30 de setembro de 2011

Estefano Domanski, primeiro Afaiate de Campo Mourão

Reproduzo bela matéria do Blog do Wille Bathke Júnior, que conta um pouco da história de um pioneiro mourãoense: Estefano Domanski.

Estefano Domanski
O alfaiate Estefano Domanski nasceu em Rio Claro do Sul – PR, e chegou a Campo Mourão em 1950, casado com Assumpta Domanski.
Assunpta e Estafano Domanski

Adquiriu terreno na Rua São Paulo, onde construiu casa de madeira e instalou a Alfaitaria Santo Antonio, espeacilizada em confecções finas de roupas em tergal e nycron, de acordo com a moda da época. Um terno custava então Cr$ 250, 00 (duzentos e cincoenta cruzeiros).

Muitos foram os noivos, autoridades e classe alta, pessoas vestidas com esmero pelo seu Domanski, um homem atencioso e afetuoso que trata a todos com ímpar simpatia, a exemplo de dona Assumpta que, além de cuidar do lar e dos filhos, o ajudava a alinhavar e confeccionar as encomendas de roupas sob medida.
Estefano Domanski e Antonio Fuchs (in memorian) - 1959

“Quando chegamos, Campo Mourão era uma vila agitada pelo martelar dos carpinteiros dia e noite, pela chegada de outras famílias e aventureiros. A Rua São Paulo era despovoada, a nossa casa de madeira de primeira, coberta de telhas e com vidraças foi uma das primeiras que fizemos na ‘rua dos bancos’ de Campo Mourão."


A empresa caseira cresceu. A madeira foi substituída por alvenaria, e a primeira alfaitaria de Campo Mourão ganhou o moderno nome de Magazine Santo Antonio, com trajes completos a seus clientes que permanecem fiéis à  ‘melhor tesoura’ do coração do Centro Oeste Paranaense.

“Quando construí na Rua São Paulo, em frente à minha casa surgiu a primeira residência de alvenaria de Campo Mourão, de propriedade do primeiro secretário municipal, o amigo Casemiro Biaico. Eu me lembro que o tratorista, seu Damião, que veio de Curitiba, falava zoando o Biaico que, as báias (estábulos) do Prado de Curitiba (hipódromo) eram mais bonitas que a casa dele."

"Só podia ser inveja, porque muita gente vinha de longe ver como era uma moradia construída de tijolos, coisa nunca antes vista por aqui... (rindo).

Lenny Kravitz - "Are you gonna go my way"

Hoje tem Lenny Kravitz no Rock In Rio...!!!



Leonard Albert "Lenny" Kravitz (Nova Iorque, 26/05/1964) é um cantor, multi-instrumentista, produtor e arranjador norte-americano, cujo estilo "retrô" incorpora elementos de rock, soul, funk, reggae, hard rock, psicodélico, folk, e baladas. É o autor de êxitos como "Let Love Rule" (1989), "It Ain't Over Till It's Over"(1991), "Are You Gonna Go My Way" (1993), "Fly Away" (1998) e "Again"(2000). 

O vídeo mostra apresentação no Rock In Rio 2008, que foi realizado em Lisboa

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana














Inclua atum em sua dieta

O som do sexo

Comentários na fila do caixa de uma padaria...

O inglês comentou:
- Quando fazemos sexo, a minha mulher grita tão  alto que a minha sogra, que mora no andar de baixo, escuta !

E o alemão:
- Isso não é nada, a minha mulher grita tão alto, mas tão alto, que a minha sogra, que mora na casa ao lado, escuta !

O português, do outro lado do balcão, dá uma gargalhada e diz:
- Ora pois, a minha mulher grita tão alto, tão alto, que eu escuto cá da padaria! 

29 de setembro de 2011

Banestado Futsal - 1983

Do álbum do Mineirinho, Helmer José Gonçalves, foto mostra um timaço de futsal do Banestado.
Beline e James fizeram parte da Seleção de Campo Mourão, quando da primeira conquista de uma medalha de ouro nos Jogos Abertos do Paraná, em 1975 em Paranavaí.
Beline e Gastão participaram (eu também!) da conquista da Taça Paraná, atual Chave Ouro, pela Associação Tagliari, também em Paranavaí em 1979.
Beline e Severo (eu tava lá também!) participaram da conquista do bicampeonato da Taça Paraná, em 1980 dessa vez em Guarapuava. 
Em 1988, também em quadras guarapuavanas, o eterno Beline também estava presente no título dos Jogos Abertos do Paraná (e eu sempre junto, na sombra dele).  
Me chamou a atenção a saúde do Edson Lobisomen, que nessa época era chamado de Salsicha. Falei para ele: até bonitinho ele tava... Clique na imagem para ampliar.
em pé (da esq. para a direita): Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Edson "Lobisomem, Cardoso, James Klank, Sebastião Martins.
agachados: Gastão, Severo Zawadaniak, Helmer "Mineirinho" Gonçalves, e Gilberto "Burcão"

Luciano Pavarotti - "Caruso"



Luciano Pavarotti, (Módena, 12/10/1935 — Módena, 6/09/2007) foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.

Caruso é uma composição do cantor e compositor italiano Lucio Dalla.

Vem chegando o verão

Coisa mais ridícula esse homem foca!!!


(via: bombou na Web)

Mulheres e homens enxergam o semáforo de forma diferentes

Dula: uma aventura paulistana

Na semana passada meu irmão Dula foi assistir o clássico São Paulo e Corinthians, no Estádio do Morumbi. Ele enviou fotos da verdadeira aventura que teve na noite paulistana. 

Pouco antes de ir ao Estádio teve o carro arrombado (como no Morumbi havia 43 mil sãopaulinos, ele diz imaginar para quem torce os arrombadores). 


Como o carro é de locadora, se viu obrigado a registrar a ocorrência em uma Delegacia. O tratamento foi VIP, quase prenderam o negão. O policial era sãopaulino e não deve ter acreditado que ele também era.  E ainda o segurou até quase o intervalo da partida. 


Após o jogo, deu de cara com as portas fechadas da Locadora de Automóveis... 


Depois de dormir pouco mais de três horas, pegou a estrada, o outro carro locado pifou e restou essa cara de satisfação ai embaixo...



Amigo nosso, ao ver as fotos e saber do ocorrido, afirmou que se soubesse que ele ia para São Paulo, teria emprestado esse adesivo 'Passe Livre' para ele...


28 de setembro de 2011

Grasso e o handebol mourãoense

Final de semana fui assistir os jogos do Paranaense de Handebol Juvenil, como contei na postagem de ontem, que consagrou a equipe mourãoense como campeã estadual.
Além das belas imagens e emoções que a modalidade proporciona, sai do ginásio do Lar Paraná relembrando o tempo em que pratiquei a modalidade, fazendo parte da primeira geração de atletas mourãoenses que praticaram o handebol.
Vendo o professor Jair Grasso comandando a ótima safra atual, lembrei dos professores que foram os precursores do esporte na cidade: Professor Galdino, Professor Ernani e, especialmente, o Idevalci Ferreira Maia e o Nelsinho "Capacete" Rodrigues que fizeram com que Campo Mourão, por muito tempo, fosse a cidade do handebol concorrendo pau-a-pau com o futsal.
Mas a postagem de hoje é para falar de meu amigo Jair Grasso, ex-diretor da Fundação de Esportes, atual técnico da modalidade, com uma longa folha de serviços prestados ao esporte mourãoense, que foi também um otimo goleiro.
Ao lado dele, e com outros mourãoenses, conquistei minha primeira medalha em um Jogos Abertos do Paraná (Jap's), em Arapongas no ano de 1997 (foto abaixo), época em que essa era a principal competição estadual. A medalha de prata -- perdemos a final para Cornélio Procópio, na maior zebra que aconteceu na história dos Jap's-- se juntou a outras tantas outras que conquistamos, defendendo nossa Campo Mourão.
Depois, quando fazia universidade, ele foi campeão dos Jogos Universitários Brasileiros defendendo as cores do Paraná, sempre ao lado do Marcelo Silveira e do Sebastião Carlos Mauro, engenheiros civis em Campo Mourão.
Daqui uns dias, a partir do dia 7 de outubro, estaremos no ginásio torcendo pelo nosso handebol e, claro, pelo amigo Jair Grasso durante a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Jair Grasso, Nelson "Capacete" Rodrigues, Marcos Alcântara de LIma, João Alberto "Betinho" Nogaroli, Erivalto "Negão" de Oliveira, Dagoberto Lúdek, Idevalci Ferreira Maia e José Rosa (in memorian)
agachados: João Barbosa, João Silvio Persegona, Tedy Pacífico, Ney Kloster Filho, Walmir Ferreira Lima e Luizinho Ferreira Lima.

