6 de janeiro de 2017

Arnaud, Elenize, Laércio, Cida e Bizoto no Carnaval do Clube 10 - anos 1980

Foto do início dos anos 1980 mostra meus grandes amigos Arnaud Aparecido da Silva e Silveira ao lados dos casais Elenize Guimarães e Laércio Daleffe e Cida Ferreira e Nelson Bizoto se divertindo no Carnaval do Clube 10 de Outubro. 

Todos eles residem em Campo Mourão. Arnaud é engenheiro civil, Elenize é arquiteta, Laércio pediatra, Bizoto é industrial e presidente do Sindicato Patronal e a Cida dona de casa. 

Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, Elenize Guimarães Daleffe e Laércio Luiz Daleffe, Aparecida Ferreira Bizoto e Nelson José Bizoto
Campo Mourão/PR - Clube Recreativo e Social 10 de Outubro - anos 1980

Marvin Gaye - "Anna's Song"


Gosto demais dessa música. A ouço desde pequeno e cada vez a admiro mais. Marvin Gaye (1939 - 1984) foi um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos. Ele criou clássicos como Sexual Healing, What's Going On e muitos outros.

As Ana's vivem à minha volta. Tenho uma neta Ana Letícia, uma sobrinha Anna Silvia, minha avó materna era Ana Daher e minha sogra é Anna Odethe Iurk Schen.


Anna's Song é faixa do álbum Here, My Dear, lançado em 1978.

Marvin Gaye morreu de forma trágica, assassinado pelo próprio pai em 1984.

Acontecimentos de 2016 que provam que há esperança para a humanidade.

1 – Evacuação de cerca de 80 mil pessoas com os seus animais de estimação no Canadá.
Durante um grande incêndio no Canadá foi preciso evacuar as pessoas de suas casas e a forma mais fácil e rápida de fazer seria de avião. Mas e aquelas que tinham animais de estimação?
Todos nós sabemos que é necessário muitos documentos para transportar um animal no avião.
Um companhia aérea deixou para trás toda essa papelada e deixou embarcar todos os animais de estimação. Todos tiveram um final feliz.

2 – O cara que queria entrar no time de futebol, mas não podia ir ao ginásio
Esta imagem está a marcar o mundo do futebol porque este menino, Marco, queria entrar no time de futebol da sua escola, mas a sua família não tinha dinheiro para ele ir à academia e se fortalecer. Ele não desistiu e começou se fortalecer arrastando pneus pelas ruas de sua cidade. Após a divulgação da foto acima e sua história, ele foi presenteado por pessoas de vários lugares do mundo que lhe enviaram todo tipo de equipamento para o seu treinamento diário. 

3. O menino Português que confortou um fã do time da França no Euro 2016
Esta imagem correu os quatro quantos do mundo. Um fã do time da França  estava destroçado pela derrota na final europeia contra Portugal e foi ai que um menino com as cores do time português  dá um tapinha no ombro do homem, e depois o abraça. Mesmo a emoção do esporte e o confronto não deve impedir-nos lembrar uma coisa muito importante – todas as pessoas às vezes só precisa, de um abraço e conforto. 

4 – O motorista do caminhão do lixo que desejou um feliz aniversário para uma menina que sempre o cumprimentava
Todas as quintas-feiras, uma menina chamada Brooklyn acenava habitualmente  ao motorista do caminhão do lixo. Ele sempre retribuía o gesto. “Brooklyn estava tão habituada a isso que estava ansiosa todas as quintas-feiras da semana”, – escreveu a mãe da menina na sua conta do Facebook. No aniversário da menina, exatamente numa quinta-feiras, o motorista comprou um bolo para comemorar com a menina. Como de costume, ele passou, mas dessa vez parou para felicitar Brooklin e disse que toda quinta-feira fazia o seu trabalho mais rápido, para ter tempo para passar na sua rua e agradar a menina. “Mãe, eu estou tão feliz!”, logo após a saída do 'novo amigo'.

5 – Alunos repetindo evento de formatura para seu colega, que esteve em coma, devido a um acidente de carro
Uma das primeiras palavras que Scott Dann disse à minha mãe quando saiu do coma, foram: “Que dia é hoje? Perdi o evento? “. O jovem ia para sua formatura, mas por causa de um acidente de carro foi levado para o hospital. O diretor da escola depois de saber que o Scott tinha acordado de coma contatou os pais: “Nós preparamos algo especial para seu filho.” Os seus amigos prepararam novamente o evento final de formatura, mas apenas para ele. Toda a turma estava presente na cerimônia. As palavras dele foram “Não tenho palavras, é incrível saber que temos um grupo de amigos fantásticos.”

