17 de outubro de 2008

Baú

LUIZIANA - CAMPEÃO AMADOR - 1985

Lobó (Aparecido Donizete Garcia) forneceu a foto e com a ajuda do João Carlos "Tiguera" e do Celinho, da Assessoria de Imprensa daquele município, mostramos a equipe do Luiziana, campeão amador de 1985.
Cláudio Pol, atual prefeito, e os irmãos Wilson e Nelson Tureck, ex-prefeitos de Luiziana, eram presença obrigatória em qualquer boa equipe que se montava no então distrito de Campo Mourão.
Tiguera relembrou alguns detalhes daquela participação: ele atuou como atleta algumas poucas partidas e assumiu o cargo de treinador. No jogo final, que garantiu o título, Sucuri saiu do banco de reservas para marcar o gol decisivo calçado com uma chuteira cinco números maior.

Por dois anos seguidos o Luiziana foi vice-campeão da Taça Paraná, o mais importante campeonato estadual de futebol para amadores. (clique na foto para ampliá-la)


Em pé: Mariano, Ivan, Di, Agenor, Cláudio Pol, Nelson Tureck, Wilson Tureck, Cido Ambrózio, Valdir Subtil e Dito Faria.
Agachados: João Carlos “Tiguera” Marques, Deminha, Lobó, Lebrão, Luiz Carlos “Corró” Adamo, João Miguel, Sucuri e França.


(Publicado no Semanário Entre Rios, em 26/08/2006)

Frases

"Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura"

Friedrich Wilhelm Nietzsche (15/10/1844 — 25/08/1900) influente filósofo alemão. Clique aqui para ler mais de Nietzsche.

Música do Dia

Kitaro e Jon Anderson - The Agreement



Kitaro (Masanori Takahashi). Compositor e multi-instrumentista japonês. Sua música cativa todos os gostos.

Jon Anderson (John Roy Anderson), inglês, é um dos maiores nomes do rock progressivo. Fez grande sucesso como vocalista do YES.





Vídeo-Dicas - Casablanca Vídeolocadora

Lançamentos da Semana

- Agente 86 ... Ação/comédia
Maxwell Smart (Steve Carell), agente 86, tem a missão de combater os vilões que trabalham para o sindicato do crime chamado KAOS. Ele unido a sua companheira agente 99 (Anne Hathaway) tem como objetivo salvar o mundo da conspiração (trailer abaixo).


- Pecados Inocentes ... Drama
História real da bela e carismática Barbara Daly (Julianne Moore), que, ao se casar com o empresário milionário Brooks Baekeland (Stephen Dillane), herdou sua fortuna. O único filho do casal, Tony (Eddie Redmayne), é visto como um fracassado pelos olhos do pai. No momento em que ele amadurece, torna-se a principal companhia da solitária mãe. A situação familiar anuncia uma tragédia iminente.


- O Nevoeiro... Terror
Após uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem para as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência.

Mais Locados da Semana

- Homem de Ferro ... Ação
- Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal ... Aventura
- O Incrível Hulk ... Aventura
- Horton e a Terra dos Quem! ... Animação
- Sex and the City ... Comédia

Narradores

Paulo Ernesto Denardin narra gol de Adriano 'Gabiru', do Internacional, contra o Barcelona em Tóquio.


Pedro Ernesto Denardin é locutor na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, RS. É o narrador titular e diretor de esportes.

Vaidade

Desabafo de Herbert Vianna

Cirurgia de lipoaspiração??

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje Deus é a auto-imagem.
Religião, é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer, não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não Pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas... Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

'Cuide bem do seu amor, seja ele quem for.

Na Faixa


Enviada pelo Marcélio "Marreco".
Lembrei do PX (Português Xarope) que sempre que tinha uma festa no Clube 10, dizia: - Recebi dois convites pra essa festa. Um para não vir e outro para não insistir.

