20 de junho de 2008

Editorial

Mostro, nesta semana, o Futrika e o seu time da Teuto Brasil, de 1977, música do Ednardo, a passagem do Pelé pelo Flamengo de Zico, um vídeo com o ótimo humorista Danilo Gentili, umas fotos para relembrar momentos da infância de todos nós, um ranking com os 13 clubes de futebol mais azarados (Botafogo não podia ficar de fora!), uma dica de site sobre cinema enviada pelo Ione Sartor e no 'separados pelo nascimento' o neurologista Everton Dezan e o cantor Fabiano, que faz dupla com Cesar Menotti.
Atualizo toda sexta-feira. As fotos ampliam.

Obrigado a todos que colaboram!

Luizinho F. Lima - baudoluizinho@gmail.com

Baú

TEUTO BRASIL FUTSAL – 1977

Da esq. para a direita: João Carlos “Tiguera” Marques, Zazula, Calhambeque, Picolino, Cidão, Antonio Luiz “Tuim” Marcelino, Pedrinho, Renatinho e Edivaldo "Futrika" Lopes.

Futrika foi um grande colaborador para a evolução do nosso futsal. Durante anos, competiu em campeonatos municipais e estaduais representando a Teuto Brasil, Joper Tapeçaria e Fertimourão Futsal.
Futrica foi técnico da seleção mourãoense de futsal em várias oportunidades.

Da Net

Danilo Gentili - UniABC / Avião - Cómédia Stand-Up


Danilo Gentili Júnior, publicitário, humorista, escritor, cartunista e repórter brasileiro. Está entre os mais notáveis Comediantes Stand-up do País. Faz parte da nova geração de humor e tem sido peça fundamental na divulgação do gênero stand-up no Brasil, recebendo diversas criticas positivas tanto da imprensa como do público.
Danilo é ainda caricaturista e chargista. Após algumas incursões na televisão, principalmente em entrevistas e em vinhetas da MTV, foi convidado para participar do novo programa de humor da Band, o CQC - Custe o Que Custar, do qual tornou-se rapidamente destaque.

Música da Semana

Ednardo - Enquanto engoma a calça









José Ednardo Soares Costa Sousa conhecido como Ednardo, é cantor e compositor cearense, niciou a carreira na década de 1970 ao lado de seus conterrâneos Fagner, Belchior e Amelinha. O clã ficou conhecido como "Pessoal do Ceará". Ednardo é compositor e autor de mais de trezentas e cinquenta obras e canções, entre as quais a canção "Pavão Mysterioso", tema da novela Saramandaia. Letra e música realizada no tempo da repressão e ditadura militar no Brasil. Gravada em 1974 e o grande público teve conhecimento em 1976, após a música ser incluida como abertura da novela/folhetim eletrônico Saramandaia.

Recordando

Lembra disso?

















Vídeo-Dicas - Casablanca Vídeolocadora

Lançamentos da Semana
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Um homem retorna a Londres após 15 anos de ausência decidido a se vingar daquele que o enviou para longe sob falsas acusações, com o objetivo de roubar sua esposa e sua filha.
Dirigido por Tim Burton (A Fantástica Fábrica de Chocolate) e com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall e Sacha Baron Cohen no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Direção de Arte.

O Som do Coração
Um jovem que cresceu em um orfanato possui um grande dom musical, usando-o para tentar reencontrar seus pais. Com Freddie Highmore, Robin Williams, Keri Russell, Jonathan Rhys Meyers e Terrence Howard. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Meu Nome Não é Johnny
A história de João Guilherme Estrella, carismático carioca de classe média que se tornou o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro e depois lidou com o sistema carcerário do país.
Com Selton Mello, Cléo Pires, Cássia Kiss, Júlia Lemmertz, Eva Todor e Ângelo Paes Leme.

Os mais locados da semana:
- Jogos Mortais 4 ... suspense
- Na Natureza Selvagem ... Aventura
- P.S. Eu te Amo ... Romance

Resenha

PELÉ NO FLAMENGO
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, consagrado em todos os cantos do planeta e eleito o atleta do século, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções, brasileiras e regionais. Estes times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou sua brilhante trajetória, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país. Marcou, ao longo de sua carreira, 1281 gols, em 1375 jogos, com a incrível marca de 0,93 gol por partida disputada (quase um gol por jogo).
Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional. Entretanto, em uma única oportunidade, o maior jogador do mundo, vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo - 33 milhões de torcedores, correspondente a 18,1% da população brasileira - segundo pesquisa IBOPE/LANCE realizada em outubro de 2004. O rei do futebol, aos 39 anos, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da imensa nação rubro-negra, formando uma dupla de sonhos.
Este jogo histórico foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve a renda revertida para as vítimas das enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.
Pelé atuou nos 45 minutos iniciais. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com Zico, relembrando a antiga dupla Pelé x Coutinho.
O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1, após empate de 1 x 1 no primeiro tempo.
Este jogo, certamente, entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a partida, a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.
Dados da partida:
Flamengo 5 x 1 Atlético
Local: Maracanã Data : 6 de abril de 1979
Flamengo: Cantarele, Toninho, Rondinelli (Nelson) Manguito e Júnior; Andrade, Carpegiani (Ramirez) e Zico (Claudio Adão); Tita, Pelé (Luizinho) e Julio César (Reinaldo).
Atlético: João Leite, Alves,Osmar, Luizinho e Hilton Brunis, Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro; Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar).
Gols: Marcelo (Atl), Zico (3) Luizinho e Claudio Adão
No site Causos da Bola (
www.causosdabola.com.br)

Os 13 clubes mais azarados do mundo

1 - Torino
"Nos anos 40, chegou a ter o melhor time do mundo: havia vencido cinco títulos consecutivos, até que em 4 de maio de 1949 o avião com a equipe caiu. Todos os jogadores e membros da comissão técnica morreram. No meio dos anos 60, o surgimento de Gigi Meroni colocou o Torino novamente no topo. Porém, aos 24 anos, Meroni morreu atropelado. Quem dirigia o carro que o acertou era um torcedor fanático do clube."

