27 de janeiro de 2012

Elsa Luiza Quandt e família

Publiquei um belo texto da Elsa Luiza Quandt (ver postagem mais abaixo), 'mexi' no álbum de fotos dela no Facebook e acabei publicando algumas aqui.

Filha dos pioneiros mourãoenses Margarida e Wilfredo, infelizmente já felecidos, Elsa é  mana do Germano, do Carlos e da Margit. 

Elsa tem três filhas, Carolina, que mora nos Estados Unidos e já tem dois filhinhos, Fernanda (uma filha) e Gabriela que moram em Curitiba. Clique nas imagens para ampliar.

Elsa e Carolina

Elsa, Gabriela, Carolina e Fernanda

Fernanda, Gabriela e Elsa Luiza
Gabriela Quandt, Larissa Lima, Sarah Lima e Fernanda Quandt - Clube 10 - Campo Mourão 1986


Quarteto em Cy - "Berimbau"



Quarteto em Cy é o nome de um grupo vocal brasileiro formado inicialmente pelas irmãs Cybele, Cylene, Cynara e Cyva. Com o apoio de Vinícius de Moraes, iniciaram a carreira em 1964 com apresentações em boates do Rio de Janeiro.

Com uma carreira sólida e inabalável por mais de quarenta anos, o Quarteto em Cy se mantém como um dos mais notáveis e expressivos grupos vocais da história da MPB.

Berimbau é uma música de Vinicíus de Moraes.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana











Azeite, vinho e o resto da vida. Por Elsa Quandt

Pedro da Veiga publicou belo texto da querida Elsa Quandt e tomei a liberdade de replicá-lo.

Tá.

Você envelheceu. Nem notou, mas o tempo passou.

Preste atenção... reflita sobre como está se comportando diante das coisas corriqueiras, tem agido como os velhos de sua adolescência ou ainda guarda o humor, a irreverência e o espírito aventureiro de seus 25, 30 anos?

Não... você tem agido como um velho. Quando sentou na calçada - no chão, pela última vez pra bater um papo?

Quando perdeu a hora conversando de olhos fechados ao telefone com uma paixão - ainda que platônica?

Quando foi que andou sem pressa pela chuva, quando ouviu com paciência um amigo chato, quando foi que pediu um sorvete de morango e se deliciou com a sensação gelada na língua?

Ah... mas está sempre meio ansioso, compromissos demais - ou de menos... esperando por alguma coisa que não vem, uma batida de rock que vai te embalar madrugada adentro, uma mesa de bar com companheiros de verdade, borboletas farfalhando no estômago, um corpo quente e cheio de vontade que não volta mais...

Ah, você envelheceu pelo lado de dentro, foi isso.

Mas cara, por quê? O que te fez desistir daqueles planos de ser feliz? E tudo aquilo que você quis, sonhou, planejou... onde foi que enfiou? Não, não me diga que o tempo fez estragos, que as pessoas não tem mais ânimo, que sua cara metade já não está mais aqui. Não! Você está!!! E está desperdiçando seu tempo como se não estivesse vivo e não fosse fiel aos seus sonhos.

Olha só, vai ali e pega uma taça de vinho, coloca o som da sua alma pra tocar, curta a melhor música e vá pra cozinha.

Sim, pra cozinha.

Passe suas mãos pelas formas generosas de tudo o que pode produzir uma comida boa, pegue o melhor azeite, faça um prato pra você. Mesa arrumada, perfume pelo corpo, sorriso genuíno, se agrade. O azeite é a base para viver mais e melhor. Tudo fica mais interessante com azeite... pense...

Se quiser dividir, chame alguém, há alguém que te aqueça a alma e que você nem tem notado. Sempre há, caramba!!!

Mas você anda tão chato e carrancudo, exigente e impaciente, egoísta na sua mania de achar que a vida te sacaneou que nem vê. E aquele cara que passava as noites embalado pelo rock, pelas bandas, pelas ruas, bares, mesas, pernas, camas, bancos traseiros ou de frente pra praça? Quem não levava tudo a ferro e fogo, quem tinha todo o tempo do mundo pra resolver problemas, tinha memória curta pra ofensas, tolerava atrasos, corria riscos, corria a 140 por hora - onde foi parar? Quem curtia capas de discos, quem deitava de costas e acompanhava os acordes das guitarras mais insanas, quem fumava, cheirava, aspirava e sorvia a vida sabendo que ela em si era um risco?

Cara, tô de cara!

Você esqueceu!!! Não era pra ser assim agora! Olha para você e lembre-se do que queria, ainda dá tempo de recuperar, mas depende de você.

Busque ali naquele espelho o brilho dos seus olhos, olhe bem ali no fundo que tem um monte de mensagens que ainda nem leu... tem gente esperando aquele telefonema, tem gente querendo um dedo de prosa, tem gente doida por um abraço daqueles que são só seus. Os dias que se foram já foram, mas o que vem, ah... esses te interessam!

O resto da vida espera pela sua verdade. Não se deixe engolir pela ferrugem, pelo ranço, pelo medo da corrente de ar, pelo receio de se expor, pelo corpo mais pesado, um tanto lento, pela juventude que te cerca e teima em tecer comparações...

Você agora tem a chance de ser diferente, porque igual você sempre foi! Diferente dos "velhos" da sua juventude, sua louca, maravilhosa e inconseqüente juventude... mas que mora no passado. Agora você é maduro, tem a memória repleta de determinações para quando fosse "velho" e não precisasse trabalhar mais...

Bom, chegou!!! Relaxe, aproveite, seja genuinamente livre. Seja verdadeiramente apaixonado por você, seja a melhor companhia para você mesmo. Role pelo chão com seus filhos - e se deu tudo certo, com seus netos! Mas eles ainda virão, ainda que "emprestados". Viaje pra lugares insólitos, peça comidas estranhas, arrisque, se desafie! Declare seu amor, ainda que seja por um irmão, um filho.

Pare de fazer caras e bocas pra tudo o que for diferente do seu ideal. Isso é coisa de gente velha!!! Crie e solte risadas largas pra tudo o que te encanta. Deseje e viva coisas fulminantes como paixões e alegrias - e tire da cabeça a palavra que lhe veio com o "fulminante"... Vibre com as alegrias dos amigos, aceite o diferente com a mesma naturalidade que fazia há 25 anos. É... 25 anos já cabem na sua memória fácil, fácil...

Caramba... reúna os amigos, mesmo aqueles que se perderam nas diferenças, faça novos parceiros de viagens, vá ao encontro dos virtuais, dê um abraço verdadeiro, quente, terno, fraterno, cúmplice. Crie novos laços, cheios de emoção e desapegados de padrões, de paradigmas, de exigências - as mesmas que você não quer que lhe façam...

Só assim conseguirá ser o cara legal, ligado, antenado e disputado, mas acima de tudo, será feliz e leve, sereno e completo.

Vivo, pelo resto da vida.

Texto escrito em homenagem aos amigos contemporâneos, que como eu, tendem a deixar os dias que completam anos a modificar o estilo, a vontade e o padrão que nos fez únicos e tão parecidos, todos encantados e apaixonados pela vida. 

(Elsa Luiza Quandt mora atualmente em Curitiba. Amiga de infância da minha 'Elvira, ela acabou se tornando também grande amiga/comadre minha. 
Em comum, além de sermos todos filhos de Campo Mourão, temos a benção de termos três filhas. Pena que nos vejamos tão pouco. A internet compensa um pouco essa saudade) 

Vespas versus abelhas

Vídeo da National Geographic mostra cruel batalha entre poucas vespas e milhares de abelhas. Mesmo sabendo que essa é a velha lei da natureza, as cenas são fortes...

26 de janeiro de 2012

Juma e Beto Durski - 1959

Enviada pelo Juma Durski, foto de 1959 mostra ele ao lado do mano Beto numa clássica foto que a maioria dos mourãoenses devem ter em seus álbuns. 

Com essa imagem do filme Bambi eu não cheguei a tirar (sãopaulino, Bambi. Já Viu!), mas posando em cima de uma cavalinho ou falando ao telefone sei que tenho por aqui, em algum lugar.

Beto e Juma, filhos dos pioneiros mourãeonses Odete e Janguito -- infelizmente já falecidos-- e manos da Zuca e da Bel, moram em Campo Mourão. Fiquei com a impressão que o Beto não foi muito com a cara do Bambi. Clique na imagem para ampliar.

Luiz Alberto "Beto" e João Marcos "Juma" Durski Silva - Campo Mourão 1959



Björk - Venus as a Boy



Björk Guðmundsdóttir (Reykjavík, 21/11/1965), conhecida simplesmente por Björk é uma influente cantora e compositora islandesa, vencedora do prêmio Nobel Da Música (Polar Music Prize), sendo também atriz, instrumentista e produtora musical. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. Seu estilo musical eclético alcançou o reconhecimento popular, e este inclui rock, jazz, música eletrônica, clássica e folclórica. Sua voz também tem sido aclamada por suas qualidades distintivas.

Farinha de maracujá reduz a absorção de gordura

Minha prima Neusa, a Pinha, vinha enfrentado problemas de saúde (pressão alta e diabetes) e essa semana me deu uma ótima notícia: seu último exame de sangue estava normalíssimo e o diabetes controlado como nunca. Há tempos que ela incluiu o Pó de Maracujá em sua dieta (um colher de sopa em um copo de água, todos os dias antes de dormir) e acredita que esse novo hábito é que normalizou seu metabolismo.

Encontrei esse matéria da Vivendo Leve sobre o tema e a compartilho:

 
 A casca da fruta transformada em farinha pode diminuir a taxa de açúcar no sangue e reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. Ela surgiu no mercado de produtos naturais com a incrível fama de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que realmente favorece a quem tem diabetes. Mas, com o passar do tempo, a farinha de maracujá em pó vem apresentando excelentes resultados como bloqueador de gordura.
 
A pectina, substância encontrada na casca da fruta, se transforma em uma espécie de gel não digerível, e provoca sensação de saciedade, além de ser responsável por inibir a absorção das gorduras encontradas em alguns alimentos. "A ação de bloqueio das gorduras, promovida pela pectina, é mais suave que a dos remédios utilizados com esse mesmo intuito, porém, sua atuação é ainda mais eficaz", afirma Maria Laura Alvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen, que oferece ais uma opção de suplemento alimentar lançada pela Meissen, empresa que atua há 46 anos nesse segmento, para quem quer cuidar da saúde com um produto natural e altamente qualificado.
 
Outra informação importante sobre seu consumo, é que a farinha de maracujá faz uma "limpeza" no organismo, ajudando a eliminar diversas toxinas, que uma vez acumuladas, podem prejudicar o funcionamento dos órgãos e desequilibrar o metabolismo. "Para que seu efeito seja ainda mais potente, o ideal é ingerir mais água, pelo menos 2 litros por dia", conclui a farmacêutica.
 
A Farinha de Maracujá em Pó está disponível nas casas de produtos naturais.

Menino indiano toca bateria em um kit montado com sucata

Um menino da região rural de Meghalaya, na Índia, mostrou que é um prodígio da bateria com apenas oito anos de idade. E o mais impressionante: tocando em um kit montado com sucata. Usando dois gravetos no lugar das baquetas e uma caixa de óleo automotivo como caixa, ele toca ritmos bastante complexos. Confira:



(via: bombou na web)

Walt Disney - Aquarela Brasileira

Respondendo a um pedido do governo Americano que buscava a todo custo uma aproximação com o Brasil, Walt Disney criou (entre outros) este curta metragem antológica.

Era o fim da 2ª grande guerra mundial e o governo americano temia que o Brasil pudesse se tornar um país comunista. Esta pequena maravilha foi criada no início dos anos 50, inteiramente à mão, sem computadores nem outro tipo de ajuda como os efeitos especiais do cinema de hoje em dia.



(enviado pelo meu mano Wander)

25 de janeiro de 2012

Pioneiros: José Wierzchon

Do álbum da Paula, foto mostra o pai dela, José Wierzchon que faleceu muito novinho, aos 44 anos.

Filho do seu Venceslau e da dona Regina (Bar Danúbio), José, nascido em União da Vitória, chegou em Campo Mourão em 1967 onde  participou do Rotary Gralha Azul, da Maçonaria (presidiu as duas entidades), foi presidente da Apae, diretor do Albergue José do Patrocínio e da Acicam. Ele era sócio proprietário da Imobiliária Tapowik quando faleceu em um acidente de automóvel, em 27 de janeiro de 1995. Clique na imagem para ampliar.

José Wierzchon

Incrível solo de guitarra. Por Gabriela



Rodrigo e Gabriela, também conhecidos como "El Rodri y La Gabi", são um duo musical mexicano que se especializam em tocar volão de uma maneira rápida e com muito rítmo. Rodrigo Sánchez, guitarra, e Gabriela Quintero, guitarra e percussão formam o duo. 

Os músicos ganharam reputação tocando em pubs e bares de Dublin, na Irlanda.

Crocodilo gigante capturado na África?

No Facebook está circulando uma foto impressionante que mostra um crocodilo gigante que teria sido capturado e morto na fronteira entre Angola e Namíbia, na África. Será verdade? Veja:


Site ajuda você a criar um cartão de visitas com a sua cara

É possível personalizá-lo ao seu modo, inclusive, definindo o formato do cartão


    Links da Matéria
          
    Leia a matéria na integra       
Um cartão de visitas bonito sempre causa boa impressão. E neste site, o Makebadge, você encontra um monte de recursos para fazer seu cartão de visitas de um modo fácil e simples.

Não há necessidade de cadastro ou algo do tipo. Primeiro, você pode escolher o formato do cartão - quadrado ou redondo. Depois, o tamanho. Ao clicar em "text", você adiciona uma caixa de texto ao cartão. Para mudá-la de lugar, basta clicar e arrastar. No caso das imagens, é a mesma coisa. Basta clicar no botão "Image", fazer o upload de seu arquivo e colocar do tamanho que quiser. Também dá para aumentar ou diminuir o zoom, para arrumar algum detalhe ou dar uma olhada geral no resultado. Basta clicar nas lupas com os símbolos de + e -.

Nesta opção ("Rectangle"), você pode adicionar quadrados coloridos ao cartão, para alternar cores e não deixá-lo tão "careta". Já nesta aqui ("Background color"), você escolhe a opção de coloração do fundo do cartão. Pode viajar na paleta de cores e deixar do seu jeito. Se você não tiver gostado do resultado e quiser começar tudo novamente, basta clicar neste botão aqui (Botão "Reset All").

Se está faltando criatividade, ou se você não é muito bom em design, o site já oferece dois modelos super bacanas. Para escolher um deles, basta clicar nesta opçãozinha aqui (botão "Badge Template"). Se optar por esses modelos prontos, basta clicar nos campos de texto e alterar as informações. Agora é só imprimir ou salvar em .PNG diretamente em seu computador.

O link para o site está acima desse texto. Acesse o MakeBadge e crie seu cartão de visitas.

Você sabia que no Brasil ...

Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata!

Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.
Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda uma Região Militar ou uma grande fração do Exército.
Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro do que ganha um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional.

Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos,  mas que não passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas.
O SUS paga a um médico, por uma cirurgia cardíaca com abertura de peito, a importância de R$ 70,00, equivalente ao que uma diarista cobra para fazer a faxina num apartamento de dois quartos.


(enviado pelo Amarildo Fuzeto - Rio de Janeiro RJ)

24 de janeiro de 2012

Crueldade Nunca Mais!

 "Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)


No domingo passado, dia 22, voluntários da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa)  de Campo Mourão realizaram uma "Cãominhada" pedindo o fim dos maus-tratos contra os animais.

O movimento foi realizada em todo o Brasil, uma iniciativa da entidade Crueldade Nunca Mais, que foi criada após os recentes casos de violência contra os indefesos bichinhos. 

A Apasfa, uma entida sem sede própria, sem renda mensal, apesar de prestar um serviço de saúde pública não conta com nenhum tipo de apoio da adminstração pública mourãoense. Ela sobrevive graças ao apoio de alguns poucos benfeitores e ao trabalho de meia-duzia de voluntárias. 

A associação mantêm alguns abrigos de animais pela cidade, sempre contando com caridade de algum mourãoense que cede um espaço para os animais que são recolhidos das ruas da cidade. Animais abandonados ou acidentados, que depois de recolhidos aos abrigos, são medicados, em alguns casos até mesmo castrados, e ficam aguardando por adoções.

A 'minha' Elvira, ativa voluntária da Apasfa, estava contando que perderam a maior ajuda que tinham (Instituto Corpore doava uma tonelada de ração por mês) e agora corre risco de terem de fechar os abrigos e devolver para as ruas mais de 600 animais que estão aos cuidados das voluntárias.

As fotos abaixo mostram mourãoenses sensiveis à causa dos animais e que passearam com seus bichinhos de estimação pedindo por mais sensibilidade ainda. Clique nelas para ampliar.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." (Mahatma Gandhi)












James Taylor - Seminole Wind



James Vernon Taylor (Boston, 12 de março de 1948) é um músico norte-americano, compositor e intérprete da fusão do "country-gospel-rock" 

Entre alguns dos seus sucessos de estão "You've Got a Friend"; "Carolina in My Mind"; "Sweet Baby James"; "Fire and Rain"; "Mexico"; "Shower the People"; "How Sweet It Is"; e "Only a Dream in Rio". Na vida profissional, James pertence a "escola estilísticas de músicos" que inclui parceiros como: Paul McCartney, George Harrison, Carole King, Joni Mitchell, Carly Simon, Art Garfunkel, Paul Simon, David Crosby, Graham Nash, Jackson Browne, Linda Rondstadt, Bonnie Raitt e Stevie Wonder; e no período que ele se comercializou, estava entre grupos de músicos (além destes já mencionados) como: Don McLean, John Denver, Jim Croce e Cat Stevens apesar de nunca ter tocado com estes últimos.

Esconde-esconde


Pilates Emagrece?



A cada dia que passa mais pessoas se interessam por atividades de baixo impacto, as quais na maioria das vezes harmonizam o corpo e a alma, evitam lesões e ainda proporcionam um relaxamento, produzindo um estado físico/emocional que a maioria das pessoas busca em função de suas rotinas agitadas.

O Pilates faz parte desta nova tendência de exercícios. Pois é uma atividade feita através do auxílio de aparelhos e acessórios específicos, englobando uma série de movimentos fluentes que são executados calmamente e em poucas repetições, sem levar o praticante à exaustão. Pois a eficiência não está na quantidade, e sim na qualidade do movimento.

Trata-se de uma modalidade muito boa para o corpo, pois trabalha intensamente os músculos profundos e a região do “core”, além de tonificar musculaturas das pernas, dos braços e do tronco, modificando a aparência e as medidas corporais; deixando o corpo mais delineado. Promove ainda, uma melhora da oxigenação sanguínea, em função da respiração profunda que é realizada a cada movimento.

Quando o método não está sendo empregado para reabilitação, proporciona uma queima calórica (em média 400kcal por aula). Porém, este não é o seu objetivo principal.

O Método é considerado um exercício anaeróbico de baixo gasto calórico. Portanto, para as pessoas que buscam emagrecimento além de realizar um bom acompanhamento nutricional é indicado associar o Pilates com exercícios aeróbicos (caminhadas, ciclismo, natação, vôlei, tênis, dança ou outros) beneficiando o sistema cardiovascular e obtendo um maior gasto energético. (fonte: Revista Pilates)



Câmeras escondidas: as mais bizarras

09. Na escova de dentes
A Pinhole Spy Toothbrush Hidden Camera grava entre 4 e 5 horas seguidas de vídeo no formato AVI e tem memória de 8 GB. De acordo com o site onde ela é vendida, você “escova os dentes e grava tudo o que precisa ao mesmo tempo." A imagem vai ficar um pouco tremida, mas... Preço: R$ 430.

08. Na latinha de Coca-Cola
Nessa latinha, a câmera fica muito bem escondida. Seria perfeita, se no rótulo não estivesse escrito “Caco-Cola”. Enfim, a Coke Can Hidden Camera filma por até 4 horas com a resolução 640 x 480, mas não grava áudio. Preço: R$ 280.

07. No maço de cigarros
A Cigarette Box Hidden Camera é ideal para vigiar pessoas na rua. Você chega na loja, coloca o maço no balcão e grava o que quiser por até 2 horas seguidas. A qualidade da câmera é de 1280 x 960 e ela capta áudio também. Se quiser trocar a marca do cigarro, sem problemas. A câmera vem separada da caixa, então é só adaptar. O preço não foi anunciado pelo fabricante. A ideia, no entanto, é bastante interessante e não deve ser difícil reproduzi-la em casa.

06. No sapato
Tudo indica que a principal utilidade do sapato-câmera é filmar debaixo dos vestidos. Como o site do produto já diz: “Mulheres, cuidado! Câmeras escondidas em sapatos esportivos!” Custando aproximadamente R$ 580, a Shoe Covert Camera Wireless grava áudio e vídeo. É possível transmitir os arquivos diretamente para um aparelho celular.


05. No isqueiro
Não é por ser a menor da lista que a Lighter Hidden Video Camera vai ser desprezada. Ela vem com cartão de 1 GB e as imagens gravadas ficam na resolução 640 x 480. A câmera-isqueiro tem uma vantagem que as outras não têm: pode ser levada facilmente para qualquer lugar sem levantar suspeita. Acessório para James Bond nenhum colocar defeito. Preço: R$ 300.


04. No porta-papel
Se você está tentando pegar algum parente no flagra, talvez compense pagar quase R$ 760 na Tissue Box Hidden Camera. Ela filma na resolução 720 × 480 e é capaz de gravar imagens de qualidade mesmo com luz baixa. Você ainda pode programar um horário para a gravação ou controlar a câmera à distância com o controle remoto. Assim como a Cigarette Box Hidden Camera, o preço não está disponível no site do produto.

03. No cinto
Um cinto de 110 cm com um microcartão de 2 GB e saída USB. A MINOX Digital Belt Camera capta áudio e vídeo no formato 3GP. Uma dica é treinar em casa para saber a distância ideal para a filmagem. Preço: R$ 520.

02. Na gravata
Com a Spy TIE Color Video Camera, vai dar para filmar todo mundo no escritório. A resolução da câmera é de 352 x 288 e ela captura áudio e vídeo. Custando cerca de R$ 120, o pacote vem com uma câmera e com um contole remoto.

01. No spray aromatizante
É isso mesmo que você leu. O prêmio de câmera escondida mais inesperada vai para... um vidro aerosol com cheirinho de lavanda. A Bathroom Air Freshener Hidden Spy Camera conta com uma microcâmera DVR que funciona sem nenhum plugin externo, tem memória de 8 GB e grava de 4 a 5 horas. Preço: R$ 320.
(via: Techtudo)