6 – O mundo inteiro apoiou a menina na festa de aniversário onde ninguém veio
Esta foto apareceu no Facebook e foi postado pelo primo da Haley tinha a seguinte descrição: “Este é a minha prima … ninguém veio para seu aniversário … por favor, enviem -lhe um cartão desejando-lhe os parabéns”. 
Os 18 anos da Haley foram celebrados sozinha, mas o que aconteceu em seguida, quebrou todos os recordes tantos foram os cartões e presentes que ela recebeu. A sua caixa de correio ficou completamente entupida. 

7 –  A surpresa da professora que perdeu o seu animal de estimação
Uma Professora no Texas ficou muito triste com a perda do seu gato Blondie. Os alunos não puderam deixar de notar a grande tristeza que abalava a professora de matemática. Mas as lágrimas de tristeza se transformaram rapidamente em lágrimas de alegria quando os eles lhe entregaram um lindo buquê de rosas brancas … e dois gatinhos. 

8 – O professor da escola primária organiza “clube de cavalheiros” para os meninos sem o pai 
Um professor da escola primária da Carolina do Sul conseguiu juntar os valentões da sua classe e comprou para eles gravatas e casacos, e começou a recolher meninos sem pais a cada semana. “Nas minhas aulas, eu faço o papel de pai e explico como se devem comportar no seu dia a dia.” O vestuário que ele escolheu para os seus meninos não é apenas moda, ele tem a certeza de que um homem vestido de terno não se permite começar uma briga. “Eu entendo que eles não se comportam mal porque eles serem ruins, mas sim porque eles simplesmente não têm atenção e amor suficiente.”

9 – Jaguar que se tornou o filho de um regimento do Exército Brasileiro
Quando os soldados do Exército Brasileiro encontraram um pequeno jaguar na selva amazônica, ele estava quase morto. Um dos soldados levou o pequeno jaguar, mas mesmo passado algum tempo, percebeu que o pequeno estaria ainda muito fraco para voltar ao seu habitat natural. Com a devida autorização dos seus superiores, o animal permaneceu aos cuidados do Exército Brasileiro. Agora, o jaguar, que foi nomeado Dzhikitaya, está saudável e cercado por pessoas que cuidam dele. 

10. Aeromoça alimentou o homem, que sofreu um acidente vascular cerebral
Um homem de 71 anos de idade, que tinha sofrido recentemente um acidente vascular cerebral viajou numa cadeira confortável isolado na primeira fila. Parecia que a viagem iria ser fácil para ele, mas durante o almoço a aeromoça notou que um passageiro não consegui-a segurar a colher para comer. Então ela limpou as lágrimas e pegou na colher e começou a alimenta-lo. A emoção tomou conta dele com o grande gesto da menina.

11 filmes obrigatórios para todo estudante de Direito

Sonha em se tornar um ótimo advogado? Aqui estão 11 filmes que precisam constar no seu repertório. Explorando temas como liberdade de expressão e pena de morte, os títulos a seguir podem provocar reflexões essenciais para a sua carreira. Veja a seleção:

1. “12 homens e uma sentença”
O filme mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação. Por que assistir? Segundo Bianca Azzi, sócia da Salomon Azzi, o filme demonstra a importância de valorizar a hermenêutica jurídica, isto é, a interpretação das leis. “O filme revela por que a boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades inegáveis de um bom advogado”, diz ela. (“12 angry men”, 1957)

2.”Minority Report”
No ano de 2054, uma divisão especial da polícia consegue prender criminosos antes que eles cometam seus delitos. Os problemas começam quando um oficial da própria polícia é acusado de um crime que ainda vai cometer. Por que assistir? Recomendado por Túlio Vianna, professor da Faculdade de Direito da UFMG, o filme ajuda a entender por que o Direito só pode julgar fatos passados e deve se abster de especular sobre fatos futuros. (“Minority Report”, 2002)

3.”Erin Brockovich”
Arquivista de um grande escritório de advocacia, Erin se interessa pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Por anos, ela reúne provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. Por que assistir? “Apesar de nunca ter se tornado advogada formalmente, Erin mostra que o envolvimento pessoal e a convicção na busca pela verdade são fundamentais para o sucesso na atividade”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi.

4.”Um sonho de liberdade”
Acusado pelo assassinato de sua esposa, um jovem banqueiro é condenado à prisão perpétua. Enquanto tenta se adaptar à vida atrás das grades, ele acaba criando laços de amizade com outro homem condenado a passar o resto da vida na prisão. Por que assistir? Segundo o professor Vianna, da UFMG, o mérito do filme é mostrar claramente a questão prisional para quem não tem ideia do que é uma prisão. “Conhecer essa realidade é importante para qualquer estudante, não só para aquele que quer fazer carreira em direito penal”, afirma. (“The Shawshank Redemption”, 1994)

