12 de agosto de 2011

Amelinha e Alfonso Hruschka - Campo Mourão PR

Foto mostra o casal Amelinha e Alfonso Hruschka, que eu sempre chamei de 'Seu Afonso', infelizmente falecido em 1997. Lembro dele, sossegado, com o cachimbo na boca, sempre concordando com a dona Amelinha.
'Seu Afonso', catarinense de Rio das Antas, formado em Ciências Contábeis pela PUC do Rio Grande do Sul, foi empresário no ramo de cerâmicas, contabilidade e materiais de construção em Campo Mourão. Ele teve participação ativa na vida política da cidade -- foi vereador por quatro mandatos-, presidente da Codusa e um dos idealizadores da Biblioteca Municipal.
Dona Amelinha, paulista de Lins, sempre foi avançada para o seu tempo, foi vereadora, deputada estadual. Era conhecida como a 'mãe dos pobres', e não sem motivo. Ela e seu 'Afonso' ajudavam a todos que podiam e a casa dela, na esquina da Manoel Mendes Camargo com a Santa Catarina, onde atualmente funciona uma escola de línguas, vivia cheia de gente: os amigos dela e do marido, os amigos dos filhos, Mara, Celso, Carla e Marcelo, e o povo que precisa do 'ajutório' dela.
Vizinho e amigo do Celso, (com quem disputei o amor da primeira namorada -- ela revezava, um tempo era minha namorada, outro era dele. Namorar nesse tempo era pegar na mão e sentar ao lado no matinée do Cine Plaza), frequentei bastante a casa deles, onde me divertia bastante com os palavrões que dona Amelinha soltava. Brava ou alegre, podia esperar que ela sempre soltava um palavrão, que naquele época era tabu falar e hoje se ouve nas novela das sete.
No Blog do Wille tem uma matéria sensacional sobre a dona Amelinha. Clique aqui para ver. Abaixo, um pequeno trecho da matéria do amigo Wille.
Ladrões de moças - "Papai tinha filhas moças (bonitas), e morar em Goioerê, nemm pensarr!... lá faltava mulher e quando tinha ou aparecia alguma, os jagunços vinham a cavalo, armados até os dentes, invadiam as casas e roubavam as moças... se enfrentasse, eles matavam!.. papai se pelava de medo, que isso acontecesse com nós e, é por isso que nos deixava em Londrina e depois em Campo Mourão. Mas aqui também era violento, mas não tanto assim a esse ponto de roubarem mulheres. Não precisavam roubar. Era só descer no fim da Rua Santa Catarina, abaixo da nossa casa, que tinha a mulherada da vida, na zona, e eles iam lá e deixavam as moças de família em paz.".. fala meio assustada.

Amelia e Alfonso Germano Hruschka (in memorian)

Eric Clapton - "Layla"



Eric Patrick Clapton (Ripley, 30/03/1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slowhand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos, tais como "Layla", "Wonderful Tonight" e a regravação de "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.

Ao acompanhar de perto o sofrimento da esposa do Beatle Geroge Harrison, Pattie Boyd, que vivia abandonada em razão do interesse do marido pela cultura hindu, Eric acabou se apaixonando. E o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspiraria a compor uma das suas canções mais conhecidas: "Layla".

Casablanca Videolocadora - Lançamentos













Essa modernidade...


'Horsemaning'

A foto abaixo inspirou a nova moda na web: o "horsemaning". (via: Page Not Found)


abaixo, algumas das fotos pela web:








11 de agosto de 2011

Jogos Abertos do Paraná 1976 - CCO

Do álbum do Pedro da Veiga, foto de 1976 mostra o então prefeito de Campo Mourão, o advogado Renato Fernandes Silva, junto aos membros da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jogos Abertos do Paraná, que pela primeira vez era realizado na cidade.
Pedro também me ajudou na identificação dos personagens. Quatro deles já falecidos: meu sogro, Alcyr da Costa Schen, que foi o presidente da CCO, o advogado Aymar Soares de Souza Lima, o funcionário da Câmara Municipal, José Aladic, e o advogado Iris Mazzuchetti, que era o vice prefeito da cidade.
Matielo era engenheiro chefe do DER.
José Carlos Santos era funcionário da secretaria municipal da fazenda.
Élio Rodrigues de Matos foi o engenheiro responsável pela construção dos dois primeiros ginásios de esportes da cidade: o Belin Carolo e o "JK".
Zamir Teixeira era vereador.
José Boiko, o Zeca, que também foi vereador, é empresário do ramo dos transportes (Expresso Nordeste).
Seu Delordes, um dos maiores incentivadores do esporte em Campo Mourão, é proprietário da Auto Peças Cometa.
Dona Veroni, de quem eu morria de medo nos meus tempos de escola primário no Grupo Escolar Marechal Rondon -- até hoje minhas pernas bambeiam quando a encontro pela cidade, é professora aposentada. Ela é irmã do Adio, o presidente do Clube dos Trinta.
Jorge Elizardo Garcia Arias, o doutor Garcia, era médico na cidade.
Pedro da Veiga e Wille Bathke Júnior são pioneiros da imprensa mourãoense e atualmente, cada um deles, possuem seus Blogs, onde ajudam a contar um pouco a história de nossa linda cidade. Clique na imagem para ampliar.

1- Dr. Matielo, 2- José Carlos Santos, 3- Pedro da Veiga, 4- Dr. Élio Rodrigues de Matos, 5- Zamir José Teixeira, 6- Dr. Aymar Soares de Souza Lima, 7- José "Zeca" Boiko, 8- Delordes Daleffe, 9- Maurino de Souza, 10- Veroni Mercedes Ramos, 11- José Aladic, 12- Alcyr Costa Schen (in memorian), 13- Dr. Renato Fernandes Silva, 14- Wille Bathke Júnior, 15- Dr. Jorge Elizardo Garcia Arias e 16- Dr. Iris Antonio Mazzuchetti (in memorian)

Seasick Steve - "Don't know why she love me but she do"




Gene Steven Wold, conhecido como Seasick Steve, (nascido em 1941) é um músico de blues norte-americano. Ele toca guitarra e canta geralmente sobre a sua infância.
O baixista é nada mais que Sir John Paul Jones (pseudónimo de John Baldwin, Sidcup, 3/01/1946). John foi baixista e tecladista do Led Zeppelin até ao desmembramento da banda após a morte de John Bonham.
Vídeo mostra apresentação dele no programa Jools Holland, da TV inglesa.

Sorria

Casa Arrumada, por Carlos Drummond de Andrade

Meu mano Walmir e o Web Designer Ângelo Marcotti me enviaram esse texto do Carlos Drummond de Andrade. Engraçado é que ele chegou num momento em que eu me pegava reclamando, comigo mesmo, como minha casa vive bagunçada, com roupa de neta pra cá, brinquedos pra lá e cachorros pra todos os lados.

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação
e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso,
pelo abuso das refeições fartas,
que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra
e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma
pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31/10/1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". Leia mais

Por que os homens vivem menos que as mulheres

Amarildo Fuzeto enviou as fotos com o título acima. No comments!





10 de agosto de 2011

Camisa 10 - Campo Mourão 1976

Foto de maio de 1976 mostra a equipe do Camisa 10, campeão da Taça de Prata, o 1º Campeonato Municipal Interclubes de Campo Mourão.
Na equipe estão alguns craques do futebol de campo mourãoense, como o Arnaldo, o meu primo Beto, Nilson, Paulinho, Calhambeque, Luizinho. Na verdade, todos eles mandavam muito bem na modalidade e naquele ano ainda, com pequenas mudanças na escalação, foram campeões dos Jogos Abertos do Paraná, que pela primeira vez era realizado em Campo Mourão.
Tive o prazer de jogar futsal com o João Miguel, já falecido, e o Beline, que me ajudou a escalar o esquadrão. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Ezir, Silas, Benjamin Dissenha, Carlos Alberto "Beto" Ferreira Lima, Arnaldo Haracem, João Miguel Baitala (in memorian), Nilson, Jurandir, Paulinho e Pedro Cordeiro
 agachados: Calhambeque, Luizinho, Altamiro Dissenha, João Rocha e Antonio Admir "Beline" Fuzeto

Mudei o Layout do Blog e não consigo voltar com os parceiros, arquivos e perfil ao lado das postagens. Até a próxima Copa do Mundo devo conseguir sanar o 'tilt'.

Tulipa Ruiz - "Aqui"



Tulipa Ruiz é uma cantora, compositora e desenhista brasileira. Participou de shows de nomes como DonaZica, Trash Pour 4, Júnio Barreto, Ortinho, Projeto Cru, Na Roda, Tiê, Nhocuné Soul e Cérebro Eletrônico. Integra, ao lado do pai Luiz Chagas e do irmão Gustavo Ruiz o conjunto Pochete Set. Faz desenhos para livros infantis, agendas, capas de discos e cartazes de shows.


Instantâneos

enviada pela comadre Hosana Ávila





Corbain and Winehouse


O melhor ginecologista

Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério.. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

O médico então perguntou:
- Muito bem. O que a senhora quer que eu faça?
A mulher respondeu:
- Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher:
- Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.
A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.

Ele então completou:
- Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse:
- Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime.

- Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la.

O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

Assim multiplicavam os Maias



Professor Valdir, do Master Pré Vestibulares, deve gostar do vídeo.

9 de agosto de 2011

Formandas e professores Colégio Estadual de Campo Mourão - 1967

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1967 mostra alunas do Colégio Estadual de Campo Mourão perfilando com professores para as cerimônias de formatura.
Com toda a pompa, as formaturas eram sempre realizadas nas instalações do Cine Plaza (atual Igreja Universal), que possuia capacidade de lotação para 1200 pessoas sentadas.
Na primeira fila aparece o doutor Milton Luiz Pereira, ex prefeito de Campo Mourão e atual Ministro do STJ, com a jovem Ody Salvadori, filha do falecido pioneiro Rosalino Salvadori e esposa do ortopedista Wille Sandy.
Logo atrás, a Maria Edinar Castelli, esposa do dentista Romualdo Ribas, que atualmente reside em Balneário Camboriu (SC) -- lembro deles foliando nos bailes de carnaval do Clube 10 de Outubro--. Ao lado dela, o querido e inteligentíssimo professor Hains Ravache, com quem tive o prazer de estudar, lá mesmo, no Estadual. Clique na imagem para ampliar.

1- Doutor Milton Luiz Pereira, 2- Ody Salvadori , 3- Maria Edinar Castelli e 4- Professor Hains Ravache
Campo Mourão - 1967 - Formatura do Colégio Estadual - Cine Plaza

James Vincent McMorrow - "From The Woods"



James Vincent McMorrow é um cantor e compositor irlandês. Seu álbum de estréia "Early In The Morning" foi lançado em fevereiro de 2010.

Frutas tropicais que podem mudar sua vida!

* Côcos
A água de côco tem uma tonelada de benefícios à saúde. É uma fonte estéril de água limpa, útil para hidratação de sobrevivência. Além de tudo isso, a água de côco tem o nível de equilíbrio eletrolítico igual ao do sangue humano. No Teatro do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, a água de côco foi bastante usada no campo como transfusão de plasma de emergência para combatentes feridos.
A água de côco é uma bebiba esportiva melhor que os produtos comerciais, já que possui menos sais e açúcares e maior teor de potássio. E, claro, a polpa e o óleo de côco também são comestíveis e bons para à saúde!

* Abacate
O abacate tem sido mostrado eficaz para reduzir o colesterol. Ele também é rico em ácido fólico, que pode impedir alguns tipos de defeitos congênitos comuns. Ainda mais interessante é que quando você come um abacate com outros legumes, você absorve mais nutrientes da refeição. Complemente sua salada com algumas fatias de abacate, e você estará aumentando a sua ingestão de vitaminas e minerais da refeição.

* Manga
Uma única manga conterá a metade da dose diária recomendada de vitamina A e de vitamina C, assim como vitaminas do complexo B, polifenóis, beta-caroteno, e... bem, talvez teria sido mais rápido listar os poucos nutrientes que essa fruta não contém...


As frutas de um modo geral são conhecidas por reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas, por serem ricas em micronutrientes importantes a nossa saúde. Em cima desses benefícios, uma dieta rica em frutas tropicais garantirá a melhora da digestão e da função gastrointestinal.
O melhor de tudo, é que estas frutas ainda neutralizam os radicais livres, protegendo você de asma, dores nas articulações, e os acima mencionados câncer e doenças cardíacas. Você é o que você come. Se você quer ser esperto, coma de maneira esperta, e corra atrás dessas frutas tropicais e outras da época na sua região na próxima vez que você for fazer um lanche. (fonte: papo nutricional)

Para esquecer de tudo e lembrar de muitos

Adriano de Lima, da Ideia Comunicações, me enviou e-mail com os dois vídeos abaixo e com o seguinte texto:

O primeiro vídeo mostra trecho do filme "Zorba, o Grego" (disponível na Casablanca Videolocadora), quando Anthony Quinn, aos 49 anos, dá um show inesquecível e eterno, com leveza, talento, paixão... uma explosão de sentimentos... A vida pulsando de todos os lados e tornando mágico um momento de bela expressão artística e varonil. Realmente um show!



Mas o que vem depois? Quinn, aos 84 anos, reproduzindo a dança que o consagrou no cinema mundial, me deixou enternecido e grato. Foi poesia pura o que ele fez no palco: com graça, paixão pela vida e a vontade de retribuir ao público tudo que ele ganhou...

O mundo acabará em 2012 com certeza




 e o principal deles:


(enviado pelo Ricardo Célio Amaral - Rio Verde - GO)

8 de agosto de 2011

Auto Eletro Paulista Futsal - 1983

Foto de 1983 mostra equipe de futsal que montamos para participar de campeonato municipal.
Patrocinado por meu pai, o time contava com três atletas do futsal, Eu, Ione e Pedro Ivo, e os demais eram atletas da seleção mourãoense de handebol. Mesmo assim não fazíamos feio nos campeonatos. Na verdade, levávamos à sério, mas nos divertíamos mais do que competíamos. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Roberto Tonet, Luizinho Ferreira Lima, Luiz Carlos Eufrásio Prates, Walcir "Dula" Ferreira Lima e Pedro Ivo Szapak
agachados: Ubirajara "Biraõ" Rodrigues, Marcelo de Oliveira Lima, Ione Paulo Sartor, Wander e Walmir Ferreira Lima

Zé Ramalho - "Chão de Giz"



José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz (PB), 3/10/1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro.
Curiosidades:
"Avohai" foi escrito em homenagem a seu avô, que o acolheu quando seu pai morreu afogado num açude.
A música "Eternas Ondas" foi originalmente composta para ser interpretada por Roberto Carlos, mas acabou sendo sucesso na voz do cearense: Fagner.
Em seu álbum Antologia Acústica, Zé Ramalho comemora seus vinte anos de carreira com uma releitura de seus maiores sucessos. Destaque para "Admirável Gado Novo", que virou um baião, com a participação de Dominguinhos. No álbum há ainda uma versão em português de "Knockin' on Heaven's Door", sua homenagem a Bob Dylan.
Elba Ramalho, sua prima, fez sucesso com a regravação de algumas músicas de Zé Ramalho, entre elas uma versão emocionada de "Chão de Giz", e sua versão de "Avohai" na primeira edição do Rock in Rio.
Fez parceria com a banda mineira Sepultura, na música "A Dança das Borboletas", para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro.
Garoto de Aluguel, canção do disco A Peleja do Diabo com o Dono do Céu, tem tons autobiográficos, pois faz referência aos primeiros anos do compositor no Rio de Janeiro.
Força Verde (faixa-título de seu quarto disco) foi alvo de uma acusação de plágio de uma poesia do poeta irlandês William B. Yeats.
Em 2001, Zé Ramalho gravou várias canções de Raul Seixas no disco Zé Ramalho Canta Raul Seixas, que deu origem a um DVD, gravado no Canecão, Rio de Janeiro.