2 - Racing
"Apelou a manifestações religiosas para espantar os espíritos maus, seu estádio virou depósito de batatas, foi à falência, tornou-se o primeiro grande a virar empresa e teve que ouvir gritos dos rivais como 'a esta empresa temos que vencer'. E o sagrado dia que voltou a ser campeão após 35 anos, coincidiu com a pior crise da história argentina e o feito passou quase despercebido."

3 - Genoa
"A venda de Meroni ao Torino provocou um trauma: muitos torcedores que haviam arrecadado dinheiro para manter o craque no Genoa se sentiram traídos. Um deles foi Paolo Mantovani, que em 70 comprou o rival Sampdoria e o levou aos títulos da Copa da Itália, da Recopa Européia e do Italiano em 91."

4 - Atlas
"Foi o primeiro campeão do estado de Jalisco, em 1951. Seus torcedores jamais imaginavam que seria o último título. E que o rival de Guadalajara, Chivas, se tornaria o maior campeão do México, com 11 títulos."

5 - Feyenoord
"Em uma liga que só tem três grandes, o Feyenoord é o mais sofrido. Teve o auge nos anos 60 e chegou a vencer a Copa dos Campeões nos 70, mas viu imediatamente seu brilho acabar com o surgimento do Ajax de Cruyff. O clube não ganha um título nacional desde 1999 e só venceu três vezes nos últimos 32 anos. Esta é a primeira temporada em 16 anos que não conseguiu vaga em torneios europeus."

6 - Botafogo
"Base da seleção brasileira com Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Jairzinho e Didi, jamais conseguiu traduzir seu reinado em nível local, perdeu seu estádio por falta de pagamento e quando o recuperou a sede havia sido demolida."

7 - Gimnasia y Esgrima
"O clube nunca ganhou um campeonato bom em 76 anos de profissionalismo, enquanto o seu rival de La Plata, Estudiantes, tem quatro. E mais: o Estudiantes venceu três Libertadores (mais que River Plate, Racing e San Lorenzo), um Mundial e uma Interamericana. Cinco copas internacionais contra nenhuma do Gimnasia. Para piorar, o Gimnasia deixou escapar cinco campeonatos que tinha na mão, em 33, 95, 96 e 2005."

8 - América de Cali
"Jogou quatro finais de Libertadores, perdeu as quatro. seus rivais Atlético Nacional e Once Caldas foram campeões da América em sua primeira decisão."

9 - Schalke 04
"Há 49 anos o clube não é campeão e ainda deixou escapar três vezes o título na última rodada, depois de ter liderado quase o campeonato todo: 1972, 2001 e 2007. O de 2001 foi o pior, pois o Bayern conquistou a taça no quarto minuto de acréscimo, quando o Schalke já comemorava em campo."

10 - Tottenham
"Batizado originalmente como Hotspur, em homenagem a um personagem de Shakespeare, sua história tem muito de tragédia. Primeiro clube inglês a ganhar um torneio europeu (Recopa, 63), teve sua última glória com a Copa da Inglaterra em 81 e 82. Não ganha o título inglês desde 61!"

11 - Atlético de Madri
"Conquistou um Espanhol nos últimos 30. Enquanto isso, o Real Madrid venceu 13. Acumula 12 anos sem levantar a Copa do Rei, tendo perdido a final duas vezes nesse período. É o único grande que foi rebaixado (99/2000)."

12 - Universidad de Chile
"Colo Colo e "La U" são os clubes mais populares do Chile. Há que se comparar quando a Universidad ficou 25 anos sem título (69 a 94, incluindo rebaixamento) e o Colo Colo apenas sete, sem jamais ter caído."

13 - Paris Saint-Germain
"Um time sem muita sorte desde seu começo, em 1904. Em 1970 uniu-se ao Paris FC e teve que recomeçar da Terceira Divisão. Ganhou só dois títulos em sua história, o último em 1994, apesar de ter tido craques como Fontaine, Weah, Raí e Ronaldinho. Até aprendeu a perder com estilo."

Vale a pena acessar

65 anos de cinema - www.65anosdecinema.pro.br/index.htm
Tudo o que você quiser saber (ou lembrar) sobre filmes estrangeiros em 65 anos está catalogado e ao seu alcance. Ficha completa de filmes. Antes de pegar filmes na locadora, consulte este site feito por uma pessoa detalhista, cinéfilo há 65 anos.
Clique no endereço abaixo e se o nome do filme estiver sublinhado, clique nele para ver cenas e ler a sinopse.
(enviada por Ione Paulo Sartor)


Separados no Nascimento

O neurologista mourãoense, Everton Dezan, e o cantor Fabiano que faz dupla com Cesar Menotti.