3 de junho de 2011

Alunos do Colégio Estadual com Doutor Renato - 1974

Essa semana recebi essa foto do Ricardo Grabowski - Graven Veículos- meu colega de tempos do Colégio Estadual e dos bons tempos no Time do Chico (futebol de campo), Caramuru e Beccari (futsal).
Não lembrava desse evento junto ao prefeito Renato Fernandes Silva e nem mesmo de alguns personagens da foto. Mas com a ajuda do Fernando Dlugosz e do Serginho chegamos lá.
Trata-se da premiação dos Jogos Estudandis de 1974, que foi realizado no Colégio Estadual de Campo Mourão.  
Fernando, oftalmologista em Campo Mourão, disse que se lembra bem por ter sido o único jogos que participou conosco. 
Já o Serginho lembrou de tudo, sem nem mesmo ver a foto. Há tempos sem encontrá-lo, ontem "nos trombamos" numa casa lotérica e matamos um pouco da saudade. Ele mora em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
Falei também com o Ricardo Célio Amaral, que hoje mora em Rio Verde (GO), mas a memória dele está igualzinha a minha e não lembrava dessa reunião e nem do motivo dela. Ele brincou, ao telefone, que o Ney e a Mayume disputavam quem usaria a calça mais extravagante.
Já o Ney, via e-mail, ele que é ator consagrado e atual presidente da Cooperativa Paulista de Atores, se defendeu dizendo que essa ainda era discreta e se a cerimônia não tivesse sido na prefeitura ele estaria usando uma que tinha bandeiras de países. Da calça com bandeira eu lembrei! Dava vergonha de sair junto com ele. hahaha
Mariângela Pelizer é funcionária da Caixa Econômica em Campo Mourão.
Mayume, que por anos defendeu as cores do handebol mourãoense é irmã da Iuquico (Sushi Bar) e a última notícia que tive era que ela estava no Japão.
Aldecir, o Polaco, mora no norte do Brasil e há tempos que não nos encontramos. A última vez foi no Clube dos Trinta.
Professores Galdino e Josué eram professores do Estadual nessa época e foram os organizadores do evento. Josué curte merecida aposentadoria em Londrina. Infelizmente não tenho notícias do Galdino há muitos anos.
Estou com a impressão que o número seis é o Zeca Tabith, estou aguardando ele se manifestar, lá de São Paulo (SP) onde mora é exerce a profissão de arquiteto.
Pedrão Galbier, segundo a Tânia Kiedzerski, via Facebook, mora em Curitiba atualmente.
Jair Grasso é professor de educação física em Campo Mourão e vive conquistando títulos para cidade como ótimo técnico de handebol. Agora mesmo, voltou de Minas Gerais com a medalha de bronze dos Jogos Abertos Brasileiros.
Doutor Renato foi prefeito de Campo Mourão de 1973 a 1977. Não lembro de nenhum evento esportivo em que ele não estava presente, da abertura ao encerramento. Foi o responsável pela construção dos ginásios de esportes JK e Belin Carolo.
Ao lado, posto a mesma foto, mas sem a numeração para quem quiser guardá-la. Clique nas imagens para ampliar.

1- Professor Galdino, 2- Aldecir "Polaco", 3- Nair Mayume Tanaka, 4- Luizinho Ferreira Lima, 5- Mariângela Pelizer, 6- José Luiz Tabith Jr., 7- Sebastião Carlos Mauro, 8- José Ricardo Grabowski, 10- Ney Luiz Piacentini, 11- Professor Josué, 12- Fernando Dlugosz, 13- Serginho, 14- Pedro Galbier, 15- Ricardo Célio Amaral e 16- Jair Grasso

Casablanca Videolocadora - lançamentos e mais locados






OS MAIS LOCADOS - MAIO/2011

1) O Turista

2) Harry Potter 7.1 – As Relíquias da Morte

3) As Viagens de Gulliver

4) Incontrolável

5) Ladrões

6) Os Vampiros Que Se Mordam

7) Pilares da Terra

8) 72 Horas

9) Machete

10) 13º Jogador

É melhor avisar aos amigos

Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo.
Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
- Você vai pra delegacia! ? Disse o policial que costuma frequentar o mercado.
Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de "grande homossexual" .
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:


- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por HOMOFOBIA, BULLYING e RACISMO.
*Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!*

(enviado pelo Betinho Nogarolli - Orlando [USA])

Joãozinho analisa Drummond

Na sala de aula, com seus alunos, o professor estava analisando aquele famoso poema de Carlos Drummond de Andrade:

"No meio do caminho tinha uma pedra.
Tinha uma pedra no meio do caminho.
E eu nunca me esquecerei
Que no meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho."

Depois de ter explicado exaustivamente, que ao analisarmos um poema, podemos detectar as características da personalidade do autor, implícitas no texto, o professor pergunta:

- Joãozinho, qual a característica da personalidade de Carlos Drummond de Andrade que você pode perceber neste poema?

- "Professor, das duas uma: ou ele era traficante ou era usuario!!!

(enviada pelo Peter Fell)

2 de junho de 2011

No Clube 10 - anos 80

Do começo dos anos 80, foto do álbum da Semeire Vecchi mostra amigos no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, em Campo Mourão.
Nessa época, o clube era o centro dos grandes eventos e local onde os amigos se encontravam rotineiramente.
Narciso Simão, parceiro de grandes bagunças, infelizmente faleceu muito novo. Em nossas viagens para o Paraguai, quando íamos para jogar bola e era a última coisa que fazíamos por lá, ele era atração cantando e tocando ao violão músicas que entavam até mesmo os grandes músicos paraguaios.
Belinha Iurk, de Irati, é prima da 'minha' Elvira e sempre estava presente nas festas do Clube 10. No carnaval então, era presença certa.
Carlinhos Teodoro, que essa semana comemorou aniversário, no mesmo dia que o filhão José Afonso, é secretário municipal e sempre participou da vida política mourãoense, sem deixar de aproveitar, muito bem, a vida.
Semeire, filha do ex prefeito Augustinho Vecchi, é artista plástica, com destaque para os belos trabalhos que faz com mosaícos.
Daisy Schen é professora em Curitiba. Joaquim Montas é agricultor em Campo Mourão e Lorene de Oliveira, senhora Valdir Veloso, é professora em Campo Mourão.
O Beto Williams, volta e meia, encontro pela cidade. O Celso Persegona, irmão mais velho do meu brother João Silvio, não vejo há muitos anos. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Celso Persegona, Beto Williams, Isabel "Belinha Iurk", Carlinhos Teodoro, Neiva Simão, Narciso Simão (in memorian), Semeire Vecchi, Daisy Solange Schen, Joaquim Montans, Lorene de Oliveira

Bezerra da Silva - "A semente"



José Bezerra da Silva (Recife, 23/02/1927 — Rio de Janeiro, 17/01/2005) foi um cantor, compositor e violonista, percussionista e interprete brasileiro dos gêneros musical Coco e Partido Alto, sub-gêneros do Samba. Considerado o embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical, também é considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto.

Perdeu, Playboy!

Tempos atrás, o compadre Nelson Bizoto comentando sobre a nova Capela Mortuária do Prever em Campo Mourão, dizia: ficou tão bonita que dá até vontade de morrer!
Olhando as fotos abaixo, por um momento, e apenas por um momento, me deu vontade ser traficante no México. Se não existisse a Polícia...
Enviadas pelo Betinho Nogarolli, fotos mostram a casa de um traficante preso pela polícia mexicana.






Pequena parte do dinheiro encontrado na casa (dolares e euros)


Já dizia o sambista Bezerra da Silva "Se malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem".

Leitura turbina o cérebro e combate a insônia

Hábito pode adiar a perda da memória associada à idade

Quantos livros você já leu ao longo da vida? Se você consegue contá-los na ponta dos dedos, foram poucos. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, sob encomenda do Instituto Pró-Livro, mostrou que 45% da população do país não têm o costume de ler. Quem engrossa esse percentual provavelmente não tem ideia dos benefícios que a leitura traz.

Uma pesquisa realizada pela Clínica Mayo, em Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que ler livros como passatempo pode adiar a perda da memória associada à idade. O estudo contou com 200 pessoas entre 70 e 89 anos com leves lapsos de memória. Aqueles que, na meia idade, se ocuparam com leitura, jogos ou hobbies apresentaram 40% menos risco de ter o problema. "Uma boa leitura pode relaxar, aguçar a criatividade, aumentar o vocabulário e o conhecimento", explica a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore.

Muita gente atribui leitura escassa à falta de tempo. Nas horas vagas, as pessoas dão preferência a outros hábitos, como ver televisão. A leitura, principalmente de livros, é algo relacionado à infância: aquela história que os pais contavam antes de dormir ou o livro cheio de figuras que era obrigatório na escola.

Por isso também ler se torna uma atividade magnífica. Libera a imaginação e faz você ser criança novamente. "Livros de ficção nos fazem viajar por um mundo de possibilidades ainda não exploradas. Os romances que descrevem viagens por lugares antes desconhecidos nos levam para longe da nossa rotina, deixando-nos por algum tempo relaxados e dando asas à nossa imaginação", complementa a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama terapêutico.

A leitura ainda é um ótimo remédio para quem tem problemas para dormir. "Ler algo por distração é extremamente relaxante e calmante, por isso é indicado para quem sofre de insônia", afirma a psicóloga.

Por todos esses motivos, realizar uma leitura com frequência pode fazer maravilhas pela sua vida. A psicóloga Claudia Finamore explica que ler é um trabalho mental grandioso, pois exige uma atividade bem estimulada que traz muitos benefícios para a saúde cerebral.(via: Minha Vida)

Viagem: escolha a sua

Vou lhes oferecer duas opções de viagem:

A primeira foi enviada pela 'minha' Elvira, a cidade do Rio de Janeiro, a mais linda do mundo. Clique aqui e faça um voo pela Cidade Maravilhosa


A segunda foi enviada pelo meu amigo Betinho Nogarolli, que hoje vive em Orlando (USA), mas essa é para aqueles que gostam de viver perigosamente - se bem que o Rio de Janeiro...-, conhecer de pertinho o Vulcão Kawah Ijen, em Java Oriental, Indonésia.


Em junho de 2010, uma equipe de cientistas e exploradores pisou na margem do lago de lava fervente nas profundezas da cratera do Nyiragongo, no coração da região dos Grandes Lagos da África. A equipe tinha sonhado com isso: caminhar às margens do lago de lava, a maior do mundo. CLIQUE AQUI e veja fotos da fotógrafa Paula Nelson.

1 de junho de 2011

Clube dos Trinta - Campo Mourão PR

Mostro, mais uma vez, um timaço que disputou campeonato interno no Clube dos Trinta, no começo dos anos oitenta, quando utilizavam a Chácara da família Likes, altos do Conjunto Cidade Nova.
Nessa época, o Adionir ainda participava como jogador. Primeiro e único presidente do Clube, atualmente ele se contenta em organizar os eventos por lá.
Alguns dos amigos da foto, Ivar, Caxinha, Heitor, César, Nelsinho e Tucho, não participam mais do Clube nos dias de hoje, infelizmente. Heitor ainda aparece por lá uma vez por ano, para pagar a janta do dia seu aniversário.
Gildão, que conheci quando ele era funcionário da Retificadora Mourão, do seu Mário Kwistchal, que ficava ao lado da oficina de meu pai, bem em frente onde hoje é a Riva Center, faleceu muito novo. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esquerda para a direita): Irineu 'Caxinha' Ferreira Lima, Heitor Tavela, Gildão (in memorian) e Ivar Tonet.
 agachados: Nelsinho Cabeleireiro, César Vigilato, Luiz Ancelmo 'Tucho' Sequinel, Adionir '1º e Único' Ramos e Versi Sequinel