16 de outubro de 2008

Resenha

Taffarel, Romário e Pedrinho Staniszewski no Clube 10

Assistimos aos jogos da Copa do Mundo de 1994 no salão social do Clube 10 de Outubro. Sofríamos muito com o covarde esquema tático do Parreira e com as irritantes ‘vortinhas’ do Zinho “Enceradeira” (incrível como o Parreira tem em esse dom de inibir os jogadores, Zinho era o craque do Palmeiras, onde ele jogava muito!). Acabamos campeões, todos sabemos disso. Taffarel, Romário e o calor da torcida que se reunia no Clube garantiam ótimas festas durante aquele frio mês de julho.
Logo após as cobranças dos pênaltis da partida final, comemoramos com muita bebida e danças no bar do Clube.
Quase meia hora de festa e sentimos a falta do Pedrinho Staniszewski, um dos mais nervosos no salão, que havia assistido quase todo jogo ao meu lado. O encontramos no campo de futebol suíço ajoelhado. Corremos para abraçá-lo e, quem sabe, agradecermos juntos, já que achamos que era isso que o “polaco” fazia, quando ele afirmou:
- Como foi? Não agüentei assistir nem os minutos finais da prorrogação... Ganhamos nos pênaltis? Quem acertou? Quem errou? Achei que ia enfartar...
(Pedrinho, na foto de 1975, defendendo a Associação Tagliari, é meu amigo desde a infância, quando fomos vizinhos por anos, e companheiro de peladas no Clube 10 e no Clube dos 30).

Dito

Se eu pudesse voltar à juventude, cometeria todos aqueles erros de novo. Só que mais cedo.
(Tallulah Bankhead)

Clássicos

Locutor de Futebol Gago
(Trecho do show "Eu Sou o Espetáculo" de 1960 - Com Zé Vasconcelos)


José Tomás da Cunha Vasconcelos Neto (Rio Branco, Acre, 20 de março de 1926), mais conhecido por Zé Vasconcelos, ator e humorista.
Começou no rádio, onde tornou-se célebre por fazer imitações perfeitas das vozes de outros locutores, como a imitação de Ary Barroso apresentando um programa de calouros.
Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero.
Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo.

Narradores

Luiz Penido narrando gol de falta de Petckovic (Fla tricampeão carioca - 2001) no último minuto contra o Vasco.


Luiz Alberto Penido (Juiz de Fora, 5/04/1955) é locutor esportivo da Rádio Tupi (RJ).
Após passagens pelas rádios Globo, Nacional e Tropical, Penido entrou em 1988 para a Super Rádio Tupi, onde está até hoje como narrador titular.

Da Net

Revanche Celeste
Brincadeira que fizeram com a torcida do Grêmio logo após a goleada que levaram do rival Internacional.


(Enviada pelo Edevan Alves)

15 de outubro de 2008

Música do Dia

Orishas - "El Kilo"


Orishas é um grupo de rap originário de Cuba. Suas músicas retratam os problemas da periferia de Havana. É muito popular na Europa e na América Latina. Os membros do grupo, Yotuel, Roldan e Ruzzo, conheceram-se em Paris e fundaram a banda, que sofreu influências do hip-hop e de ritmos cubanos e latinos.
O nome "Orishas" é uma alusão à crença dos integrantes nos orixás, entidades tidas como divindades pelos praticantes do candomblé e outras denominações de origem africanas. Isso é evidenciado em algumas de (das) suas letras como "Nací Orichas" e "Canto Para Elewa y Changó".
Discografia
A Lo Cubano (1999)
Emigrante (2002)
El Kilo (2005)
Antidiótico (2007)
Cosita Buena (2008)


Narradores

Oscar Ulisses narrando gol de Alex "Cabeção" contra o São Paulo


(A ídéia era mostrar um locutor por dia, sempre narrando um gol de um time diferente. Já postei um gol do Palmeiras, ver abaixo, mas procurando pela narração do Oscar Ulisses encontrei esse do Alex "Cabeção" e acabei postando mais um do Verdão. Alex é meu ídolo desde os tempos de Coritiba e Ulisses é uma narrador muito especial. Sou sãopaulino!


Oscar Ulisses, irmão de Osmar Santos, atualmente transmite jogos pela Rádio Globo.

Clássicos

O Gordo e o Magro - The Cowboy Dance

Letras

Modinha - Cecilia Meireles

Tuas palavras antigas
Deixei-as todas, deixeia-as,
Junto com as minhas cantigas,
Desenhadas nas areias.

Tantos sóis e tantas luas
Brilharam sobre essas linhas,
Das cantigas — que eram tuas —
Das palavras — que eram minhas!