5.”A firma”
Um jovem advogado recebe diversas vantagens e um alto salário para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos. Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente. Por que assistir? Segundo Fábio Salomon, sócio da Salomon Azzi, o filme retrata o lado sórdido de algumas firmas de advocacia que se envolvem com negócios ilícitos. “Traz uma importante discussão sobre ética no Direito e a prática de manter em sigilo a relação do advogado com seu cliente”, comenta ele. (“The firm”, 1993)

6.”O advogado do diabo”
Um jovem advogado com currículo imaculado é convidado a trabalhar em um caso milionário, em que seu cliente é acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada. Durante o processo, porém, ele se dá conta de que o sócio principal do escritório tem um lado misterioso. Por que assistir? O filme demonstra um princípio básico do Direito: todos merecem uma defesa técnica, desde que haja ética por parte da defesa. “A linha entre a lei e a falta de ética sempre vai ser limítrofe e cabe ao bom operador do Direito jamais ultrapassá-la”, comenta Bernardo Leite, sócio da Salomon Azzi. (“Devil’s advocate”, 1997)

7.”Alexandria”
O drama mostra a vida no Egito durante a dominação romana. Agitada por ideais religiosos conflitantes, a cidade de Alexandria assiste à ascensão do cristianismo e o seu choque com o judaísmo e o politeísmo greco-romano. Por que assistir? “O filme serve para entender a importância do estado laico dentro da República e como o fanatismo religioso pode representar uma ameaça a vários direitos”, comenta o professor Túlio Vianna, da UFMG. (“Ágora”, 2009)

8.”O mercador de Veneza”
A história se passa em meados do século XVI, época em que as atividades comerciais e econômicas se aceleravam na Europa. Uma disputa se inicia depois que um agiota judeu e um mercador cristão firmam um contrato. Por que assistir? Segundo Talita Matta, sócia da Salomon Azzi, o filme vale pela discussão interpretativa do negócio firmado entre os personagens. “Além disso, mostra que, quando a sede de justiça é exagerada, ela pode se voltar contra quem a pleiteia”, afirma. (“The merchant of Venice”, 2004)

9.”O povo contra Larry Flynt”
O editor de uma revista pornográfica é confrontado por diversos grupos de ativistas contrários ao veículo. Submetido a diversos julgamentos ao longo da década de 1970, Larry Flynt acaba se tornando um defensor da liberdade de expressão para todos. Por que assistir? “É um filme de tribunal, essencial para conhecer a luta pela liberdade de expressão”, diz Túlio Vianna, professor da UFMG. (“The People vs. Larry Flynt”, 1996)

10.”Carandiru”
O filme relata os anos de atendimento voluntário do doutor Dráuzio Varella na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O espectador descobre que um código penal paralelo organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião. Por que assistir? A história provoca uma reflexão profunda sobre o sistema penitenciário brasileiro. “É um prato cheio para estudantes e advogados atuantes na área de Direito Penal”, afirma Maria Eliza Lambertini, sócia da Salomon Azzi. (“Carandiru”, 2003)

11.”A vida de David Gale”
David Gale trabalha como professor na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e é um ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de uma colega de trabalho, ele é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual sempre lutou. Por que assistir? O filme serve para refletir sobre a polêmica medida de punir criminosos com a morte. “O tema é atual, porque a pena é pleiteada por algumas células da sociedade”, diz Renato Sapiro, sócio da Salomon Azzi.

Os dez filmes mais pirateados nos EUA


O Torrent Freaks divulgou a relação dos dez filmes mais pirateados na primeira semana do ano nos Estados Unidos. 

O segundo filme da franquia Jack Reacher, com Tom Cruise, lidera a lista. Confira. 

1) Jack Reacher: Sem Retorno (Jack Reacher: Never Go Back)


2) Horizonte Profunto: Desastre no Golfo (Deepwater Horizon)


3) O Contador (The Accountant)


4) Rogue One: Uma História Stars Wars (Rogue One: A Star Wars Story)


5) Assassin’s Creed


6) Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven)


7) Vizinhos Nada Secretos (Keeping Up with the Joneses)


8) Doutor Estranho (Doctor Strange)


9) Trolls


10) Moana, Um Mar de Aventuras (Moana)

4 de janeiro de 2017

Os Ferreira Lima reunidos na casa do meu mano Wander


Selfie tirada pelo meu sobrinho Wandinho mostra parte da família reunida neste final de ano na casa do meu mano Wander. Com destaque especial para a presença especial de meus pais Sallime e Irineu, que dificilmente saem de casa, e do meu mano mais novo, Wilhiam, professor em Maringá, o último lá atrás, que quase nunca está em nossas confraternizações. . 

Wandinho e a esposa Marília residem atualmente em Florianópolis. Marília é neta dos pioneiros mourãoenses Elza e Elói Maciel, infelizmente já falecidos. 

Louis Armstrong - "What a Wonderful World"


Olha que show de vídeo o meu amigo Sebastião Carlos Mauro me enviou desejando Feliz Ano Novo!


"What a Wonderful World" é uma canção escrita por Bob Thiele e George David Weiss. Foi gravada pela primeira vez na voz de Louis Armstrong e lançada como compacto no início do outono de 1967. A intenção era que a música servisse como antídoto ao carregado clima racial e político nos Estados Unidos (foi escrita especialmente para Armstrong e o atraiu), a canção detalha o deleite do cantor pelas coisas simples do dia-a-dia. A música mantém, também, um tom esperançoso e otimista em relação ao futuro, incluindo uma referência aos bebês que nascem no mundo e terão muito para ver e aprender.


Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 04/08/1901 — Nova Iorque, 06/07/1971) foi um cantor (tenor) e instrumentista (trompetista, cornetista, saxofonista), que foi considerado "a personificação do jazz".

Na Paraíba, um prostíbulo de respeito

Claro que dever ser mais uma zoação com o partido do Lula e da Dilma, pois fica difícil crer que um jornal publicaria a nota de forma séria. Divertido ficou, isso ficou!


Enviado pelo companheiro amigo Antônio Kiwel, via Whatsapp

85 concursos públicos com salários de até R$ 15 mil


Foi anunciado no final do ano passado, a abertura de pelo menos 85 concursos públicos em diversas regiões do Brasil. Ao todo, são oferecidas 7.984 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam até a R$ 15. 965. 

Além das vagas abertas, destaca-se também concursos para formação de cadastro de reserva (no caso dos candidatos aprovados chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso).

Entre os órgãos com inscrições abertas estão Ministério da Saúde, com 102 vagas e salário de até R$ 5,7 mil, a Polícia Militar de Minas Gerais, com 1.350 vagas e salário de até R$ 3.278,74, e a Prefeitura do Rio de Janeiro, com 363 vagas e salário de até R$ 2.744,79. Confira a lista completa aqui.

Aplicativo calcula as medidas e até desenha a planta de ambientes


Tem dificuldade em usar a trena para medir um cômodo? Aqui vai uma boa notícia! 

O aplicativo RoomScan promete facilitar essa tarefa, fazendo os cálculos das medidas em instantes. A plataforma, que está disponível apenas para iOS, se utiliza dos sensores internos do iPhone para reconhecer e medir superfícies planas verticais. 

Ao encostar o smartphone em uma parede, o aplicativo calcula o seu tamanho. Com as medidas de todas as paredes do cômodo, o app cria uma planta do local, a qual, posteriormente, pode ser baixada em formato PDF ou DXF. 

O RoomScan está disponível na AppleStore em duas versões: uma completa, por 2,99 dólares e uma gratuita, porém com algumas possibilidades limitadas. 

Assista o vídeo e entenda melhor o funcionamento do app: 



[ Bonde ]

3 de janeiro de 2017

Fausto, Jayminho e Ivam, em encontro de bons e velhos amigos

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra ele matando saudades de dois grandes amigos: Fausto Alcântara e Ivam Gerhardt. 

Cícero Jayme Bernardelli, o Jayminho, reside em Rondonópolis (MT), a 1.110 km de Campo Mourão, mas não perde a oportunidade de visitar os amigos mourãoenses. Quando não está por aqui, mata a saudade e ajuda a manter viva a memória/história da cidade com excelentes fotos no Facebook. 

O engenheiro civil Fausto Alcântara de Lima continua residindo por aqui, mas eu o vejo quase que com a mesma frequência que vejo o Jayminho. Hehehe

Ivan Teobaldo Gerhardt, o eterno baterista dos The Fuzztones, curte merecida aposentadoria. Apesar de te-lo acompanhado muitos vezes tocando nos Fuzztones (anos 1970) e no Vide Bula (anos 1990) não o conheço pessoalmente, mas somos amigos no Facebook, onde nos cumprimentamos quase todos os dias. 


Mistério: As estranhas entradas da Antártida


Mais misteriosos do que triângulo encontrado na Lua e o quadrado que apareceu na superfície do Sol, são os buracos que foram encontrados na Antártida há alguns anos. As aberturas foram descobertas com ajuda do Google Earth e se encontram na costa do continente gelado.

Logicamente, assim que foram descobertas, as entradas chamaram atenção de curiosos e pesquisadores e até o momento nenhuma explicação definitiva foi dada para o surgimento das duas estruturas na superfície do continente.

Os buracos misteriosos
Se você quiser conferir as aberturas com seus próprios olhos, utilize as coordenadas 66 33′ 11.58″S 99 50′ 17.86″E e 66 36′ 12.58″S 99 43′ 12.72″E no Google Maps ou Earth. Também existem vários vídeos no YouTube (como o que você confere abaixo) que mostram os enigmáticos buracos em diferentes ângulos.


Ao analisarmos as imagens com atenção, temos a sensação de que as entradas parcialmente cobertas pela neve se abrem nas rochas e levam até o subsolo. Estima-se que uma das entradas tenha 90 metros de comprimento por 30 metros de altura, enquanto a outra parece estar coberta por uma cúpula metálica, o que aumenta a suspeita de que o buraco teria sido artificialmente construído.


Essas observações nos levam inevitavelmente a perguntas como: se as entradas forem realmente artificiais, quem as construiu? Será que elas são recentes ou será que são resquícios de uma época em que o continente ainda não era coberto de gelo?




As hipóteses
Para alguns observadores, trata-se de cavernas naturais que se formaram com o passar do tempo devido às intensas condições climáticas do Polo Sul. Por outro lado, Scott Waring – responsável pelo site UFO Sightings – defende que os buracos representam duas grandes entradas para uma base alienígena ou qualquer instalação secreta de outra ordem.

Se Waring estiver correto e as entradas realmente levaram a bases subterrâneas, as teorias de que os extraterrestres mantêm bases na Antártida e que eles podem ter ajudado os nazistas a escapar durante a Segunda Guerra Mundial ganham força.

Entenda melhor
Uma das possibilidades mais intrigantes é que as entradas estejam relacionadas a eventos que aconteceram após a Segunda Guerra Mundial e a fatos como a fuga dos nazistas para a Antártida, um breve confronto com a marinha americana e a instalação de bases alienígenas nas proximidades do continente.

Para reforçar os argumentos de quem acredita nessa possibilidade, um documentário russo (com legendas em inglês) lançado em 2006 lança nova luz sobre a “Operação Highjump” – uma expedição americana à Antártida que aconteceu entre 1946 e 1947. A expedição foi comandada pelo famoso explorador Richard Byrd, mas foi encerrada após oito semanas – quando deveria ter durado seis meses – devido a “muitas fatalidades”. Ao atender uma coletiva de imprensa no Chile, o Almirante Byrd revelou que sua Força Tarefa se deparou com um inimigo que “podia voar de um polo a outro com velocidades incríveis”.


O documentário revela pela primeira vez um relatório secreto da inteligência soviética de 1947 encomendado por Joseph Stalin. Os espiões soviéticos infiltrados nos Estados Unidos revelaram que o objetivo da missão militar era destruir bases nazistas escondidas. Durante o trajeto, os marinheiros teriam se deparado com um OVNI misterioso que destruiu diversos navios e um número considerável de aviões.

Como detectar páginas falsas que simulam ser sites oficiais para enganar usuários

Sites falsos, a maioria deles de compras, funcionam como armadilhas para vender produtos inexistentes e capturar dados dos usuários
Arantxa é uma espanhola que planejava viajar para os Estados Unidos. Para isso, precisava preencher um formulário ao custo de US$ 14 (R$ 46) para pedir o visto, mas acabou gastando US$ 84 (R$ 277), cinco vezes mais.

"Pensei que era a página oficial", lamenta.

Algo parecido se passou com a Sara, que vive em Londres. Ela solicitou um cartão do seguro de saúde europeu pela internet. Depois de pagar US$ 25 (R$ 82), descobriu que era gratuito. A página que ela usou (european-healthcard.org.uk) nem existe mais.

Arantxa e Sara caíram no velho golpe do site falso, usado para copiar senhas, coletar dados e, principalmente, para vender produtos e serviços que não existem.

Trata-se de páginas idênticas às originais ou muito parecidas com os tradicionais sites de venda online, mas que na verdade funcionam como uma armadilha para confundir e lesar usuários.

Caminhos perigosos
Para se proteger do golpe, é preciso ficar de olho e seguir uma série de dicas básicas.

A Fundação Procon de São Paulo, por exemplo, tem uma lista de 547 sites que devem ser evitados. Alvo de reclamações de consumidores entre 2012 e 2016, essas páginas foram notificadas pelo órgão, mas não responderam ou não foram encontradas. A maioria delas é de compras.

Além de sites falsos que oferecem roupas, eletrodomésticos e viagens, há também aqueles que confundem internautas por cobrar taxas extras por serviços como emissão de passaporte e transferências financeiras.

Às vezes, o usuário até entra na página correta, mas, ao navegar, vai parar em lugares nada seguros.
Em 2014, por exemplo, a Caixa Econômica Federal precisou corrigir uma brecha no segurança em seu site que permitia redirecionar usuários para páginas que não são do banco. A falha foi identificada à época por um estudante de ciência da computação.

Os endereços de páginas falsas se assemelham aos das originais
Um estudo feito pela organização britânica de defesa do consumidor Which? em 2013 indicou que metade das pessoas que navegam por esse tipo de página não é capaz de identificar que elas são falsas.

Ser enganado não é difícil: além de reproduzir o visual dos originais nos mínimos detalhes, esses sites contam com os mesmos anúncios do Google vistos nos verdadeiros, por exemplo.

O que é possível fazer?
O Centro de Segurança em Internet da Espanha, que faz parte do programa "Internet Mais Segura" da Comissão Europeia, recomenda em primeiro lugar verificar sempre se o endereço está correto e se há um pequeno cadeado, que simboliza "conexão segura", no canto esquerdo para os sites que exigem informações como senhas e número do cartão de crédito.

Outra dica é observar detalhes do endereço. Quando se trata de informação mais pessoal, os sites normalmente começam com "https" ao invés do tradicional "http". Também vale conferir se em algum lugar é dito que se trata de um site oficial.

Apesar de tentarem reproduzir os sites originais nos mínimos detalhes, os falsos escorregam na grafia de determinadas palavras. Por isso, revisar a gramática pode ser importante.

Evitar fornecer dados pessoais quando se usa computadores ou redes de Wi-Fi públicos também ajuda. Fugir de sites que aceitam apenas boleto bancário e/ou depósito em conta corrente é outra dica de segurança.

Se for um site desconhecido, que a pessoa nunca usou ou nunca teve nenhum tipo de recomendação, vale conferir os comentários de outros usuários, além de checar na lista do Procon e de outros serviços de proteção ao consumidor.

No caso de compras online, sempre vale desconfiar quando o preço está bem abaixo do mercado.

Segundo o site em espanhol "Desenmascara.me", que ajuda a identificar páginas falsas, as marcas mais usadas pelos que simulam vendas na internet são Nike, Ray Ban, UGG, Michael Kors e NFL. Essa plataforma já identificou mais de 77 mil páginas suspeitas.

Para Mike Andrews, da National Trading Standards, organização criada pelo governo do Reino Unido para proteger consumidores, páginas falsas devem ser tratadas como "um assunto importante".

"Eles são um problema, principalmente quando a pessoa faz uma busca rápida pelo Google e seleciona os primeiros resultados", observa.

Ele salienta que a situação era mais grave há três ou quatro anos, mas ainda continua fazendo vítimas. O especialista contabiliza de 4 mil a 5 mil queixas por ano, somente no Reino Unido.

Especialistas afirmam que usuários precisam reclamar, denunciar e insistir em receber o dinheiro de volta caso caiam em golpes
"Muita gente se sente mal quando cai num golpe, mas é algo muito comum", assegura.

O mais importante, pontua Andrews, é revistar cuidadosamente a página antes de efetuar qualquer transação, principalmente as que exigem pagamento. É essencial ler as letras miúdas de termos de acordo e de privacidade e manter um registro da transação.

Antes que seja tarde
Nem tudo está perdido se o pagamento foi feito e o produto não foi entregue ou se a pessoa percebeu que inseriu dados pessoais num site suspeito. O recomendado é insistir com a página para que os prejuízos ou danos sejam reembolsados.

Caso não funcione, é preciso denunciar e reivindicar a devolução do montante pago. Usar as redes sociais para chamar a atenção para um site falso pode ser um bom começo, bem como registrar o caso em páginas como a brasileira Reclame Aqui.

É aconselhável ainda formalizar queixas não apenas em órgãos formais de proteção ao consumidor ou na polícia, para que seja feita uma investigação, mas também no site no Google, o que é feito por meio de um formulário encontrado no site https://www.google.com.br/intl/pt-BR/safetycenter/everyone/start/reporting-counterfeit.html.

E, claro, não desistir de tentar recuperar o dinheiro pago.

"Ser persistente, muitas vezes vale a pena", orienta Andrews.

2 de janeiro de 2017

Tauillo, vereadores e secretários: Estamos juntos, mas vamos cobra-los sempre

Elvira Schen, Tauillo e Hosana Tezelli - janeiro/2017 (foto: Anderson "Bolinha" Lima)

Orgulhoso e esperançoso, ontem assisti a cerimônia de posse dos eleitos para cuidarem de nossa Campo Mourão nos próximos quatro anos. Minha esposa Elvira Schen, que recebeu a maior votação entre os vereadores, conduziu o início da cerimônia, leu e fez o juramento de compromisso como uma SERVIDORA PÚBLICA, no que foi seguida pelos demais doze vereadores que representam a população mourãoense. 

Elvira também foi a responsável, ao lado do vereador Sidnei Jardim, por conduzir a entrada de Tauillo Tezelli no lotado Teatro Municipal. Ele também fez o juramento de servir ao povo e respeitar as Leis e emocionou a todos com seu discurso de posse -- eu me emocionei, e muito, ao ouvir ele agradecendo aos companheiros e especialmente a seus familiares. Sabemos o quanto sofreu nessa campanha eleitoral e só os verdadeiros amigos e parentes permaneceram ao seu lado nesse tempo todo. 

Escrevi servidora pública em letras maiúsculas ali em cima por que é exatamente isso que a Elvira, os demais vereadores, Tauillo, seu vice Beto Voidelo e o todos os secretários o são: Servidores Públicos, ou seja eleitos para servir ao povo e não o contrário como aconteceu nos últimos doze anos em Campo Mourão (No Brasil não foi diferente! Doze anos dos políticos se servindo dos brasileiros). Nossa cidade parece ter uma capacidade enorme de copiar os piores exemplos que vêm de cima, dos governos Federal e Estadual. Fico sempre com a impressão que não somos capazes de termos ideias novas, inéditas, e tocar nosso rico município sem depender de ajuda externa. Essa ajuda deveria vir depois de projetos que pensem nossa cidade para o futuro. Chega de fazer 'obrinhas', que custam o 'olho da cara' e que precisam de reparos eternos... Vamos construir, seja lá o que for, uma unidade de saúde ou uma escola, pensando na boa qualidade de vida de nossos herdeiros. Lembrete: não adianta construir nada se não tiver condições de equipar e disponibilizar profissionais para ali trabalharem. 

Como estou próximo da Elvira e sou compadre do Tauillo, tenham certeza que os cobrarei para que cumpram com o juramento feito nesse primeiro dia de 2017. E espero que todos os mourãoenses assim o façam quando acharem necessário. 

Uma hora, um dia, talvez tome a iniciativa para falar da administração Regina Dubay, a pior de toda história da cidade. Ainda não escrevi nada por que lamento muito o rumo que tomou a cidade sob o seu comando e por que receio pelo tanto que ela terá que responder pelos absurdos cometidos na prefeitura. Ingênuo, achei que ela teria a grandeza de estar presente no momento de passar o cargo ao Tauillo, mas nem na cidade estava (foi fotografada em um restaurante em Curitiba nesse domingo). Lamento mesmo, mas quero ver todos os responsáveis pelos doze anos de atraso pagando por isso. 

Boa sorte e que Deus ilumine o trabalho de Tauillo, os vereadores e os secretários municipais. 

Saiba como preparar chás refrescantes para o verão

Longe de ser uma bebida propícia apenas para o inverno, os chás se encaixam perfeitamente no verão, desde que na temperatura adequada e com um sabor mais tropical. Para sair do básico chá gelado, o Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, preparou três receitas refrescantes feitas a partir de chá: a Changria, uma espécie de sangria sem álcool, o Cointreau fizz de chá de hortelã e o kombucha, uma bebida gaseificada, levemente ácida e pouco adocicada.

Chángria


Cointreau Fizz de Chá de Hortelã

Kombucha

O mistério dos corpos de mais de 2 mil anos achados em pântanos da Dinamarca

Cientistas suspeitam que brejos dinamarqueses eram locais de depósito de sacrifícios humanos para divindades da Idade do Ferro
A linha férrea entre a alemã Hamburgo e Copenhague, capital da Dinamarca, tem uma paisagem repleta de brejos. E a exemplo do que vem acontecendo em outras localidades do norte europeu, da Irlanda à Polônia, esses pântanos têm se revelado misteriosas tumbas.

Corpos de 2 mil anos de idade vêm sendo descobertos, e muitos arqueólogos acreditam que se tratam de vítimas de sacrifícios religiosos da Idade do Ferro (período iniciado em 1.200 a.C. em regiões da Ásia e da Europa), mortas e delicadamente depositadas nos pântanos como uma oferenda aos deuses.

Outros acadêmicos, porém, especulam que podem ser criminosos, imigrantes ou viajantes.

A Dinamarca tem uma das maiores concentrações de brejos - e de corpos encontrados - do mundo. Boa parte está perfeitamente preservada por causa de ácidos produzidos pelo musgo que é tão presente nesse ecossistema.

Muitos corpos foram acidentalmente descobertos por coletores de turfa, substância gerada pela decomposição de vegetais de áreas alagadas que os dinamarqueses ainda usavam como combustível entre 1800 e 1960.

Autópsias modernas revelaram que quase todas as vítimas - homens ou mulheres - sofreram mortes violentas. Algumas tinham marcas de forca ou cordas ao redor dos pescoços. Outras, as gargantas cortadas.

O Homem de Tollund foi enforcado e depositado na lama há 2.400 anos, mas de tão preservado apresenta até vestígios de barba
Pouco se sabe sobre a Dinamarca na Idade do Ferro, já que, por exemplo, não havia uma língua escrita local e poucos documentos escritos por gregos e romanos sobreviveram. Podemos apenas especular sobre o que aconteceu.

Mas há um detalhe importante: nessa época, a maioria das pessoas era cremada. Sendo assim, por que os chamados "corpos do pântano" tiveram um destino diferente? Foi o que quis descobrir.

Choque
Minha primeira parada foi Vejle, uma cidade de 100 mil habitantes a 240 km de Copenhague.

