5 de novembro de 2010

Baú: Richa, Deitos, Schen e Herwig

Do álbum de minha sogra, Odethe Schen, foto de 1985 mostra o então governador paranaense José Richa ao lado de funcionários do DER, na solenidade de inauguração do Grêmio Recreativo do DER (GREDER), em Curitiba.
Na foto aparecem os 'mourãoenses' Darcy Deitos e Alcyr Costa Schen, então funcionários do DER e grandes incentivadores da criação daquele grêmio. Heinz Herwig, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná e então diretor do DER também está na foto.
José Richa, pai do recém eleito governador do Paraná Beto Richa, faleceu em 2003. Meu sogro, Seu Schen, em 2001.
Deitos mora em Campo Mourão, onde administra com a família o Paraná Palace Hotel. Clique na imagem para ampliar.

1- José Richa (in memorian), 2- Darcy Deitos,
3- Alcyr Costa Schen (in memorian) e 4- Heinz Herwig

Rural FM e a música do dia

Brian Hiland - "Sealed With a Kiss"




Brian Hyland (nascido em 12/11/1943, Nova Iorque) é um cantor pop americano que foi particularmente bem sucedido durante a década de 1960.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos

Predadores










Exemplo que vem da Suécia

Faz tempo que vejo esse vídeo circulando pela internet, mas só agora resolvi compartilhar com os amigos. 
Vacilei em postá-lo, por que me parece um sonho impossível de acontecer no Brasil. Mas que seria muito bom ver o exemplo vindo de cima, seria!
Gostaria de ver quantos se candidatariam se o mesmo fosse aplicado aqui. Alguém imagina um deputado, senador ou governador sem um (um!?) assessor, motorista, empregado? sem cartão corporativo?

Receita: Amarula

No Só no Boteco encontrei essa receita do Licor de Amarula. Tomara que seja tão boa quanto a receita que a minha filha Sarah usa para fazê-lo.

Amarula é um licor, preparado do creme ou da fruta da marula, da árvore africana maruleira (Sclerocarya birrea), regionalmente a árvore também é chamada de elephant tree (árvore do elefante) ou marriage tree (árvore do casamento).

A receita não é feita com a frutinha africana, mas o sabor é idêntico ao do licor comercializado mundo a fora.


Ingredientes

    * 1 lata de leite condensado
    * 1 lata de creme de leite sem soro
    * 1 lata de licor de cacau
    * 1 copo (aprox. 200ml) de vodka
    * 50g de chocolate ao leite derretido

Modo de preparo

    * Bata todos ingredientes no liquidificador
    * Leve à geladeira
    * Beba feliz e alegremente

Vídeo abaixo mostra o que acontece com os animais quando comem a Amarula fermentada. Muito divertido.

4 de novembro de 2010

Baú: Job Perdoncini

O último final de semana foi ótimo para o esporte mourãoense: a equipe adulta de basquete masculina venceu a primeira partida da decisão do estadual diante de Londrina, a equipe Sub13 da mesma modalidade conquistou o vice campeonato paranaense e o mourãoense Job Perdoncini conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul Americano Master de Judô.
Job participou da competição, realizada em Bento Gonçalves (RS), que reuniu atletas do Chile, Argentina, Colômbia e Equador, com apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam).
Ele conta que na final enfrentou o paulista Rogério Shinobe e que a luta só foi decidida faltando apenas 5 segundos para terminar o combate.  
Foto mostra Job (o primeiro da esquerda) no pódium ao lado do campeão Shinobe e dos dois classificados em terceiro lugar. Clique na imagem para ampliar.


Formação de atletas - Em parceria com o Clube 10 de Outubro, Job começa um novo projeto para formação de judocas. Ele informa que aulas serão abertas para sócios e não sócios do Clube. Informações pelos fones 3523 1713 e 9979 3027.

Rural FM e a música do dia

Titãs - "Sonífera Ilha"



Titãs é uma banda de rock brasileira formada em São Paulo, na década de 1980. Ativa há mais de 25 anos, tornou-se uma das quatro maiores bandas do BRock, ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, e Barão Vermelho. Algumas de suas músicas de maior sucesso são Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Comida, Go Back, Domingo, Homem Primata, Bichos Escrotos, Prá Dizer Adeus, Marvin, AA UU, Epitáfio, Diversão, e a mais recente Porque Eu Sei Que é Amor.
A primeira formação contava com 9 integrantes, sendo eles Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung, dos quais 6 deles eram vocalistas.
"Sonífera Ilha" é faixa do primeiro álbum lançado em 1984.

Mutilado, homem chega a hospital com braço em saco de lixo

Um trabalhador da construção civil que sofrera um acidente com máquina pesada chegou a um hospital de Iasi (Romênia) com um dos braços - decepado - em um saco de lixo. Calmamente, Miheal Ionescu, de 51 anos, pediu que os médicos pusessem o membro de volta ao seu lugar.
Para chegar ao hospital, Miheal contou com carona de um colega de trabalho. Depois de 12 horas de cirurgia, uma equipe de nove médicos conseguiu reimplantar o braço. (fonte: Page Not Found)

Gifs

funny animated gif

Dica: rolha na garrafa

Vídeo mostra como tirar um rolha de dentro de uma garrafa.



Se alguém conseguir tirar usando o método do vídeo, avise.

3 de novembro de 2010

Baú: João Bento

Foto enviada pelo Juma Durski mostra a casa do pioneiro João Bento em Campo Mourão. Segundo o Juma, a casa ficava onde hoje é o Country Clube.


João Bento, que na verdade se chamava João Rodrigues Monteiro, nasceu em Minas Gerais e chegou em Campo Mourão em 1920 juntamente com Manoel Mendes Camargo. Ele faleceu aos 64 anos, em 1935, de febre perniciosa, adquirida após uma pescaria com onze amigos no Rio Ivaí. Todos foram contagiados, ele e mais seis faleceram. (Fonte: Campo Mourão - 60 anos [Principais avenidas, ruas, praças e lougradoros públicos de Campo Mourão].  
febre perniciosaacesso de febre intermitente muito grave.

Rural FM e a música do dia

The Pointer Sister - "Slow Hands"



The Pointer Sisters é um grupo feminino de música pop e R&B originário de Oakland (EUA) que fez sucesso durante as décadas de 1970 e 1980. Durante quarenta anos de existência, o grupo gravou canções dos mais variados gêneros, tais como disco, jazz, bebop, country, soul, funk, dance, new wave e rock.
O grupo se iniciou em 1969, quando as irmãs June e Bonnie Pointer começaram a se apresentar, sem contrato assinado com qualquer gravadora, como a dupla Pointers Pair. Em 1971, as Pointer Pair se transformam em Pointer Sisters com a chegada da também irmã Anita Pointer

O Craque, a esposa e o jantar

Histórinha que me foi contada pelo craque Adalberto, do Londrina, do Palmeiras e do Sport Clube Campo Mourão. Já publiquei ela aqui, mas bateu uma saudade do amigão/artilheiro.

Tarde da noite, meio zonzo pelas cervejas bebidas com amigos após o futebol, o artilheiro chega em casa com o firme propósito de ser durão e não tolerar bronca da esposa (ela, que sempre o apoiou em sua carreira profissional como jogador de futebol e tolerou longas separações por causa da profissão, agora não aguentava as peladas com os amigos e, claro, as inúmeras cervejas regadas com bom papo com os amigos).
Antes que ela diga qualquer coisa, ao abrir a porta, ele pede, firme sem ser autoritário:
- Meu bem, serve minha janta, estou com muita fome, vou só tomar um banho...
Sem dizer nada, ela se levanta, vai até a cozinha, enquanto ele espia de canto de olho e estranha a presteza e o silêncio dela.
Sai do banheiro e pergunta se ela preparou a refeição:
- Sim, está na panela, no fogão...
Agora, pelo tom de voz, ele já achou que ela estava brava.
No fogão, uma panela com tampa era aquecida na chama mais quente e ele vai faminto ver o que foi preparado e, decepção, quase explodindo, havia apenas uma latinha de cerveja em banho-maria.

Alimentos x Emoções

Banana: contra a ansiedade
Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia

Mel: pura alegria
Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1 colher (sopa)/dia.

Abacate: amigo do sono
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x/semana.

Salmão: levanta o astral
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, aranque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.
Quanto consumir: 1 porção, 3x/semana.

Lentilha: afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas/semana.

Nozes: mantém você concentrada
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x/semana.

Chá verde: espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá)/dia.

Brócolis: deixa a mente esperta
É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar-se de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires/dia.

Clorela: controla a preocupação
Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a sensação de conforto.
Quanto consumir: de 2 a 4g/dia (cápsula)

Óleo de linhaça: dribla o apetite voraz
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a compulsão a comida fica bem menor.
Quanto consumir: 1 colher (sobremesa)/dia, antes das refeições principais.

Gérmen de trigo: acaba com a irritação
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá)/dia.

Tofu: espanta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental. 
Quanto consumir: 1 fatia média/dia. 

Enviada pelo Luiz César Alves, o professor Luizinho.

Naight bruiti!!!???

1 de novembro de 2010

Baú: Abelar das Carpas

Foto de 1994, mostra "minha" Elvira junto do Abelar e de suas carpas.
Abelar Gonçalves Neto, o Abelar das Carpas, mineiro de Leopoldina (MG), conseguiu a façanha de amestrar carpas. Primeiro em seu sítio no Barreiro das Frutas e depois em em centro turístico montado na saída para Cascavel, ele divertia amigos e turistas ao chamar e ser atendido por seus peixes, que tinham nomes de astros da Tv e do Esportes. Abelar foi atração em um dos programas do Faustão na Rede Globo. 
No jardim Parigot de Souza, em Campo Mourão, uma praça homenagea o grande Abelar, que foi um pioneiro mourãoense, proprietário do Bar Copacabana, do Bar Caiçara e da Churrascaria BR3. 
Abelar faleceu em outubro de 2006. Clique na imagem para ampliar.

Rural FM e a música do dia

Pixie Lott - " Mama Do (uh Oh, uh oh)"



Pixie Lott (nascida Victoria Louise Lott em 1201/01/1991)é uma cantora, compositora, atriz e dançarina inglesa. Desde criança, fez parte de musicais e obras teatrais
"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)", seu single de estreia, atingiu a posição número um na tabela musical UK Singles Chart em junho de 2009, tornando-a uma das maiores revelações do ano.

Aí Vareia!!!

Didi dando aula para Mussum

Arte na máquina de escrever

Keira Rathbone e sua arte com a máquina de escrever

Uma artista britânica não quis seguir o tradicional, fazer arte com pincéis, lapis, etc... desde a época da universidade em Londres, a artista resolveu experimentar a máquina de escrever para se expressar diferente dos outros artistas.


Numa feira ela encontrou a máquina e resolveu comprá-la para tentar escrever algo. Mas, isso não aconteceu. Passou-se um ano e ela não tinha escrito nada, então ela decidiu fazer desenhos com a máquina e os primeiros resultados foram promissores e aí ela percebeu que esse seria um bom caminho para ela. Tão certo que o trabalho dela é reconhecido no meio da arte e ela se transformou numa artista bem sucedida.

Keira Rathbone diz que ela simplesmente transforma o cilindro para mover a folha de papel, e usa diferentes personagens para criar as formas que ela quer. Pode parecer fácil, mas a criação de obras detalhadas a partir de cartas simples, números e pontuação não é definitivamente a melhor coisa a fazer.

 



Máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.

Futebol arte. Arte Marcial

Acho que o juiz marcou apenas lateral para o time azul.