3 de janeiro de 2009

Baú

Jogos Estudantis 1975 - Paranavai


A foto abaixo, não muito nítida, mostra atletas mourãoenses no alojamento, uma escola municipal, em Paranavai, quando conquistamos o terceiro lugar e nos classificamos para as finais dos Jogos Estudantis, os Jogos Escolares de hoje, na modalidade de handebol. A equipe de xadrez, formada pelo Ben-Hur, Irineu Ambrózio e outros ganhava tudo que disputavam. Foi a primeira vez que participei de um jogos fora de casa. Infelizmente perdi o contato com alguns deles. O divertidíssimo César, que chamávamos de "Fio da Beba", sem nunca ter conhecido a mãe dele, mora numa paradisíaca praia de seu estado, o Ceará.
Tedy, Dagoberto e Irineu Ambrózio, nunca mais soube nada deles. Ben-Hur é casado com a Beth Gurgisnki e de vez em quando nos econtramos. João Barbosa mora em Guarapuava e há muito que não o vejo. Clique na foto para ampliá-la.


1- Tedy Pacífico (handebol), 2- César 'Fio da Beba" Barbosa (handebol), 3- Marcelo Silveira (handebol), 4- Luiz F. Lima (handebol), 5- Irineu Ambrósio (Xadrez), 6- Dagoberto (handebol), 7- Luiz Ben-Hur Loures (xadrez), 8- Jair Grasso (handebol) e 9- João Barbosa (handebol).

Frases

"Dotô, não sou mais pobre por que não quero, condições tenho bastante"
"Em matemática não sou muito bom não, mas em português eu si viro"
Henrique Menin, o Limão.

Música do Dia

Ney Matogrosso - Rosa de Hiroshima

"Rosa de Hiroshima" é um poema de Vinícius de Moraes que foi musicado por Gerson Conrad para a banda Secos e Molhados. Fala sobre a explosão atômica de Hiroshima. Foi lançada no ano de 1973 no disco de estréia do grupo Secos & Molhados.

Ídolos

Mussum tomando leite

Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum (Rio de Janeiro, 7/04/1941 - São Paulo, 29/07/1994), músico do grupo Os Originais do Samba e humorista dos Trapalhões, da Rede Globo.

Arte Digital

Por Taeyoung Choi

2 de janeiro de 2009

Baú

Fecilcam (Campeã do Torneio Oswaldo Wronski - 1972)
Clique na imagem para ampliá-la!

Em pé: Guido Pusch, Zé Rosa, Antonio "Beline" Fuzeto, Darci Favaro, José Zelner, Verci Sequinel, Deocleciano "Sanico" Carneiro, Euclésio Salvadori e Miguel “Andrada”.
Agachados: Silveira Claudino, Joãozinho “Darom”, Ricardo Terniovicz, “Da Guia” Tomadon, Adionir Ramos e Luiz Carlos Cavalheri.

Música do Dia

Sting e Eric Clapton - It's Probably Me
(Trilha sonora do filme "Máquina Mortífera)




Frases

"Sorveteiro é uma das melhores opções para se trabalhar atualmente: comissão de 50% e você ainda trabalha com o carro da empresa".
André Peterson Fell

Vídeo-Dicas - Casablanca Vídeolocadora

Leitores britânicos elegem "Homem de Ferro" o melhor filme de 2008
(da Folha Online)
A adaptação para os cinemas dos quadrinhos "Homem de Ferro" foi eleita o melhor filme de 2008 pelos leitores do site britânico "In The News", desbancando "Batman - O Cavaleiro das Trevas", filme que, pelos votos do público, ficou em segundo lugar.
O filme, estrelado por Robert Downey Jr, superou as expectativas no início do ano por arrecadar US$ 101 milhões (cerca de R$ 236 milhões) em sua semana de estreia nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar de "Batman" ter também lucrado bastante, liderado outras listas de melhores filmes de 2008 e render uma indicação póstuma do ator Heath Ledger ao Globo de Ouro, os leitores do "In The News" preferiram as aventuras do personagem Tony Stark em "Homem de Ferro". O longa conquistou 23,4% dos total de voto dos leitores, enquanto "Batman - O Cavaleiro das Trevas" recebeu 21,5%.
"Na Mira do Chefe", filme estrelado por Colin Farrell e Brendan Gleeson, terminou no terceiro lugar, seguido por "Juno" e "Wall-E" na lista dos cinco melhores. E, apesar de "Mamma Mia!" ter se tornado o filme de maior sucesso na história do Reino Unido, os leitores do site britânico o colocaram na nona posição do ranking, perdendo para filmes como "Sangue Negro" e "Onde os Fracos Não Têm Vez".
Confira a lista dos melhores filmes de 2008 de acordo com os leitores do "In The News":
1. "Homem de Ferro"
2. "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
3. "Na Mira do Chefe"
4. "Juno"
5. "Wall-E"
6. "Sangue Negro"
7. "Onde os Fracos Não Têm Vez"
8. "Trovão Tropical"
9. "Mamma Mia!"
10. "007 - Quantum of Solace"


