16 de julho de 2010

Baú

Time do Chico - 1973

Ontem encontrei o Paulichen numa casa lotérica e resolvi postar novamente essa foto de nosso time de futebol de campo, que era conhecido como o Time do Chico por causa de nosso treinador seu Chico, de quem nunca mais tive notícias.
Me parece que nessa época é que tivemos as primeiras noções do que era jogo coletivo, que depois foram aperfeiçoadas no handebol e no futsal. Em todas as modalidades tive o prazer de ter quase todos esses integrantes da foto como companheiros.
Falo sempre que muito deles poderiam ter sido profissionais do futebol de campo. Dealmir, Laércio, Ricardo, Romeuzinho, Marcelo Silveira, Ratinho... esbanjavam categoria e inteligência em campo e só não seguiram carreira por que não quiseram e porque, também, a modalidade nunca foi muito organizada em Campo Mourão.
Atualmente, Álvaro é diretor da Caixa Econômica em Curitiba. Marcelo, Arnaud (como ele está forte na foto!) e Sebastião Mauro são engenheiros civis em C. Mourão. Dealmir é agricultor em Sinop (MT). Laércio é medico pediatra em C. Mourão, Ricardo é proprietário da Graven Veículos e Romeuzinho da Casablanca Videolocadora, ambos em C. Mourão. Paulichen é funcionário do DER. David (nosso goleiro no futsal, mas aqui jogando na linha. Coitadas das canelas dos adversários!) é agricultor em C. Mourão.  
O nome correto do time era Portuguesa de Desportos. Clique na imagem para ampliar!

em pé (da esquerda para a direita): Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, Laércio Luiz Daleffe, David Miguel Cardoso, Sebastião Carlos Mauro, Odair, Ratinho e Antonio Paulichen.
agachados: Dealmir Salvadori, Álvaro Luiz Martins, Antonio Marcelo da Silva e Silveira, José Ricardo Grabowski, Romeu Hermógenes da Silva e Seu Chico.

Rural FM e a música do dia

Dave Matthews Band - "Crush"



Dave Matthews Band é uma banda norte-americana formada em Charlottesville, Virgínia em 1991, pelo cantor e guitarrista Dave Matthews, baixistas Stefan Lessard, Leroi Moore, violinista Boyd Tinsley, baterista Carter Beauford e tecladista Peter Griesar. Todos conheceram Dave em Charlottesville.

Turismo: Amatciems na Letônia


Amatciems se encontra a 80 Km de Riga, a capital da Letônia e a 12 Km de Cesis que tem uns 20.000 habitantes.

Não há estradas asfaltadas em Amatciems. O lugar para se contruir uma casa é selecionado cuidadosamente para encaixar na paisagem existente.

Devem ser cumpridos dois critérios principais - uma casa nova não deve ocultar as belas paisagens naturais e permitir aos proprietários de cada parcela desfrutar de seu próprio pedacinho de bosque e do reservatório de água doce natural.

São utilizados três tipos de estruturas - esquadrias de madeira, toncos e alvenaria que complementam as fachadas de pedra natural, madeira compensada decorativa, gesso ou cristal pintado nas paredes exteriores.

No conceito de cada casa se permite quato tipos de coberturas - telhados de palha, troncos talhados, cerâmica ou telhas de cimento. Isto não quer dizer que estão limitados em sua escolha. Novas idéias são sempre bem vindas!

Toda a comunidade está conectada à rede de serviços públicos - fornecimento de água, esgoto, eletricidade e cabo de fibra ótica.

Amatciems tem reservas naturais de água doce - represas, lagos e riachos. Todos os depósitos estão interconectados para alimentar uns aos outros pelos canais e evitar as inundações em períodos de chuva.

Os habitantes podem admirar veados, raposas, aves e outros animais em movimento sem cercas através da zonha ou ter tempo para caminhar pelo bosque, em busca de morangos, amoras e groselha no caminho.

Amatciems é uma comunidade residencial, mas parece mais com uma reserva natural.

Seu Antoninho da HM - 1930 * 2010

Faleceu ontem, em Curitiba, aos oitenta anos, o seu Antoninho da HM. 
Antonio Pires Cardozo, pai dos meus amigos Edson 'Lobisomem', do Marquinho 'Cabeção', da Gika e da Jane, tinha esse apelido por causa dos anos em trabalhou nas Lojas HM em Campo Mourão. Lembro de meu pai sendo atendido por ele sempre que íamos à HM...
Meu amigo Osvaldo Broza escreveu a crônica abaixo em novembro do ano passado. Publico-a para homenagear o pioneiro mourãoense e toda sua família!


Seu Antoninho
Por Osvaldo Broza

“Os sonhos vão surgindo na vida da gente,
uns realizamos e outros não, depende muito
das circunstâncias e do tamanho da vontade
em realizá-los”

No livro Caminhos de Casa, que lancei em 2004, conto uma história (incluindo a epígrafe acima) – A bicicleta e a piscina do Bispo - sobre o meu primeiro sonho, que era ter uma bicicleta. Eu morava na Erveira, Distrito de Campina da Lagoa, tinha de 10 a 12 anos e era engraxate. Aliás, um dos melhores. Só perdia para o Benedito da Luz, que tinha uma bicicleta. E dois dentes de ouro. Chique no “úrtimo”.
E só pude comprar uma bicicleta depois de casado, e não pra mim, mas para os meus filhos. Aí, comprei um monte delas, até eles enjoarem. A minha, mesmo, uma Monark ano 1957, só comprei agora, em 2007. Aliás, não foi nem uma compra, foi um presente do Sr. Antonio Cardoso, que a comprou zero, e a utilizou por mais de quarenta anos. Igualzinha a do meu primeiro sonho.
O Seu Antonio nasceu em São Mateus do Sul-SC, em 1930, e com dezessete anos foi pra Canoinhas, no mesmo estado, de onde veio pra Campo Mourão, em 1952, especialmente para trabalhar na Casa Guaira, a convite do seu xará Antonio Toledo Silveira, que também era daquela cidade. Os dois já trabalhavam juntos há quatro anos. Seu Antoninho, como é mais conhecido, deixou a Casa Guaira em 1958 para abrir o seu próprio negócio, um armazém, na Av. Irmãos Pereira, esquina com a Rua Araruna, que durou até 1963. Trabalhou por três anos na Casa das Tintas, mais um tempo por conta própria e em 1965 começou na Hermes Macedo. Saiu de lá já aposentado, em 1985.
Ele conta que, por muito tempo, essa bicicleta foi o único veículo da família – e o único dele durante os seus oitenta anos -, que servia para trabalhar, passear com sua esposa Júlia, já falecida, mas, principalmente, para transportar seus filhos à escola. A Jane, o Marcos (Cabeção), o Edson (não sei se posso contar que o apelido dele é Lobisomem) e a Gilka.
Seu Antonio, que hoje mora com a filha Jane, não tem mais vontade de pedalar, mas sente saudade da sua “magrela”. Ele a visita com frequência onde ela fica guardada – e onde foi restaurada - na Bicicletaria do Mané, ao lado da Interclínicas. No dia oito de outubro de 2009, eu me encontrei com o Seu Antonio, justamente naquele local. Ele me contou que tinha sonhado com a bicicleta.
– Sonhei que estava zelando dela para entregar a você, falou.
Sem esconder a emoção, eu disse a ele que também havia sonhado com ela. Há cinquenta anos.
Também contei que tive um pesadelo com ela: sonhei que dava carona ao advogado Paulo Ribas e ao empresário Diorque Nogueira, os dois ao mesmo tempo, de Foz do Iguaçu a Campo Mourão.
- Coitada da bicicleta, disse rindo.
- Coitado de mim, respondi.
Depois me pediu carona. Levei-o até onde ele queria, num escritório na Rua Guarapuava. De carro!

Osvaldo Broza é escritor e integrante da Academia Mourãoense de Letras.

Lançamentos e + Locados da Casablanca Videolocadora


















OS MAIS LOCADOS DA SEMANA

- O Livro de Eli ... Ação
- Cadê os Morgan? ... Comédia
- Surpresa em Dobro... Comédia
- O Amor Acontece ... Romance
- Lua Nova ... Romance/Aventura
- Avatar ... Ficção/Avatar
- Atraídos pelo Crime ... Ação


15 de julho de 2010

Baú

Festa "Anos Sessenta" - 1977

No anos setenta, em Campo Mourão era comum a realização de festinha nas casas dos amigos. Foto mostra eu e Elvira ao lado do casal Josênia e Ricardo em uma festa que o Moacir de Lana fez na casa dele e que teve como tema os anos sessenta.
Na tevê, passava Estúpido Cupido, uma novela que retratava os intensos anos da década de 60 e inspirou várias festas com o tema.
Moacir morava na esquina da Rua Mato Grosso com a avenida João Bento. Lá comecei namorar a 'minha' Elvira.
Ricardo e Josênia são grandes amigos nossos, estiveram casados por um tempo e hoje ele mora em Goiás e ela em Campo Mourão.
Ricardo é meu amigo desde o tempo em que o pai dele administrava a Transportadora Andrade, que ficava ao lado de nossa Oficina, que funcionava em prédio alugado do seu Mário Kwistchal na avenida Manoel Mendes Camargo, em frente à Riva Center.
Josênia é filha da dona Jose e do seu Luiz Cordeiro. Ele foi gerente, por anos, da antiga agência de automóveis Ford em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar!

(da esquerda para a direita) Ricardo Célio Amaral e Josênia Cordeiro, e Elvira Maria Schen e Irineu Luiz Ferreira Lima

Rural FM e a música do dia

Djavan - "Nem Um Dia"



Djavan Caetano Viana (Maceió, 27/01/1949) é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro.
Nem um Dia é a faixa três do disco Malásia lançado em 1996.


Como não pensei nisso antes!?

O santista, torcedor do Santos e não morador ou nascido na praiana cidade paulista, Antonio Kiwel me enviou a imagem abaixo com o título "Como não pensei nisto antes?!"
Nem percebi que ele era chegado num destilado...!!!

Humor: Bill Cosby - pais e avós



William Henry Cosby, Jr. (Filadélfia, 12/07/1937) mais conhecido como Bill Cosby, é um ator, humorista, cantor e escritor  americano.
Bill Cosby nasceu em Filadélfia e é famoso nos Estados Unidos por suas atuações cômicas. O humorista Chris Rock fez uma homenagem a Cosby no seu seriado, Everybody Hates Chris e o humorista Damon Wayans criou a série My Wife and Kids baseado nos papéis de Cosby em The Cosby Show.

Reais motivos das guerras

Vídeo mostra veterano de guerra do Iraque relatando os reais motivos que levaram os Estados Unidos a invadir o Iraque.
No e-mail que recebi diz que o mesmo apareceu morto, por um 'ataque cardíaco, dois dias após o discurso. Sei lá!

14 de julho de 2010

Baú

Na Cancha Tagliari - 1975

Foto do álbum do Itamar Tagliari, mostra ele entregando troféu para o Valdenício Zagoto, craque do time da Loja Renascença, dos irmãos Pequito.
Zagoto fazia muitos gols, por isso acho que o troféu era de artilheiro, e sempre participou dos eventos realizados na Cancha Tagliari. Inês, esposa dele, por anos foi colega de escola minha e da 'minha' Elvira.
Na foto, sentado, de óculos, aparece outro que sempre participou muito da vida esportiva de Campo Mourão: o João Carlos Marques, o Tiguera. Clique na imagem para ampliar!

Portishead - "Glory Box"



Portishead é uma banda britânica de trip hop formada no ano de 1991 em Bristol, Inglaterra. Ela foi formada quando, numa fila de desempregados, Geoff Barrow encontrou Beth Gibbons. Geoff fazia samples para outras bandas, mas depois que formou o Portishead, ele passou a se dedicar somente à banda. Portishead é o nome da cidade natal de Geoff Barrow.

Piscina no 55° andar

Piscininha no 55° andar do hotel mais caro do mundo

Se você quer curtir um mergulho nessa piscina, você vai precisar gostar de altura... é no 55º andar!

Mas, nadar na borda não é tão arriscado quanto parece. Enquanto a água da piscina “infinita” parece terminar em um despenhadeiro, na verdade ela escorre para uma espécie de canal, de onde é bombeada de volta para a piscina principal. Tem três vezes o tamanho de uma piscina olímpica ( 150 metros de comprimento), é a maior piscina do mundo ao ar livre, nessas alturas.

Ela pertence ao impressionante "Skypark", um espaço de lazer em forma de barco, empoleirado sobre as três torres que compõem o hotel mais caro do mundo, que custou a bagatela de 4 bilhões de libras esterlinas (quase inimaginável o número de zeros à direita em reais...), é o Marina Bay Sands, na cidade de Cingapura.






(enviado pelo Jayminho Bernadelli)

Da caixa preta

Animação baseada em dados disponíveis sobre acidente com o US Airways Flight 1549, que após chocar com aves, logo ao sair do Aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, pousou no rio Hudson.
Graças à perícia do piloto Capt. Sullenberger todos os passageiros e tripulantes sobreviveram.
De todas as faixas de áudio disponíveis, apenas dois são utilizados, La Guardia e Tower New York TRACON. Os dados de radar, bem como da "Caixa Preta" são utilizados na construção da rota de vôo da aeronave.
No vídeo dá para ter a mesma imagem que o piloto tinho de dentro da cabine e o dialogo dele com as torres.



(enviado pelo Nilmar Piacentini)

Humor: Argentina declara guerra à China

A argentina envia uma mensagem de guerra à China:

“Chinos de mierda: les declaramos la guerra; tenemos 105 tanques, 47 aviones funcionando, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados.

Os chineses responderam:

Aceitamos: temos 180.000 tanques, 18.000 aviões, 7900 barcos e vinte e cinco milhões de soldados”.

E o argentinos responderam:

“Retiramos la declaración de guerra. No tenemos suficientes camas para los prisioneros”.

13 de julho de 2010

Baú

Clube 10 de Outubro - Carnaval 1983

Mais uma do álbum do 'cumpadi' Bizoto e do Carnaval do Clube 10 de Outubro. 
Foto mostra grandes amigos que sempre participavam dos animados e, naquela época, ordeiros bailes carnavalesco do Clube. Sempre ressalto que os bailes do Clube 10 eram os melhores do Paraná (vinha gente de todos os cantos para participar), mas a rídicula e burra disputa entre alguns blocos, já no final do anos oitenta e começo dos noventa, acabaram com tudo. A mesma coisa aconteceu com a tradicional Gincana Texana, que animava as férias de julho e era encerrada com ótimo baile texano. Pena!
Apenas o Naido Marchetto não mora mais em Campo Mourão. Da última vez que estivemos juntos ele estava morando e trabalhando em Curitiba. Clique na imagem para ampliar!


em pé (da esquerda para direita): Hosana Ávila Tezelli, Onei Riva, Ione Riva, Dayse Dezan, Maria Aparecida Bizoto e Elenize Daleffe.
agachados: Tauillo Tezelli, Naido Marchetto, Getulinho Ferrari, Marcelo Silveira, Nelson "Raul Seixas" Bizoto e Laércio Luiz Daleffe.

Rural FM e a música do dia

Kings of Convenience - Boat Behind"



Kings Of Convenience é um duo folk-pop indie de Bergen, Noruega. Composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe, o grupo musical é conhecido por suas melodias delicadas, vozes calmas e sutis melodias de violão.

De Bico

Na edição de hoje do Estadão há uma reportagem com as seleções da Copa 2010 feita por leitores e por jornalistas. (clique na imagem para ampliar!)


Como podem ver, os leitores são bem bairristas, gostei de ver!. Me empolguei e fiz a minha também: não respeitei muito essa coisa de posição e ela acabou ficando assim: Casillas, Maicon, Lucio, Juan, Piqué, Xavi, Iniesta, Forlan, Özil, Villa e Messi.
Continuo achando que o time do Santos, do Campeonato Paulista, reforçado com Julio César, Lucio e Juan, ganharia essa Copa com muita facilidade. Mas vale ressaltar que nos bolões da internet que participei (ESPN, SPORTV...) fiquei sempre entre os últimos colocados. :)
E a sua seleção como seria? envie para flimaluiz@gmail.com ou aqui mesmo no espaço "Comentários", que mostrarei no BLOG...

Aqui a seleção do Regys Panceri Cardoso:
Goleiros: Casillas (Júlio Cesar - Stekelenburg)
Defesa: Lahn, Lúcio, Puyol, Van Bronckhorst (Piquet – Juan – Lugano – Maicon)
Meio Campo: Xabi Alonso, Forlan, Iniesta, Özil (Elano, Messi, Sneijder, Schweinsteiger)
Ataque: Villa, Müller (Robinho, C.Ronaldo, Podolski)
Técnico: Vicente Del Bosque
 

Jogador Sincero!




Marcelo França Adnet (Rio de Janeiro, 5/09/1981) é um ator, comediante e apresentador da MTV, onde apresenta o o Comédia MTV e 15 Minutos. Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Atualmente, é casado com a também VJ da MTV e comediante Daniella Giusti, a Dani Calabresa, com quem namorava desde 2008.

enviado pelo Nilmar Piacentini

Monstro!!!

Nem no The Fuzztones e no The Brothers tinha um batera igual! :)

12 de julho de 2010

Baú

Country Clube de Campo Mourão

Foto dos anos 80, fornecida pelo Osvaldo Broza, mostra uma equipe que participou de campeonato interno de futebol suíço do Country Clube de Campo Mourão.
Não identifiquei alguns dos integrantes, mas destaco a presença de meus amigos, bons de bola, David Camargo, Luiz Carlos Klank, Abelar e Pixita, não tão bom de bola assim (hehehe), mas grandes amigos também, lá estavam Sérgio Kfouri e João Luiz Ribas Pessa.
João Luiz, agricultor no Mato Grosso, vi pela última vez, em entrevista na televisão, como presidente de uma cooperativa agrícola e soube que através de empenho dele o algodão brasileiro subiu no conceito mundial.
David Camargo continua suas atividades como relojoeiro em Campo Mourão.
Jesus Mauro Pinheiro da Hora, o Pixita, me parece que mora atualmente em Paranaguá.
João Sergio Kffury é empresário do ramo imobiliário em Campo Mourão.
Luiz Carlos Klank, dentista e oficial do Exército Brasileiro, faleceu precocemente, nos anos 90, fazendo o que gostava: jogando futebol com amigos, no Clube da Panela.
Abelar Gonçalves Neto foi proprietário do Bar Caiçara, famoso ponto de encontro mourãoense nos anos 60 e 70, ficou conhecido nacionalmente como o adestrador de carpas, faleceu em outubro de 2006. Clique na imagem para ampliar!


em pé (da esq. para a direita): David Camargo, ....., Victor, João Luiz Ribas Pessa e Luiz Carlos Klank (in memorian)
agachados: Abelar Gonçalves Neto (in memorian), ....., Pixita e Kffury

Rural FM e a música do dia

The Four Tops - “Reach out”



Formado em 1954 por Levi Stubbs, Lawrence Payton, Renaldo Benson e Abdul ODuke ÕFakir todos nascidos e criados em Detroit, Michigan, Estados Unidos, "The Four Tops" foi o único grupo da época de ouro da gravadora Motown a permanecer na ativa e com sucesso. É o único quarteto vocal a permanecer unido com a mesma formação por 40 anos. The Four Tops foi uma das poucas Bandas americanas a ficar em 1.ºlugar nas paradas nos anos 60, por causa do grande sucesso da banda inglesa The Beatles.


Nos EUA

Um cidadão de Utah, Mark Easton, reclamou na prefeitura local que a casa que o seu vizinho havia construído diante da dele era 50 cm mais alta do que a norma permitia e que, por isso, destruía a visão das belas montanhas.

A prefeitura então ordenou ao vizinho que corrigisse a construção, 50 cm mais  baixa.

Meses depois a prefeitura recebeu novamente uma outra queixa de Mark Easton reclamando que, ao reconstruir, o vizinho havia colocado novas janelas que ele realmente não apreciava.

O pessoal da prefeitura resolveu ir ao local para averiguar, e fez as fotos que você vê aqui...




(Enviada pelo César Bronzel)

Olhar Digital

Personalize o seu desktop com ferramentas gratuitas



Links da matéria:

Rocket Dock
Krento
Circle Dock

Braúlio, melhor que o polvo Paul

O Tolices do Orkut é um site/blog criado para mostrar as bobagens (fotos e comentários) realizadas no site de relacionamentos Orkut. Lá, fiquei impressionado com esse Braúlio, que se diz ser do futuro, e acertou mais que o polvo Paul.
Veja as previsões do menino acreano, realizadas no dia 27 de junho, dois dias antes da eliminação de Portugal... Para acertar 100%, falta apenas a CBF confirmar Mano Menezes como novo técnico da Seleção. Clique na imagem para ampliar!


Também fiz minhas previsões, em alguns bolões na Net. A melhor posição que alcancei foi num bolão da Semp Toshiba com a 61.556ª  posição (empatado com mais de 1000 concorrentes) :( 
Imagino quanta crítica a imprensa brasileira faria contra a seleção brasileira, se fosse ela a campeã com apenas oito gols marcados em toda a Copa! (Portugal, o horrível time português, marcou sete em apenas uma partida)