11 de março de 2011

Baú: AgroFior Futsal

Enviado pelo Marcélio "Marreco", recorte de jornal mostra foto da equipe da Agro Fior que disputou campeonato de futsal de Campo Mourão, no final dos anos 80.
Marcélio Szydlowski trabalha atualmente, e desde sempre, no Departamento de Administração de Frotas da Coamo.
Na foto, aparecem grandes amigos que fiz no esporte: Lucas, funcionário da Copel que não se chama Lucas e sim João Carlos (!?), Marcélio, Benê, Jacinto, Jaime e Valmorzinho, além do João Maria, já falecido, irmão do Santo Antonio, que era uma ótimo jogador de futebol de campo. No jardim Santa Cruz, em Campo Mourão, merecidamente, tem uma quadra coberta com o nome dele.
A foto não ficou das melhores, mas vale o registro. Clique nela para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): ..., Lucas, Jacinto Dorneles, Benê, Eder e Jaime Fiore
agachados: Marcos, João Maria Ferreira (in memorian), Carmo, Valmor e Marcélio "Marreco" Szydlowski

Música do dia: Vinicíus de Moraes e Toquinho - "Tarde em Itapuã"


Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19/10/1913 — Rio de Janeiro, 9/07/1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Toquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, (São Paulo, 6/07/1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro.
O apelido Toquinho foi dado por sua mãe e já aos quatorze anos Toquinho começara a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira.
Em 1970, compos, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacou-se a canção Aquarela.
Tarde em Itapoã é uma composição de Vinicius e Toquinho

Lançamentos e mais locados Casablanca Videolocadora









OS MAIS LOCADOS DE FEVEREIRO

1º-  Tropa de Elite II ... policial
2º-  O Último Mestre do Ar ... ação
3º-  Eclipse ... romance/aventura
4º-  Os Mercenários ... ação
5º-  Juntos Pelo Acaso ... romance
6º-  Nosso Lar ... drama
7º-  Aprendiz de Feiticeiro ... aventura
8º-  Salt ... ação
9º-  Resident Evil IV ... terror/ação
10º- Caso 39 ... drama/suspense

Aula de gestão

Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas.
No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram suas terras.
Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora.
O fazendeiro levanta o balde e responde: - Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!

Conclusão: "A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente".


(enviado pelo Antonio Kiwel)

Alguém sabe explicar o que é isso?

10 de março de 2011

Baú: os Brizola Maciel - 1969

(da esq. para a direita): Egídio, Ênio, Euro, José Eugênio, Élio e Eloy Maciel Filho
Com a ajuda do Élio, meu amigo e sogro de meu sobrinho Wandinho, mostro a ala masculina dos filhos da dona Elza e do seu Elói Maciel, que foram os pioneiros do rádio em Campo Mourão. Dona Elza, que fará 85 anos agora no final de março, por anos foi a gerente da Rádio Colméia. Lembro do escritório de contabilidade do seu Elói, sempre cheio de gente (clientes e filhos, claro). Ele faleceu em junho de 1995.
Élio foi colega nos tempos do Colégio Estadual e nas aulas de reforço de matemática com a professora Maria do Carmo.
Ênio Maciel e eu trabalhamos juntos na Rádio Colméia. Hoje ele administra loja de cds e dvd´s, que funciona em frente ao Sorvetão.
O advogado, sociólogo e professor José Eugênio Maciel (eu só o chamo de Gudé) é uma das pessoas mais cultas, inteligentes e divertidas que conheço (normalmente, os inteligentes são de difícil convivência. Ele não! É uma ótima companhia, conta histórias como poucos e mantem uma coluna na Tribuna do Interior que não perco nunca).
O Elóizinho, que era deficiente auditivo, faleceu em junho do ano passado
Na foto, que foi tirada em 1969, na praça da Matriz em Campo Mourão, não estão as irmãs Maria do Desterro e Edni (que residem em Curitiba), Rosira, Edna e Edni (Campo Mourão) e Elzinha (Balneário Camboriú). Clique na imagem para ampliar.

Música do dia: Phil Collins - 'Do You Remember'


Cantor Phil Collins anuncia aposentadoria
O cantor, baterista e ator britânico Phil Collins, que fez sucesso com a banda Genesis e em carreira solo, anunciou em seu site que decidiu se aposentar. A imprensa nos últimos dias trazia relatos conflitantes sobre as intenções de Collins se aposentar ou não. “É um completo mistério como eles foram impressos, já que não falo há meses com ninguém da imprensa,” escreveu o artista de 60 anos.

