31 de julho de 2009

Baú

Campo Mourão - Voleibol - 1974

Mais uma foto do álbum da Lorenilda. Essa mostra a Seleção mourãoense de voleibol de 1974.

em pé (da esquerda para a direita): Nilza, Alice Roeder, Leise Pretel e Maria Luiza "Coca" Gehring.
agachadas: Kayoko Tanaka, Lorenilda de Oliveira, Luzia Grasso e Nelita Piacentini.

Frases

"Quando a gente acha que tem todas as respostas,
vem a vida e muda todas as perguntas ..."
Luís Fernando Veríssimo

Instantâneos






Da Net

Baleia salva mergulhadora na China
Uma cena impressionante da relação entre um animal e um ser humano. Uma baleia salvou uma mergulhadora que havia ficado com as pernas paralisadas por causa da baixíssima temperatura, similar à do Ártico, em um aquário do Polar Land, em Harbin (China). A beluga Mila agarrou com a boca Yang Yun, de 26 anos, e a levou para a superfície!

"Comecei a afundar cada vez mais e pensei que já era para mim - eu estava morta. Até que senti essa incrível força me levando para a superfície", contou Yang, que participava de um concurso de mergulho sem equipamento.

"Mila percebeu o problema antes de nós", contou um organizador do evento.
Fonte: Page Not Found

Gente Fina

Por Martha Medeiros

"Cada um faz o que bem entender com o próprio corpo. Comer com liberdade é um direito e ninguém tem que se sacrificar para atender a um padrão estético, mas que ser magro é melhor do que ser gordo, é.
Pra saúde é melhor, pra se vestir é melhor, pra se locomover é melhor, pra dançar é melhor. Não quer dizer que um gordo não seja feliz. Geralmente, são felizes à beça, mais do que muito varapau.
Mas se fosse possível escolher entre ser magro e ser gordo sem nenhum efeito colateral de felicidade ou infelicidade, sem nenhum esforço, só no abracadabra, todo mundo iria querer ser magro, assim como todo mundo preferiria se cristalizar entre os 30 e os 50 anos. Eu acho. A não ser que eu esteja louca, o que é uma hipótese a considerar.
Porém, melhor que tudo é ser gente fina. Finíssima. Isso nada tem a ver com a tendência atual de ser seca, de parecer um esqueleto ambulante. Gente fina é outra coisa.
Gente fina é aquela que é tão especial que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa. Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto. Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões quando necessário. É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir sem agredir.
Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana. Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho. Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar. Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada e num castelo no interior da Escócia.
Gente fina não julga ninguém – tem opinião, apenas. Um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera. O que mais se pode querer? Gente fina não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, como o próprio nome diz, não engrossa. Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros. Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra.
Gente fina é que tinha que virar tendência. Porque, colocando na balança, é quem faz a diferença."

Martha Medeiros é uma jornalista e escritora brasileira. É colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro.

30 de julho de 2009

Baú

Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos Regionais - 1975

Foto da Lorenilda de Oliveira mostra a seleção de handebol mourãoense que participou da fase regional dos Jogos Abertos que, em 1975, pela primeira vez foi realizada em Campo Mourão. Não havia na cidade nenhum ginásio de esportes ou cancha coberta e as competições de quadra, numa semana muito chuvosa, foram realizadas em galpões da Coamo. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Paulo Gilmar Fuzeto, Luiz Paulo Schen, Danilo Kravcynchyn, Idevalci Maia e Erivalto "Negão" de Oliveira.
agachados: Beto Durski Silva, Jair Grasso, João Silvio Persegona, Marcelo da Silva e Silveira e Arnaud da Silva e Silveira.

Música do Dia

Mark Knopfler - "Postcards from Paraguay"


Da Net

Não deixe lixo amontoado... Recicle...

(No Blog do Guto Cassiano)


Em um dia da minha infância meu avô lia o jornal e resmungou..
- Umpf...esses políticos não valem nada...alguém deveria pegar todos picar e fazer pneus com eles..
- Espantado eu falei..mas vô deve existir político bom...e ele calmamente
dobrou o jornal, tirou os óculos e olhando nos meus olhos disse:
- Tem sim meu neto...com esses a gente faz pneu radial...

Ídolos: Mussum

Ontem foi o aniversário de 15 anos da morte de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, comediante e músico brasileiríssimo. Aqui a minha homenagem ao eterno ídolo.

Por e-email

Espetáculo de Cores e Sombras
(enviado pelo Jaimynho Bernadelli)

29 de julho de 2009

Baú

Teuto Brasil Futsal - 1976

Mais uma equipe dirigida pelo Futrika. O Teuto Brasil participou da Copa Tibagi de Futsal realizada em 1976 e a foto mostra a equipe no Ginásio Belim Carolo, lotadíssimo, quando venceu o Cianorte.
Teuto Brasil era uma oficina da família Behrens, especializada no enrolamento de motores elétricos, onde o Futrika trabalhou por muitos anos.
Nos anos 70 e 80, a Copa Tibagi era uma das principais competições da modalidade no Paraná. Com transmissão ao vivo pela TV Tibagi, a promotora do evento, e premiação atrativa, contava com a participação de grandes equipes.
A Copa Tibagi voltou a ser realizada esse ano e teve como campeão o São Lucas de Paranavaí. Participei de várias edições e, me parece, que é o único título que uma equipe de Campo Mourão nunca conquistou. Não identificamos o atleta entre o Adãozinho e o Luiz Carlos Ramalho (me ajudem!). Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): João Carlos "Tiguera" Marques, Exclusivo, Pedro Ivo Szapak, Adir José dos Santos, Silvio "Zuco" Staniszewski, Flavinho Marques e Edivaldo "Futrika" Lopes.
agachados: Zazula, Aparecido "Cidão" Vieira dos Anjos, Luiz Carlos Ramalho, ...., Adãozinho, Carlos Vinícius Zagoto e Renatinho Silva.

Música do Dia

Quarteto em Cy - "Falando de Amor"


Por que é tão bom soltar xingamentos às vezes

Por que xingar é tão bom? Depois de acertar o dedo com um martelo, o pesquisador Richard Stevens, da Universidade de Keele, na Inglaterra, tentou entender.
O acadêmico realizou um teste interessante: juntou várias pessoas e fez com que elas colocassem as mãos em água com gelo. Metade proferiu palavras como "mesa", "livro" e "cadeira", os outros puderam falar palavrões à vontade. A surpresa foi que aqueles que puderam expressar a raiva pela fala aguentaram 33% mais tempo do que os integrantes do outro grupo.
A conclusão é que quem xinga aguenta mais dor. "Para algumas pessoas, xingar é uma resposta racional à dor, que pode fazer com que se sintam melhor", explica Richard Stevens.

Por e-email: Beleza Interior

João alfredo Costa Neto, o Fefê, enviou a foto abaixo com a legenda: O importante é a beleza interior.
Semana passada, vários integrantes do Clube do Fusca de Campo Mourão fizeram uma viagem até Santa Catarina. Fiquei com a sensação que esse era um dos carros de apoio da caravana.



Frases

"Ponha-se no poder qualquer medíocre e vinte e quatro horas depois um bando de aduladores está a sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e que tudo o que faz está certo.
Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um picareta em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso". General Mourão Filho

Olímpio Mourão Filho (Diamantina, 1900 — Rio de Janeiro, 1972) foi um militar brasileiro que participou ativamente do movimento integralista e do golpe militar de 1964.

28 de julho de 2009

Baú

Caramuru Futsal - 1974

Posto novamente a foto do Caramuru, o primeiro time de futsal que participei mais a sério, com treinamentos e participando de campeonatos na saudosa Cancha Tagliari. O reprise é por que, na recente mudança de casa que fizemos, encontrei a minha camiseta e como a foto é em preto e branco, fiquei com vontade de mostrar as cores originais e pedi para a Diana Marin, da Rádio Rural FM, posar com ela para mostrá-la (claro que em mim ela não entra nem no braço).
David Miguel Cardoso era nosso goleiro e tomou a iniciativa de juntar um graninha de todos e mandar confeccionar em Londrina o nosso uniforme. Apenas lá, naquela época, era que se podia encomendar um jogo de camisas conforme o seu gosto. David o fez conforme queria, sem falar conosco, e pelo menos para mim ficou ótima. Muitos anos depois vi uma ótima equipe com uniforme parecido, se não me engano era o Monções de Londrina.




















em pé (da esquerda para a direita): Louri da Silva, David Miguel Cardoso, Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli, Marcelo Silveira, Ney Luiz Piacentini e Ricardo Grabowski.
agachados: Romeu Hermógenes da Silva, Dealmir Salvadori, Ratinho e Renatinho Silva.
As crianças são os gêmeos Marlus e Marcelo, filhos do doutor Marcos Fanklin.

Música do Dia

CéU - "Concrete Jungle"



Maria do Céu Whitaker Poças, ou simplesmente CéU, (São Paulo, 17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora brasileira de música popular. Iniciou a carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como de hip hop, afrobeat, jazz, R&B etc.

Corpo Humano, essa maravilha!

O corpo humano é uma máquina cheia de maravilhas. Esta coleção de fato sobre o nosso corpo nos faz pensar porque fomos criados desse jeito.

- Cientistas afirmam que quanto mais vc sonha, mais aumenta o seu Q.I..
- A maior célula do corpo é o óvulo e a menor é o espermatozóide.
- Vc usa 200 músculos para dar um único passo.
- Uma mulher de estatura mediana é 15 cm mais baixa que um homem de estatura mediana.
- Seus polegares são formados por 2 ossos cada, enquando os demais dedos são formados por 3 ossos.
- Um par de pés humanos contém 250.000 glândulas sudoríparas.
- A bexiga cheia é quase do tamanho de uma bola de softball.
- O ácido dentro do seu estômago é forte o suficiente para dissolver o aço de lâminas de barbear.
- Uma célula do cérebro humano pode conter 5 vezes mais informação do que a Enciclopédia Britânica.
- A comida leva 5 segundos para ir da sua boca ao seu estômago.
- Os sonhos humanos duram na média de 2 a 3 segundos.
- Homens sem cabelo no peito são mais propensos a ter cirrose no fígado do que os que os peludos.
- No momento da concepção, vc passou cerca de meia hora sendo uma única célula.
- Existem cerca de 1 trilhão de bactérias em cada um dos seus pés.
- Seu corpo gasta em 30 minutos calor suficiente para ferver mais de 1.5 litro de água.
- O esmalte dos dentes é a substância mais dura do seu corpo.
- Os seus dentes começaram a crescer 6 meses antes de vc nascer.
- Quando vc olha para alguém por quem está apaixonado, suas pupilas se dilatam, do mesmo jeito que fazem quando vc olha para

Por e-email: Se os Super-heróis envelhecessem!

Enviado pelo Celso Scaburi






Humor: turbine o seu currículo

(enviada pelo Jayminho Bernadelli)

Você acha que não te contratam em uma grande empresa porque o seu currículo é muito 'fraquinho'? É muito simples, basta fazer algumas substituições no nome da profissão!
A seguir, algumas dicas para você dar um reforço em seu curriculum:

* Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
* Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
* Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
* Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi)
* Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista)
* Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (zeladora)
* Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista)
* Assessor Técnico de Serviços de Engenharia Civil (Pedreiro)
* Segundo Assessor Técnico de Serviços de Engenharia Civil (Servente, o chamado peão de obra!)
* Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
* Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
* Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente)
* Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas Esquinas)
* Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
* Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
* Distribuidor de Produtos Alternativos e Alta Rotatividade (camelô)
* Técnico Saneador de Vias Publicas (gari)
* Técnico em Redistribuição de Renda (ladrão ou político)

27 de julho de 2009

Baú

União Operário Campo Mourão - 1963 (na preliminar de Grêmio Maringá e Santos FC)

Gordinho, Francisco José, me trouxe esse recorte de um Jornal de Maringá que mostra a equipe do União Operário de Campo Mourão que, em 1963, entregou e carimbou as faixas de campeão do campeonato amador de Maringá, o time da Telefônica.
Gordinho conta que ganharam por 3 a 1, com dois gols do Joel Albuquerque e outro do Rosinha, e que o jogo ocorreu na preliminar do famoso jogo em que o Santos de Pelé goleou o Grêmio Maringá por 11 a 0. Ele conta ainda que assistiram o show do Rei do Futebol e seus colegas de dentro do alambrado do antigo Wille Davids.
Para quem não sabe, naquele ano, a Seleção da União Soviética fez uma excursão pelo Brasil e depois de ganhar de todos os times brasileiros, inclusive do Santos FC, foi derrotado pelo time maringaense.
Torcida, dirigentes e jogadores começaram a desafiar o time bicampeão mundial e no amistoso, depois de um primeiro tempo em zero a zero e de muita provocação para com os santistas, o Rei Pelé voltou afim de colocar um ponto final nessa "garganteada" maringaense e comandou a humilhante goleada. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Pita, Jorge Kiwel, Aldo Kaul (in memorian), Barreirinha (in memorian), Ney Chapenski, Gordinho e Zé Mundinho (in memorian).
agachados: Rosinha, Piraju, Luiz Carlos Klank, Joel Albuquerque, Paquera e José Américo "Catarina".

* Versi Sequinel colaborou corrigindo a data e lembrando outros detalhes (ver nos cometários). Ele lembrou que o jogo foi em maio de 1964 e não em 63 e que o placar final foi 11 a 1 para o Santos, com o detalhe de que o Maringá começou vencendo com gol do artilheiro Edgar.
** Jaimynho Bernadelli, por e-mail, lembrou que naquele ano ele era integrante do time juvenil do Grêmio Maringá, não pode assistir ao vivo, mas acompanhou pelo rádio. Ele afirma que a partida foi para o intervalo com placar de 2 a 1 para o Santos e no segundo tempo foi um show total de Pelé e cia.

Música do Dia

The Beatles - "Golden Slumbers"


Associação Tagliari - Bicampeã Paranaense em 1980

A vitória do Campo Mourão Futsal sobre o Foz de Iguaçu no último sábado me fez lembrar a bela campanha que realizamos em 1980, no mesmo campeonato que o time mourãoense agora batalha para ficar entre os melhores. Só mudou o nome, antes era Taça Paraná e hoje é Chave Ouro.
A comparação entre a estrutura atual do selecionado mourãoense e a daquela época é muito parecida, nunca passamos dificuldades, pelo contrário, mas não tínhamos as condições que outras equipes possuíam. Mas isso não impediu que conquistássemos por dois anos seguidos aquele campeonato. O objetivo do texto abaixo, publicado no semanário Entre Rios em 25/03/2006, é mostrar que é possível atingir objetivos quando se é unido, organizado e disciplinado.

Chegamos a Guarapuava com a missão de manter o título de campeão, conquistado no ano anterior em Paranavaí. Alojamo-nos numa sala do próprio ginásio de esportes onde aconteceria a competição. Uma semana inteira de competição, uma semana toda de chuva e no alojamento não havia um só canto que não gotejasse.
Valmar de Maringá, Guarapuava, AABB e Transbussadori, ambas de Londrina, e Círculo Militar de Curitiba foram nossos adversários. Éramos as seis melhores equipes paranaenses sem dúvida alguma, com destaque para o Círculo Militar que contava com um jogador da Seleção Brasileira (Didu) e com uma estrutura de causar inveja até nos dias de hoje. Contrastando com nosso precário alojamento, eles se hospedaram no melhor hotel guarapuavano.
Época de muito amadorismo, nossa equipe contava apenas com o patrocínio da própria família Tagliari e, por isso, economizávamos em tudo que podíamos. E ainda contávamos com inconvenientes (na verdade, compromissos com seus empregos) que impediam que alguns de nossos atletas participassem desde o início da competição. Apenas nos dois últimos jogos contamos com a equipe completa (Hélio Ubialli, então funcionário do Banco do Brasil e apaixonado pela modalidade, conseguiu a liberação dos jogadores e ainda os levou até Guarapuava).
Um a um os adversários foram sendo derrotados!
Quatro a dois sobre a Valmar (com três gols de sem-pulo do Ione, como só ele sabia fazer!) foi o resultado da nossa estréia.
Tagliari e AABB de Londrina, que praticamente decidiu quem enfrentaria o Círculo Militar no jogo final foi inesquecível. Perdíamos por três a um quando o Severo Zavadaniak, um dos que o Ubialli tinha liberado, entrou e, com quatro golaços, virou o jogo para cinco a três. Onde anda o Severo?
No jogo final contra o Círculo Militar, vitória simples de qualquer uma das equipes daria o título para a vencedora. Empatando, a AABB de Londrina seria a campeã. (Um acordo de bastidores entre londrinenses e curitibanos, com a conivência da Federação, firmou-se que em caso de empate, uma melhor de três pontos seria disputado entre eles para definir o campeão estadual).
Não demos essa chance a eles! Vencemos por dois a zero (um gol meu, outro do Carlão Tagliari) e conquistamos o bicampeonato e o direito de disputar a Taça Brasil de Clubes Campeões, no ano seguinte em Cuiabá, onde fizemos ótima campanha e ficamos entre os seis melhores clubes do Brasil. Isso tudo com uma estrutura amadora, patrocínio familiar, muito amor à camisa e contando apenas com atletas locais.
Silvio Cintra, David Cardoso, João Miguel Baitala, “Beline” Fuzeto, Carlão Tagliari, Luizinho Ferreira Lima, Severo Zavadaniak, Raudilei Pereira, Ione Sartor e Itamar Tagliari participaram daquela conquista. E o Hélio Ubiali e todas as nossas famílias, é claro!

Da Telona

O gênio (será maluco? ou os dois?) diretor Tim Burton fez a sua versão de Alice no País das Maravilhas. Confira como ficaram os personagens principais e o trailer do filme.

Alice (Mia Wasikowska)
Chapeleiro Maluco (Johnny Depp)
Rainha de Copas (Helena Bonham Carter)



As Glórias do Palmeiras

Ricardo Alípio Costa, o Bruca, me enviou esse Slide e repasso para os amigos do Blog. Um pouco da história do Palmeiras para ser apreciada logo após a goleada do Verdão sobre o Corinthians. É preciso ir clicando para avançar os slides. Tem fotos, títulos conquistados e muito mais.