Eric Clapton e Carlos Santana - "Jingo"




Vídeo mostra apresentação de duas lendas da guitarra, Santana e Clapton, durante o Crossroads Guitar Festival de 2004.
O festival, realizado pela primeira vez em 2004, é realizado em benefício do Centro Crossroads, fundado por Eric Clapton, um centro de tratamento de drogados localizado em Antigua.

Vai construir? dicas para economizar...

Da escolha do terreno aos acabamentos, a construção pode ter seus custos significativamente reduzidos, desde que o processo tenha um planejamento e uma organização adequado. As dicas abaixo buscam, de forma bastante resumida e simplificada, mostrar como:

     COMPRA DO TERRENO
     • se possível, escolher um terreno plano, o que representará menos gastos com terraplanagem e fundações;
     • para avaliar o solo, é importante contratar uma empresa de sondagem; caso o resultado apresente um solo de boa resistência superficial, será possível utilizar uma fundação tipo sapata corrida (uma laje armada horizontalmente, de 50 a 60cm, em valas de aproximadamente 1 metro de profundidade), que consome menos concreto;
     • em um lote acidentado é possível fazer terraplanagem, mas a necessidade de fazê-la ou não será definida pelo projeto arquitetônico, que pode tirar proveito da inclinação ou dos acidentes naturais do lugar;
     • para terrenos em declive, uma solução pode ser a utilização de uma estrutura independente.

     PROJETO
     • é altamente recomendável investir na contratação de um arquiteto ou engenheiro civil, informando a este profissional o quanto se pretende gastar com a construção;
     • revisar o projeto e esclarecer todas as dúvidas até o fim. É muito mais fácil e barato solucionar erros e pedir mudanças na fase do projeto do que derrubar paredes durante a obra;
     • o telhado é um dos itens mais caros da construção; mansardas e outros recortes no desenho da cobertura representam mais custos de material e mão de obra;
     • concentrar banheiros e cozinha numa mesma área permite otimizar o uso da tubulação hidráulica necessária;
     • sobrados geralmente custam menos que casas térreas; com o mesmo telhado cobre-se o dobro de área construída, além de utilizar-se praticamente o mesmo tipo de fundação;
     • a construção de ambientes como adega e salão de jogos somente devem ser previstos caso sejam realmente utilizados;
     • uma planta cheia de recortes dificulta a execução do serviço, requer mais material e representa mais área de pintura;
     • recortes em pisos de cerâmica, azulejos e outros materiais de acabamento (para assentamento nos cantos) são fonte de desperdício, pois dificilmente é possível aproveitar as sobras. Ambientes projetados com dimensões adequadas às medidas-padrão desses materiais evitam essas perdas. (Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/98)


Segredos das pessoas que nunca adoecem

Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida (são 50 dicas. postarei aos poucos).

