13 de julho de 2017

Manjericão: usos, benefícios e como cultivar

Estudos demonstraram que o manjericão possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas


Manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã, Lamiaceae. Nativo da Índia e cultivado desde a Antiguidade, suas folhas são utilizadas como tempero especialmente em países tropicais da Ásia e na cozinha italiana.

Existem diferentes tipos de manjericão, que diferem em sabor e aroma. O manjericão comum (ou manjericão alfavaca) é um dos tipos mais fáceis de encontrar no Brasil. A folha tem uma espessura fina e o sabor é de média intensidade.

Este e o manjericão italiano – levemente amargo quando cru e com leve sabor de cravo – são os mais conhecidos para fazer um bom molho pesto. Já o manjericão roxo é suave e ótimo para usar na decoração de pratos, graças à tonalidade arroxeada.

Usos do manjericão

O manjericão é muito utilizado na cozinha, sendo um ótimo companheiro dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, molho típico da Itália.

Também vai bem em saladas, massas, sopas, refogados de carne e com queijos. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita ou só na hora de servir.

Para preservá-lo, lave e seque bem as folhas e acondicione em embalagem plástica limpa e seca. Ou então pique-as e coloque-as num vidro com azeite. Recomenda-se usar as folhas enquanto novas, pois estas perdem o seu aroma depois de secas.


Benefícios para a saúde
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, revelou que o manjericão "contém uma ampla gama de óleos essenciais, ricos em compostos fenólicos e uma grande variedade de outros produtos naturais, incluindo polifenóis como flavonóides e antocianinas".

Além disso, o manjericão é rico em vitaminas A, K, C, magnésio, ferro, potássio e cálcio (importante para a manutenção de dentes e ossos, coagulação e pressão sanguínea).

Outros estudos demonstraram que o manjericão possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas.

De acordo com pesquisas apresentadas na Conferência Britânica de Farmacêuticos (BPC, na sigla em inglês) em Manchester, na Inglaterra, o manjericão também possui propriedades que podem ajudar a prevenir os efeitos nocivos do envelhecimento, evitando danos causados ​​por alguns radicais livres no fígado, cérebro e coração.
Como cultivar
O manjericão é uma planta que não suporta baixas temperaturas, necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas, diariamente.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.

O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. Nesse caso, dê preferência a cultivares de menor porte.

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis, e eliminá-las pode favorecer o crescimento de mais folhas.
[ eCycle ]

Nenhum comentário: