1 de outubro de 2010

Baú: Luto

Fernando Ferreira Gonçalves - 1962 * 2010

No último final de semana, depois de longa luta contra terrível doença, morreu o meu amigo Fernando, o Fefê, do Sushi Bar.
Amigos de infância, estivemos por muito tempo juntos bagunçando pela cidade e praticando esportes. Ultimamente nos escontrávamos todos os domingos nas disputas do campeonato interno de futebol suíço no Clube dos Trinta.
O ano de 2010 tem sido duro com a família Gonçalves. Há pouco tempo 'perderam' o patriarca Antero, o Seu Teco, parceiro nas partidas de Truco no Clube dos Trinta e companheirão de meu pai nas pescarias na Usina Mourão.
Foto do final dos anos 80, enviada pelo Richardson, mano do Fefê, mostra eles ao lado dos dois irmãos mais velhos Lito e Birinha, da Vó Lice (sogra do seu Teco), das filhas e primos. Clique na imagem para ampliar.

1- Carlos Antero "Lito", 2- Richard, 3- Ubirajara e 4- Fernando "Fefê" Ferreira Gonçalves (in memorian)

Rural FM e a Música do dia

Elvis Aaron Presley (East Tupelo - EUA, 8/01/1935 — Memphis, 16/08/1977) foi um famoso músico e ator, sendo mundialmente denominado O Rei do Rock, também conhecido pela alcunha de Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. (Para saber mais, clique aqui)
Martina McBride (nascida como Martina Mariea Schiff, 29/07/1966 em Sharon, Kansas - EUA) é uma cantora e compositora de música contry-pop.
Feito em 2008, esse vídeo ficou ótimo. Quando Elvis morreu, em 1977, Martina tinha apenas 11 anos.

Enviada pelo Luiz Pequito

Casablanca Videolocadora: Lançamentos e + Locados










Os mais locados

- Homem de Ferro 2 ... Ação
- Robin Hood ... Aventura
- O Preço da Traição ... Drama
- Querido John ... Romance
- O Príncipe da Pérsia ... Aventura
- Furia de Titãs ... Ação
- Ameaça Terrorista ... Suspense
- Zona Verde ... Ação/Guerra
- Lembranças ... Drama 

Vídeo: Acorda Brasil

Como todo jovem, ele usa muitos palavrões, mas como o tema é eleições, políticos e  as políticas para o País, acaba sendo tolerável ouví-los.
São oito minutos de verdades e mais verdades (na verdade, da metade em diante é que "chegam os tapas na cara"). Não identifiquei o autor/ator.


enviada pelo Lincoln Rodrigues

Assim é que se pede emprego

Enviado pela Semeire Vecchi, anúncio mostra muita atitude do que deve ser um dos melhores vendedores do mundo ou um grande mentiroso.

30 de setembro de 2010

Baú: Ely e Nilmar de Harley pela Europa


Ely e Nilmar Piacentini retornaram de uma viagem dos sonhos. Eles e outros amantes das motos Harley Davidson (quem não é?) fizeram um tour pela Europa rodando pelos Alpes Suíços, região de Dolomites e Costa Azurra no Norte da Itália, sul da França e norte da Alemanha. Visitas as fábricas da Ferrari em Maranelo, Porsche e Mercedes em Stuttgart. (Clique para ampliar o mapa ao lado e veja todo o roteiro).


Ely e Nilmar, pais do Roque e da Ronise, são filhos de tradicionais famílias mourãenses - ela da família Salvadori  e ele da Piacentini.
Nilmar é engenheiro responsável por grandes obras que a construtora da família toca na cidade e em todo o País. Até o final do ano, em Campo Mourão, eles devem entregar 436 casas construídos através do programa "Minha Casa Minha Vida".

No site da Harley Tours Moto Turismo, empresa responsável pelo giro, tem centenas de fotos da viagem, além de todas as informações de quem pretende fazer o mesmo que os mourãoenses.