1. Beber água mesmo sem ter sede
A água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista amanda epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados.
 
2. Ir ao dentista regularmente
A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista.

3. Ingerir mais nozes
Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos.

4. Temperar com alho
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

5. Comprar alimentos regionais
Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Isso porque os produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de conservantes, em geral, são muito mais ricos em nutrientes. Agora, se você puder ir pessoalmente à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.

Inglês: aprenda 400 palavras em um minuto

Aprendendo ingles facilmente




Ou se quiser utilize a tabela abaixo enviada pelo Antonio Kiwel (aqui é brincadeira!!!):

27 de setembro de 2011

Campo Mourão é campeão Estadual de Handebol Juvenil

Depois de vencer as etapas preliminares, a equipe de handebol juvenil masculina de Campo Mourão conquistou nesse final de semana o título de Campeão Paranaense de 2011, ao vencer as três partidas da etapa final, diante de Francisco Alves, Maringá e Londrina.
A etapa foi disputada no ginásio do Lar Paraná e a última partida, diante de Londrina, disputada na tarde de domingo foi de altíssimo nível e terminou com vitória mourãoense por 29 a 26.

Essa mesma equipe vai representar a cidade na fase final dos Jogos da Juventude, que acontece a partir do dia 7 de outubro, aqui mesmo em Campo Mourão.

“O bom resultado no campeonato estadual é fruto de muito treinamento e do nosso foco em buscar o bi-campeonato do Jojup’s”, comemora o técnico Jair Grasso.  

Entre os destaques da equipe estão os atletas João Victor Cardoso da Silva e Lucas Pasqualim de Oliveira, que foram convocados para integrar a Seleção Paranaense Cadete Sub-15. 

Thiago Ponciano
Outros destaques do handebol juvenil de Campo Mourão são os irmãos Thiago e Charles Ponciano, que foram contemplados com bolsas do Programa Paraná Talento Olímpico (TOP 2016), que investe em potenciais talentos para representar o Estado do Paraná em competições nacionais, bem como atuar nas olimpíadas de 2016. Clique nas imagens para ampliar.

Campo Mourão - Campeão Paranaense de Handebol Juvenil - 2011

Jamiroquai - "White Knukle Ride"



Jamiroquai é uma banda britânica de jazz funk e acid jazz liderada pelo cantor Jay Kay. Nesta quinta-feira (29), o Jamiroquai se apresenta no Rock In Rio, um pouco antes do show do Stevie Wonder.

Site ajuda a controlar gastos e organizar as finanças pessoais

Portal mostra quanto você gasta por dia, mês e ano, assim como traz projeções de economia




Links da Matéria: * Controle de Gastos

'Ana Paula de Ouro'

Ana Paula Borges
Atleta Fecam
Campeão Sulamericana Juvenil (400m e 800m rasos)


Essa danada aí da foto é a Ana Paula Borges, 18 anos, atleta da Fundação de Esportes de Campo Mourão, que é muito bem treinada pelo professor Paulo César da Costa e que nesse final de semana conquistou na Colômbia, onde ocorreu o Campeonato Sulamericano de Atletismo Juvenil (para atletas até 19 anos), duas medalhas de ouro (400 e 800 metros rasos) e uma de prata na prova do revezamento 4 por 400 metros.
Há poucos dias, em Campo Mourão, ela foi eleita a melhor atleta do Campeonato Paranaense Adulto, realizado no estádio Roberto Brzezinski.
O atletismo mourãoense atualmente é destaque nacional, graças ao bom trabalho do Paulinho, do apoio da Fundação de Esportes e das empresas que acreditam nos jovens mourãoenses.

Aí a briga começou...

Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade. Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse à mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois. A mulher disse: - Desabotoe sua camisa.
 
Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos crespos prateados. Ela disse: - Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim. E processou meu benefício.
Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa.
 
Ela disse: - Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio-invalidez também...



(enviada pelo Clayton - Camponesa Caminhões)