28 de janeiro de 2011

Baú: Fertimourão Fusal - 1984

No primeiro ano que formamos uma equipe de futsal pela Fertimourão conquistamos o título do principal campeonato mourãoense de 1984.
Na adolescência jogavamos sempre juntos, primeiro pelo Caramuru e depois pelo Beccari Futsal na época da Cancha Tagliari. 
Alguns de nós sairam da cidade para fazer faculdade e depois de formados voltamos a disputar juntos a modalidade que Campo Mourão adora.
Não tenho certeza, mas parece que nessa primeira conquista enfrentamos e vencemos o ótimo time da Joper Tapeçaria na partida final.
Louri da Silva, o melhor goleiro da história do futsal mourãoense, era nosso treinador.
Lincoln Rodrigues, atualmente vivendo em Camboriú, mostra sempre essa foto para os filhos, afirmando que já jogou em alto nível (hehe). Até no gol ele jogou nesse campeonato!
Renan, Marcelo, Dealmir, David, Sebastião, Getulinho e eu fizemos parte da seleção mourãoense que conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná em Guarapuava, em 1988. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Joel Coitinho, Tauillo Tezelli, Lincoln Rodrigues, Renan Salvadori, Marcelo Silveira, Dealmir Salvadori e Louri da Silva.
agachados: Pedro Ivo Szapak, Davi Miguel Cardoso, Sebastião Carlos Mauro, Getulinho Ferrari e Luizinho Ferreira Lima.

Música do dia: Blake Shelton - Wildflower



Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 2: Fertimourão

Com surpresa recebo, às 18 horas de uma terça-feira, o recado do técnico da Fertimourão, Futrika (foto), para apanhar mais dois jogadores e seguir para Paranavaí, onde enfrentaríamos, naquela noite, a equipe da casa pela semifinal da Copa Tibagi. Apanhei os dois e seguimos para um jogo que eu achava que seria em outro dia. Chegamos e encontramos o Ginásio de Esportes vazio e ninguém para nos receber. Depois de nos informarem que o jogo seria na quinta-feira, dois dias depois, portanto, voltamos para casa, querendo “matar” o “desinformado” que nos fizera viajar inutilmente.
Quinta-feira, a viagem da terça já era motivo de gozação, fomos para Paranavaí decididos a passar à final do único campeonato que nossa cidade nunca tinha conquistado.
Chegando lá noto a falta de nossos goleiros. A turma que seguiu na frente, numa Kombi, não encontrou o Silvio Cintra no local combinado em Engenheiro Beltrão, onde ele trabalhava, e seguiram, entendendo que o Futrika levaria em seguida o outro goleiro, Gerson Turazi, de Araruna. E o Gerson, por motivo de trabalho, não apareceu. Futrika então seguiu viagem com a certeza de que o Silvio já estava lá. Depois de muitas caras feias e reclamações decidiu-se que o Getulinho seria o goleiro. Antes, um outro problema: Renan Salvadori não tinha tênis para jogar, e ele calça número 44 bico largo. Achei que seria fácil resolver e fui pedir para o Pezão, atleta de Paranavaí, um tênis emprestado e ele, amigo de longa data, afirmou que era apelidado Pezão por causa da potência do chute e que calçava número 40. Nessa altura, portanto, já estávamos desfalcados de três atletas.
Jogo equilibrado. O Benê desequilibrando como sempre e o Getulinho defendendo como nunca. Até que na metade do segundo tempo o Getulinho se desentende com o juiz e foi eliminado (acreditem, ele mandou o juiz “tomar no fióte”). Vou para o gol e na primeira bola que o Pezão, para confirmar o que ele disse antes do jogo, chuta para gol e acerta em cheio no meu rosto. Fiquei tão anestesiado que dava para fazer tratamento de canal até três dias depois.
Perdemos o jogo por 4 a 3. Fiquei sem conversar com o meu querido e até hoje prezado amigo Futrika por alguns dias. Aquela foi a última edição da Copa Tibagi. O juiz do jogo, até hoje, ao lembrar do palavrão com que foi ofendido cai na gargalhada.
(publicada no Semanário "Entre Rios", em 27/08/2005)

