1 de julho de 2011

Festa Nacional do Carneiro no Buraco 2011


O vídeo é de 2008, mas mostra muito bem como é a Festa e como é preparado o prato típico de Campo Mourão, o Carneiro no Buraco.
A 21ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco começa nesta terça-feira. Vale a pena participar, o prato é delicioso e o povo muito hospitaleiro.
Barracas de Associações e Entidades Beneficentes passam a semana inteira servindo comidas típicas (menos o Carneiro no Buraco!) e servem de ponto de encontro para os visitantes. Isso, sem falar do delicioso Café Rural que é servido pelo Rotary Araucária nos dias 8, 9 e 10 (sexta, sábado e domingo).
O prato típico mourãoense é servido apenas do domingo (10/7), dia do encerramento da Festa. Por mim, para atender a todos, inclusive aqueles que passam por aqui durante a semana, serviria o carneiro todos os dias da Festa (Não entendo como que na cidade não tenha um restaurante que sirva, pelo menos uma vez por semana, o prato típico mourãoense).
Além de delicioso, o Carneiro é bonito de se ver: da preparação dos ingrendientes, passando pela retirada dos buracos até chegar às barracas, onde é servido aos presentes. Clique nas imagens para ampliar.

Preparando o tacho

Tacho no buraco

Tacho sendo retirado do buraco

Servindo o Carneiro no Buraco

Sinéad O'Connor - "You Made Me Thief Of Your Heart"


Sinéad Marie Bernadette O'Connor (Dublin, 8/12/1966) é uma cantora irlandesa.
Teve a vida marcada por reveses que moldaram sua personalidade e lhe marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou suicídio e afirmou ser homossexual em meio a conturbada carreira. Foi excomungada por tentar ser líder de uma seita.
Sinéad O’Connor anunciou que estava deixando os palcos e o show business para cuidar mais de seu espírito e de sua família.
"You Made Me Thief Of Your Heart" é parte da trilha sonora do filme "Em Nome do Pai".

Lançamentos Casablanca Videolocadora





OS MAIS LOCADOS - JUNHO/2011

- O Turista ... Ação
- Incontrolável ... Ação
- Cisne Negro ... Suspense
- O Discurso do Rei ... Drama
- Bravura Indômita ... Faroeste
- 127 Horas ... Suspense
- Santuário ... Aventura
- Inverno da Alma ... Drama
- Caça às Bruxas ... Aventura
- Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 ... Aventura

Melhor ser surdo


Enquanto esperava minha vez no cabeleireiro (!?) – tá bom, fui raspar a cabeça- dois mourãoenses conversavam sobre a construção do terminal de transporte que funcionará provisoriamente ao lado do estádio municipal Roberto Brzezinski, enquanto o terminal ao lado do Colégio Santa Cruz passa por reformas. Um deles provocou:
- Ô Vanderley, Será que eles vão guardar os carneiros da Festa do Carneiro no Buraco nessas baias? A cobertura é tão baixinha que até o carinha do Pastelão bate a cabeça ali. Acho que os carneiros ficarão concentrados ali e depois sobem lá pro Parque de Exposições, direto pra cozinha.
Ouviu de volta:
- Larga mão de ser burro, Arcione, não tá vendo que o prefeito tá preparando a cidade para as disputas da Copa do Mundo. A Seleção do Paraguai vai ficar concentrada aqui em ‘Camourão’ e o Nersão tá levando o terminal pra perto do estádio para facilitar o acesso do povo. 

(Não entendeu? CLIQUE AQUI!)

Na Coluna do Ely

No site Coluna do Ely, o radialista e jornalista Ely Rodrigues Daniel -- que já foi personagem do "Separados no Nascimento" aqui no Baú-- criou um espaço para contar histórias engraçadas que ele presenciou no rádio e na política. Abaixo, mostro duas delas.

* No início dos anos 90, o hoje empresário e apresentador de televisão Aldery Ribeiro era repórter da Rádio Colméia. Durante o programa do Ely Rodrigues ele fazia uma participação ao vivo do local onde caiu um animal. Ely Rodrigues perguntou: “que animal que é Aldery?”. O repórter respondeu: “Pelo que dá para ver daqui é um animal do tipo égua”.

