23 de março de 2012

Emilinho e Márcia no Clube 10

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do início dos anos 1970 mostra o Emilinho e a Márcia Pelisser aproveitando os bons tempos do carnaval do Clube 10. 

Márcia é mana dos meus amigos Mariângela, Marquinhos e Marcelinho e da Meire com quem tive pouco contato. Lembro muito bem de sua gargalhada contagiante e, como disse em postagem anterior, que ela entraria facilmente na minha lista das mulheres mais bonitas de Campo Mourão.

Emilinho, que faleceu muito novo, era filho do pioneiro e ex-vereador mourãoense, também falecido, Haroldo Gonçalves Netto. Clique na imagem para ampliar.

Emílio Bernini Netto (in memorian) e Márcia Pelisser

Bon Iver - "Towers"



Bon Iver é uma banda folk norte-americana liderada e fundada por Justin Vernon no ano de 2007, em Eau Claire, Wisconsin. O nome da banda advém das palavras francesas "bon" e "hiver", que significa "bom inverno". Foram indicados ao Grammy 2012 na categoria Revelação, levando o prêmio.

Casablanca Videolocadora - lançamentos
















O cumprimento do tubarão

Um tubarão "cumprimentou" o mergulhador Eli Martinez no litoral de Bahamas, no Caribe. Ele contou que a fêmea nadava em linha reta quando, ao se aproximar, fez um leve giro, tocando com a nadadeira a mão de Eli, como se fosse um cumprimento. O animal parece até estar "sorrindo". A foto foi publicada no "Daily Telegraph".


Aniversário para não esquecer nunca...

O aniversário do filho tinha passado há poucos dias. O papai, um militar americano, estava em serviço no Afeganistão e tinha perdido a festinha. Só que o papai voltou para casa. E foi fantasiado de Capitão América, um dos super-heróis favoritos do filho.

- Onde está seu papai? – pergunta o “Capitão América”.

- Ele está no Afeganistão – responde a criança.

O menino recebe o Capitão América em casa, e deixa ele ficar para o lanche. Daí, o Capitão América tira sua máscara, e o menino não deve esquecer o presente tão cedo. Está em inglês, mas não precisa de tradução.


(via: Bombou na Web)

22 de março de 2012

Jogos Interclubes de Campo Mourão - Arcam campeã

Arcam - Jogos Interclubes de Campo Mourão 2011

Foto mostra a equipe da Arcam que conquistou o título da edição 2011 dos Jogos Interclubes de Campo Mourão, na categoria veteranos do futebol soçaite.

Por muito pouco que o tradicional e maior evento poliesportivo da cidade não foi realizado no ano passado. Agora, em 2012, já estamos no final de março e ainda não vi nenhuma movimentação para a realização do evento.

Tomara que esteja nos planos da Fundação de Esportes (Fecam)! Gosto muito do Interclubes, por ser uma ótima oportunidade para encontrar amigos (alguns deles só encontro mesmo nesses jogos. Cidade cresceu!). Claro que as competições são importantes também, mas proporcionar esses reencontros me parece ser o principal resultado do evento, que esse ano entra em sua 24a edição. Clique na foto para ampliar.

Carlinhos Steiner na TV austríaca



Vídeo, enviado pelo doutor Rubens Sartori, mostra apresentação do catarinense Carlinhos Steiner na TV austríaca. "Trote Campeiro" é uma composição do próprio Carlinhos e Rubens Alonso.

Nascido como Jacob Karl Steiner, este neto de imigrantes austríacos, desde muito jovem despertou interesse pelas artes visuais e em seguida também pela música, tendo conquistado um dos títulos mais perseguidos pelos gaiteiros fandangueiros, o primeiro lugar em gaita piano no Rodeio Internacional de Vacaria, adotou o nome artístico de Carlinhos Steiner.

Nascido em 27 de julho de 1957, na cidade de Treze Tílias, o então Jacob Karl Steiner, foi criado no campo, mas com um misto de tradições européias com o folclore do Rio Grande do Sul.

Quem comeu Jonas?



Rolando Lero é um dos personagens da Escolinha do Professor Raimundo, interpretado por Rogério Cardoso. Este personagem fazia graça "enrolando" o Professor Raimundo, já que ele nunca sabia as respostas. O personagem contribuiu com o bordão "Captei vossa mensagem, amado guru" e variantes, que acabaram por se tornar parte da fraseologia do português falado no Brasil.

Rogério Cardoso Furtado (Mococa, 7/03/1937 — Rio de Janeiro, 24/07/2003) foi um ator e humorista brasileiro. Ele fez o espetáculo de inauguração do Teatro Municipal de Campo Mourão.

Rogério Cardoso morreu na manhã do dia 24, em sua casa no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Ele teria sofrido um infarto fulminante. Foi enterrado na sua cidade natal Mococa.

Construções inusitadas

Biblioteca - Kansas City - EUA

Biblioteca - Nice - França

Casa distorcida - Polônia

Casa de ponta cabeça - Polônia

Casa cúbicas - Roterdã - Holanda

Complexo residencial - Edifício Mirado - Madri - Espanha

Complexo Residencial Habitat 67 - Montreal - Canadá

Igreja Luterna - Reykjavík - Finlândia

Jardim Botânico - Cornuália - Inglaterra

Museu de Arte - Graz - Áustria

Nautilus, Casa no subúrbio do México

Shopping Center - Birmingham - Inglaterra
(enviadas pela Sarah Carolina Schen Lima)

Dissimulando no consultório médico...

Uma vez entrei para uma consulta médica e me aproximei de uma recepcionista pouco simpática.
 
- Bom dia, senhorita!
 
A recepcionista me disse:
 
- Bom dia, senhor, o que o senhor está sentindo? Por que quer ver o Doutor?
 
- Tenho um problema com meu pênis, respondi.
 
Como alguns dos presentes riram, a recepcionista se irritou e me disse:
 
- Você não deveria dizer coisas como estas diante das pessoas.
 
- Porque não? ... você me perguntou o que eu estava sentindo e eu respondi.
 
A recepcionista sem jeito me disse:
 
- Poderia ter sido mais dissimulado e dizer, por exemplo, que teria uma irritação no ouvido e discutir o real problema com o Doutor, mais tarde e em particular.
 
Ao que eu respondi:
 
- E você não deveria fazer perguntas diante de estranhos, se a resposta pode incomodar.
 
Então sorri, saí e voltei a entrar:
 
-  Bom dia, Senhorita!
 
A recepcionista sorriu meio sem jeito e perguntou:
 
-  Sim???
 
- "Tenho problemas com meu ouvido"
 
A recepcionista assentiu e sorriu, vendo que havia seguido seu conselho e voltou a me perguntar:
 
- E... o que acontece com o seu ouvido, senhor?
 
- "arde quando eu mijo".

 (enviada pelo Jayminho Bernardelli)

20 de março de 2012

O primeiro título estadual da Associação Tagliari

Demafra, Valmar, Clube dos Oficiais, Guarapuava, Nova Esperança e Associação Tagliari se reuniram em Paranavaí para decidirem a Taça Paraná de Futsal (a atual Chave Ouro). Recém completado 19 anos, fui convocado pelo Itamar Tagliari para pela primeira vez participar de uma competição adulta. Já era metido representando a cidade nas competições juvenis, imaginem jogando pela Associação Tagliari!

Itamar, que naquele ano se dividia entre jogador e treinador, sempre começava os jogos com Careca, João Miguel, Carlão, Rancho e Ione. Para mim parecia um time imbatível de tanto que meus companheiros jogavam. Do banco eu mais parecia um torcedor, mas quando convocado entrava e não fazia feio. Na primeira partida, diante dos maringaenses da Valmar, entrei e levei uma pancada do meu amigão Astério (que jogava firme como poucos) que até hoje quando a bola bate na canela, lembro dele. Levantou um hematoma tão grande, que um repórter de rádio que veio me entrevistar no banco levou um susto e fiquei com a impressão que ele ficou com dó.

E o time que para mim parecia imbatível, acabou causando a mesma impressão nos adversários e na torcida que todos os dias lotava o ginásio Lacerdinha. Bastava entrar no ginásio e lá estava eu ‘espichando as orelhas’ para ouvir os elogios e palavras de admiração. Mas também ouvia que a decisão de verdade seria diante do time da casa, o Demafra, que contava com Dilvo, Divanei e Carmo, craques que eu aprendera a admirar tanto quanto eu admirava os meus companheiros de equipe.

A partida aconteceu na penúltima rodada e, para minha vaidade, com um gol meu e outro do Gilmar Fuzeto -- ambos éramos os imediatos do treinador mourãoense -- vencemos por 3 a 1 e convencemos torcedores e adversários que dificilmente deixaríamos escapar o nosso primeiro título estadual. No domingo pela manhã, de um distante dezembro de 1979, jogando pelo empate, vencemos com certa facilidade o Clube dos Oficiais de Ponta Grossa e comemoramos como nunca.

Comemoramos no ginásio, com reconhecimento de toda a torcida paranavaiense, na viagem de volta e, principalmente, em Campo Mourão, onde uma grande caravana de carros nos aguardava e nos acompanhou em desfile por toda a cidade. No ano seguinte, em Guarapuava, conquistamos o bicampeonato.

Abaixo, foto da equipe campeã. Clique nela para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Seu Értile, Itamar Tagliari, Gastão, Ivando "Rancho" Capato, Ione Sartor e Pedro Ivo Szapak
 agachados: João Miguel Baitala (in memorian), Paulo Gilmar Fuzeto (com Carlinhos Tagliari), Luizinho Ferreira Lima, Carlão Tagliari (com Flavinho Tagliari Bisol) e Alvaro "Careca".

Dire Straits - "Ride Across the River"



Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto, decidiram lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. Mesmo com "pouco" tempo de banda e apenas 5 álbuns de estúdio, a banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente.

Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Private Investigations", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Your Latest Trick" e "Brothers in Arms".

Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1994, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a se dedicar integralmente à sua carreira solo.

Brócolis e tomate: uma dupla a favor da saúde

O brócolis é um vegetal em que as folhas, flores e talos são comestíveis. Pouco calóricos - cada 100 gramas contêm apenas 36 calorias, ou seja, quase nada -, os brócolis pertencem ao time dos vegetais crucíferos, sendo primos próximos do repolho, da couve-flor e do nabo, mas com alguns diferenciais. Têm cálcio e vitamina para dar e vender e fazer inveja a todos os seus parentes. E também têm fitoquímicos como sulforafano, que evita úlceras e gastrites, além de componentes que impedem mutações malignas nas células, protegendo o organismo contra vários tipos de câncer.
 
O brócolis possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das células. Agem principalmente contra o envelhecimento, neutralizando os radicais livres, que causam danos às células saudáveis.
 
Brócolis é rico em vitamina C
É uma hortaliça muito rica em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro) e cálcio. Também apresenta concentração de vitamina A, fibras, ácido fólico, selênio e potássio. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue. É importante destacar que para que estes benefícios ocorram, o consumo dos brócolis deve ser regular, em longo prazo e aliado aos hábitos de vida saudáveis.
 
Na culinária, é utilizado de diversas formas: refogado, em sopas, suflês, saladas, molhos, recheio de massas e tortas, gratinado ou no vapor. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. Se você não gosta do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer a hortaliça.
 
Tomate é aliado na guerra contra o câncer
Muita gente não sabe, mas o tomate é um fruto, apesar de não ter a mesma doçura das outras frutas. Pelo contrário, ele tem um ligeiro sabor amargo e ácido. Mas, como são preparados e cozinhados como outros legumes, eles são categorizados dessa forma, da família dos legumes. Este fruto é o mais produzido no mundo, os chefes de cozinha o adoram e ainda, e mais importante, traz muitos benefícios à saúde.
 
Depois do crescimento de estudos e a comprovação de suas qualidades, ele integra a lista dos chamados alimentos funcionais. Ou seja, além dos nutrientes básicos, o tomate contém substâncias capazes de manter o bem-estar e de reduzir o risco de doenças. O tomate é rico em vitamina C (e ajuda no combate aos radicais livres), é rico  em vitaminas A, B, E, ácido fólico e em sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. As suas propriedades são muito conhecidas, mas a principal delas é ser um grande aliado na guerra conta o câncer.
 
Para usufruir de seus benefícios, é preciso ingerir pelo menos um tomate por dia
 
De acordo com as pesquisas, o tomate tem grandes quantidades de em um nutriente poderoso: o licopeno, que confere, além de tudo, o tom vermelho à fruta. O licopeno combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger o organismo contra o câncer.
 
Para se beneficiar dos valores nutricionais deste fruto, é preciso consumir pelo menos um tomate por dia. Para aproveitar os melhores efeitos, ele deve ser preparado de formas variadas: o tomate cozido ou em forma de molhos aproveita melhor o licopeno (o calor aumenta sua biodisponibilidade e é mais bem absorvido pela corrente sanguínea) e no tomate cru, a absorção da vitamina C é maior. Mas lembre-se sempre de lavá-lo muito bem após a compra e antes do consumo, principalmente, se for serví-lo cru, junto com saladas”. 

19 de março de 2012

Ciência imitando a arte



Programa da Nasa para visualização das correntes marítimas por todo o planeta faz com que ciência se confunda com arte.

Ao exibir o movimento da água na superfície dos oceanos, com seus inúmeros inúmeros caminhos e redemoinhos, o vídeo acaba lembrando a obra pós-impressionismo "Noite Estrelada" de Van Gogh. (via. Sedentário e Hiperativo)


Sacanagem