Retomada da Revolução Farroupilha

Durante o acampamento da Semana Farroupilha no Parque Harmonia, as principais lideranças do Estado do Rio Grande do Sul resolveram retomar a Revolução Farroupilha e enviaram uma mensagem à Brasília:
"Cambada de frouxos: declaramos guerra! Temos 85 mil Cavalos e 90 mil Homens Farroupilhas".
Brasília então responde:
"Aceitamos a declaração. O Exército brasileiro tem 380 tanques, 160 aviões, 98 navios e 2 milhões de soldados."
Após dois longos dias de intensa discussão, a Gauchada responde:
"Retiramos a declaração de guerra...
Não temos como alojar tantos prisioneiros"

(enviada pelo advogado Rubens Sartori)

Separados no Nascimento

O médico Antonio Carlos da Silva e o treinador Joel Santana


Quem viu o Joel jogar diz que ele 'mandava' bem. Antonio Carlos, o Cherry para os amigos de Araruna, eu vi jogando e o fazia muito bem.
Antonio Carlos é médico geriatra, especialista em Clínica Médica, Urgências e Emergências e em Saúde Mental. Ele atende na Clinilife.

27 de janeiro de 2011

Estúpido Cupido na casa do Preto - 1976

Nos anos setenta, em Campo Mourão, era comum a realização de festinhas dançantes nas residências dos amigos. Uma das mais animadas e bem organizada que participei foi na casa do Moacir de Lana, que ficava na rua Brasil esquina com a avenida João Bento, onde hoje funciona uma imobiliária.
Preto, como chamavámos o Moacir, escolheu o tema Estúpido Cupido, que era o nome de uma novela da Globo, que se passava nos anos sessenta. Por dias, Elvira e eu, corremos atrás de roupas para irmos o melhor caracterizado possível. Até sapato de um tio emprestei. Enchi o cabelo (saudade!) de gel, que naquela época tinha outro nome, não sei se Trim ou Glostora, e me diverti muito ao lado de amigos queridos, de quem tenho muita saudades.
Foto mostra eu ao lados das duas Maria Helena, a de Lana e a Pontes Soares e do Betão. Ele eu vejo sempre pela cidade, elas apenas pela internet. Clique na imagem para ampliar.



(da esquerda para a direita: Maria Helena Pontes Soares, Carlos Humberto "Beto" Ferraz, Maria Helena de Lana e Luizinho Ferreira Lima - 1976

Música do Dia: Tina Turner - I Don't Wanna Fight



Tina Turner (nome artístico de Anna Mae Bullock; Nutbush (EUA), 26/11/1939) é uma cantora de R&B, pop, rock e soul, dançarina, além de atriz ocasional e budista. Foi chamada nos anos 1980 de a Rainha do Rock, e nos 90 de a Rainha do Pop por ter uma voz inconfundível e por usar os graves e os agudos de uma forma ímpar, pelos seus shows eletrizantes, pela sua grande presença de palco e pelas suas pernas longas e bem proporcionadas.
"I Don't Wannha Fight", uma composição da britânica Lulu, foi gravada por Tina em 1993 e incluída na trilha sonora do filme autobiográfico What's Love Got To Do With It, que no Brasil se chamou "Tina".

Bicha Muda (com legendas)


Essa entrevista virou hit no You Tube. Brasileiros criaram várias adaptações ao vídeo original. Esse aí de cima já é um deles, pois acrescentaram legendas, ótimas legendas.

Como deveria terminar toda luta!!!

Pra que serve tanta entrada no PC?

Se você é daqueles curiosos, já deve ter se perguntado: pra que servem todas aquelas entradas atrás e no interior do PC? Pra conectar algum dispositivo óbvio!! rsrsrs, mas que dispositivos são esses e pra que servem? É isso que vamos ver aqui e agora!!!
Entradas Exteriores


1. Conector PS2 do mouse.
2. Conector PS2 do teclado.
3. Porta Paralela LTP1, utilizada para conectar impressoras antigas.
4. Porta Serial COM1, utilizada para conectar mouse antigo e impressoras fiscais (aquelas que ficam em terminais de vendas).
5. Porta VGA, utilizada para conectar o monitor.
6,7,9,10. Portas USB, utilizada para conectar pen drives, impressoras, web-cams e qualquer outro dispositivo que tenha o padrão USB.
8. Porta de Rede, utilizada para conectar o cabo de uma rede (cabo UTP, aquele cabinho azul).
11. Conexão auxiliar, utilizada para entrada de som.
12. Conexão de saída de áudio, utilizada para plugar caixas de som.
13. Conexão do microfone, Utilizada para conectar o microfone.

além dessas entradas atrás do gabinete, ainda podem existir portas USB e de conexão de áudio na frente ou lateral do gabinete.