Resenha

Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 2: Fertimourão

Com surpresa recebo, às 18 horas de uma terça-feira, o recado do técnico da Fertimourão, Futrika, para apanhar mais dois jogadores e seguir para Paranavaí, onde enfrentaríamos, naquela noite, a equipe da casa pela semifinal da Copa Tibagi. Apanhei os dois e seguimos para um jogo que eu achava que seria em outro dia. Chegamos e encontramos o Ginásio de Esportes vazio e ninguém para nos receber. Depois de nos informarem que o jogo seria na quinta-feira, dois dias depois portanto, voltamos para casa, querendo “matar” o “desinformado” que nos fizera viajar inutilmente.
Quinta-feira, a viagem da terça-feira já era motivo de gozação, fomos para Paranavaí decididos a passar à final do único campeonato que nossa cidade nunca tinha conquistado. Chegando lá noto a falta de nossos goleiros. A turma que seguiu na frente, numa Kombi, não encontrou o Silvio Cintra no local combinado em Engenheiro Beltrão, onde ele trabalhava, e seguiram, entendendo que o Futrika levaria em seguida o outro goleiro, Gerson Turazi, de Araruna. E o Gerson, por motivo de trabalho, não apareceu. Futrika seguiu viagem com a certeza de que o Silvio já estava lá. Depois de muitas caras feias e reclamações decidiu-se que o Getulinho seria o goleiro. Antes, um outro problema: Renan Salvadori não tinha tênis para jogar, e ele calça número 44, bico largo. Achei que seria fácil resolver e fui pedir para o Pezão, atleta de Paranavaí, nosso adversário naquela noite, um tênis emprestado e ele, amigo de longa data, afirmou que era apelidado Pezão por causa da potência do chute e que calçava número 40. Nessa altura, portanto, já estávamos desfalcados de três atletas.
Jogo equilibrado. O Benê (foto) desequilibrando como sempre e o Getulinho defendendo como nunca. Até que na metade do segundo tempo o Getulinho se desentende com o juiz e foi eliminado (acreditem, ele mandou o juiz “tomar no fióte”). Vou para o gol e na primeira bola que o Pezão, para confirmar o que ele disse antes do jogo, chuta para gol e acerta em cheio no meu rosto. Fiquei tão anestesiado que dava para fazer tratamento de canal até três dias depois. Perdemos o jogo por 4 a 3.
Fiquei sem conversar com o meu querido e até hoje prezado amigo Futrika por alguns dias. Aquela foi a última edição da Copa Tibagi.
O juiz do jogo, até hoje, ao lembrar do palavrão com que foi ofendido cai na gargalhada.
(publicada no semanário "Entre Rios" em 27/08/2005)

Curioso

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Separados no Nascimento

Mano do Mano
(dica do Carlinhos Teodoro)

Marquinhos, da Mecânica Marcos, e o técnico corintiano Mano Meneses.

30 de dezembro de 2008

Feliz 2009

Ana Letícia Lima Conrado

Baú

Country Clube de Campo Mourão - 1985
Com foto cedida pelo seu Osvaldo Wronski, mostro a equipe do Atlético que disputou o campeonato interno de futebol suiço do Country Clube de Campo Mourão. Nessa época os campeonatos movimentavam o Clube, reunia bons amigos, muitos craques e alguns poucos pernas-de-pau.
em pé: Professor Jader, Carlinhos Kloster, Olivio de Matos, Ademir Ruzzon, Dinho Moreno e Oswaldo B. Wronski.
agachados: Olaelsson 'Cotô', Nestor Bisi, Carlão Moreno e Antonio José "Tozé" Pequito.

Os 10 micos brasileiros de 2008

Os fatos que geraram constrangimento no país em 2008. Veja essa pequena retrospectiva.

1 - Ronaldo e os travecos – Parece nome de banda de rock dos anos 80, mas não é. Ronaldo se envolveu numa confusão fenomenal com travestis na Barra da Tijuca. Um deles, Andréa Albertini, diz que o craque encarou a marcação homem a homem. Ele negou, mas o gol contra já estava marcado.

2 - A vara que sumiu – Os organizadores dos Jogos de Pequim perderam o instrumento de trabalho da saltadora Fabiana Murer. Ela perdeu a concentração e a prova. Não, não vamos fazer trocadilhos. Só o registro.

3 - O pirulito eletrônico – A Ferrari inventou um novo sistema de saída dos boxes e Felipe Massa se deu mal. Foi o campeão mais rápido da F-1 – por 30 segundos, até que Lewis Hamilton roubou-lhe o título na última curva.

4 - A atriz e o pugilista – Luana Piovani e Dado Dolabella protagonizaram uma versão real de Celebrity Fight, em que famosos trocam sopapos. Ela negou – típico de quem levou uma pancada na cabeça.

5 - “É casado? Tem filhos?” – Essa pergunta, da campanha de Marta Suplicy, sexóloga e defensora dos direitos dos homossexuais, contribuiu para que Gilberto Kassab, eleito prefeito de São Paulo, relaxasse e gozasse.

6 - O tombo do favorito I – A festa estava pronta para o Fluminense na decisão da Copa Libertadores. Esqueceram de combinar com a LDU, do Equador, que calou o Maracanã – e o técnico Renato Gaúcho, que disse que ia “brincar no Campeonato Brasileiro”, acabou o ano rebaixado com o Vasco.

7 - O tombo do favorito II – Diego Hypolito liderava as apostas para o solo em Pequim. Terminou no solo.

8 - O professor e o berimbau – Antônio Dantas, da Medicina da UFBA, disse que “baiano toca berimbau porque só tem uma corda”. Dançou. Ao som do berimbau.

9 - O padre voador – Tinha tudo para dar errado. E deu. Em abril, o padre Aderli de Carli desapareceu pendurado em balões . Trágico, mas lhe valeu de uma humorista americana o Prêmio Darwin, dado a quem “presta um serviço à humanidade ao não transmitir seus genes”.


10 - O presidente e o “sifu" – Ao falar da crise econômica, Lula justificou seu tom otimista comparando-se a um médico que não deve dizer a verdade a um doente grave. “Você diria ao paciente ‘Meu, sifu’?”. Lula sempre foi meio infeliz em suas metáforas. Mas dessa vez ele… bem… “sifu”.

Música do Dia

Ultramen com Falcão (O Rappa) - Dívida

Campanha

Campanha do Sesi/Senai - SP que foca nos verdadeiros valores. “A cada dia enfrentamos novos desafios e lutamos para vencê-los”.

29 de dezembro de 2008

Baú

Cancha Tagliari - 1975
Aqui uma nova formação da Associação Tagliari, de 1975. Não consegui identificar o goleiro reserva do Louri. Quem souber o nome, me avise.
E, logo abaixo, um foto de como ficava a Cancha em dia de rodada dos campeonatos promovidos pela família Tagliari ou em dia de jogo da própria Associação Tagliari. Consegui identificar cinco torcedores. Identificando mais alguém, avise que acrescentarei... (Clique na imagem para ampliá-la)


em pé: Itacir Tagliari, Wilson Piazza, ....., Laércio Daleffe, Luizinho Tagliari, Dilvio Legnani, Louri da Silva e Zé Rosa.
agachados: Antonio "Beline" Fuzeto, Gilmar Fuzeto, James Klank, Itamar Tagliari e Carlão Tagliari.

1- Silveira Claudino. 2 - Guido Pusch. 3- Adionir Ramos. 4 - Versi Sequinel. 5 Rosalino ...

Dois mil INOVE

Enviada por Isabel e Ivanor Sartor

"Tem muita gente dizendo que o ano que vem é DOIS MIL INOVE.
Você acha que é por acaso?
A Ciência já disse que ilusão e realidade ficam no mesmo lugar do cérebro.
Logo, é uma questão de decisão a vida que queremos.
Por isso, quem opta pelo medo só encontra muros.
Quem escolhe a esperança só encontra túneis.
Onde colocamos nossa atenção ela funciona como adubo ou energia.
O pensamento dirige a atenção, os olhos também.
Mas os ouvidos são o pior motorista da atenção. Eles acreditam nos outros, enquanto os olhos acreditam em si próprios.
Em 2009, inove. Criative-se.
Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão.
Aos catastróficos mórbidos que têm prazer de que todos estejam juntos na pior.
Se o medo está no ar, assopre boas idéias. Você não imagina o fôlego que tem.
Respire fundo. Inspire-se.
E ponha fé na sua capacidade de encontrar soluções.
Não precisa inventar a roda. É só fazê-la girar de um outro modo.
Seja criativo. Está no seu DNA. Você é filho do Criador.
Dois mil inove para ser feliz, que o outro ano vai ser dez".

Arte

Caricaturas (Por Baptistão)



Por e-mail

Enviada pelo Antonio Kiwel com o seguinte título "Papai já dizia: duvide, mas nunca aposte nada"