20 de abril de 2012

Campo Mourão Handebol: nos regionais de Goioerê 1983 e nos JUBs 1981

Os anos 1980 e 1990 foram de muitas conquistas para o handebol mourãoense, tanto no masculino como no feminino. Junto das vitórias coletivas aconteciam as pessoais, com convocações para as mais diversas seleções do estado, onde, durante anos, se praticou o melhor handebol do país.

Fotos relembram a seleção de Campo Mourão de 1983 que participou dos Jogos Regionais, que todos os anos eram realizados em Goioerê, no mês de agosto em comemoração ao aniversário da vizinha cidade,  e dos mourãoenses que disputaram os Jogos Universitários Brasileiros (JUB`s) de 1981, realizado no Maranhão. Marcelo Silveira, então estudante de engenharia civil em Ponta Grossa, também participou desses jogos, mas não aparece ao lado do Jair Grasso e do Tião Mauro. Clique nas imagens para ampliar.


Campo Mourão Handebol - Jogos Regionais de Goioerê 1983
em pé (da esq. para a direita): Richard Ferreira Gonçalves, Ubirajara Rodrigues, Sebastião Carlos Mauro, Walcir "Dula" Ferreira Lima, Antonio Marcelo da Silva e Silveira, Neucir José da Silva (in memorian) e Marcelo de Oliveira Lima.
agachados: Nelson da Silva, Wander Ferreira Lima, Jonas Rodrigues, Luís Carlos Eufrásio Prates e Walmir Ferreira Lima

Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) - 1981 - Maranhão
Os mourãoenses Sebastião Mauro e Jair Grasso posam ladeados pelos maringaenses Bicudo e Beto, durante confraternização da abertura dos Jogos

Maxwell - "Get to known you"



Gerald Maxwell Rodrigues (nascido em 23/05/1973), mais conhecido pelo seu nome artístico Maxwell, é um cantor americano de R and B, funk e soul neo músico.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana














Coringa, o juiz e o penalti... Boleiros

Qualquer semelhança com jogo do 'curintia' é pura coincidência. Em homenagem ao Márcio R. de Freitas, Castrilli, Simon, Edilson...



Vídeo é um trecho do ótimo "Boleiros - Era uma vez o futebol", filme brasileiro de 1998, dirigido por Ugo Giorgetti. 

Boleiros - Era uma vez o futebol: Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Mexicano pesca maior atum do mundo, mas fica sem recorde



Robert Pedigo pescou na costa de Puerto Vallarta (México) o maior atum do mundo, com 194 quilos!

Mas ele não poderá ficar com o recorde mundial, já que o capitão do barco, Danny Osuna, tocou na vara de pescar de Robert quando ele lutava para trazer o peixão para a embarcação.

Pelas regras da Associação Internacional de Pesca Esportiva, o competidor tem que trazer sozinho o peixe para o barco, informou o "Sun".

Assim, a atual recorde - atum de 184 quilos, fisgado também no México por Mike Livingston - será mantido. (via: Page Not Found)

19 de abril de 2012

Tina Teixeira e família em Aparecida do Norte - 1969

Tina Teixeira - 2012
Do álbum da Tina Teixeira, filei a clássica foto da família reunida em Aparecida do Norte (SP).

Residindo atualmente em Florianópolis (SC), Tina é filha da dona Thereza e do Pedro Teixeira, e mana do Mário Sérgio e da Telma. E, claro, mãezona do Rafa.

Pedro Teixeira é advogado e foi meu colega na Rádio Colméia AM onde, com o título de Capitão Teixeira, apresentava programa de música sertaneja.

Tenho uma foto muito parecida com essa abaixo, que mostra meus pais, eu e meus irmãos em Aparecida do Norte. Vou procurá-la para postagem futura. Clique nas imagens para ampliar.

Pedro Teixeira, Dona Thereza com a Telma no colo, Mário Sérgio e Tina - Aparecida do Norte (SP) - 1969

Albert King e Stevie Ray Vaughan - "Match Box Blues"



Albert King (25/04/1923 – 21/12/1992) foi um influente guitarrista e cantor americano de blues. Foi considerado o 13º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Stephen Ray "Stevie Ray" Vaughan (Dallas, 3/10/1954 — East Troy, 27/08/1990) foi um guitarrista de blues elétrico norte-americano. Era o líder da Double Trouble.
Morreu em 27 de agosto de 1990, em um acidente de helicóptero em East Troy que também pôs fim à vida de integrantes da equipe de Eric Clapton.

Os carros preferidos dos homens nos EUA

Com base nas vendas em 2011, o site Inside Line relacionou os 10 carros preferidos dos americanos. A lista não leva em conta os carros mais vendidos, mas sim aqueles modelos em que a maioria dos compradores foram do sexo masculino. Confira o ranking (clique na imagem para ampliar):











(Via: veja.com)

Homem lança campanha na Internet contra policial que matou cachorro

Um americano lançou uma campanha na Internet para punir o policial responsável pela morte de seu cachorro. Michael Paxton, de 40 anos, publicou uma série de vídeos no YouTube e criou uma página no Facebook para mobilizar as pessoas por justiça. O cachorro dele, Cisco, teria sido assassinado por um policial que, ao atender uma denúncia de agressão, se dirigiu ao local errado e acabou matando o animal que correu em sua direção, em Austin, nos Estados Unidos. O movimento Justice for Cisco já conta com quase 73 mil curtidas e mais de 58 mil visualizações.

O áudio da polêmica foi todo registrado por uma câmera interna da viatura onde a patrulha estava. Na gravação, é possível ouvir o policial perguntar se Paxton tem uma namorada e pedir para ele levantar as mãos. Neste momento, segundo o policial, o cachorro começou a latir e correu em sua direção. Enquanto Paxton gritava pedindo para que o oficial não atirasse no cão, o policial disparou. No áudio gravado é possível ouvir o dono de Cisco gritar: “Por que você fez isso? O que ele fez? Você acabou de atirar no meu melhor amigo. Eu não sabia que vocês estavam aqui, só estava levando-o de volta para o quintal. Tenho que levá-lo para o veterinário!”

No Facebook, diversos usuários revoltados com a atitude do policial postaram mensagens de apoio a Paxton. Ao que tudo indica, porém, a mobilização não vai adiantar muito. Anthony Hipolito, capitão da polícia de Austin, defendeu seu policial. “Não queremos ver isso nunca. Matar um animal é trágico, mas, ao mesmo tempo, ele tinha que se proteger. Os policiais precisam fazer o que tiver que ser feito para garantir sua proteção”, declarou à rede de televisão ABC.

Assista abaixo ao vídeo da campanha Justice for Cisco.



 (via: Tech Tudo)

Cerveja tem o mesmo efeito da Ioga

Savasana: É uma posição de total relaxamento.

Balasana: Posição que traz uma sensação de paz e tranquilidade.

Setu Bandha Sarvangasana: Esta posição acalma o cérebro e recupera pernas cansadas.

Marjayasana: Esta posição provoca uma massagem suave na barriga e na espinha.

Pigeon: Tonifica seu corpo, aumenta a felxibilidade e desestressa sua mente.

Malasana: Esta posição estira os tornozelos e músculos das costas.

Salambhasana: Uma forma efetiva de fortalecer os músculos lombares, pernas e braços.

Ananda Balasana: Esta posição faz uma boa massagem na área dos quadris.

Halasana: Posição do arado. Ótima para dor nas costas e para insônia.

Dolphin: Ótimo para os ombros. Também fortalece o torax, pernas e braços.

(enviadas pelo Ivan Sérgio Bonfim - Curitiba PR)

18 de abril de 2012

Getulinho, Ticão e o caixa eletrônico

Os Jogos Abertos do Paraná, de 1986, realizado em Paranaguá, foi aquele em que nosso time de futsal, numa fase muito ruim, conseguiu quebrar o banco de reservas apenas com o peso de nossos atletas. Outros fatos ocorridos na viagem de volta, hoje são motivos de diversão para todos nós.
 
Ticão
Voltando para casa, em dois carros próprios, combinamos de nos encontrarmos no Shopping Muller, em Curitiba. Lá, precisando de dinheiro para o lanche, o Getulinho Ferrari junto com o Ticão, da Tapeçaria União, foi até um caixa eletrônico para efetuar um saque. Numa cabine enorme (que você entrava dentro, muito diferente dos pequenos caixas de hoje), ele não se lembrava da senha para concluir a transação e após três tentativas erradas o caixa avisou que reteria o seu cartão, para desespero do Ticão que agarrou numa ponta do cartão, mas não impediu que a máquina ficasse com ele. Getulinho jura que o Ticão disse que se tivesse umas ferramentas recuperaria o cartão.
 
Fernandão
Como estávamos numa fase muito melhor de garfo e copo do que de bola, combinamos que a próxima parada seria num restaurante à beira da rodovia em Palmeira, distante 70 km da capital.
 
Há poucos quilômetros do restaurante, quebra a embreagem do carro em que estávamos (tenho a impressão que o carro não aguentou a conversa do Fernandão. Sentado no banco logo atrás do motorista, esse que vos escreve, ele não parava de falar um só minuto!). Poucos minutos de espera e o segundo carro, dirigido pelo Marcelo Silveira, passa por nós sem parar, mesmo nós acenando de todas as maneiras possíveis. Depois de uma longa espera, eles retornam e saem em busca de socorro, já que o problema era sério.  

Getulinho - 1983
Retornaram algumas horas depois com um mecânico que dirigia um carro muito velho, cheio de ferrugem e que dizia que o melhor era nos rebocar até a sua oficina em Palmeira.
 
Foi a única vez na vida que dirigi um carro sendo rebocado por uma lata velha que insistia em andar a mais de cem por hora, à noite e no meio de caminhões que congestionavam a estrada. Os amigos até hoje dizem que eu pisei no freio durante todo o trajeto.
 
Dormimos em Palmeira e pedimos carona para o Antonio “Formigão” Miguel e o Acir Gonçalves da Rádio Colméia, que no dia seguinte voltavam para Campo Mourão.
 
Na velha VW/Brasília azul da Colméia, com malas por todos os lados e com o Formigão dirigindo muito devagar, traumatizado por um recente acidente que quase lhe tirou a vida, fizemos a viagem de pouco mais de 300 km em longuíssimas seis horas.

Joshua Ledet - "You Pulled Me Through"

Gosto muito do programa American Idol (toda terça e quarta-feira, 22h no canal Sony). Na edição que está acontecendo agora torço muito pela vitória do Joshua Ledet. Que ele não fique sabendo disso, pois nenhum pelos quais torci, nos programas anteriores, venceram e se tornaram American Idol.



American Idol é uma competição criado por Simon Fuller, que se tornou um dos programas mais populares da história da televisão americana.

O conceito é encontrar novos artistas onde o vencedor é definido pelos telespectadores através de votação por telefone e internet. Kelly Clarkson, Ruben Studdard, Fantasia Barrino, Carrie Underwood, Taylor Hicks, Jordin Sparks, David Cook, Kris Allen, Lee DeWyze, e Scotty McCreery venceram edições do programa.

Mulher arrastada por turbina de avião

Situado na parte holandesa da Ilha de Saint Martin, no Caribe, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana é um dos mais movimentados do Caribe e seria apenas mais um aeroporto não fosse por uma peculiaridade.

O aeroporto da Ilha de Saint Martin ficou conhecido mundialmente por causa da sua pista de pousos e decolagens que fica imediatamente depois da praia de Maho.

E, assim como outros turistas, um casal agarrou-se às grades do aeroporto para aproveitar a força dos ventos. A prática é comum na região.

Confira no video abaixo:


(via: sonaboa)

10 livros para ler antes de você crescer

Esse título é meramente inspirador. Você já deve ter visto alguma lista de livros que você tem que ler antes de morrer. Mas não seria mais interessante ter uma lista de títulos que você deveria ler antes de começar a “viver verdadeiramente”?

Os jovens adultos têm muito tempo em suas mãos. Então, vamos listar aqui livros que podem ajudar a moldar personalidades, inspirar criatividade, ou simplesmente divertir. Com eles, você pode estar mais bem preparado para nosso mundo, que é incrível, mas assustador. Confira:

1 – “Vida e Morte de Harriett Frean”, Mary Sinclair
O afeto psicologicamente incestuoso de Harriett por seus pais, em última análise, conduz à sua própria miséria e dos outros ao seu redor. Nenhum leitor pode continuar o mesmo depois de ler esse livro, sem perceber a importância de “deixar o ninho” e estabelecer sua própria identidade. A lição com os adolescentes é que para ser um indivíduo próprio, você tem que se “rebelar” contra seus pais em algum estágio de seu desenvolvimento. Se não, a adolescência perpétua na idade adulta irá sabotar qualquer chance de felicidade e autorrespeito. Que tal sair da barra da saia da mamãe?
2 – “A Revolução dos Bichos”, George Orwell
Qualquer movimento político ou governamental (e não apenas comunista), não importa quão bem intencionado, pode ser transformado de uma força do bem a uma força de opressão se os seus cidadãos cederem ao Estado, à violência patrocinada e à propaganda. Os líderes políticos, como todos nós, são falíveis. E se não forem contestados, podem destruir uma nação a partir de dentro. Esse livro demonstra brilhantemente essa realidade. É como dar uma lição para todos os jovens que a liberdade e igualdade devem ser vigiadas e guardadas diariamente.
3 – “O Livro de Ouro dos Experimentos Químicos” (tradução literal), Robert Brent
Este livro está esgotado, e é muito difícil de encontrá-lo, mas se isso ocorrer… Comemore. É uma maravilhosa introdução aos elementos básicos que compõem o nosso mundo. Você já se perguntou como se faz dióxido de carbono? Ou sabão? O Livro de Ouro da Química vai lhe mostrar como. Este livro tem o poder de desencadear um amor pela vida científica.
4 – “Um guia de senso comum para a Economia” (tradução literal), Thomas Sowell
Você vai descobrir que as questões econômicas não são tão difíceis de se compreender. Não importa que ponto do espectro político você está, as regras da economia são neutras, e o conhecimento dos princípios básicos econômicos é essencial para entender as funções do mundo moderno. Conceitos complicados são explicados em um estilo legível e convincente. Mas o mais importante, o jargão esotérico usado por especialistas e políticos para descrever as questões econômicas não serão mais um mistério.
 5 – “Paris nos anos cinquenta”, Stanley Karnow
Há algo nos franceses que magneticamente atrai-nos para a sua cultura. Este livro é uma coleção de memórias do autor, do tempo em que ele vivia em Paris como correspondente de revista em 1950. Ele toca em muitos aspectos singulares da cultura francesa e sua história. E os franceses não parecem ter mudado muito em 50 anos. O livro beneficia um jovem leitor, descrevendo uma cultura semelhante à nossa, mas fundamentalmente diferente de muitas maneiras estranhas e maravilhosas. É de explorar o mundo.
 6 – “Bel Ami”, Guy de Maupassant
Bel Ami é um romance clássico sobre um ex-soldado que virou jornalista em Paris no final do século 19. Georges Duroy é um canalha sem vergonha que vai usar todos os meios à sua disposição para alcançar o sucesso. Embora escandaloso no momento da publicação, as táticas de George são “fichinha” pelos padrões de hoje. Mas leitores jovens precisam saber que ao longo de suas vidas adultas eles vão se deparar com “Georges Duroys”, e devem estar preparados para superar o encanto destes parasitas.
7 – “O Universo Holográfico”, Michael Talbot
A investigação de Talbot da possível natureza da realidade é, no mínimo, instigante e alucinante. Os primeiros capítulos do livro tratam de como o modelo holográfico poderia explicar a natureza da realidade e como nossos cérebros interpretam o universo que nos rodeia. Ambos os céticos e místicos gostarão deste livro. O benefício para os jovens adultos é fornecer uma visão alternativa sobre a verdadeira natureza do nosso mundo. Uma visão em que respostas podem estar além do que o dogma religioso e científico podem revelar. Não é uma leitura fácil, entretanto.
 8 – “Cândido, ou O Otimismo”, Voltaire
Em última instância, o objetivo da vida é encontrar o nosso caminho, não? Se Deus não poderia criar nada, a não ser um mundo perfeito, então a brutalidade do ser humano contra si deve ser parte do seu design “perfeito”. Cândido e seus companheiros passam por uma série de dificuldades brutais que espelham eventos do mundo real do século 18, e escapam deles. A narrativa hiper detalhada de Voltaire destes eventos horríveis os torna divertidos durante a leitura. Imagine alguém hoje escrever um conto incorporando 11 de setembro, o terrorismo, a epidemia da AIDS, o genocídio de Ruanda, o tsunami japonês e de alguma forma torná-lo relevante e engraçado. É Cândido.
 9 – “O Alquimista”, Paulo Coelho
O Alquimista narra o conto de um jovem pastor da Andaluzia, cuja busca para encontrar o significado de um sonho o leva em uma aventura através de muitas lutas e, finalmente, à sua fortuna, à própria realização, à pobreza, ao amor, à guerra, à coragem, ao medo, em páginas cheias de misticismo. O universo quer que você obtenha sucesso e irá apresentar-lhe pistas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Esses indícios, porém, nem sempre seguem uma linha reta. As torções, voltas e atrasos encontrados em seu caminho são uma parte importante da viagem para encontrar quem você realmente é e onde você pertence verdadeiramente. Então, confie em si mesmo.
 10 – “O Livro Completo de Molhos” (tradução literal), Sallie Y. Williams
Santos e filósofos têm igualmente debatido ao longo dos séculos sobre o que nos torna humanos. Por que nós somos macacos sem pelos diferentes do resto do reino animal? A resposta pode ser uma simples: os seres humanos cozinham seus alimentos e os animais não. Por isso, é necessário que toda a raça humana tenha um conhecimento básico de culinária. Algumas receitas desse livro serão suficientes para fazer de você um ser humano competente.