(Via Ver Teck)

26 de janeiro de 2011

Baú: fundação da Fecilcam - 1972

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra cerimônia da fundação da Fundescam, que é a nossa Fecilcam.
A faculdade, segundo o Wikipedia foi fundada pelo prefeito Horácio Amaral em agosto de 1972.
Na foto lá estão os prefeitos Horácio Amaral e o seu sucessor Renato Fernandes Silva, o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, Osvaldo Broza e o professor Ephigênio.
Doutor Horácio faleceu em um acidente de carro em 1974. O historiador e escritor mourãoense, em 2004, lançou o livro "Horácio Amaral, exemplo e desafio", que conta a trajetória do prefeito mourãoense.
Bento Munhoz da Rocha Neto faleceu em 1973.
O Professor Ephigênio faleceu agora em 2010.
Doutor Renato continua forte, tomando seu chimarrão junto com o amigo de sempre o advogado Rubens Sartori, do filho Renatinho e de outros amigos.
Osvaldo Broza também está fortão (se não fosse o ciático, seria um atleta ainda! hahaha). Membro da Academia Mourãoense de Letras, Broza lançou os ótimos livros de crônicas "Caminhos de Casa", editado em 2004 e Campo Mourão em Crônica, editado em 2007.
Tenho a impressão que, bem à esquerda na foto, de bigode, é o Pedro da Veiga, de quem o Jayminho deve ter 'filado' a foto. Clique na imagem para ampliar.
Osvaldo Broza, Horácio Amaral (in memorian), Bento Munhoz da Rocha Neto (in memorian), Renato Fernandes Silva e Ephigênio Carneiro - 1972

Música do Dia: Tadeu Franco - Nós Dois



Tadeu Franco é um cantor e compositor mineiro, estreou profissionalmente em 1984, com o disco "Cativante" (Ariola), produzido por Miton Nascimento, com direção musical de Túlio Mourão e arranjos/regência de Wagner Tiso.
Nós Dois é faixa do disco "Cativante". 


O Penalti mais bem batido



Dica do Getulinho Ferrari

Berbel e a topiária

4gifs.comJoão Berbel, companheirão do Clube dos Trinta, bom de bola, de prato e mais ou menos no Truco, tem um novo passatempo: Topiária, que é a arte de dar formas nas plantas (ver abaixo).
Ao lado, por sugestão do Beto Multimídia, posto uma imagem de um sósia do Berbel por que não encontrei nenhuma foto original dele.


Capelinha

Lavareda

Merentina

Tio Miro

Tonhão



Topiária é a arte de podar plantas em formas ornamentais. A arte da topiária é uma prática da jardinagem que consiste em dar formas artísticas às plantas mediante corte com tesouras de podar.
Para "esculpir" uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de conseguir.

A Importância das Abelhas

Essa semana, enquanto jogávamos Truco no Clube dos Trinta, abelhas insistiam em sentar em nossos copos. Com medo das ferroadas, tentávamos espantar o bichinho. Fiquei intrigado e busquei informação sobre a importância delas para o planeta Terra. Encontrei esse texto abaixo do Rondoniagora.com e um vídeo no You Tube, onde um pesquisador da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), explica num experimento de girassol a importância das abelhas em nossas vidas e como acontece a polinização... Fiquei impressionado

"Se não existisse o homem no planeta, nada mudaria. Faltando as abelhas, sem a polinização, seriam extintas a flora e a fauna, não haveria florestas, lagos e rios. A terra seria um deserto".

Estamos iniciando a era eco-planetária e dentro dessa visão de convivência racional entre o homem e a natureza soa um alerta geral sobre a importância das abelhas na natureza como agente polinizador que propicia a existência de vida no planeta.
Uma colméia com 60 mil abelhas, poliniza 6 milhões de plantas. Neste contexto, as abelhas têm um papel estratégico pelo relevante serviço da polinização cruzada, que são responsáveis por fecundar 73% dos vegetais da nossa flora brasileira, gerando assim alimento para a fauna silvestre e para nós seres humanos. Atividade que mesmo com toda tecnologia da atualidade não existe outro método para substituí-la.
Em referência ao desmatamento, é preciso perceber que para as abelhas nativas tem vários significados negativos: é a eliminação do recurso floral (alimentação), a destruição de locais para nidificação e o extermínio das colônias que estavam abrigadas nas árvores cortadas. Enquanto para algumas espécies animais é possível fugir do local onde há destruição da vegetação, no caso das abelhas nativas significa sua eliminação, o extermínio da colônia. Outra ameaça é a mercantilização da ecologia, ou seja, a "necessidade" de dar um valor econômico ou justificativa de lucro para as atividades que envolvam a conservação ambiental.
Por exemplo: Em 2007, nos EUA, as abelhas começaram a sumir em cerca de 22 estados segundo relato de apicultores, o que afetou em muito as safras da época, já que gerou um desequilíbrio no ecossistema local.


25 de janeiro de 2011

Baú: professores bons de aula e de bola - 1979

Fornecida pelo professor Jáder, foto mostra equipe de amigos professores posando momentos antes de partida amistosa contra equipe de Londrina, que foi realizada no Country Clube de Campo Mourão em 1979.
Professor Jáder aproveita merecida aposentadoria praticando muito esporte no Country e no Clube dos Trinta.
Scopel era professor de química e a última notícia que tive dele era que desfrutava da aposentadoria no litoral paranaense.
Walfrido Tokarski, ex-secretário de esportes de Campo Mourão e que fez parte do conselho diretor do início da Fecilcam já é falecido.
Idevalci, o professor Idê, também está aposentado, mas dá suas cacetadas como locutor da Rádio Colméia e como representante comercial da mesma emissora e das Rádios T FM e Rural AM.
Joani Teixeira é outro que aproveita a aposentadoria em Campo Mourão, junto dos filhos e netos.
Adilson, era professor de matemática e depois foi funcionário do Banco do Brasil. Jogava uma bola legal. De vez em quando, 'trombo' com ele pela cidade.
Josué era professor de educação física, assim como o Idê, e aproveita a aposentadoria junto da esposa Vera, em Londrina.
Celso, filho do saudoso professor Abelegy, também é professor de educação física e ainda leciona em Campo Mourão.
Antonio Nunes, não tenho certeza, mas me parece que lecionava matemática e era funcionário do Banco do Brasil. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para direita): Jáder Libório Ávila, Oriovaldo Scopel, Walfrido Tokarski (in memorian), Idevalci Ferreira Maia e Joani Teixeira.agachados: Adilson de Giuli, Josué de Souza Santos, Celso Alves e Antonio Nunes.

Música do Dia: Gossip - Heavy Cross



Gossip (também conhecida como The Gossip ) é uma banda de Indie rock norte-americana.
Gossip foi formada em 1999 em Olympia, Washington com a vocalista Beth Ditto, o guitarrista Brace Paine, e a baterista Kathy Mendonça.

Recantos paradisíacos aguardam visitantes no Paraná

As atrações do estado do encantam o turista em busca de praias, história e cultura
O turista que se prepara para visitar o Paraná tem na agenda um dos mais belos destinos turísticos do mundo, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Mas o que nem todos sabem é que o estado também reserva incríveis atrações no outro extremo de seu litoral. Praias, cachoeiras e reservas naturais juntam-se ao lazer de Curitiba para compor o roteiro Descobrindo o Litoral do Paraná.

Curitiba
A viagem começa na moderna e cosmopolita capital do estado. Os costumes, arquitetura, gastronomia típica e a área verde de Curitiba, com mais de 30 parques e bosques, garantem ao visitante ter começado o roteiro com o pé direito.

Morretes
De lá, a pedida é viajar de trem pela Serra do Mar até o município de Morretes, onde a própria estação ferroviária, construída em 1885, é uma atração. No percurso, o Parque Estadual Pico do Marumbi também é parada obrigatória. Já a Vila de Tagaçaba, que fica no município de Guaraqueçaba, possui cachoeiras de águas límpidas que correm pelo rio de mesmo nome até o mar.

Paranaguá
Os recursos naturais também são o grande convite da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sebuí, acessível somente de barco. Caminhadas por manguezais e pela mata e passeios de caiaque pelas cachoeiras proporcionam momentos inesquecíveis.

Ilha do Mel
A rota termina no grande paraíso do litoral do estado. A Ilha do Mel fica no município de Paranaguá e suas praias de cinema, como a do Farol e a de Nova Brasília, atraem surfistas de todas as partes do mundo. À noite, não faltam opções para o turista em busca de música e badalação.

Outras atrações são o Farol das Conchas, erguido por ordem de D. Pedro II e a Gruta das Encantadas. O local é famoso: reza a lenda que, em noites de luar, lindas mulheres encantavam os visitantes entoando cantos sedutores e, quando eles se aproximavam da caverna, eram levados para sempre.

94 motivos para viajar pelo Brasil
As atrações fazem parte do roteiro Descobrindo o Litoral do Paraná, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.
Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na Revista Roteiros do Brasil 2010.

(via Bonde)

Poste ecológico


O designer húngaro Peter Horvath desenvolveu um conceito de poste de luz feito não apenas para iluminar as ruas das grandes cidades, mas também para melhorar o ar que respiramos. A Biolamp suga o dióxido de carbono nocivo e o converte em ar puro e combustível para carros não poluentes.
Uma espécie de líquido feito com alga, quando misturado com água é o responsável pela transformação. Na parte maior do poste entra o dióxido, sendo processador nos espirais internos e depois devolvido ao ambiente na forma de oxigênio, por meio da parte menor.
Durante o dia, a lâmpada se utiliza da luz do sol para completar as fases e processar o dióxido com a alga. Uma vez saturada, esta biomassa é enviada para a estação de coleta mais próxima, através de canos subterrâneos, assim sendo transformada em combustível limpo.


A energia necessária para manter o poste de luz funcionando também pode ser retirada do resíduo transformado e que ainda está armazenado na parte interna, uma vez que o processo não se completa durante a noite.
Por se tratar de um conceito, ainda não se sabe quando algo do gênero poderá ser disponibilizado em nossas cidades. Entretanto, seria bom que grandes centros urbanos como São Paulo, Nova Iorque e Hong Kong, alguns dos mais poluídos do mundo, possam respirar um ar um pouco melhor e ainda iluminar ruas das partes mais movimentadas. (via Saci Albino)

Vai que é sua Lambari...

24 de janeiro de 2011

Baú: os Nogueira

Olha aí os filhos da dona Teresinha e do doutor Cleso!
Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra os manos Marcelo, Glauco, Clesinho e Heráclito Nogueira.
Marcelo, engenheiro agrônomo, é proprietário da industria farmaceútica Deshydrater, que funciona no Parque Industrial de Campo Mourão, que produz mais de 60 medicamentos.
Glauco, meu amigo dos tempos do Colégio Estadual, é médico endocrinologista. Clesinho é gastroenterologista e Heráclito é cardiologista. Fabíola, a irmã mais nova e que ficou com toda a beleza da família [hehe], não aparece na foto). Clique na imagem para ampliar.

Marcelo, Glauco, Clesinho e Heráclito (ao fundo, entre o Marcelo e Glauco, aparece a Thaís Pretel, esposa do Heráclito)

Zé Ramalho - Frevo Mulher



José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz (PB), 3/10/1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro.
Frevo Mulher é a faixa que encerra o álbum Grande Encontro, que Zé Ramalho gravou junto com a prima Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, em 1996.


No Clube dos Trinta


Não foi filmado no Clube dos Trinta. Se fosse, o vídeo, apenas com os piores momentos da rodada, teria uns quinze minutos (sem replay).

(enviado pelo Betinho Nogarolli - Orlando [EUA])

Fotógrafo amador registra efeito de caça cruzando a barreira do som



O fotógrafo amador Steve Skinner fez um registro inusitado: um caça F-18 Super Hornet cruzando a barreira do som no céu de San Diego (Califórnia, EUA). A aeronave criou um "cone de vapor" durante apresentação na Miramar Air Station.

Steve contou não ter percebido na hora do clique que havia registrado o cone. Só notou no dia seguinte. (Via Page Not Found)

Movida a melancia

Uma moça fantasiada de Magali, personagem do cartunista Mauricio de Sousa, estava no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, dançando e distribuindo panfletos de uma loja. A performance é um novo fenômeno da internet. Destaque para o “Passinho do Exorcista”, quando ela gira a máscara da fantasia enquanto rebola. (Via Bombou na Web)