19 de novembro de 2010

Baú: Clube dos Trinta - ataque matador

De 1992, foto mostra um dos ataques mais fortes que já viram em ação no Clube dos Trinta: Dadá, Caxinha e Celço (com C cedilha mesmo).
Daniel, o Dadá, era funcionário do Supermercado Iguaçu. Acho que não mora mais em Campo Mourão.
Caxinha, Irineu Ferreira Lima, meu pai, abandonou as peladas de futebol há pouco tempo, aos 73 anos. 
Celço é funcionário da prefeitura de Campo Mourão, de vez em quando 'trombo' com ele pela cidade.
Infelizmente, eles não frequentam mais o nosso Clube. Me divirtia muito com as brincadeiras deles. Juntos, aterrorizavam as defesas adversárias - devem ter marcados uns... três gols (todos do meu pai, claro!). Hehehe. Clique na imagem para ampliar.

Daniel 'Dadá', Irineu 'Caxinha' e Celço - 1992

Rural FM e a música do dia

Paul McCartney - "No More Lonelly Nights"



Sir James Paul McCartney, MBE (nascido em 18/06/1942) é um músico Inglês, cantor e compositor. 
O ex-Beatles é o compositor de maior sucesso na história da música popular, de acordo com o Guinness World Records.
"No More Lonelly Nighs" e faíxa do álbum 'Give My Regards To Broad Street', lançado em 1984.


Casablanca Videolocadora: lançamentos e mais locados

O Solteirão ... Comédia










OS MAIS LOCADOS

- Predadores ... Ação
- Toy Story 3 ... Animação
- O Bem Amado ... Comédia
- A Batalha pelo Império ... Ação
- Querido John ... Romance
- O Homem de Ferro 2 ... Ação
- Robin Hood ... Aventura 

O Miquinha está bem?

Voltando das férias encontro meus amigos, do Clube 10, disputando um campeonato inaugurando o campo de areia do SESC.
Jogamos já no dia que cheguei e, talvez pela “fome de bola” e pela boa vitória, achei tudo uma maravilha e fiquei querendo mais. No dia seguinte, semifinal contra o time do Jardim Bandeirantes.
Elvira e Marina, minha esposa e filha mais nova, respectivamente, foram assistir ao jogo.
Logo no começo do jogo, subo para dividir uma bola e bato a cabeça com o zagueirão adversário, um tal de Miquinha (foto). Fico no chão por alguns segundos, assustando a todos. Continua o jogo e eu, ao invés de jogar, encho o zagueirão de perguntas impertinentes, e ele, perdendo o jogo para os “pózinho da cidade”, só faz me olhar feio. Getulinho, então, manda me tirarem do jogo.
Sentado ao lado do Pedrinho Staniszewski, faço-lhe sempre as mesmas perguntas. Enchi tanto o saco dele que ele deu um ultimato para a turma:
- Ou vocês me colocam para jogar ou tiram o Luizinho daqui.
Puseram-no para jogar e passei então a perturbar todos que vinham para o banco. Alguns ficavam mais para o lado do banco adversário para não ter que responder sempre as mesmas questões. Ganhamos o jogo e, no dia seguinte, o campeonato!
Não participei da decisão, pois havia sofrido uma concussão que me deixou com amnésia temporária. Depois de passar pelo hospital, fui para casa com a orientação de que a Elvira não me deixasse dormir mais do que vinte minutos seguidos. Todas as vezes que me acordava, lá vinham as mesmas perguntas: Quanto tá o jogo? Marquei gol? Bati a cabeça? Cadê a Marina? O Miquinha está bem(!!??)?
Amanhecendo o dia é que voltei ao normal – sei! – e tomei conhecimento de que tinha passado por um acidente sério.
Com a ajuda da Elvira, dos amigos do 10 e do próprio Miquinha (Valdeci Carvalho de França), meu amigo desde então, é possível contar o ocorrido, já que a pancada deletou tudo daquela noite.
Publicada no semanário Entre Rios, em 12/11/2005. Miquinha morreu assassinado no dia 05/08/2009.

Errinho de nada

18 de novembro de 2010

Baú: Tio Miguel, um Piá de primeira

Por Osvaldo Broza - osvaldobroza@hotmail.com

Miguel Antunes de Oliveira, o Tio Miguel, como é mais conhecido, completou noventa anos dia 29/09 e recebeu merecida homenagem em concorrido jantar. O amplo salão da Churrascaria do Laurinho ficou pequeno com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre amigos, fãs e admiradores desse ilustre pioneiro mourãoense.
Tio Miguel, filho de Alcídia Gonçalves e Praxedes Antunes de Oliveira, nasceu na Cidade de Tangará, SC, em 1920, e veio pra Campo Mourão em 1959, para ser sócio da Ferragem Casali, junto com o seu concunhado Aldo Casali e Sérgio Luiz Panceri, onde ficou até se aposentar, em 1982. Casou-se em 1944, com Dona Iria, que faleceu em 1981. Tem um único filho, Adoniram, uma neta, Andréa, e três bisnetos, Maria Elisa, Murilo e Breno.
Tio Miguel é uma pessoa que todo mundo gosta, admira e respeita, em qualquer faixa de idade. Brincalhão, sempre bem humorado, saúda a todos com uma particularidade ímpar, procurando elevar o astral das pessoas e do ambiente. – Eu já estava bem, mas agora, na presença dessa piazada de primeira, me sinto melhor ainda -, costuma dizer quando chega numa roda de amigos. Em seu aniversário de noventa anos, não foi diferente. Quando fui cumprimentá-lo, e ao perguntar-lhe como estava, respondeu-me com o alto astral que lhe é peculiar: - Melhor agora, com a tua presença.
Bastante participativo, ele já foi diretor dos clubes 10 de Outubro e Mourãoense, membro do Lions Club desde 1972, fez teatro, compôs o Coral Canto e Cultura desde a sua fundação (abril de 1991) e foi presidente da Associação dos Pioneiros de Campo Mourão. Foi, também, por muito tempo, Juiz de Paz.
Tive a honra em entrevistá-lo, em 2004, para o extinto Jornal EntreRios, com o título e os dados acima. Transcrevo parte dessa entrevista, como mais uma homenagem deste seu fã incondicional, e para que todos saibam por que ele é tão respeitado e admirado.
- Qual o segredo da sua longevidade com tanto vigor e lucidez?
- Acho que é hereditário. Meu pai morreu ainda novo, de acidente, mas minha mãe viveu mais de 90 anos. Hoje somos em 6 irmãos – eu e 5 irmãs -, a mais nova tem 79 e a mais velha já passou dos 90. Tudo piazada.
- O Senhor fuma e bebe?
- Não fumo, mas bebo as minhas pinguinhas. E vinho em todas as refeições.
- Porque todo mundo gosta do Sr?
- Talvez pelo meu jeito de ser. E porque tive uma meninice muita boa, uma educação de primeira. Aprendi desde cedo a respeitar e a tratar bem as pessoas.
- O Senhor mora em Campo Mourão desde 1959. Nunca pensou em sair daqui?
- Não. Já tive propostas, mas nem pensei no assunto. Não saio daqui de jeito nenhum.
- Por quê?
- Pela qualidade de vida. A maneira de se viver em Campo Mourão não existe em lugar nenhum do mundo.
- A sua esposa faleceu em 1981 e o Senhor não se casou mais. E namorar...o Sr. namora?
- Claro que eu namoro. E até “ficar”, como dizem os mais jovens, eu fico de vez em quando (risos).
- O Sr. nunca pensou em ser político?
- Já me convidaram diversas vezes, mas nunca quis. Não tenho nada contra os políticos, mas nunca pretendi ser um deles.
- O Sr. é um homem de muita cultura. Como se explica isso se tem apenas o terceiro ano primário?
- Eu nunca deixei de ler e estudar. Gosto de conversar, de aprender, de ouvir histórias, de contar histórias.
- O Sr. tem alguma pra contar?
- Tenho: eu trabalhava na firma Fuganti e Cia, em Tangará, na década de 40. Num determinado dia recebi um bilhete de um cliente, que não lembro mais o nome, mais ou menos assim: “Seu Migel, me mande 1o2 saco de cal”. Imediatamente mandei-lhe o que entendi que me pedia: 102 sacos de cal. Umas duas horas depois o próprio cliente voltou com a mercadoria dizendo que tinha pedido 1 ou 2 sacos de sal.
- Tem alguma daqui?
- Na Ferragem Casali eu fazia todas as contas no lápis, usando apenas a cabeça, e à noite eu levava pra casa o movimento do dia pra conferir e fechar o caixa. Vendo todo aquele trabalho, o Sérgio Pancieri comprou uma máquina calculadora – aquela de manivela. Eu passei a usar a máquina, por insistência do Sérgio, mas conferia tudo no sistema antigo. Como passei a ter dois trabalhos, abandonei a máquina e voltei a usar somente o lápis e a cabeça.
- Quem o vê por aí, sempre simpático e sorridente, principalmente no trato com as pessoas, logo pensa que o Sr. não teve e/ou não tem problemas. É isso mesmo?
- Sempre tive problemas, mas procuro não me deixar abater. Nunca fico preso a nenhum deles e procuro resolvê-los sem traumas.
- Qual a sua filosofia de vida?
- Me relacionar bem com as pessoas. Quanto mais, melhor.
- Por quê?
- O relacionamento com as pessoas é o que evolui o ser humano.
- O Sr. é amigo de todo mundo, mas quantos amigos o Sr. tem?
- Amigos..., amigos de verdade mesmo, entre os que já se foram, são uns 8 ou 10. Mas devo ter mais. Talvez ainda não tive oportunidade de conhecê-los.
- Diga alguma coisa pra encerrar esta entrevista.
- A vida é um doce, é só saber levar.

Tio Miguel com o filho Adoniram

Rural FM e a música do dia

George Thorogood - 'Bad To The Bone'



George Thorogood (Wilmington, 31/12/1950) é um músico estadunidense. É líder da banda George Thorogood And The Destroyers de blues-rock.
Seu primeiro álbum foi lançado em 1974, com o nome de Better Than The Rest. 



Turismo: Eilat (Israel)

Women, these women

Diferenças: a sala do chefe e a sua

17 de novembro de 2010

Baú: Piacentini e o doutor Sócrates

Enviada pela amiga Afif Saab Piacentini, foto mostra o maridão dela, Arlindo Piacentini, ao lado do doutor Sócrates.
Afif conta que a foto foi tirada na chácara do ex-craque corintiano, em Ribeirão Preto, durante comemoração do aniversário do Arlindo e do Adnan Saab, irmão dela e advogado do Sócrates.
Na comemoração, segundo a fisioterapeuta mourãoense, um pouco de futebol e muita cerveja e carne.
Confesso que fiquei com inveja do Arlindo. Sempre fui 'fanzaço' do Sócrates. Durante anos, na parede da oficina de meu pai, mantive um poster do irmão do Raí (com a camisa da Seleção Brasileira, claro!). Engraçado, meus maiores ídolos do futebol eram do Corinthians: o próprio Sócrates e Rivelino. Sou sãopaulino!
Arlindo é cartorário na vizinha Iretama. Sócrates fez parte do melhor time que vi atuar em todos os tempos: a seleção brasileira de 1982, do mestre Telê.

Rural FM e a música do dia

Curumin - "Samba Japa"



Curumin, Luciano Nakata Albuquerque, é um músico multiinstrumentista e cantor paulistano.
"Samba Japa" é faixa do primeiro disco "Achados e Perdidos", lançado em 2003.

Tocando de Primeira do Ilivaldo

No último sábado tive o prazer de participar do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM. Comandado pelo jornalista e advogado Ilivaldo Duarte, o programa completou a sua edição de número 900.
Desde 1987, o palmeirense Ilivaldo comanda o melhor programa de esportes de toda a região. Sempre com a presença de convidados, ele comenta e divulga os principais fatos esportivos da cidade e ainda premia com o troféu 'Tocando de Primeira' aqueles que ajudaram a fazer a história da cidade.
Convidado, dividi o programa com amigos de longa data, como o professor Idê, Carlos Roberto Soares (TV Cidade Sul), Nelsinho Martins (Coamo e diretoria do C. Mourão Basquete), Sebastião Galdino (Técnico de Karatê) e o doutor Marcos Corpa, e com outros dois que tive o prazer de conhecer no sábado: Amarildo Rosa, presidente da Federação Paranaense de Basquete, e o vitorioso técnico do basquete de Campo Mourão, Emerson de Souza.
Repito o que disse o doutor Marcos Corpa durante o programa: "Os competentes se estabelecem e os picaretas passam". Parabéns Ilivaldo!

1- Sebastião Galdino, 2- Luizinho Ferreira Lima, 3- Carlos Roberto Soares, 4- Emerson Luiz de Souza, 5- Amarildo Rosa, 6- Nelsinho Martins, 7- Ilivaldo Martins e 8- Marcos Corpa

Tocando de Primeira
Todos os sábados - 11h às 13h
Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão - 850 Khz
www.radiocolmeiaam.com.br

Mini Gol da VW

Fotos mostra o lançamento de uma série especial de um Mini Gol. 

Martins, Patolino, Pastelão e Laurinho devem estar muito ansiosos para saber quando chegam por aqui.



Frases: Tutty Vasques

Defesa civil

Justiça seja feita ao árbitro de Corinthians 1 x 0 Cruzeiro, é muito difícil para qualquer juiz de futebol deixar de marcar pênalti quando Ronaldo Fenômeno esbarra em alguém e desaba na área.

A cena é chocante, parece um desmoronamento com vítimas!

Tutty Vasques - No Estadão

16 de novembro de 2010

Baú: Durski Silva

Família Durski Silva

João Durski Silva Júnior, Juma e dona Odete
Oriundos de Irati, o ourives João ‘Janguito’ Durski Silva Júnior e a radio técnica Odete Dala Rosa chegaram a Campo Mourão em 1951 para começar sua vida de recém casados. Seu primeiro comércio foi uma loja de peças para automóveis, na Avenida Capitão Índio Bandeira, esquina com a Rua São Josafat, que depois funcionou naquela mesma avenida, onde hoje funciona a Pensão Roma, da família Scattu – em frente à Receita Estadual.

Loja na Avenida Capitão Índio Bandeira, na esquina da São Josafat
Anos depois, montaram A Musical, loja especializada em móveis e aparelhos de som (meu pai conta que quando nasci ele foi correndo comprar uma radiola na loja dos Durski. Radiola que ficou comigo por anos, tinha um rádio potente, que sintonizava emissoras de todo o país, um som maravilhoso e que, infelizmente, ‘enfiei no nariz’). 
A Musical funcionou ali no calçadão da Praça Getulio Vargas, onde hoje é o Aqui e Agora.

Juma, João Marcos, filho mais velho do casal me passou algumas fotos da matéria. Com ele e com a irmão mais nova, Isabel se não me engano, tive pouco contato, convivi mais com os manos dele: Maria José, a Zuca, e com o Betão, Luiz Alberto.

Separados no nascimento: Betão e Axel Roses
Zuca, que por anos foi minha colega no Colégio Estadual, atualmente mora em Pitanga. Beto, amigo de muitas bagunças e jogos estudantis, reside em Campo Mourão. Ele foi personagem de um ‘separados no nascimento’ aqui no Baú.

Maria José 'Zuca' Durski Silva
Lembro da dona Odete, muito brincalhona e de coração enorme, ajudando pessoas irem até a capital paranaense para tratamento de saúde.

Done Odete e Juma
Seu Janguito faleceu em 2001 e dona Odete em 2010. Clique nas imagens para ampliar.

Radiola: aparelho de som que tocava discos de vinil (LPs).

Rural FM e a música do dia

Achados e Perdidos - "Pinga Colírio nessa Paisagem"



Gosto muito da música, mas não achei nenhuma informação sobre a banda "Achados e Perdidos".


Ponto de vista

Tudo é uma questão de ponto de vista!

Numa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,saiu para jantar com sua esposa Michelle e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina.
Estando sentados à sua mesa no restaurante, o dono pediu aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama e assim o fez.
Quando o dono do restaurante saiu, Obama perguntou a Michelle:
- Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?
Michele respondeu:
- Acontece, que na minha adolescência, este homem era muito apaixonado por mim e por muito tempo.
Obama disse então:
- Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?
Michelle respondeu:
- Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje, ELE... seria o Presidente dos Estados Unidos.

Teste seu subconsciente

O programa do site abaixo, fruto de uma tese de doutorado que juntou psicologia e lógica, consegue avaliar o que você está pensando e analisar o seu estado de espírito - subconsciente - e isso apenas interpretando o que você digita aleatoriamente no seu micro (baseado na escolha das teclas ao acaso, na sua colocação em pontos específicos do teclado).

É bem rápido e o índice de acerto é enorme! (clique na imagem para fazer seu teste)



enviado pelo Jayme Bernardelli.

Ande sempre ao lado... nunca atrás

4gifs.com