(Por Natasha Romanzoti/Revoada)

Drama ao vivo. Comercial da TNT HD

A internet segue fazendo a alegria dos anunciantes. Lançado na semana passada, o filme dramático que divulga o canal TNT HD já se tornou o segundo mais compartilhado da história. Perde apenas para o The Force, da Volkswagen, que caiu nas graças do mundo inteiro em 2011 após o Super Bowl.




(Dica do Adriano Lima, da Ideia Comunicação)

17 de abril de 2012

Juma, Pepinelli, Cesário e a Fanfarra do Estadual - 1968

Do álbum do Pedro da Veiga, foto de 1968 mostra a fanfarra do Colégio Estadual de Campo Mourão durante desfile cívico. 

Rubens Bathke foi meu professor de desenho (reprovei de ano com ele e tive que refazer a segunda série do ginásio -- atual primeiro grau -- com o detalhe de que a matéria que motivou minha reprovação, desenho, não fez mais parte da grade curricular. Ou seja, refiz todo o ano escolar apenas com as matérias nas quais fui aprovado direto, sem precisar passar por exames!) Naquela época era assim; eles mandavam e nós apenas obedecíamos. Professor era autoridade. Na verdade, sou muito ruim como desenhista (sou craque apenas na arte de desenhar um gato que aprendi na escola primária: desenho o número oito, coloco bigodes, orelhas e o rabinho... Sou craque, mas é preciso olhar com atenção para achar o gatinho. Quando as netas pedem desenho, grito pela Elvira... kkk)
    
Cesário foi nosso vizinho por muitos anos ali na avenida Manoel Mendes Camargo, onde hoje tem uma loja da Imaginarium e a lanchonete Formigas. Na última vez que o vi, estava se reformando como oficial da Polícia Militar do Paraná.

O Agrônomo João Marcos Durski Silva, o Juma, é fissurado, assim como eu, pelas novidades da internet e não cansa de escancarar seu amor pela linda Campo Mourão.

Luiz Pepinelli é pioneiro mourãoense, amigo de longa data e companheiro de peladas de futebol suíço. Infelizmente, não tenho informações do Resovaldo. Clique na imagem para ampliar.

1- Rubens Bathke, 2- Cesário, 3- João Marcos "Juma" Durski Silva, 4- Resovaldo e 5- Luiz Pepinelli

Nelson Gonçalves e Martinho da Vila - "Lembranças"



Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento [RS], 21/06/1919 * Rio de Janeiro, 18/04/1998) foi um cantor brasileiro. Terceiro vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.

Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, (Duas Barras [RJ], 12/02/1938) é um cantor, compositor e músico brasileiro.

Martinho tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD 'Tá Delícia, Tá Gostoso' lançado em 1995 (o primeiro foi Agepê, que em 1984 vendeu um milhão e meio de cópias com seu disco Mistura Brasileira).

Que viagra o quê?



(via: Acidez Feminina)

Vai abestado, vai!


Ataque de fúria de cliente mal tratado

Vai me dizer que você já não teve vontade de fazer algo desse tipo naquela loja que vendeu um produto defeituoso e, além de não aceitar a troca, ainda desfaz dos seus pedidos?



Ninguém saiu ferido no episódio, ocorrido numa concessionária de automóveis Suzuki na Rússia. Não vá seguir o exemplo!