21 de outubro de 2011

Pedagogia da Unespar

Foto mostra alunos do primeiro ano de Pedagogia da Unespar/Fecilcam durante comemoração de Chá de Cozinha da acadêmica Katiuscia, colega de turma da minha filha Marina.

1- Laise, 2- Rose, 3- Rafaela, 4- Ana Paula, 5- Maristela, 6- Sara, 7- Lilian, 8- Paula, 9- Joice, 10- André, 11- Katiuscia, 12- karen, 13- Jessica, 14- Neusa, 15- Lidia, 16- Érica, 17- Dayana, 18- Carla, 19- Anderson, 20- Bruna, 21- Islayne, 22- Amanda, 23- Marina e 24- Lucilene

Frejat - "Bete Balanço" (ao vivo no Rock In Rio 2011)



Casablanca Videolocadora: lançamentos

Até Que as Mentira nos Separe












Campeões em Curitiba 1978

Ricardo "Bruca" - 2011
Ontem foi aniversário do Ricardo "Bruca" Alípio Costa -- e também do Getulinho Ferrari, Clermont D'Ávila Sobrinho e do doutor Rubens Sartori -- e com a ajuda dele conto uma conquista que juntos tivemos defendendo as cores do Colégio Estadual do Paraná, láááááááá em 1978. 

Campeões dos Jogos Metropolitano Estudantis de Curitiba - 1978 

1978. Ricardo Alípio Costa, Dagoberto Lüdek, Neyzinho Kloster e eu fazíamos cursinho em Curitiba. Quando soubemos da realização dos Jogos Metropolitanos Estudantis de Curitiba procuramos nossos colégios para saber como participar na modalidade de handebol. No Positivo, onde estudava junto com o Ney, fui preterido pelo treinador da equipe e esnobado pelo melhor atleta do colégio, que por sinal estudava na mesma sala do Terceirão comigo.  No Dom Bosco, Ricardo, o Bruca, e Dagoberto foram informados que o colégio não teria equipe no handebol masculino.

Neyzinho Kloster - 1977
Fomos então convidados para treinar com o Colégio Estadual do Paraná. O treino era feito em quadra descoberta e piso de asfalto. O primeiro jogo-treino foi contra o Colégio Barddal na quadra deles. Foi um passeio, fizemos gols até de pensamento, resultando no convite para representarmos o Estadual na competição.

Como não pertencíamos ao Colégio Estadual eles nos matricularam em cursos noturnos. De sacanagem, fui inscrito no curso de Técnicas Culinárias, ou algo assim. Sofri na mão dos amigos por causa do ‘curso escolhido’.

Dagoberto Lüdek - 1977
Na verdade o time era uma verdadeira seleção, com os quatro mourãoenses ao lado de craques como Gabriel Carazzai, Carlinhos, Armando, Mitsuashi. O goleiro Armando e o armador Gabriel anos depois representaram Campo Mourão em competições de alto nível.

Os comentaristas esportivos da época diziam que era um torneio feito para duas equipes disputarem a final: Positivo x CEFET, este treinado pelo falecido professor Mauro Rodinski, então técnico da Seleção Brasileira. Estas duas equipes contavam com atletas de ponta e técnicos renomados e estudiosos, enquanto nossa equipe, reunida a poucas semanas da competição, era treinada por técnico muito apaixonado pela modalidade, porém modesto se comparado aos treinadores de Campo Mourão.

Na primeira rodada jogamos contra o poderoso CEFET no Ginásio do Tarumã em noite inspirada do nosso time. Nós, os quatro mourãoenses, não sentimos o peso da partida nem da rivalidade entre os curitibanos do CEFET e do nosso time. Jogamos como se estivéssemos treinando no Ginasinho JK. Para irritação do professor Mauro Rodinski, vencemos com certa facilidade, estando à frente do placar o jogo inteiro.

Na rodada seguinte, também no Ginásio do Tarumã perdemos para o Colégio Positivo por um escore apertado lançando a sorte das três equipes para o último jogo entre o CEFET e o Positivo no Ginásio da Praça Oswaldo Cruz.

Ricardo 'Bruca' - 1979
O jogo teve cobertura da TV Iguaçu e as torcidas das duas escolas rivais (CEFET e Positivo) lotaram o ginásio. O CEFET deveria vencer o Positivo por uma diferença de seis gols e ao Positivo bastava uma vitória simples para sagrar-se campeão. O CEFET venceu, mas por uma diferença de quatro gols consagrando o Colégio Estadual do Paraná como o grande vencedor do torneio. Nossa equipe foi assistir ao jogo como se estivesse indo ao cinema, de calça jeans, camiseta e tênis.