O mar, de língua sonora,
Sabe o presente e o passado.
Canta o que é meu, vai-se embora:
Que o resto é pouco e apagado.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (7/11/1901 — 9/11/1964), carioca, foi poetisa, professora e jornalista.

O que significam os anéis olímpicos e suas cores?


Cada um dos cinco anéis que formam o símbolo olímpico representa um dos continentes. Entrelaçados, querem transmitir a união entre os povos pelo esporte. O azul representa a Europa; o preto, África; amarelo, Ásia; verde, Oceania; e vermelho, América. Com estas cinco cores é possível desenhar a maior parte das bandeiras de todos os países do mundo.

Humor

Lula afirma: - O próximo Presidente dos EUA, e que terá meu total apoio, será o companheiro OBrahma.
Preocupado, o Itamaraty já está treinando o ‘HOMI’, avisando-o de que o nome correto é Barack Obama e não Barraca da Brahma.

14 de outubro de 2008

Narradores

Fiori Gigliotti - Gol de Jorge Mendonça - Palmeiras e Flamengo - 1979

Fiori Gigliotti (Barra Bonita, 27/09/1928 — São Paulo, 8/06/2006) radialista e locutor esportivo brasileiro.
Em sua longa carreira, Fiori Gigliotti narrou partidas de dez Copas do Mundo.
Celebrizou frases como "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "E o tempo passa..." (quando uma equipe precisava fazer um gol), "Agüenta coração!", "Crepúsculo de jogo" e "Torcida brasileira".

Por e-mail

O Texto abaixo me foi repassado pelo professor Idê. É assinado pelo Movimento contra o aborto. É um tema difícil e que merece muita reflexão. Vale a pena ler.
Doutor, o senhor terá de me ajudar num problema muito sério.
Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente.
Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas sim num espaço grande entre um e outro.
E então o médico perguntou:
- Muito bem. E o quê a senhora quer que eu faça?
A mulher, já esperançosa, respondeu:
- Desejo interromper esta gravidez e conto com a ajuda do senhor.
O médico então pensou um pouco e depois do seu silêncio disse a mulher:
- Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.
A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.
E então ele completou:
-Veja bem, minha senhora, para não ter de ficar com os dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços.
Assim, o outro poderá nascer. Se o caso é matar, não há diferença para mim entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco.
A mulher apavorou-se e disse:
- Não doutor! Que horror! Matar uma criança é um crime!
O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança já nascida e matar uma criança ainda por nascer, mas viva no seio materno.
O CRIME É EXATAMENTE O MESMO...
MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA VIDA BRASIL SEM ABORTO

Ranking

As 10 músicas mais chatas de todos os tempos

O site RetroCrush, após ouvir cerca de 4.000 pessoas, chegou a conclusão que estas são as dez músicas mais chatas de todos os tempos. Todas estão disponíveis no YouTube... Não me atrevo a postar nenhuma delas! Ficou faltando alguma? Dê sua opinião.

1º - “Who Let The Dogs Out” by Baha Men (1998)
2º - “I Love You” by Barney (666 BC)
3º - “You’re Beautiful” by James Blunt (2006)
4º - “Macarena” by Los Del Rio (1995)
5º - “My Heart Will Go On” by Celine Dion (1997)
6º - “It’s A Small World” by Disneyland (1964)
7º - “Wonderful Christmas time by Paul McCartney and Wings (1979)
8º - “Mambo” #5 by Lou Bega (1999)
9º - “Axel F” by Crazy Frog (2005)
10º - “We Built This City” by Starship (1985)

Da Lei

Enviada pelo Dr. Paulo Ribas. Clique na imagem para ampliá-la.


13 de outubro de 2008

Narradores

Osmar Santos narra gol de Raí contra o Barcelona na final do Mundial Interclubes - 1992


Sou apaixonado por rádio e especialmente pela maneira como nossos locutores transmitem futebol. Sempre vibrei muito com a narração de um gol... O mais simples dos gols, no rádio, pode ser mostrado como um golaço.

A partir deste post, por alguns dias, mostrarei os narradores que aprendi a gostar, ouvindo as radios paulistas, cariocas, gaúchas, paranaenses...
Aqui, na Rural AM, tenho o privilégio de trabalhar com o Gerson Maciel, que também tem o dom de emocionar em suas narrações.

Osmar Aparecido Santos (Osvaldo Cruz, 28 de julho de 1949) radialista e pintor brasileiro, formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo. Um grave acidente de automóvel, ocorrido 1994, afetou sua fala.

Resenha

JOGOS ABERTOS DO PARANÁ – 1988 – GUARAPUAVA
Campo Mourão tem quatro títulos estaduais de futsal da primeira divisão. Por coincidência, conquistados em duas cidades: Paranavaí e Guarapuava. Em cada uma delas conquistamos um Jogos Abertos (Jap´s -1973 e 1988) e uma Taça Paraná (1979 e 1980). Orgulho-me de ter participado de três destas conquistas. (Esta resenha foi publicada no semanário Entre Rios, em setembro de 2005. Depois disso, Campo Mourão ganhou mais um título dos Jogos Abertos, em Maringá - 2006).
Em 1988, em Guarapuava, tínhamos tudo para voltar para casa mais cedo. Treinamos pouco (o nosso treinador, Itamar Tagliari, passava por momentos difíceis com a doença de sua primeira esposa, Maria José, que acabaria falecendo ainda naquele ano e o Getulinho Ferrari, na véspera dos Jogos, perdeu o querido sogro, Genaro Riva, num absurdo acidente de avião).
No ano anterior, em Campo Mourão, perdemos a final dos Jap´s, para Palotina por um a zero (a mais triste derrota que tive no esporte).
A forte preparação física que fizemos em 1987 ajudou, e muito, nossa conquista em Guarapuava.
Começamos a competição de maneira arrasadora (três jogos, três vitórias por sete a um). Tuim e Batata jogavam tanto que, ao saírem para passear, sempre tinha alguém querendo pagar uma bebida para eles. Na segunda fase arrasamos Palotina por seis a um, mostrando que a derrota na final do ano anterior fora zebra sem tamanho e, já classificados para a semifinal, nos demos ao luxo de descansar alguns atletas contra Maringá (empate, em quatro a quatro).
Jogo relativamente fácil contra o time da casa na semifinal – vencíamos por dois a zero – até que o Xaxo, nosso goleiro, leva um gol porque estava discutindo com um torcedor. No final empate por dois a dois e acabamos vencendo nos pênaltis (Xaxo defendeu as três cobranças guarapuavanas e o Getulinho, que chegara para jogar os dois últimos jogos nem precisou cobrar nossa última penalidade).
Londrina, nosso adversário na final, parecia imbatível. Assim como nós, fizeram uma campanha excepcional e na semifinal venceram facilmente Maringá.
Ginásio lotado para uma final emocionante com os dois times exibindo muita disposição e técnica. Nosso time sempre na frente do placar. Vencíamos por 4 a 2, e numa seqüência incrível de defesas de tiros livres, Xaxo desmoralizava os londrinenses. Mas faltando doze segundos para terminar o jogo, três a dois no placar, o árbitro apita mais uma falta contra nós (seu Isidoro Fuzeto achando que acabara o jogo entra em quadra para abraçar o Beline e acabou acompanhando o filho, eliminado por cinco faltas individuais, na saída da quadra). O cobrador londrinense “erra” o chute e engana o Xaxo. Vamos para a prorrogação.
Mal começa a prorrogação e o Getulinho faz um zero (na comemoração, me deu uma cotovelada que esfolou minha testa). Em seguida o Tião Mauro fez dois a zero. Administramos bem a partida e vencemos por dois a um, sem maiores sustos.
Logo após o jogo, cumprindo promessa do Beline, rezamos agradecendo pela conquista, pedindo pela saúde da Maria José e pelo falecido Seu Genaro Riva. À noite desfilamos no caminhão do Corpo de Bombeiros.
Para os meus amigos de sempre e companheiros desta conquista: Luis Geraldo “Xaxo” de Souza, David Miguel Cardoso, Silvio Carvalho Cintra, Nelson “Ticão” Prado, Dealmir Salvadori, Renan Salvadori, Sebastião Mauro, Getulinho Ferrari, Antonio Luiz “Tuim” Marcelino, Luís Carlos “Batata”, Admir “Beline” Fuzeto, Itamar Tagliari e Gilmar Fuzeto.
(Logo abaixo, com o título Baú, publiquei uma foto deste time).

Lei Seca Garrafa














(Enviadas pelo Marco Iurk)

Artes Belas

Transformação. Por Orlando Pedroso