17 de outubro de 2017

Óleo de copaíba: faz bem para pele, cabelo e é anti-inflamatório, analgésico e antisséptico


A copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo-de-copaíba, é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A copaíba vive cerca de 400 anos.

Os frutos produzidos pela copaíba são sementes pretas e ovais, com uma região amarelada - elas são muito ricas em lipídeos, mas o produto mais utilizado a partir dessa árvore é o óleo produzido por ela (que não tem a ver com os frutos). O óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore e é usado para fins medicinais nas indústria cosmética e farmacêutica, com funções como antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Aplicações do óleo de copaíba
O óleo de copaíba foi apelidado de "bálsamo da Amazônia" devido às suas qualidades. Ele é composto por 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos), no entanto, a composição pode variar conforme o tipo de copaíba, idade da árvore, solo e de outros fatores.

Os sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno, responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica; o β-bisaboleno, com ação analgésica; dentre muitos outros compostos. São os sesquiterpenos os responsáveis pelo aroma do óleo de copaíba e por suas propriedades antiviral e antiúlcera.

Os diterpenos presentes no óleo de copaíba são responsáveis pela maioria de suas propriedades terapêuticas. Entre eles estão o ácido copaífero, ácido copálico, ácido calavênico e colavenol. O ácido copálico é conhecido como marcador de copaíba, pois é um componente presente em qualquer óleo de copaíba independente do tipo de solo ou de árvore.

Dentre os diversos benefícios do óleo de copaíba para a saúde estão os seguintes:


  • Potencial antisséptico e antitetânico;
  • Expectorante: aplicação de quatro gotas de óleo da copaíba misturado com mel ajuda na expectoração;
  • Infecções: gargarejo com o óleo ajuda em inflamações de garganta e de amigdalite. Também é eficaz para infecções genitais e hemorroidas;
  • Antitumoral: capacidade de agir contra as células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama, de próstata e de cólon;
  • Contra reumatismo e dores musculares: fazer massagem com o óleo de copaíba ativa a circulação sanguínea, aliviando dores, reumatismo e inflamações. Também auxilia no tratamento de gota;
  • Doenças de pele: por ser anti-inflamatório, quando aplicado sobre a região afetada, auxilia no tratamento de dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos e picada de cobra.
  • Hemorragias.


Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado nas indústrias cosméticas na fabricação de xampus e de cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.

Mas seus benefícios não param por aí! É um óleo muito utilizado industrialmente. Por ser uma fonte rica em hidrocarbonetos, o óleo extraído da copaíba vem sendo usado como combustível misturado no óleo diesel.

Além de ser um componente usado na formulação de xampus, é muito utilizado como fixador de aromas em perfumes; serve também como ingrediente para fazer sabonetes e sabões. Na indústria alimentícia, o óleo de copaíba serve como aditivo alimentar, sendo um produto aprovado pela Food and Drug Administration, dos EUA.

Também é usado na odontologia, na formulação de cimentos para obturações. A mistura com o óleo de copaíba evita irritações e a proliferação de bactérias.

Lembre-se que, para todas as aplicações, deve ser utilizado o óleo 100% natural e puro, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.
[ eCycle ]

Nenhum comentário: