18 de junho de 2010

Baú

Mourãoenses na praia - 1979

Do álbum do Nelson Bizoto, foto mostra ele ao lado do Wanderley Forlin e do Henrique Halbier, o Bode, na praia, numa excursão de amigos ao final de ano escolar.
Henrique Galbier, meu companheiro de futsal nos tempos do Beccari, na Cancha Tagliari, faleceu muito novo, há alguns anos, quando residia no Mato Grosso.
Wanderley Forlin foi funcionário da Brahma em Campo Mourão, na época em que a família Pessa tinha os direitos da marca para toda a região. Se não me engano, ele mora em Goioerê atualmente.
Bizoto, compadre meu, é empresário e presidente do Sindicato Patronal de Campo Mourão e foi um dos grandes responsáveis pela obra que "presenteou" a cidade com o amplo, moderno e capacitado Senac. 
A moça da foto não foi identificada. Clique na imagem para ampliar!


1- Henrique "Bode" Galbier (in memorian), 2- Nelson Bizoto e 3- Wanderley Forlin

Rural FM e a música do dia

Biquini Cavadão - "Janaína"




Bilionário paga mico em Las Vegas


O bilionário Richard Branson estava comemorando em Las Vegas os dez anos da sua empresa Virgin Atlantic. Acompanhado da aeromoça Vicky Lewis, o britânico acelerava um jet ski em um lago em frente ao hotel Bellagio. O objetivo era chegar a um palco onde Branson acionaria uma fonte de águas musical.

Entretanto, ao fazer uma curva, o empresário, que possui fortuna de quase 4 bilhões de dólares, acabou errando a manobra e caiu de terno na água, juntamente com a sua funcionária. Micão.

Branson e Vicky foram rapidamente retirados da água por funcionários do Bellagio e seguranças particulares.


Este não foi o primeiro mico do bilionário em Las Vegas. Em 2007, no Palm Casino Hotel, Branson ficou sem graça após rasgar a calça em público.

A moda é discriminar argentinos


Letícia Nogarolli, da Rádio Colméia e do CRN1, me enviou esse ótimo texto publicado no Observatório da Imprensa. Não é preciso começar a torcer por eles, mas é preciso dar um basta em algumas atitudes imediatamente!

Por Billy Culleton

Nos últimos anos é assustador o crescimento da discriminação contra os argentinos no Brasil. Ter birra de argentino está na moda. O anti-argentinismo extrapolou a rivalidade futebolística e passou para as relações pessoais.

Incentivado por narradores esportivos e insuflado por comerciais de TV, desprezar argentinos passou a ser um comportamento nacionalista. Pessoas que até pouco tempo atrás eram imparciais, agora torcem contra a Argentina em tudo: desde esportes até indicadores sociais. Essa multidão não sabia que era uma questão de patriotismo ser ‘inimigo’ dos argentinos. Ainda bem que a mídia os avisou.

A cada dia mais, uma parte da mídia insiste em cultivar a rivalidade, ridicularizando e apontando supostos estereótipos que em nada tem a ver com o argentino comum. Nas narrações esportivas são comuns os comentários desabonadores.

Na Internet, a proliferação de piadas de argentinos. Mas a grande novidade desta Copa são as propagandas na TV ridicularizando os argentinos. Recentemente, uma marca de cerveja foi obrigada a tirar do ar um comercial que agredia e ridicularizava os argentinos.

O problema é que essa postura contagia parte da população, que começa a ter atitudes discriminatórias contra os argentinos. Há poucos anos atrás, não existia esse pr econceito. Isso foi crescendo lentamente e agora está chegando ao limite do tolerável, refletindo nas relações interpessoais.

No início de junho, um professor universitário argentino, há 20 anos no Brasil, foi num Posto de Saúde de Porto Alegre. Tinha sofrido um pequeno arranhão no joelho após leve queda de moto. Percebendo o sotaque, o enfermeiro perguntou de onde ele era. "Argentino? Não acredito, num sábado de manhã e eu tenho que consertar um argentino!", se referindo ao doutor em Filosofia pela Universidade de Oxford e que hoje leciona numa conceituada universidade da capital gaúcha. Esse argentino, naturalizado brasileiro há anos, ficou na dúvida se contava ou não o lamentável episódio para sua esposa brasileira e seus dois garotos, também nascidos aqui.

Gestos de intolerância
Já existem relatos de filhos de argentinos que são constrangidos na escola por terem essa ‘triste’ ascendência. São vítimas de gozações e discriminação. O motivo? Fora a rivalidade futebolística, ninguém sabe muito bem qual é. Porém, todos têm a certeza de que ser argentino não é algo bom. Pelo menos, é isso que aparece constantemente na mídia. Assim, está se criando nas novas gerações um perigoso sentimento de xenofobia. E pior, em cima de um estereótipo desatualizado e preconceituoso.

Os cem mil argentinos que moram no Brasil, não conseguem entender isso. A grande maioria tem parceiros e filhos brasileiros, além de trabalhar, pagar impostos e ter escolhido este país por opção. Por outro lado, milhares de brasileiros moram na Argentina. São admirados e respeitados. Na Argentina existe quase uma idolatria pelo Brasil. Essa sensação também pode ser vivenciada por todos os brasileiros que visitam Buenos Aires.

Enquanto isso, do lado de cá a coisa é diferente. Com o pretexto da rivalidade futebolística se cultiva a intolerância e o preconceito. Parece incrível, mas enquanto os argentinos têm admiração pelos brasileiros, aqui a ordem é esculhambar os ditos ‘hermanos’. Importante lembrar que afirmar ‘odeio argentinos’ não é menos discriminatório que dizer ‘odeio negros’ ou ‘odeio judeus’.

No Brasil, as leis são muito rigorosas com qualquer tipo de discriminação: contra negros, índios, crianças, mulheres e raças. Porém, contra argentino tudo pode! Isso está liberado. Os comerciais podem simular argentinos se machucando ou sofrendo agressões que não tem problema. "Isso é brincadeira. Não é para levar a sério!", dizem alguns.

O perigo é que esses gestos de intolerância incentivam outros gestos parecidos. Inclusive os exageros, como os do enfermeiro em Porto Alegre.

17 de junho de 2010

Baú

Na Casa do Bira - 1991

Enviada pelo Wagner de Lima, foto mostra grandes amigos reunidos na casa do Bira, filho do Dr. Luiz Carlos Kloster, para um churrasquinho.
Naquela época, 1991, segundo o Wagner, era comum eles se reunirem para assar uma "carninha".
Júnior Tazinatto foi assassinado em 2008, depois de um assalto em sua empresa. Até hoje não prenderam os responsáveis pelo crime.
Dr. Luiz Carlos Kloster (foto ao lado), infelizmente já falecido, pai do Bira, por anos atuou como delegado de polícia em Campo Mourão
Os apelidos são por conta do Wagner, que atualmente reside em Curitiba. Clique na imagem para ampliar!




da esquerda para a direita: Claudinei "Sabão" Uhdre, Irajá "Bira" Kloster, Dionísio "Locão" Hersen, Wagner Lima e Júnior Tazinazzo (in memorian)

Rural FM e a música do dia

Waldir Calmon - "Na Cadência do Samba (Que Bonito É)" 

A música foi tema do canal 100, é uma composição de Luiz Bandeira mas a gravação usada pelo canal 100 era do LP "FEITO PARA DANÇAR" da década de 50, de Waldir Calmon e sua Orquestra. Ela virou um hino do futebol nacional


