18 de setembro de 2009

Baú

UMES - 1976

Foto tirada na barraca da UMES (União Mourãoense dos Estudantes Secundários), durante festa de aniversário da cidade, mostra amigos do Futrika, então presidente da entidade.
Naquela época, anos setenta, as festas de aniversário de Campo Mourão eram realizadas em frente a Fecilcam, onde barracas de madeira eram montadas e entregues para entidades que, durante uma semana, serviam bebidas e comidas típicas para os visitantes, arrecadando assim recursos para suas manutenções. Havia um palco central onde aconteciam shows com artistas locais. Clique na imagem para ampliar.

1- João Dorneles, 2- Jussara Perdoncini, 3- Machadinho, 4- Odenir Colchon, 5- José Carlos "Faro-Fino" da Silva, 6- ......., 7- Eliza Gehring, 8- Pedrinho Gehring, 9- Nelci Teodoro de Oliveira (esposa Futrika), 10- Edivaldo "Futrika" Goudinho Lopes, 11- ....... , 12- César Kozan, 13- Nelson Freitas de Góes e 14- Sônia Ramos

Música do Dia


the beatles - shes leaving home

Download this Mp3 @ Booster MP3


Beatles levam paradas de sucesso dos EUA de volta aos anos 60

Os Beatles emplacaram alguns dos discos mais vendidos de todos os tempos nas listas de música pop dos EUA divulgadas na quarta-feira, graças ao badalado relançamento das obras completas do quarteto.
Ao todo, os Beatles venderam 626 mil discos durante a semana encerrada em 13 de setembro, segundo a consultoria Nielsen SoundScan. Até a semana passada, haviam vendido apenas 635 mil cópias desde o começo do ano, um nível baixo para os padrões da banda, já que os fãs estavam se guardando para os relançamentos na semana passada - dia 09/09/09.
Na lista da semana passada, o clássico "Abbey Road" (1969), com 89 mil cópias, ficou em terceiro lugar em vendas nos EUA. "Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band" (1967), considerado por muitos como o melhor disco de todos os tempos, ficou em quinto lugar, com 74 mil cópias.
A banda, dissolvida em 1970, naturalmente não aparece com destaque na lista Billboard 200, que reúne apenas álbuns lançados nos últimos 18 meses, e não itens de catálogo.
Fonte: UOL Música

Saúde: Dietas

Dieta pobre em carboidratos danifica as artérias, diz estudo
A dieta rica em proteínas aumentaria riscos de arteriosclerose

Cientistas americanos sugerem que as dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas aumentam o risco de infartos e ataques cardíacos porque causam danos nas artérias.
Os pesquisadores do Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, testaram três dietas diferentes em camundongos e afirmam que a alimentação rica em peixes, carnes e queijo – como as dietas de Dr. Atkins e South Beach, por exemplo – causaram danos às artérias dos roedores.
Os animais foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu uma dieta padrão, o segundo uma dieta ocidental rica em gordura e o terceiro recebeu uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas.
Depois de 12 semanas, os cientistas analisaram os camundongos e identificaram que a dieta pobre em carboidratos não havia alterado os níveis de colesterol nos animais testados. A equipe identificou, no entanto, uma diferença significativa no impacto na arteriosclerose – formação de uma placa de gordura na parede arterial que pode levar a ataques cardíacos e infartos.
Segundo os resultados, publicados na edição mais recente da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os camundongos que receberam a dieta pobre em carboidratos haviam ganhado menos peso, mas desenvolveram 15% a mais de arteriosclerose do que aqueles com a dieta padrão. O grupo que recebeu a dieta ocidental apresentou um aumento de 9% nos níveis de arteriosclerose.
Os pesquisadores não explicaram as razões para esse efeito negativo nas artérias, mas sugerem que as dietas pobres em carboidratos podem afetar o modo como as células da medula óssea limpam os depósitos de gordura das artérias.
As dietas ricas em proteínas e que reduzem ou cortam o consumo de carboidratos atraíram atenção e controvérsia depois de um aumento de adeptos desses regimes na década de 90.
Efeitos
Segundo o pesquisador Anthony Rosenzweig, principal autor do estudo, os resultados foram tão preocupantes que ele decidiu interromper a dieta pobre em carboidratos que estava seguindo.
“Nossa pesquisa sugere que, pelo menos em animais, essas dietas podem ter efeitos cardiovasculares adversos”, disse.
“Tudo indica que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios frequentes é provavelmente melhor para a maioria das pessoas”, afirmou o pesquisador.
Joanne Murphy, da Stroke Association, também afirmou que uma alimentação equilibrada é a melhor recomendação.
“Sabemos que alimentos como a carne vermelha e produtos lácteos, ricos em proteínas, também contém altos níveis de gordura saturada que podem ficar armazenadas nas artérias”, afirmou.
Murphy afirmou ainda que a pesquisa da Universidade de Harvard ainda está no estágio inicial e que ela gostaria de ver mais avanços no assunto.
Ellen Mason, da ONG British Heart Foundation, afirmou que é difícil aplicar os resultados em humanos, mas afirmou que as dietas ricas em proteínas “não são tão saudáveis quanto a alimentação equilibrada”.
BBC BRASIL

Vídeo-dicas Casablanca Vídeolocadora





Os Cavaleiros do Apocalipse




Os Mais Locados da Semana
- Duplicidade ... Ação: Com Julia Roberts e Clive Owens
- Anjos e Demônios ... Drama: Com Tom Hanks e Ewan McGregor
- Budapeste ... Drama: Com Leonardo Medeiros e Giobanna Antonella
- Se Eu Fosse Você 2 ... Comédia: Com Tony Ramos e Glória Pires
- X-Men - Origens: Wolverine ... Aventura: Com Hugh Jackman

Por e-mail: Coringoogle



Enviada pelo Marco Iurk. Clique na imagem para ampliar

17 de setembro de 2009

Niver

Setembro é mês de comemoração lá em casa! Num dia 17 de setembro, Elvira e eu fomos abençoados pela chegada de nossa primeira filha, Sarah Carolina.
Ela, Sarah, juntamente com as irmãs Larissa (nascida em 11 de setembro) e Marina, claro, é motivo de orgulho e força impulsora para vivermos bem e bastante, para desfrutar da sua companhia e aprender sempre com a netinha, Fernanda, que ela e o Alex nos presentearam.
Na foto, de 2007, ela aparece junto à "minha" Elvira e com a "nossa" Fernanda. Clique na imagem para ampliar.
Deus te abençoe! Te amo muito...

Música do Dia



Mary Travers morreu nessa quarta-feira... "Morreu uma das vozes simbólicas dos contestadores anos 1960. Mary Travers, famosa como parte do grupo folk Peter, Paul and Mary, morreu ontem, aos 72 anos, no hospital Danbury, no Estado de Connecticut, nos EUA.
A notícia da morte foi divulgada pela porta-voz do grupo, Heather Lylis. A cantora lutava havia anos contra a leucemia" (Fonte: Zero Hora).

Da Net

Uma cobra com pé...


A descoberta foi feita pela chinesa Dean Qiongxiu, de 66 anos. A mulher encontrou uma cobra com um único pé junto à parede do seu quarto.
"Eu acordei e ouvi um som estranho. Quando acendi a luz vi um monstro tentando escalar a parede usando sua garra", contou Dean, que matou o animal.
O corpo do réptil bizarro foi levado para estudos na Universidade de Nanchang.
Mutações já produziram cobras de duas cabeças, mas uma com pé é algo sem registro.
(Fonte: Globo.com)

Curioso

É verdade que o João-de-Barro leva em conta a direção do vento antes de construir sua casa?

O joão-de-barro aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias.

Fonte: GUIA DOS CURIOSOS O LIVRO DAS PERGUNTAS E DAS RESPOSTAS

Separados no Nascimento

Darci Piana, empresário e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do Sebrae PR, e Albus Dumblemore, personagem do filme Harry Potter.

16 de setembro de 2009

Baú

Inauguração da Casa da Cultura de Campo Mourão - 08/10/1981

Foto do Pedro da Veiga mostra o Professor Egydio Martello, já falecido, discursando na inauguração da Casa da Cultura de Campo Mourão e no descerramento da placa em sua homenagem, nominando a Biblioteca Municipal com o seu nome.
Atualmente, a Biblioteca Municipal Egydio Martello funciona na Estação, antiga rodoviária da cidade, na Praça Getúlio Vargas, e não mais em anexo à Casa da Cultura.
Os historiadores e escritores Jair Elias dos Santos e Pedro da Veiga lançaram essa semana o livro "Oratórias Históricas" onde consta esse discurso do professor Martello. Clique na imagem para ampliar.

(da esquerda para a direita) Egydio Martello (in memorian), Pedro da Veiga, Namir Piacentini e Augustinho Vecchi.

Arbitro ajudando no gol do Vasco

Fui assistir o gol do Vasco da Gama, do jogo de ontem, pela Série "B", contra o São Caetano, e fiquei com a impressão de que o árbitro da partida torceu para que o artilheiro Elton acertasse o arremate.
Mostrei o vídeo para o Ângelo Ricardo Marcotti, Webdesigner da CRN Online, e ele editou o vídeo para destacar bem o lance. Confiram!

Da Net

Pastor Silvio Maia: O Michael Jackson à serviço de ......!!!???

Frases


"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo." Mahatma Ghandi

Humor: Cenário Político Atual

Enviado pelo Angelo Ricardo Marcotti

15 de setembro de 2009

Baú

Troféu Tocando de Primeira para Seleção Mourãoense de Futsal de 1975 (campeã dos Jogos Abertos do Paraná)

Em 2000, comemorando os vinte e cinco anos da primeira conquista estadual do nosso futsal, Ilivaldo Duarte, responsável pelo Programa Tocando de Primeira (todos os sábados, das 11h as 13h, na Rádio Rural AM) homenageou a seleção mourãoense, campeã dos Jogos Abertos do Paraná de 1975, em Paranavaí.
Justa e bela homenagem aos atletas e dirigentes que fizeram parte da bela conquista de nosso futsal. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esquerda para a direita): Fiori Luiz (locutor da TV Tibagi), Rancho, Ione Sartor, Carlão Tagliari, Luisinho Kloster, Luisinho Tagliari, Dona Íris Tagliari, Itamar Tagliari, Renato F. Silva, Tauillo Tezelli e Ilivaldo Duarte.
Agachados: Getulio Ferrari, James Klank, Gilmar Fuzeto, Louri Silva, Aécio, Beline Fuzeto e Marcos Tocafundo (então presidente da Paraná Esportes).

Publicada no semanário Entre Rios, em 17/12/2005

Música do Dia

Bole de Meia, Bola de ...

Download this Mp3 @ Booster MP3


14 Bis é uma banda brasileira que surgiu em Minas Gerais no início dos anos 80, criada por Flávio Venturini (teclado e vocal), Cláudio Venturini (guitarra e vocal), Hely Rodrigues (bateria e vocal), Vermelho (teclado e vocal) e Sérgio Magrão (baixo e vocal). Sua música traz o casamento entre referências do rock, em especial de Beatles e do rock progressivo, e a escola mineira de música da época, conhecida como Clube da Esquina.
Tiveram diversos sucessos, como Linda Juventude, Planeta Sonho, Natural, Uma Velha Canção Rock'n Roll e, mais recentemente, Mais uma Vez, em parceria com Renato Russo (letrista e vocalista da Legião Urbana). Seu trabalho de estréia (14 Bis-1979) foi produzido por Milton Nascimento, "padrinho" da banda.
Apesar da saída de Flávio Venturini, o grupo continua em atividade até os dias atuais. Em julho de 2007 eles lançam o seu primeiro DVD, acompanhado de um CD. Neste há participações especiais de outros nomes da música mineira como Beto Guedes e Rogério Flausino, além do ex-membro Flávio Venturini.


Ranking: Os piores filmes de todos os tempos

Livro aponta os piores filmes de todos os tempos (aqueles que as televisões brasileiras insistem em reprisar constantemente!)

Com certeza você já se decepcionou ao ir até os cinemas, locadoras ou ao assistir um filme que não via a hora, havia criado um expectativa enorme, como por exemplo 'Contato de Risco', protagonizado por ninguém menos que Ben Affleck e Jennifer Lopez, lançado em 2003.
Pensando em poupar os amantes da sétima arte, o escritor paulistano Renzo Mora listou os 25 piores filmes de todos os tempos e a transformou em livro. Para integrar a lista dos 'desaconselháveis' o filme não precisou ser caro ou barato, mas sim que investiu em produção, propaganda, bons atores e esqueceu de ter um roteiro bacana.
O primeiro da lista é 'Fogueira das Vaidades' de 1990; em seguida vem, 'Showgirls', de 1995, na terceira posição está 'Sinceramente Teu', também de 95; a quarta colocação é ocupada por 'Howard – O Pato' e o quinto 'Hudson Hawk – O Falcão Está à Solta', de 1991.
Completando a lista dos dez piores estão: 'Ishtar', de 1987; 'Duna', de 1984; 'Lambada, A Dança Proibida', de 1990; Cleópatra, de 1963 e 'Contato de Risco', de 2003.

Confira a lista com os outros 15 'escolhidos':
11)‘Mulher Gato’ (2004)
12) ‘Serpentes à Bordo’ (2006)
13) ‘Batman e Robin’ (1997)
14) ‘Casseta & Planeta – A taça do mundo é nossa’ (2003)
15) ‘Cinderela Baiana’ (1998)
16) ‘Jesus Cristo, Caçador de Vampiros’ (2001)
17) ‘Jesus Zumbi!’(2007)
18) ‘Manos, as mãos do destino’ (1966)
19) ‘Beto Rockefeller’ (1970)
20) ‘Glen ou Glenda’ (1953)
21) ‘Plano 9 do Espaço Sideral’ (1959)
22) ‘O Cérebro que Não Queria Morrer’ (1962)
23) ‘A Reconquista’ (2000)
24) ‘Papai Noel conquista os marcianos’ (1964)
25) ‘Salve-se quem puder’ (2007)
Fonte: Bonde News

Separados no Nascimento

João Carlos Barbosa de Lima, de Terra Boa, e o advogado e ex-prefeito de Farol, Gilmar Cardoso

Saúde: Quinua

Quinua: Um grão que vem ganhando espaço na mesa do brasileiro

Cultivada há mais de cinco mil anos na Cordilheira dos Andes, quinua era chamada pelos antigos incas de 'mãe de todos os homens'
A quinua desembarcou aqui há pouco tempo. Foi a partir de 2004 que ela começou a ser importada do deserto Uyuni, nos Andes bolivianos. O local fica a 3.800 metros acima do nível do mar e no inverno a temperatura pode atingir 30 graus negativos. A quinua plantada em outros lugares não tem as mesmas características nutricionais desta, cultivada em seu local de origem, onde o solo, o clima, os ventos, a salinidade do ar e a altitude são muito peculiares.
“A quinua, além de ser ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e gordura saudável, contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que são precursores das proteínas: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina”, afirma a nutricionista Mariana Reis, da unidade de São Paulo da Rede de Clínicas Anna Aslan.
“Essas proteínas, formadas pelos aminoácidos, são indispensáveis para o melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, recuperação de tecidos e células, manutenção dos órgãos, da pele e do sistema imunológico, bem como para a produção de hormônios e enzimas”, destaca a nutricionista. Geralmente, um legume, uma verdura, um cereal ou uma fruta pode apresentar determinado aminoácido essencial em quantidade significativa e ter carência dos demais. A quinua reúne todos.
Outro diferencial do grão é a presença dos aminoácidos metionina e lisina, típicos de alimentos de origem animal como carne e ovos. “Esses dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e a aprendizagem”, observa a nutricionista.
Riqueza no prato
A quinua também é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e pelo bem-estar. “Por isso, é provável que o seu consumo regular possa ajudar a reduzir a fadiga e a depressão”, diz a nutricionista da rede de Clínicas Anna Aslan.
A quinua é livre de glúten, isso significa que os celíacos - pessoas com intolerância às proteínas presentes no glúten ou pessoas com sensibilidade alimentar ao glúten - podem saborear pães, tortas e bolos feitos com a farinha de quinua.
Em relação às calorias, a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz. Cada 100g de quinua crua têm 374 calorias, contra 350 calorias do arroz integral cru. “E por ser rica em fibras - até mais que o arroz integral - , a quinua ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde”, defende o geriatra Eduardo Gomes, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan.
Quem pode consumir
A quinua não apresenta nenhuma contra-indicação para consumo. “É um excelente alimento para crianças que necessitam de um aporte maior de proteínas e carboidratos saudáveis durante a fase de crescimento”, observa Mariana Reis.
A composição nutricional da quinua a torna um alimento perfeito para ser consumido por atletas antes e depois de exercícios físicos intensos. “Por ter baixo índice glicêmico, os carboidratos da quinua são metabolizados mais lentamente, garantindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico. E, devido à presença dos aminoácidos, ela ajuda a reparar o tecido muscular após o treino”, explica a nutricionista.
A quinua também pode ser um ótimo complemento alimentar para a gestante, cujo organismo precisa de 11 gramas extras de proteínas diariamente, de forma a atender às demandas do desenvolvimento do bebê. “O ideal é que a mulher mantenha esse consumo extra de proteína durante a amamentação até seis meses após o nascimento do bebê”, diz a nutricionista.
(Fonte: Bem Paraná)

14 de setembro de 2009

Baú

Nevile e Tom Salvadori - 1966

Foto enviada pelo Neverson "Nêgo" Salvadori mostra o pai dele, Nevile Salvadori (in memorian), posando ao lado do seu mano "Tom", Emerson Luiz Salvadori, em um jogo da Madereira Salvadori, no Estádio Roberto Brzezinski, em 1966. Clique na imagem para ampliar.

RC X RC



Enviado pela Hosana Tezelli

Instantâneos

Gostei muito dessas fotos da vitória do Campo Mourão Basquete sobre Rolândia, pelo Paranaense da modalidade.
Elas são de autoria do Valmir de Lara, fotógrafo mourãoense.
Nessa quinta-feira, dia 17, às 20h, o time mourãoense estreia no Sulbrasileiro enfrentando Maringá, no ginásio "JK", em Campo Mourão.






No Tutty Vasques

Que mal ele fez a Deus?

O inferno astral do velho Nelson Piquet não tem data para acabar!

Não bastasse o que andam dizendo de seu filho, Rubinho Barrichello começa a ter chances reais de ser campeão em 2009.

Só falta o Senna ressuscitar!

(No Blog do Tutty Vasques)

Humor: Motor Flex

Enviada pelo Marcélio "Marreco"

Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal do Paraná, mostrou que cada brasileiro caminha, em média, 1.440 km por ano.
Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que, em média, o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano.
Isso significa que, em média, o brasileiro faz 16,7 km por litro.

Não é para explodir de orgulho?