**" Um pioneiro de Engenheiro Beltrão buscava se eleger pela terceira vez vereador. Em comício na Fazenda Chapadão, fez o seu discurso: "Meus senhores, vim morar em Engenheiro Beltrão quando tudo era mata virgem e digo, com orgulho, que fui um dos primeiros moradores deste município a iniciar a derrubada.  E tenho muito orgulho, porque o primeiro pau que caiu aqui em foi o meu"...

30 de junho de 2011

Rosael Orzechowsky Pereira - 1951 * 2011

Através do Edson Afonso, funcionário da Copel e meu companheiro nos bons tempos de handebol em Campo Mourão, fiquei sabendo que o Rosael, craque do futsal maringaense, faleceu no último 27 de maio.
Edson recordou que Rosael começava a curtir merecida aposentadoria da companhia paranaense de energia elétrica.
Rosael foi um dos maiores artilheiros do futsal maringaense e conquistou, nos anos setenta, quase todos os títulos que por lá disputou pela equipe da Valmar e defendeu várias seleções paranaenses da modalidade.
Lembro muito bem dele atuando contra Associação Tagliari, quando travava duelos memoráveis com o beque mourãoense Beline Fuzeto.
Cheguei a jogar contra ele, mas lembro mais dele quando trabalhou em Campo Mourão -- era parceiro inseparável do Astério, outro craque maringaense que por aqui trabalhou e jogou-- e nos divertia com suas histórias sensacionais.
Na foto, dos anos 70, ele está abraçado com sua mãe, dona Eugênia. Clique na imagem para ampliar.

Rosael com a mãe, dona Eugênia

Ane Brunvoll conhecida pelo nome artístico de Ane Brun é uma cantora e compositora norueguesa, nascida em 10 de março de 1976.

Tolerância zero

Comcam, pratos típicos e muita criatividade

Começa na semana que vem, aqui em Campo Mourão, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Todas as cidades por aqui tem o seu prato típico, cada um mais delicioso e com o nome mais 'estrambólico' possível.

Carneiro no Buraco - Campo Mourão - PR
O advogado Rubens Sartori me enviou o criativo texto abaixo.

Pratos Típicos da Comunidade da Região de Campo Mourão – COMCAM – se relacionam com as políticas e fatos regionais com espetacular simetria:

- A política é “carneiro recheado” misturado com “leitoa entrincheirada”, com sobremesa de “leitoa mateira”.

- A segurança é um “boi na brasa” com “tilápia no tacho”.

- A educação é um “cabrito apressado” com “leitão e pernil à pururuca”.

- As estradas são um “arroz tratoreiro” com “paleta tropeira”, numa verdadeira “vaca atolada”.

- A habitação é um “peixe na cerâmica”

- O lazer gastronômico é um “carneiro ao vinho” com “yakissoba”.

- O turismo é um “leitão maturado” tentando encontrar um “leitão campestre”.

- A saúde é uma “costela na terra” num verdaderio “carneiro no buraco”

- Tudo isso, junto e reunido, só pode ficar “perohê”.....

Adivinhe o tema

Gente,
trata-se de um
comercial. Não parece,
mas é. O jogo é o seguinte.....
tentem adivinhar, durante a exibição,
qual o produto que está sendo promovido....
Quem idealizou essa propaganda é um gênio! E se
vocês adivinharem, antes do fim, também serão gênios.


Dirt Devil-The Exorcist from MrPrice2U on Vimeo

(enviado pelo Marco Iurk)

29 de junho de 2011

Colégio Estadual de Campo Mourão - 1969

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1969 mostra alunas do Colégio Estadual de Campo Mourão.
Aderli reside atualmente em Natal (RN). Márcia -- filha do médico pioneiro, já falecido, Germano Traple-- em Curitiba, Ana Maria em Houston (USA) e a Hermínia em Campo Mourão - assim penso eu, já que de vez em quando a vejo pela cidade. Quem tiver mais notícias delas, especialmente da Dayse e da Maria Edinar, me informe. Clique na imagem para ampliar.

da esq. para a direita: Dayse Nogueira, Maria Edinar Casteli, Hermínia Camargo, Márcia Traple, Aderli Fabri a Ana Maria Almeida (agachada)

Nos comentários, Hermínia Camargo conta que a Dayse mora em Curitiba e a Edinar em Balneário Camboriu e qua a foto, na verdade, é de 1970. Por e-mail, Jayminho Bernardelli lembra ainda que a Edinar é casada com o dentista Romualdo Antonio Ribas.