O Canal 100 foi um famoso cine-jornal brasileiro.
Fundado em 1957 por Carlos Niemeyer, inicialmente com o nome "Lider Cinematográfica", funcionou até 2000. Com sede no Rio de Janeiro, o cine-jornal era exibido semanalmente por todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol.
Tornou-se muito conhecido pela qualidade da filmagem dos jogos de futebol com uma visão documental e uma narrativa dramática. Teve um cinegrafista particularmente famoso, o Francisco Torturra. De seu acervo foram realizados vários filmes de longa metragem, como Brasil Bom de Bola e Futebol Total. (Fonte: Wikipedia)
Waldir Calmon Gomes (Rio Novo, 30/01/1919 — Rio de Janeiro, 11/04/1982) foi um pianista  e compositor  brasileiro  de grande sucesso nos anos 50.

Da Net: bebê chora com gol da Argentina

No momento em que posto o vídeo, a Argentina marca o segundo gol contra a Coréia do Sul. Choreiiiiiiii também! :(


Enviada pelo Ângelo Marcotti

Terapia do Elogio

César Bronzel me enviou e-mail com essa mensagem do psicólogo Arthur Nogueira. Achei muito, muito pertinente.
Conheço pessoas que só fazem criticar, apontar defeitos, e quando percebem que algo foi feito corretamente, seja por um filho, funcionário, parente ou amigo, encontram uma maneira de fazer uma gozação barata.
Lembro de uma ocasião, depois de longo tempo desempregado, comecei a trabalhar na Fundação de Esportes de Campo Mourão, e chegou por lá um desses amigos e, ao me ver trabalhando soltou a bomba: Até que enfim trabalhando, hemmm!!! e eu esperando elogios por ter conseguido voltar à atividade.
Por isso, posto o Slide abaixo e lembro: Não deixe nunca de elogiar quando alguém fizer por o merecer! Clique no play para avançar!

Homens também são aviões!

Pensa que só mulher pode ser comparada a um avião? Não mesmo! Os homens são os verdadeiros aviões. Quer ver?

O Homem, até os 20 anos: Avião de Papel.
- Apenas vôos rápidos, de curto alcance e duração.







Dos 20 aos 30: Caça Militar.
- Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objetivo. Capaz de executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de tempo.


Dos 30 aos 40: Aeronave Comercial de Vôos Internacionais.
- Opera em horário regular. Destinos de alto nível. Vôos longos, com raros sobressaltos. A clientela chega com grande expectativa; ao final, sai cansada, mas satisfeita.


Dos 40 aos 50: Aeronave Comercial de Vôos Regionais.
- Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros. Os vôos nem sempre saem no horário previsto, o que demanda mudanças e adaptações que irritam a clientela.


Dos 50 aos 60: Aeronave de Carga.
- Preparação intensa e muito trabalho antes da decolagem. Uma vez no ar, manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem. A clientela é composta majoritariamente por malas e bagulhos diversos.


Dos 60 aos 70: Asa Delta.
- Exige excelentes condições externas para alçar vôo. Dá um trabalho enorme para decolar e, depois, evita manobras bruscas para não cair antes da hora. Após aterrissagem, desmonta e guarda o equipamento.


Dos 70 aos 80: Planador.
- Só voa eventualmente e com auxílio. Repertório de manobras extremamente limitado. Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao hangar.

Após os 80: Modelo Antigo.
- Só enfeite.




Enviada pelo Cleitão (Camponesa Caminhões)

16 de junho de 2010

Baú

Capitão Fuzeto no Haití

Amarildo Fuzeto, capitão da Marinha Brasileira, está no Haiti, onde faz parte do 12º contigente de militares brasileiros que integram a Missão Brasileira de Paz da ONU.
Amarildo, por e-mail, informa que chegou em terras haitianas logo após o grande terremoto que destruiu aquele país caribenho. Convocados para colaborar na manutenção da paz, os militares brasileiros colaboram também na reconstrução do País.
O irmão do Gilmar e do Belini conta que, apenas no período que está por lá, eles já distribuiram mais de 300 mil toneladas de alimentos, sem contar as milhares de barracas, materiais e equipamentos de saúde e higiene.
Ele enviou imagens do Tap Tap, o mais tradicional meio de transporte do Haití. Na verdade, um caminhão adaptado, todo colorido e estampado com imagens de coisas que ele gostam muito. Como se pode ver, eles também são apaixonados por futebol, principalmento o brasileiro!
Clique nas imagens para ampliar. 

Rural FM e a música do dia

Beth Carvalho - "Andança"



Andança é a faixa seis do álbum, com mesmo nome, lançado por Beth Carvalho em 1969.

Zoo precisa de sete pessoas para levar cobra para exame médico


O check-up médico de uma cobra de quase sete metros de comprimento virou atração no zoológico de Chester, no norte da Inglaterra.
Foram necessários sete funcionários do zoo para colocar Bali, a píton reticulada asiática, na área de exames.
O animal teve os olhos cobertos para manter-se calmo durante os testes. Segundo os especialistas do zoológico, o tubo conforta a píton dando a impressão de se estar dentro de uma caverna.
Bali pesa cerca de 85 quilos e chegou em Chester há três anos. Não se sabe exatamente a idade dela.

O coordenador da equipe, Richard Gibson, disse que o animal é alimentado à base de galinhas e perus.
As pítons reticuladas se alimentam de roedores, pequenos animais e pássaros.
Há relatos de que os maiores exemplares da espécie são capazes de se alimentar até mesmo de porcos e primatas.
As pítons costumam matar suas presas sufocando-as com seu 'abraço'.

Instantâneos


Clique nas imagens para ampliar

Lição

15 de junho de 2010

Baú

União Mourãoense - 1º Campeão da Liga Amadora - 1961

Foto cedida pelo Nilmar Piacentini, mostra atletas e dirigentes do União Mourãoense, campeão do primeiro campeonato amador promovido pela Liga de Futebol de Campo Mourão, em 1961.
Biju é jogador de destaque da atual seleção mourãoense de sinuca e pratica seu futebol, e bem! na Associação Panela. Seu Osvaldo reside na capital paranaense.
Seu Avelino Piacentini, casado com Dona Lourdes (foto ao lado, de 1984), chegou em Campo Mourão em 1954, quando instalou a Churrascaria Marabá. Foi proprietário do Cine Mourão, o primeiro cinema da cidade, foi presidente do União Mourãoense, e atuou ainda como delegado de polícia. Ele faleceu aos 67 anos, em 1989. Clique nas imagens para ampliar!   

Esquerda para a direita: Wilson “Biju” Iurk, Getúlio Ferrari (in memorian), Osvaldo “Careca”, Avelino Piacentini  (in memorian) e Nerci Angheben (in memorian)

Publicada no semanário "Entre Rios", em 22/07/2006

Rural FM e a música do dia

Elis Regina - "Só Tinha Que Ser Com Você"



Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17/03/1945 – São Paulo, 19/01/1982) foi uma cantora brasileira. De morte trágica e prematura, deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira. Foi apelidada por Vinícius de Moraes de Pimentinha.
É considerada por boa parcela de músicos e público como uma das maiores cantoras de todos os tempos da MPB.

Tabela da Copa do Mundo 2010


O Jornal Marca, da Espanha, colocou em seu site uma tabela da Copa do Mundo 2010 que é um verdadeiro show de criatividade e tecnologia. Clique aqui para se divertir com a tabela!

Humor: Fácil, fácil!

"Assim, caros alunos, encontramos a fórmula para entender as mulheres"

Enviada pelo Jayminho Bernardelli

Cala a boca Galvão

Podada na seleção brasileira pelo Dunga, a criatividade do povo brasileiro não tem limites na internet. Desde que começaram as narrações da Copa do Mundo da África do Sul, a mensagem no twitter com o singelo pedido “cala a boca Galvão” foi retransmitida por milhares de internautas. Tamanha a repercussão de #calabocagalvao que os estrangeiros começaram a questionar o significado do chamado trending topic.

Diante das perguntas dos gringos, um bem-humorado brasileiro resolveu pregar-lhes uma peça. “Cala boca Galvão” é o novo single da Lady Gaga, respondeu. Ao que seguiu uma enxurrada de novas mensagens por todos os Estados Unidos e demais países do globo.

Um outro gaiato, não contente com a explicação, apelou para uma piada mais ecológica. Galvão é uma ave brasileira em extinção, ensinou aos simpatizantes do Green Peace planeta afora. Repasse a mensagem no twitter e 10 centavos serão doados ao Instituto Galvão. “Twitte e salve uma vida” é o slogan da campanha que tem site e até vídeo no You Tube que você pode assistir aqui embaixo.

A peça foi bem pregada e a mensagem ocupa o espaço de trending topic mais enviado do mundo nos últimos três dias. Hoje tudo foi desmascarado pelo jornal espanhol El País, que conta esse caminho que levou o #calabocagalvao a ser a maior piada interna da história.



Do Fábio Campana

14 de junho de 2010

Baú

Julieta e Antonio Zaramella - 1965

Marcão Zaramella enviou foto do carnaval de 1965, no Clube Mourãoense, que mostra os pais dele, Julieta e Antonio, sambando no salão. Nessa época, dona Julieta era a presidente do Clube.
Seu Antonio veio para Campo Mourão em 1953 para a instalação do Detran na cidade, onde foi o primeiro guarda de transito mourãoense. O casal teve 7 filhos, que por anos atuaram como músicos no grupo The Brothers.
Seu Antonio faleceu em 1986. O Clube Mourãoense, infelizmente, não existe mais. Clique na imagem para ampliar!


Antonio e Julieta Regina Zaramella

Rural FM e a música do dia

George Michael and Mary J. Blige - "As"



George Michael (Londres, 25 de junho de 1963) é um cantor pop britânico que já vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

Mary Jane Blige (Bronx, Nova Iorque, 11 de janeiro de 1971) é uma cantora, compositora e produtora musical norte-americana de R&B, soul e hip hop.

Olhar Digital: PC lento? Nunca mais!

Arte

Perpetuum Jazzile and BR6 - "Aquarela do Brasil"


Perpetuum Jazzile é um coro esloveno que executa o jazz e a música popular. Foi fundada como Gaudeamus Coro de Câmara em 1983 por Marko Tiran.

O Grupo Vocal BR6 é um grupo a capella carioca formado por seis cantores - Crismarie Hackenberg (mezzo), Deco Fiori (tenor), Marcelo Caldi (tenor), Augusto Ordine (barítono), Simô (baixo) e Naife Simões (Percussão Vocal). As canções interpretadas pelo grupo, formado por professores, músicos e arranjadores em atividade no Rio de Janeiro, são executadas sem a ajuda de instrumentos. Abaixo, postei um vídeo deles com a música Garota de Ipanema.

IPO 2010 o carro mais econômico do mundo!


Isto não é um brinquedo, nem um novo conceito de automóvel. É um carro só de um assento, desenvolvido recentemente, com alta aerodinâmica, provado na estrada como um carro real.





IPO 2010, o mais económico carro do mundo estará à venda no próximo ano em Shanghai. Melhor que um carro eléctrico - 0,99 litos/100

Capacidade para apenas uma pessoa. Da concepção à produção: 3 anos, e a companhia é gerida a partir de Hamburgo, Alemanha.

Preço de venda ao público, apenas 4,000 yuans, equivalente a € 500.00.
Capacidade do tanque de gasolina: mais ou menos 6 litros. VELOCIDADE = 100 a 120 km/hora.

Eficiência = 0,99 mililitros/quilómetro. Percorre 600 Km com um tanque de gasolina.

Enviada pela Semeire Vecchi