10 de junho de 2011

Rua de Recreio - C. Mourão anos 70/80

Foto do final dos anos 70 mostra uma equipe que participou de torneio de voleibol, numa daquelas Ruas de Recreios que eram realizadas pela Secretaria de Esportes de Campo Mourão.
Esse evento, Rua de Recreio, era realizado várias vezes ao ano, sempre aos domingos e era disputado em várias modalidades. Lembro de, junto com meus irmãos, disputar torneios de futsal em quadras desenhadas no asfalto das ruas que circundam a Catedral de São José.
Na foto estão as manas Bibi, Kéia, Meri Mazzuchetti (não lembro da Jane, não sei se é sobrinha ou mana delas), e as amigas Maria Teresa Horn, Solange Casali e Sônia Gusmão.
Kéia foi atleta polivalente, mas lembro que se destacou mais no basquete mourãoense.
Maria Teresa foi parceira dela na modalidade. Ela que atualmente mora em Blumenau (SC).
Solange foi uma das atletas do handebol que pela primeira vez conquistaram um título de campeãs do Jogos Abertos do Paraná para Campo Mourão.
Sônia é esposa do meu amigo Jessé Tonet e irmã do craque Adãozinho, meu parceiro de futebol nos campinhos de terra da Campo Mourão dos anos sessenta e setenta. Ela sempre participou dos eventos esportivos da cidade, jogando ou assistindo. Ontem mesmo ví ela participando das disputas de Tranca (baralho) dos Jogos Interclubes da cidade. Clique na imagem para ampliar.



em pé (da esquerda para a direita): Maria Teresa Horn, Rosicler "Kéia" Mazzuchetti, Roselis "Bibi" Mazzuchetti e Solange Casali
agachadas: Jane Mazzuchetti, Sônia Gusmão dos Anjos e Rosimeri Mazzuchetti

Supertramp - "Hide In Your Shell"


Supertramp é uma banda britânica de rock progressivo que obteve grande sucesso nos anos 70 e início dos anos 80 e que venderam mais de 70 milhões de álbuns.
Hide in Your Shell é faixa do álbum Crime Of Century, de 1974. Saiba mais.
Ao som desta música Elvira e eu começamos a namorar em 1976. O vídeo mostra um concerto do Supertramp um ano depois, em 1977.
Em abril, completamos 31 anos de casados. FELIZ DIA DOS NAMORADOS a todos!

Casablanca Videolocadora - lançamentos







Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 1

O único título que o futsal mourãoense não possui é o de campeão da Copa Tibagi, que era realizada pela Televisão Tibagi, de Apucarana. Durante anos, foi o principal evento do futsal estadual, junto com o Paranaense Adulto, que tinha como principal atrativo, além de excelente premiações, o televisionamento direto das principais partidas de cada rodada.
Disputei a Copa Tibagi por três equipes, Associação Tagliari, Fertimourão e Arcam. Vivenciei, ali, as maiores rivalidades do futsal do estado. Qualquer jogo entre as equipes de Campo Mourão, Maringá, Londrina, Apucarana e Paranavaí era garantia de ótima presença de público e de fortes emoções. Algumas rivalidades eram exageradas. Num jogo em Rolândia, todos os jogadores da Galeria dos Esportes (Maringá) e da TV Tibagi (Apucarana) foram expulsos depois de uma briga generalizada que só terminou quando os atletas perceberam o Serraria, atleta maringaense, tendo convulsões em quadra.
Em duas oportunidades chegamos bem perto do título. Uma com a Associação Tagliari e outra com a Fertimourão. Em ambas as oportunidades perdemos a chance da conquista por trapalhadas extra-campos.
Meados dos anos oitenta, a Associação Tagliari já era bicampeã paranaense (1979 e 1980, em Paranavaí e Guarapuava respectivamente) e chegamos, então, em Mandaguari, para as disputas do quadrangular final. Perdemos o primeiro jogo para o time de Apucarana, dos irmãos Clóvis e Clodoaldo, e neste jogo, o Batata (Luiz Carlos Mendes - foto) foi escolhido como o melhor em campo e ganhou uma calça jeans do patrocinador oficial da Copa. Ainda tínhamos chance de conquistar o título se não fosse uma brincadeira que dividiu a equipe: alguém deu um nó na calça que o Batata ganhou e, ele, quase entrou nos tapas com quem ele imaginava ser o autor do feito. O episódio foi superado com amizade e disciplina (marca maior do Tagliari), terminamos em terceiro lugar e o Batata teve que fazer da calça uma bermuda, pois foi impossível desatar o nó.
Semana que vem contarei da semifinal da Fertimourão, lá em Paranavaí, em que esquecemos de levar os goleiros, o Renan foi sem tênis e o Getulinho jogou no gol. Só não sei se terei coragem de contar que fomos para lá numa terça-feira, quando o jogo era na quinta.

