3 de dezembro de 2010

Baú: Unidade Polo Futsal


Matéria abaixo, do blog Esporte Mourãoense, do Gerson Maciel, destaca a equipe de futsal feminino do Colégio Unidade Polo, de Campo Mourão, que representará os paranaenses nas Olimpíadas Escolares Brasileira, que acontece na semana que vem em Goiânia (GO).

Caroline, Débora (Marrom), Jéssica, Laís, Jeniffer, Sara, Mariele, Aline e Mayara. essas atletas, formam a equipe de futsal feminino do Colégio Estadual Unidade Polo, de Campo Mourão. Comandadas pelo técnico Djefferson Rossano Mattos (Ferruge), auxiliado pelo professor Ismar Kath, as jovens atletas representantarão o Paraná, nesta modalidade, nas Olimpíadas Escolares Brasileiras (envolvendo atletas de 15 a 17 anos), em Goiânia, Estado de Goiás, entre os dias 7 e 12 de dezembro.
O direito de participar desta importante competição veio após a conquista do bi-campeonato dos Jogos Colegiais do Paraná, no primeiro semestre. Durante todo o ano de 2010, a equipe continuou em plena atividade, representando o Município de Campo Mourão em competições importantes, como a Taça Brasil sub-15, Taça Paraná (sub-15, sub-17, sub-20), Jogos Abertos e Jogos da Juventude do Paraná.

Rural FM e a Música do Dia

Tim Maia - "Eu Amo Você"



Sebastião Rodrigues Maia, popularmente conhecido como Tim Maia (Rio de Janeiro, 28/09/1942 — Niterói, 15/03/1998) foi um cantor e compositor brasileiro, um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB e um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.

Lançamentos da Casablanca












Que liiinda!

Ao contrário da priminha Fernanda Lima Chornobai, de três anos, que fala de tudo, mas entende pouco o que está dizendo, minha outra neta, Ana Letícia Lima Conrado, sete anos, entende muito bem tudo que fala. Desde sempre ela se preocupa com os sentimentos das pessoas e vive perguntando se está tudo bem.
Numa feira internacional de artesanato, em Maringá, admirávamos os trabalhos de artistas de todo o mundo. Ela era a primeira a elogiar tudo que víamos, mas na barraca de arte com argila ela se deparou com uma tartaruga dos olhos esbugalhados e pintada com uma cor que réptil algum gostaria de ter – um verdadeiro monumento ao mau gosto. E a também neta da Jussara e do João Luiz, na maior sinceridade, exclamou para todo o pavilhão ouvir:
- CRUZES!!!
Quando viu a dona da barraca, provavelmente a autora da obra, lhe dirigir o olhar, rapidamente, para nosso alívio completou.
- ... que liiiiindoo!

50 filmes da Disney em dois minutos

2 de dezembro de 2010

Colégio Afirmativo - 1979 Handebol

Aproveitando o bom momento do handebol mourãoense - equipes masculina e feminina subiram para a Divisão "A" dos Jogos da Juventude ao conquistarem da fase final da competição, que foi realizada há poucos dias em Foz do Iguaçu, e o masculino adulto conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná, disputado em Maringá - mostro a equipe do Colégio Afirmativo (atual Integrado) que conquistou a terceira colocação dos Jogos Estudantis da UPES (Jeup´s), que foi realizado em Campo Mourão, em 1979.
Na semifinal, a equipe abaixo foi eliminada pela outra representante mourãoense (sim, naquela época se formava duas fortes equipes na cidade), o Colégio Estadual de Campo Mourão, equipe que se sagraria campeã.
Colégio Afirmativo, então propriedade dos professores Jáder Avila e Wilson Ubialli, utilizava o esporte como instrumento de educação e formação de homens. Clique na imagem para ampliar. 

Em Pé: Walmir F. Lima, Francismar, Cézão Bronzel, Luiz F. Lima, João Silvio Persegona e Walcir “Dula” F. Lima.
Agachados: Toni, Neucir, Waldemor Vigilato Júnior, Edgar “Gato”, Adilson Persegona e Marcos Ferrari.

Rural FM e a Música do Dia

The Beatles - "Golden Slumbers/Carry that Weight"



Golden Slumbers é uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada a dupla Lennon/McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início em 2 de julho de 1969, e concluída em 19 de agosto de 1969. Dura 1’31” e é seguida, sem intervalos, por Carry that Weight. Na realidade, as duas músicas foram gravadas juntas, como se fossem uma só música.
Paul McCartney criou a canção baseado em um verso do poeta renascentista inglês Thomas Dekker de 1606, que ele viu no caderno de música de sua irmã Ruth.

Por que as mulheres têm seios


(enviado pelo Adriano Lima, da Ideia Comunicações)

Atitude: Ryan Hreljack

Clique no play e conheça a história de Ryan Hreljack, o jovem canadense que, com muita atitude e sensibilidade, está ajudando a diminuir a sede de milhares de africanos.


Enviado pela 'minha' Elvira Schen

Sinais de que você é brasileiro

. Você compra um carro com mais de 10 anos de uso por mais de 10 mil e fica devendo mais de 20 mil para o banco.

. Você compra um carro zero por 60 mil, assume uma dívida de 5 anos e só dirige nos finais de semana porque não tem dinheiro para a gasolina.

. Você compra um carro que custa 10 mil dólares no exterior por 60 mil reais e se acha esperto.

. Você fica pagando o carro por mais 3 anos depois de roubado, porque não tinha dinheiro para o seguro.

. Você viaja para o exterior e logo que chega sai procurando por restaurantes que sirvam arroz e feijão.

. Você vai para o exterior fazer um curso de inglês e passa o tempo inteiro cercado de brasileiros.

. Você estuda inglês por 5 anos e não se atreve a assistir a um episódio de Seinfeld sem legendas.

. Você usa perfume barato daqueles que imitam (tentam) perfume francês.

. Você parcela tênis de marca no cartão de crédito.

. Você paga a conta do McDonald’s com cartão de crédito.

. Você paga o valor mínimo da fatura do cartão de crédito.

. Você gasta uma fortuna comprando um Blu-ray e uma TV de alta-definição para assistir Dois Filhos de Francisco e novela da Globo.

. Você pede para a sogra “tirar uma TV nova” porque nem com o crédito em dia consegue comprar mais nada, já que só saiu do SPC porque suas dívidas com literalmente todas as lojas caducaram.

. Você assiste a filme dublado porque “não consegue prestar atenção se tiver que ler”.

. Você assiste a filme dublado porque não consegue ler rápido ou, mais provável, não entende o que lê, mas não admite.

Do GeraLigado

1 de dezembro de 2010

Baú: Nêgo, Celsinho e Marcio Nunes - 1986

Do álbum do Jayminho, foto de 1986 mostra o Neverson 'Nêgo' Salvadori, o Celsinho Staniszewski e o Márcio Nunes num baile na Arcam.
Torcedor do Santos, Nego é produtor rural em Campo Mourão.
Bom de bola - puxou o mano Tino e os primos Pedro e Mário- Celsinho faleceu muito novo num trágico acidente de automóvel, onde morreram também os queridos Carlos Eduardo Bernini e o Junior Zagoto.
Márcio Nunes, sãopaulino da melhor estirpe (redundância!), é ex-vice prefeito de Campo Mourão, também é agrônomo e produtor rural, e está bem cotado para assumir alto cargo no governo Beto Richa. Clique na foto para ampliar.

Neverson "Nêgo" Salvadori, Celsinho Staniszewski (in memorian) e Marcio Fernando Nunes - 1986

Rural FM e a Música do Dia

Raul Seixas - "Tente Outra Vez"



Raul Santos Seixas (Salvador, 28/06/1945 — São Paulo, 21/08/1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Nacional" e "Maluco Beleza".
Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus mais de 20 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". (fonte: Wikipedia)

Gilberto no Vietnã

Paulista de Mirandópolis, Gilberto Pereira e sua família escolheram Campo Mourão para morar e formar os filhos.
Gilberto é o atual treinador do Iraty, com o qual fez, novamente, um excelente Campeonato Paranaense 2010. 
Ele que em 2007 levou a ADAP ao vice campeonato estadual e fez com que o futebol mexesse com os mourãoenses como nunca tinha ocorrido, agora é nosso companheiro no Clube dos Trinta. Qualquer folguinha, lá está ele se divertindo com os amigos dos Trinta.
Nesse momento, ele está no Vietnã comandando um grupo de jogadores de futebol brasileiros, que disputam partidas amistosas ou torneios em busca de uma graninha a mais ou até mesmo firmar contratos futuros na terra de Ho Chi Min.
Fotos, abaixo, são do site do hotel em que ficaram hospedados por lá.



Separados no Nascimento


Meu 'cumpadi' Nelson Bizoto e o rei do rock tupiniquim, Raul Seixas


Presidente do Sindicato Patronal de Campo Mourão, Bizoto é proprietário da Leve Vida, empresa especializada na fabricação de produtos para aumentar a qualidade de vida dos deficientes físicos e das pessoas que se recuperam fisicamente de acidentes ou doenças.
Raul é Raul, ponto final.

No auge da carreira do Raul Seixas, nos anos setenta, Bizoto ostentava um visual muito parecido com o Maluco Beleza. Nelson integrava a diretoria da Umes (União Mourãoense dos Estudantes Secundários) quando foi realizada uma promoção com o Raul Seixas, no extinto Cine Plaza. Abaixo tem um link para reportagem com fotos do Raul em Campo Mourão.
Clique aqui para ver reportagem com Raul Seixas em Campo Mourão.

Câmera Lenta

Os animais mais rápidos do mundo em câmera lenta

30 de novembro de 2010

No Rio Piquiri - 1990

Foto de 1990 mostra o Getulinho, o Marcelo Silveira e o Waltão quando fomos pescar no Rio Piquiri, na propriedade do Cirilo Ratti.
Na verdade não pescamos foi nada, mas nos divertimos como sempre. Marquinhos Pelisser foi o único que pegou algo: debaixo de uma chuva torrencial, ele fisgou um Cágado - um parente da tartaruga. Acreditem se quiser! foi isso mesmo, um Cágado.
E o Pelisser aprontou outra: na hora de dormir, avisou que era para dormirmos antes dele porque ele roncava demais, mas falou isso, virou para o lado, 'desmaiou' e acionou uma britadeira que parecia ter o cano de escape aberto. Nunca vi ninguém roncar daquele jeito (coitada da Guga!).
Getulinho, inquieto como ele só, é o grande pescador da turma. Não fica um segundo parado no lugar. Se o peixe começa a beliscar onde eu estou, ele não só vem pro meu lugar como toma a vara da minha mão. Depois não sabe para quem o Tiago puxou!
Em compensação, o Waltão, da Fertimourão, é um sossego só, capaz de ficar no mesmo lugar só vendo os outros pescando. Lembra da piada do cara que faz isso e depois diz que não tem paciência para pescar? ele a inspirou.
Na foto, o palhaço do Marcelo aparece de mão dadas com o Waltão. Nunca entendi isso: ele sempre aparece de mãos dadas com alguém. Sei Não!
Engraçado, antes quando tínhamos as crianças pequenas arrumávamos tempo para tudo, inclusive para pescar que nunca foi nosso passatempo preferido, e agora com os filhos todos bem encaminhados nos reunimos muito pouco. Clique na imagem para ampliar. 

Getulinho Ferrari, Marcelo Silveira e Walter José de Souza - 1990

Rural FM e a Música do Dia

Michel Buble - "Feeling Good"


Vídeo faz parte do DVD "Hit Man - David Foster and Friends".

Dependendo da posição, o prazer é maior!!!

Segundo estudos recentes, parado, fortalece a coluna;
de cabeça baixa estimula a circulação do sangue;
de barriga para cima é mais prazeroso;
sozinho, é estimulante, mas egoísta;
em grupo, pode até ser divertido;
no automóvel, é muito perigoso...
Com frequência, desenvolve a imaginação;
entre duas pessoas, enriquece o conhecimento;
de joelhos, o resultado pode ser doloroso...

Enfim, sobre a mesa ou no escritório,
antes de comer ou na sobremesa,
sobre a cama ou na rede,
nus ou vestidos,
sobre o sofá ou no tapete,
com música ou em silêncio,
entre lençóis ou no closet:,
sempre é um ato de amor e de enriquecimento.
Não importa a idade, nem a raça, nem a crença, nem o sexo, nem a posição socioeconômica...


... ler é sempre um prazer!!!




(enviado pelo Adriano Lima, da Ideia Comunicações)

Quase

4gifs.com

Futebol de Rua

As 10 regras do Futebol de Rua, o verdadeiro futebol!


1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.

2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.

3. O CAMPO
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta - esquerda ou a direita -, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

6. O JUIZ
Não tem juiz.

7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.

8. AS SUBSTITUIÇÕES
São permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
b) Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando à partida após utilizar aquela água santa da torneira do quintal de alguém.
c) Em caso de atropelamento.

9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada. Prevalecem os mais fortes ou quem pegar uma pedra antes...

(enviado pelo Ricardo Widerski, texto me fez recordar das inúmeras peladas no campinhos de terra, daquelas jogadas com bolas de meia - enfiava uma meia dentro da outra até fazer uma bola-, e das ruas de recreio que eram promovidas pela Fundação de Esportes e disputadas no asfalto da Praça da Matriz. Bons Tempos!)

29 de novembro de 2010

Baú: Beccari Futsal

Do álbum do Pedrão Galbier, foto de 1976 mostra uma das formações do Beccari Futsal.
Tirada na Cancha Tagliari, ao fundo, na foto, dá para ter uma idéia de como os mourãoenses, 'desde sempre', gostam do futsal.
Luiz Carlos Beccari, o Gordo, era representante dos automóveis Chrysler em Campo Mourão e região e sempre apoiou o futsal. No final dos anos setenta ele, juntamente com toda sua família, fixou residência em Cuiabá (MT). Atualmente ele é empresário das telecomunicações (representa a Rede Bandeirantes de Televisão em todo o Mato Grosso e tem uma rede de emissoras de rádios, uma delas em Maringá).
Paulo Gilmar Fuzeto começou sua vitóriosa carreira como treinador no Beccari.
Infelizmente, tenho poucas notícias dos manos Pedrão e Carlão Galbier e do querido Gilberto Palaro. Henrique Galbier, que para uns era o Henriquinho e para nós era Bode, faleceu precocemente há poucos anos.
Nessa formação do Beccari estão reunidos alguns dos mais inteligentes jogadores que tive a oportunidade de jogar: Marcelo Silveira, Tião Mauro, Romeuzinho (Casablanca Videolocadora) e Ricardo (Graven). Clique na imagem para ampliar.
(Através do Jayminho Bernardelli, soube que o Pedrão reside em Curitiba e consegui encontrar o Palaro, que há anos reside em Campo Mourão e atualmente trabalha nas empresas Casali. Ficamos de tomar uma cerveja juntos)

Rural FM e a Música do Dia

Tamia - "Careless Whisper"



Tamia Washington-Hill (registrada Tamia Renée Washington) nasceu em 9 de maio de 1975 em um conjunto residencial popular em Windsor, Ontário, Canadá.
Ela é casada com o astro de basquetebol da NBA Grant Hill, com quem tem uma filha, Myla Grace. Profissionalmente é conhecida apenas como Tamia. Em 2003, ela foi diagnosticada com Esclerose Múltipla.
"Careless Whisper" é uma composição de George Michael.


Dica: Armadilha para mosquito da dengue

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

Material necessário:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão)
01 garrafa plástica de 2 litros

Como fazer:

1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:


2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.



3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.


4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.



5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.


Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.


Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, este método pode ser muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc.

(enviado pelo Luiz César Alves, o professor Luizinho)

A melhor religião

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?" (Your holiness, what`s the best religion?)
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos
- o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou: "A melhor religião é a que mais
te aproxima de Deus, do Infinito".É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
-"Aquilo que te faz mais compassivo" (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado,
mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião.."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...
Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos:

Para muitos, ser feliz não é questão de destino.

É de escolha. 

(enviado pela 'minha' Elvira Schen)

Charge: Benett


Na Gazeta do Povo, 29/11/2010