11 de novembro de 2011

No Clube 10 - Anos 70

Do álbum do Marcão Alcântara, foto do início dos anos setenta mostra ele ao lado do saudoso Silvinho e de amigos na entrada do Clube 10 de Outubro

Marcão abriu o seu acervo de fotos e está postando num grupo criado no Facebook pelas amigas Fátima Sanson e Rejane Sonja, para relembrar os bons tempos de carnaval e bailes no Clube 10. E eu, malandramente e sem autorização, mostro algumas aqui no Baú. Clique na imagem para ampliar. 

(da esq. para direita) Ana Maria Pontes Soares, Rosângela Cavali, Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, Mari Romão, Marcos Alcântara de Lima, Lurdinha Romão, Silvio César Alcântara de Lima (in memorian). (Agachados): Marquinhos Pelizer e Marta Schwarz)

The Beatles - "Julia"


Julia Graziela Fell Polato

Sempre gostei muito dessa música dos Beatles, mas depois que conheci essa Júlia aí do lado, filhinha da Andréia Fell e do Julio Polato, ela ficou mais linda ainda. 

Não vou falar que ela é netinha do Nestor (Gauchinhos do Fandango) por que ele já anda mais faceiro que guri de bombacha nova. Então, Julia é neta da Priscila e da Vitória.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana













Organograma perfeito



(enviado pelo Oswaldoir Capeloto)

A fantasia de Halloween mais fofa do ano

A mãe dele, Stephanie Read, aproveitou que Rizden está aprendendo a andar e que ele tem o cabelo muito claro, quase branco, para fantasiá-lo de Carl Fredricksen, o velhinho rabujento da animação "Up - Altas Aventuras".
 
A fantasia inclui um andador, feito de canos, e vários balões. No filme, o personagem viaja com sua casa pelas alturas, graças a milhares de balões de gás.
 
As fotos foram feitas por Stephanie, que é fotógrafa, e cedeu as imagens para o F5


(dica do Peter Fell)

10 de novembro de 2011

Associação Tagliari - 1980

Foto de 1980, mostra parte da delegação da Associação Tagliari em Fortaleza (CE).  

Campeões paranaenses do ano anterior, adquirimos o direito de representar o Paraná na Taça Brasil de Clubes Campeões, que foi realizado no Rio Grande do Norte (nossa sede foi em Currais Novos, na divisa com a Paraíba). Foi minha primeira viagem de avião e sofri bastante nas mãos dos amigos, especialmente do Gilmar Fuzeto.

A foto mostra o falecido presidente da Federação Paranaense Jorge Kudri, que nos acompanhou durante toda a competição e sofreu muito com o calor potiguar. Nela estão também o Itamar Tagliari, nosso treinador, o Carlão Tagliari, o Gilmar, o Alvaro "Careca", um dos melhores goleiros de futsal que vi jogando, e Eu. 

Não fomos bem na competição e saimos eliminados ainda na primeira fase. Mas no final do mesmo ano nos sagramos bicampeões estaduais e no ano seguinte, em Cuiabá, fizemos uma ótima Taça Brasil e terminamos entre os seis primeiros do País.

Lembro que descemos do avião sem autorização para tirar essa foto, durante parada no aeroporto cearense, e levamos uma bronca da tripulação quando retornamos para a aeronave. Clique na imagem para ampliar


1- Luizinho Ferreira Lima, 2- Jorge Kudry (in memorian), 3- Itamar Tagliari, 4- Alvaro "Careca", 5- Carlos Alvaro Tagliari e 6- Paulo Gilmar Fuzeto

Cyrine Abdelnour - Law Bass Fi Aini



Cyrine Abdelnour (em árabe: سيرين عبدالنور ) é uma cantora libanesa, atriz e modelo.
Dica da Afifi Saab Piacentini(Quer ver/ouvir a sua música preferida? escreva para flimaluiz@gmail.com , conte por que ela é sua preferida e a publicaremos no Baú)

Construindo com economia

Da escolha do terreno aos acabamentos, a construção pode ter seus custos significativamente reduzidos, desde que o processo tenha um planejamento e uma organização adequado. As dicas abaixo buscam, de forma bastante resumida e simplificada, mostrar como:

COMPRA DE MATERIAIS
     • pesquisar exaustivamente os preços de materiais e pedir orçamentos por escrito. Para poupar tempo, verificar se a loja fornece orçamentos por fax ou e-mail. Fazer a pesquisa levando em conta os parâmetros estabelecidos pelo profissional que elaborou o projeto, tentando achar a melhor relação entre qualidade e preço (não esquecendo que, além do custo de construção, há também um de manutenção, ou seja, materiais de baixa qualidade só são economia a curto prazo, e em pouco tempo a obra começará a apresentar problemas);
     • lembrar de incluir o frete na conta da pesquisa, caso necessário;
     • às vezes, é possível fechar um pacote para a compra de uma grande quantidade de materiais numa única loja e, assim, negociar um desconto ou o pagamento a prazo. A pechincha é regra básica;
     • tentar, se possível, fazer compras em conjunto caso haja vizinhos construindo perto. Quanto maior a quantidade de material encomendado, maior o poder de barganha para negociar preços, além de ser possível dividir os custos de frete;
     • conferir se o material entregue na obra é o mesmo comprado e se está na quantidade certa. Cuidados redobrados devem ser tomados com material a granel, como areia;
     • pesquisar também em lojas de materiais de demolição e cemitérios de azulejos. Neles é possível encontrar muita coisa em bom estado e por um bom preço (nas capitais onde virou moda materiais de demolição, eles chegam a custar mais caro que o material novo. A alternativa é procurar em cidades pequenas ou nas proprias demolições);
     • a compra antecipada de materiais de acabamento deve ser feita considerando uma margem de aproximadamente 10% de sobras para cobrir quebras e consertos futuros;

     ACOMPANHAMENTO
     • é importante acompanhar de perto a obra para ter certeza de que o planejamento está sendo cumprido e de que não há desperdícios. Caso isso não seja possível, deve-se escolher um profissional competente e de confiança para tanto.


Jovens exibidos queimam as nádegas como se fossem gado


Três jovens bêbados acabaram queimando as nádegas ao se exibir perto de uma fogueira em Toowoomba (Austrália). Luke Moroney, de 21 anos, Blaire Cooper, de 21, and Joel Austen, de 18, decidiram marcar o bumbum com um ferro (usado para mexer na brasa) incandescente (como se fossem gado). O trio provocou uma grande corrida de paramédicos aos local, que achavam se tratar de um incidente grave. Ao chegar lá, os socorristas encontraram os três australianos com as bermudas abaixadas, esperando ajuda.

"Muitos não paravam de rir e de tirar fotos", comentou Luke, de acordo com o "Daily Mercury". Ele disse não se lembrar por que decidiu marcar as nádegas com o ferro.

"Eu me lembro de ter colocado o ferro nas nádegas e depois de correr direto para o pote de água do cachorro", contou. (via: Page Not Found)


'Tiradas' do Ely

De segunda-feira a sábado, das 9h às 10h, Ely Rodrigues e Jorge Luiz apresentam o Manhã da T, na Rádio T FM.
No programa desta quarta-feira (9), comentando o estado das ruas de Campo Mourão, Ely soltou a frase:

"A coisa tá tão feia que na avenida Guilherme de Paula Xavier tem cinco buracos na calçada esperando sua vez pra entrar na rua"

Ely e o Sapo Caco. Separados no Nascimento publicado em 2008, por sugestão do Everton Luiz Coelho

9 de novembro de 2011

Brandos

Do álbum da Ely Salvadori Piacentini, foto de 1976 mostra mourãoenses no Carnaval do Clube 10 de Outubro.
Pedrinho Deitos e Beto Durski moram em Campo Mourão. Ricardo Doré em Londrina, Danilo em Ponta Grossa e Luiz Paulo em Curitiba. Nilmar Piacentini se divide entre Campo Mourão e Curitiba, isso quando não está curtindo um passeio de moto por algum canto desse mundão (junto com a esposa, Ely, claro!).  
Mais ou menos nessa época, esses malucos cortaram o cabelo da mesma forma, imitando uma banda (Slayer, se não me engano) e se identificavam como Brandos. Clique na imagem para ampliar.

Pedrinho Deitos, Danilo Kravchychyn, Nilmar Piacentini, Ricardo Doré, Luiz Alberto "Beto" Durski Silva e Luiz Paulo Schen

Solange -"I Decided"



Solange Ijiat Knowles (nascida em 24/06/1986 em Houston, Texas) é uma atriz norte-americana, cantora de R&B, produtora e modelo. Ela é a irmã mais nova de Beyoncé Knowles. Na carreira de atriz fez o filme As Apimentadas - Tudo Ou Nada, que é sobre líderes de torcida, ao lado de Hayden Panettiere e interpretando a música Bring It On Home. Também fez o filme Férias da Família Johnson no papel de Nikki Johnson, participou igualmente do clipe da irmã Beyoncé Get Me Bodied.


Surpresa no fim do túnel


Adapte seu cardápio para a entrada do verão

Reconheça as mudanças físicas do seu corpo e aposte no menu certo

Você já deve ter notado que sente mais sede quando o verão se instala.
 
A explicação é simples: nos dias quentes, a temperatura corporal aumenta, fazendo o corpo perder mais líquidos e minerais.
 
É justamente por este motivo que a atenção com as goladas precisa ser redobrada neste período do ano.
 
Para driblar a maior perda de líquidos, é importante beber água antes que a sede apareça. Não espere a sede chegar, pois ela é um sinal de que o corpo está em processo de desidratação já.
 
No verão, a recomendação é de 10 a 12 copos de água por dia. Tomando oito copos é um bom começo , incentiva Karina Gallerani, nutricionista do portal Minha Vida.
 
Ela diz ainda que não é preciso ingerir grandes quantidades de líquidos de uma só vez. O ideal é beber pequenas quantidades, várias vezes ao dia . Porém, vale evitar a ingestão de água durante as refeições.
 
A nutricionista recomenda dar um intervalo de, pelo menos, uma hora entre os pratos principais e a ingestão de líquidos.
Se administrada junto às refeições, a água em excesso pode dificultar a digestão, diluindo parte das enzimas digestivas e causando a sensação de estufamento , completa.
 
As bebidas isotônicas também entram em cena para cumprir a função de repor os líquidos e minerais perdidos. No entanto, eles são recomendados quando a perda de água e eletrólitos através da transpiração é excessiva.
 
Bebidas isotônicas são uma ótima pedida para quem pratica atividade física. Além de conter quantidades equilibradas de sais e água com um sabor agradável, dão energia e disposição por conterem carboidratos em sua composição , informa Karina.
 
A água de coco se destaca como um isotônico natural e não deve ficar de fora do cardápio dos esportistas.
 
Já as bebidas alcoólicas, lembra a nutricionista, não são nada aconselháveis no verão, pois aumentam a diurese, favorecendo a desidratação.
 
Mais uma forma de obter a água necessária para o bom funcionamento do organismo é apostar nos alimentos certos. Karina conta que todos eles contêm água em sua composição, porém, em concentrações variadas.
 
Verduras, frutas e legumes podem apresentar cerca de 90% de seu peso composto por água. Por outro lado, petiscos, bolachas e bolos podem apresentar apenas 5% do líquido.
 
A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, ressalta que um cardápio de verão recheado de alimentos gordurosos resulta em sonolência e indisposição, além de retardar a quebra dos alimentos.
 
As melhores opções para os pratos são leite desnatado, queijos brancos e carnes magras. Evite as preparações fritas, à parmegiana, empanados e molho branco, aconselha.
 
Acompanhe o ritmo do seu corpo
As mudanças no corpo não ficam só por aí. Durante o verão, o metabolismo basal diminui. 

Ou seja, a atividade desempenhada pelo organismo para a manutenção da vida, como batimentos cardíacos e respiração, é menor, já que o corpo não precisa de tanto esforço para se manter aquecido como no inverno, cita Karina Gallerani.
 
De acordo com a nutricionista Roberta, isso não significa que a estação seja mais tentadora para os quilos extras se instalarem, mas a alimentação precisa ser controlada.
 
Dá para aproveitar o clima quente para consumir alimentos poucos calóricos e ricos em água. Além disso, o verão estimula a prática de atividade física, aumentando o gasto de calorias , fala sobre o lado positivo da moeda.
 
Atente, no entanto, aos horários em que vai se exercitar, já que é comum ver pessoas fazendo caminhadas e corridas em horários inadequados, de pico do sol.
 
Nenhum tipo de atividade física deve ser feita em jejum para evitar estafa, ou ainda, uma eventual hipoglicemia. Também é essencial ter uma garrafa de água em mãos para se hidratar durante o exercício , recomenda Roberta.

Frases

Brasileiro é de um criatividade impressionante. E quando se trata de se divertir com a desgraça alheia então. No domingo, logo após a derrota do "Curintia" para o América Mineiro, a frase abaixo 'pipocava' na rede social:

"América 2 x Sem América 1"


8 de novembro de 2011

Fecilcam - Campeã Torneio Oswaldo Wronski - 1972

Grande incentivador do esporte mourãoense, especialmente o futebol, seu Osvaldo Wronski patrocinava um torneio de futebol que  se tornou tradicional nos anos setenta, em Campo Mourão.
Foto mostra a equipe da Fecilcam, que conquistou o evento em 1972. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): Guido Pusch, Zé Rosa (in memorian), Beline Fuzeto, Darci Favaro, José Zelner, Verci Sequinel, Sanico, Euclésio Salvadori e Miguel “Andrada”.
Agachados: Silveira Claudino, Joãozinho “Darom”, Ricardo Terniovicz, “Da Guia” Tomadon, Adionir Ramos e Luiz Carlos Cavalheri.

The Four Tops - "Still Water Run Deep"



Formado em 1954 por Levi Stubbs, Lawrence Payton, Renaldo Benson e Abdul ODuke ÕFakir nascidos e criados em Detroit, Michigan, Estados Unidos, "The Four Tops" foi o único grupo da época de ouro da gravadora Motown a permanecer na ativa e com sucesso. É o único quarteto vocal a permanecer unido com a mesma formação por 40 anos. The Four Tops foi uma das poucas Bandas americanas a ficar em 1º lugar nas paradas nos anos 60, por causa do grande sucesso da banda inglesa The Beatles.


O verdadeiro futebol arte...



Para mim, a melhor seleção brasileira que vi jogar!

Planeje sua viagem de férias sem sair de casa

O Olhar Digital reuniu algumas dicas para você planejar as férias de seus sonhos. Clique e confira!


No Gogobot, a idéia principal é trocar recomendações. Aqui, você pode escrever sobre um lugar que visitou recentemente ou procurar sugestões de onde pretende passar as próximas férias. Para facilitar, em toda indicação, seja hotel, restaurante, atração ou qualquer outra coisa, é possível adicionar fotos, contato e até o mapa do local. Em um estilo bastante "rede social", ainda dá para procurar indicações por cidades ou nos guias criados pelos outros usuários. Legal também é que, de volta pra casa, você tem a seção "Passaporte" para guardar suas experiências, lugares favoritos e, claro, muitas dicas para colaborar com a galera. 

O Travel Muse é mais indicado para aqueles que gostam de tudo bem organizadinho e querem aproveitar ao máximo todos os dias da viagem. Aqui, você realmente planeja tudo com detalhes. É possível até salvar sites e fotos relacionados à sua pesquisa feita antes de fazer as malas. Também dá para explorar sugestões de atrações, hotéis, lojas... dá até para ter ideias com outros roteiros criados pela galera. No final, você monta tudo com cronograma e um calendário, estipulando o que pretende fazer em cada dia da viagem. E, olha só, se quiser desconectar durante a "trip", você ainda tem a opção de salvar e imprimir seu próprio guia para levar embaixo do braço...a escolha é sua! 