Rural FM e a Música do dia

Kings of Convenience - "Toxic Girl"



Kings Of Convenience é um duo folk-pop indie de Bergen, Noruega. Composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe, o grupo musical é conhecido por suas melodias delicadas, vozes calmas e sutis melodias de violão.

Piada: Jesus de férias na Bahia

Estavam um carioca, um paulista e um baiano no boteco do Mercado Modelo, quando o carioca diz aos outros:
- Mermão, esse cara que entrou aí é igual a Jesus Cristo.
- Tá brincando! - dizem os outros.
- Tô te falando! A barba, a túnica, o olhar…
O carioca levanta-se, dirige-se ao homem e pergunta:
- Mermão, digo, Senhor, Tu és Jesus Cristo, não é verdade?
- Eu? Que idéia!
- Eu acho que sim. Aí…, você é Jesus Cristo!!!
- Já disse que não! Mas fale mais baixo.
- Pô, eu sei que você é Jesus Cristo.
E tanto insiste que o homem lhe diz baixinho:
- Sou efetivamente Jesus Cristo, mas fale baixo e não digas a ninguém, senão isto aqui vira um pandemônio.
- Mas eu tenho uma lesão no joelho desde pequeno. Me cura aí brother, digo, Senhor!
- Milagres não. Tu vais contar aos teus amigos e eu passo a tarde fazendo milagres.
O carioca tanto insiste que Jesus Cristo põe a mão sobre o seu joelho e cura-o.
- Pô, valeu! Ficarei eternamente grato! - agradece, emocionado, o carioca.
- Sim, sim! Não grites e vai-te embora e não contes a ninguém.
Logo em seguida, chega o paulista…
- Aí ô meu, o carioca disse que és Jesus Cristo e que o curaste…
Tenho um olho de vidro. Cura-me também!
- Não sou Jesus Cristo! Mas fale baixo.
O paulista tanto insistiu que Jesus Cristo passou-lhe a mão pelos olhos e curou-o.
- Oh lôco meu! Obrigado mesmo! Agradece, emocionado, o paulista.
- Vai-te agora embora e não contes a ninguém.
Mas, Jesus Cristo o viu contando a história aos amigos e ficou à espera de ver o baiano ir ter com ele. O tempo foi passando e nada.
Mordido pela curiosidade, dirigiu-se à mesa dos três amigos e pondo a mão sobre o ombro do baiano, começou a perguntar:
- E tu, não queres que…
O baiano levanta-se de um salto, e afastando-se dele grita em alto e sonoro baianês:
- Aê, meu Rei… Tira essas mãozinhas de cima de mim, que eu ainda tenho seis meses de licença médica!!!

enviada pelo João Guilherme Xavier

Brasil 2010: Band de Tocantins é censurada

Depois do Estadão, que foi proibido de divulgar matéria sobre o filho do ex presidente José Sarney, agora foi a vez de uma retransmissora da Rede Bandeirantes sofrer nas mãos pesadas de quem não quer que se mostre os absurdos que nossos políticos cometem. Leia e assista matéria da própria Band.

A Band Tocantins divulgou durante o plantão Notícias da Redação, no último domingo, uma receita de bolo de cenoura em protesto contra a decisão judicial do desembargador Liberato Póvoa, que proibia veículos de comunicação de publicar informações sobre investigação envolvendo o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

O diretor de programação e jornalismo da emissora, Fernando Hessel, explicou o porquê da iniciativa, que fez lembrar os protestos feitos na época da ditadura militar, quando veículos divulgavam receitas ao invés de informações censuradas.

"A gente decidiu fazer este protesto de forma a chamar a atenção da opinião pública e das autoridades", disse. "Uma receita de bolo, para quem não viveu o AI-5, pode ser até divertido, mas não há nada de engraçado, pois é uma forma de resgatar a imposição feita pelo regime militar", completou.

Hessel admitiu que não esperava que sua atitude fosse gerar repercussão nacional. "Achei que iria sensibilizar a mídia local, na verdade isso se espalhou de tal maneira que os demais veículos também noticiaram o caso. Eu acredito que essa atitude ajudou, e muito, a Justiça a se sensibilizar para a queda da censura".

Ontem, o plenário do TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins)suspendeu a liminar que proibia veículos de comunicação de publicar informações que relacionem Gaguim, candidato à reeleição, com um suposto esquema de fraudes em licitações investigado pelo Ministério Público de São Paulo.

Segundo Hessel, a mídia local sempre buscou noticiar apenas as investigações feitas pelo Ministério Público paulista que citam oficialmente o governador.

"A gente vê casos de censura no país que até hoje perduram", declarou. Para ele, a censura, que durou três dias, foi na verdade "uma eternidade".

O diretor havia prometido comer um pedaço de bolo de cenoura caso caísse a proibição. Segundo ele, a comemoração, com direito a bolo, foi feita na tarde da última terça-feira. (Fonte: site da Band)

Votar, por Raquel de Queiroz

Antonio Kiwel me enviou esse slide que mostra texto da escritora Raquel de Queiroz sobre VOTAR. Publicado em 1947, na revista O Cruzeiro, o texto está mais atual do que nunca. Clique no player para avançar.


Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17/11/1910 — Rio de Janeiro, 4/11/2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.
O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira do século XX. Fundada por Carlos Malheiro Dias, começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Nos anos 60, O Cruzeiro entrou em declínio com o desuso de suas fórmulas e o surgimento de novas publicações, como as revistas Manchete e Fatos e Fotos. O fim da revista aconteceu em julho de 1975, com a consagração definitiva do instantâneo meio televisivo em favor dos impressos.
Antonio Kiwel é amigão, parceiro de peladas de futebol e de Truco no Clube dos Trinta. Ruim no futebol e horrivel no Truco (hahaha) e ainda por cima Santista, ele é boa gente e, portanto, por isso mesmo, não conto para ninguém esses seus "defeitos". Sem falar do Yuri...

29 de setembro de 2010

Baú: Márcia Traple e Carlito Roeder

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra os amigos Márcia Traple e Carlito Roeder dançando em um baile no começo dos anos 70.
Não conheci a Márcia, mas lembro bem dela, filha do doutor Germano Traple, que morava na bela casa que construíram na avenida Goioerê (onde funcionou o comitê eleitoral do candidato Tauillo Tezelli na última eleição municipal).
O Carlito atualmente reside em Rondônia, ao lado da esposa Teodózia. Keila, bela filha deles, é Juiza de Direito naquele estado amazônico. 
No jardim Copacabana, em Campo Mourão, uma rua leva o nome do pai do Carlito, o pioneiro mourãoense Carlos Otto Roeder, que na década de 50 era proprietário de uma oficina onde consertava rádios e motores elétricos. Clique na imagem para ampliar.

Márcia Traple e Carlito Roeder

Rural FM e a Música do dia

Dionne Warwick e Chico Buarque - "Piano na Mangueira"



Piano na Mangueira, música de Tom Jobim, é faixa do disco Aquarela do Brasil, lancado por Dionne Warwick em 1994.

Marie Dionne Warwick (Nova Jérsei, 12/12/1940) é uma cantora norte-americana. Ganhou fama como a intérprete preferida dos compositores Burt Bacharach e Hal David. Ambos a presentearam com uma série de sucessos.
Grande admiradora da música brasileira, ela possui casas na Bahia e no Rio de Janeiro, e vive se apresentando no País.

Clermont D'Ávila, Musical FM de Goioerê, não gosta do Chico Buarque e sempre que quer falar mal dele usa a letra de Geni e o Zepelin para exemplicar. Dias desses postei essa mesma musica e dediquei, com ironia, claro, para o palmeirense Clermont. 
No dia dos pais ele ganhou, da esposa e do filhão, um cd com as melhores do Chico. Ao descobrir que ele não gostava, ela disse: - mas eu vi no Baú do Luizinho que você era fã...
Aliás, preciso contar do dia que ele fugiu do hospital em Curitiba. Fica para uma próxima postagem.

Da telinha: seu Baltasar da Rocha

Walter D'Ávila (Porto Alegre, 29/11/1911 — Rio de Janeiro, 19/04/1996) foi um ator e humorista brasileiro.
Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio e fez uma novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho foi em "Escolinha do Professor Raimundo" como o "Baltasar da Rocha".
A Escolinha do Professor Raimundo foi um quadro cômico comandado por Chico Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos, período em que reuniu muitos dos maiores nomes do gênero no Brasil.

Pássaros nos fios

Um vídeo brasileiro é finalista do concurso YouTube Play, promovido pelo site YouTube e pelo museu Guggenheim. No único representante do Brasil entre os 125 pré-selecionados, pássaros pousados em fios de alta tensão são transformados em notas musicais em uma partitura. A obra, de Jarbas Agnelli, foi postada no ano passado e já foi vista 200 mil vezes.



Fonte: Bombou na Web

As estradas mais bonitas do mundo

por Redação Galileu


O site Cars Route fez uma seleção das estradas mais incríveis do mundo. Escolhemos algumas para mostrar aquelas que impressionam ou por sua vista ou pelo trajeto desafiador e cheio de curvas.

Muitos caminhos são pouco movimentados dado o grau de dificuldade para completá-los ou a distância dos grandes centros urbanos. Veja a lista abaixo:


10. Autoestrada Overseas, Florida Keys (EUA)

A autoestrada foi construída para fazer ligação entre o grupo de cerca de 1.700 ilhas ao sul dos Estados Unidos, chamado Flórida Keys. A maior porção de sua extensão fica sobre o mar e tem uma vista incrível.

9. Iroha-Zaka, Japão

Esta rodovia sinuosa é composta de uma pista para subida e outra para descida, ambas com 48 curvas muito fechadas. Cada uma das curvas recebeu o nome de uma letra de um alfabeto antigo japonês, começando com a letra i-ro-ha. Era muito usada por monges budistas para peregrinação.

8. Rodovia Atlântica, Noruega

A estrada foi escolhida como a construção norueguesa do século e como um dos trajetos do mundo por publicações especializadas. Com oito quilômetros de extensão, liga as cidades de Molde e Kristiansund. Com varias elevações, em alguns momentos dá a impressão de acabar no nada e é cercada por um cenário impressionante.

7. Oberalp, Suíça

A passagem entre os Alpes tem uma vista incrível. Mas só é aberta durante o verão, por causa da forte cerração que cai sobre ela nos meses mais frios do ano e impede a visão dos motoristas. Mas não pense que ela fica inutilizada, vira uma pista de esqui, tobogã e até caminho para escalada.

6. Camino a Los Yungas (ou “estrada da morte”), Bolívia

Com quase 70 km de extensão, esta perigosa estrada conecta as cidades de La Paz e Corioco. Yungas não tem grade de proteção, e a chuva e neblina, comuns na região, atrapalham a visibilidade dos motoristas. Com uma estatística de cerca de 300 mortes ao ano causadas por acidentes, hoje ela é pouco usada, mas é mui geralmente é procurada por quem anda em busca de aventuras.

5. Túnel Guoliang, China


Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta estrada foi escavada nas rochas da montanha Taihang e inaugurada em 1977. Tem mais de 30 "janelas" que proporcionam entrada de luz no caminho. Tem 1.200 metros de comprimento, cinco metros de altura e quatro de largura.

4. Estada de Los Caracoles, Chile e Argentina

O caminho sinuoso que passa pela Cordilheira dos Andes não conta com grades de proteção. Com muitas curvas inclinadas, a estrada fica coberta de neve em grande parte do ano, o que a torna ainda mas desafiadora.

3. Estrada da Montanha Jebel Hafeet, Emirados Árabes Unidos

Com uma extensão de quase 12 km sobre uma montanha de 1.219 metros de altura, a estrada impressiona pela beleza do deserto. O caminho, que mistura retas para alta velocidade e boas curvas é um convite para quem gosta de dirigir. Ela termina em um local com apenas um estacionamento, um hotel e um palácio.

2. Rodovia Lysebotn, Noruega


Mais uma representante norueguesa, esta estrada contém 27 curvas fechadas, 1,1 km de túnel e fica na cidade de Lysefjord. Com um superfície perfeitamente lisa, é uma das estradas mais divertidas desta lista.

1. Estada Stelvio, Itália


Localizada nos Alpes italianos, é uma das estradas com maior altitude da região, com 2.757 metros acima do nível do mar. Tem 48 "zigue-zagues" inclinados entre as montanhas e desafia a habilidade do motorista em um cenário fantástico.

28 de setembro de 2010

Baú: Colégio Estadual de Campo Mourão 1979 Jeup´s

Foto mostra a equipe do Colégio Estadual de Campo Mourão que foi a grande campeã da segunda edição dos Jogos Estudantis da União Paranaense dos Estudantes (Jeup´s), que foram realizados em 1979, em Campo Mourão.
Na semifinal, se enfrentaram os dois representantes mourãoenses, Colégio Afirmativo (atual Integrado) e o Estadual, que fizeram uma das partidas mais bem disputadas que tive a oportunidade de participar, decidida apenas na cobrança de pênaltis (9 metros) após empate no tempo normal e prorrogação.
Bons tempos aqueles em que montava facilmente mais de uma equipe de handebol em Campo Mourão!
Betinho, João Alberto Nogaroli, atualmente mora em Orlando (EUA).  João Barbosa em Guarapuava. Edson Afonso é funcionário da Copel em Campo Mourão. Ubiraci é funcionário da Caixa Econômica em Ponta Grossa e Ricardo Alípio Costa é advogado tributarista com escritórios em Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. Clique na imagem para ampliar.

em pé: Betinho Nogaroli, Getulinho Ferrari, Luiz Carlos E. Prates, Roberto Uhdre e João Barbosa.   agachados: Edson Afonso, Ubirajara Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Jefferson, Guilherme Maillard e Ricardo Alípio Costa.

Rural FM e a Música do dia

Lou Rawls - "You'll Never Find Another Love Like Mine"



Louis Allen Rawls, mais conhecido como Lou Rawls (1/12/1933 – 6/01/2006) foi um cantor estadunidense de jazz, blues e soul music, nascido em Chicago.

O Leão

O vídeo é antigo - tenho a impressão que já o postei aqui -, mas como não me canso de assistí-lo, mostro-o novamente. A cara de satisfação do leão não me sai da cabeça. Reencontrar alguém que gostamos é bom demais!

Fotógrafo recebe prêmio por imagem do encontro entre beija-flor e víbora

O húngaro Bence Maté, de 25 anos, ganhou um dos prêmios de Fotografia de Meio Ambiente de 2010, distribuído pela organização inglesa CIWEM, na categoria "Mundo Natural", após captar a imagem acima, de um beija-flor encarando uma víbora verde, prestes a dar o bote. (Foto: Reprodução / The Sun)

Fonte: G1

Charge: Tiago Recchia

Tiago Recchia na Gazeta do Povo, 24/09/2010

27 de setembro de 2010

Baú: Casamento Guga e Marquinhos Pelizer

Do álbum do Marquinhos Pelizer, foto de 1981 mostra amigos reunidos no dia do casamento dele com a Guga.
Com exceção do Eduval e do Naido, todos continuam residindo em Campo Mourão. 
Glauco é médico, Chiquinho é engenheiro e secretário municipal, Deonildo possui uma confecção e é responsável pelo SCPC da cidade, Guga é servidora pública e Marquinhos atua no mercado financeiro. 
Guga e Marquinhos têm dois filhos, Kito e Péricles. 
Volta e meia pego o Marquinhos reclamando das artes que o Péricles apronta e como sempre tive vontade de fazer, la vai: quem será que ele puxou? (leiam a resenha abaixo e tirem sua conclusão). Clique na imagem para ampliar.

Guga, Marquinhos Pelizer, Glauco Nogueira, Chiquinho Cardamoni, 
Eduval de Almeida, Nena, Deonildo Rorato e Naido Marchetto

Jogos Regionais de Goioerê – A Bunda do Peliser
Agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade.
Lá, vivenciei ótimos momentos (aliás, o esporte só me deu alegrias).
Com quinze ou dezesseis anos começamos a participar dos principais eventos esportivos paranaense, primeiramente jogando handebol e, a partir dos dezenove anos, defendendo nosso futsal (naquela época, futebol de salão).
Com a energia característica daquela idade aprontávamos bastante, mas, para minha felicidade, sempre com muita responsabilidade, principalmente por contar com ótimos amigos, que fazem parte de meu laço de amizade até os dias de hoje.
Estrada sem asfalto com a coincidência de quase sempre chover na época dos Jogos, faziam com que nossas viagens para Goioerê muitas vezes se transformassem em aventura. Quantas e quantas vezes tínhamos de descer do ônibus para ajudar a desatolá-lo.
Numa dessas vezes, voltávamos para casa e ao passar por Moreira Sales, o Marquinhos Pelizer abaixou a calça e colou a bunda na janela do ônibus. 
Morríamos de rir ao ver a cara das pessoas que quase sempre precisavam dar uma segunda olhada para entender o que acontecia e acho que muitos até hoje ainda contam daquela “cara” feia que viram no ônibus mourãoense. (Publicada no semanário Entre Rios, em 01 de outubro de 2005).

Rural FM e a Música do dia

YES - "Gates of Delirium" (edit)



O Yes é uma banda britânica de rock progressivo formada originalmente por Jon Anderson (vocal), Chris Squire (baixo), Tony Kaye (teclado), Peter Banks (guitarra) e Bill Bruford (bateria) em 1968. Steve Howe entrou para o grupo em 1970. Rick Wakeman também fez parte do Yes.
"Gates of Delirium" é parte do disco Relayer, que o YES lançou em 1974.
De tanto ouvir esse trecho, que editei para a postagem, furei um LP e demorei para conseguir repô-lo na coleção. Na verdade só o fiz quando relançaram já em CD.
No You Tube, encontrei o vídeo abaixo, de 2006, que mostra Steve Howe sozinho interpretando a mesma parte da música. Claro, que preferimos o Jon Anderson no vocal, mas vê-lo tocando é sensacional.



11 alimentos que desintoxicam seu corpo e turbinam a sua saúde

Eles ajudam a eliminar as toxinas e impurezas do organismo de forma natural

Basta exagerar um pouco no consumo de guloseimas e petiscos que a intoxicação bate a sua porta e causa estragos. Falta de apetite, inchaço, náuseas, vômitos e diarreia são apenas alguns dos sintomas.

Sem falar aquela sensação de que passou da conta. A desintoxicação consiste no processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo.

Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável.

A seguir, a nutricionista da Unifesp e da Fundação Uniban, Ana Maria Figueiredo preparou uma lista com alimentos para lá de recomendados para esta missão.



















Fonte: Minha Vida

Política ou quadrinhos?

Pergunta que recebi por e-mail:

- Qual personagem é dentuça, gordinha, brava, mandona e tem um amiguinho que fala errado?

- Fiquei em dúvida...

Maciel na Tribuna

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
    Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que prevê um ano de prisão para quem mentir nas informações concernentes ao currículo encaminhado para emprego. Ora, falsidade ideológica está prevista no Código Penal. Mas, caso já fosse lei, a candidata do PT à presidência já poderia estar na cadeia. É que a Dilma publicou no seu currículo ser “doutora em economia formada na UNICAMP”. E só se matriculou sem ter frequentado o curso. Após denúncia o “dado biográfico”, foi retirado do seu currículo.

Da Coluna do José Eugênio Maciel, na Tribuna do Interior