21 de março de 2009

Baú

Academia de Judô Professor Matsumi

Grande formadora de campeões, a Academia do professor Matsumi por anos representou nosso município nos eventos oficiais do esporte paranaense e nacional.
De lá saíram os ótimos judocas: Alfredo Ferrari, Teodoro Sora, Ricardão Figueiredo, Tiago Kiwel, Rafael “Futrika” Lopes, Job Perdoncini, a multi-campeã Carolina Novak, entre outros.
Professor Matsumi formava atletas e, principalmente, homens que saiam dali disciplinados e determinados para enfrentar esse mundão. Clique na imagem para ampliar.

Em pé: O saudoso Sr. Arnaldo Bronzel, que tinha o saudável hábito de acompanhar seu filho em todas suas disputas e o professor Shigueru Matsumi.
Agachados: Machado, Cézão Bronzel, Mauro Mauro, Walmir F. Lima e Cícero “Bolinha” Dolci.

(publicada no semanário "Entre Rios", em 19/03/2005)

Música do Dia

Gilberto Gil - "Lamento Sertanejo"



ARROGÂNCIA

Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, por que era impossível a alguém da velha geração entender esta geração. 'Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo', o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo. 'Nós, os jovens de hoje, crescemos com televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ...,' numa pausa para tomar outro gole de cerveja. O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse: -'Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens... por isso nós as inventamos. E você, um bostinha arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?' Foi aplaudido ruidosamente!

Enviada pela Elvira Schen Lima

Sul-africano brinca com leões

'Encantador de leões' foi aceito por bando e rola no chão com animais.



Um sul-africano, que vem sendo chamado de "encantador de leões", tem animais de estimação pouco comuns.
Kevin Richardson, é dono de uma grande reserva perto de Johanesburgo, que abriga 38 leões.
Trabalhando com o comportamento animal, ele teve o primeiro contato com leões há 11 anos e teve a oportunidade de conviver com dois filhotes nascidos em cativeiro.
Ao longo dos anos, Richardson foi aceito pelos animais, pode rolar no chão com machos e fêmeas, que o deixam até brincar com os filhotes.

Da Net

Desenho Ilusão

Psico

Blog coleta fotos de 'fantasmas' em busca de explicações científicas


Um psicólogo especializado em ‘desvendar cientificamente' relatos de assombrações lançou um blog na internet para coletar imagens de supostas aparições de fantasmas pelo mundo.
O site do britânico Richard Wiseman pede aos visitantes que enviem fotos e também que comentem sobre as imagens enviadas pelos outros.
O projeto serve como preparação de uma apresentação que Wiseman fará em abril no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo para falar sobre "a ciência dos fantasmas".
A intenção dele é buscar explicações científicas para as imagens. Os visitantes do site são convidados a enviar seus comentários sobre cada foto e votar se acham que o fantasma na imagem é "genuíno", "falso" ou "incerto".
Mais de cem mil pessoas acessaram o site somente na primeira semana e Wiseman já recebeu centenas de imagens mostrando supostas aparições fantasmagóricas.
A maioria das imagens mostra o que parecem ser rostos de pessoas ou manchas inexplicáveis.
Segundo Wiseman, muitas dessas aparições podem ser explicadas por truques de luz e pelo fato de que o cérebro humano está programado para reconhecer rostos mesmo onde eles estão apenas sugeridos.
Para o psicólogo, da Universidade de Hertfordshire, o projeto já lançou um debate nacional entre céticos e crentes em fantasmas.
Wiseman diz se enquadrar entre os céticos, mas diz estar realizando seu projeto sem nenhuma ideia pré-concebida sobre o assunto.
Ele afirma que as imagens normalmente têm uma explicação racional, mas admite que algumas das fotos que recebeu são desafiadoras.
Entre as fotos recebidas por ele, estão uma que mostra uma figura sem cabeça num suposto uniforme militar, cujo autor acredita ser o fantasma de um soldado, mas que Wiseman credita a uma dupla exposição.
Outras imagens incluem uma suposta pessoa numa janela gradeada de um castelo, objetos translúcidos em diferentes situações e reflexos de luz inexplicáveis.

(Fonte: BBC Brasil)

20 de março de 2009

Baú

FERTIMOURÃO FUTSAL - 1986

Rememoramos a equipe de futsal da Fertimourão, na reinauguração do piso do Ginásio de Esportes “JK”, em 1985.
Destaque para Ione, Rancho e Louri que reforçaram o time para as disputas de alguns jogos. Ione e Rancho, em campeonatos mourãoenses sempre defendiam as cores da AABB e Louri, o melhor goleiro que defendeu as cores de nosso município, então funcionário do Banestado, voltava a nossa cidade e também às quadras. Neste jogo, infelizmente, ele sofreu uma séria fratura de tornozelo que o afastou definitivamente das quadras. Clique na imagem para ampliar.