Ele negou que tenha tomado a decisão de abandonar a carreira devido a críticas negativas, por ser maltratado pela imprensa, por não se adequar aos novos tempos ou por não se sentir querido. “Eu estou parando para que eu possa ser pai em tempo integral e diariamente para os meus dois filhos pequenos,” afirmou ele.

Collins disse que algumas reportagens o trataram como um “esquisito atormentado,” mas tranquilizou os fãs dizendo “não ter necessidade de uma camisa de força.” Ele não fez menção a rumores de que teria decidido se aposentar por problemas de saúde, incluindo danos nos nervos das mãos.

Autor de hits como “In the Air Tonight” e “Against All Odds”, Collins ganhou vários prêmios Grammy e um Oscar pela trilha sonora do filme “Tarzan”, além de ter vendido 100 milhões de álbuns como artista solo. 
Com o Genesis, vendeu cerca de 150 milhões de álbuns. 

No urologista

funny gifsUm homossexual foi ao médico.
O clínico fez-lhe um toque retal, uma anuscopia, uma rectosigmoidoscopia e, por fim, receitou-lhe um antinflamatório… em supositórios.
O homossexual, com um olhar muito meigo, voltou-se para o médico e disse:
- Ah, doutor! O senhor me estraga com tantos mimos!

Hora certa à italiana

Dicas para o dia a dia

Se funciona ou não, só testando.
Formigas
As formigas odeiam pepinos. Manter a pele do pepino perto de onde passam ou de um buraco vai espantá-las.



Gelo puro
Para obter gelo puro e limpo, ferva a água antes de congelar.


Chiclete em roupas
Para retirar chicletes das roupas, mantenha o pano no freezer por uma hora.

 

Roupas brancas
Para clarear roupas brancas, mergulhe em água quente com uma fatia de limão por 10 minutos.

Cebolas
Para evitar lágrimas ao cortar cebola, masque chicletes.

Tinta de caneta
Para remover tinta de caneta da roupa, use pasta de dentes. Coloque sobre as manchas de tinta de forma generosa e deixe secar completamente. Depois lave.



Ratos
Pimenta do reino em lugares onde eles costumam passar. Eles irão fugir ou procurar outro caminho.

9 de março de 2011

Baú: Campo Mourão Futsal 1976

Do álbum do Itamar Tagliari, foto de 1976 mostra a Seleção de Campo Mourão de futsal.
Nela estão alguns dos principais jogadores mourãoenses de todos os tempos, quase todos integrantes da Associação Tagliari (da formação original faltam o Carlão Tagliari, o Ione Sartor, o Luizinho Kloster e o Ivando "Rancho" Capato - deviam estar contundidos!).
Seu Itacir, patriarca da família Tagliari, foi o grande incentivador do time que começou com os irmãos Itamar, Vanderley e Carlão. Lembro dele, sempre que íamos viajar, pedindo para os filhos terem cuidado na estrada, disciplina nas partidas e zelo pelos mais jovens. Ele faleceu em maio de 2004.
James foi um dos melhores jogadores que vi atuar, mandava bem no futsal e melhor ainda no futebol de campo. Ele mora atualmente em Toledo.
Itamar, que jogava sempre de óculos, também jogava como poucos (por causa dele, sempre joguei com a camisa número dois). Depois que parou de jogar, tornou um premiadíssimo treinador da modalidade.
Beline, o rei da raça, é o jogador que mais títulos conquistou para o futsal mourãoense: dois Jogos Abertos do Paraná, em Paranavaí/1975 e Guarapuava/1988, e duas Taças Paraná (atual Chave Ouro), em Paranavaí/1979 e Guarapuava/1980. Depois de anos morando na região de Toledo, gerenciando entreposto da Coamo, Beline foi transferido para a vizinha Araruna.
Louri foi, disparado, o melhor goleiro de futsal que a cidade já teve. Ele mora em Curitiba, curtindo merecida aposentadoria como funcionário do Banestado.
Gilmar Fuzeto, também funcionário da cooperativa mourãoense, como já disse anteriormente, foi vitorioso como técnico do futsal e do handebol feminino da cidade.
O menino, na foto, que 'morava' na Cancha Tagliari e que era o mascote de todas as equipes que ali jogavam é o Márcio Nunes, que atualmente representa muito bem Campo Mourão, fazendo parte do governo Beto Richa, como presidente do Instituto de Águas do Paraná. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Itacir Tagliari (in memorian), Gordinho, James Klank, Paulo Gilmar Fuzeto, Itamar Tagliari, Louri da Silva e Juacir Piacentini
agachados: Márcio Nunes, Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Fernando "Japônes" e Carocinho

