11 de julho de 2017

Acupuntura pode contribuir para a perda de peso, sugere estudo

Realização de 16 sessões de acupuntura seria o suficiente para emagrecer mais de 2Kg


A acupuntura é uma técnica desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas que só foi reconhecida como um procedimento medicinal no Ocidente em 1995. Esse método funciona como uma terapia que utiliza de agulhas para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.

Em geral, a acupuntura é usada como uma forma alternativa de remédio e ajuda a aliviar a dores, indigestão, estresse e problemas de sono. De acordo com um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Batista de Hong Kong, na China, a acupuntura pode contribuir também para a perda de peso, estimulando os hormônios que bloqueiam o apetite.

Os pesquisadores descobriram que a acupuntura pode estimular a produção de hormônios como a serotonina e as beta-endorfinas que são conhecidas por suprimir o apetite, aumentar a degradação da gordura e controlar o humor.

Para o estudo, foram selecionadas 72 pessoas com sobrepeso que deveriam participar da terapia por oito semanas. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos: o "grupo de acupuntura real" e o "grupo de acupuntura simulada". Cada indivíduo passou por um total de 16 sessões de tratamento de acupuntura ao longo deste período.

Durante essas sessões, os terapeutas se concentraram nos pontos de acupuntura do abdômen e membros inferiores. Estimular esses pontos pode ajudar a restaurar o fluxo correto de energia nos intestinos, acelerando o processo de digestão.

Após o tratamento, observou-se que os participantes do "grupo de acupuntura real" perderam uma média de 2kg em comparação com aqueles do "grupo simulado" que perderam aproximadamente meio quilo.

Pode acontecer de a acupuntura não funcionar?
Segundo o pesquisador Dr. Zhong Lidan, o estudo mostra evidências preliminares, mas que são necessárias novas pesquisas junto com ensaios clínicos para provar que a acupuntura pode ser usada como uma ferramenta terapêutica para combater a obesidade.

Nenhum comentário: