24 de dezembro de 2009

Baú

Campo Mourão Basquete

O Baú desta véspera de Natal homenageia a modalidade mourãoense mais vencedora de 2009: o basquete masculino.
Colhendo frutos de um trabalho muito bem elaborado e organizado o professor Edson Hirata, o China, é o mentor de todos passos da modalidade nos últimos anos. Como é disciplinado e criou profundas e sólidas raizes tem tudo para muito mais conquistas e, quem sabe, em breve estar disputando um Liga Nacional. Parabéns!
Foto mostra pose da equipe antes da partida semifinal da Liga Sul Brasileira, em que conquistaram o terceiro lugar, ficando apenas atrás de Joinvile e Londrina, que já disputam a Liga Nacional. Clique na imagem para ampliar.

Música do Dia



Por e-mail: criança faz cada pergunta! e ouve cada resposta....



(enviada pelo Jayminho Bernadelli)
Como costumam dizer: Papai Noel não se esquece de ninguém. Ninguém mesmo. Este aí embaixo, mais atrevido, não se esqueceu de um banco de Nashville. E, com roupa do Bom Velhinho e óculos escuros, o sujeito, que teria 20 e poucos anos, sacou uma arma e assaltou uma agência do SunTrust Bank na cidade americana.


E o criminoso justificou assim o assalto: "Papai Noel precisa pagar os seu duendes".
Na saída, nada de trenó e renas. O assaltante foi embora em um potente carro, com muitos cavalos.

O FBI, que entrou no caso, agora acredita em Papai Noel.

(fonte: Page Not Found)

“Não se pode cobrar ingresso no filme sobre o Lula.
Afinal, o horário eleitoral é gratuito.”

(no Largado em Guarapari)

23 de dezembro de 2009

Baú

Kartistas 1980

Foto do César Bronzel mostra ele ao lado do Paco e do Mauro Oléia no começo dos anos oitenta, quando disputavam provas de Kart por todo o Paraná. Clique na imagem para ampliar.

(da esquerda para a direita): César Bronzel, Mauro Oléia e Sergio "Pako" Spilka

Música do Dia



Dicas de um cearense para 2010

Ano novo, tudo novo. E o que não falta são dicas de todas as formas para entrar o ano com energias positivas. Pensando nisso, algum cearense (desconhecido) resolveu elaborar dicas para um 2010 pra lá de ‘arretado’:


1 – Você já é um cagado por estar vivo, pense nisso e agradeça a Deus.
TRADUÇÃO: Você já tem sorte por estar vivo, agradeça a Deus por isso…

2 – Não fique arrudiando pra estar junto de quem você ama, se avexe!
TRADUÇÃO: Não espere para estar junto de quem ama. Apresse-se!

3 – Não bote boneco no trabalho, seja paciente…
TRADUÇÃO: Não seja esquentado no trabalho, tenha paciência…

4 – Para ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique frescando com os colegas. E outra: Funcionário que não dá um prego no sabão não fica não…
TRADUÇÃO: Para ficar rico é preciso trabalhar. Não tire brincadeiras pesadas com os colegas. E outra: Funcionário que só enrola trabalho não fica…

5 – Mas se você estiver mesmo querendo sair por causa daquele seu chefe fulerage véi (aquele cara que te deixa fumando numa quenga), não adianta ficar ispritado porque ele não reconhece que você rala o bucho, cape o gato!
TRADUÇÃO: Se você quer mesmo sair porque seu chefe não vale nada (e te deixa muito irritado), não adianta ficar de mau humor porque ele não reconhece que você trabalha muito, vá embora!

6 – Mesmo que seus objetivos estejam lá na baixa da égua, vale a pena buscá-los e dar uma rabiçaca para os maus pensamentos, pois pra se conseguir o que se quer tem é Zé…
TRADUÇÃO: Mesmo que seus objetivos estejam distantes, vale a pena buscá-los e ignorar os maus pensamentos, pois para conseguir o que se quer é muito difícil…

7 – Dê um desconto praquele cara que só bate fofo com você. Quando você menos esperar pode ser que ele te dê um bruguelin ou um menino réi amarelo do buchão.
TRADUÇÃO: Perdoe aquele cara que não honra os compromissos com você. Quando você menos esperar ele estará te dando filhos.

8 – Quando quiser algo, seja o cão chupando manga e vá em frente. Não desista e dê uma pinóia pros maus pensamentos.
TRADUÇÃO: Quando quiser algo, seja persistente! Não desista e esqueça os maus pensamentos.

9 – Você é uma corralinda! É importante que você ame a si próprio.
TRADUÇÃO: Você é uma coisa linda! É importante ter amor próprio.

10 – Não vá bulir em coisa que tá dando certo. Deixe quieto, pois depois de tanto coisar com uma e de tanto coisar com outra, você pode acabar ganhando um chapéu de touro, seu mói de chifre! Se quiser matar o verme, pegue o doidinho ou a doidinha que tá do seu lado.
TRADUÇÃO: Não mexa no que está dando certo. De tanto você trair com uma e com outra, pode acabar ganhando um par de chifres, seu corno! Se quiser saciar seu desejo, que seja com a pessoa que está ao seu lado.

11 – Se você não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você e não rebole as boas oportunidades…
TRADUÇÃO: Se você está sozinho, não pegue qualquer ridícula(o). Escolha alguém lindo como você e não desperdice as boas oportunidades.

12 – Para as vitalinas: Não fiquem pastorando até encontrar alguém pai d’égua. Não escolha um cara peba ou malamanhado. O segredo é pelejar! Não peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia você encontra seu macho réi…
TRADUÇÃO: Para as coroas solteiras: Não fique observando até encontrar alguém perfeito. Não escolha alguém sem classe ou mal vestido. O segredo é persistir! Não desista e deixe que seus amigos cassoem. Um dia você vai encontrar o homem da sua vida.

13 – Não fique batendo o quengo pensando em besteira. Tenha pensamentos positivos do tipo ’sai, mundiça!’
TRADUÇÃO: Não perca tempo pensando em besteira. Tenha pensamentos positivos do tipo ’sai de mim, cão’

14 – Se não der certo, não fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos para tomar um meiol ou uma meiota.
TRADUÇÃO: Se não der certo, não fique chateado. Saia com seus amigos para beber.

15 – Agora é só torcer para que 2010 seja só o mí! Respeite como vai ser bom…
TRADUÇÃO: Agora é só torcer para que 2010 seja um ano muito bom. Vai ser muito bom…

(No Formigueiros)

Por e-mail: Susto ao vivo



(enviado pela Angélica Borges de Lima)

Campanha de Valorização do Idoso com Zezé de Camargo

Comercial, do governo de Minas Gerais, baseado em uma famosa musica sertaneja, pede atenção aos idosos. Quem nunca ouviu, vai gostar, pode até se emocionar.

22 de dezembro de 2009

Baú

Pneumar Futsal 1984

Do álbum do Luiz Alberto Cordeiro, o Zinha, filho do saudoso Adinor "Jibóia" Cordeiro, mostro a equipe de futsal da Pneumar, que disputou, com muito destaque, campeonatos mourãoenses no começo dos anos oitenta.
Lauro Machado, o Laurinho da BR3 Costelaria, era o gerente da Pneumar e como grande entusiasta do esporte montou excelente equipes.
Walmir, Wander e Neucir eram atletas do handebol que também praticavam o futsal. Beline foi quatro vezes vezes campeão paranaense (duas com a Seleção mourãoense e duas com a Associação Tagliari). Severo teve participação decisiva na conquista do bicampeonato paranaense pela A. Tagliari. Na equipe aparecem outros ótimos jogadores do futsal mourãoense. Clique na imagem para ampliar.


em pé (da esquerda para a direita): Sebas "Preto", Ivonei, Luiz Fernando Ubialli, Vitor Carlos "Picola" Gonçalves, Admir "Beline" Fuzeto, Neucir da Silva, Ivo Tonete e Lauro Machado.
agachados: Luiz Alberto "Zinha" Cordeiro, Wander F. Lima, Mineirinho, Severo Zavadaniak e Walmir Ferreira Lima.

Música do Dia



Como outros países comemoram o Natal?

Itália
BRUXA SOLTA - Buon Natale!
Na terra da pizza, Papai Noel tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez

França
PAZ À FRANCESA - Joyeux Noel!
Os franceses têm uma tradição natalina meio esquisita, mas edificante. É que, no dia 25 de dezembro, muita gente pratica a chamada reconciliação do Natal: a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele. Deve ser bem chato passar a ceia de Natal com um desafeto, mas que é uma bela atitude, isso ninguém pode negar

Áustria
O ANTIPAPAI NOEL - Fröhliche Weihnachten!
Natal é sinônimo de festa e presentes? Pois, na Áustria, o buraco é mais embaixo. Conhecidos por sua sisudez, no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que puniria as crianças más. Na data, as pessoas saem às ruas fantasiadas como o tal capeta, batendo umas nas outras com uma vara, a arma do bicho

Holanda
AJUDANTE POLÊMICO - Vrolijk Kerstfeest!
Na Holanda, rola uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.

Catalunha (Espanha)
COCÔ DE NATAL - Bom Nadal (em catalão)!
Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais esquisitas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Modo de usar: pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu"

País de Gales

ÉGUA INTROMETIDA - Nadolig Llawen (em galês)!
Antes de o cristianismo se difundir pela Europa, em dezembro rolavam festas pagãs para celebrar o inverno. Uma delas, viva até hoje, é a da Mari Lwyd, que ocorre no último dia do ano em certos locais do País de Gales. As pessoas saem pelas ruas carregando a tal Mari, um boneco com a caveira de uma égua como cabeça, e tentam invadir casas e pubs

Letônia
A ÁRVORE SOMOS NOZES - Prieci’gus Ziemsve’tkus!
Neste país dos Bálcãs, Papai Noel e as renas trabalham duro em dezembro. A tradição por lá manda que o Bom Velhinho traga presentes para crianças durante 12 dias seguidos! Mas o jingle bells na Letônia é famoso mesmo por outra razão: é de lá o primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de Natal, que rolou na praça de Riva, capital do país, em 1510

Estados Unidos

LAREIRA FRIA - Merry Christmas!
No cinema, a festa de Natal americana sempre tem presentes, um pinheiro decorado e, claro, uma lareira acesa. Só que milhões de lares no país não possuem um fogo amigo na sala. Por isso, uma emissora de TV criou um solução televisiva: uma transmissão de 24 horas, sem parar, de uma lareira queimando! A fogueirinha bizarra já rola há mais de 40 anos

CHINA - Sheng Tan Kuai Loh! (em mandarim)

Os cristãos decoram sua casa com lanternas de papel, flores e árvores
de Natal. E as crianças também penduram meias para os presentes do Papai Noel. O Bom Velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa "Velho Natal"

ÍNDIA - Shub Naya Baras! (em hindi)

Os indianos celebram o nascimento de Jesus decorando plantas nativas do país, como a bananeira e a mangueira. Além disso, enfeitam a casa toda com folhas de bananeira, outras plantas e lamparinas feitas de argila

IRAQUE - Idah Saidan Wa Sanah Jadidah

As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família

(fonte: Mundo Estranho)

Na Telona

Divulgado o trailer do filme Homem de Ferro 2. Estreia mundial prevista para o próximo dia 10 de maio.


Humor

O velho acaba de morrer. O padre encomenda o corpo e se rasga em elogios:
- O finado era um ótimo marido, um excelente cristão, um pai exemplar!
A viúva se vira para um dos filhos e lhe diz ao ouvido:
- Vai até o caixão e veja se é mesmo o seu pai que tá lá dentro…

21 de dezembro de 2009

Baú

Jogos Abertos do Paraná - Apucarana - 1980

Foto de 1980 mostra a delegação mourãoense, do handebol feminino, na estrada para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná, que naquele ano foi disputado em Apucarana.
Na foto, lado a lado, as melhores goleiras que já defenderam as cores mourãoenses, Rosângela e Nonô (Gika, atual diretora da Fecam, esteve no mesmo nível delas, mas com a diferença de ter se formada atleta em Maringá enquanto que as duas são "crias" das escolinhas mourãoenses pelas mãos dos professores Nelsinho Rodrigues e/ou Gilmar Fuzeto).
Marilei Zanini, a Nonô, é professora de Educação Física em Curitiba; Rosemi Tomadon reside em Paranaguá; da Rosângela, infelizmente, não temos notícias há muito tempo.
Tenho a impressão que os ônibus que transportavam os atletas naquela época eram bem melhores que os atuais. Deve ser só impressão!!! Clique na imagem para ampliar.

Da esquerda para a direita: Marilei "Nonô" Zanini, Rosângela e Rosemi Tomadon.

Música do Dia



O Sonho no Lixo

Texto e foto de Osvaldo Broza - osvaldobroza@hotmail.com


De longe até pensei que fosse uma criança de verdade. O que não seria nenhuma novidade porque, infelizmente, muitas crianças ainda vivem no lixo e do lixo em nosso país.
Mas era apenas uma boneca, que um dia já foi a alegria e a realização do sonho de uma criança e, hoje, por não servir mais, está jogada num carrinho de lixo a espera de um novo destino, quem sabe uma nova morada neste Natal, com novas alegrias, novos sonhos.
...Era apenas uma boneca, trocada por outros sonhos que se renovam a cada instante.
...Era apenas uma boneca, com olhar de esperança, “viajando” ao encontro de uma nova criança.
E eu..., dando-lhe vida, sentimento... Porque a vida se completa no sentimento...no sonho...
Pena que as discrepâncias sociais - fruto da ganância e da falta de escrúpulos da população (dos políticos, em especial), negam vida, sonho e sentimento às nossas crianças de verdade.
Enquanto isso, milhares delas estão vivendo no lixo, do lixo e de restos de sonhos.

Frase do Dia

“É sapato no Bush, estatueta no Berlusconi. Se atiram um livro no Lula, ele morre por falta de anticorpos.”

(no Largado em Guarapari)

Tecnologia e Sustentabilidade

Maior prédio comercial movido a energia solar do mundo é inaugurado na China

No PiniWeb

A China inaugurou em Dezhou, no noroeste do país, o maior prédio comercial movido a energia solar do mundo. O empreendimento, conhecido como Altar do Sol e da Lua, possui cinco leques de painéis solares instalados na cobertura, que ocupam uma área de cinco mil m², gerando 95% da energia necessária para o local.


Empreendimento é conhecido como Altar do Sol e da Lua

O edifício de 75 mil m² abrigará escritórios, centros de pesquisa científica, salas de reunião e treinamento, um centro de exposições e hotel. Além dos painéis solares, que economizam mais de 30% mais energia do que a meta de economia estipulada pelo governo, a concepção do projeto do prédio também foi ecoeficiente, exigindo apenas 1% da quantidade de aço que foi utilizada na construção do Ninho do Pássaro, um dos estádios olímpicos de Pequim.

Já com relação ao design, segundo o governo chinês, o prédio é inspirado em um relógio de sol e nos caracteres chineses para sol e lua. A cor branca adotada na fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor.

O prédio será sede do 4º Congresso Mundial sobre Cidades Solares, que será realizado em 2010.


Painéis geram 95% da energia necessária para o edifício


Cinco leques de painéis solares ocupam área de cinco mil m²


Cor branca da fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor

(matéria enviada pelo João Alfredo "Fefê" Costa Neto)