Madrugada - "Majesty"


Madrugada era uma banda de rock norueguesa formada na cidade de Stokmarknes, em 1995. Era formada por Frode Jacobsen (baixo), Sivert Hoyem (vocais) e Robert Buras (guitarra). Após a morte de Buras em 2007, Hoyem e Jacobsen decidiram terminar a gravação de seu mais recente álbum.
Intitulado Madrugada, ele foi lançado em janeiro de 2008. Após o lançamento,  a banda anunciou que iria se separar depois da última turnê. O último concerto aconteceu em novembro de 2008, em Oslo, Noruega.
O nome Madrugada foi sugerido pelo poeta e escritor Øystein Wingaard Wolf.

Mude suas palavras, mude seu mundo

Instantâneos









Livro pra inguinorantes

Publicado no Blog do Novaes - 16/05/2011

Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!

A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.

A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.

Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que “o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos”. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática é que é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar.

(Carlos Eduardo de Agostini Novaes (Rio de Janeiro, 13/08/1940) é advogado, cronista, romancista, contista e dramaturgo brasileiro)

(Dica do Luiz César Alves, o professor Luizinho)

31 de maio de 2011

Taça Maringá de Handebol Master - 2011

Os veteranos e pioneiros atletas do handebol masculino mourãoense participaram da 13ª Taça Maringá de Handebol Master, que é realizada anualmente com o objetivo principal de proporcionar o encontro da velha é ótima guarda do handebol nacional.
O evento foi realizado de 27 a 29 deste mês, em Maringá, claro!, e teve a seguinte classificação final:
1º lugar- Esporte Clube Pinheiros - São Paulo
2º- Campo Mourão PR.
3º- Maringá PR.
4º- Blumenau.

A delegação mourãoense contou com os atletas Cezar Bronzel, Walmir Ferreira Lima, Luiz Carlos Prates, Richardson Gonçalves, Jonas Rodrigues, Ubirajara Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Marcelo Silveira e Carlos Koch. As fotos foram enviadas pelo meu mano Walmir. Clique nelas para ampliar.

Delegação mourãoense - Taça Maringá Handebol Master - 2011

As equipes posando juntas - Taça Maringa Handebol Master - 2011

Birão Rodrigues ergue troféu de vice campeão, entre os craques Zé Luiz e Teixeira (Maringá) - Taça Maringá de Handebol Master - 2011

Birão, ao fundo à esquerda, Walmir, Richardson e Boles - Taça Maringá Handebol Master - 2011

Chico Buarque e Paula Toller - "Dueto"


Afinal, cinto de segurança salva ou não?

Na escolinha do professor Raimundo

Dica: site de vídeos de música

Meu amigão Ione Paulo Sartor enviou a dica abaixo, de um site fantástico, para passar horas assistindo vídeos com seus cantores/bandas preferidas.
Na página inicial aparece fotos de vários deles (como abaixo), é só clicar nela e abrirá todos os vídeos disponíveis do artista escolhido ou, se preferir, digite o nome dele na caixa de pesquisa e aproveite.


CLIQUE AQUI para visitar o site.

30 de maio de 2011

Campo Mourão - PR - Praça Getulio Vargas

O escritor e historiador mourãoense Jair Elias me enviou a foto logo abaixo, que mostra a Campo Mourão do início dos anos 40, antes mesmo da cidade se emancipar. Nela vemos o local onde atualmente tem a Praça Getulio Vargas com um pequeno bosque de Copaíbas, que existe até hoje aos cuidados do Instituto Santa Cruz.

1940 - Campo Mourão - onde hoje é a Praça Getulio Vargas

Na internet encontrei essas fotos, abaixo, que mostram o mesmo local anos depois. Clique nas imagens para ampliar.