Filhos: diferença entre americanos e italianos

Filhos Americanos: Saem de casa aos 18 anos com total apoio dos pais..
Filhos Italianos: Saem de casa aos 35 anos, depois de poupar o suficiente para comprar casa e pagar duas semanas de lua de mel quando casarem... Mesmo assim, mantém um quarto na casa dos pais para os fins-de-semana.

Filhos Americanos: Quando a mãe os visita leva um bolo, os filhos servem café e eles conversam.
Filhos Italianos: Quando a mamma os visita, leva comida para 3 dias, lava e passa roupa, limpa e arruma a casa.

Filhos Americanos: Os pais sempre avisam quando vão visitá-los e isto acontece só em ocasiões especiais..
Filhos Italianos: Eles nunca sabem quando os pais vão aparecer às oito da manhã de sábado e começar a podar as suas árvores frutíferas. E, se não houver árvores frutíferas, eles plantam.

Filhos Americanos: Sempre pagam aluguel e procuram nas páginas amarelas quando precisam de algum serviço.
Filhos Italianos: Ligam para os pais e tios, pedindo o telefone de outros pais/tios que possam saber do serviço que eles precisam

Filhos Americanos: Visitam os pais para comer um bolo com café - e fazem só isso, mais nada.
Filhos Italianos: Visitam os pais para tomar um café, comer bolo, antipasto, vinho, um bom prato de massa, carne, salada, pão, sobremesa, frutas, expresso e uns drinks após o jantar.

Filhos Americanos: Cumprimentam os pais com "Oi" e "Olá".
Filhos Italianos: Cumprimentam os pais com um grande abraço, beijos e tapinhas nas costas.

Filhos Americanos: Tratam os pais por sr. e srª.
Filhos Italianos: Tratam os pais por mamma e babbo.

Filhos Americanos: Nunca viram os pais chorar.
Filhos Italianos: Choram junto com os pais.

Filhos Americanos: Devolvem o que pedem emprestado aos pais em poucos dias.
Filhos Italianos: Ficam com as coisas que emprestam dos pais por tanto tempo que os pais esquecem que são deles.

Filhos Americanos: Quando o jantar acaba vão para casa.
Filhos Italianos: Quando o jantar acaba ficam horas conversando, rindo ou simplesmente confraternizando.

Filhos Americanos: Sabem pouco sobre os pais.
Filhos Italianos: Podem escrever um livro sobre os pais.

Filhos Americanos: Comem sanduíches de manteiga de amendoim, geléia e pão de forma branco.
Filhos Italianos: Comem sanduíche de salame, queijo colonial, pão caseiro, crostoli, conservas...

Filhos Americanos: Deixam você para trás se é isto que a maioria está fazendo.
Filhos Italianos: Não lhe abandonam mesmo que a grande maioria ache normal abandonar.

Filhos Americanos: São amigos do momento.
Filhos Italianos: São amigos por toda vida..

O verdadeiro streaptease

Presentes tecnológicos para o Dia dos Pais

O Olhar Digital definiu 3 perfis: o esportista, o moderno e o homem de negócios. Tem sugestões para todos os gostos e todos os bolsos!



Links da Matéria
NetshoesSpeedoNikeBoschPhilipsLinux MallFnac