4 de setembro de 2009

Baú

Professor Nicon Kopko e Augustinho Tezelli

Essa, "roubei" do álbum do Jayminho Bernadelli. Augustinho Tezelli recebendo o diploma de formatura das mãos do professor Nicon Kopko (in memorian).
Tenho ótimas e divertidas lembranças do professor Nicon. Ele dava aulas de Francês e português no Colégio Estadual de Campo Mourão, isso lá no começo dos anos 70.
Nas aulas de sábado ele exigia que recitássemos uma poesia ou um poema, e era ali que me divertia com os "micos" que pagávamos na frente dos demais alunos, mas foi assim que aprendi, e muito, a gostar de ler e entender melhor esse nosso mundão (numa postagem, bem abaixo, de hoje ainda, tem um vídeo sobre a leitura. Vale a pena ver!).
Augusto Tezelli é amigo querido e empresário de sucesso à frente da Sajama Malhas. Clique na imagem para ampliar.

Música do Dia

Grupo Minuano - "Amargo, Tranças e Saudades"



Do DVD Vai Mexer... Com Você

Vídeo-dicas Casablanca Vídeolocadora

Lançamentos da Semana







Os mais locados da semana

- Presságio ...Suspense/Ficção. Com Nicolas Cage

- O Curioso Caso de Benjamin Button ...Drama. Com Brad Pitt

- Grand Torino ...Drama. Com Clint Eastwood


- Sim Senhor ...Comédia. Com Jim Carrey


- Coração de Tinta ... Aventura. Com Brendan Fraiser


Resenha

Os Irmãos Tagliari

Disputei a primeira Taça Brasil de Clubes Campeões em 1980, na cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Infelizmente não passamos da primeira fase numa chave que classificou o Álvares Cabral do Espírito Santo e contava ainda com uma equipe da Bahia e outra da Paraíba.
Perdemos, mas aprendemos muita coisa que acabaria nos auxiliando na conquista do bicampeonato paranaense naquele mesmo ano e na ótima classificação na Taça Brasil do ano seguinte, quando acabamos entre os seis primeiros colocados do país.
O que mais aprendi, nessa minha estréia em eventos nacionais, não foi dentro da quadra e sim fora dela.
Como chegamos com alguns dias de antecedência, acabamos conhecendo bem a pequena e simpática Currais Novos, onde éramos atração principalmente por sermos do sul. Numa pequena lanchonete nos deliciávamos com água de coco e um saboroso doce de leite caseiro. Era sagrado, após as refeições e os treinos lá estávamos nós, sempre puxados pelos irmãos Carlão e Itamar Tagliari, tão amantes de doce como eu.
Na estréia, o Itamar machucou o joelho, impossibilitando-o de andar. De volta ao hotel, jantamos e nos preparamos para ir saborear as delicias da lanchonete, para afogar as dores da derrota contra os capixabas, quando o Itamar pede para o Carlão trazer uma água de coco e um doce de leite porque ele ficaria se tratando no hotel. Carlão não aceita de forma alguma e insiste para que ele nos acompanhe. Com muita dor, o Itamar diz que é melhor descansar. O enorme joelho, inchado como nunca tinha visto, para mim era argumento suficiente para deixá-lo sozinho, mas não para o Carlão, que o carregou no colo na ida e na volta da lanchonete, para nosso espanto e de todos que passavam.
Sempre que conto esta passagem, brinco, exagerando, que se fosse comigo, além de não ter força para carregar nenhum dos meus irmãos, ainda seria capaz de esquecer de comprar as guloseimas para eles. Lógico que é apenas brincadeira. Amo meus irmãos, assim como os Tagliari se amam!
Tenho enorme respeito e admiração por todos daquela família, da mesma forma que demonstra meu pai quando conta alguma coisa do seu Itacir Tagliari e sua família.

Publicada no semanário "Entre Rios", em 29/10/2005

Incentivo

Ler devia ser proibido!

Calma! Assista o vídeo primeiro...

3 de setembro de 2009

Baú

Campo Mourão Handebol - Nos Jap´s - 1998

Nesta edição relembramos da equipe de handebol mourãoense que conquistou o terceiro lugar nos Jogos Abertos do Paraná (jap´s) de 1998, realizado em Cascavel.


Em pé: Jonas Rodrigues, Marcelo Silveira, Adriano, Zé Luiz, Peterson, Walmir F. Lima e Marcelo Lima.
Sentados: Marquinhos, Ubiraci Rodrigues, Gláucio Bertóglio, Juliano, Birão Rodrigues e Luiz Carlos Prates.

Publicada no semanário "Entre Rios" em 14/01/2006

Separados no Nascimento

Nery José Thome, da Tribuna do Interior, e o jornalista esportivo Milton Neves

Ídolos



Humor: entenda o pré-sal

No Eramos6

Letras

"Morro do que há no mundo:
do que vi, do que ouvi.
Morro do que vivi.
Morro comigo, apenas:
com lembranças amadas,
porém desesperadas.
Morro cheia de assombro
por não sentir em mim
nem princípio nem fim.
Morro: e a circunferência
fica, em redor, fechada.
Dentro sou tudo e nada".
Cecília Meireles

2 de setembro de 2009

baú

Luiziana - Campeão Amador de Futebol de 1985

Aparecido Donizete Garcia, o Lobó, forneceu a foto e com a ajuda do Tiguera e do Celinho, da Assessoria de Imprensa de Luiziana, mostramos a equipe daquele município, campeão amador de 1985.
Cláudio Pol, atual prefeito, e os irmãos Wilson e Nelson, ex-prefeitos, eram presença obrigatória em qualquer boa equipe que se montava no então distrito de Campo Mourão.
Tiguera relembrou alguns detalhes daquela participação: ele atuou como atleta algumas poucas partidas e assumiu o cargo de treinador. No jogo final, que garantiu o título, Sucuri saiu do banco de reservas para marcar o gol decisivo calçado com uma chuteira cinco números maior. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esquerda para a direita): Mariano, Ivan, Di, Agenor, Cláudio Pol, Nelson Tureck, Wilson Tureck, Cido Ambrózio, Valdir Subtil e Dito Faria.
Agachados: João Carlos “Tiguera” Marques, Deminha, Lobó, Lebrão, Luiz Carlos “Corró” Adamo, João Miguel, Sucuri e França.

(Publicada no Semanário "Entre Rios", em 26/08/2006)

Como Funciona?




O Canal do Panamá é um canal com 82 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá.
O canal possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no do Atlântico. Neste último, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 30 kW é suficiente para abri-las e fechá-las. O lago Gatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 metros acima do nível do mar, e depois, através de um conjunto duplo de eclusas em Miraflores. Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 centímetros mais alto do que o lado do Atlântico, e tem marés muito mais altas. O canal e a Zona do Canal em torno foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando o controle foi passado ao Panamá, como previsto pelos Tratados Torrijos-Carter, assinados em 7 de setembro de 1977. (Fonte: Wikipedia)

Domínio Público




Imagine um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· E muito mais...

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

Domínio Público

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Charge

Pancho, na Gazeta do Povo, em 20/08/09

Ídolos: Mafalda

Mafalda já é estátua
por Ariel Palacios, No Estadão



Mafalda, a irônica menina-filósofa que analisa a conjuntura mundial, saiu oficialmente da segunda dimensão do papel e tinta nanquim e passou para a terceira dimensão, transformando-se em uma escultura.
Isso ocorreu neste domingo, dia 30, quando as autoridades portenhas e o escultor Pablo Irrgang inauguraram a estátua de Mafalfa nas esquinas das ruas Defensa e Chile, no bairro portenho de Monserrat (rigorosamente é Montserrat, embora atravessando a rua, na calçada da frente já seja o bairro de San Telmo. Mas, como costuma acontecer – em muitas cidades em todo o planeta - uns bairros têm mais fama e panca que outros, e portanto, San Telmo expandiu-se mais além de suas fronteiras oficiais e abocanhou informalmente parte do mais sóbrio e low profile Monserrat).

Mafalda e Quino
A escultura mostra Mafalda sentada em um banco de praça, com leve sorriso, com ar de estar meditando sobre a vida.
Seu criador Joaquín Lavado, mais conhecido como "Quino", participou da cerimônia de inauguração. Ficou surpreso ao ver a espontaneidade da escultura. Mas, admitiu que ainda custa "bastante" ver uma Mafalda tridimensional.

A esquina das calles Chile e Defensa, a esquina mais 'mafaldiana' do planeta (e, obviamente, da Galáxia) ficou repleta de fãs, curiosos e amigos do desenhista.
Um dos discursos mais delirantes foi pronunciado pelo cartunista Carlos Garaycochea, que propôs que a efígie de Mafalda fosse estampada nas notas dos pesos argentinos.
Quino declinou a proposta, e disse que, se fosse o caso, a figura mais adequada para tal função era Manolito, o amiguinho capitalista-mirim de Mafalda - aspirante a Rockefeller portenho - cujo pai era o dono do armazén "Don Manolo". O tal do "Don Manolo vende baratíssimo!".


Segundo o escultor Pablo Irrgang a escultura de Mafalda é em tamanho ‘real’. A ideia é que posteriormente ela seja deslocada uns poucos metros, até ficar – definitivamente, na porta de seu prédio, na rua Chile, número 371. Isto é, o edíficio onde Mafalda mora. Ou melhor, o prédio onde Quino, seu pai, isto é, seu desenhista, morava quando começou a desenhá-la, nos anos 60.
A prefeitura de Buenos Aires, depois de vários anos de delongas e amnésia burocrática, finalmente colocou a placa que indica – tal como todo personagem histórico de destaque – que ali morou (ou mora?) Mafalda, a menina que odeia sopa, ama os Beatles, e que é ‘cult’ há décadas.
Mafalda foi publicada somente entre 1964 e 1973.

1 de setembro de 2009

Baú

Umes - 1975

Do álbum do Futrika, Edivaldo Goudinho Lopes, mostro os amigos João Dorneles e Odenir Colchon na barraca da União Mourãoense dos Estudantes Secundários (UMES), durante uma festa de aniversário de Campo Mourão. A festa foi realizada em frente a Fecilcam, onde hoje funciona o Teatro Municipal e a Casa da Cultura. Os dois foram ativos participantes do movimento estudantil da cidade e do estado, e nessa época faziam parte da diretoria da entidade que tinha o Futrika como presidente. Clique na imagem para ampliar.

Música do Dia

Andru Donalds - Mishale

Download this Mp3 @ Booster MP3


Andru Donalds (Jamaica, 1974) é músico e cantor com carreira solo anterior, que desde 2000 é um dos vocalistas do projeto musical Enigma. Donald obteve sucesso com a canção "Mishale" que atingiu #38 na Billboard Hot 100 em 1995.



Saúde: Koubo

O cacto brasileiro que emagrece
Fonte: Maximo Asinelli

A biodiversidade brasileira sempre tem uma surpresa pronta a ser desvendada. A mais recente descoberta foi feita no Nordeste, em uma fruta muito popular por aquelas bandas, a pitaia. Ela possui substâncias que favorecem a perda de peso de forma mais saudável.
Na realidade, a planta inteira – o cacto Cereus sp, produtor da pitaia – tem propriedades emagrecedoras. Com isso em mente, uma farmácia nacional criou um extrato a partir da fruta, flor e caule do cacto, um concentrado em cápsulas de resultados muito eficientes, o koubo.
Este alimento ajuda a controlar o desejo de comer e aumenta a sensação de saciedade. Em sua composição é possível encontrar a betalaina e indicaxantina, que melhoram a diurese (eliminação de urina), tendo efeito importante para a perda de peso, sem causar hipotensão no paciente. Além disso, assim como a vitamina C também presente no extrato, as duas substâncias são antioxidantes.
A queima de calorias é beneficiada pela presença da tiramina. É uma amina, proveniente do aminoácido tirosina, com ação sobre a pressão arterial, aumentando-a e causando a taquicardia. No koubo, a dose da substância é muito pequena, só o suficiente para aumentar o metabolismo e provocar um maior gasto energético e calórico. Por isso, não chega a ter efeitos colaterais.
Os pontos positivos são inúmeros, mas não se pode achar que essa é uma fórmula mágica que vai emagrecer todo mundo. Para adquirir as cápsulas, o único caminho é com a prescrição médica que solicitará a produção para farmácias de manipulação. Isso é importante para evitar a perigosa automedicação por parte de pessoas contraindicadas, como diabéticos. E lembro, o koubo só funciona junto com um regime alimentar adequado e uma rotina de atividades físicas.

Humor: Edibar



Edibar é uma criação de Lucio Oliveira. Clique na imagem para ampliar. Para ver mais clique aqui!

Por e-email: Sintomas de pobreza do advogado

Sintomas de pobreza do Advogado
Enviada pelo Tino Stanizeswski

1. Depois de 5 anos de formado, descobrir que não vai ganhar dinheiro como advogado e prestar concurso para o Forum;
2. `Incorporar´ ao escritório uma imobiliária, despachante, serviço de Junta Comercial ou de cópias xerográficas;
3. Convencer a mulher a trabalhar como secretária (para não ter de pagar salário);
4. Ensinar à secretária a fazer as petições mais simples, para não ter de pagar estagiário;
5. Ir a casamentos, batizados ou festas de aniversário usando o anel de formatura e o broche da OAB ou do escritório preso na roupa.
6. Ir a qualquer evento social e distribuir o seu cartão para todo mundo (inclusive manobristas, garçons...);
7. Trazer garrafa térmica com água quente de casa e servir café solúvel aos clientes;
8. Aceitar fazer uma execução de 100 reais e tentar fazer um acordo;
9. Tentar a conversão de uma separação litigiosa em consensual para receber os honorários mais depressa;
10. Dizer ao estagiário: `O seu maior pagamento é o que você aprende aqui´;
11. Lembrar todos os dias ao estagiário que cursa quinto ano da faculdade que `gratidão é uma coisa muito importante´;
12. Perder prazo e colocar a culpa no estagiário;
13. Tentar convencer amigos e parentes que queiram prestar vestibular para Direito a não fazê-lo, alegando que o mercado já está muito saturado;
14. Economizar o dinheiro do almoço, passando vinte vezes na sala da OAB no Fórum para tomar café e comer bolacha de graça (a despeito da anuidade, mas esta também não é paga);
15. Quando se envolver em alguma discussão no trânsito, dizer: `Você sabe com QUEM está falando?´ - e mostrar a carteira da OAB;
16. Dar carteirada de OAB no guarda;
17. Ter dois ou mais adesivos de `Consulte sempre um Advogado´ nos vidros do carro;
18. Ir ao fórum, OAB ou Procuradoria para saber se `pintou´ alguma coisa;
19 Entulhar as prateleiras do escritório com um monte de livros que você nunca leu;
20. Ter aquela `balancinha´ de latão pintada de amarelo sobre a mesa do escritório;
21. Gravar na secretária eletrônica de casa: `Residência do DOUTOR FULANO DE TAL....;
22.Ir visitar a mãe e orientar a secretária para dizer que você está em um congresso;
23. Ficar sem emprego por mais de um ano e dizer que está estudando para concurso da Magistratura;
24. Ficar de olho nos fotógrafos em eventos, em uma foto que possa ser publicada no jornal (nem que seja atrás de alguém) e se for mesmo recortá-la e colar na parede do escritório;
25. Garantir ao cliente que a causa está ganha e, quando a coisa ficar preta, substabelecer;
26. Comprar a `Agenda do Advogado´ e anotar os compromissos em guardanapos de papel;
27. Vender produtos da Avon ou HERBA LIFE no escritório (!!!);
28. Vender rifa no escritório e
29. Ofender-se com piadas de advogados.

31 de agosto de 2009

baú

Associação Tagliari - 1979

Para mostrar a camisa original do Tagliari de 1979, posto novamente a foto da equipe que, naquele ano em Paranavaí, conquistou pela primeira vez o título da Taça Paraná de Futsal, atual Chave Ouro (no ano seguinte, em Guarapuava fomos bicampeões).
A camisa, lá embaixo, está rasgada por que levei um puxão na partida final. Claro que a guardo como um verdadeiro troféu e como recordação da minha primeira participação numa competição adulta.
Dias desses, sugeri ao Carlão Tagliari que reproduzisse as camisas da Associação Tagliari para vender. Tenho a impressão que teria boa aceitação. Clique nas imagens para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Seu Értile (motorista), Itamar Tagliari, Gastão, Ivando "Rancho" Capato, Ione Sartor e Pedro Ivo Szapak.
agachados: João Miguel Baitala, Gilmar Fuzeto com o Carlinhos Tagliari, Luizinho Ferreira Lima, Carlão Tagliari com o Flavinho Tagliari e Álvaro "Careca".

Música do Dia



Placas

Nas alturas

Balcões da Torre da Sears em Chicago

Os proprietários do Sears Tower, o arranha-céu mais alto nos Estados Unidos (Chicago), inauguraram quatro mirantes de vidro (são como caixas de vidro incrustradas no prédio). Esses balcões estão suspensos a 412 metros do chão, no 103o andar. Eles tem 3m de altura e 3m de largura e suportam 5 toneladas com os seus vidros de 1.5 polegadas de espessura.
Realmente impressionante e definitivamente algo para ver... para mim, que tenho tonturas quando fico nas pontas dos pés, a única forma de ver é por fotos...






Assino embaixo!!!

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
José Eugênio Maciel, na Tribuna do Interior

Feito “freira fugitiva que só irá falar mal do convento”, o senador Flávio Arns tenta comover o eleitorado, ao abandonar o PT “em nome da ética”. A crise atual do Senado, embora muito grave não é até aqui mais grave do que o “mensalão” (envolvendo deputados também) comandada pelo PT quando o senador não teve ímpeto para se posicionar veemente contra. Sair agora do PT e sem perspectiva eleitoral viável é tão somente e sobretudo puro oportunismo de Arns, aproveitou do poder, quer continuar nele mas procurará outro barco desde já, que não afunde. Talvez tardiamente descobrirá que o problema não é o barco, mas quem e quando embarca. “PT saudações”.

José Eugênio Maciel, mourãoense, professor, sociólogo e advogado, mantém uma coluna semanal na Tribuna do Interior