Música do dia - Inti Illimani 'Alturas'


Inti-Illimani é um conjunto musical chileno, formado em 1967. É, junto com Quilapayún um dos grupos mais conhecidos internacionalmente, pertencentes ao movimento Nueva Canción Chilena. Seu nome significa "Sol-Illimani" em idioma aimará.

PODE SER QUE ELA NÃO DÊ VOTO, MAS TIRA

Tem coisas que parecem só acontecer em minha cidade. Para instalar uma necessária segunda vara da Justiça Federal em Campo Mourão, alguns gênios ventilaram a possibilidade de utilizar um pouco do espaço da Biblioteca Municipal Professor Egidio Martello. É pouco utilizada, justificam os defensores da estúpida ideia... se for assim, tem outros espaços bem menos utilizados na administração mourãoense, começando pelo próprio paço municipal. 
Não sou daqueles que acham que está tudo errado, enxergo e mostro sempre que posso os acertos de nossos administradores, mas cogitar diminuir um espaço cultural para utilizar para outra área qualquer é coisa de energúmeno.
Não sou a pessoa mais indicada para discutir o tema, por isso, mostro, abaixo, o texto que o José Eugênio Maciel, advogado, professor e sociólogo, escreveu em sua coluna no diário mourãoense A Tribuna do Interior. Vale a pena a leitura!

“A colheita é comum, mas o capinar é sozinho”
João Guimarães Rosa


A que ponto a cidade chegou ou não chegou a ponto algum, Campo Mourão à deriva no que diz respeito à Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello e à Estação da Luz. A possibilidade de reduzir o espaço e as instalações por si só foi um afronta à cultura de um modo geral e não apenas aos livros e as demais atividades inerentes à Fundação Cultural.
Tão absurda e torpe quanto à aludida possibilidade foi ter que ouvir “a boca pequena” daqueles com “orelhas bem grandes” que a Biblioteca é bem pouco frequentada, daí o motivo suficiente para colocar a Justiça Federal até que ela tenha o seu espaço próprio.
Foi com grande naturalidade, especialmente nas conversas de botecos e nos endereços eletrônicos que publicam manifestações anônimas, meio peculiar dos covardes e irresponsáveis que gostam de opinar apocrifamente, não faltaram aqueles que apóiam “o melhor aproveitamento” da Estação da Luz.
Quem sabe, além da cessão da Biblioteca, poderia ser proposto o imediato fim dela, colocando na praça uma montanha de livros para serem queimados porque ninguém lê e cultura não serve para nada. Mas existe verdade, no Brasil lê-se muito pouco e não apenas livros, a nossa baixa escolaridade e a qualidade do ensino nos põem como País do terceiro mundo – por não existir o quarto mundo. Ou, se preferir, o primeiro em termos de submundo.
A biografia rica e marcada inegavelmente sobretudo na educação da nossa cidade e da região do professor Martello não mereceria jamais tamanho acinte, deboche, incompetência. Aventar a possibilidade de dar outro destino mesmo que provisoriamente foi uma tentativa de esfacelar o papel da cultura, que chegou sim a ser ameaçada por quem evidenciou a falta de compromisso.
Queimem os livros e as ideias libertárias se incendiarão em favor da necessidade da luta em defesa da cultura, especialmente a literária.
Lamentavelmente, mesmo que pública e formalmente não reconheçam, o poder público municipal foi obrigado a recuar, haja vista o financiamento do dinheiro público especificamente para tal obra, não podendo se desviar da finalidade anteriormente estabelecida. Assim sendo, logo veio o populismo dizendo que tudo não passou de boataria, que era invencionice e tudo mais, “e viva a cultura”.
Embora não sejam todos e o fato não seja peculiar a Campo Mourão, mesmo assim é profundamente triste e revoltante que pessoas estejam mais interessadas no que acontece “na casa mais vigiada do Brasil” e votem no candidato que lhe dar algum benefício pessoal como linguiçada ou um gole de pinga e assegura os ditos programas sociais que as leve a acomodação plena, e todas elas a aplaudirem o que lhes convier. Elas dão votos e para perdê-los bastaria oferecer-lhes livros! Para que servem livros? Livros não dão votos! E o voto dos ignorantes é mais numeroso e fácil de obter.
É imperioso que outro local seja providenciado, afinal, o espírito da “obraiadada” não irá deixar que tudo se perca. Teme-se, novamente se fosse inprovisada a Justiça Federal no lugar da Biblioteca, que o provisório fosse por longo tempo o definitivo, tão qual a morosidade das práticas judicantes tão comuns no Brasil a fora, quando a ideia de Justiça supõe mero arcabouço infraconstitucional, distante da sede de justiça social, que, nos dizeres de Monteiro Lobato bem resumem uma lição longe de efetivamente ser aprendida, “Um país se faz com homens e livros”.

Bugatti Veyron: o carro mais caro do mundo


A origem deste carro remete a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significa Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuia um motor demasiadamente complexo.


O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, que combina 2 motores em V de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma grande potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 288 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Ao todo são 64 válvulas,mais conhecido por ter a capacidade de atingir 407,14km.


Com bastante tecnologia, ele também tem uma boa aerodinâmica, o que não o deixa sair decolando. Para manter uma boa sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados o suficiente para essa maquina ganhar o premio de melhor estabilidade do mundo.


O Bugatti Veyron, custa US$ 1,7 milhões de dólares, sua produção é manual e anualmente são produzidos apenas 50 exemplares. É o carro mais veloz do mundo! Para se ter uma idéia a 407 km/h você percorre um campo de futebol por segundo! (via: colunas de hercules)

Cobra morre após morder seio de modelo com silicone

Uma cobra morreu após morder um seio de uma modelo em uma sessão fotográfica para um ensaio sensual em Israel.

A modelo foi levada para o hospital e não sofreu nenhuma consequência do ataque, mas o animal acabou morrendo por intoxicação.

A substância venenosa ingerida pelo animal foi o silicone da modelo.

7 de março de 2011

Baú: Carnaval em Campo Mourão

Dia de relembrar os bons tempos de Carnaval em Campo Mourão. Nos anos setenta, oitenta e noventa, a competição não era apenas entre os blocos de carnaval, os Clubes 10 de Outubro, Mourãoense e Country também competiam para fazer os melhores bailes da cidade, que para mim eram os melhores do mundo.
Lembro de nossa turma se organizando para fazer nossas fantasias, que muitas vezes eram apenas camiseta e shorts, mas serviam para identificar o bloco. Do tempo em que podíamos ir aos bailes noturnos e levar os filhos ainda muito novos, época em que todos não só se respeitavam, mas cuidavam uns dos outros.
Amigos de todos os cantos vinham participar do que era considerado uns dos melhores carnavais de clubes, do interior do Estado.
Esse ano, o único baile que o belo salão do Clube 10 presenciou foi um promovido pela Fundação de Esportes e pela Secretaria da Ação Social para a terceira idade. 
Infelizmente, lembro também, que a ridícula e burra rivalidade entre alguns blocos, no final dos anos 90, acabou com toda essa alegria. Pena! Clique nas imagens para ampliar.

Carnaval de 1992

Bloco Infantil Bebe Legal - 1995


Bloco Máfia (foto Tribuna do Interior)

Bebe Legal - 1994

Música do dia: Imperio Serrano - 'Bumbum Paticumbum Prugurundum'


Considerado um dos melhores sambas-enredo de todos os tempos, Bumbum Paticumbum Prugurundum ajudou a Império Serrano a conquistar o título do desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro de 1982. Desde então, a Império não ganhou mais nenhuma vez. 

Quero ver ter coragem de queimar

Filmado na fábrica de velas Holland House, em Holland (Michigan - EUA)
Vídeo mostra Valerie esculpindo uma vela estilo Garden, que vende por U$ 40.
Visite o site oficial: www.hollandhousecandles.com



(do Sedentário e Hiperativo)

Turismo: Havasu Falls - Arizona EUA

A Havasu Falls é uma cachoeira que fica dentro da "Reservation Havasupai", na região do Grand Canyon, Arizona (EUA).
Para desfrutar dessa beleza, é preciso caminhar aproximadamente 19 km.







CIPA no Couto Pereira


(enviada pelo Luiz Paulo Schen)