No pódium as três equipes perfiladas. Nós ao centro de calça jeans e camiseta (medalha de ouro), ao lado de duas equipes que pareciam ter saído de uma guerra (detonadas), medalha de prata para o CEFET e medalha de bronze para o Positivo. 

Fomos muito elogiados em uma mesa redonda promovida pela TV Iguaçú, especialmente pelo Professor Rodinski que acreditava que tínhamos nos preparado muitos meses antes da competição contemporizando os palpites em sua equipe do CEFET.

Luizinho F. Lima - 1977
Eu me diverti muito, por mais de uma semana, quando chegava de manhã no Positivo e praticamente esfregava a medalha na cara do craque do colégio que me esnobou. Sentávamos na mesma fila, ele na ponta e eu no meio, e como sempre cheguei atrasado ele era obrigado a ‘me engolir’. Mas ele tirava de letra, principalmente depois que nos encontramos meses depois nos Jogos Abertos do Paraná, ele representando Nova Esperança e eu e Ricardo as cores mourãoense, e demos um ‘chocolate’ no time dele.

Rolmops & Catchup

Pancho. Gazeta do Povo


20 de outubro de 2011

A festa do amarelo e dos costelões dos Gonzaga

Do álbum do Rômullo Aguiar, foto mostra ele junto da mana Priscila e o pai Luiz Gonzaga de Oliveira Aguiar, o Gonzaguinha. 

Rômullo conta que no último dia 8, para comemorar o aniversário da mana e do pai, realizaram a festa do amarelo, em que todos os presentes se vestiram com essa cor, 'bebemoraram' muito e ainda tiveram essas delicias de costelas assadas no chão para saborear. Nem a chuva atrapalhou, afirmou o Rômullo, via Facebook.

Advogado e sócio proprietário da Imobiliária Tapowick, Gonzaguinha é amigo de longa data e uma hora dessas quero me animar e contar o porquê dele andar sempre de terno. Clique na imagem para ampliar.


Rômullo, Priscila e Luiz Gonzaga - Chácara Carrapateirinha - 2011

Skank - "Saideira"



Videoclipe do DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão".

Cinco mistérios contados no Paraná: você acredita neles?

Anderson Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo - 19/10/2011

Objeto voador não identificado, bola de fogo e "corpo seco" são alguns dos mistérios da cultura paranaense. São histórias contadas em algumas cidades e tem quem garanta ser tudo verdade. Você acredita nelas? Veja a seguir cinco destes mistérios, retirados do livro “Lendas e Contos Populares do Paraná”:

O primeiro OVNI no Brasil
ilustração
Um objeto voador não identificado (OVNI) teria descido na Colônia Goio-Bang, atualmente comunidade de Campina do Amoral, município de Luiziana, mas que naquela época pertencia a Pitanga, no dia 23 de julho de 1947. Segundo os relatos, um objeto voador estranho teria descido próximo a uma estrada à luz do dia. O fato foi testemunhado por uma equipe de topógrafos, liderada por José C. Higgins que, ao contrário dos colegas que fugiram, permaneceu no local. Ele disse ter visto três seres estranhos com cerca de dois metros de altura, os quais manifestaram sinais, sons agudos e altos. Moradores da região contam que o assunto gerou muita discussão à época, atraindo pessoas de longe.

A bola de fogo
Contam muitos moradores que em Ivaté, na estrada que vai para Ivaí, uma bola de fogo ou de luz acompanha as pessoas a pé, de carro ou carroça. Isto acontece da meia-noite às três da madrugada, próximo à mata. Algumas vezes ela fica parada em cima de uma árvore, em outras é veloz, chegando à velocidade de um carro. Conta-se que a luz aparece porque no passado um policial foi assassinado no fundo da mata. Outra versão é de que a bola é a “mãe do ouro”. Antigamente as pessoas tinham o hábito de enterrar ouro e as almas daquelas que não contaram a ninguém ficaram penando pelo mundo.

O pinheiro que virou pedra
ilustração
Em uma comunidade do interior de Prudentópolis residia uma família, na qual a mãe e o filho eram cristãos praticantes e o pai ria de suas orações. No dia 25 de março, anunciação de Nossa Senhora e um dos dias santos mais importantes do ano, o pai aproveitou para cortar um pinheiro enquanto os outros foram à igreja. No dia seguinte, ao dar golpes de machado nos galhos do pinheiro, ele não conseguia cortá-los. As toras e galhos haviam sido transformados em pedra. Até hoje se encontram pedaços destruídos em vários acervos particulares.

Morte do padre – 100 anos de maldição
Entre as marcas deixadas pela revolução federalista na Lapa, a mais significativa foi a rivalidade entre pica-paus e maragatos. Estes últimos tinham no padre Francisco da Costa Pinto um defensor. Na noite de 19 de abril de 1900, quando retornava da visita à casa de um amigo, o padre foi cruelmente assassinado. O réu nunca foi condenado. A partir daí inicia-se a lenda de que quando um padre é assassinado, a cidade onde ocorreu o crime vive uma maldição de 100 anos. Muitas cidades progrediram e a Lapa teve um crescimento lento. Isto é atribuído à maldição pela morte do padre.

Corpo Seco
ilustração
Reza uma lenda que a pessoa que bate no pai ou na mãe quando morre vira corpo seco, ou seja, a carne não se decompõe, seca. No capão do cemitério da antiga fazenda Santa Rita, em Palmeira, diziam que havia um corpo seco. Certa vez um homem que vendia farinha amarrou sua mula em uma árvore. Uma mula mansa, que de repente começou a se agitar. Quando reparou bem, o homem viu que tinha amarrado-a num corpo seco, na altura do umbigo. Diziam que parava numa jabuticabeira grande no alto do capão e tinha uma barba bem grande. Depois tiraram o corpo seco e o levaram para o mato.

Fonte: “Lendas e Contos Populares do Paraná” – Cadernos Paraná da Gente nº 3, editado pelo governo do Paraná

Involução: do Erectus para o Homo Immundus


Russo cria o menor aquário do mundo

É tão pequeno que você provavelmente não conseguiria enfiar o dedão nele. Mas o menor aquário do mundo abriga minúsculos peixes.  As medidas:30 x 24 x 14mm. 


Para encher o aquário com água são necessárias duas colheres de sopa. 


O aquário foi criado pelo artista Anatoly Konenko, da Sibéria (Rússia), especialista em miniatura, noticiou o "Sun". (via: Page Not Found)

19 de outubro de 2011

José Antonio Rossiter do Nascimento - 1928 - 2011

Faleceu neste domingo (16), aos 83 anos de idade o pioneiro mourãoense José Antônio Rossiter do Nascimento, proprietário da  Imobiliária Nascimento.

Nascimento com a Semeire Vecchi - 1981

Nascimento, como era popularmente conhecido, foi um dos fundadores do Country Club de Campo Mourão. 

em pé (da esq. para a direita): Wilson "Biju" Iurk, Chico Teixeira e José Rossiter do Nascimento in memorian).
agachados: Heroldo Seco, Artur Kuniyoshi e Oswaldo B. Wronski.

Jorge Vercilo e Djavan - "Final Feliz"



Cômicas fotos









(enviada pelo meu mano Wander)

Construindo com economia


Da escolha do terreno aos acabamentos, a construção pode ter seus custos significativamente reduzidos, desde que o processo tenha um planejamento e uma organização adequado. As dicas abaixo buscam, de forma bastante resumida e simplificada, mostrar como:
   PROJETO
     • é altamente recomendável investir na contratação de um arquiteto ou engenheiro civil, informando a este profissional o quanto se pretende gastar com a construção;
     • revisar o projeto e esclarecer todas as dúvidas até o fim. É muito mais fácil e barato solucionar erros e pedir mudanças na fase do projeto do que derrubar paredes durante a obra;
     • o telhado é um dos itens mais caros da construção; mansardas e outros recortes no desenho da cobertura representam mais custos de material e mão de obra;
     • concentrar banheiros e cozinha numa mesma área permite otimizar o uso da tubulação hidráulica necessária;
     • sobrados geralmente custam menos que casas térreas; com o mesmo telhado cobre-se o dobro de área construída, além de utilizar-se praticamente o mesmo tipo de fundação;
     • a construção de ambientes como adega e salão de jogos somente devem ser previstos caso sejam realmente utilizados;
     • uma planta cheia de recortes dificulta a execução do serviço, requer mais material e representa mais área de pintura;
     • recortes em pisos de cerâmica, azulejos e outros materiais de acabamento (para assentamento nos cantos) são fonte de desperdício, pois dificilmente é possível aproveitar as sobras. Ambientes projetados com dimensões adequadas às medidas-padrão desses materiais evitam essas perdas.