Vista aérea - Início dos anos setenta. Catedral São José começava a perder seus tijolinhos à vista

A primeira rodoviária de Campo Mourão (junto à Praça Getulio Vargas) - anos 50

Praça Getulio Vargas - Campo Mourão - PR - 1964

Instituto Santa Cruz - 1970

Rodoviária de Campo Mourão - 1971 (ao fundo, o bosque de Copaíbas)

Campo Mourão - 2010

Campo Mourão - 2010 - Praça Getúlio Vargas (coreto)

Campo Mourão - 2010 - Praça Getúlio Vargas

Campo Mourão - 2010

Para saber mais, CLIQUE AQUI e visite o Blog do Wille Bathke Jr.

Paralamas do Sucesso - "Lanterna dos Afogados"


Dia 11 de junho tem show do Paralamas do Sucesso no Espaço Unique, em Campo Mourão. Ingressos são limitados e restam poucos para a venda, garanta já o seu pelo fone 9925 2268 (Carlinhos)!

Saúde: Cinco Razões Para Você Comer Alho

O alho é muito mais que um tempero que realça o sabor dos alimentos. Ele é um poderoso medicamento natural com propriedades antiinflamatórias, antiviral, antibacterianas e muitas outras que ainda vamos falar com detalhes. No momento vou resumir em apenas 5 bons motivos pra você comer alho:

    * Melhora os níveis de colesterol geral;
    * Reduz a pressão alta e a formação de coágulos reduzindo assim, o risco de AVC e infarto.
    * Combate infecções respiratórias;
    * Minimiza os sintomas de resfriados e reduz as dores de garganta;
    * Reduz a infecção por fungos.

Comendo o alho cru, de preferência amassado, você extrai o máximo de potencial desse alimento. O alho, quando é amassado, ele libera suas enzimas e um importantíssimo componente chamado alicina. A alicina juntamente com as enzimas que existem no alho, se transformam em ajoeno quando ele á amassado e não picado. O ajoeno é que podemos considerar o principal componente do alho. Ele ajuda a diminuir o colesterol - LDL, conhecido como colestorol ruim, e aumenta o colesterol HDL, conhecido como bom.
 
Além de amassar o alho, segue mais outras maneiras de obter o ajoeno:
  1. Fritando ligeiramente. O cozimento libera o ajoeno. Mas...é ligeiramente. Não é para torrar o alho;
  2. Cozinhando-o com tomate ou acrescentando outros alimentos ácidos. Saiba que a mínima quantidade de alho já libera o ajoeno;
  3. Essa é boa: acrescente um pouco de vodka ao alho amassado, o suficiente para cobri-lo. Cubra o recipiente, de preferência de vidro, apenas com um guardanapo. Deixe em repouso por cinco dias e a mistura está pronta. Você pode usá-la para temperar seus alimentos.  Dá para notar que essa é uma receita russa?
  4. Uma forma grega de extrair o ajoeno: amasse-o com queijo tipo feta (queijo ácido de cabra) e azeite de oliva extravirgem.
Essas receitas foram tiradas do livro "Doenças Cardiovasculares - Verdades e Mitos" do Dr. Sérgio Puppin. (via estoubeim Medicina Natural)

Alemão. Só não aprende quem não quer

Vi esse texto, enviado pelo poliglota Dico Kremer, no site do Fábio Campana. Aprenda!

A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição.
Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos hotentotes (em alemão “Hottentotten”).

Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter), cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-las das intempéries. Estas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e quando possuem em seu interior um canguru, chamamos ao conjunto de “jaula coberta de tela com canguru” (Lattengitterkotterbeutelratten).

Um dia, os hotentotes prenderam um assassino (Attentäter), acusado de haver matado uma mãe (Mutter) hotentote (Hottentottermutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Esta mulher, em alemão, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente, Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.

No livro, os índios o capturaram e, sem ter onde colocá-lo, puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter). Mas, incidentalmente, o preso escapou. Após iniciarem uma busca, rapidamente vem um guerreiro hotentote gritando:

- Capturamos um assassino (Attentäter)
- Qual?? – pergunta o chefe indígena

- O Lattengitterkotterbeutelrattenattentäter – comenta o guerreiro.

- Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? diz o chefe dos hotentotes:

- Sim – responde a duras penas o indígena – O Hottentottenstottertrottelmutteratentäter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo).

- Ah, demônios – diz o chefe – você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentäter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo que estava na jaula de cangurus coberta de tela).

Assim, através deste exemplo, podemos ver que o alemão é facílimo e simplifica muito as coisas. Basta um pouco de interesse.

Onde as crianças do mundo dormem

James Mollison viajou ao redor do mundo e decidiu criar uma série de fotografias mostrando os quartos infantis por onde passava. As fotografias foram depois compiladas em um livro intitulado Onde as criança dormem. Cada par de fotografias é acompanhada por uma legenda estendida que conta a história da criança. As diferenças entre um e outro espaço do sono é impressionante.
Mollison nasceu no Quênia em 1973 e cresceu na Inglaterra. Depois de estudar arte e design na Universidade de Oxford Brookes, e cinema e fotografia em Newport School of Art and Design, ele se mudou para a Itália para trabalhar no laboratório criativo da fábrica da Benetton.

Lamine, 12 anos, vive no Senegal. As camas são básicas, apoiadas por alguns tijolos. Aos seis anos, todas as manhãs, os meninos começam a trabalhar na fazenda-escola onde aprendem a escavação, a colheita do milho e lavrar os campos com burros. Na parte da tarde, eles estudam o Alcorão. Em seu tempo livre, Lamine gosta de jogar futebol com seus amigos.

Tzvika, nove anos, vive em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia. É um condomínio fechado de 36.000 Haredi. Televisões e jornais são proibidos de assentamento. A família média tem nove filhos, mas Tzvika tem apenas uma irmã e dois irmãos, com quem divide seu quarto. Ele é levado de carro para a escola onde o esporte é banido do currículo. Tzvika vai à biblioteca todos os dias e gosta de ler as escrituras sagradas. Ele também gosta de brincar com jogos religiosos em seu computador. Ele quer se tornar um rabino, e sua comida favorita é bife e batatas fritas.


Indira, sete anos, vive com seus pais, irmão e irmã, perto de Kathmandu, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto, com uma cama e um colchão. Na hora de dormir, as crianças compartilham o colchão no chão. Indira trabalha na pedreira de granito local desde os três anos. A família é muito pobre para que todos tenham que trabalhar. Há 150 crianças que trabalham na pedreira. Indira trabalha seis horas por dia além de ajudar a mãe nos afazeres domésticos. Ela também frequenta a escola, a 30 minutos a pé. Sua comida preferida é macarrão. Ela gostaria de ser bailarina quando crescer.


Kaya, quatro anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas. A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos e gostos -Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos, perucas e um sem contar de brinquedos. Quando vai à escola fica chateada por ter que usar uniforme escolar. Suas comidas favoritas são a carne, batata, morango e pêssego. Ela quer ser cartunista quando crescer.


Douha, 10, mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia. Ela divide um quarto com outras cinco irmãs. Douha frequenta uma escola, a 10 minutos a pé, e quer ser pediatra. Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Posteriormente, os militares israelenses destruíram a casa da família. Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.

A casa para este garoto e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Romênia de ônibus, depois de pedir dinheiro para pagar as passagens. Quando chegaram em Roma, acamparam em terras particulares, mas foram expulsos pela polícia. Eles não têm documentos de identidade, de forma que não conseguem um trabalho legal. Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém de sua família foi um dia para a escola.



Thais, 11, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos no Rio de Janeiro, Brasil. Ela divide um quarto com a irmã. Vivem nas vizinhanças da Cidade de Deus, que costumava ser conhecida por sua rivalidade de gangues e uso de drogas. Thais é fã de Felipe Dylon, um cantor pop, e tem pôsteres dele em sua parede. Ela gostaria de ser modelo.

Leia mais em Metamorfose Digital. (enviado pela 'minha' Elvira)