Lá, encontrei Mads Ravn arqueólogo-chefe do Vejle Museum, que tem uma fascinante coleção de artefatos, incluindo moedas romanas e broches com a suástica, símbolo que existiu milhares de anos antes dos nazistas.

Todos encontrados em pântanos e considerados oferendas a deuses, possivelmente da Idade do Ferro.
Em um sarcófago de vidro disposto em um salão escuro nos fundos do museu está o corpo da Mulher Haraldskaer, que tem uma expressão de choque em sua face.

Seu rosto não era tão pacífico como o de outros "corpos do pântano" que tinha visto em livros. Era algo estranho, que me fez sentir que estava invadindo sua privacidade.

Condições ácidas em solo e água dos brejos dinamarqueses podem preservar corpos por séculos
"Quando ela foi descoberta por extrativistas, em 1835, pensaram que era a rainha viking Gunhildd, que, de acordo com lendas nórdicas, teria sido afogada pelo marido, Harald Bluetooth", explica Ravn.
"Mas isso não é verdade, pois testes de carbono mostraram que ela tem cerca 2,2 mil anos de idade".

A Mulher Haraldskaer foi encontrada nua, ao lado de um manto, e tinha sido presa ao fundo por galhos de árvores possivelmente depois de morta.

Sulcos em seu pescoço sugerem estrangulamento, e análises forenses adicionais revelaram o conteúdo de seu estômago na hora da morte, incluindo milho-painço e amoras - uma refeição estranha em uma sociedade orientada para o consumo de carne.

"Estamos fazendo análises de isótopos em seu cabelo e trabalhando com uma nova técnica de DNA que extrai material de seu ouvido interno para descobrirmos mais sobre ela", conta o arqueólogo.

Mágico e sobrenatural
Ravn e eu dirigimos 10 km para o oeste até o Pântano Haraldskaer, onde a mulher foi descoberta.
Assim como os pântanos que vi do trem, estava coberto por algas verdes brilhantes e cercado por uma camada densa de árvores com cogumelos roxos. Há algo mágico e até sobrenatural, e é fácil ver o porquê de terem sido escolhidos como locais de sacrifício, e porque ainda exercem magnetismo nos dias de hoje.

A próxima parada era Aarhus, a segunda maior cidade dinamarquesa, para visitar o Moesgaard Museum, que abriga uma das melhores coleções sobre a Idade do Ferro na Europa.

A estrela da companhia aqui é o Homem de Grabaulle. Encontrado em 1952, esse corpo extremamente bem preservado encontra-se em posição deitada, pés e pele praticamente intactos, bem como a face, que tem uma expressão serena.

O Homem de Grauballe é a principal atração do Moesgaard Museum
"Assim como a maioria dos corpos encontrados em pântanos, seu cabelo e pele ficaram avermelhados por causa de um processo químico conhecido como reação de Maillard", explica Pauline Asingh, diretora de exibições do museu. "Ele é realmente um homem bonito."

Mas o olhar tranquilo do Homem de Grabaulle contrasta com a evidência de seu fim violento.

"Ele foi forçado a se ajoelhar, e sua garganta foi cortada de orelha a orelha por alguém de pé por trás dele. Mas ele foi colocado com delicadeza no pântano. Pode parecer violento para nós, mas sacrifícios eram uma parte importante da vida cultural desse período", diz Asingh.

O museu também tem em seu acervo evidências de que os sacrifícios não eram limitados a humanos: em 2015, 13 cães do ano 250 a.C. foram encontrados no Pântano de Skodstrup, perto de Aarhus.

A parada final foi Silkeborg, a 44km a oeste de Aarhus. Lá, o Museum Silkeborg exibe "corpos do pântano" e um deles é considerado um dos mais bem-preservados espécimes do mundo.

O Homem de Tollund, de cerca de 2,4 mil anos de idade, está tão bem conservado que autoridades dinamarquesas pensaram que ele era um menino desaparecido quando foi encontrado, em 1950.

Expressões faciais do Homem de Tollund impressionam
Assim como outras vítimas, ele foi enforcado. A corda que ajudou a matá-lo ainda estava enrolada em torno de seu pescoço, e seu rosto estava perfeitamente intacto.

Na sala ao lado estava a Mulher de Elling, achada a apenas 40 metros do Homem de Tollund e que deve ter morrido na mesma época. Também se acredita que ela tenha sido enforcada, e é uma atração popular por causa de seu cabelo vermelho, amarrado em uma longa trança de 90 cm de comprimento, com um elaborado nó.

Ole Nielsen, o arqueólogo do museu, me levou para visitar Bjaeldskovdal, um pântano 15 km distante de onde os corpos foram encontrados.

Ao pararmos para observá-lo, pensei em quais outros segredos suas profundezas turbas poderiam esconder.
[ Bonde ]