    

18 de outubro de 2011

Você encararia?

A Carlsberg realizou na Bélgica uma pegadinha genial, colocou 148 motoqueiros mal encarados numa sala de cinema com apenas 2 lugares sobrando...

Assim que o casal de vítimas entra na sala o medo de se sentar toma conta...

Você sentaria ou daria meia volta e sairia do cinema? Difícil decisão! De qualquer forma, muito bom o vídeo...



(enviado pelo Marco Iurk)

Carnaval mourãoense no Facebook

Com o título "Outros Carnavais - Campo Mourão", a amiga Fátima Sanson, que hoje mora em Irati, e outros amigos criaram um perfil no Facebook para mostrar a bela história do carnaval de Campo Mourão, especialmente o do Clube 10 de Outubro, mas aberto também para imagens do Carnaval de Rua da cidade e dos salões dos outros clubes mourãoenses.

1- Ivo Jardim de Carvalho, 2- Foad Maluf Neto e 3- Celso Hruschka
Mostro fotos postadas pelo Carlos César Salvadori, cunhado do Nilmar Piacentini, com imagens da Escola de Samba Sucuri. Me parece que o Carlos César é quem tem o maior acervo de todos.

1- Lelé Cardamoni (senhora 'Carlito' Salonski), 2- Nilmar Piacentini e 3- Lurdinha Carolo (senhora Clesinho Nogueira)
Durante bom tempo, meados dos anos setenta até início dos anos oitenta, o carnaval do Clube 10 de Outubro tinha como maior atrativo a rivalidade entre as escolas de samba Unidos Pela Fome, encabeçada pela família do engenheiro Fausto Alcântara de Lima, e a Sucuri, da família Nogueira. 

1- Cristiane Sozzo (senhora Ivo Jardim de Carvalho), 2- Carlos César Salvadori e 3- Euclides Gracioli
A rivalidade entre as Escolas eram muito, mas proporcionalmente saudável. Às vezes as coisas fugiam do controle e alguma encrenca 'sartava' no salão. Mas nada comparada a ridicula rivalidade que viria a seguir, anos oitenta e noventa, entres os blocos carnavalescos, que culminaria com o fim do belo carnaval de salão de Campo Mourão. 

Aos poucos postarei mais imagens. Para ver as fotos é preciso ter conta no Facebook e participar da 'comunidade' Outros Carnavais - Campo Mourão

The Rosebuds - "The Second Bird Of Paradise"



The Rosebuds é uma banda indie rock de Raleigh, North Carolina, Estados Unidos. 


Os 10 filmes mais pirateados da história

Baixado 21 milhões de vezes, Avatar, de James Cameron, é o filme mais pirateado

Lucros de Avatar ultrapassaram US$ 2 bilhões
Avatar, de James Cameron, é o filme mais pirateado da história. Mesmo assim, o longa não deixou de render - seus lucros ultrapassam US$ 2 bilhões em todo mundo. Ele foi baixado 21 milhões de vezes.

O segundo colocado é Batman: O Cavaleiro das Trevas, com 19 milhões de downloads e US$ 1 bilhão de lucro.
A lista foi feita pelo TorrentFreak com base nas estatísticas do BitTorrent desde 2006. Detalhe: nenhum desses filmes está no catálogo do Netflix. (via: Estadão)

Confira a lista completa:

1. Avatar (2009) - 21 milhões de downloads

2. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) - 19 milhões de downloads

3. Transformers (2007) - 19 milhões de downloads

4. A Origem (2010) - 18 milhões de downloads

5. Se Beber, Não Case (2009) - 17 milhões de downloads

6. Star Trek (2008) - 16 milhões de downloads

7. Kick Ass (2010) - 15 milhões de downloads

8. Os Infiltrados (2006) - 14 milhões de downloads

9. O Incrível Hulk (2008) - 14 milhões de downloads

10. Piratas do Caribe: no fim do mundo (2007) - 14 milhões de downloads


Copaíba é um ótimo anti-inflamatório



Você conhece a Copaíba? E uma árvore bem grande. Sempre verde com folhas compostas, chega a ter uma altura de 20m.
 
Essa árvore fornece um bálsamo conhecido, logicamente, como Óleo de Copaíba. Esse óleo é transparente, viscoso e de sabor amargo, usado principalmente como um anti-inflamatório e anticancerígeno.
No meio da mata a Copaíba já salvou muitos índios e caboclos seriamente feridos. A Copaíba também é conhecida como "antibiótico da mata".
 
Testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto comprovaram sua eficácia como anti-inflamatório. 

Estudos mostram que a Copaíba se mostrou duas vezes maior que o encontrado no Diclofenaco de Sódio, um dos medicamentos mais utilizados no mercado. Esse estudo foi feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro.

As pesquisas são promissoras, mas... calma! Nâo vá saír por aí tomando chá de Copaíba como se fosse água de coco. Procure sempre a orientação de um fitoterapeuta. Ele também tem efeito anticonceptivo e as grávidas devem ficar longe do Óleo.

Cadeia no meu bairro?

Aqui em Campo Mourão estão para implantar um Presídio em um bairro e os moradores não aceitam muito bem a ideia. Lembrei desse vídeo, que brinca justamente com o  assunto.


17 de outubro de 2011

Atletismo mourãoense brilha no Brasileiro de Menores

Atualmente, o basquete masculino, o futsal feminino e o Atletismo são motivos de orgulhos para os mourãoenses que gostam do esporte. Não por acaso, pelo que percebo, são as modalidades mais organizadas, que trabalham com planejamento a médio e longo prazo.



Nesse final de semana, em São Paulo, a equipe da Fundação de Esportes conquistou títulos e bateu recordes no Campeonato Brasileiro Interclubes Menores.

Bruno Fidelis comemora o ouro e o recorde da prova da Marcha Atlética

Para jovens entre 15 e 17 anos, competição reuniu mais de 700 atletas de todo o Brasil e viu brilharem os mourãoenses Daniela Mieko Nisimura, medalha de ouro e recorde do campeonato no Lançamento do Dardo, Bruno Fidelis, ouro e recorde do campeonato nos 10.000m da Marcha Atlética, e Weverton Fidelis, ouro e recorde nos 3.000 metros rasos. 

O Técnico Paulo César da Costa e Marlla Stobbe
 Marlla Stobbe no salto triplo e Vanessa dos Santos nos 400m com barreiras conquistaram medalhas de prata e Raul Antonio Sabino (200m rasos), Noélia Cristina Rodrigues (Lançamento do Dardo) e o revezamento medley com Vanesssa, Diéssika, Noélia e Marla ficaram com medalhas de bronze.

 Esses resultados individuais deram o primeiro lugar geral no masculino e o vice campeonato no feminino para a FECAM. No geral, Campo Mourão ficou em segundo lugar entre todas as equipes participantes, atrás apenas da Escola de Atletismo da Mangueira (RJ).

Raul Sabino

Neil Young - "Cowgirl In The Sand"



Neil Percival Young (Toronto, 12 de novembro de 1945) é um músico e compositor de origem canadense, que fez sua carreira nos Estados Unidos. Conhecido por sua voz anasalada e suas letras pungentes, Young é uma lenda do rock americano, mas seu estilo musical transita entre o folk e o country rock, alternando com álbuns mais "pesados" em que algumas músicas se aproximam do hard rock, com guitarras "sujas" e longos solos improvisados com muita distorção. Seus shows são verdadeiras celebrações de rock usualmente acompanhado da banda Crazy Horse, que o acompanha desde o início da carreira.

Como escolher seu próximo computador? Confira algumas dicas!

Não se guie apenas pelos preços, a escolha de seu computador novo deve estar diretamente relacionada com o uso que pretende fazer    



    Links da Matéria
 • Dicas para comprar um novo computadorEscolha o computador certo

Garagem com estilo

Uma empresa norte-americana chamada "Your Style Garage" cria cartazes para portas de garagem que as faz parecer como se elas realmente estivessem mostrando o seu interior! 
Os preços variam de US$ 199 a US$ 399, para a porta dupla. Gostei mais daquela com os pés do gigante... 









(enviada pelo Betinho Nogaroli - Orlando - EUA)

Na portaria

Aviso na portaria de um prédio de Campo Mourão (clique na imagem para ampliar)


(enviado pelo Carlinhos "Eventos')