Se nossa primeira sugestão lembrava uma rede social, o Gowalla realmente faz o papel de uma. Logo de cara, você se cadastra através do login pelo Facebook. O conceito do site é: "descubra o mundo com seus amigos". Aqui você tem a opção de pesquisar dicas por lugares, guias ou pessoas. Existem guias também compartilhados pelos usuários que podem ajudar muito na hora de decidir o que fazer no seu destino. Para cada lugar, você tem os comentários de quem já esteve lá; na volta, é sua vez de dividir opiniões... 

O mais legal é que todos esses sites já oferecem aplicativos para smartphones. E, mais do que estes, existem uma dezenas de outros serviços online para te ajudar na hora de planejar a próxima viagem ou mesmo compartilhar suas histórias. Quer ter acesso e tudo isso e muito mais? Bom, o caminho você já sabe: acesse os links que estão junto dessa matéria e boas férias! 

   Links da Matéria 
Travel MuseGogobotGowallaTrip AdvisorLonely PlanetKayak

Na praça, o IPOBRE...

Engraçado, todos os aplicativos oferecidos me serviram... 


(enviado pelo Cícero Jayme Bernardelli, que está à procura de um time de verdade para torcer)

7 de novembro de 2011

Vitão da Caixa

Vitão com a faixa de Campeão Paranaense de 1961 pelo E. C. Comercial de Cornélio Procópio.

Wille Bathke Jr. reproduziu em seu blog um bela matéria de Marcelo Dieguez que conta a história de Vitor Gedminas, o Vitão, que vi jogando em Campo Mourão ao lado de meu pai. 

Vitão foi campeão paranaense de 1961 pelo Comercial de Cornélio Procópio e bicampeão estadual pelo Grêmio Maringá. Ele encerrou sua carreira de jogador de futebol aqui em Campo Mourão, jogando pela extinta Mourãoense em 1969.

Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, ele gerenciou a agência de Campo Mourão no começo dos anos 70. CLIQUE AQUI para ver matéria completa no Blog do Wille

O repórter Marcelo Dieguez com Vitão, em Cornélio Procópio - 2009


Raul Seixas - "Ouro de Tolo"



Raul Santos Seixas (Salvador, 28/06/1945 — São Paulo, 21/08/1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".

Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa" e "Metamorfose Ambulante".

Sustentando...

Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível. Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, faleceram no incêndio.

No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da “Bolsa Família”, também não escaparam.

O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido politico influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.

No 4º andar viviam engenheiros, médicos, dentistas, advogados, professores, empresários, bancários, vendedores, comerciantes e trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.

Imediatamente a “Presidente da Nação” e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o “Chefe do Corpo de Bombeiros” explicasse a morte dos “cumpanheiros” e por que somente os moradores, do 4º andar haviam escapado.

O Chefe dos Bombeiros respondeu:
- Eles não estavam em casa. Estavam trabalhando.

Artista de rua: beatbox



Apresentação nas ruas de Milão, Itália.

Surgiu uma dúvida:

- Se os Flamenguistas gritam: “VAI MENGÃO”,
- Os Corinthianos gritam: “VAI TIMÃO!”,
- Os Palmeirenses gritam: “VAI VERDÃO!”,
- Os Fluminenses gritam “VAI FLUZÃO”,
- Os Vascaínos gritam: “VAI VASCÃO”
Que diabos será que os São Paulinos gritam?
*
*
*
“VAI PAULÃO?”

(meus amigos sãopaulinos, me perdoem. A única maneira de se divertir com o São Paulo ultimamente é assim: tirando sarro. Se bem que tem coisa bem pior, taí o Palmeiras que não me deixa mentir...)