Emerson, Lake and Palmer - "From The Beginning"


Emerson, Lake and Palmer (ou ELP) é uma banda de rock progressivo britânica formada nos anos 70 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake (guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria). Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época um aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 1960. Entre os seus sucessos, destacam-se From the Beginning, Lucky Man e Ces't la vie.

Pavão de Bono inferniza vizinhos em Dublin

Um pavão-fêmea pertencente a Bono (ex-Vox, vocalista do U2) está deixando os vizinhos do astro do rock em Dublin (Irlanda) enlouquecidos. O pássaro costuma pular a cerca e fazer sons estridentes nos quintais alheios. Um programa de rádio local recebeu reclamações de vários moradores contra a ave itinerante.

Na web, circulam brincadeiras sobre o caso: o pavão "hadn't found what it's looking for" e parece não sofrer de "Vertigo".

O dono do pavão-fêmea está em Glastonbury, onde apresentará show juntamente com Adam, Larry e Edge. (via: Page Not Found)

Letras: Ausência

Ausência
(Carlos Drummond de Andrade)


Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Lar, doce lar


Jarutais diria: Que que achou?

28 de junho de 2011

Associação Tagliari e Seleção do Paraguai - 1974

Existe o futsal de antes da Cancha Tagliari e depois dela. Antes ele era praticado nas quadras de asfalto bruto do Clube 10, do Estádio RB e do Colégio Estadual de Campo Mourão. Época que a cidade já fazia bonito em competições estaduais, mas devia sentir a diferença brutal de se jogar em ginásio de esportes.
Com a inauguração da Cancha construída pela família Tagliari, vieram as conquistas e a primeira delas foi logo em seguida da inauguração, nos Jogos Abertos do Paraná de 1975, em Paranavaí.
A Cancha proporcionou grandes amistosos. Lá, assisti jogos do Tagliari e da Seleção Mourãoense contra o São Paulo, o Palmeiras, que tinha o melhor time do Brasil, o Cerro Portenho do Paraguai e muitos outros.
Os jogos da Associação Tagliari movimentavam a cidade. Lembro de duelos inesquecíveis, especialmente de um jogo contra Londrina, não lembro o nome do time, em que o Ione Sartor (foto à direita) jogando muito, como sempre, não conseguia vazar o goleiro londrinense, Bibo, mas quando o fez, não só deu a vitória para os mourãoenses como fez um dos gols mais bonitos que vi na Cancha.
A foto abaixo mostra a Seleção Paraguaia e a Associação Tagliari perfiladas, durante os hinos nacionais, em amistoso realizado em 1974. Clique na imagem para ampliar.

1974 - Amistoso entre Associação Tagliari e Seleção do Paraguai - Cancha Tagliari

Elvis Presley - "Don't Be Cruel"


Elvis Aaron Presley (East Tupelo, 8/01/1935 — Memphis, 16/08/1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.
The Ed Sullivan Show foi um programa de televisão estadunidense de variedades, que foi exibido de 20 de Junho de 1948 até 6 de Junho de 1971 e apresentado por Ed Sullivan. O programa era exibido pela rede de televisão CBS aos domingos as 20h.

Sabedoria na tampinha


"Não lamente o fato de envelhecer. É um previlégio negado a muitos". Anônimo
(via: sedentário e hiperativo)

No País do Tiririca

Vereadores. Melhor não tê-los!?

Parece que está confirmada a ampliação do número de vereadores em todas as cidades do Brasil.
Ainda não me decidi sobre o tema. Tem momentos que acho ruim por causa do dinheiro disperdiçado - sim, a maioria dos edis só fazem matar o tempo, aparecer em fotos e festas oficiais, além de gastar diárias para fazer cursos que, quase sempre, são realizados em pontos turísticos (praia, montanha, campo...). Alguns momentos entendo ser melhor por que o povo pode ter mais representatividade. Sei lá!
O Jairinho Batista me enviou essas fotos que mostram outdoors com campanha contra o aumento do número de vereadores, em Jaraguá do Sul - SC, que me fazem pensar que o melhor é diminuir e não aumentar. 