Em pé: Tauillo Tezelli, David Cardoso, Renan Salvadori, Marcelo Silveira, Sebastião Mauro e Louri da Silva.
Agachados: Getulinho Ferrari, Ivando “Rancho” Capato, Ricardo Grabowski, Luiz F. Lima e Ione Sartor.

(Publicada no Semanário "Entre Rios", em 16 de julho de 2005)

"Um dia sem sorriso é um dia perdido" - Charles Chaplin

Michael Jackson - "Smile"

10 Mandamentos Seculares

Autora: Helen Keller

Domine sua fala.
Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.

Pense...
Antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.

Nunca...
Deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.

Tenha...

Interesse nos outros - em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram.
Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.

Seja alegre.
Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.

Conserve...
A mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.

Deixe ...
Que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.

Tenha...

Cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.

Não...
Faça questão das observações más a seu respeito.
Viva de modo que ninguém as acredite.

Não...
Seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

"A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda."


Helen Adams Keller foi uma escritora, conferencista e ativista social estadunidense.
Nascida no Alabama, foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não são obstáculos para se obter sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn.

Por e-mail

A ordem de nascimento das crianças
(enviada pelo Jayme Bernadelli)

Irmãos mais velhos têm um álbum de fotografia completo, um relato minucioso do dia que vieram ao mundo, fios de cabelo e dentes de leite guardados. Já os caçulas penam para achar fotos do primeiro aniversário e mal sabem a circunstâncias em que chegaram na família. É disso que fala o texto a seguir, que é uma tradução de um e-mail famoso nos Estados Unidos.

O que vestir
1º bebê – Você começa a usar roupas para grávidas assim que o exame dá positivo
2º bebê – Você usa as roupas normais o máximo que puder
3º bebê – As roupas para grávidas SÃO suas roupas normais

Preparação para o nascimento
1º bebê – Você faz exercícios de respiração religiosamente
2º bebê – Você não se preocupa com os exercícios de respiração, afinal lembra que, na última vez, eles não funcionaram
3º bebê – Você pede a anestesia peridural no oitavo mês

O guarda-roupas
1º bebê – Você lava as roupas que ganha para o bebê, arruma de acordo com as cores e dobra delicadamente dentro da gaveta
2º bebê – Você vê se as roupas estão limpas e só descartas aquelas com manchas escuras
3º bebê – Meninos podem usar rosa, né?

Preocupações
1º bebê – Ao menor resmungo do bebê, você corre para pegá-lo no colo
2º bebê – Você pega o bebê no colo quando seus gritos ameaçam acordar o irmão mais velho
3º bebê – Você ensina o mais velho a dar corda no móbile do berço

A chupeta
1º bebê – Se a chupeta cair no chão, você guarda até que possa chegar em casa e fervê-la
2º bebê – Se a chupeta cair no chão, você a lava com o suco do bebê
3º bebê – Se a chupeta cair no chão, você limpa na camiseta e dá novamente ao bebê

Troca de fraldas
1º bebê – Você troca as fraldas a cada hora, mesmo se elas estiverem limpas
2º bebê – Você troca as fraldas a cada duas ou três horas, se necessário
3º bebê – Você tenta trocar a fralda antes que as outras crianças reclamem do mau cheiro

Atividades
1º bebê – Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês, teatro, contação de história...
2º bebê – Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês
3º bebê – Você leva seu filho para o supermercado, padaria...

Saídas
1º bebê – A primeira vez que sai sem o seu filho, liga cinco vezes para casa para saber se ele está bem
2º bebê – Quando você está abrindo a porta para sair, lembra de deixar o número de telefone de onde vai estar.
3º bebê – Você manda a babá ligar só se ver sangue

Em casa
1º bebê – Você passa boa parte do dia só olhando para o bebê
2º bebê – Você passa um tempo olhando as crianças só para ter certeza que o mais velho não está apertando, beliscando ou batendo no bebê
3º bebê – Você passa um tempinho se escondendo das crianças

Engolindo moedas
1º bebê – Quando o primeiro filho engole uma moeda, você corre para o hospital e pede um raio-x
2º bebê – Quando o segundo filho engole uma moeda, você fica de olho até ela sair
3º bebê – Quando o terceiro filho engole uma moeda, você desconta da mesada dele

18 de março de 2009

Baú

The Dinos Futsal - 2008

Essa é quase do Baú. A equipe do The Dinos que disputa o Campeonato de Futsal do SESC (vamos decidir o terceiro e o quarto lugar, na próxima semana. Ontem à noite perdemos a semifinal para o Fruto Maduro). No ano passado, nesse mesmo evento, ficamos em terceiro lugar - disputando contra equipes sem limite de idade, exatamente como é esse ano) e fomos campeões do Citadino para Veteranos.
Na verdade usamos os eventos para reunirmo-nos. Reunião de ótimos amigos que por anos defenderam, com muitas conquistas, as cores do futsal mourãoense. Na foto ficou faltando o Moacir "Sono" Alves e o Getulinho Ferrari. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Anderson "Lambari", Robertinho Leitner, Nerildo, Dirlei Alves e Luizinho Ferreira Lima.
agachados: Valtecir "Tanaka", Djefferson "Ferruge", Erivelton "Fusca", André e Robson.

Vídeodicas - Casablanca Videolocadora

Os dez melhores filmes de Ficção





Da Net

Primeiro Português na Lua
(enviada pela Elvira Schen Lima)

Humor

Advogados
Enviada pelo Edson "Lubi" Cardoso

Certo dia estavam dois homens caminhando por um cemitério quando se depararam com uma sepultura recente.
Na lápide lia-se: 'Aqui jaz um homem honesto e advogado competente'.
Ao terminar a leitura um virou-se para o outro e disse:
- Desde quando estão enterrando duas pessoas na mesma cova?

Instantâneo

A foto é do repórter fotográfico da Coluna do Ely, Carlos Rodrigues, tirada na Pousada Fazenda Água Azul que fica às margens da rodovia que liga Quinta do Sol e Fênix.


Música do Dia

Rita Pavone - "Datemi un Martello"
(enviada pelo Amarildo Fuzeto)



17 de março de 2009

Instantâneos




Utilidade Pública

Como apagar fogo em óleo de cozinha
Enviada pelo Edson "Lubi" Cardoso

Música do Dia

Maria Cecília e Rodolfo - "Você de Volta"



Ranking

Os 10 homens mais ricos do mundo em 2009

1º. Bill Gates: US$ 40 bilhões. Empresa: Microsoft
2º. Warren Buffett: US$ 37 bilhões. Berkshire Hathaway
3º. Carlos Slim: US$ 35 bilhões. America Móvil
4º. Lawrence Ellison: US$ 22,5 bilhões. Oracle
5º. Ingvar Kamprad e família: US$ 22 bilhões. Ikea
6º. Karl Albrecht: US$ 21,5 bilhões. Aldi
7º. Mukesh Ambani: US$ 19,5 bilhões. Indústria petroquímica
8º. Lakshmi Mittal: US$ 19,3 bilhões. Indústria do aço
9º. Theo Albrecht: US$ 18,8 bilhões. Aldi, Trader Joe’s
10º. Amancio Ortega: US$ 18,3 bilhões. Zara

Fonte: Forbes

Ranking

As 10 Pessoas que mais perderam dinheiro em 2008

1º. Anil Ambani: US$ 31,9 bilhões de perdas
2º. Lakshmi Mittal: US$ 25,7 bilhões
3º. Warren Buffett: US$ 25 bilhões
4º. Carlos Slim Helú: US$ 25 bilhões
5º. K.P. Singh: US$ 25 bilhões
6º. Oleg Deripaska: US$ 24,5 bilhões
7º. Mukesh Ambani: US$ 23,5 bilhões
8º. Sheldon Adelson: US$ 22,6 bilhões
9º. Bill Gates: US$ 18 bilhões
10º. Vladimir Potanin: US$ 17,2 bilhões

Fonte: Forbes

Da Net

Dança do Menino Pantaneiro

Da Net

Jessier Quirino no Programa do Jô



Jessier Quirino é paraibano de Campina Grande, arquiteto por profissão, poeta por vocação, vive atualmente em Itabaiana. É o autor dos livros "Paisagem de Interior", "A Miudinha", "O Chapéu Mau e O Lobinho Vermelho" "Agruras da Lata D'Água", "Prosa Morena - acompanha um CD com gravações de alguns poemas", "Política de Pé de Muro" e "A Folha de Boldo - Notícias de Cachaceiros", além de cordéis, causos, musicas e outros escritos.

16 de março de 2009

Baú

Teuto Brasil Futsal -1977

Edvaldo “Futrika” Lopes foi um grande colaborador para a evolução do nosso futsal.
Durante anos, competiu em campeonatos municipais e estaduais representando a equipe da Teuto Brasil, empresa onde trabalhou.
Futrica foi técnico de muitas equipes e, também, da seleção mourãoense em várias oportunidades.
Nesta edição, publicamos foto de 1977 da equipe da Teuto Brasil. Clique na imagem para ampliar.

da esquerda para a direita: João Carlos “Tiguera” Marques, Zazula, Calhambeque, Picolino, Cidão, Antonio Luiz “Tuim” Marcolino, Pedrinho, Renatinho e Futrika.

(Publicada no semanário "Entre Rios", em 24/12/2005)

Música do Dia

Paco de Lucia - Entre dos Aguas (1976)



Da Net

Improvável - "Troca"



Improvável é um espetáculo criado, encenado e produzido pela Cia. Barbixas de Humor.
www.barbixas.com.br