Ídolos: Os Sobrinhos do Capitão

Os Sobrinhos do Capitão é um dos maiores clássicos das HQs americanas e mundial. Foi criada por Rudolph Dirks em 1897, e em 2007 chegou a incrível marca de 110 anos de publicação ininterrupta.
Contava a História de Hans e Fritz, dois meninos endiabrados que aprontavam muito, as vezes se davam bem, outras se davam muito mal.
Era uma das minhas leituras preferidas. Pena que nunca fui de guardar nada e meus exemplares sumiram, estragaram ou troquei na porta do Cine Plaza










Hanz e Fritz eram uns anjinhos perto da mãe e, longe dela, diabinhos. Eles viravam de cabeça para baixo uma ilha na costa africana, deixando de "cabelo em pé" o capitão, que na verdade nem tio dos dois era."

9 de junho de 2011

Escola de Samba Unidos Pela Fome - 1978

Essa também 'filei' do álbum do meu amigo Ricardo "Bruca". Posto-a principalmente para mostrar meu amigo Hamiltom Tavela Borges, que faleceu no começo dos anos 90, num absurdo acidente de moto na saída para Maringá, aqui em Campo Mourão.
Arquiteto, formado em São Leopoldo (RS), Hamiltinho foi amigo desde os primeiros dias no Colégio Estadual e de farra na casa do Marcelo Silveira. Ele era filho dos pioneiros mourãoenses Dona Júlia e Harrison José Borges, também já falecidos.
Claudio dos Santos, o Claudião, primo do Marcão Alcântara e mano dos gêmeos Marcos e Max, também faleceu precocemente depois de anos de luta contra um câncer.
A Escola de Samba Unidos Pela Fome animava os bailes de carnaval do Clube 10 de Outubro e os desfiles de rua da cidade. Uma iniciativa dos manos Fausto e Marcão Alcântara, com apoio de toda a família deles, ela reunia os amigos que gostavam de uma batucada e o Ricardo "Bruca" não gostava, amava.
A rivalidade com a Sucuri, escola de samba da família do Cleso Nogueira, médico gastroenterologista, animava ainda mais os bailes de Momo do Clube. De vez em quando as coisas fugiam do controle, mas no final todos se salvavam. Se fosse nos dias de hoje, com a absurda violência da cidade, morreria uma meia duzia por noite.
Segundo o Bruca, quem está mandando recado de 'OK' (se fosse nos EUA, claro!), logo atrás do Claudião, é o Marquinhos Pelizer. :)
Postei ali ao lado a mesma foto, sem a numeração, para quem quisar salvá-la. Clique nelas para ampliar.

1- Hamiltom Tavela Borges (in memorian), 2- Ricardo "Bruca" Alípio Costa, 3- Claudio dos Santos (in memorian), 4- Beto Williams, 5- Hervin Macowiski, 6- Laércio Daleffe e 7- Marcelo Silveira.

Zeca Baleiro - "Tem que acontecer"


José Ribamar Coelho Santos, (São Luís, Maranhão, 11/04/1966), mais conhecido como Zeca Baleiro, é um cantor, compositor e músico brasileiro de MPB.

"Tem que Acontecer" é uma composição de Sérgio Sampaio.

Sérgio Moraes Sampaio (Cachoeiro de Itapemirim - ES, 13/04/1947 — Rio de Janeiro, 15/05/1994) foi um cantor e compositor brasileiro.
No dizer do cantor Lenine, Sampaio foi um nome marginalizado que equipara a Tim Maia e Raul Seixas, como um dos "malditos" da música popular brasileira.

Turismo: Pedra Azul (ES)


Sempre ouvi falar maravilhas da região serrana do Rio de Janeiro. Esta apresentação mostra a belíssima Pedra Azul, na serra capixaba, que, confesso, nunca tinha ouvido falar.
Deu vontade de ir pra lá agora mesmo.

Orgulho Coxa. Parabéns Vasco!

Que jogo emocionante! Como toda decisão deveria ser.
Assim como no do Rio de Janeiro, a tensão se manteve até o último minuto na partida. Triste pela derrota, claro, estou muito orgulhoso do Coxa e de sua torcida, que há pouco tempo envergonhou não só toda nacão coxa-branca como todos os paranaenses naquele episódio do rebaixamento.
O Português Xarope, falecido há pouco tempo, tinha uma frase pronta para todas as vezes em que eu usava o SE: "plantei um pé de Se lá em casa, e nasceu dois ENTÃO!", dizia ele fazendo graça com sua carona mais engraçada ainda.
Se o Leandro Donizete, o Anderson Aquino e Marco Aurélio (inteiro) estivessem em campo; se não tivesse levado aquele gol do Alecssandro; se a primeira partida tivesse sido no Paraná; se o juiz desse penalti no Leonardo. Então!
A conquista do Vasco, para mim, vale apenas por ver o Dinamite conquistando um título expressivo, do lado de fora do campo. Ele que durante toda minha adolescência foi o meu centroavante predileto e que marcou o gol mais bonito que já vi (veja no vídeo abaixo; pena que a narração sai truncada).
Parabéns aos vascaínos. Salve o Coxa, orgulho paranaense!

A arte imitando a vida real


(enviado pelo Cézão Bronzel)

8 de junho de 2011

Campo Mourão Basquete - 1979

Do álbum do Ricardo Alípio Costa, o Bruca, foto mostra a seleção de basquete de Campo Mourão participou dos Jogos Regionais de Goioerê, 1979.
Nela estão grandes desportistas, amigos meu de escola e de vários jogos. Negão, Getulinho e Ricardo eram atletas polivalentes e sempre fizeram bonito, não importando qual fosse a modalidade praticada.
Ricardo é advogado tributarista, mora em Curitiba, onde moramos juntos em 1978 para fazer cursinho pré-vestibular e o que menos fizemos foi ir à escola.
Silvinho Alcântara, amigo querido e divertido, infelizmente faleceu muito novinho. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Erivalto "Negão" de Oliveira, Pedro Karpinski, Claudio Kravchychyn, Getulinho Ferrari, Flavinho, Luiz Henrique Arns e Professor Josué Santos.
agachados: Silvinho Alcântara (in memorian), Sergio Luiz Fasolin, Carlinhos Bertoli, Luiz Fernando Ubialli, Alceuzinho Sartor e Ricardo "Bruca" Alípio Costa

Michael Buble and Ron Sexsmith - Whatever It Takes



"Whatever It Takes" é faixa do disco Crazy Love, lançado por Michael Buble em 2009.
Ronald Eldon Sexsmith (nascido em 08/01/1964) é ​​um cantor e compositor canadense, assim como Buble, de St. Catharines, Ontário.

Novo serviço na praça


(enviado pelo Jaiminho Bernardelli - Rondonópolis [MT])

Ubuntu

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), narrou um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" 

(enviado por Zuleica Neres de Lima - Terra Boa [PR])

Frank Sinatra recebe Larry Griswold


O Frank Sinatra Show foi uma série da TV ABC, estrelado por Frank Sinatra que foi ao ar de outubro de 1957 a junho de 1958.
Laurens "Larry" V. Griswold (17/09/1905 - 24/08/1996), conhecido como "O Louco Mergulhador", foi um ginasta americano e artista que esteve envolvido no desenvolvimento inicial do trampolim.

7 de junho de 2011

Time do Chico - Anos 70

Na sexta-feira passada, comentei que o Ricardo Grabowski era parceiro dos tempos do Time do Chico e um leitor do Blog, sem se identificar, pediu para que eu postasse alguma foto daquela equipe, dizendo que acompanhou nossa jornada no esporte desde aquele tempo, lá no começo do anos 70, quando jogávamos futebol num campo de terra conhecido como campo do seu Chico, que era o nome do nosso treinador. 
O Campo ficava perto da casa do Ricardo, na avenida Manoel Mendes Camargo, na saída para Maringá. Acho até que a casa do Graia, como chamamos o Ricardo, era a última da avenida e o campo praticamente ficava em um bosque, onde hoje, para ser mais preciso, é a quadra onde moram o Pedro Iba, o dentista Rangel...
Nunca mais tive notícias do seu Chico, nosso primeiro treinador de verdade.
Laércio, Tião, Ratinho, Dealmir, Marcelo, Ricardo e Romeu não foram profissionais do futebol por que não quiseram. Jogavam demais!
A foto abaixo foi tirada no Estádio Roberto Brzezinski e não sei porque não estou nela. Fominha que era, não perdia um jogo sequer. Caxinha, meu pai, deve ter me deixado de castigo nesse dia. hehe. Clique nela para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Arnaud da Silveira, Laércio Daleffe, David Miguel Cardoso, Sebastião Mauro, Odair, Ratinho e Paulichen.
agachados: Dealmir Salvadori, Alvaro Martins, Marcelo Silveira, Ricardo Grabowski, Romeu H. da Silva e Seu Chico.

Cássia Eller - "Malandragem"


Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10/12/1962 — Rio de Janeiro, 29/12/2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.
Cássia Eller faleceu aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio. A hipótese de overdose de drogas, considerada inicialmente como causa da morte, foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.
Malandragem é um composição de Cazuza e Frejat (Barão Vermelho).

Homem se despede do filho com fantasias diferentes durante 170 dias

Durante quase seis meses, Dale Price exibiu uma fantasia diferente a cada dia para se despedir do filho, Rain, de 16 anos. Quando o menino ia pegar o ônibus escolar em American Fork (Utah, EUA), Dale aparecia na frente de casa vestido de uma forma exótica.

Dale disse que a "festa de Halloween de um homem só" tinha como objetivo demonstrar todo o amor que ele sente pelo filho.

O sujeito se vestiu de Pequena Sereia, mariachi, pirata, Michael Jackson, noiva, palhaço, Batman, galinha, Jacob Black (de 'Crepúsculo'), Princesa Leia (de 'Guerra nas Estrelas'), jedi, cigano...

Fotos: waveatthebus.blogspot.com - Via: Page Not Found

"a.R" e "d.R"


Hoje é a despedida de Ronaldo Fenômeno da Seleção Brasileira. Um vídeo criado pela Nike faz uma justa homenagem ao jogador, mostrando imagens do que seria a era “a.R” (antes de Ronaldo) e “d.R” (depois de Ronaldo).
Considero ele e o Romário os melhores centroavantes de todos os tempos. Vou curtir a despedida na frente da telinha, torcendo para ele mostrar pelo menos um por cento do que fez durante toda a belíssima carreira, o que será difícil já que estará em campo apenas por quinze minutos. Se bem que quinze minutos dele podem valer por toda carreira de muito jogador por aí.

Quando vier para Curitiba

Enviado pela Gisele Menin, vídeo mostra peça publicitária criada para divulgar as boas coisas da capital paranaense. E o fizeram muito bem feito. Assista e curta.



Direção Carlos Deiró
Texto: Penca
Supervisao: Eloi Zanetti
Locução: Luis Mello
Cliente: Instituto Municipal de Turismo – aprovação Juliana Vosnika

6 de junho de 2011

Tony Nishimura - artista do grafite e da cozinha

Mais uma vez abusei do Blog do Willie Bathke Júnior, de onde filei as fotos e as informações sobre o querido e talentoso Tony Nishimura.
Ele faleceu sem realizar um desejo meu, que queria ver meus sogros e meus pais retratados por ele em quadros geniais que fazia utilizando apenas o grafite (da forma como perpetuou os presidentes do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro).
Lembro do Tony, nascido Antonio Nishimura em Uraí, em 1943, quando ele ainda tinha um Foto ali na rua Harrison José Borges, mas só vim ter contato com ele quando ele começou a fazer seus quadros e, claro, quando foi o responsável pela cozinha da Festa do Carneiro no Buraco. Lembro de reportagem do Globo Rural, onde ele mostrou para todo o País como se fazia o tradicional e delicioso prato típico mourãoense.
Ele foi o idealizador da unificação da cozinha durante a Festa.
Tony faleceu em maio de 2006, um dia após reclamar com o amigão Willie que haviam lhe tirado o direito de administrar a cozinha da Festa do Carneiro. Para saber mais, clique aqui e visite o Blog do Willie. Clique nas imagens para ampliar. 


Tony e Zélia

No dia do lançamento da primeira Festa Nacional do Carneiro no Buraco

Com Zélia, as filhas Sandra Marina e Silvia Maria, e genro Clóvis Nishiwama

Billie Holiday & Louis Armstrong - The Blues Are Brewin


Billie Holiday (Filadélfia, 7/04/1915 — Nova Iorque, 17/07/1959), Lady Day para os fãs, é por muitos considerada a maior de todas as cantoras do jazz. Saiba mais.

Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4/08/1901 — Nova Iorque, 6/07/1971), é considerado "a personificação do jazz". Ele é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete. Saiba mais.

Changer: para deixar o seu Twitter sempre de 'cara nova'. Veja como!



Aplicativo troca a foto ou o fundo do seu Twitter de tempos em tempos. É possível programar até 48 imagens diferentes para o revezamento.

Gostou? Se quiser deixar o seu perfil no Twitter sempre atualizado, clique no link que acompanha esta matéria e passe a usar o Changer.

link: Changer

Manjericão é rico em magnésio e faz bem ao coração

Tenho em casa um pé de manjericão que não para de crescer, para o alto e para os lados, e de perfumar o meu quintal. Pesquisando sobre os seus benefícios encontrei essa matéria abaixo, do nutrólogo Maximo Asinelli. Confira.

Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. “A erva também é conhecida como alfavaca, erva real, basílico grande e até remédio de vaqueiro. Também é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.
Coração
Segundo Asinelli, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular devido à presença do magnésio, pois o nutriente estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. “Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino”, ressalta.

Isso lá é lugar do motor estourar?


(enviado pelo Celso Scaburi - Londrina)