12 de julho de 2018

Escritório Lux Futsal, anos 1970 na Cancha TagliariEm pé

em pé (da esq. para a direita): José Tomadon, Ambrósio Paitach, Nivaldo "Padeirinho" da Silva (in memorian) e Toninho
agachados: Teodoro Paitach, Carlos Antero "Lito" Gonçalves e Ubirajara "Birinha" Gonçalves
Foto fornecida pelo José Tomadon mostra um timaço do Escritório Lux que disputou campeonato de futsal na recém inaugurada Cancha Tagliari.

Nessa época os campeonatos na cancha da família Tagliari eram a grande atração esportiva da cidade. A quadra foi a primeira de cimento queimado e foi um grande avanço para a cidade então, que só tinha canchas com piso de asfalto, daqueles que você caía e podia se preparar para sofrer uns dez dias com esfolados (podiam ser mais de um, conforme a queda). 

O Escritório Lux, da família Paitach, prestigiava as competições ali realizadas e sempre montava bons times.

Nivaldo, o Padeirinho, foi meu colega no juvenil da Associação Tagliari e no time de futebol de campo do Seu Chico, o XV de Novembro. Infelizmente, ele faleceu muito novinho. 

Tomadon e Birinha são meus colegas no Clube dos Trinta. Lito, irmão do Birinha, bom de bola, reside atualmente em Maringá. 

Durante umas férias escolares, em 1973 ou 74, trabalhei por alguns dias no Escritório Lux, quando ele funcionava ali no prédio Casali, bem em frente da Praça Getúlio Vargas. O Birinha já estava lá nessa época com seus cabelos compridos. No primeiro dia de trabalho, os colegas (acho que foi o Guido Push) me mandaram lavar a fita de uma máquina de escrever. O Teodoro me encontrou no banheiro lavando a fita e me salvou da missão, mas não da gozação. Até hoje tenho um azulão entre os dedos da mão. Vi, e curti, eles mandando um outro novato ir buscar um alicate de puxar saldo numa loja de auto peças. Hehe. Bons tempos!

Nenhum comentário: