26 de novembro de 2010

Baú: Parabéns Caxinha!

Na próxima terça-feira (30), meu pai, Irineu Ferreira Lima, o Caxinha, completa 73 anos de vida bem vividos. Esperamos reunir toda a família para comemorar a data, assim como já fizemos esse ano nos meus cinquentão e nos oitentinha de minha querida mãe.
Recém casado com Sallime "Salma" João Abrahão de Lima, em 1958, eles vieram começar a vida em Campo Mourão.
Aqui, formaram os cinco filhos, Irineu Luiz, Walmir, Wander, Walcir "Dula" e Wilhiam e construíram uma bela história. Os filhos lhes deram nove netos e duas bisnetas.
Claro que o amor pelo esporte, meu e de meus irmãos, foi adquirido acompanhando-o nos campos onde ele jogava, e bem, o seu futebol.
Com sua Auto Eletro, ele participou na construção da história mourãoense e soube muito bem formar sua família, que aprendemos, desde sempre, ser nosso principal patrimônio.
Recorri ao álbum da prima Jane para mostrar dois momentos, lá do começo dos anos sessenta: na primeira, ele e eu, quando eu tinha dois anos; logo abaixo, foto do casamento de meus tios Creuza e Rodolfo, onde aparece minha linda e querida avó paterna Benedita, a Mãe Dita, que faleceu muito jovem aos 47 anos. Clique na imagem para ampliar.

Irineu e Luizinho Ferreira Lima - 1962

em pé: Irineu e Sallime Ferreira Lima, Leonor "Lica" Gracioli e Benedita "Mãe Dita" Ferreira Lima (in memorian); sentados, os noivos Creuza e Rodolfo Fontoura da Silva

Rural FM e a Música do Dia

Daughtry - "Breakdown"



Christopher Adam "Chris" Daughtry (nascido em 26/12/1979) é um músico (cantor, guitarrista e compositor), nascido em Roanoke Rapids (Carolina do Norte), Estados Unidos. Chris é o vocalista do grande fenômeno do rock pós-grunge: Daughtry. Após tentar por quase dez anos triunfo na música através de suas bandas Absent Element e Cadence, Chris foi convencido em 2005 por sua esposa Deanna a tentar as audições do popular programa American Idol, que no final do ano selecionaria pessoas para a sua quinta edição. Chris terminou o programa numa revoltante quarta colocação, mas pode-se dizer que é ele o grande vencedor do programa, uma vez que é o que mais triunfou obteve após o show. O CD de estréia da Daughtry, (Daughtry (CD)), vendeu até agora a incrível marca de 2.23 milhões de cópias, além de ter sido o CD de rock de uma banda iniciante que mais vendeu na primeira semana na era Soundscan. (fonte: Wikipedia)


Lançamentos da Casablanca



MINHA CAMA DE ZINCO








Quero ver fazer igual


enviado pelo Márcio Chornobai

Frases

"O Palmeiras é mais eficiente que o Sedex: era pra entregar no domingo, entregou na quarta"

(enviada pelo palmeirense Marcélio "Marreco")

25 de novembro de 2010

Baú: Aparecida Modas/Clube 10

Gosto muito dessa foto, da equipe da Aparecida Modas que participou de um campeonato interno de futebol suíço do Clube 10 de Outubro.
Publico-a novamente por que me surgiram algumas dúvidas. Se alguém puder esclarecer, agradeço!
- Que pose é essa do Nilmar?
- O Louri cresceu ou a camisa encolheu? e o shorts dele, o que é aquilo?
- Renatinho já jogou futebol?
- Com essa formação, ganharam algum jogo?

Brincadeiras à parte, para quem não sabe o Louri foi um dos melhores goleiros do futsal mourãoense. Atualmente ele curte merecida aposentadoria como funcionário do Banestado.
Nilmar é engenheiro da Construtora da família Piacentini. Birinha é funcionário da Coamo. Renatinho é advogado em Campo Mourão. Naido é taxista em Curitiba. Versi é perito judicial. Doutor Hiroshi, que jogava muito bem, faleceu recentemente.
Nilmar, Birinha e Versi são meus companheiros de peladas no Clube dos Trinta. 
Aparecida Modas era uma empresa da família Assad. Clique na imagem para ampliar.

em pé: Versi Sequinel, Nilmar Piacentini, Louri da Silva e Ubirajara Ferreira Gonçalves.
agachados: Dr Hiroshi (in memorian), Naido Marchetto e Renatinho Fernandes Silva

Rural FM e a Música do Dia

Cheryl Lynn - "Go To Be Real"



Lynda Cheryl Smith (nascida em 11/03/1957), Cheryl Lynn, é uma cantora de Disco, RB e soul, mais conhecida por seu disco clássico de 1978, "Got to Be Real".


Mourãoenses pelo Mundo

Elton Douglas Rufino de Andrade - Itália

Elton Andrade e sua professora Alessandra Barlam
O mourãoense Elton, que mora há três anos na Província di Pávia, na Itália, acessa o Blog todos os dias para matar a saudade da terrinha.
Ele concluiu o curso de maquiagem na Beauty Academy, uma famosa escola de estética da Europa, e pretende em breve começar sua carreira como maquiador no Brasil. Em janeiro ele retorna para Campo Mourão.
Elton conta que o pai dele, Gilando, mora na avenida Goioerê, perto do estádio municipal, que é sobrinho da Nena que trabalha no Fórum, da Gilda da Agropecuária Água Azul e do Tião, da Tapeçaria Nunes.
A mãe dele, Vilma Do Pilar Rufino, está há oito anos por lá e é, inclusive, casada com um italiano.


Pavia é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Pavia, com cerca de 71.074 habitantes. Estende-se por uma área de 62 km2, tendo uma densidade populacional de 1146 hab/km2. Faz fronteira com Borgarello, Carbonara al Ticino, Certosa di Pavia, Cura Carpignano, Marcignago, San Genesio ed Uniti, San Martino Siccomario, Sant'Alessio con Vialone, Torre d'Isola, Travacò Siccomario, Valle Salimbene.
Situa-se na margem do Rio Ticino, ao norte do rio Pó e a 35 quilômetros de Milão.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a Província de Pávia.

Bike da VW

O verdadeiro hipocondríaco!

4gifs.comO hipocondríaco vai ao médico e diz:
- Doutor, minha mulher me traiu há uma semana e ainda não me apareceram os chifres.
Seria falta de cálcio?

Enviada pelo Jayme Bernardelli

24 de novembro de 2010

Baú: AERM 1970

Foto mostra formação da AERM (Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense), campeã da Liga Amadora de Futebol de Campo Mourão em 1970.
Destaque para os craques Luizinho Kloster, Ione e Beline que, em seguida, brilhariam nas quadras do futsal, com a camisa da Associação Tagliari e da Seleção Mourãoense.
Abel, de quem não tenho notícias, era amigão do meu pai. 
Ezoel, atualmente residindo em Balneário Camboriú, é o maior artilheiro de todos os tempos no Clube dos Trinta. Ele fazia gols como poucos.
Estevão, o Cabe, foi o único que seguiu carreira de jogador de futebol. Lembro dele jogando pelo São Bento, de Sorocaba. Atualmente, ele é cabeleireiro em Campo Mourão.
Seu Mané, por anos foi o responsável pelo Estádio Roberto Brzezinski. Era bravo como ele só. Se alguém pizasse na grama sem autorização - quando não tinha jogo, claro!-, ele esbravejava como nunca. Claro que pizávamos só para vê-lo correndo atrás de nós.
Celso Ferrari faleceu recentemente. Os irmãos Clarindo e Anízio, esse meu companheiro no futsal defendendo as cores da Coamo, faleceram por problemas no coração. Anízio, inclusive, faleceu durante uma partida de futebol suíço. Clique na imagem para ampliar.

Rural FM e a Música do Dia

Christie - "Yellow River"



Christie foi uma banda de rock inglesa formada no final da década de 1960.
"Yellow River" é o seu maior, e talvez único, sucesso, lançado em 1970.

Turismo: Holambra


Fundação: 27 de outubro de 1991. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.
Gentílico: holambrense
Área: 64,277 km²
População: 10.224 hab.
Densidade: 132,7 hab./km²
Faz limite com: Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Paulínia, Cosmópolis e Artur Nogueira.
Vias de acesso: SP-340 (Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros) e SP-307 (Prefeiro Aziz Lian)
Distância de São Paulo: 120 km



Você Sabia?
Que na estância Turística de Holambra está em construção um moinho gigante, que será o maior da América Latina?
Ele é projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra, um especialista neste tipo de construção que veio diretamente de Amsterdam, a convite da Prefeitura da Estância Turística de Holambra. Ele orienta os operários na obra com ajuda de tradutores da própria colônia holandesa de Holambra. Conforme o projeto original, o moinho terá mais de 28 metros de altura, um mirante, e será a porta de entrada para um moderno Centro de Convenções, com espaço para manifestações culturais e até restaurante. A inauguração está prevista para o inicio de 2008.


Que hoje, no Brasil, existem seis colônias holandesas?
São elas: Holambra e Holambra II, ambas no Estado de São Paulo, Castrolanda, Carambeí e Arapoti (ambas no Paraná) e Não-Me-Toque (RS).


O que é o Zeskamp?
Zeskamp é uma competição esportiva que reúne integrantes de todas as colônias holandesas no Brasil. Ela acontece uma vez por ano, sempre no mês de julho e numa colônia diferente. Além dos esportes tradicionais, como futebol e vôlei, são disputadas também provas tradicionais na Holanda. Essas provas formam a gincana Zeskamp.



Que Holambra comemora oficialmente o Dia da Rainha?
Desde 2001, quando o então prefeito Celso Capato baixou Decreto tornando oficial a comemoração do Dia da Rainha no município, Holambra promove um dia especial (no final de abril) com festividades típicas diversas para homenagear a Rainha holandesa. O Koninginnedag, que na Holanda é comemorado no dia 30 de abril, é uma tradição holandesa e um tributo à família real.

Osvado Broza: o Basquete

A crônica abaixo, do amigo Osvaldo Broza, foi publicada na Tribuna do Interior e me fez lembrar de um jogo que fizemos no começo dos anos 70, em Peabiru, e que terminou 5 a 4. Placar normal se fosse futsal, futebol, mas para basquete é de dar vergonha até nas nossas próximas gerações. Suspeito, ainda hoje, que o aro da quadra da PUC era menor do que a bola.
Placar incrível? então leia a crônica abaixo e veja o quanto evoluímos em relação às equipes dos anos sessenta. 

Contam os mais vividos que nos anos cinquenta e sessenta havia uma rivalidade muito grande entre as cidades de Campo Mourão e Peabiru, principalmente no futebol. Tipo Brasil e Argentina, nos dias de hoje.
– Jogo de bola entre Campo Mourão e Peabiru que não tinha briga não era jogo, diz o saudosista Bruno Pusch.
- Nos bailes, então, tanto lá como aqui, a coisa pegava fogo – era briga na certa, complementa Élson Paggi.
Eu fui a um baile em Peabiru no final da década de sessenta, com show da vedete Virgínia Lane. Não teve briga, mas interferi para que o meu amigo Iran Albuquerque não brigasse e eu também apanhasse.
A exemplo do futebol (Brasil Campeão do Mundo em 1958), o basquete brasileiro também estava em alta no final dos anos cinquenta com a conquista do campeonato mundial masculino de 1959. Realizado no Chile, o Brasil jogou a final contra os poderosos Estados Unidos e ganhou de 81 a 67.
Empolgados com a conquista brasileira, alguns jovens de Campo Mourão começaram a praticar basquete e já formaram uma seleção para representar a cidade. E Peabiru, lógico, também montou a sua. E já marcaram um confronto.
O jogo aconteceu em Peabiru, em 1960, na sede da Acerp, com grande público e grande expectativa, porque, além da rivalidade, existia uma certa curiosidade sobre esse esporte, praticamente inexistente na região.
Não se sabe o tempo de jogo, se a bola (de couro) era muito grande ou se a cesta (feita sob encomenda por um ferreiro da cidade) era muito justa, mas o placar foi, quem sabe, o único do mundo que se tem notícia até o presente momento: zero a zero. Isso mesmo, zero a zero.
E resolveram fazer o tira-teima, duas semanas depois, em Campo Mourão, no Ginásio do Professor Ephigênio José Carneiro, no Lar Paraná.
Aí, apoiado pela torcida, Campo Mourão “goleou” Peabiru pelo placar de quatro cestas a duas.
Mas esse não foi o maior placar até então, envolvendo a equipe mourãoense. Antes dos jogos contra Peabiru, Campo Mourão já havia ganhado de Terra Boa por seis cestas a quatro.
Se hoje os brasileiros reverenciam seus campeões mundiais de 1959, como Carmo de Souza – o popular Rosa Branca -, Amaury Passos e Wlamir Marques, entre outros, Campo Mourão – hoje participando de campeonatos nacionais - também reverencia seus atletas de 1960, que de forma extra-oficial formaram a primeira seleção de basquete masculino da cidade, como Valdomiro Matos (idealizador e capitão da equipe), Pedro Rogoski Neto, João Claudino (o Touro), Celso Poli e Newton Fernandes, entre outros. Bruno Pusch não fazia parte, mas foi quem me contou a história.
O Brasil voltou a ser campeão mundial em 1963, aqui no Brasil, vencendo a Iugoslávia na final pelo placar de 90 a 71.
E Campo Mourão e Peabiru voltaram a se enfrentar ainda por diversas vezes no decorrer dos anos, mas nunca mais repetiram a façanha do primeiro encontro.


Osvaldo Broza é autor dos livros: Caminhos de Casa e Campo Mourão em Crônica e é membro da Academia Mourãoense de Letras.

Frases

"Se o tombo que o ex-Beatle Paul McCartney levou no Morumbi, no domingo, tivesse acontecido no Pacaembú, marcariam penalti para o Corinthians"

23 de novembro de 2010

Baú: Joga 10/Guardian Futsal

Foto da equipe do Joga 10/Guardian que disputou o campeonato de futsal para veteranos, promovido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), em 2008.
Formado pelo Pedro Cordeiro, time reuniu vários craques do futsal mourãoense. Dirlei, Tuim, Humberto e Nagaia foram meus companheiros em várias seleções mourãoenses.
Guardian, empresa do ramo de segurança, do empresário Osvaldo Guaiume, é uma das que mais apoiam o esporte em Campo Mourão atualmente. Clique na imagem para ampliar.

em pé: Pedro Cordeiro, Dirlei Alves, Vilmar Kurta, Antonio 'Tuim' Luiz Marcelino, Valdir e Humberto.
agachados: Eduardo, Laércio Zarske, 'Tonico' Diniz, Altevir 'Nagaia' Gafuri, Teté e Danúbio.

Rural FM e a Música do Dia

ZZ Top - "La Grange"



ZZ Top (pronuncía-se zi zi top) é um lendário trio de blues rock norte-americano, formado em 1969 em Houston, Texas. Os membros da banda são: Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). ZZ Top é classificada como número banda de número 44 no VH1's 100 Greatest Artists of Hard Rock. Junto com AC/DC, é uma das bandas preferidas dos motociclistas.
"La Grange" é faixa do disco Eliminator, lançado em 1983, e fez parte da trilha sonora do filme Armageddon (1998)

Separados no nascimento

O cantor Cauby Peixoto, Beto Multimídia e o basqueteiro Anderson Varejão


Luiz Roberto Cardoso, o Beto Olodum ou Multimídia, é companheiro de peladas no Clube dos Trinta. Bom de papo como poucos, Beto é diversão pura, nunca o vi de mau humor. 
Palmeirense doente (redundância!), ele crê que o Verdão será campeão da Sulamericana. Sei não.
Até jogando futebol ele me faz rir: não, nada a ver com o futebol dele, ele joga bem, mas sim pelos comentários durante o mesmo. Em cada boa jogada, ele reafirma que foi uma grande revelação do time juvenil do Frigorifíco "não sei das quantas", de Maringá.
Beto é proprietário da Marmoraria Gran Mourão e como uma das áreas da empresa é fazer lápides para túmulos, às vezes o chamam de Catacumba.
Ele está com uma cabeleira de causar inveja em carecas como eu e, por isso, amigos do Clube dos Trinta sugeriram esse 'separados'. Clique na imagem para ampliar.

Dançando nos filmes

Enviado pela Semeire Vecchi, vídeo mostra uma coleção de clipes de dança de quase 40 filmes de filmes de dança para comédias, de Fred Astaire a Michael Jackson.



Apesar de ter dois pés esquerdos quando o assunto é dança, gosto muito de ver bons bailarinos em ação. Filmes com Fred Astaire, Gene Kelly e John Travolta revejo sempre!

Vídeo: o que ele bebeu?

Alguém saberia explicar o que deu nesse coelho? o que será que ele bebeu?

22 de novembro de 2010

Baú: Fertimourão Futsal

Nos anos oitenta a Fertimourão foi uma das principais equipes do futsal mourãoense, ao lado da Arcam, da Mecânica Marcos e da Joper Tapeçaria.
Nesta edição, rememoramos da equipe de 1986 que serviu de base para a seleção mourãoense que conquistou os Jogos Abertos do Paraná em 1988, em Guarapuava. 
David, Silvio, Sebas, Getulio, Dealmir e Eu participamos da conquista nas quadras guarapuavanas. Clique na imagem para ampliar.

(Publicada no semanário Entre Rios, em janeiro de 2006)

Rural FM e a Música do Dia

Grand Funk Railroad - We're An American Band"



O Grand Funk Railroad (ou simplesmente Grand Funk) é uma banda de hard rock dos anos 70, descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival, chegou a ser uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.
We're An American Band atingiu o primeiro lugar das paradas americanas em 1973.

Quando a natureza imita a arte


À primeira vista parece a obra de uma criança equipada com uma caixa de lápis de cor. Ou quem sabe as listras de roxo, amarelo, vermelho, laranja, rosa e verde de uma colcha de retalhos. No entanto, longe de ser o caderno de uma criança ou uma cama de casal, isto é, de fato, Norte da Holanda, antes do verão europeu, onde mais de 10 mil hectares são dedicados ao cultivo dessas flores delicadas. A paisagem holandesa em maio é um caleidoscópio de cores vertiginoso com as tulipas estourando em vida. Os bulbos foram plantados no final de outubro e início de novembro, e estas criações coloridas estão agora prontos para serem colhidos e vendidos como bouquet de flores em floriculturas e supermercados. Mais de três bilhões de tulipas são plantadas a cada ano na Holanda e dois terços das flores vibrantes são exportados, principalmente para os EUA e Alemanha. Os maiores campos de tulipas na Holanda podem ser encontrado nos jardins de tulipas Keukenhof. Viva este espetáculo maravilhoso da natureza orientada pelas mãos dos homens, em fotografias selecionadas.












Enviada pelo César Bronzel.

A dieta mais simples do mundo



O ingrediente da mais nova dieta milagrosa está disponível em qualquer torneira: água. Um estudo realizado pela professora Brenda Davy, PhD em nutrição humana e professora da Universidade Virgina Tech, nos Estados Unidos, afirma que bastam dois copos antes das refeições para perder sete quilos em apenas três meses (média entre as pessoas que participaram da pesquisa).

A cada refeição, a economia seria de 70 a 90 calorias, chegando a quase 300 por dia. O segredo do emagrecimento é simples: a água enche o estômago. Com o estômago cheio, as pessoas sentem menos fome. “As pessoas deviam beber mais água e menos refrigerentes”, disse Brenda ao jornal britânico Daily Mail.

Fonte: Veja.com

Doce Vingança

A imagem abaixo, da coluna do Juca Kffouri, publicada em 30/11/2009, mostra capa do jornal do Timão logo após eles entregarem a partida para o Flamengo e evitarem que o São Paulo conquistasse o campeonato pela quarta vez seguida, é para lembrar a todos os corintianos que me encheram o saco por causa da derrota do Tricolor diante do Flu ontem.
Nada como um dia atrás do outro, com uma noite no meio, diria o Português Xarope (PX), que Deus o tenha!.
Palmeirenses também quiseram dar umas cutucadas. Para eles fica a pergunta: O Verdão entrou em campo ontem com um time reservas, diante do Galo, para retribuir o que os mineiros fizeram nas partidas da Sulamericana ou foi só coincidência?
Não sei se o jogo foi realmente entregue para os cariocas, Ceni jogou muito, como sempre, e as justas expulsões colaboraram na derrota, mas confesso: antes da partida queria que o São Paulo vencesse o Flu e que o "Curintia" ficasse devendo mais essa para o Tricolor (há pouco tempo atrás, gols do Grafite evitaram que Timão fosse rebaixado no Paulistão), mas me peguei vibrando com os gols do time do Muricy.
Corinthians pode ainda ser campeão (time é muito bom, mas quando o juiz não ajuda e o Ronaldo não está em campo parece que as coisas se complicam), mas vão passar uma semana, duas ou um ano inteiro - tomara!-  sentindo o que os sãopaulinos sentiram em 2009. Doce Vingança. Clique na imagem para ampliar.