25 de junho de 2010

Baú

DER Futebol e Regatas - 1973

Do álbum do meu pai, mostro dois momentos que antecederam a partida que a equipe profissional da Associação Eesportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) entregou a faixa de campeão de 1973 do campeonato da Liga Regional de Futebol de Campo Mourão ao DER Futebol e Regatas.
Do Itamar, do Beline e do meu pai não preciso falar mais. Do Jorginho, centroavante da extinta Mourãoense, além de ótimo jogador, lembro que era nosso vizinho, morava nos fundos do prédio onde atualmente funciona a Multiartes, na Capitão Índio Bandeira, e era gente boa demais.


Irineu "Caixinha" Ferreira Lima e Jorginho

Antonio "Beline" Admir Fuzeto, Irineu e Itamar Tagliari

(No espaço para comentários, o Carlão Tagliari lembrou que de vez em quando o Itamar perdia o óculos e o juiz tinha que parar o jogo até encontrá-lo. Lembro de algumas vezes ele ter que sair dos jogos de futsal por ter os seus "zóios" danificados ao cair nas quadras de cimento/asfalto daquele tempo). Clique nas imagens para ampliar!

Rural FM e a música do dia

Michael Jackson

Um ano sem o Rei do Pop. Mostro dois momentos dele. Primeiro o música de maior sucesso, Billie Jean, e mais abaixo a que mais gosto, Ain't no Sunshine. Nessa, fico impressionado com a potência e qualidade da voz de uma criança de apenas 13 anos.









Futebol apaixona

Vídeo mostra momentos de agonia do torcedor americano durante minutos finais do jogo entre EUA e Argélia. Parece que descobriram por que o futebol é apaixonante. De arrepiar!

Maneira correta de acariciar a perereca!

4gifs.com

Brasiiiiiiillll !!!

Empresário cearense desenvolve o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar


No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.

O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.

Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", esclarece.
Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um "avião" – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.

À prova de apagão
Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias, ou seja, é à prova de apagão. Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: "As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar".

O inventor explica que a idéia nasceu em 2001, durante o apagão.

24 de junho de 2010

Baú

JODISA - 1968

Foto do Pedro Cordeiro mostra equipe mourãoense, de futebol de campo, do Jodisa (ajudando a identificar os craques na foto, Dinho ficou em dúvida se é mesmo o Jodisa).
Pelo que vi e ouço até hoje, os campeonatos de futebol de campo eram muito disputados em Campo Mourão naqueles tempos. Atualmente, no campeonato da Liga Amadora, a cidade tem no máximo um ou dois times participando. 
Destaque, como curiosidade, para a presença do Louri, goleiraço da Associação Tagliari, como jogador de linha. Clique na imagem para ampliar!


em pé (da esquerda para a direita): João Résio, Carlão Tagliari, Aurino, José Luiz Baitala, Arnaldo Haracem, Mário Izugue, Louri da Silva e Chilvande "Dinho" Moreno.
agachados: Valdomiro Davanço, Altamiro Dissenha, Neonir "Nil" Ramos, Itamar Tagliari, Jair "Baianinho" de Paula Martins e Pedro Cordeiro.

Rural FM e a música do dia

Chris Rea - "Josephine"



Christopher Anton Rea (nascido em 4/03/1951) é um cantor e compositor de Middlesbrough, Inglaterra, reconhecível pela sua voz rouca e pela guitarra slide. Rea já vendeu mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo.

O último gol de Pelé!



O santista Jairinho de Mello enviou esse ótimo vídeo sobre o último gol que o Rei Pelé gostaria de marcar. Na verdade, trata-se de uma peça publicitária da operadora de celular VIVO. Um produção sensacional que vale a pena assistir.
Sou 'fanzaço' do Pelé, mas gosto muito pouco do Edson Arantes do Nascimento, principalmente depois daquele episódio em que renegou a filha que teve fora do casamento.
Sobre o Pelé, que vi jogar muito pouco, acho que qualquer comparação com outro jogador, seja ele o Cruiff, Maradona, Ronaldinho Gaúcho ou o Messi, só teria sentido se fosse possível colocar à disposição do ex-Santista toda a tecnologia de hoje (chuteiras, bolas, campos perfeitos, medicina...) e os jogos dele serem filmados com 50 câmeras com os mais absurdos recursos como é feito nos dias de hoje. Ou, quem sabe, levar esses craques da atualidade para os anos 50 e 60 e vê-los jogar com chuteiras com prego entrando na sola do pé, campos sem grama, bolas de capotão, jogar praticamente de graça...

Getulinho, Ticão e o Caixa Eletrônico

Os Jogos Abertos de Paranaguá, em 1986, foi aquele em que nosso time de futsal, numa fase muito ruim, conseguiu quebrar o banco de reservas apenas com o peso de nossos atletas. Outros fatos ocorridos na viagem de volta, hoje são motivos de diversão para todos nós.
Voltando para casa, em dois carros próprios, combinamos de nos encontrarmos no Shopping Muller, em Curitiba. Lá, precisando de dinheiro para o lanche, o Getulinho Ferrari junto com o Ticão (foto), da Tapeçaria União, foi até um caixa eletrônico para efetuar um saque. Numa cabine enorme (que você entrava dentro, muito diferente dos pequenos caixas de hoje), ele não se lembrava da senha para concluir a transação e após três tentativas erradas o caixa avisou que reteria o seu cartão, para desespero do Ticão que agarrou numa ponta do cartão, mas não impediu que a máquina ficasse com ele. Getulinho jura que o Ticão afirmou que se tivesse umas ferramentas recuperaria o cartão.
Como estávamos numa fase muito melhor de garfo e copo do que de bola, combinamos que a próxima parada seria num restaurante à beira da rodovia em Palmeira, distante 70 km da capital.
Há poucos quilômetros do restaurante, quebra a embreagem do carro em que estávamos. Poucos minutos de espera e o segundo carro, dirigido pelo Marcelo Silveira, passa por nós sem parar, mesmo nós acenando de todas as maneiras possíveis. Depois de uma longa espera, eles retornam e saem em busca de socorro, já que o problema era sério.  Retornam com um mecânico que dirigia um carro muito velho e cheio de ferrugem e que dizia que o melhor era nos rebocar até a sua oficina em Palmeira.
Foi a única vez na vida que dirigi um carro sendo rebocado por uma lata velha que insistia em andar a mais de cem por hora, à noite e no meio de caminhões que congestionavam a estrada. Os amigos até hoje dizem que eu pisei no freio durante todo o trajeto.
Dormimos em Palmeira e pedimos carona para o Antonio “Formigão” Miguel (in memorian) e o Acir Gonçalves da Rádio Colméia, que no dia seguinte voltavam para Campo Mourão.
Na velha brasília azul da Colméia, com malas por todos os lados e com o Formigão dirigindo muito devagar, traumatizado por um recente acidente que quase lhe tirou a vida, fizemos a viagem de pouco mais de 300 km em longuíssimas seis horas.

(Publicada no semanário "Entre Rios", em 10/12/2005)

Instantâneos

23 de junho de 2010

Baú

Celso Ferrari 1950 * 2010

Esse mês de junho "tá duro de engolir". Depois do Paulo Ribas, Campo Mourão perde outro grande "mourãoense": na noite desta terça-feira (22), morreu Celso Romualdo Ferrari, 60 anos. Ele sofreu um ataque fulminante do coração, logo após uma partida de tênis de campo com amigos no Clube 10 de Outubro.
Agricultor e pecuarista, Celso foi um grande batalhador pelas causas mourãoense (ver abaixo).
Lembro com carinho das peladas de futebol suíço que jogávamos juntos no campo do DER, na Usina Mourão, pelo time da oficina de meu pai. Com ele, meu pai, meus irmãos, Zé Gordo, Pedro Ivo e outros, não perdíamos nunca e nos divertíamos sempre!

Celso Ferrari
Celso Romualdo Ferrari, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1950, na cidade de Carazinho, Rio Grande do Sul. Filho de Valdomiro (Ermínia Salvadori), passou a residir desde criança em Campo Mourão. Formado em administração de empresas, foi diretor financeiro da Codusa (1974/76), presidente do Country Club (1973/1975) e do Clube 10 (1987 a 1989). Foi o idealizador e primeiro presidente do Laticínios Mourão (1989/1981), além de membro da primeira diretoria da Associação dos Pecuaristas da Região (Aprecampo).
Ele deixa viúva Sônia Cristina Branco Ferrari e três filhos: Renata Branco Ferrari, 36 anos; Celso Romualdo Filho, 31 e Bruna Franco Ferrari, 24 anos.
Vida Política
Por Toninho de Matos
Celso Romualdo Ferrari foi vereador por duas legislaturas consecutivas em Campo Mourão, ambas pelo PDS: de 1989-1992 (10ª Legislatura) e de 1993-1996 (11ª Legislatura). Para a primeira legislatura foi eleito com 705 votos e para a segunda legislatura com 712 votos. Foi o quarto vereador eleito mais votado no segundo mandato. Chegou a disputar a presidência da Câmara Municipal, mas não venceu a disputa com Waldemar "Mazinho" Ibba (in memorian).

AERM - Campeão Amador de Campo Mourão - 1970

Clique nas imagens para ampliar!

Rural FM e a música do dia

Madredeus - "Ao Longe o Mar"


Madredeus é o grupo musical português de maior projeção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea, com destaque para a música popular brasileira (sobretudo a bossa nova).

Holandês exibe bicicleta Godzilla



Junte tubos de aço, partes de bicicleta e pneu de trator... O que dá? Um Godzilla sobre rodas! Wouter van den Bosch, de 29 anos, passou três meses para criar a bicicleta-monstro em Arnhem (Holanda). O ex-engenheiro mecânico e estudante de arte exibe pelas ruas da cidade o colosso de 450 quilos, e se tornou uma sensação no YouTube (clique aqui para ver)

"Foi fantástico quando ela ficou pronta e andei nela pela primeira vez. Não tenho certeza se é legal, mas tenho andado com ela. Algumas pessoas ficam incomodadas", disse Wouter, segundo o "Daily Mail". Ele se diz um especialista em "mutações".

Desde que a bicicleta virou sucesso no YouTube, o holandês tem recebido vários convites para participar de exposições e festivais de música com a sua inusitada criação.

Filmes para assistir durante a Copa!



Cartas na Mesa








Do Rádio: O Gaúcho e a temperatura pelo Brasil



Audio de humor do Programa Pretinho Básico apresentado pela Atlândida FM (RS e SC).

22 de junho de 2010

Baú

Auto Eletro Paulista (1985) - Clube 10 de Outubro

Essa é do tempo em que o Clube 10 de Outubro de Campo Mourão realizava torneios de futebol suíço e fervia com a presença dos sócios e dos torcedores.
Nesse campeonato, de 1985, os atletas eram sorteados e essa acabou sendo a equipe da Auto Eletro Paulista, a empresa de meu pai Irineu Ferreira Lima. 
A campanha da equipe não lembro, mas que nos divertimos muito, divertimos. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Antonio Kiwel, Marcelo Silveira, Jaimão Rohling e Beto Pequito.
agachados: Nilson, Luizinho Ferreira Lima, Anísio "AnisioTur" Marcondes Ferraz e Irineu "Caxinha" Ferreira Lima

Rural FM e a música do dia

Estopa e La Hungara - "Por Eso te Canto"





Estopa e La Hungara (Sônia Priego) são cantores pop espanhóis.

Olhar Digital: Deixe o Windows com a sua cara!


Veja dicas de programinhas que vão dar outra cara ao seu sistema operacional

Pitbulls X Porco Espinho

Perguntas idiotas, respostas cretinas

1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, tô treinando pra morrer!

2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Ta com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.

4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota e pergunta: 
- Acordou?
- Não. Sou sonâmbulo!

5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!

6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: 
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!

7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: 
- Vai subir?
- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.

8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.

9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!

10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar:
- Em dinheiro? ?
- Não, me dá tudo em clipes!

Enviada pela Liliam Marangoni

Criatividade


Enviada pelo Toninho de Mattos

21 de junho de 2010

Baú

Paulo Ribas - 1946 * 2010

Depois de longa e brava luta contra o câncer, faleceu na última semana em Campo Mourão o advogado Paulo Roberto Merlin Ribas. Abaixo, mostro uma mini biografia do amigo Paulo Ribas, que foi publicada no Blog do Ilivaldo Duarte e algumas fotos que publicamos aqui no Baú:

PAULO ROBERTO MERLIN RIBAS
Mourãoense de coração há 48 anos, desde a data histórica de 10 de Dezembro, tendo antes residido em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, o advogado Paulo Roberto Merlin Ribas, o filho do José e da dona Lucy.
Formado em Direito pela UEM na turma de dezembro de 1974, Dr. Paulo Ribas é uma pessoa ética, amiga, leal e cumpridora das mais elementares obrigações, sendo interessada na sua família e em tudo aquilo que diz respeito à sua comunidade, como ele , aliás se autodefine.
Para completar, posso escrever que o Dr. Paulo Ribas, pessoa bemquista, inteligente e dotado de uma sabedoria e conversa elogiável, ele foi acima de tudo um guerreiro e um cidadão abençoado por Deus. Viva!

“Trabalhei por mais de 13 (treze) anos, primeiramente como auxiliar, depois escrevente juramente, e por fim Oficial Maior do Cartório da Vara Cível desta comarca, da qual meu pai era titular. Formado em Dezembro de 1974 em Direito, em abril de 1975, iniciei o exercício profissional da advocacia, onde encontro-me até a presente data”, disse Paulo Ribas.
 No Cine Plaza - anos 60

Paulo Ribas se define como “Uma pessoa ética, amiga, leal e cumpridora das mais elementares obrigações, interessada em minha família e em tudo aquilo que diz respeito à minha comunidade. Posso dizer que foi uma infância maravilhosa, pois sou produto de uma família ajustada, amorosa e extremamente unida - pai, mãe e três filhos - este que ora responde, e mais duas irmãs.”

Para este guerreiro, “Ética é antes de tudo, a aplicação dos valores que foram transmitidos por uma familia perfeita sob todos os pontos de vista, ela advém do ventre materno. Ética não se aprende na escola. Ou você tem ou não tem.” (Do Ilivaldo Duarte)

Time de Futsal do Vai Quem Quer - Na quadra do Estádio "RB" - 1965 

Rural FM e a música do dia

The Beatles - "Penny Lane"



"Penny Lane", escrita por Paul McCartney, é a faixa 9 do disco Magical Mistery Tour, lançado em 1967 pelos The Beatles.

Separados no Nascimento

No início do Blog, em 2008, postei alguns "Separados no Nascimento", que agora, atendendo pedidos, posto novamente. Clique na imagem para ampliar!

Lá em Casa

Minha neta Ana Letícia, 6 anos, futura Miss Universo e que muito provavelmente será sucedida pela prima mais nova, Fernanda (as duas na foto ai ao lado), assistia futebol ao lado da mãe, Larissa, quando gritou:
- Olha lá o "louquinho de preto" correndo atrás dos jogadores!!!
Larissa, assustada, teve que prestar atenção na jogada para entender o que ocorria e explicar:
- Fiiilha, aquele de preto é o juiz do jogo...!!!