27 de junho de 2011

Jogos Interclubes de Campo Mourão 2011

Clube dos Trinta o grande campeão do ano

Adionir Ramos, presidente do Clube dos Trinta, recebe trofeu ao lado do prefeito Nelson Tureck e do presidente da Assercam Claudinho

Com quatro títulos de campeão e dois de vice em oito modalidades disputadas, o Clube dos Trinta foi o grande vencedor dos Jogos Interclubes de Campo Mourão – edição 2011.

Anderson "Lambari" Carolo recebe troféu de campeão do futebol suíço Master
Com pouco mais de cem associados, os Trinta, como é popularmente chamado, foi o campeão nas modalidades de Tranca Mista, Tranca Masculina, Truco Masculino e Futebol Suíço Master. Os troféus de vice campeões foram conquistados nas modalidades de Sinuca e futebol suíço- veteranos.

Professor Jader recebe trofeu de vice campeão da sinuca

O evento foi encerrado no último sábado (18), na Arcam, com as disputas das finais das quatro categorias do futebol suíço. Aberto para a participação de Clubes e Associações de Campo Mourão, na edição desse ano os participantes foram: Arcam, Arsem, Aertcam, Assercam, Campagro, AABB e Clube dos Trinta. Clique nas imagens para ampliar.

Carlinhos Kloster recebe trofeu de vce campeão do futebol suíço Veteranos das mãos do presidente da Arcam Joel Makohin e do prefeito Nelson Tureck

Brunão e Wagner "Magoo" com trofeu de campeão do Truco


Santo Antonio com trofeu de campeão Tranca Masculina

Gilmar Fuzeto, Nelson Tureck, Beline Fuzeto e Itamar Tagliari

Dirlei Alves (centro) comandou a conquista da AABB no futebol suíço Sênior

Arcam - campeã futebol suíço Veteranos

Estopa - "No Quiero Verla Mas"


Estopa é um duo espanhol originário de Cornellà.
Os irmãos José e David Muñoz cantam uma mistura única de sons refletindo muitos gêneros, incluindo rock, rumba, flamenco, e um "sonido callejero" que não se encaixa facilmente em categorias.

Por que não devemos temer os invejosos

Enquanto...
* Você dorme pacificamente, ele perde o sono quando pensa em você.
* Você acorda e saúda o sol, ele olha o seu bronzeado.
* Você sai para o trabalho, ele calcula o seu salário.
* Você constrói sua casa, ele julga a cor das tintas.
* Você estuda, tem boas notas, ele se preocupa com esses números.
* Você conquista um diploma, ele vive o medo do seu sucesso futuro.
* Você levanta um prédio, ele escolhe uma janela prá pular.
* Você cura os doentes, ele adoece por conta disso
* Você ensina os seus alunos, ele tenta descobrir o que você não sabe.
* Você tem a simpatia da chefia, ele prefere chamá-lo de puxa-saco.
* Você recebe os aplausos, ele busca saber se alguém o vaia.
* Você liga seu computador para serviço útil, ele coleciona programas de vírus ou invade seu correio com tolas agressões.
* O que ele realmente faz - quando faz: você cria, ele copia !
- Você teme o invejoso por quê?
Ele é um eterno espectador, merece sua compaixão e não seu temor.

(via: vaidades e variedades)

De cinco

No Kibe Loco, a gozação com os sãopaulinhos vem em cinco partes.


ééééééé, mas lá também tem esse placar para matar a 'corintianada' de desgosto

Sogra portuguesa

A sogra portuguesa chega à casa da nora e encontra o filho saindo com as malas, furioso.
- O que aconteceu, ó, Manuel?
- O que aconteceu?
- Pois aconteceu o seguinte, minha mãe!
- Fui viajar e mandei um telegrama para a Isabel avisando que voltaria hoje.
- Chego em casa e o que eu encontro?
- Ela com um sujeito!
- Os dois nus na nossa cama!
- É o fim, estou a ir embora para sempre!
- Calma! - pede Dona Maria.Deve haver algo errado nessa história, a Isabel jamais faria uma bobagem dessas! Espere um pouco que vou verificar o que se passou.
Momentos depois, Dona Maria volta sorridente:
- Não disse que havia um equívoco, meu filho? A Isabel não recebeu o seu telegrama!
(enviada pelo Jayminho Bernardelli)