a Trenitalia, que tem o monopólio de ferrovia de alta velocidade no país até agora. A NTV espera atrair nove milhões de passageiros até o fim de 2014.

A fama de "Ferrari do trens" está associada à velocidade e ao design externo moderno e em vermelho. Além disso, um dos principais acionistas da NTV é o Luca di Montezemoto, presidente da Ferrari.

(via: Tech Tudo)

Natureza espetacular


Os 11 lugares mais desagradáveis para se visitar no mundo

Ilha de Queimada Grande (Brasil)
No litoral brasileiro, quase no centro do litoral sul paulista, está localizada a Ilha de Queimada Grande ou ilha da cobra. A ilha é ainda inexplorada e inabitada, e por uma boa razão. Estima-se que na ilha vivam de 1 a 5 cobras por metro quadrado. O pior é que a espécie de cobra do local, é tão venenosa que responde por 90% das mortes pelo animal no país.
A Zona de Alienação (Ucrânia)
Com cerca de 30km a zona de exclusão fica em torno da usina nuclear de Chernobyl onde ocorreu o desastre. Milhares de locais recusaram-se a deixar o local ou retornaram para lá algum tempo depois do desastre. Com o passar das décadas a população tem minguado, primeiramente os idosos – cerca de 400 apenas em 2009 devido a exposição a radioatividade.

Vulcões de lama (Azerbaijão)
Na primavera de 2001, a atividade vulcânica no mar Caspio na costa de Azeri criou uma nova ilha do nada. O que há no Azerbaijão são vulcões de lama - centenas deles. Vulcões de lama têm erupções ocasionais com resultados impressionantes, mas não são considerados perigosos a menos que estejas no lugar errado e na hora errada.
Estrada de Yungas (Bolívia)
As estrada de Yungas, também conhecida como estrada da morte, liga a Amazónia Boliviana à capital La Paz e lá ocorrem cerca de 200-300 acidentes fatais todos os anos. Devido à altura das quedas, de mais de 600m (faixa única de trafego), a parte mais larga da estrada não passa dos 3 metros e a falta de acostamentos tornam a estrada extremamente perigosa.
Ilhas Ramree (Burma)
Esta ilha em Burma, é nada menos que um pântano gigante e lar de milhares de crocodilos gigantescos de água salgada, os mais perigosos do mundo. O spa a céu aberto também é abrigo para mosquitos transmissores de malária e escorpiões altamente venenosos. Durante a segunda guerra, a ilha foi por seis semanas um campo de batalha.
Mina de amianto (Canadá)
Nas minas de Thedfort podes visitar uma enorme jazida de amianto ainda ativa. Nessa jazida, os trabalhadores não usam nenhum tipo de material de proteção especial e além disso, alguns vilarejos dividem espaço com pilhas de lixo residual das minas de amianto. Se quiseres ir lá, não te esqueças de levar o teu traje anti contaminação.
Jardins venenosos de Ainwick (Inglaterra)
Inspirado no Jardim Botânico de Pádua, em Itália (o primeiro jardim com finalidade de cultivar plantas medicinais e venenosas no século XVI), o Jardim de Ainwick é dedicado inteiramente a plantas venenosas com poder letal. O jardim tem licença especial para cultivo de plantas não muito ortodoxas como a cannabis e a coca.
Os portões do Inferno (Turcomenistão)
Geólogos exploraram e escavaram em Derweze no Turcomenistão em 1971 acabaram por encontrar por acidente uma caverna subterrânea cheia de gás. O solo sob a escavação cedeu deixando um buraco com o diâmetro de aproximadamente 50-100 metros. Para evitar a propagação de gás venenoso, os cientistas atearam fogo no buraco. Até hoje o fogo queima lá.
Ilhas Izu (Japão)
As ilhas Izu são um grupo de ilhas vulcânicas que se estendem de leste a sul da península de Izu, no Japão. Administrativamente, elas são um conglomerado de 2 cidades e 6 vilarejos. Devido à sua natureza vulcânica, as ilhas são constantemente tomadas por nuvens de gás sulfúrico. Os habitantes carregam máscaras de gás para o caso de erupções.
O Grande eixo de lixo do Pacífico (Oceano Pacífico)
Este lugar, também conhecido como o vortex de lixo do Pacifico, é um grande lixo a céu aberto no meio do Oceano Pacífico norte-americano. A maioria das estimativas acerca dele dizem que é certamente maior que o estado do Texas. Apesar do tamanho, o lixo marítimo não é de fácil visualização porque é formado por pequenos detritos quase imperceptíveis.
Esplanada dos Ministérios - Brasília (Planalto Central no Brasil)
Neste local ocorre diáriamente o assassinato de um país, país este repleto de potenciais de se tornar uma grande e próspera nação. Porém os que habitam (habitam?) este recanto vivem repletos de benefícios e de "acertos", "conchavos" e "maracutaias" em detrimento dos restantes habitantes...

(enviado pelo Jayminho Bernardelli)